Boletim paroquial de santiago bougado 1318

Page 1

Este domingo (dia 8): Ig. Nova de São Martinho (16h00): Celebração mistagógica: grande celebração Mistagógica (celebração litúrgica de explicação dos sacramentos) que envolverá todos as paróquias da vigararia e contará com a presença do Sr. Bispo. Será animada pelos coros da Vigararia e por uma orquestra! Participemos todos nesta celebração. Parque Nª Srª das Dores e Dr Lima Carneiro (10h00): decorrerá uma caminhada de sensibilização sobre os maus tratos na infância. O percurso será mais ou menos 5 KM. Peregrinação paroquial a Guadalupe (Espanha) (913 de abril): O pároco acompanha os peregrinos nesta viagem, pelo que se encontrará ausente da paróquia. Qualquer assunto urgente, contactar o Pe. Luciano. O cartório estará aberto para atendimento. Terça-feira (dia 10): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 13): Ig. Matriz (18h30-19h30): Sacramento da Reconciliação/ Confissões. Fórum Trofa XXI (21h30): Assembleia Municipal. Sábado (dia 14): Ig. Matriz (16h30): Missa da catequese e Festa da Vida (8º ano) Salão (18h00): Reunião da ACR. Domingo (dia 15): Início da LV semana de oração pelas Vocações Consagradas. Sé-Catedral do Porto (16h00): Entrada solene do nosso novo bispo, + D. Manuel Linda. A Festa em honra de Nª Sª do Desterro decorrerá nesta semana de 16 de Abril a 22 de Abril. Nesta semana as eucaristias semanais serão na Capela de Nª Srª do Desterro em Bairros e terá como Pregador o Sr. Pe. Abel Maia. Ainda há dias em que não tem sermões marcados. Quem desejar marcar mais sermões deve contactar o cartório paroquial. Visita aos doentes e bênçãos de casas: o Sr. Abade continuar a fazer a sua visita pascal aos doentes, depois de vir da peregrinação. levando-lhes conforto espiritual e a bênção de Deus. As Liturgias Diárias dos meses Maio e de Junho já se encontram disponíveis no cartório paroquial.

Cruzes, ceias e santos: estão à venda no cartório belas peças de arte para oferecerem como folar nesta Páscoa. O valor reverterá para as obras! CONTAS: Contas da Páscoa do Juiz da Cruz (ofertórios de Sábado e Domingo de Ramos ): Receitas: 663,95 eur.; Despesas: 359 eur.; Saldo entregue: 304,95 eur. / Caixas de S. Gens (dia 25 de Março): 20 eur. / Ofertório de Quinta-feira Santa (para a Caridade): 86,74 eur. / Ofertório de Sextafeira (para os Lugares Santos): 105,47 eur / Ofertórios dia de Páscoa: 606,97 / Ofertórios de Exéquias: 268,76 eur. / Ofertórios de 7º dia: 84,80 eur. / Ofertas particulares para as obras: 430 eur. (250 eur. + 100 eur. +80 eur.) / Ofertas particulares para despesas da Igreja: 500 eur. / Contributo penitencial 2018 (renúncia quaresmal colocada nos mealheiros da Ig. Matriz e das capelas, destinada para os fins solidários que o bispo diocesano decidiu): 1192,36 eur. / Folar da Páscoa 2018 (oferta ao pároco): 6535 eur. / Despesas com a Semana Santa e Páscoa: 2150 eur. NOTA: foi encontrado um fio em ouro em São Gens, na casa da montanha, no dia em que se realizou a Via-Sacra. Encontra-se no cartório e entrega-se a quem provar pertencer-lhe devidamente. Caso contrário ficará para o espólio dos bens da paróquia.

AGRADECIMENTO: o Sr. Abade, Pe. Bruno, agradece a toda a comunidade paroquial e a todos (as) os que ajudaram e participaram nas celebrações pascais, especialmente aos vários grupos da liturgia! Agradece também a todos os que realizaram a Visita Pascal e colaboraram com o compasso com o seu esforço e dedicação. Agradece também aos que abriram as suas portas e deram o seu folar ao pároco. Por último agradece às famílias e a todos (as) os que ofereceram os almoços, colaboraram nas refeições e ajudaram o abade na organização de todas as celebrações e convívios da Pascoa! Muito obrigado pela vossa generosidade! Que a todos (as) Deus abençoe!

Horário do Cartório Paroquial: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Evangelho (Jo 20, 19-31) «Oito dias depois, veio Jesus...» Com a Ressurreição, começou um novo modo de existência para Jesus Cristo. A partir desse momento, já não será mais possível conhecê-l’O através dos meios humanos. Tem que se passar da visão à fé. Será ela que nos permitirá «ver» Cristo Ressuscitado nos Seus sacramentos e na vida da Sua Igreja. Aqueles, porém, que crêem no Filho de Deus, sem O ver, sem O tocar, sem discutir, serão tão felizes como aqueles que foram testemunhas oculares da Sua glória de Ressuscitado.

MOVIDOS pelo AMOR que se ENTREGA na CRUZ!

O Amor … 1ª leitura (Act 4, 32-35) Tudo Crê «Um só coração e uma só alma» Os primeiros cristãos viviam, intensamente, o Texto Litúrgico mandamento do amor, que Jesus lhes tinha deixado. Este amor, porém, não era um simples senti- Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. mento a uni-los na comunhão dos mesmos ideais. (2ª leitura) Era uma força, que os impelia a porem em comum os seus bens, por sua livre iniciativa, sem qualquer Da Exortação Apostólica Amoris Laetitia: imposição externa de tal modo que, na comunidade cristã, não existia miséria material ou espiritual, “Esta confiança reconhece a luz acesa por que não fosse socorrida pelos irmãos. A comunidaDeus, que se esconde por trás da escuride dos crentes era assim um sinal muito claro de dão.” (AL 114-115)” Jesus Ressuscitado. Salmo responsorial (Salmo 117(118)) «Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia.» 2ª leitura (1 Jo 5, 1-6) «Todo o que nasceu de Deus vence o mundo» Ser cristão não é apenas aceitar a mensagem de Jesus como a mais bela de todas. A fé cristã é, antes de tudo, uma adesão pessoal a Jesus Cristo. É crer que Ele é um Homem em carne e osso, ligado à nossa história, mas é também o Messias, isto é Aquele em quem se cumprem as promessas de Deus à Humanidade, como é igualmente o Filho de Deus. Por esta fé, baseada em Jesus Cristo, Messias e Filho de Deus que, pela Sua Morte e Ressurreição, nos introduziu numa relação pessoal com Deus e nos estabeleceu em comunhão com os homens, nós participamos da Sua vitória sobre o mal.

A Páscoa acontece quando todos enfrentam os seus medos, partilhando a fé e as experiências da vida em comunidade. Os apóstolos estão reunidos após a morte e ressurreição de Jesus, mas “trancados” e dominados pela incredulidade, pela tristeza e pelo medo. Hoje muitos vivem de “portas trancadas”. Dominados pelo medo e pela insegurança, aguardam por melhores dias de justiça e de paz. O Ressuscitado derruba as trancas e restaura a paz e a alegria. Jesus está vivo e acompanha a Sua Igreja.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.