Jornal Novo Tempo/Dezembro 2019

Page 6

conhecendo o prÓprio coraÇÃo cristÃo

v

em aí o novo ano de nossa Fé celebrada, a fim de bem vivermos a vida de cada dia. É o novo ciclo Litúrgico de celebrações. Começamos com o Advento: a espera renovada pelo inesperado que é Deus, o Altíssimo Senhor, assumir nossa condição humana, em Jesus, nascido de Maria. INICIAMOS pois o novo ano com um olhar de Fé sobre a bondade radical de a gente SER, conviver, sendo-com e sendo-para os outros. Quanta alegria, pois será Natal, este excesso do Amor de Deus que busca quem O ame. Então, não seja o excesso da pressa nem o excesso de expectativas ou até mesmo o consumismo, desesperadamente a nos mover, o que só acontece a quem perde o senso da espera e desalojou a Esperança realista de seu coração cristão. O ADVENTO nos prepara para renovar em nós a generosidade, a gratuidade, o gosto de conviver, fraternizando e amorizados. Ah, temos precisão deste Advento para que o novo tempo nos consolide na suave certeza de que somos amados. E quanto! A começar por Deus-conosco. Valemos muito! O ADVENTO inscreve em nós a harmonização que o Pai criador inscreveu em todo o Universo. E que nossas tantas seguidas intervenções desrespeitam e agridem, ge-

Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R rando desacordos. Precisados estamos de harmonia em família, harmonia como Igreja de Jesus Redentor, harmonia com o planeta Terra. Há desarmonias demais na medida em que desconsideramos a gramática da vida interdependente e comunicativa em redes, tecendo amorosidade. Somos presença e relação com toda a realidade. ADVENTO: empenho para reencontrar a autenticidade do festejar o Deus que ama a vida e ama os seres humanos em seu poder criador. Assim nos criou: criadores, sujeitos. Ninguém submetido. Todos cooperadores e operantes, juntos por mais vida. Este reencontro só acontecerá sem a insensata e frenética corrida atrás de coisas a adquirir para brilhar. Coisa certa: laços de fita em presentes não substituem os laços do apreço compartilhado. Podem, sim, ampliá-lo. Com o Advento aprendemos a redizer o Deus que se faz Criança, como todos nós o fomos. Um recordar de coração aberto e simples e agradecido pelo acontecimento que muda a História desta nossa presença no Planeta Terra. Assim dizemos: antes e depois de Cristo Jesus. Jesus é o nome da Criança na manjedoura. Preparamo-nos para acolhê-la. O Advento 2019 abre o ano de 2020: que seja um horizonte de renovação espiritual, religiosa, cultural e social. Tudo considerado, o Natal é muito mais que uma alegria popular, parte de um calendário social de festas e comércio. Quem vive o Advento faz do Natal um grito para viver intensamente o agora e suas circunstâncias, mediante a redescoberta do empenho solidário para desatar nós de relações, colaborar para diminuir desigualdades e revisar caminhos. A Criança que festejaremos é Deus libertador, verdade e beleza do existir. Quem de nós não tem fome de verdade e beleza? Ele, o Pão da Vida: ágape e koinonia. (Consulte os termos!). Será que cuidamos devidamente da criança em nós, dado aquela dimensão que ainda não evoluiu devidamente? No agora, o Tempo e a Eternidade se encontram. E em nós também. Carecemos de mais atenção: eis a que o Advento nos chama. ADVENTO é mesmo para delinear em nós a Esperança para os dias que ainda virão. Delineamento que pressupõe revisar inquietações, dúvidas, recusas. Faz-se boa ocasião para ante o Presépio encantado retomarmos aquela inquietante pergunta que ressoa há dois mil anos: - E vós quem dizeis que eu sou? Um Advento bem vivido nos permitirá segredar ao Menino, Divina Criança, nossa resposta. Qual é mesmo esta resposta? Depende de você conhecer o próprio coração. E cantar: linda criança tu não me sais da lembrança. ADVENTO: coração pronto para neste Natal celebrar a humanidade de Jesus, o rosto humano de Deus. Aprendamos com Ele a ser humanos. Eis o ponto de partida de um viver a espiritualidade cristã. Profundamente humanizadora à luz da humanidade de Jesus. Seja Natal!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.