Issuu on Google+

PTV SE FORTALECE NO RELACIONAMENTO COM AS UNIVERSIDADES Nas universidades há um grande volume de resultados das pesquisas que precisam ser disponibilizados para a sociedade. A maioria com grande potencial de inserção no mercado. De acordo com Paulo Rogério Rodrigues, professor e diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, o PTV é uma excelente ferramenta para auxiliar na centralização das informações de tecnologias que a universidade poderá fornecer aos empresários. Paulo disse que ser uma das sedes regionais é extremamente importante. “Com a implantação do PTV podemos indicar com maior rapidez quem pode auxiliar as empresas da nossa região a expor e também buscar novas soluções tecnológicas”, acrescentou. O pesquisador da Unioeste Camilo

Freddy Mendoza Morejon salientou que a Lei de Inovação é um marco para a elaboração de estratégias focadas no desenvolvimento científico e tecnológico. Para ele, algumas consequências dessa implantação podem ser destacadas como o desenvolvimento regional sustentável, melhoria dos processos produtivos e a expansão do desenvolvimento para além das regiões metropolitanas. Ele acredita que o PTV deve auxiliar na inserção desses resultados no mercado. O pesquisador falou também da qualidade de vida da população paranaense, que pode ser melhorada com a implantação do PTV. A intenção da Unioeste é ajudar a atender as demandas das diversas indústrias da região, por meio do compartilhamento de infraestrutura e dos pesquisadores.

A parceria com o meio acadêmico é essencial, pois nesses espaços pesquisadores, professores e alunos analisam, estudam e desenvolvem novas ideias, novas soluções pensando no desenvolvimento tecnológico das empresas e assim podem contribuir com o crescimento econômico e social. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vão ser polos regionais de desenvolvimento tecnológico.

Fonte: www.seti.pr.gov.br

SISTEMA INTEGRADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E ENSINO SUPERIOR

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

35


Revista Parana Faz Ciência - Edição 1