Issuu on Google+


A Pousada de Selva Mato Limpo está localizada na Serra da Mantiqueira, em meio a generoso trecho de mata atlântica, na região do Serrote do Mato Limpo, com altitude que varia de 1.000 a 1.350 metros de altitude, no município de Rio Preto (MG), na Zona da Mata Mineira. O município de Rio Preto está situado no vale do Rio Preto, com rica história nos ciclos do ouro e do café. Durante o ciclo do ouro, a região ficou conhecida como "zona proibida", pois foi descoberta uma rota clandestina onde caravanas escoavam parte da produção de ouro das Minas Gerais, de forma a burlar o fisco. Por ocasião do ciclo do café, surgiram inúmeras fazendas, importantes e grandiosas, entre elas a Fazenda Santa Clara, de fascinante edificação, com exatamente 365 janelas e que, além da produção de café, dedicava-se também à reprodução de escravos.


A Pousada de Selva Mato Limpo desenvolve atividade turística na região de Rio Preto, sempre pautada na ética e na responsabilidade social. Em parceria com instituições renomadas, contribui para o desenvolvimento sustentável do turismo e a preservação da mata atlântica.

Em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, o Mato Limpo apoia, através de sua RPPN, a realização de pesquisa sobre o desenvolvimento da mata a t l â n t i c a : " A S F L O R E S TA S PARTICULARES COMO ELEMENTOS DA CONSERVAÇÃO REGIONAL NATURAL DA ZONA DA MATA MINEIRA".


Chalés de diversos tipos, que podem acomodar de uma a seis pessoas, dispostos no entorno das áreas comuns da pousada. Alguns dos chalés são adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Os chalés familiares são as maiores acomodações de nossa pousada. Acomodam com conforto até seis pessoas e contam com tv via satélite, frigobar, cama de casal e de solteiro no andar térreo e três camas de solteiro no mezanino superior.

Chalés térreos, individuais, que acomodam até quatro pessoas com conforto, dispondo de cama de casal, cama de solteiro, tv via satélite, ventilador de teto e frigobar. Chalés adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais.


Nas áreas comuns de nossa p o u s a d a c o n ta m o s c o m u m a estrutura completa para seu descanso e diversão. Dispomos de piscina de 25m (1), ótima para umas boas braçadas ou simplesmente para se refrescar com jogos aquáticos, piscina aquecida (4) interligada à relaxante sauna a vapor, academia (2), pista de caminhada, salão de convivência, sala de tv e salão de refeições (3). A recepção conta com lojinha de souvenir e conveniências (5), oferecendo artesanatos locais e da região da Zona da Mata Mineira, além dos quitutes caseiros produzidos na própria pousada.


São nove trilhas ecológicas em meio à mata atlântica, na Serra da Mantiqueira, com banhos em cachoeiras de águas cristalinas, cavalgadas, tirolesa, rapel, parede de escalada, piscina de 25m, piscina aquecida e Jeep tour.

www.matolimpo.com.br


Uma exclusividade no Mato Limpo é o Aquatrekking (1), uma trilha percorrida por dentro da água, com cerca de 700m de extensão e que passa por diversas cachoeiras de águas cristalinas.

Rapel (10) em meio à mata atlântica, com cerca de 18m de altura, tirolesa com 200m de comprimento e parede de escalada (11) com altura de 7m compõem nossas opções para os amantes d e esp o rtes verticais. Utilizamo s equipamentos e técnicas adequados à prática esportiva.


Situada na cadeia de montanhas conhecida como Serra Negra, no "Serrote do Mato Limpo", nos arredores da cidade de Rio Preto, o lugar é berço de águas que abastecem a bacia do rio Paraíba do Sul, sendo abundante a quantidade de riachos e cachoeiras, que encantam os amantes da natureza. Nos mirantes encontrados nos cumes das m o n ta n h a s , o s h o r i zo n te s s e agigantam aos nossos olhos e as câmeras fotográficas têm bons motivos para registrar incríveis cenários. Confira algumas modalidades de passeios e atividades disponíveis. Venha sentir o ar puro da montanha.


A abundância de água, característica da região, faz com que as cachoeiras sejam um dos maiores atrativos do passeio. Começamos com a Cachoeira do Mato Limpo (1), localizada a apenas 150m da sede da pousada, escondida em um trecho de mata atlântica primária e de fácil acesso ao público. No entorno da propriedade, a aproximadamente 2,5 km, pode ser realizado o Jeep tour à Cachoeira do Zenir (2), uma queda d'água com cerca de 30m de altura. Finalizando, temos o trekking à Cachoeira da Água Amarela (3), com queda de cerca de 50m e a coloração incomum da água, que sugere nome ao lugar, além de gruta com aproximadamente 120m de comprimento.

Em virtude da composição quartzítica, o solo da região proporciona a formação de grutas e cavernas, decorrentes do processo erosivo causado pela abundância das águas, que esculpem cuidadosamente seus caminhos pela rocha. Dentro dos limites do Mato Limpo, temos a Grota dos Macacos (7), com uma trilha de 600m de extensão que margeia a parede de formação rochosa em meio à mata atlântica primária. No entorno, encontramos a Gruta da Água Amarela (8), vizinha à cachoeira de mesmo nome e que possui mais de 120m de comprimento pelo interior da montanha. Temos ainda a Gruta do Funil (9), localizada no Vilarejo do Funil e que abriga um atrativo especial: dentro da gruta, envolta em histórias e lendas da região, existe uma igreja, construída em homenagem à padroeira do lugar. O nome "Funil" deve-se ao fato de que o ribeirão desaparece debaixo da terra, diante de uma montanha, para ressurgir cerca de 200m adiante, depois da montanha. O local onde a água inicia sua passagem subterrânea é conhecido como "Funil".


Como chegar...


Pousada de selva Mato Limpo