Page 20

Nosso Portfólio

Nosso Portfólio

4

4 A ePharma cuida para diminuir os riscos à saúde dos seus colaboradores. Um dos maiores desafios da medicina é engajar as pessoas na prevenção das doenças. Além de prolongar a saúde, essa mudança reduz o custo dos tratamentos. Implementar esse princípio em grande escala é o papel do sistema de Gestão de Risco em Saúde (GRS), uma solução completa de gerenciamento da saúde voltada para operadoras de saúde, empresas, governo e outras instituições. O serviço faz o monitoramento da população coberta em relação a diversos aspectos da saúde. O objetivo é promover hábitos saudáveis, identificar riscos e estimular o diagnóstico e o tratamento das doenças, sobretudos as crônicas, que costumam agir em silêncio por um bom tempo e aparecem já em estágio avançado. Médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros atuam em conjunto para minimizar os fatores de risco e promover bons hábitos, em ações no local e também por atendimento virtual. Campanhas e suporte para combater sedentarismo, má alimentação, estresse e tabagismo são alguns dos instrumentos utilizados, assim como vacinação e orientação em relação ao uso de medicamentos.

O programa é realizado em torno de metas e indicadores pré-estabelecidos, o que permite avaliar constantemente os resultados. O retorno do investimento ocorre na forma de diminuição do custo global para as operadoras de saúde e no aumento da produtividade, disposição para o trabalho e redução de despesas médicas para as empresas contratantes.

36

Minha vida é uma luta contra a insuficiência renal. Meu plano de saúde, a Promédica, me oferece há alguns anos um acompanhamento especial por profissionais da ePharma. Eles entram em contato comigo uma ou duas vezes por mês para saber da evolução do meu quadro e me dar orientações. A frequência dos contatos varia conforme o tratamento. Recentemente, fiz transplante de rim, e o acompanhamento ficou ainda mais próximo. Muitas das coisas que eu aprendo com eles acabo transmitindo a outros pacientes. José Vasconcelos de Freitas, beneficiário do GRS-ePharma e presidente da e presidente da Renal Bahia – Associação Defesa dos Pacientes Crônicos Renais da Bahia.

37

Anuário 2014  
Anuário 2014