Page 16

Nosso Portfólio

Nosso Portfólio

4

4 A ePharma cuida para que os pacientes continuem se tratando com os seus medicamentos. Manter a adesão de pacientes ao tratamento de doenças crônicas é um interesse que une todas as partes do sistema de saúde. Muitas patologias não apresentam sintomas imediatos, mas, sem os devidos cuidados, provocam perdas irreversíveis a longo prazo. Trazem enormes prejuízos para a qualidade de vida da pessoa e aumentam os custos médicos. Uma das ferramentas para ampliar a adesão aos tratamentos são os programas de relacionamento com pacientes. Mantidos pela indústria farmacêutica, esses programas fornecem descontos em busca da manutenção da terapia. Desde 2002 a ePharma atua nesse segmento por meio do Follow, um conjunto de serviços que permite cadastrar os pacientes e autorizar a compra com desconto nas farmácias. Além dessa parte operacional, fornece relatórios essenciais para controlar e avaliar a eficácia do programa. A empresa está trabalhando para ampliar essa prestação de serviço e lançará o Follow 3.0 em 2015.

A rede de 21.889 pontos de venda conveniados e conectados ao sistema autorizador representa um importante diferencial competitivo da ePharma para atender esses clientes. A nova versão terá mais instrumentos de interação com os pacientes, além do cadastramento e do desconto. Incluirá, por exemplo, serviços de orientação por telefone e outros mecanismos para estimular a manutenção do tratamento.

28

Produzimos remédios de uso contínuo, receitados por médicos. Esses tratamentos costumam pesar no orçamento, e muitos pacientes acabam desistindo. Para manter a adesão, criamos programas com descontos e outras condições especiais para pacientes, que continuam no tratamento, e todos saem ganhando. Escolher o parceiro para administrar esse tipo de programa é uma decisão muito importante, porque, para o paciente, a marca que aparece é a do medicamento. Ele não sabe que existe outra empresa cuidando do programa. Escolhemos o Follow, da ePharma, porque conhecemos a qualidade do atendimento. Hoje, temos programas para cinco diferentes medicamentos.

Marcelo Pinto Guedes, gerente corporativo de negócios da Apsen Farmacêutica.

29

Anuário 2014  
Anuário 2014