Boletim paroquial de santiago bougado 1312

Page 1

Este 2º Domingo da Quaresma (dia 25): Ig. Matriz (15h30): Celebração da Via-Sacra! Cartório Encerrado na terça e quarta-feira! (qualquer assunto urgente de cartório ou atendimento o Sr. Abade estará sempre disponível) Segunda-feira (dia 26): Fórum Trofa XXI (21h00): Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal. Terça-feira (dia 27): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Auditório Fórum Trofa XXI (21h00): esclarecimento sobre “Mau estado de conservação de terrenos privados e espaços florestais”. 1ª Sexta-feira (dia 2): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação - Confissões! Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao Santíssimo Sacramento: Devoção da 1ª Sextafeira. Oração pelas intenções do Papa. Momento dinamizado pelo Apostolado da Oração. 3º Domingo da Quaresma (dia 4): Ig. Matriz (15h30): Celebração da Via-Sacra! Salão (19h00): Reunião de formação e convívio de todos os catequistas da paróquia! Os ofertórios deste próximo fim de semana (dia 3 e 4) reverterão para a Cáritas Portuguesa. Os livros “Liturgia Diária” já se encontram disponíveis para levantamento no cartório. Os jornais “A Voz de Fátima” encontram-se disponíveis na 2ª sacristia da Ig. Matriz para serem distribuídos pelos zeladores (as). Obrigado! Boletim vicarial da Quaresma 2018: está em distribuição juntamente com o boletim paroquial o boletim vicarial da Trofa/Vila do Conde sobre o Tempo da Quaresma, com várias informações pastorais e com as datas das Confissões. “24 horas para o Senhor”: Conforme os anos anteriores a nossa comunidade aceitou celebrar a iniciativa pedida pelo Papa Francisco das “24 Horas para o Senhor” (com adoração, oração, confissão e penitência). Este ano, a adoração terá inicio no dia 9 (sexta), com eucaristia às 16h30, e terminará na eucaristia das 16:30 do dia 10 de

Março (sábado), 3º Domingo da Quaresma). Publicaremos brevemente o programa! A Comissão de Festa em Honra de Nª Sª do Desterro de 2018 irá realizar um peditório para as Festas nos dias 17 e 18 de Março. As pessoa que tiverem promessas ou estiverem interessadas em participar com dignidade e fé (nos andores e figuras alegóricas) na procissão, devem inscrever-se até dia 12 Abril através do telefone 918 651 034 (Marília Salgueirinho). CAMINHADA QUARESMAL: Lembra-se que todas as sextas-feiras da quaresma são dias de abstinência. A Igreja propõe também como exercício quaresmal a prática da caridade, da esmola e da oração mais intensa e verdadeira. Seria bom também que todos, crianças, jovens e adultos se aproximassem do Sacramento da Reconciliação dentro dos horários propostos ou então nas confissões quaresmais que serão nos dias 16 e 23 de Março. Aproveitemos o boletim para rezar durante a semana com a proposta da Caminhada Quaresmal da Diocese “Movidos pelo Amor que se entrega na Cruz” sobre a vivência do amor. Participemos na Via-Sacra. Demos o nosso Contributo Penitencial colocando-o nos mealheiros da Ig. Matriz e nas Capelas. Esta renúncia será para o Fundo Solidário Diocesano e para apoiar um Orfanato das Irmãs Marianitas, na Guiné Bissau. Valorizemos a Oração do Terço. Meditemos mais a Palavra de Deus. Rasguemos do nosso coração todo o sentimento de odio, vingança, rancor. Façamos as pazes. Renovemos o nosso amor, aproximando-nos de Deus e deixandonos amar por Ele. Boa caminhada até à Páscoa! CÔNGRUA PAROQUIAL - OFERTA / MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Ainda há muita gente que não contribuiu. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de missas. Por favor, colaborem com a vossa comunidade e apoiem o seu sustento e manutenção. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 17 e 18 de Fevereiro: 376,50 eur.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Quinta e Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

Com Cristo, deixemo-nos transfigurar!

1ª leitura (Gen 22, 1-2. 9a. 10-13. 15-18) O sacrifício do nosso Patriarca Abraão Depois da história de Noé, no domingo passado, lemos hoje a história de Abraão e do sacrifício de seu filho Isaac, sobre o monte Moriá. Mas Deus nunca quis sacrifícios humanos. Abraão demonstrou a sua vontade de completa obediência a Deus e recuperou o seu filho, vivo, que assim se tornou uma figura de Cristo na sua ressurreição. Salmo responsorial (Salmo 115(116)) «Caminharei na terra dos vivos na presença do Senhor.» 2ª leitura (Rom 8, 31b-34) «Deus não poupou o seu próprio Filho» Esta leitura mostra como Jesus realiza até ao fim a figura de Isaac, anunciada na leitura anterior, e como o amor de Abraão é imagem do amor infinito de Deus pelos homens. Deus, que não quis que Abraão Lhe oferecesse o filho em sacrifício, permitiu que o seu muito amado filho Jesus fosse sacrificado, em expiação dos nossos pecados. De facto, toda a história da salvação atinge o seu ponto mais alto em Nosso Senhor Jesus Cristo. Evangelho (Mc 9, 2-10) «Este é o meu Filho muito amado» A Transfiguração, lida neste Domingo, depois de ter sido escutada a tentação, faz com ela, como que num grande painel de duas alas, uma espécie de grande abertura da Quaresma: mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição; são elas, de facto, a síntese do Mistério Pascal que vamos celebrar na Páscoa. Jesus vive em Si o mistério que a sua Igreja agora celebra, e que ela viverá até à sua própria Transfiguração.

A caminho de Jerusalém, o primeiro anúncio da paixão e morte de Jesus é um duro teste à fé dos apóstolos. Os seus planos de glória e de poder caem por terra. Para fortalecer essa fé tão frágil, Jesus tomou três deles, subiu a um monte e transfigurou-Se. Pedro propõe: “Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas...”. Proposta de Deus: “Este é o meu Filho muito amado: escutai-O!”. A transfiguração de Jesus é uma catequese que revela aos discípulos e a nós quem é Jesus: o Filho amado de Deus. Na nossa caminhada para a Páscoa, somos também convidados a subir com Jesus à montanha e vivermos a alegria da comunhão com Ele. A subida é íngreme, mas as dificuldades não nos podem desanimar. No meio das provações, o Pai dá-nos sinais de Ressurreição e, do alto daquele monte, continua a dizer-nos que Aquele que seguimos – Jesus – é o Seu Servo, o Seu Eleito, o Seu Filho muito amado. Só a Ele devemos escutar e seguir. Não desanimemos. Os planos de Deus não conduzem ao fracasso, mas à Ressurreição, à vida definitiva, à felicidade sem fim. O episódio das tentações de Jesus no deserto é uma verdadeira catequese. Foi no deserto que o povo hebreu experimentou o amor e a solicitude de Deus e foi no deserto que Deus propôs a Israel uma aliança de amor. Foi também no deserto que Israel se MOVIDOS pelo AMOR que se ENTREGA na CRUZ! O Amor … Não é interesseiro Texto Litúrgico Deus não poupou o Seu próprio Filho. Da Exortação Apostólica Amoris Laetitia: “O amor não procura o que é seu. Procura mais amar que ser amado. (AL 101-102)”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1312 by Paróquia de Santiago - Issuu