__MAIN_TEXT__

Page 1

JORNAL DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XXII - Nº 08 | ABR DE 2018 www.paroquiadecasaforte.com.br

Cristo Hoje... “Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria”. (Lc 24,50-52). “E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16,19).

Ascensão do Senhor Depois da Ressurreição, Jesus Na Carta aos Efésios, São Paulo esteve quarenta dias com os diz: “Deus manifestou a sua força discípulos, onde comeu e bebeu em Cristo, quando o ressuscitou familiarmente com eles e os instruiu dos mortos e o fez sentar-se à sua sobre o Reino de Deus. Nesses dias, direita no céu, bem acima de toda sua glória estava ainda velada debaixo autoridade, poder, potência, de uma humanidade comum, e a sua soberania ou qualquer título que última aparição termina com a se possa nomear não somente entrada de sua humanidade na glória neste mundo, mas ainda no futuro. divina, simbolizada pela nuvem e pelo Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e céu. fez dele, que está acima de tudo, a Ele, nossa Cabeça e princípio, subiu Cabeça da Igreja, que é o seu aos Céus, não para afastar-se de nossa corpo, a plenitude daquele que humildade, mas para dar-nos a possui a plenitude universal” (Ef 1, certeza de que nos conduzirá à glória 20-23). A Igreja ensina que “Jesus, rei da glória”, subiu ante os da imortalidade… Ele, após a “Deus ressurreição, apareceu aos manifestou anjos maravilhados ao mais discípulos e, à vista deles, subiu a sua força alto dos Céus, e tornou-se o mediador entre Deus e a aos céus, a fim de nos tornar em Cristo, humanidade redimida, juiz participantes da sua divindade”. quando o do mundo e Senhor do A ascensão de Cristo marca a e n t r a d a d e f i n i t i v a d a ressuscitou universo. humanidade de Jesus no dos mortos” O F i l h o d e D e u s é domínio celeste de Deus, de onde há consagrado Cristo (Messias) pela de voltar, mas que, entretanto, O unção do Espírito Santo, na sua Encarnação. oculta aos olhos dos homens. Pela sua morte e ressurreição, Jesus Cristo, cabeça da Igreja, precede-nos no Reino glorioso do Jesus foi constituído Senhor e Pai, para que nós, membros do seu Cristo na glória. Da sua plenitude, corpo, vivamos na esperança de Ele derrama o Espírito Santo sobre estarmos, um dia, eternamente com os Apóstolos e sobre a Igreja. Ele. O Espírito Santo, que é CristoJesus Cristo, tendo entrado, uma vez cabeça, derrama sobre os seus por todas, no santuário dos céus, membros copiosas graças que intercede incessantemente por nós, constrói, anima e santifica a Igreja. É como mediador que nos garante Ele o Consolador, terceira pessoa permanentemente a efusão do da Santíssima Trindade, que liga os homens a Deus. Espírito Santo.

Nesta edição... Palavra do Pastor

Pe. Deyvson Soares - Administrador Paroquial Pág. 02

Gente em Comunicação Casais Dirigentes dos ECC -2018

Pág. 03

Folha Jovem

Bazar EAC Samaritanos - ventura 2018

Pág. 04 Pág. 05

Notícias da paróquia

Momentos da Semana Santa 2018

Ação Missionária nas comunidades

Pág. 06 Pág. 07

Espaço Aberto

Mutirão do Amor Notícias sobre a Reforma da Matriz

Pág. 08


FOLHA FORTE

02

A PALAVRA DO PASTOR

Caros Paroquianos(nas) A vida vence a morte! Certeza de fé que enche nosso ser de renovação, alegria, esperança, motivando-nos a protagonizar um mundo mais irmão. A doação sem par de Jesus Cristo é um permanente convite à saída de si, da zona de conforto, para fazer o encontro com o outro, especialmente com o mais fragilizado pelas injustiças forjadas pelo egoísmo do coração humano, que se levanta como um monstro, devorando tudo e todos que não resistirem e persistirem no legado do serviço deixado pelo Filho de Deus. E, como comunidade de batizados, temos a exigência moral de revelar o Deus da vida no partir do pão, como na passagem bíblica de Emaús (Jo 21, 13-35). A partilha generosa do que somos e temos é reveladora do Cristo, pois faz de nossa vida um evangelho vivo de amor, capaz de atrair o coração de outros para um bela e profunda experiência do Sagrado, que se dá na vida como ela é. Repleta de adversidades, demandas, alegrias, sonhos, frustrações, realizações, medo, vitórias... Iluminados pelo Salvador, vencedor da morte, somos convocados a iluminar nossa realidade sócio-político-econômica, um tanto desafiadora e quase sempre na contramão da Boa Nova, com a doação constante, própria de quem tem fome e sede de justiça, e não teme perder a própria vida pela causa do irmão que teve seus direitos negados. Vivemos em tempo difíceis. O irmão, para amar, transformou-se no irmão para temer. Fazer o bem

desinteressado é raridade que nos causa espanto, pois o que deveria ser do ordinário virou o extraordinário da vida. A solidariedade, que nos faz mais humanos, sobrevive em meio à indiferença. A intolerância explicita nos leva a um estado de barbárie. O preconceito que arranca de nós a Pe. Deyvson Soares possibilidade de amar o diferente pode ser percebido e sentido ao nosso redor. A corrupção, que estraga a alma, e vai fazendo das pessoas potenciais objetos de se tirar alguma vantagem, está, do micro ao macro, nas vitrines da vida de todas as camadas sociais. E tantas outras questões que nos deixam alarmados. Como manter acessa a esperança de um mundo melhor? O tempo pascal renova em nós a esperança de vencer toda cultura de morte, pois todas as vezes que homens e mulheres de boa vontade partilham o pão da misericórdia, do afeto, do amor, do perdão, da paz, da justiça... renova a esperança em um mundo mais fraterno. Sejamos Sal da terra e Luz do mundo (Mt 5, 13-14). Dando sabor a nossa vida e à vida dos que caíram pelo caminho. Dissipando as trevas, como filhos da luz que testemunham o Cristo servidor e espalham centelhas do amanhã onde todos seremos um (Jo 17, 20-26). E cantaremos juntos: Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã..

EDITORIAL EXPEDIENTE

Os festejos solenes do tríduo Pascal, que culminam com a ressurreição de Jesus Cristo, certeza para o cristão que Ele está vivo, foram vivenciados em nossas comunidades, conforme reportagens que você pode conferir neste número. A Campanha Mutirão do Amor, cujo objetivo é a reforma da matriz da Paróquia de Casa Forte, já arrecadou mais de 116 mil reais. Nesta edição, você poderá conferir como andam as obras e como os recursos arrecadados estão sendo aplicados. Também, em Gente em Comunicação, você conhecerá os cinco casais dirigentes do Encontro de casais com Cristo-ECC, responsáveis pelas atividades durante o ano de 2018. Vale conferir as atividades desenvolvidas pelos

Rua Jeronimo de Albuquerque nº279 Casa Forte - Recife - PE Fone: (81)3268-5114

Samaritanos e como foi o sucesso do Bazar, realizado no dia 7 de abril, pelo EAC - Encontro de Adolescentes com Cristo, para as comunidades ligadas à Paróquia. No dia 17 de março, a Ação Missionária do mês foi nas comunidades do Bananal e do Cabocó e, no dia 15 de abril, foi a vez das comunidades daVila do Vintém, próxima ao Plaza e Santana. Padre Deyvson Soares, Administrador Paroquial, descreve, em sua coluna Palavra do Pastor, que vivemos em tempos difíceis, onde reina a intolerância, o preconceito, e a corrupção que se alastra em todas as camadas sociais. E conclui afirmando que o tempo pascal renova em nós a esperança em um mundo mais fraterno.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

A publicação mensal de distribuição gratuita e de responsabilidade da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Casa Forte Praça da Casa Forte, 388 Casa Forte, Recife - PE. CEP: 52061-420 Fone: (81) 3268-0647 Colaboradores Cecília, Eliza, Fátima, Filipe, Franci, Irma, Lele, Levi, Manuca, Marcinho, Mira, Rodrigo, Stela,Tereza, Vera Ferraz, Vra e Veronildo Diagramação Filipe, Lele, Manuca, Marcinho e Veronildo, Projeto Gráfico Carmen Galvez Impressão MXM Gráfica e Editora Ltda Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.


FOLHA FORTE

Gente em Comunicação

03

Novos Casais Dirigentes do ECC-2018 Neste número você vai conhecer os cinco casais responsáveis pelo Encontro de Casais com Cristo - ECC, durante o ano de 2018. Padre Deyvson os convidou para a organização do próximo ECC, que acontecerá no segundo semestre deste ano. Os novos dirigentes do ECC são: André e Fatinha, Carlos e Tânia, Daniel e Isabelle, Dinamerico e Mônica, Alexandre e FF – Como foi receber o convite de Pe. Deyvson para ser um dos casais dirigentes do ECC? Dirigentes – Ficamos agradecidos com a confiança em nós depositada e, ao mesmo tempo, apreensivos com tamanha responsabilidade. Mas, conversamos e chegamos à conclusão que padre Deyvson foi o canal do chamado Dele! Por isso, como Maria, dissemos o nosso SIM e, junto com os outros dirigentes, nos empenharemos para fazer um belo trabalho, pois entendemos que somos instrumentos de Deus na sociedade.

importante na condução da criação dos nossos filhos. Por isso, gostaríamos que outros casais se permitissem viver essa experiência maravilhosa que é conhecer verdadeiramente Jesus Cristo e sentir esse amor envolvê-los e renovar a sua família!

Daniel e Isabelle, 13 anos de casados, 2 filhos, participaram do 50º ECC. Casal Palestra

André e Fatinha, 39 anos de casados, uma filha, participaram do 36º ECC. Casal Ficha.

Dinamérico e Mônica, 23 anos de casados, 3 filhos, participaram do 42º ECC. Casal Finanças

Carlos e Tânia, 22 aanos de casaados, uma fiha, participaram do 33º ECC. Casal Montagem Folha Forte - Deixem umas palavras convidando os casais a fazerem o ECC. Dirigentes – O ECC nos renovou como casal. Fomos despertados para uma nova vida, onde Deus está conosco e a nossa casa vem se tornando um pequeno céu aqui na Terra. Depois que fizemos o ECC, vivemos nosso casamento de maneira cristã, onde sabemos o valor e a importância da oração na vida de um casal. Essa mudança foi e é muito

Alexandre e Tereza, 45 de casados, 2 filhos, participaram do 29º ECC. Casal Pós-Encontro


Jovem

FOLHA FORTE

04

Bazar EAC

Retiro Cristo Forte

Sucesso! É assim que podemos resumir o Bazar realizado pelo EAC, no dia 07 de abril. A chuva forte da madrugada, que durou até as primeiras horas do dia, pode até ter f e i t o algumas pessoas desistirem das compras. Não foi o caso da dona de casa, Maria de Fátima Fernandes, que mora na Avenida Norte. "Dormimos aqui, para garantirmos um bom lugar na fila". Conseguiram! Ela e os três filhos: Maria Alice (16), Maria Clara (13) e o caçula, Hallisson (11), foram os primeiros da fila. Estavam ansiosos para entrar no salão paroquial. "A gente junta o dinheiro, pensando no dia do bazar da Igreja. Todo ano estamos aqui. É bom demais", disse dona Maria de Fátima. E o que pretendiam comprar? Roupas. Mas também bijuterias, calçados, "coisas" de casa, responderam. E, claro: brinquedos. Hallisson frisou bem, no que iria empregar o dinheiro que trouxe. Enquanto uma parte do EAC organizava a fila e dava orientações, outros integrantes, juntamente com casais do ECC, davam os últimos ajustes na estrutura do Bazar: montanhas coloridas de roupas de vários tamanhos, um mar de calçados, livros, bijuterias, artigos de decoração, utensílios domésticos. As pessoas entraram em grupo e cada uma tinha 15 minutos para escolher o que queria comprar. "O tempo é pouco. Não dá para escolher direito. Levo o que não serve para mim nem para os meus, passo adiante. Faço caridade". Dona Severina Rodrigues comentou, enquanto enchia de roupas a segunda sacola. Precisou da ajuda de um dos jovens do EAC, para carregar a mercadoria até o Caixa. "Gastei menos de duzentos reais". Ainda sobrou dinheiro para fazer um lanche, na Vendinha de delícias, que o EAC montou na quadra. Foi assim o Bazar do EAC: do brinquedo à blusa, do paletó ao vestido de renda, do livro ao carrinho de bebê. De tudo um pouco. E a grande satisfação dos que se uniram para o Bazar acontecer.

Um fim de semana de reflexão, ressignificado, conhecimento e muita paz. Foi assim o Retiro Cristo For te , que aconteceu nos últimos dias 23, 24 e 25 de março, na Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata (PE). Com o tema: "Sermão da Montanha: anseio por um mundo novo", mais de 40 jovens foram convidados para subir o monte e se aproximar de Deus, seguindo os passos de Jesus e deixando ainda mais intensa a vivência da quaresma. Com palestras, dinâmicas e partilhas, os participantes do retiro puderam compreender a importância de serem sal da terra e luz do mundo, fazendo a diferença com suas atitudes. Aprendendo sobre o poder da oração, também aprofundaram seus conhecimentos sobre os sinais de Cristo e sobre como a relação com o próximo é essencial em nossas vidas. A natureza e o verde do local contribuíram para deixar a experiência ainda mais bonita, transportando todos para um ambiente propício para a reflexão, amor e comunhão. Inspirados pelo fim de semana especial, os jovens do Cristo

Instagram: eac.casaforte Facebook: EAC Casa Forte

Forte promoveram, no último sábado (7), uma ação social no Lar Rejane Marques. Com brincadeiras, músicas e muita diversão, a visita levou mais alegria e amor para as crianças do espaço. As arrecadações da pastoral ajudaram a instituição com a doação de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza e higiene. Instagram: grupojovemcristoforte Facebook: Cristo Forte

Folha Jovem é um suplemento do Jornal Folha Forte de responsabilidade da Pastoral da Juventude Jovens (Godoy - Assessor EJC) e Adolescentes (Júlia Zaidan - Supervisora EAC)


FOLHA FORTE

Notícias da Paróquia

Samaritanos - Ventura 2018 Na manhã do último dia 14 de abril, na Praça do Arsenal, o grupo Samaritanos realizou a 4ª edição do Ventura, um evento de promoção de cidadania em forma de mutirão de atendimentos para o público vulnerável em situação de rua, com apoio de voluntários e entidades públicas e privadas. A ação contou com o apoio de voluntários para ser organizado e foram realizados atendimentos médicos, odontológicos e estéticos para a população de rua, com o oferecimento de um grande Café da Manhã e o Banho do Bem, projeto da ONG Recife do Bem que consiste num equipamento móvel com banheiros. Voluntários e paroquianos de Casa Forte contribuíram com a preparação de alimentos, doação de materiais e ajuda financeira para a estrutura do evento, sendo imprescindível o apoio da Paróquia e da Arquidiocese de Recife e Olinda. Com a proposta de resgate de cidadania e luta por direitos, que é parte da missão dos Samaritanos, foram articuladas parcerias com a Defensoria Pública do Estado, que levou seu ônibus de atendimentos, mobilizando Defensores e servidores, e com o Projeto Resgatando Cidadania da Secretaria de Defesa Social que atuou na retirada e regularização de documentos de identidade. Mais uma vez o evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e a articulação com o Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde. A Ação já ocorre desde 2016 e esse ano as novidades foram a apresentação cultural do Maracatu Várzea do Capibaribe e uma oficina de artesanato sustentável realizada pela ONG Angu das Artes. Foram atendidas 230 pessoas em situação de vulnerabilidade e todos os serviços foram prestados no intuito de conscientizar essa população sobre os Direitos e serviços públicos que a ela devem ser assegurados, bem como o acolhimento dos voluntários pretendeu despertar para a fraternidade para com o próximo e a diminuição da violência, como proclama a CF/2018. H o s p ita l

d e

Encontro de Noivos O Encontros de Noivos com Cristo é um serviço da Comissão Vida e Família, que tem como objetivo a integração entre os casais que estão prestes a contrair matrimônio, mediante palestras, debates e reflexões, visando orientá-los para o Sacramento do Matrimônio, destacando o lado espiritual do casamento e a importância de ter Deus presente na vida do casal. Na tarde do Sábado, dia 14 de abril, aconteceu o 1º Encontro de Noivos de 2018 realizado na paróquia de Casa Forte. Foram 31 casais de noivos, que participaram de vários momentos, inclusive de um lanche coletivo entre os noivos e seus pais.

‘‘O encontro de noivos foi bastante especial, os casais paroquianos da igreja de casa Forte nos fizeram refletir sobre a importância da presença de Deus na vida a dois, para o relacionamento ser sólido e enfrentar os desafios que possam aparecer. Colocaram temas do cotidiano de uma forma atual e dinâmica’’, disse a paroquiana Manuela Santos, que participou do encontro. O encontro terminou com uma bênção final de Padre Devyson. O Encontro de Noivos é requisito obrigatório para todos os noivos que vão se casar na Igreja católica. Os encontros promovidos pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Casa For te estão abertos também aos noivos que irão se casar em outras paróquias. Os próximos Encontros de Noivos acontecerão nos dias 26/05, 25/08 e 24/11, sempre das 16h às 22h, no Salão Paroquial de Casa Forte. Inscrições na Secretaria da Paróquia (3268-0647).

O lh o s

SANTA L U ZIA

Você vê a diferença

Est. do Encanamento, 909/873 Casa Forte-Recife-PE Central de Marcações: (81) 2121-9191 www.hospitalsataluzia.com.br

05

Pça Casa Forte, 426 SL 101 e 102-Recife-PE. www.casacertaimobiliaria.com.br

Rua Marechal Rondon, 146 Casa Forte - Recife - PE - 52061-050 (81) 9.9439.0722 cojomaengenharia@gmail.com


06

Notícias da Paróquia

Momentos da Semana Santa 2018 na Paróquia Após o período quaresmal de 40 dias de preparação, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja inicia a celebração dos mistérios da salvação: é a Semana Santa. Se uns entendem como um feriadão, para os católicos, deve ser compreendido como um tempo de recordar e viver, intensamente, os mistérios da Paixão do Senhor e da sua vitória sobre a morte, com a Ressurreição. Quem se deixou guiar pelas leituras, pelas homilias e pelos cânticos, pode, de forma especial, participar desses momentos de profunda dedicação à meditação sobre o amor de Jesus por todos nós. Somos todos convidados a cantar e a proferir, com a nossa vida, com que Jesus Ressuscitou. O Folha Forte registrou, por meio das fotografias, os momentos desse período tão rico em significados para nossa comunidade de fé: da Via-Sacra vivenciada em todas as comunidades paroquiais, ao momento maior de todos, a missa da Ressurreição de Nosso Senhor, que introduz a Igreja a um novo tempo – o tempo Pascal, que se estende por cinquenta dias, até a Festa de Pentecostes.

Translado | Quinta-feira Santa

Lava-pés | Quinta-feira Santa

Adoração | Quinta-feira Santa

Vigília Pascal | Capela Sagrada Família

Via Sacra Capela Sagrada Família

Celebração da Paixão Poço da Panela

Via Sacra | Poço da Panela

Domingo de Páscoa | Capela Sagrada Família

Novo telefone da Paróquia 982601049 WhatsApp


07

Notícias da Paróquia

Ação Missionária nas Comunidades

Confissões nas comunidades

Bandeira do(a) Padroeiro(a) em visita às famílias

Fiquem ligados: no mês de junho teremos a Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Anuncie Aqui Joaquim  Veronildo 

3268.8999 9963.7461

Novo telefone da Paróquia 982601049 WhatsApp


FOLHA FORTE

08

ESPAÇO ABERTO

Mutirão do Amor arrecada quase R$117 mil dos R$ 500.000,00 que são necessários

Prestes a entrar na fase mais efetiva de engajamento dos paroquianos na busca por doações, que possibilitem a conclusão das obras de recuperação da Matriz de Casa Forte o mais breve possível, a campanha Mutirão do Amor arrecadou R$116.927,55 até o dia 09 de abril de 2018. Esse número corresponde a depósitos em dinheiro e valores de material de construção entregues na Paróquia e foi aplicado, a maior parte dele, em serviços internos previstos na primeira das três etapas dessa intervenção. Já se pode apontar como executados: reforma e instalação de banheiros acessíveis a portadores de necessidades especiais, público masculino e feminino; recuperação de portas, janelas e grades; nivelamento de piso e criação de rampas para acessibilidade; colocação de pontos de água e bancada para purificadores; reforma da área de apoio para funcionários; colocação de chapins em granito nas janelas da sacristia; melhoria do acesso na porta central da Igreja com criação de rampas em granilite, reforma do piso e por fim, demolições das

paredes internas da área de depósito para que se possa ser melhor utilizado. As duas etapas seguintes vão contemplar principalmente a área interna do templo com execução de infraestrutura para instalações elétricas, sonorização e ar-condicionado; tratamento acústico; criação de área para confessionário; ampliação da área do altar; revitalização do piso; revestimento em cerâmica nas paredes; colocação de corrimões nas novas rampas; instalação de cisternas externas até chegar à pintura, recuperação da fachada, dos canteiros e piso da calçada entre outras tantas providências inclusas na terceira etapa da obra. Após três meses de serviço ininterrupto, ainda não é possível estabelecer data para abertura das portas da Matriz de Casa Forte, pronta para cerimônias religiosas. O Grupo de Infraestrutura (GI) trabalha com a possibilidade de término das obras, no máximo, até começo de setembro. Esse “quando”no entanto, está atrelado à boa vontade dos amigos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Nunca é demais dizer que doar faz um bem enorme. A todos. Indistintamente. Participe! Sua doação é muito importante! Banco do Brasil Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Casa Forte Agência: 2802-9 Conta Corrente: 86.713-6 CNPJ: 01.709.778/0001-37

Atividades Paroquiais Missas Capela Sagrada Família: Sextas: 19h Sábados: 16h (com as crianças) 19h30 (com as famílias) Domingos: 08h (paroquial) 17h (com os jovens) 19h30 (com as famílias) Em nossas Comunidades: 19h - Terça a Quinta Terças: Santana e Vila Vintém Quartas: Bananal e Lemos Torres Quintas: Poço da Panela e Cabocó

Poço da Panela: Domingo às 19h30 Inaldo Martins: 2º sábado às 17h30.

Vila Vintém 4ª Sábado às 17h30 Sant’Ana Celebrações, domingos, às 17h

Cap. N. Sra. Graças (Col. Virgem Poderosa) Quartas, sextas e sábados às 17h e Domingo às 11h Terças às 19h - Hora da Graça Hospital Infantil Terças e Quintas às 17h Hospital Agamenon Magalhães última quarta do mês às 15h30 Capela Sagrada Família Terça a sexta às 17h30

Batizados Aos segundos e quartos domingos de cada mês, às 10h, sendo imprescindível a participação dos pais e padrinhos em palestra de preparação conforme data preestabelecida pela pastoral. ECCzinho - Encontro de Crianças com Cristo: crianças de 02 a 12 anos Aos sábados: 19h10 às 21h15, no Salão Paroquial (para os pais ou responsáveis que participam da missa)

Secretaria e-mail: paroquiadecasaforte@hotmail.com 2ª a 6ª das 07h às 12h30 e das 14h às 17h - Site: www.paroquiadecasaforte.com.br Sábados: das 8 às 12h Telefones: 3268-0647 - Sacristão da Matriz: Roberto - 3442-5957

Folga do Vigário Às segundas-feiras

Profile for Paróquia Forte

Folha forte abril31 de 2018  

Informativo Paróquia Casa Forte - Abril 2018

Folha forte abril31 de 2018  

Informativo Paróquia Casa Forte - Abril 2018

Advertisement