Page 32

Valterci Santos

Os recursos públicos podem ser investidos tanto em infraestrutura na construção e reforma de edifícios, como também no apoio à pesquisa. Luiz Cézar Kawano, Coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná. Kawano: Fundo garante pesquisas

RETORNO GARANTIDO O Governo do Estado do Paraná está realizando pela primeira vez um estudo técnico para calcular o retorno dos investimentos no Sistema Estadual de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Os primeiros dados coletados mostram que de cada real aplicado, retorna aos cofres públicos pelo menos o dobro do valor. A expectativa do secretário é de que o retorno seja ainda maior, já que pela primeira vez o investimento em tecnologia é avaliado como atividade econômica. “Estamos estruturando uma nova matriz de desenvolvimento econômico, com a pesquisa e a inovação ligadas diretamente ao processo produtivo. Com isso agregamos valor tecnológico aos produtos e promovemos a qualificação de pessoal”, finaliza João Carlos Gomes.

PRINCIPAIS PROGRAMAS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO PARANÁ PARANÁ INOVADOR

POLOS TECNOLÓGICOS

Coordenado pela Unidade Gestora do Fundo Paraná – UGF/SETI, TECPAR e Fundação Araucária - responsáveis pelos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.

Implantação de sete polos tecnológicos tendo como base as universidades estaduais e os núcleos de inovação tecnológica.

PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO Atrai novos investimentos e projetos de expansão de empresas locais. A Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul é responsável por esse programa.

PARQUE TECNOLÓGICO VIRTUAL

Fundação Araucária

Plataforma que tem como função promover a cooperação técnicocientífica envolvendo a academia, governo e setor produtivo, visando a criação e permanência de empresas de base tecnológica.

PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS

Secretário João Carlos Gomes: retorno garantido dos investimentos

32

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

Assiste por meio das Universidades, mediante projetos de extensão e cultura, municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PR Destinado para quem quer iniciar um novo empreendimento ou modernizar um já existente.

EXCELÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR Investimentos nas Universidades estaduais em infraestrutura, recursos didáticos pedagógicos e qualificação de professores técnicos e universitários.

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO PARANÁ Consórcio universitário com meta de matricular 100 mil alunos no ensino a distância em cursos.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE DA EDUCAÇÃO BÁSICA Capacitação de Servidores Estaduais em cursos de graduação e pósgraduação stricto e lato sensu.

Revista Parana Faz Ciência - Edição 1  

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária - Ano 1 - Nº 01 - Outubro 2013 - Distribuição Gratuita

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you