Issuu on Google+


O Tema

Olá congressista

O Paraná Júnior está chegando! E você deve estar pensando: e a programação? Calma, nesse arquivo iremos explicar tudo o que você deve saber para se inscrever na programação do evento, dia 08/11: palestrantes confirmados, tema das palestras, descrição das atividades. São várias opções para que você possa aproveitar o máximo do evento! Reserve alguns minutos do seu dia para ler esse documento, para embasar melhor sua escolha da programação e entrar no clima do Paraná Júnior 2012.

Boa leitura!


O Tema

O VIII Paraná Júnior quer levar aos Empresários Juniores a vontade de fazer algo diferente e inspirar mudança nas pessoas, não somente inovando na sua empresa júnior, mas também levando a experiência do Movimento Empresa Júnior (MEJ) para a sua vida futura. O tema será focado nos valores e competências que um Empresário Júnior deve ter para se destacar no mercado e impactar positivamente a sociedade, independente da carreira que irá seguir. Assim, focaremos em mostrar como nós universitários e Empresários Juniores podemos ser agentes transformadores. Isso só é possível transformando iniciativas em resultados sólidos, através do desenvolvimento de características essenciais para se destacar naquilo em que o empresário júnior está inserido. No evento abordaremos o processo de criação de sua marca pessoal, através de três pilares em cada dia de evento: Inspiração, Ação e Reação. A seguir, estão descritas as atividades de cada dia do evento.

Inspiração 15/11


Inspiração 15/11

O primeiro dia será voltado à inspiração dos Empresários Juniores para tomarem iniciativa em fazer algo diferente. Iremos explorar o potencial de cada um e buscar o desenvolvimento de características pessoais que são essenciais para que ele possa se destacar.

Palestra Magna: Bruno Medeiros – Empreenda-se Entenda como personagens que construíram suas obras de vida, desafiaram o mundo e colocaram as suas ideias em prática. Bruno Medeiros é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná e já passou pela JR Consultoria, empresa júnior da UFPR, também com formação pela Harvard Business School.

Em sua carreira, Bruno desenvolveu espírito

empreendedor, participando da fundação de 3 empresas em sua carreira. Atualmente é Diretor Executivo na Alaska - Discovery Business, empresa especializada em consultoria, investimento e gestão de negócios inovadores em tecnologia web, ecommerce e mídia interativa. Além disso, também trabalha na empresa que fundou em 2006: a Compra3, uma rede de e-commerce social que utiliza a força das mídias e redes sociais para romper estratégias existentes de marketing de varejo. Em sua palestra, Bruno falará sobre cases e estudos sobre a vida, obra, situações, experiências, estratégias dessas pessoas que fizeram a diferença no mundo e criaram suas próprias histórias

Ação: 16/11


Ação 16/11

Não basta apenas ter uma ideia, é preciso torná-la realidade para deixar sua marca! Após tomar uma iniciativa, é preciso agir. Pensando nisso, o segundo dia de evento é voltado para mostrar como o Empresário Júnior deve agir dentro de sua empresa e fazer com que ela se destaque no mercado e no MEJ. Iremos buscar a capacitação dos universitários e mostrar como o conceito de inovação pode ser aplicado na vida de cada um.

Cases I Serão 3 rodadas de apresentação de cases de 4 categorias: Prática Interna, Projeto Externo, Modelo de Gestão e Case de Insucesso. Horário: 9h10 – 10h

COEM Jr.: Um passo-a-passo para o sucesso: Planejamento Financeiro. Categoria: Prática interna Temática: Financeiro Este case trata do passo-a-passo para o desenvolvimento de um bom Planejamento Financeiro. Cada passo explica de forma detalhada, porém simples, todas as ações que foram tomadas pela empresa e que trouxeram uma nota excepcional no SMD. Poucos são os pontos que não podem ser aplicados em qualquer EJ, mas quando percebeu-se que o método poderia não abranger a todos, foram tomadas algumas ações alternativas.

Cases


Cases

EMPEA

Consultoria:

Gestão

da

diretoria

de

marketing através de uma divisão estratégica: otimizando processos e capacitando pessoas. Categoria: Modelo de Gestão Temática: Multidisciplinar Identificada à sobrecarga de atividades na diretoria de marketing, tornou-se necessário focar em uma solução para que fosse sanado o problema. Assim estudaram-se ferramentas de gestão e desenvolvimento de pessoas para solucionar o problema de demandas elevadas de atividades, dificuldades para cumprir os prazos e a execução de tarefas com pouca inovação. Utilizando o método de tentativa e erro foram propostos e aplicados diferentes modelos de gestão e analisados os resultados obtidos. O modelo que se apresentou ideal para a realidade da empresa, propõe que todos os membros trabalhem em todas as áreas da diretoria por um período mínimo de quatro meses, e após isso cada um gerencia uma das quatro macros áreas de marketing (relações institucionais, mídias, clientes e endomarketing), por um mês e meio, e assim se realiza um rodízio entre os membros. ADECON:

Mercado

e

pessoas:

focos

complementares rumo à obtenção de resultados. Categoria: Modelo de gestão. Temática: Sociais aplicadas. “Não podemos prever o futuro, mas podemos cria-lo” (PILZER, Paul). E foi pensando assim que um universitário, com apoio de um docente, iniciou a construção de um legado que já mudou a vida de outros 250 universitários com vontade de transformar suas carreiras profissionais.


Cases

Uma missão inspiradora e pessoas incríveis, com uma característica comum, a busca pela melhoria contínua, fizeram capaz uma Empresa, que carrega o Júnior no nome, alçar novos voos em busca de desenvolvimento. O case apresenta como direcionar o trabalho de uma empresa júnior para o mercado, mantendo o foco em resultados, sem deixar de lado o maior ativo de uma organização e principal responsabilidade de qualquer EJ: seus talentos humanos.

ESAG Jr. : A difícil tarefa de valorização de pessoas por meritocracia Categoria: Case de Insucesso Temática: Projeto Interno Em 2010, a ESAG Jr viu a necessidade de valorizar e motivar mais seus membros, devido baixo resultado de um dos indicadores do objetivo estratégico de valorização dos membros. Para isso, diversas EJs foram procuradas para realizar benchmarkings, até formar uma ideia de uma política que beneficiasse seus membros. Este case de insucesso aborda uma prática de valorização de pessoas, que obteve êxito em algumas EJs, mas que aqui não atingiu bem os objetivos. No case serão abordados a origem desse processo, seus quesitos avaliativos, a forma de conversão do benefício, seus resultados e a rejeição dos membros. Por fim alguns aprendizados para outras EJs aplicarem tal política com mais eficácia.


Mini-curso/treinamento

Mini-Curso/Treinamento Horário: 10h30 – 11h30 A manhã do dia 16 será um “empurrãozinho” para que todos tirem sua iniciativa do papel. Depois do processo de inspiração e criação de uma ideia, partiremos para aquilo que é necessário ao se tomar uma ação. Os workshops/mini-palestras serão voltados a algumas competências e despertar a vontade de mudar em cada um.

Diego Silveira Paim Palestra: Biografia Pessoal – Apreciando e Aprendendo com sua Própria História Horário: 10:30 às 11:30

Diego Silveira Paim é empreendedor no setor de turismo do Saci Hostel. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP. Durante sua trajetória, realizou palestras e facilitou programas para jovens líderes em 5 países. Fundador da AIESEC PUC-SP em 2007/08, Diretor de Relações Externas da AIESEC Eslovênia em 2008/09.

Consultor

de

Negócios

na

Sanguine

Management

Services

Ahmedabad/Índia em 2009/10. Interessa-se pelas áreas de desenvolvimento humano, organizacional e liderança jovem, no contexto da Antroposofia, aprofundado pelo Programa Germinar, do Instituto Ecosocial e outras experiências no Brasil e internacionalmente. Com a palestra Biografia Pessoal – Apreciando e Aprendendo com sua Própria História, Diego fará um convite para você se conectar com sua biografia e se inspirar pela apreciação de outras biografias. Venha ampliar seu olhar sobre as fases da vida do ser humano!


Mini-curso/Treinamento

Paulo Bertone Palestra: Para ser Humano - A Essência do Sucesso. Horário: 10:30 às 11:30

Empresário, mentor, consultor, conferencista e autor, considerado um dos Paulo Bertone desenvolveu um método único de gestão de Negócios e Pessoas, onde apresenta a fusão perfeita entre Endomarketing, Pessoas e Marketing, adaptando as técnicas adquiridas por ele no exterior à realidade do mercado brasileiro. (Segundo ele, através da aplicação desta “Trilogia Estratégica”, é possível conhecer verdadeiramente seus clientes internos e externos, seus desejos e necessidades, para então assim, objetivar ações eficientes). Com a palestra Para ser humano - A Essência do Sucesso, Paulo Bertone focará na preparação do indivíduo e na conscientização de que agregando valores à sua imagem, através da conduta moral e ética e adquirindo novos conhecimentos ele estará pronto para exercer sua função em qualquer empresa ou instituição.

Maria Almeida Garcia Palestra: Coaching Horário: 10:30 às 11:30 Socióloga, Pós graduada em Propaganda

e Marketing.

Executive Coach e personal Coaching pelo IBC, estudiosa de Neurociência Desenvolve estudos sobre o Valor estratégico do desenvolvimento Humano e atua na Direção da Neoplanrh, há 19 anos, conduzindo processos de Headhunter.


Mini-curso/Treinamento

Atuando como coach de executivos e é Comentarista na RIC TV/Record e Paraná educativa. Em sua palestra, Maria falará sobre a definição do Coching, como ele pode ajudar cada um a construir a sua marca, fazendo um paralelo entre expectativas e realizações de cada um. Maria trará a sua experiência com Coaching para auxiliar cada um à buscar auto-conhecimento e crescimento profissional. Além disso, será uma oportunidade de cada um fortalecer seu networking, com uma programação dinâmica e que ajudará cada um ir atrás da sua marca.

Diego Henrique da Silva Baptista Palestra:

Empreender

e

liderar em um mundo cheio de oportunidades: A Nova Economia. Hora: 10:30 às 11:30

Empreendedor social, fundador da organização Sociedade Global, cocriador do Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento e sócio da NOZ Desenvolvimento em Sustentabilidade Empresarial, possui graduação em Relações Internacionais pela UNICURITIBA, especialização em Estratégia e Sustentabilidade Empresarial pela UINFAE e mestrado em Gestão do Desenvolvimento pelo Centro de Formação Internacional da OIT. Trará para o Paraná Júnior a palestra Empreender e liderar em um mundo cheio de oportunidades: A Nova Economia.


Cases

Cases II Horário: 13h30 – 14h15

ESAG Jr. : PRM: Fortalecendo a base para a construção de um relacionamento de sucesso Categoria do case: Projeto Interno Temática relacionada: Gestão Interna A ciência ainda não descobriu o propósito da vida, entretanto, sabe-se que para muitas pessoas, um dos mais importantes é adquirir conhecimento. Por esse motivo, nada melhor que utilizar o maior ativo intelectual das universidades em prol dos empresários juniores: os professores. A Empresa Júnior se utilizou deste pensamento coletivo extremamente difundido entre os colaboradores para maximizar, reconhecer e formalizar o aprendizado advindo de nossos mestres. Após identificar um dos grupos de stakeholders mais importantes, percebeu-se que o relacionamento deste com a empresa estava cada vez mais fragilizado. Questioná-los acerca do que vinha ocorrendo, do que podia ser melhorado e buscar conhecer mais sobre suas vidas para tratá-los de forma diferenciada; pareceu, e foi, apesar de simples, uma grande ideia. Essa prática, mesmo sendo trabalhosa, não exige tanta complexidade e trouxe resultados expressivos, além do esperado, em tão curto prazo.


Cases

Multiconsultoria: Readministração - Uma visão holística do modelo de negócio. Categoria: Modelo de Gestão Temática: Sociais Aplicadas O estudo de caso denota a necessidade de mudança organizacional, após enfrentar cenários de sobrecarga e não capacitação efetiva de membros, a organização repensa seu modelo de negócios. Surge assim um projeto que teria como objetivo evitar a sobrecarga das operações e posicionar o modelo de negócios com abordagens de gestão e consultoria. Sendo assim possível a criação de um plano de carreira efetivo e remodelagem de áreas da organização para um caráter de função gerencial.

CONSEQ: Secador Contínuo – Um desafio de engenharia e gestão sem precedentes para duas EJs. Categoria: Projeto Externo Temática: Segundo Setor O case relata a realização do maior projeto feito até então pela empresa júnior, que atua em Engenharia Química e áreas correlatas, em parceria com uma EJ na área de Engenharia Mecânica. O dimensionamento de um equipamento de secagem contínua para ração canina foi um projeto extremamente desafiador para ambas as EJs. Com as dificuldades e contratempos que apareceram, muitas vezes devido ao peculiar cliente do próprio projeto, trouxe grande desenvolvimento para a empresa júnior através de práticas diferenciadas em sua realização.


Cases

Ele contribuiu, entre muitos aspectos, para o conhecimento técnico e de gestão dos membros de cada equipe, para um melhor relacionamento entre a EJ e o Departamento de Engenharia Química, para uma grande evolução do gerenciamento de projetos da empresa e, principalmente para a fidelização do cliente, que ficou extremamente satisfeito com o dimensionamento do Secador.

JR Consultoria: 5S: Erros que a sua EJ não deve cometer Categoria: Case de Insucesso Temática: Prática Interna No ano de 2010 a área de Qualidade decidiu aprofundar seus conhecimentos sobre a ferramenta do 5S e aplicá-la na empresa. O método até mesmo foi transformado em um indicador tático, mas, devido às dificuldades encontradas, perdeu importância. No ano seguinte a Diretoria Executiva decidiu retomar as coletas do indicador. Isso gerou algo positivo, porém o modo de coletar os dados, os resultados obtidos e o impacto gerado no ambiente de trabalho ainda não eram os ideais. Estava muito claro que os membros não haviam incorporado à cultura, sendo que apenas em metade dos meses a meta traçada havia sido atingida.. Após mais um ano sem chegar aos resultados desejados, em 2012 a empresa decidiu optar por avaliações diárias do ambiente com o envolvimento de todos os membros. O novo questionário mostra claramente quais são os sensos mais deficientes na EJ, tornando mais simples a resolução dos problemas através de métodos específicos.


Rodas de discussão

Rodas de Discussão Serão 16 rodas de discussão, com 22 pessoas cada. Algumas rodas serão divididas por área de atuação das EJs. Horário: 14h45 – 15h45 Local: Salas de Aula e Pátio Interno 1.

Sustentabilidade empresarial

2.

Relacionamento com a IES

3.

Consolidando Parcerias

4.

Investimentos nas EJs

5.

Qualidade em Projetos I

6.

Qualidade em Projetos II

7.

Divulgação de serviços (Marketing)

8.

Comercial - Importância da abordagem e contato com o cliente I

9.

Eventos

10.

Recrutamento e seleção de pessoas I

11.

Recrutamento e seleção de pessoas II

12.

Endomarketing e Comunicação interna

13.

Cogestão

14.

Planejamento estratégico I

15.

Planejamento estratégico II

16.

Gestão de processos


Oficinas

Aprenda na Prática! O conhecimento se constrói principalmente através da prática. Pensando nisso, o Paraná Júnior, querendo inovar, trás uma programação diferenciada e dinâmica que proporciona experiências práticas, além de workshops dinâmicos com pessoas que trarão visões diferenciadas sobre aquilo que temos conhecimento, mas nem sempre sabemos aplicar.

Renan Kaminski Oficina Inovação em Valor Horário:16:00- 17:45

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná e é exmembro da JR Consultoria. Já foi Diretor de Eventos da FEJEPAR em 2008, consultor interno no CIAR e Coordenador de Projeto da Aliança Empreendedora. Em 2009 , juntamente com Aleksander Avalca (também pós-júnior), fundou a KaminskiAvalca Consultoria Empresarial.

Oficina 1: Feedback como ferramenta de Desenvolvimento Elo Consultoria Horário:16:00- 17:45

O Processo de Feedback pode ser visto o fornecimento de informações no sentido de disponibilizar para um indivíduo ou grupo dados sobre seu desempenho, sobre necessidades de mudança, e sobre como seu comportamento afeta os demais. Quando feito de forma adequada, o feedback pode contribuir para a melhora do desempenho do indivíduo ou grupo, e aproximá-los de seus objetivos.


Oficinas

Oficina

2:

Inovação

em

serviços:

Conquistando o usuário através do Design Thinking Júnior Design Horário:16:00- 17:45

A oficina abordará o tema Design de Serviços. Designers são normalmente conhecidos por criarem peças gráficas ou produtos. Nosso intuito será mostrar como o mindset do design pode contribuir com a inovação, quando aplicado no modo como um serviço é realizado. Design de Serviços é uma abordagem projetual centrada no ser-humano. Isso significa que um projeto dessa natureza parte da identificação das necessidades do usuário, estabelecendo então as experiências e interações que irão compor a "interface" entre a organização e as pessoas.

Treinamento ao ar livre Horários: 16:00 às 17:30, 18:00 às 19:00 Público: 20 pessoas

A Adventure Experiences foi fundada em 1994. Nestes anos tem se especializado em criar, construir e aplicar atividades de experiências de aventura, que permitem vivenciar os desafios organizacionais num ambiente seguro, proporcionando o desenvolvimento de líderes e o fortalecimento de equipes.


Workshop

Adventura significa "coisas que estão por vir", experiência incomum, um acontecimento imprevisto, surpreendente; peripécia (FERREIRA, 1999). Pode-se qualificar que a aventura, na sua essência, é um ato de descobrimento. Neste contexto está ligada à aprendizagem, pois cada aventura é uma extensão dos limites de conhecimentos e habilidades. A Adventure Experiences acredita que a experiência de aventura aproxima as pessoas de sua essência, desenvolvendo suas competências e fortalecendo a autoconfiança. O

instrutor,

Carlos

Lechinski,

abordará

temas

de

comunicação,

relacionamento, percepções em um dos treinamentos, e no outro, planejamento e estratégia.

Adriano Barbosa Workshop: Marketing Pessoal Horário:16:00 - 17:30

Bacharel em Administração de empresas (2006) pela FAI MG, MBA em Comunicação e Marketing (2009) pela Unicuritiba - PR e Líder Coach (2010) por Hilário Trigo - PR. Desenvolveu uma gestão estratégica na área corporativa do mercado de telecomunicações no sul do Brasil com ações de planejamento comercial, coordenação de equipe multidisciplinar e análise de desempenho. Hoje é Diretor de Negócios e Marketing Pessoal na Ponto Pessoal. Em seu workshop, Adriano irá falar sobre como definir a sua marca pessoal, mostrando que cada um deve valorizar o que há de mais importante para você, pessoal e profissionalmente (sua marca!). A palestra também aborda como se posicionar em diferentes situações, seja pessoalmente ou nas redes sociais, mostrando que relacionamentos são um nutriente valiosíssimo e contribuem muito para que cada um construa sua marca.


Workshop

Iberê de Assis Palestra: Superação Horário:16:00 - 17:30

MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Iberê de Assis Júnior possui uma experiência profissional ocorreu de uma maneira bem diversa, como oficial do Exército (AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras), como empresário e agora como executivo. Iberê já participou de várias competições esportivas, inclusive três edições do Ironman, sendo o segundo brasileiro melhor colocado no Ironman USA, 2011. Sua palestra, focada no público universitário, aborda temas como superação, motivação, estratégia, trabalho em equipe, planejamento, metas, sempre associando as dificuldades da rotina de um executivo com as dificuldades encontradas no treinamento e nas competições.

Choice - Negócios Sociais - Um novo jeito de fazer negócios.

Horário:18h – 19h A CHOICE é um convite para universitários inquietos, inovadores ou empreendedores fazerem parte da nova geração que está mudando a forma de fazer negócios. É um movimento que começou com a primeira conferência de Negócios Sociais na América Latina focada em universitários. Trará para o Paraná Júnior 2012 a palestra "Negócios Sociais - Um novo jeito de fazer negócios".


Workshop

Centro Internacional de Inovação – C2i Horário:18h – 19h Compartilhar conhecimento é uma forma de melhorar o mundo. E essa é uma das grandes demonstrações do Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) em relação ao futuro da iniciativa privada que é um dos maiores protagonistas do desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Centro Internacional de Inovação (C2i) oferece produtos e serviços para empresas industriais paranaenses de todos os portes e todos os setores econômicos, preocupadas

em

aumentar

sua

produtividade,

sua

competitividade

e

a

sustentabilidade por meio do desenvolvimento de processos de inovação. Toda essa experiência com inovação e gestão da tecnologia será o tema da palestra ministrada pelo C2i.

Eduardo Almeida Palestra: No caminho da vitória. Hora: 18:00 às 19:00 Eduardo Almeida é publicitário (PUC), autor dos livros NO CAMINHO DA VITÓRIA e MEUS PAIS, MEUS MESTRES, MEUS LÍDERES. É pós-graduado em responsabilidade social (FGV), dinâmica da comunicação (Milão) e fundador da Universidade Livre para a Eficiência Humana. No campo das artes marciais é faixa preta em Aikido, Kempo e Kung-fu Shaolin e diretor de marketing da Federação Brasileira de MixMartial Arts.

Com a palestra no caminho da vitória,

Eduardo trará as grandes lições das artes marciais para se vencer na vida e nos negócios. Mostrando como algumas virtudes presentes nos maiores lutadores do mundo (no MMA e no mercado corporativo), podem e devem ser utilizadas como um caminho seguro para e vencer em qualquer área da vida.


Workshop

Palestra Magna

Palestra Magna

Rui Ventura Pró-atividade e Empreendedorismo Horário: 19:30 às 21:00 Desde muito jovem Rui Ventura apaixonou-se pela língua inglesa, e por ter tido professores excepcionais decidiu que um dia também seria lembrado e reconhecido por ser um professor excelente! Nunca mirou baixo, ao invés de limitar seu conhecimento em apenas uma metodologia e criar razões, optou cedo por trabalhar com várias franquias para ampliar seus conhecimentos. Ossos do ofício: Por ser procurado por muitos alunos com problemas pessoais, Rui aprendeu rápido que ser professor não era somente ministrar aulas e transmitir conteúdos, mas também, ser um ouvinte, um conselheiro, um terapeuta, e acima de tudo um amigo. Neste momento passou a estudar a fundo o funcionamento da mente humana. E havendo acumulando incontáveis horas de leituras, estudos e seminários na área de desenvolvimento da excelência humana; passou a ser conhecido não apenas pelas aulas, mas também pelos conselhos pessoais e terapias motivacionais de foco. Hoje já tendo ajudado algumas centenas de alunos a melhorar suas vidas particulares, Coach Ventura decide fundar a KAIZEN Ventura Desenvolvimento da Excelência Humana e Treinamento Pessoal, um veículo pelo qual pretende atingir pessoas em todos os cantos do país, ajudando-as a desenvolver seu potencial máximo e a trilhar caminhos de sucesso.. Rui Ventura trará para o Paraná Júnior 2012 a Palestra Pró-atividade e Empreendedorismo.


Reação

Como suas ações irão impactar a sociedade? O terceiro dia é voltado para

resultados. Ou seja, queremos mostrar com uma iniciativa pode se consolidar e ser reconhecida pelas outras pessoas, assim fazendo com que cada um deixe sua marca, independentemente do caminho que seguir depois do MEJ.

Nesse dias, serão

apresentados vários casos de sucesso, exemplos de pessoas que construíram sua marca e mostrarão sua trajetória para obterem o reconhecimento que possuem hoje.

Palestra Magna: Fundação Estudar e ALL Horário: 10h30 – 12h

A Fundação Estudar é o lugar ideal para quem pensa em transformar o Brasil. Criada em 1991, a Estudar é uma instituição sem fins lucrativos que apoia a formação de jovens brasileiros de alto potencial que inspiram e contribuem para transformar o Brasil. Com o intuito de ser um celeiro de transformadores e gerar um efeito multiplicador para o país, a Estudar aposta na transformação por meio do estudo e do conhecimento. Por considerar a inspiração através de exemplos de sucessos e referências, constitui uma comunidade de líderes de diversas áreas. Sua principal missão é investir no desenvolvimento do Brasil. A Fundação Estudar baterá um papo com Melissa Werneck, que assumiu como Diretora de Gente e Qualidade da América Latina Logística (ALL) em Dezembro de 2010. Ingressou na empresa em agosto de 1999, como analista de operações de logística. Passou pelas gerências de Marketing, Projetos Logísticos e Inteligência de Mercado e pela Unidade de Negócios do Mercosul. Antes, trabalhou na área de Logística da AMBEV. É graduada em Engenharia Química, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui mestrado em Administração de Empresas, com ênfase em Logística, pelo COPPEAD/UFRJ.


Talk Show 14h – 15h

Mini-Palestra

Élio Lazarotto Palestra: História de vida e solidariedade Horário: 14h – 15h

O bom velhinho existe, sim. Com CEP próprio nos Correios e "nome e sobrenome" registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Desde 1999, quando conseguiu realizar o sonho de ser um Papai Noel quase real, - em vez de trenó, voa num helicóptero - Elio Lazarotto já visitou mais de 500 cidades na região Sul do País entregando presentes, já respondeu mais de um milhão de cartas. E espalha sua lição de generosidade por onde passa, a cada Natal. O Papai Noel do Brasil presenteará o Paraná Júnior com sua bela história de vida. Mostrando que com solidariedade e persistência qualquer um pode superar as maiores adversidades e deixar sua marca na sociedade.

Pedro Melo Palestra: Resultados Horário: 14h – 15h Local: Auditório KPMG Pedro Melo é Presidente da KPMG no Brasil e membro do Conselho de Administração e do

International

Council

da

KPMG

International. Dedica-se à profissão desde 1981 e trabalha na KPMG desde 1985. Pedro Melo participa ativamente das iniciativas da profissão de Auditoria, atuando como membro do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).


Mini-Palestra

É um dos sócios responsáveis pela iniciativa da KPMG na área de governança corporativa, em que coordena as atividades do Audit Committee Institute (ACI).

Participa do programa anual de educação continuada organizado pelo

Departamento

de

Desenvolvimento

Profissional

da

KPMG.

É

formado

em

Contabilidade (1983) e Pós-Graduado em Análise Contábil-Financeira (1986). Na palestra, Pedro Melo contará um pouco da sua trajetória, conquistas e experiências, falando também dos ótimos resultados que a KPMG tem atingido nos últimos anos e qual foi o planejamento e as ações tomadas para a empresa estar no panorama atual.

Tiago Mitraud Palestra: O Líder Estudar Horário:14:00 às 15:00

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná, ex- membro da JR Consultoria, ex- presidente do Conselho da FEJEPAR ex- presidente da BJ e atual e atual Coordenador de Produtos da Fundação Estudar, Tiago Mitraud trará para o Paraná Júnior a palestra O líder estudar.

Quais as características de um transformador? Que competências tenho que desenvolver caso queira ser um líder que irá mudar os rumos da minha área de atuação? Reconhecida por identificar e formar lideranças transformadoras há mais de 20 anos, a Estudar traz ao Paraná Júnior o seu modelo de desenvolvimento de lideranças, contribuindo para que você esteja cada vez mais preparado para Deixar a sua Marca!!


Cases Cases III Horário: 15h15 – 16h

EJEP: Cold-call: como a prospecção ativa de clientes pode expandir sua marca no mercado Categoria: Prática interna Temática: Mercado

Estar em contato com o mercado e prospectar novos clientes são ações que requerem muita dedicação e responsabilidade. Na realidade de empresa júnior, muitas vezes tais práticas não acontecem por despreparo dos membros e também pela falta de uma técnica que faça a EJ atingir o seu mercado. Nesse contexto, percebendo que o número de projetos não supria as expectativas da equipe, a EJ em questão saiu da zona de conforto e buscou uma técnica que direcionasse a empresa para a consolidação no mercado, expandindo sua marca e gerando maior impacto na sociedade.

Tetris: RPPNM - Um projeto ambientalmente correto, uma parceria sustentável. Categoria do Case: Projeto Externo. Temática Relacionada: Terceiro Setor. O estabelecimento de Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) surge como um meio de conservação da biodiversidade zonas urbanas, a partir do ato voluntário do proprietário de transformar o seu imóvel uma Unidade de Conservação, com o objetivo de conservar ecossistemas nativos das cidades.


Cases

A prefeitura de uma cidade, pioneira na criação de RPPNM, em parceria com uma ONG passaram a informar e auxiliar proprietários de imóveis com potencial para serem transformados em reservas particulares. Uma das atividades realizadas pela ONG foi de buscar empresas que pudessem oferecer os serviços exigidos no processo de criação de uma RPPNM. O desafio da ONG era, com baixo orçamento, encontrar profissionais dispostos a executar tal projeto sem prejudicar o meio ambiente, mas sim preservá-lo. Diante disso, surgiu a parceria coma Empresa Júnior que aceitou o desfio de desenvolver um projeto ambientalmente correto.

PJ

Consultoria:

Sua

Instituição

de

Ensino

Superior pode ser o seu cliente: fidelizando um stakeholder estratégico Categoria: Projeto externo Temática: Primeiro Setor O presente case tem como objetivo apresentar o primeiro projeto externo realizado por uma Empresa Júnior (EJ) para a Escola de Engenharia (EE) da Universidade na qual está inserida. O objetivo do projeto foi o mapeamento e a documentação dos processos dos colegiados dos cursos de engenharia, o que resultou em um importante registro de informações que futuramente serviria para estruturar as atividades de uma Central de Atendimento, cujo objetivo seria unificar o atendimento aos alunos de todos os cursos de engenharia em um único órgão, trazendo um enorme benefício à comunidade acadêmica. Mais do que trazer resultados de qualidade e que realmente atendessem a demanda dessa Instituição de Ensino Superior (IES), a execução desse projeto tornouse muito estratégica para a EJ, uma vez que estreitou as relações com os professores das áreas de interesse da empresa e aumentou a visibilidade e credibilidade da mesma dentro da Universidade.


Cases

COEM Jr.: Otimizando a metodologia de gerenciamento a partir de um projeto de insucesso. Categoria: Case de Insucesso Temática: Projeto Externo Um projeto de desenvolvimento de produto de grande valor agregado, a ser lançado com urgência no mercado. Suas complexidades técnica e gerencial geraram complicações para a empresa, que não estava preparada para executar o projeto, trazendo consequências como prejuízo, além da insatisfação do cliente ao final do projeto. A falta de cultura no uso da metodologia de gerenciamento de projetos utilizada na empresa, aliada ao fato de que esta já se encontrava desatualizada, foram fatores cruciais para o insucesso do projeto. Com o impacto dos resultados negativos, a metodologia de gerenciamento de projetos foi revisada, dando-se maior enfoque à definição do escopo do projeto e ao atendimento das necessidades do cliente.


Rodada de Experiência

Rodada de Experiências Horário: 17h30 – 19h Para fechar a programação do Paraná Júnior 2012, teremos uma programação diferenciada. Pessoas com histórias diferentes e que deixaram sua marca na sociedade irão contar um pouco da sua trajetória, mas em uma rodada rápida, de 15 minutos. Cada palestrante trabalha em uma área de atuação diferente e irá falar um pouco sobre a sua história de vida, seus êxitos e sua jornada para alcançar os resultados que possui hoje.

Palestrantes Confirmados: Pedro Melo – Presidente da KPMG no Brasil Élio Lazzarotto – O Papai Noel do Brasil Fernando Gois - Fernando Francisco de Gois é o fundador e atual coordenador da Fundação Educacional Meninos de Rua Profeta Elias, criada em 1991, que reside atualmente em Quatro Pinheiros, região de Mandirituba, Paraná. A Fundação é uma ONG, sem fins lucrativos, inédita no Brasil e hoje referência no país e no exterior, fazendo parte do banco de dados da UNESCO, por meio de um relatório que revela trabalhos inovadores com jovens em situação de exclusão social e pobreza. Convidado para a Rodada de experiências Fernando, irá contar um pouco mais sobre suas experiências e como fez para deixar sua marca na sociedade.


Avisos

- A escolha da programação ocorrerá no dia 08/11 às 23h; - Confira o seu CPF e a sua senha com antecedência; - Os textos referentes aos resumos dos cases são de responsabilidade das próprias Ej’s que o escreveram; - Programação sujeita a mudanças

Parceiros


Contatos

Joyce Pires – Coordenadora Geral Cel: +55 41 9873 6003 coordenadoriageral@paranajunior.com.br Jorge Sanchez Cel: + 55 41 8837 6858 negócios@paranajunior.com.br Letícia Cristina Cel: + 55 41 9612 1003 programação@paranajunior.com.br Lucas Zagonel – Coordenadoria de Infra-estrutura Cel: + 55 41 9688 8871 infra@paranajunior.com.br Heloísa Antunes – Coordenadoria Financeiro Cel: + 55 41 9661 6105 financeiro@paranajunior.com.br Matheus Benato – Coordenadoria de Marketing Cel: + 55 41 9699 3880 marketing@paranajunior.com.br

Organização Paraná Júnior 2012 – Qual é a sua Marca? Curitiba, 07 de Novembro de 2012



Briefing