Page 1

[RELATO DO EIXO MÚSICA] Autoria: Anacarla Cursino Senhorinho Função: Coordenadora pedagógica Instituição: Escola Nice Cahú Município: Jaboatão doa Guararapes - PE

Ao iniciarmos o eixo música, vimos que seria fascinante, pois as crianças são talentosas e traziam consigo variados repertórios musicais, como cantigas de roda e canções sertanejas, evangélicas e “bregas”. E como gostaríamos de trazer para este momento os instrumentos originais, conseguimos violão e flauta doce. Falando do desejo de mostrar às crianças os ritmos musicais com os sons dos instrumentos originais, descobrimos que um funcionário de nossa escola, o Eugênio, sabe tocar violão. Ele gentilmente se propôs a tocar e cantar com as crianças. Todas elas, muito empolgadas, mostraram um show em musicalidade, formando até trio sertanejo. Mais tarde, a mãe de duas crianças nos falou que não sabe ler, mas tem inspirações para compor hinos evangélicos. O funcionário Flávio também entrou na fantasia das crianças, mostrando que qualquer pessoa pode tocar. As professoras compraram alguns instrumentos de brinquedo e, novamente, o Eugênio cantou e tocou junto com as crianças, que demonstraram alegria, ritmo... Trouxeram sugestões musicais e acompanharam com harmonia os variados gêneros musicais. Sempre levamos as crianças para o pátio e com os instrumentos elas cantam, tocam, enfim expõem suas musicalidades... Utilizamos a biblioteca da nossa escola, onde, junto com as crianças, tocamos, cantamos e dançamos vários ritmos musicais. Vimos alegria no olhar das crianças e o envolvimento delas nas atividades propostas. Quando terminávamos a atividade, sempre a pergunta: “Tia, amanhã vamos tocar?”. Elas estavam sempre querendo mudar os instrumentos. Tivemos também o momento das produções das crianças, quando utilizamos a reciclagem, coletando latas para a confecção de tambores, instrumento este desejado por muitas delas. Foi excelente!


Oportunizamos às crianças diversas experiências artísticas, pelas quais tiveram a chance de produzir arte utilizando-se de colagem, pinturas e criatividade. Elas socializaram os materiais disponíveis, dançaram e trabalharam em equipe. Observamos grande concentração e empenho das crianças para deixar os tambores bem bonitos. Após a secagem dos instrumentos, as crianças tocaram, e pudemos sentir a satisfação delas em ver suas artes produzindo sons. Elas levaram suas criações para casa e algumas mães disseram que as crianças passaram o dia todo “fazendo barulho” com o tambor. Foi gratificante a realização do eixo música, pois descobrimos boiadeiros, tocadores, cantores, compositores... A nossa escola é um mar de talentos!


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.