JORNAL DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XIX - Nº 03 | NOVEMBRO DE 2013 | www.paroquiadecasaforte.com.br
Cristo Hoje... “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e Ele separará um dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos” (Mt 25, 31-32).
Cristo, o Rei do Universo . Um momento para os homens se partes. Por esse motivo, Ele junta, lembrarem da importância de Deus isto é, torna um ser uno e no coração de todos. indestrutível. É a busca da unidade – Ora, a partida de Jesus ocorre por que todos sejam um. necessidade, mas Ele não abandona Além do mais, aquele trono os homens: “Pois onde dois ou três glorioso, a que se refere o estiverem reunidos em meu nome, Evangelho, poderia representar o eu estou no meio deles” (Mt 18, 20). coração do homem? Todos devem Quem deixa, não abandona, mas buscar o mais amplo sentido da entrega e confia a alguém. A Palavra, desde que lhe traga uma presença do Espírito Santo entre os maior aproximação do Senhor, sem homens é uma busca constante, prejuízo dos ensinamentos, ali, visando à união de todos e o contidos. Afinal, o coração dos fortalecimento da esperança e da homens foi o local mais procurado fé. pelo Filho do Homem, ao longo de Ademais os homens devem s u a m i s s ã o . D e s d e o s e u nascimento, Jesus chama compreender que Deus protege, mas é preciso que o “Eu sou todos para uma reunião de a m o r, s e m q u a l q u e r homem esteja próximo, para a luz distinção. À Gruta de Belém, que sinta tão grande do mundo’’ v i e r a m o s h u m i l d e s proteção. pastores, sem qualquer Em várias oportunidades, conforme o Evangelho, Jesus presente, e permaneceram diante ressalta a importância da união em do Filho do Homem. Os ricos e poderosos, representados na figura busca do bem comum. Com uma sociedade cheia de dos Magos, estavam distantes, mas violência, desajustes, disputas entre vieram, contudo agiram diferente, Nações, choque de membros de trazendo presentes, como se Ele uma mesma família, enfim, com tudo estivesse a precisar. A presença o que contribui para destruir o deles foi passageira e logo voltaram h o m e m , é i n d i s p e n s á v e l a a suas casas. Finalmente, é de se ressaltar que eliminação das diferenças; e os que cometem erros que busquem a todos serão julgados, sobretudo, reparação do próximo, pelos danos por suas obras. Se aceitarem a causados. A partir desse gesto, será mensagem de Jesus, mantiverem possível restaurar o ambiente de D e u s e m s e u s c o r a ç õ e s e permanecerem juntos, então por paz e de toda a tranquilidade. Por outro lado, Deus não soma, que separar o que está junto e de pois, na soma, as partes continuam forma una? Ora, Jesus disse:“Eu sou individualizadas. Assim como dois a luz do Mundo. Quem me segue mais dois são quatro, a qualquer não andará nas trevas, mas possuirá tempo, é possível separar as duas a luz da vida” (Jô 8,12).
Nesta edição... Palavra do Pastor
Pe. José Edwaldo Gomes
Pág. 02
Gente em Comunicação Entrevista com o C.G da Vitória Régia Pág. 03 Folha Jovem
VIII Retiro com Cristo EAC na Vitória Régia
Pág. 04 Pág. 05
Notícias da paróquia
Vitória Régia - A festa
Semana Missionária
Pág. 06 Pág. 07
Espaço Aberto
Programação 35ª Festa da Vitória Régia
Pág. 08
FOLHA FORTE
02
A PALAVRA DO PASTOR
Pe. José Edwaldo Gomes
Caros Paroquianos(nas)
Pároco
Como não começar esta Palavra do Pastor agradecendo a Deus pela realização de mais uma VITÓRIA RÉGIA, a 35ª no nosso Calendário Paroquial! A Festa está bem consolidada e faz parte de nosso Calendário Turístico do Recife. Em boa hora, escolhi o casal ROCA E MARLUCE como coordenadores, permitindo-lhes formar sua Equipe cujos nomes você terá o prazer de conhecer ainda nesta Edição do Folha Forte. Achei muito feliz o que colocaram no Cartaz: 35ª FESTA DA VITÓRIA RÉGIA. FÉ NA JUVENTUDE, CERTEZA NO AMANHÃ. A ideia da Equipe Coordenadora de escolher o poeta e ilustre escritor MAURO MOTA, como o homenageado deste ano, foi outra feliz inspiração. A Festa deseja chamar a atenção nossa para o contemporâneo ilustre que marcou e honrou a intelectualidade pernambucana. Em mais um ano, leitor (a) amigo (a), o Pároco de Casa Forte que ver esta Praça transbordando de pessoas, as mais diversas, e que, sem exclusividade, partilham a alegria de viver! Gostaria que, ainda este ano, vivêssemos
aquele clima que chamou a atenção do querido e inesquecível Dom HELDER CÂMARA, quando escreveu em “Um olhar sobre a Cidade”: A Festa da Vitória-Régia deve ser mantida pela paróquia de Casa Forte como clara inspiração de Deus e como instrumento precioso de congraçamento da paróquia inteira.” Leitor (a) amigo (a), pensar que todo este esforço e também sacrifício destes dias é em favor das criancinhas da CRECHE BENEFICENTE MENINO JESUS e da CASA DA CRIANÇA MARCELO ASFORA que somam 300 criancinhas a quem dispensamos toda a nossa atenção ao longo do ano! Estas crianças que acolhemos, dos 40 dias de nascidas até 14 anos, com a graça de Deus, jamais farão parte do triste grupo de drogados, assaltantes e criminosos que perturbam os dias de nossa querida e bela Cidade do Recife. Dê-nos a alegria de visitar-nos! A CRECHE BENEFICENTE MENINO JESUS na Rua Samuel de Farias 127 (outrora Rua do Parraxaxá) e a CASA DA CRIANÇA MARCELO ASFORA, na Praça da Casa Forte 412. Seja Bem Vindo e Deus nos abençoe.
EDITORIAL
Vitória Régia, festa do povo! É, a Festa da Vitória Régia chegou! Chegou com toda sua imponência que lhe é peculiar. Tudo é grandioso, a começar pelos brinquedos, a quantidade de barracas oficiais e populares, sem falar do enorme palco onde se apresentam as atrações musicais nos três dias. E pensar que a festa começou com uma pequena quermesse das senhoras de caridades, que frequentavam as missas da paróquia. Hoje, depois de 35 anos, a festa faz parte da programação cultura da Prefeitura do Recife. Para os saudosistas, a festa mudou muito nesses 35 anos. Para um bom número de paroquianos, a festa procurou acompanhar a evolução da sociedade, sem esquecer, contudo, as tradições, como é o caso do pastoril, que conserva todo o lirismo das pastoras dos cordões azul e encarnado em seus cantos e evoluções.
Rua Jeronimo de Albuquerque nº279 Casa Forte - Recife - PE Fone: (81)3268-5114
Com os avanços surgiram os grandes palcos, as atrações musicais, os artistas famosos que fazem questão de se apresentarem e muitas dispensam seus cachês em prol das obras sociais da paróquia. Pelos cálculos passados, nos três dias de festa circulam mais de 60 mil pessoas, lotando as grandes barracas tradicionais como: Picanha, camarão, bodega e Alegria Alegria. Na verdade, existem duas formas de contribuir com o objetivo maior da festa, trabalhando como voluntário ou consumindo os deliciosos pratos servidos nas barracas ao som de bandas e cantores que se apresentam no palco. O convite está feito a todos os paroquianos e não paroquianos para mais uma vitória, vitória do trabalho, vitória da superação, vitória do amor.
CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
EXPEDIENTE A publicação mensal de distribuição gratuita e de responsabilidade da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Casa Forte Praça da Casa Forte, 388 Casa Forte, Recife - PE. CEP: 52061-420 Fone: (81) 3268-0647 Jornalista responsável Zodja Costa - 2043 DRT/PE Colaboradores Carmen Galvez, Fátima, Irma, Joaquim Alves, Marcinho, Rosário, Stela, Tereza e Veronildo Diagramação Veronildo Projeto Gráfico Carmen Galvez Impressão MXM Gráfica e Editora Ltda Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.
FOLHA FORTE
03
Gente em Comunicação
O Jornal Folha Forte entrevista o coordenador da 35ª Festa da Vitória Régia, Roberto Chaves, o Roca. Nesse ano a festa acontecerá nos dias 08,09 e 10 de novembro, na Praça de Casa Forte, como sempre com toda renda revertida para as instituições Creche Beneficente Menino Jesus e Casa da Criança Marcelo Asfora. FF: Para esse ano, a festa vem com alguma novidade? Roca: Esse ano a novidade fica por conta da realização do nosso primeiro passeio ciclístico, que intitulamos circuito das vitórias. A concentração será no Parque da Jaqueira e às 7h30 será dada a partida, seguindo o percurso pela Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Monteiro, 17 de Agosto e entrando na rua das Ubaias até a chegada na Praça de Casa Forte. FF: Como fazer para participar do passeio ciclístico? Roca: Para participar basta comprar a camisa da festa, que estará à venda na secretaria da paróquia, no horário comercial. Também venderemos as camisas na concentração. E como se trata do circuito das vitórias, o participante poderá escolher uma fitinha para representar a vitória da natureza, na cor verde, vitória da solidariedade, na cor azul, vitória do amor, na cor vermelha ou vitória da paz, na cor branca. Todos os cuidados com a segurança estão sendo tomados e desde já contamos com o sucesso da promoção. FF: Qual a expectativa quanto ao número de participantes? Roca: Esperamos contar com mais de mil pessoas, principalmente de paroquianos, grupos dos Encontros de Casais, Jovens e Adolescentes com Cristo (ECC,EJC e EAC), além do público que utiliza a ciclo faixa, dando uma nova opção de passeio nesse Domingo. FF:Tudo pronto para a festa? Roca: Como todos os anos, pudemos contar com a solidariedade de muitos paroquianos e dos casais do ECC, que doam seu trabalho voluntário para realizar esse evento que beneficia mais de 300 crianças carentes e suas famílias. Quanto aos preparativos, estamos prontos para receber a população que já se acostumou com a festa e vem prestigiando há 35 anos os animados shows e as comidas gostosas nas nossas
barracas. Contamos com a presença de todos, pois a festa é de congraçamento pessoas e famílias. FF: Alguma mensagem especial? Roca: Gostaria de me dirigir aos moradores da praça e entorno, que precisarão de um pouco mais de paciência durante a sexta a noite, sábado e domingo, por conta do trafego no local, lembrando que são poucos dias para uma obra tão importante que beneficia 300 crianças e adolescentes usuários da Creche Beneficente Menino Jesus (120) e da Casa da Criança Marcelo Asfora (180). Esperamos e confiamos na altivez dos homens e mulheres de boa vontade.
Jovem
FOLHA FORTE
04
SUPLEMENTO DO JORNAL FOLHA FORTE | ANO XIX - Nº 3| NOVEMBRO DE 2013
Reuniões do Cristo Forte
VIII Retiro Cristo Forte Aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de novembro, nosso retiro anual, na Casa de Retiro CENSC Damas, em Vitória de Santo Antão. Na certeza de que as obras dEle não falham, mergulhamos, nesse fim de semana de retiro, nos retiramos das nossas casas, das nossas rotinas, nos retiramos dos nossos compromissos, do mundo em si. Retiramo-nos de nós mesmos, para enxergar Deus, chegar mais perto dEle.
Perto de Jesus, tudo muda. Preenchemo-nos do amor que só Ele tem, da certeza da fé e da leveza de vivê-la e, dessa forma, sim, acabamos mais perto do próximo. Do próximo que está nas ruas, que é carente de recursos materiais e, também, do próximo que está em casa, que nos cerca no dia-a-dia, que é carente também, mas, dessa vez, de amor, de atenção e, muitas vezes, da palavra de Cristo. Sejamos Cristãos, jovens, e tenhamos o prazer de desfrutar a caminhada lado a lado com Ele.
O grupo jovem Cristo Forte tem várias atividades de formação e serviço durante o ano, dentre elas as reuniões dominicais. Nos reunimos todos os domingos após a missa das 17h no Salão Paroquial (exceto feriados e dias que hajam outras atividades do grupo ou da paróquia) para crescermos juntos na fé.
Todos os jovens com mais de 18 anos, tendo feito o EJC ou não, são extremamente bem-vindos! No último mês vivenciamos três desses encontros semanais. Os temas são diversos, vivenciamos um testemunho sobre a conversão Cristã, a importância de ser de Cristo onde estivermos e de carregar essa certeza no coração; partilhamos sobre a Eucaristia num momento de reflexão e aprendizado, onde reafirmamos a importância de Jesus Eucarístico e uma palestra rica e esclarecedora de Pe. Libório sobre o tema Afetividade & Sexualidade Cristã. Acompanhe nossas atividades através do Facebook, basta se juntar ao grupo “Cristo Forte”.
Festa na Cidade Tive oportunidade de conhecer por dentro a Festa da Vitória-Régia, da Paróquia Casa Forte. A praça inteira das mais belas de nossa cidade – se transforma em encantador ponto de encontro da Paróquia inteira. Há luzes por toda a parte. Há barracas numerosas, cada qual com seu nome mais gostoso, todas servidas por homens, senhoras, jovens, brotos e crianças, todos vibrando de alegria espontânea, alegria-alegria, sem nada de forçado... Em volta das barracas, mesinhas onde se serve tudo o que de delicioso as barracas preparam. Impossível descobrir quem tem ou quem não tem dinheiro; quem é branco, mulato ou preto; quem é ou não cristão, quem crê ou não crê... É a festado congraçamento pleno, total, de Casa Forte. Até os cordões Vermelho e Azul, das Pastorinhas – que parecem adversários aguerridos – no íntimo do íntimo vestem as cores de Diana. No meio da Praça, uma das riquezas de nossa cidade, a Filarmônica de Recife.
A renda se destina à creche da Paróquia, que já realizou um bem imenso e, com a ajuda de Deus e de todos os paroquianos, fará um bem cada vez maior. Porém, mesmo que a Festa da Vitória-Régia não rendesse em dinheiro praticamente nada, ela valeria muito pelo congraçamento total de Casa Forte... Com que alegria, cercado pelo querido D. Lamartine e pelo querido Pe. José Edwaldo, circulei pela praça inteira. Barraca que mais me interessou? É difícil de dizer. Sem esquecer várias outras, deliciosas pronuncio-me pela barraca Elefante Branco. Nela, roupas, objetos, instrumentos, brinquedos recebidos durante o ano pela paróquia são transfigurados por mãos habilíssimas e transformados em peças tentadoras e que, além do mais, são vendidos por preços pra lá de convidativos... A festa da Vitória-Régia deve ser mantida pela paróquia de Casa Forte como clara inspiração de Deus e como instrumento precioso de congraçamento da paróquia inteira.
Dom Hélder Câmara
Folha Jovem é um suplemento do Jornal Folha Forte de responsabilidade dos Encontros de Jovens (Raíssa 9707-2295 - Assessora EJC) e Adolescentes (Lays Lucena 9186-5992 - Supervisora EAC) - Diagramação:Veronildo Oliveira.
FOLHA FORTE
05
EJC e EAC
EAC já está no ritmo da Festa da Vitória Régia
Adolescentes falando para adolescentes
O Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) está mais que empenhado para fazer o melhor na 35ª Festa da Vitória Régia deste ano. A barraca Alegria Alegria, mais uma vez, movimenta, principalmente, o público mais jovem da Paróquia neste fim de semana de tamanha importância para arrecadação em prol da Creche Menino Jesus e da Casa da Criança. Cerca de 90 adolescentes e 60 jovens já estão inscritos para os diferentes turnos de trabalho na barraca. O serviço é o de atender às mesas, mas o objetivo é algo bem maior e eles têm consciência disso. Além de ajudar, acontece, no local, uma verdadeira confraternização entre todos que trabalham nas atividades cristãs de Casa Forte. Para Joana Cavalcanti, já experiente na festa, é sempre uma alegria participar. "Meus pais sempre trabalharam na Vitória Régia e eu participo da festa desde pequena. Apesar de conhecer a mobilização da paróquia como um todo, foi uma experiência muito boa e diferente trabalhar na Alegria-Alegria. Fazer parte disso e pensar em quantas pessoas serão ajudadas é uma sensação inexplicável, faz todo o cansaço valer a pena. Tenho a impressão de que isso acontece com todos os jovens e adolescentes que trabalham. Já desisti de esperar alguma coisa de qualquer atividade do encontro de adolescentes, minhas expectativas são sempre superadas.", disse a adolescente. Pedro Silva, Peu, também só há alegria em trabalhar. "Aquela animação toda só fazia com que nós tivéssemos mais vontade de estar ali servindo, mesmo que fosse cedo da manha em um dia que nós poderíamos acordar tarde. Estou empolgado para trabalhar mais e melhor”, contou.
Provando que o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) é feito, também, por quem frequenta, os adolescentes que fizeram o EAC 2013 estão participando da elaboração das reuniões dominicais, que ocorrem após a missa das 17h. A colaboração é feita junto às equipes formadas no chamado Encontrão, ocorrido em Maio deste ano. A base para os temas serem escolhidos foram os números significativos dentro do Catolicismo, já que os mesmos passam, muitas vezes, despercebidos e desconhecidos entre os adolescentes. A primeira reunião teve como tema os 10 mandamentos e a última, o tema dos 4 Dogmas de Nossa Senhora. Perpassando por temas como: os 5 mandamentos da Igreja Católica, os 7 pecados capitais, os 3 segredos de Nossa Senhora de Fátima e os 7 Sacramentos. Essas reuniões são importantes para o envolvimento dos adolescentes dentro da paróquia e também para estimulá-los a criar compromissos na evangelização. “Ide por todo o mundo, e pregue o evangelho a toda criatura. (Mc 16,15)”.
H o s p ital
de
O lh o s
SANTA L U ZIA
Você vê a diferença
Estra do Encanamento, 909/873 Casa Forte-Recife-PE Central de Marcações: (81) 2121-9191 www.hospitalsataluzia.com.br
Anuncie Aqui
verofat@ hotmail. com Veronildo
Festa da Vitória Régia
Local: Praça de Casa Forte
Dias: 8,9 e 10 de novembro
FOLHA FOLHAFORTE FORTE
06 06
Notícias da Paróquia NOTÍCIAS DA PARÓQUIA
Festa da Vitória Régia - A Festa
Como diz Pe. Edwaldo, a Festa da Vitória Régia é, antes de tudo, uma festa de congraçamento entre os paroquianos, suas famílias e o enorme contingente de visitantes que prestigia essa grandioso evento popular. Entre tantas atrações, podemos destacar o festival gastronômico que acontece nas barracas localizadas no entorno do primeiro jardim da praça. A partir das 18h da sexta-feira, é possível saborear uma picanha ao ponto, na barraca da picanha ou um camarão ao alho e óleo, na barraca do camarão ou, ainda, um bode com macaxeira na barraca bodega entre tantos outros.
Outra barraca que se destaca é a Alegria Alegria, organizada pela comissão da Juventude, formada pelos adolescentes e jovens que participam respectivamente do EAC e EJC. Além de contar com um farto cardápio é sempre um ponto de encontro dos jovens da paróquia.
Uma atração tradicional que faz parte da programação da festa é o pastoril da crianças. O casal Marcílio e Aidê são os responsáveis por manter essa tradição do folclore nordestino viva. Com suas pastoras vestidas a caráter, o pastoril se apresenta no palco contando a história do nascimento do menino Cristo. As crianças também são protagonistas na Festa da Vitória Régia, quando assumem seus pincéis para decorar o asfalto do entorno da praça, com a pintura na praça. Também se divertem com os brinquedos do parque de diversão.Todas essas atrações são para você! Venha, traga toda a família e divirta-se colaborando.
Na verdade, o que mais impressiona aos que veem pela primeira vez é saber que todos os garçons que servem nas barracas são voluntários. Não será difícil você ser servido por um advogado, uma médica ou um professor universitário. Todos essas pessoas aprenderam e acreditam que a causa é maior do que 2.1.23-Comunicação e Divulgação qualquer sentimento que impede o crescimento e a visão do ser humano e da vida em sua beleza e grandiosidade.
COMPANHIA DOS BICHOS
EDMAR VICTOR (Laboratório de Análises Clínicas)
FOLHA FORTE
07
Notícias da Paróquia
Grupo de moradores consegue proibir a realização da Vitória Régia Novos bancosdadaFesta matriz
Semana Missionária 2013
Alegria! Carlos, Sérgio Renata, Marcela e Vera eram só alegria. Depois de seis anos, o grupo de amigos conseguiu realizar um sonho: terminar com a Festa da Vitória Régia, que acontece há 34 anos na Praça de Casa Forte.Através de uma liminar na justiça, eles acabaram com aquele final de semana “incomum e barulhento”. A decisão nos tribunais agradou outros moradores da vizinhança. Eles concordam com a ideia de que a festa traz a desordem do lugar onde moram, tiram o sossego e não trazem benefícios significativos ao bairro. Mas boa parte de Casa Forte transborda um outro sentimento no peito e na face: a tristeza. Pois é, a proibição da festa representa o encerramento de uma confraternização da comunidade. Muita gente lamenta a extinção daquele final de semana “incomum e barulhento”. Entre esses que não gostaram da decisão da justiça, estão os católicos frequentadores da Matriz de Casa Forte, localizada na praça onde sempre aconteceu o evento. Os fiéis foram, na realidade, os mais impactados com a notícia. São eles os principais organizadores do evento. Com a renda, a igreja conseguia arrecadar fundos para os trabalhos sociais desenvolvidos no decorrer do ano. Pois bem, o fim da festa resultará também no fim das arrecadações. E sem esses recursos ficará inviável para a paróquia manter algumas das principais ações solidárias como: a Creche Beneficente Menino Jesus e a Casa da Criança Marcelo Asfora. Nas duas instituições são acolhidas e atendidas 300 pequenos cidadãos moradores das vizinhanças do bairro nobre. A Creche e a Casa da Criança devem fechar suas atividades em poucos dias. Mas então qual lugar acolherá essas crianças? Quem arrumará um local seguro e educativo para os pequenos humildes vizinhos? Será aquele grupo de amigos que comemorou o fim da Vitória Régia? Provavelmente não. Até agora ninguém tem uma resposta para o futuro. Enquanto isso, parte dessas 300 crianças podem terminar passando parte do dia nas ruas. Pensando bem, parte dessas 300 crianças podem terminar parte do dia Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer justamente na Praça de Casa Forte. E, certamente, Carlos, pessoa pode receber, tê-lo encontrado foi o melhor que Sérgio Renata, Marcela, Vera e tantos outros sentirão ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossas saudades daquele final de semana “barulhento e incomum” palavras e obras é uma alegria (Dap.32) da Festa daVitória Régia. * O texto acima é um conto fictício. Qualquer semelhança dos nomes citados com a realidade é mera coincidência. Diogo Trajano - paroquiano
Vila Vintém
Acabamos de celebrar o mês missionário em nossa Paróquia. Foi uma excelente ocasião para colocar em prática as orientações da última Assembleia Paroquial, com relação ao trabalho de animação vocacional e missionário. C o n fo r m e o c o m b i n a d o, re a l i z a m o s o t r í d u o missionário, no mês de outubro: - Dia 17 – na ComunidadeVila doVintém; - Dia 18 – na Capela da Sagrada Família; - Dia 19 (sábado) - na Capela de Santana. Sentimos que o Senhor nos conduziu em cada dia e em situações diferentes. Em cada comunidade se encontra uma realidade particular.A primeira foi na Vila do Vintém, que me marcou pela simplicidade e pequenez, a começar pela pequena Capela. Deus se revela nas pequenas coisas, nos pequenos gestos... Agradecemos a acolhida e a partilha de vida das pessoas que participaram. No segundo dia, durante a Celebração Eucarística, na nossa Capela da Sagrada Família, com as pessoas que frequentam a Missa, cada tarde. Destacamos a dimensão missionária das Congregações Religiosas, presentes no mundo, a missão “Ad gentes”. Nós, da Sagrada Família, estamos presentes em diversos países, como Filipinas, Índia, Bolívia, Costa do Marfim e Senegal. No Brasil, as duas comunidades mais distantes, no Pará e no Maranhão – nossos postos de missão. O padre Wagner, nosso Capelão, é Missionário Redentorista, também partilhou a experiência de sua Congregação, tanto no Brasil, como em outros países de missão; este aspecto missionário é o foco principal de seu carisma. No terceiro dia, fomos até a Capela de Santana; foi uma acolhida muito especial; esta é uma comunidade ativa, bem organizada e que demonstra um forte zelo missionário. Nesse dia, Jane, que é uma líder no trabalho missionário nas comunidades, já estava presente. De modo particular, aí senti um forte apelo missionário, a partir da partilha da Palavra que foi realizada. No Domingo, dia Mundial das Missões, na Celebração da Matriz, apresentamos o que foi realizado no tríduo, destacamos o ardor missionário e suplicamos por Vocações religiosas e missionárias para a Igreja. O tema da Campanha Missionária deste ano foi: “Juventude em Missão”. O lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1,7).
Anuncie Aqui
Joaquim
Veronildo
3268.8999 9963.7461
Ir. Fátima Dantas
Serviço de Psicologia Mosaico
Culinária do Mundo Pequenas recepções em domicílio Encomendas de pratos diversos Preparação de refeições congeladas
www.mosaicoculinariadomundo.comunidades.net F. (81) 3427-0405 e Cel. (81) 9146-4223
Adultos e crianças
Dra. Thereza Vasconcelos Rua Antonio Ribeiro, 909/873 Casa Forte-Recife-PE (81) 3121-9191 - E-mail: terezavascoles@med.cta.br
FOLHA FORTE ESPAÇO ABERTO
08
Programação da 35ª Festa da Vitória Régia
DIA 08/11 - SEXTA-FEIRA 18h00 18h30 19h00 19h30 20h40 22h30 00h00 DIA 09/11 - SÁBADO 18h00 18h30 19h00 20h00 21h00
ABERTURA APRESENTAÇÃO DA CASA DA CRIANÇA PASTORIL MEVINHA QUEIROGA BANDA TÚNEL DO TEMPO BANDA MERCADO ENCERRAMENTO
00h00
APRESENTAÇAO DA CASA DA CRIANÇA PASTORIL MIGUEL SOLANO BREGA À LA CARTE BENIL FORRÓ NA MEDIDA E CONVIDADOS NÁDIA MAIA / IRAH CALDEIRA ROGÉRIO RANGEL / ROBERTO CRUZ / DUDU DO ACORDEON / NENA QUEIROGA ENCERRAMENTO
DIA 10/11 - DOMINGO 07h30 11h00 12h00 13h00 14h00 15h00 16h00 17h00 18h30 20h00
PASSEIO CICLÍSTICO MARACATU TRAGA A VAZILHA BANDA SEGNUS JULIANA MUNIZ ARRASTA PÉ DUDA FERRAZ E EXPRESSO PAU DE ARARA LUCIANO MAGNO (INSTRUMENTAL) PROJETO CATÓLICO CANTA PE BANDA DIATONICA ENCERRAMENTO
O Homenageado da Festa da Vitória Régia é o grande poeta MAURO MOTA. Veja mais detalhes do homenageado, na página especial em nosso site: http://www.festadavitoriaregia.com.br/p/o-homenageado.html COORDENAÇÃO DA FESTA MARLUCE E ROBERTO - Coordenação Geral, ABGAIL E TARCÍSIO - Comercialização REJANE E WALLACE - Liberação Órgãos Públicos, MÔNICA E DINAMÉRICO - Montagem CHRISTIANA E ROGÉRIO - Compras
Atividades Paroquiais Missas Matriz: Sábados:
19h Terça a Sexta 16h (com as crianças) 19h30 (com as famílias)
Domingos: 08h (paroquial) 17h (com os jovens) 19h30 (com as famílias) Cap. N. Sra. Graças (Col. Virgem Poderosa) Quartas, sextas e sábados às 17h e Domingo às 11h
Terças-feiras às 19h - Hora da Graça Hospital Infantil 3ª e 5ª às 17h Capela da Sagrada Família 3ª a 6ª às 17h30
Em nossas Comunidades: Poço da Panela: Domingo às 19h30 Lemos Torres: 10h 1ª 2º e 3º domingos Inaldo Martins 2ª Sábado às 17h30
Ponte do Vintém 4ª Sábado às 17h30 Sant’Ana 1e2º domingos, às 17h30 Celebração Eucarística
Batizados
Aos segundos e quartos domingos de cada mês, às 10:00h, sendo imprescindível a participação dos pais e padrinhos em palestra de preparação que ocorrerá sempre no mês anterior do batismo, conforme data preestabelecida pela pastoral. Folga do Vigário Secretaria e-mail: paroquiadecasaforte@hotmail.com Às segundas-feiras 2ª a 6ª das 07h às 12h30 e das 14h às 17h - Site: www.paroquiadecasaforte.com.br Sábados: das 8 às 12h Telefone: 3268-0647/ 9964-0647(Tim)/8914-5224 (Claro)