Page 1

1


2


Editorial

Uma nova experiência de compra O conceito de Drive-Thru é familiar para o brasileiro e bastante utilizado, especialmente na comercialização de alimentos fast food. E se de repente essa proposta fosse levada às papelarias? É o que se propõe o aplicativo Keepz, que tem o propósito de transformar qualquer negócio em um atendimento rápido e eficiente. O Drive-Thru Inteligente é um canal de vendas para os lojistas otimizarem os seus negócios e divulgarem os produtos para novos clientes por meio de uma plataforma web e interativa. Para os consumidores, proporciona agilidade e praticidade, facilidades que culminam na fidelização. O empresário Alexandre Trentini, responsável pela criação do aplicativo, é o nosso entrevistado nessa edição e traz os detalhes do funcionamento da solução, os diferenciais e benefícios proporcionados. Tem muitas novidades chegando nas salas de aula e apresentamos aqui algumas delas, como as pastas, tesouras e lapiseiras, que sempre são aprimorados para oferecer as melhores experiências aos usuários. Em alta, os quadros negros deixaram o ambiente escolar e ganharam ainda mais importância nos últimos anos. Viraram peças decorativas e estão nos mais diversos estabelecimentos comerciais e até mesmo nas residências. Mas, eles não estão sozinhos, tem os quadros verdes e os brancos; e nós fomos conferir as atuais tendências. Também fomos checar as embalagens e os cartões natalinos, afinal a mais importante data comercial está quase chegando. Boa leitura!

Paschoal Sabatine

Expediente DIREÇÃO Paschoal Sabatine paschoal@topbrasileditora.com.br PUBLICIDADE Marco Aurélio vendas1@topbrasileditora.com.br (11) 3271-5867 JORNALISTA RESPONSÁVEL Lia Freire (MtB 30.222) redacao@topbrasileditora.com.br PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO ClStudio Produção Gráfica Cristiana Lacutissa Whats (11) 9 9604-7300 (17) 99653-4432 producao@topbrasileditora.com.br CAPA Patricia Chammas patriciachammas@yahoo.com.br

ADMINISTRAÇÃO Av. Alcântara Machado, 924 cj. 03 – Brás CEP 03102-001 – São Paulo Fone (11) 2306-1246 www.topbrasileditora.com.br

A Revista Papelaria e Negócios é uma publicação mensal da Top Brasil Editora dirigida a lojistas e fornecedores de artigos para papelaria e informática. Circulação nacional.

O conteúdo dos artigos e as declarações textuais contidas nas reportagens da Revista P&N são de responsabilidade dos articulistas e entrevistados.

3


Sumário

06

10 16

18 26 36 42

Entrevista

O empresário Alexandre Trentini explica o que é e como funciona o aplicativo Keepz, o Drive-Thru Inteligente das papelarias.

Categoria de Produto As inovações nas lapiseiras.

Fornecedor Cadersil apresenta a sua coleção 2020 de cadernos.

Tendência

No segmento de pastas, as versões escolares ganham destaque.

Novidades

Soluções para se comunicar e se expressar. Os quadros e as lousas.

Vitrine

As práticas e modernas tesouras.

Prateleira Especial

As opções em cartões e embalagens para o Natal.

44 4

Seções

GIRO

E&P


5


Entrevista

Keepz: o Drive-Thru Inteligente das papelarias De um lado, comodidade e conforto para os consumidores, de outro, um novo canal para realizar vendas e captar novos clientes

A

pós uma experiência frustrante de uma compra que não se realizou em virtude da demora no aten-

dimento, o empresário Alexandre Trentini saiu daquela situação inconformado e começou a pensar o que poderia ser feito para que as pessoas pudessem adquirir de uma maneira rápida o que precisavam. Assim nasceu o aplicativo Keepz, com o propósito de transformar qualquer negócio em um atendimento rápido e eficiente. O Drive-Thru Inteligente é mais um canal de vendas para os lojistas otimizarem os seus negócios e divulgarem os produtos para novos clientes por meio de uma plataforma web e interativa. Para os consumidores, o Keepz proporciona agilidade e praticidade, facilidades que culminam na fidelização.

Revista Papelaria & Negócios – O que é o Keepz? Alexandre Trentini – É o aplicativo que transforma os negócios em um atendimento rápido. Chamamos de Drive-Thru Inteligente. Com ele o consumidor escolhe o estabelecimento, seleciona os produtos que quer comprar, a forma de pagamento e retira o seu pedido em poucos minutos, economizando tempo e dinheiro em suas compras. Não é preciso encarar filas ou procurar lugar para estacionar o carro. Basta fazer o pedido, usando o smartphone, passar na loja e retirar o(s) produto(s).

Revista Papelaria & Negócios – Quais as vantagens do Keepz para as papelarias? Alexandre Trentini – Além de ser um novo canal de vendas e captar novos clientes, o Keepz ajuda na divulgação dos produtos, minimiza o tempo ocioso dos colaboradores, não há cobrança de taxas nos produtos, é replicável para as outras lojas ( caso seja uma rede), há uma ampla divulgação da ferramenta nas redes sociais e permite ao lojista receber os valores das vendas diretamente na conta da empresa e sem burocracia. Criamos um novo canal de vendas para o lojista, então, basta ele trabalhar divulgando o seu estabelecimento e o aplicativo, que conseguirá atingir valores ainda não esperados. O que sugerimos é praticar um desconto/ cupom e vender aquilo que já vende na loja física, com uma

“Além de ser um novo canal de vendas e captar novos clientes, o Keepz ajuda na divulgação dos produtos e minimiza o tempo ocioso dos colaboradores”, Alexandre Trentini.

margem melhor para o cliente e atrair personas diferentes.

Revista Papelaria & Negócios – Como funciona para os consumidores? Alexandre Trentini – É preciso baixar o aplicativo Keepz no smartphone, depois basta selecionar, através do mapa ou de uma lista, o estabelecimento comercial do qual queira

6


Entrevista 1 a 50 lojas e um segundo grupo para redes com mais de 51 unidades. No primeiro caso, a mensalidade é de R$79,90 por loja e acima de 51 lojas, R$59,90, sem fidelização. Nestes valores estão O consumidor faz o pedido pelo smartphone a caminho de casa ou do trabalho e retira na loja, em poucos minutos.

inclusos todo o suporte, inserção dos produtos, manutenção, alteração de preços etc.

Revista Papelaria & Negócios – Como funciona o cadastramento da loja? Alexandre Trentini – Basta acessar a página (www.keepz. com.br/empresa) e fazer o cadastro com os dados do estabelecimento: nome da empresa, tipo do negócio, site, endereço, cidade, estado, responsável, telefone e e-mail. A equipe Keepz entrará em contato solicitando a lista de produtos, descrições, quantidades, preços e imagens. Em algumas horas já é possível começar a vender por meio da plataforma. Os lojistas não precisam se preocupar em manter colaboradores para operar a plataforma. Nossa equipe fica à disposição e faz todo o processo para os estabelecimentos. Quando, por exemplo, for preciso fazer alguma alteração, seja para subir algum produto novo e/ou mudar um preço, atuamos em até quatro horas.

Através de indicadores visuais e sonoros, o painel de pedidos auxilia o estabelecimento em todo o processo, desde a separação até a entrega do pedido.

Revista Papelaria & Negócios – Há alguma limitação na quantidade de cadastro de produtos? Alexandre Trentini – Não temos limites. Mas, devemos entender o lado do cliente, uma vez que não somos um e-commerce e sim um marketplace. A ideia é subir todos os SKU’s das lojas, porém, recomendamos que semanalmente se trabalhe entre 100 e 200 itens em promoção.

adquirir o produto. Ao entrar no estabelecimento,

Revista Papelaria & Negócios – Como se dá o acesso do lojista ao aplicativo? Alexandre Trentini – Há três perfis para se logar no sistema:

seleciona o(s) produto(s) e a quantidade, finaliza o

atendente, gerente e proprietário. O atendente possui a permis-

pedido com a opção de incluir o CPF. O pagamen-

são de abrir a loja. Imagine a seguinte situação: ele chega pela

to pode ser realizado com cartão de crédito, em

manhã, abre a loja física, vai até um celular, tablet ou computa-

transação on-line, ou então, com dinheiro, cartão

dor e efetua o login na página do Keepz e pronto! Basta aguar-

de débito ou crédito, estes três últimos no local. O

dar os pedidos e atendê-los. O segundo perfil, do gerente, tem a

estabelecimento recebe o pedido e o cliente passa

permissão de entrar no modo de configurações, pode cadastrar

a monitorar sua compra para realizar a retirada.

novos produtos, mudar preços, visualizar relatórios, administrar

Revista Papelaria & Negócios - Quais são os planos oferecidos pela Keepz para as lojas? Alexandre Trentini – Temos um plano, que contempla duas possibilidades: para quem tem de

8

usuários do sistema etc; já o perfil do proprietário, consegue visualizar as mesmas informações do gerente, porém, caso ele possua mais de uma loja, tem acesso a cada unidade. Todas as informações ficam à disposição do lojista, que controla o que foi vendido, rejeitado, não entregue etc. É possível


acompanhar todos os pedidos em tempo real de qualquer

Alexandre Trentini –

Hoje, no Brasil, esta-

dispositivo conectado à Internet. Através de indicadores,

mos caminhando para mudar esse mindset nas

visuais e sonoros, o painel de pedidos auxilia o estabeleci-

pessoas. Esse é o maior desafio. Quando falamos

mento em todo o processo, desde a separação até a entre-

de delivery todo mundo sabe o que é. Agora,

ga do pedido.

quando falamos de Drive-Thru, as pessoas asso-

Revista Papelaria & Negócios – O consumidor tem como programar a retirada da compra? Alexandre Trentini – Não. Ainda não temos essa opção.

ciam às lanchonetes de hambúrgueres. Não tenho dúvidas de que assim que os consumidores aprenderem que podem comprar o que desejam,

Trabalhamos no formato pickup order, drive-thru inteligen-

onde estiverem, virará uma tendência. Os lojistas

te e click collect, ou seja, atendemos a seguinte situação:

precisam promover isso também, convertendo

o cliente está em um local, ponto A, se deslocando para o

os seus clientes off line em clientes on-line.

ponto B e nesse trajeto oferecemos a possibilidade e agilidade dele retirar a(s) mercadoria(s) que comprou, minutos antes, de maneira on-line.

Revista Papelaria & Negócios – Qual é a sua análise sobre a cultura do drive-thru no país? Estamos falando de uma tendência?

Revista Papelaria & Negócios – As papelarias estão mostrando interesse neste canal? Alexandre Trentini – Sim. Tivemos muitos interessados, estamos fazendo todos os ajustes que eles vêm solicitando para entrarmos de vez nessa vertical.


Categoria de Produto

A evolução das lapiseiras Item de valor agregado dentro da categoria de instrumentos de escrita, as lapiseiras são submetidas a constantes inovações e atendem a diferentes perfis de consumidores

“P

rodutos personalizados, com

embasadas em dois aspectos: facilitar o manuseio e criar

variedade de estilos, cores e

uma identidade entre os usuários, em razão disso, a em-

um belo design, associados ao

presa focou em trabalhar as cores e os formatos, investindo

conforto na escrita são as principais evo-

nessa temporada na ampliação das cores em tons pastel e

luções alcançadas nas últimas coleções de

no uso da tecnologia grip Ergo, facilitando a pega correta,

lapiseiras”, declara o Supervisor de Novos

com mais conforto e maior controle na escrita.

Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi.

Atendendo a tendência dos tons pastel, a TRIS Tech

Um dos principais players do mercado ca-

Pastel está entre os lançamentos, com zona de manuseio

derneiro, a empresa cada vez mais aposta

antideslizante, ponta, clip e tampa metálicos, borracha

na diversidade do seu mix e dentre as op-

embutida e corpo triangular. Já a TRIS Super Cute garante

ções de produtos estão as lapiseiras.

mais resistência na escrita com o traço 2.0mm, apontador

As novidades deste ano seguem as

no topo e cores sortidas em estampas de poás e listras. A

principais tendências do mercado, como

praticidade é encontrada na versão TRIS Ergo que vem com

os tons metalizados da nova linha Metallic;

a tecnologia do grip Ergo, facilitando a pega correta, com

as cores vivas da coleção Summer; o for-

mais conforto e maior controle na escrita, em cores sorti-

mato diferenciado e divertido da lapiseira

das e ponta retrátil. Tem também a TRIS Signature A100,

Cactus; e a nova cor aqua da i-Point. “In-

com design exclusivo, acabamento sofisticado,

vestimos na maciez para proporcionar um

estrutura interna, ponta, tampa e clip de

excelente desempenho e uma escrita con-

metal, textura antideslizante, bor-

fortável. Além da qualidade, também nos

racha interna e traço de 0.7mm.

preocupamos em oferecer um item bonito,

“Acreditamos que até mes-

baseado nas principais tendências do mer-

mo dentro das tendências é

cado, com cores e estampas modernas que

importante diversificar

agradem todos os tipos de consumidores”,

para que os con-

reforça Douglas. Formato lúdico na nova lapiseira da Tilibra.

Sortimento de cores e formatos No portfólio da marca TRIS, da Summit, as principais evoluções apresentadas estão

10

Cores vivas ganham destaque na coleção Summer e os tons metálicos na linha Metallic, ambas da Tilibra.


11


Categoria de Produto

O tom pastel chegou na linha da TRIS.

sumidores possam escolher o que melhor

seus produtos, a BIC® inves-

encaixa com as suas necessidades. Por isso,

te nos aspectos estéticos, nas

em nossa nova coleção ampliamos as cores

cores, no design, nos formatos

que se destacaram no último ano, criamos

e nas questões de qualidade e

estampas superfofas, versões mais sofisti-

durabilidade. Na categoria de

cadas e aumentamos as opções de traço”,

lapiseiras, a empresa oferece

cita a Especialista de Marketing da TRIS,

produtos para todas as ne-

Vanessa Moreno.

cessidades e de acordo com

As cores suaves também chegaram

a faixa etária. “A BIC® é uma

na linha shake, da Leo&Leo, produzi-

marca que busca oferecer so-

da pela Leonora. A novidade passou a

luções engenhosas, acessíveis

fazer parte da coleção “Pastel Trend”.

e práticas aos consumidores.

Além das novas cores, a lapiseira vem

No mercado de lapiseiras não

com acionamento da grafite por movi-

é diferente. Nos últimos anos,

mento, bastando sacudi-la e grip em-

a tendência tem sido a versa-

borrachado para garantir o conforto

tilidade e durabilidade tanto

na pegada. O produto vem nas versões

da lapiseira em si quanto das

0.5mm e 0.7mm em potes em 24 unidades.

minas de grafite que as acompa- uma linha em tom pastel

Tem também a lapiseira técnica Triangular

nham”, esclarece o Gerente de Pa-

da marca Jocar Office. Repaginada, em di-

pelaria da BIC®, Daniel Bellon.

versas cores, seu corpo é triangular, possui

Conforto na escrita com a tecnologia grip Ergo, da TRIS.

é a Leo&Leo. A novidade faz parte da coleção Pastel Trend.

Em sua linha tem a coleção Ve-

borracha na ponta e seu clip é de metal. As

locity com a lapiseira Velocity Grip, que apresenta design

lapiseiras chegam aos pontos de venda em

diferenciado, além de diversidade de cores. Disponível nas

embalagem do tipo blister com uma uni-

pontas 0,5 e 0,7 mm, vem com grip emborrachado, permi-

dade e tubo de mina de grafite gratuito ou

tindo mais controle e conforto durante o uso. Outra opção

em caixa com 12 unidades.

é a Criterium, que tem ponta metálica, além do sistema de

Explorando o universo das cores, a Mo-

amortecimento, que proporciona mais durabilidade e con-

lin desenvolveu a multicolorida lapiseira

forto. E, para completar, a Shimmers com corpo hexagonal

Fantastic 2.0 m, que vem com apontador

e translúcido, de alta resistência, além de contar com uma

para facilitar o uso e possui grip macio.

vasta paleta de cores.

Tem também a opção no tom pastel em quatro cores. Essa versão com grafite 2.0m permite que as lapiseiras sejam utilizadas pelas crianças, desde o ensino fundamental já que confere mais firmeza à escrita. “E o nosso grande lançamento para a temporada são as lapiseiras japonesas, TLG e NPX, ambas 0.7mm em lindas cores e que agradarão a todos, com borrachas telescópicas, possibilitam que a informação do tipo da grafite seja estampada em sua tampa”, explica Lilian Thomazetto, da área de Desenvolvimento de Produto da Molin. Sempre em busca de inovação dos

12

Quem também conta com

As lapiseiras técnicas com corpo triangular, da marca Jocar Office, foram repaginadas e chegam em diversas cores.


13


Categoria de Produto Multicolorida, a lapiseira Fantastic 2.0 m, da Molin, vem com apontador para facilitar o uso.

A Trident lança quatro modelos de lapiseiras artísticas para grafites 5,6 mm da marca austríaca Cretacolor.

Para uso artístico Focada em atender o mercado de desenho, pintura e artes, a Trident lança quatro modelos de lapiseiras artísticas para grafites grossas de 5,6 mm (lápis integral) em diferentes composições da grafite: carvão vegetal pastoso da Linha NERO, pastéis coloridos em tons sanguíneos e sépia, grafite 4B, carvão natural e o famoso grafite de pastel oleoso branco em tom pastoso brilhante; além de um modelo para grafite de 2.0mm. Ambas as novidades são da marca austríaca Cretacolor. “Temos grafites em várias graduações para atender as diferentes necessidades dos usuários, desde as macias, que deixam mais resíduos no papel e produzem traços mais marcantes, aos mais duros para traços finos e delicados”, esclarece o Diretor da Trident, Sérgio Del Porto Negraes, acrescentando que para este O grande lançamento da Molin para a temporada são as lapiseiras japonesas, TLG e NPX, ambas com ponta 0.7mm.

14

mercado de artes, vem sendo crescente a demanda por lapiseiras devido à praticidade e limpeza durante o uso, além do apelo à preservação da natureza, uma vez que não é utilizada a madeira do lápis comum.

A BIC® investe nos aspectos estéticos, nas cores, no design, nos formatos e nas questões de qualidade e durabilidade.


15


Fornecedor

Há 26 anos produzindo cadernos e artigos escolares, a Cadersil possui o maior parque fabril, do seu segmento, nas regiões Norte e Nordeste.

Cadersil: a cada coleção, novos desafios A dinâmica do mercado e os diversos perfis dos consumidores desafiam a equipe de desenvolvimento

16

P

ara a sua coleção de cader-

cadernos. Os miolos, por exemplo, vêm com menos inter-

nos 2020, a Cadersil renova

ferências gráficas, as cores das pautas transitam por cores

as linhas já consagradas,

como preto e lilás nas linhas femininas, já os arames tendem

aposta em temas inéditos e para fu-

a ter cores menos vibrantes, mesmo os de tons metalizados.

gir da tão acentuada sazonalidade

Outros elementos como as cartelas de adesivos, as bolsas

deste segmento, investe em forma-

pockets, as divisórias e os editoriais acompanharão a mes-

tos como o colegial e planners.

ma tendência das capas. Os tons pastel ganham relevância

O Analista de Marketing da em-

neste ano, confirmando que as cores suaves conquistaram

presa, Laércio Barros, afirma que

de vez os estudantes e estão presentes em diversos itens

capas com layouts modernos e

escolares. “O mercado está mais dinâmico e estamos aten-

contemporâneos, contextualizados

tos às mudanças e novos perfis de consumidores para in-

com os fatos do cotidiano, com uma

corporar rapidamente as novidades e atender as demandas

pegada lifestyle, são os novos ‘que-

no time adequado”, declara.

ridinhos’ entre os públicos adoles-

Laércio ressalta que o desafio está em detectar os tar-

cente e jovem adulto. Esta mesma

gets que se deseja atingir para, então, identificar os produ-

interpretação pode ser feita para

tos e temas que atenderão esses consumidores. Além disso,

as demais partes que integram os

é preciso analisar as reais viabilidades de produção e co-


mercialização. “A fragmentação das audiências cria nichos bem diversificados, exigindo que a produção em escala seja ainda mais precisa, com todos os parâmetros que possam nortear as etapas de criação, produção, validação, negociação e ações de ativação.” Sobre as expectativas de vendas da coleção 2020, a Cadersil vem cheia de novidades para o volta às aulas com aproximadamente 40 linhas que vão desde a infantil, teen/ jovem, office até a tradicional, segue otimista e sente que o mercado também está aberto às novidades e aos bons negócios. “Acreditamos que será um volta às aulas baseado em projeções de crescimento, com a ampliação do nosso market share em diversos segmentos, pois temos um amplo A linha infantil, A Turma do Sítio, é uma das novidade no mix 2020.

mercado para desbravar em conjunto com os lançamentos de novos produtos em nosso mix, como os cadernos no tamanho colegial e os planners, além dos lançamentos de linhas infantis como A Turma do Sítio e a renovação das coleções já são sucesso, como Bella, Ma Chérie, Natureza em Nuances, Sweet Garden, Hot Machine e Medieval”, conclui Laércio.

Coleções de sucesso são renovadas como Ma Chérie, Natureza em Nuances e Medieval.

Os planners ganham destaque no novo portfólio.

17


Tendência

As pastas para o universo

escolar

Diferentes cores, temas e diversidade

P

resentes no cotidiano dos estudantes, as pastas acompanham as tendências dos demais artigos escolares e ganham as cores da moda, estampas e te-

máticas que são a sensação do momento, além de outros atrativos. As peças estão mais resistentes e há versõespara todos os perfis de consumidores e necessidades. Com seis modelos de pastas, disponíveis nos formatos grampo, faqueta, catálogo, aba elástico, canaleta e em “L”, a Tilibra oferece pastas mais resistentes e coloridas. Os atuais lançamentos são as pastas aba elástico em cinco opções de cores: as vibrantes amarela, verde, vermelha e azul, além da transparente; e a pasta catálogo com envelopes finos e visor de identificação. “Os modelos resistentes e a variedade em cores são os principais destaques em nossas atuais linhas”,

A marca Neon, da Tilibra, traz modelos com textura em camurça.

As pastas aba elástico da Tilibra chegam em diferentes cores.

18


destaca o Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi.

Tons pastel O tom pastel ganha evidência na linha da Alaplast que desenvolveu pastas Aba Ofício e Multiondas, produzidas em polipropileno, no azul, verde e rosa, compondo a Coleção Tons Pastel. Quem também aposta nesta tonalidade é a Polycart em sua tradicional linha confeccionada em cartão duplex, que ficou visualmente mais atrativa com a chegada das cores mais claras. O fabricante lembra que as pastas em cartão exercem uma forte influência entre as pessoas preocupadas com a evolução dos produtos que não são biodegradáveis. Com um amplo mix de pastas em diferentes tamanhos, formatos e cores, a Yes investe em

Em sua tradicional linha confeccionada em cartão duplex, a Polycart também aposta nas cores suaves

19


Tendência

O tom pastel ganha evidência na linha da Alaplast que desenvolveu pastas Aba Ofício e Multiondas.

modelos que tragam praticidade à rotina sem deixar de lado a alegria e a vibração das cores. “Estamos lançando diversos modelos de pastas e fichários em tons pastel, tendência que tem se mantido em alta e deixando as coleções ainda mais lindas. Também prezamos sempre por materiais de qualidade e resistentes, com acabamento sofisticado. Nossos elásticos, por exemplo, são de silicone”, conta a Assistente de Publicidade e Propaganda da Yes, Érika Lima Menezes, acrescentando que o conceito da papelaria “fofa” se mantém em alta, por isso, a marca também está atenta a desenvolver produtos que “conversem” com essa tendência.

Tons pastel e vibrantes. A YES investe em um amplo e colorido mix.

20


21


Tendência As práticas pastas sanfonadas também são uma excelente opção para os estudantes organizarem seus trabalhos e documentos. Linha licenciada da DAC.

Plásticos coloridos e versões licenciadas A principal novidade da DAC para a temporada 2020 são os registradores com lombo de 40 mm da marca Capricho. Foram desenvolvidas três opções de estampas com aplicação de verniz localizado e hot stamping na capa e contracapa. As pastas contam com duas argolas, ferragem fixa, presilha de metal com botão de alta precisão e cantoneiras niqueladas. Outro destaque no portfólio da DAC são as pastas catálogo com envelopes plásticos coloridos neon, sem atrapalhar a leitura. A coleção Color Bubble vem nas cores rosa, laranja e amarelo vibrante. As licenças também ganham importância na linha da DAC

Uma nova linha infantil, em duas versões, é apresentada pela Dello.

22


com versões para o público infantil e teen, feminino e masculino, com um total de 30 coleções, dentre eles, têm Mickey, Minnie, Avengers, Hulk, Capitão América, Harry Potter, Batman, Mulher Maravilha, Slime, Miraculous, PlayStation, Super Mario, PJ Masks, Bubu e as Corujinhas, Turma da Mônica, entre outros. “Gostaríamos de aproveitar para apontar aqui não propriamente uma pasta, mas o suprimento das pastas. Como somos líderes de mercado em envelopes plásticos, temos um desenvolvimento constante e este produto atende à demanda das pastas catálogo, registradores AZ e das pastas grampo trilho. Nossos envelopes são de polietileno, material flexível que não amassa com facilidade, 100% transparentes, em vários tamanhos e espessuras”, esclarece Claudineia Prado, da área de Marketing da DAC.

A linha Stone é confeccionada em polipropileno, com acabamento e impressão offset, que imita o marmorizado.


Tendência

Alta resistência Resistência é uma característica bastante importante quando o assunto são os artigos escolares. Pensando nisso, a Waleu deAs pastas rígidas da Waleu são feitas em material super-resistente e impermeável.

senvolveu uma linha em material super-resistente e impermeável, além de contar com trava para proteger os documentos. As pastas rígidas da Waleu estão disponíveis em quatro opções de cores: cristal, fumê, branca e o lançamento na vibrante cor rosa.

Toque marmorizado e fragrâncias Uma nova linha infantil, o marmorizado para o ambiente escolar e o acabamento em glitter com fragrância são os principais destaques da Dello. Para o público infantil, o lançamento é composto por maleta e pasta aba nas versões: Mundo da Lua (temática de foguetes) e Doces Felinos (temática de gatinhos). Outra novidade é a linha Stone, confeccionada em polipropileno, com acabamento e impressão offset, que imita o marmorizado, levando essa tendência para o ambiente escolar. A coleção tem pasta aba, sanfonada, “L” e fichário. E, a Secrets, com pastas aba, sanfonada e estojos, possui acabamento em glitter e fragrância em cada peça. “A nossa aposta para o próximo ano é instigar mais de um sentido. O toque, No portfólio da DAC, os registradores e as pastas catálogo ganham versões licenciadas.

já estamos trabalhando faz um tempo e agora chegou a vez do olfato. A nova linha Secrets, composta por três cores, é com brilho e cheiro. Uma fragrância ímpar para marcar mais um importante avanço no segmento”, justifica a Coordenadora de Marketing da Dello, Jéssica Souza.

24


25


Novidades

A comunicação com eles:

Quadros e lousas Novas possibilidades, novos mercados, novos produtos

mente, ao contrário do que muitos imaginavam, os tradicionais quadros, inclusive os negros, estão em alta e o uso se expandiu, sendo considerados peças decorativas. Tradicional marca de quadros e lousas, a Stalo apresenta os novos quadros para giz líquido, com superfície que garante a melhor experiência durante a escrita e apagabilidade, não deixando manchas. Outro lançamento de destaque é o quadro vitrine, pegando carona na onda retrô que o mercado experimenta atualmente. “Vitrine é um quadro de aviso com portas de vidro cujo design foi inspirado nos modelos old school. O tom contemporâneo fica por conta dos materiais mais leves e resistentes e a alta tecnologia empregada na produção”, explica o CEO da Stalo, Eduardo Manfrinato, acrescentando que toda a produção da Stalo A Stalo aposta nos quadros que seguem uma tendência mais “flat”, com molduras menores.

segue procedimentos auditados e com a certificação da ISO

Q

uadros negros ou verdes, além do giz branco e colorido (esse último, um luxo!) e era tudo o que se

tinha nas salas de aulas até algumas décadas atrás. Nas salas de reuniões das empresas não era muito diferente disso. Pouco a pouco essas importantes ferramentas para se comunicar foram sendo substituídas por versões mais modernas, os quadros brancos ganharam espaço e neles passou-se a escrever com marcadores coloridos e, mais recentemente, com o giz líquido. AtualCom a tendência retrô, os quadros negros têm tido uma grande demanda. Produto da Stalo.

26


Novidades 9001, garantindo a qualidade dos produtos finais. A linha voltada ao público infantil possui certificação do INMETRO e toda a matéria-prima usada é certificada também. Sobre as atuais tendências, a Stalo tem investido muito na qualidade da superfície dos seus quadros, com ênfase nos testes de resistência a diversos produtos químicos e de apagabilidade. Além disso, observa-se uma tendência mais “flat” para molduras menores e leves, nesse sentido a marca desenvolveu o quadro, Borderless, com moldura mínima que serve apenas para fixação do quadro na parede e tem também os quadros da Linha A, cuja moldura é muito mais fina, discreta e leve. Com a tendência retrô, os quadros negros têm tido uma grande demanda em restaurantes e comércios, aparecendo tanto no formato tradicional quanto nos tabuleiros de calçadas, e já ganharam espa-

Para as salas de aula, a Stalo traz os quadros móveis.

ço até em shopping centers. Nas escolas, o quadro negro tradicional tem sido substituído pelos quadros móveis, que acompanham as aulas dinâmicas dos atuais modelos de ensino. “Para 2020, a Stalo já tem um leque de lançamentos previstos, que vão desde melhorias em produtos de linha até novos projetos que prometem se destacar no universo papeleiro.” A Cortiarte investe nos Blackboards Memo, em vários formatos.

Mini lousa black Os Blackboards Memo, em vários formatos, são a aposta da Cortiarte. Com superfície resistente não porosa, permitindo escritas em giz tradicional ou líquido, as lousas são encontradas em diferentes formatos: xícara, abacaxi, coração, flor, carro, chopp, entre outros. Outra linha que vem tendo uma excelente demanda, de acordo com o fabricante, são os mini cavaletes gourmet em que o quadro negro (Blackboard) tem chapa de madeira e moldura em pinus natural. A Cortiarte também tem percebido um importante aumento na demanda dos seus quadros negros (Chalckboard) confeccionados

28


em chapa de fibra de madeira 3mm revestida com três camadas de pintura com tinta especial na cor preta, moldura de maneira pinus e orifício na madeira para fixação. Na linha de quadros brancos há opções em laminado melamínico branco com chapa de madeira resinada MDF 9mm, suporte para apagador, moldura de alumínio e fixação invisível.

Quadro em aço cerâmico Para uso educacional, a marca Souza traz para o próximo ano uma importante novidade: o quadro produzido em aço cerâmico, que segundo o fabricante, proporcionará diferenciais na escrita e na vida útil da peça. Já na linha dos quadros negros, que vêm sendo bastante usados em eventos e sinalizações de festas, além de bares e restaurantes, o fabricante aposta na moldura em mogno conferindo um ar vintage ao produto. Outras novidades estão sendo preparadas como

Precisão nos detalhes. Cantoneiras mais resistentes e fáceis de instalar. Linha da Souza.


Novidades feltro e cortiça. Para os quadros verde e negro, a Souza está desenvolvendo um novo verniz que permite escrever com giz líquido, sem que haja qualquer tipo de problema. O Gerente Nacional de Marketing e Vendas da Souza, Nilton Carlos Aburad, observa que com a perda de poder de compra, tanto da população em geral, quanto das empresas, a decisão de compra vem sendo balizada pela questão do preço, em detrimento à qualidade e, portanto, não considerando muitas vezes as características e os benefícios de cada linha. “Percebemos que as linhas de combate têm tido maior volume de negócios, porém a longo prazo, os quadros e as lousas de maior valor agregado mostram-se as melhores opções em termos de durabilidade e características de escrita. Em nosso catálogo 2020 daremos ênfase aos Na linha de quadros brancos, a Cortiarte oferece o laminado melamínico branco com chapa de madeira resinada MDF 9mm e suporte para apagador.

benefícios e aplicações dos quadros e, não apenas destacaremos as características de cada um deles”, justifica. Nilton lembra que está cada vez mais complexo satisos quadros com moldura luxo que recebe-

fazer os consumidores, isso porque eles têm à disposição

ram uma nova cantoneira, agora mais re-

uma grande gama de produtos, que embora apresentem

sistente e fácil de instalar, proporcionando

características diferentes, estão muito semelhantes nos be-

um acabamento de qualidade. Haverá tam-

nefícios que entregam, por isso, afirma que a empresa Sou-

bém uma nova categoria com o quadro de

za está empenhada em investir em uma série de ações para

alumínio e moldura luxo para a linha Stan-

conquistar o mercado e os consumidores. “Adotamos políti-

dard e a presença de molduras de MDF

cas estáveis, competitivas e consistentes de preço, trabalha-

nos quadros verdes e brancos Standard,

mos com estoque que permite uma logística ágil, apoiamos

resultando em itens mais sofisticados, que

as ações de trade marketing, entre outras. Este conjunto de

poderão se estender para os quadros de

regras e posicionamento vem fortalecendo a nossa marca e impulsionando os nossos negócios”, declara o Gerente.

A Souza desenvolveu moldura em mogno conferindo um ar vintage ao produto.

Com um importante crescimento nas linhas dos quadros brancos, especialmente nos tamanhos maiores, que vêm substituindo as versões verde e negra, a empresa segue com boas expectativas para 2020. “O país pode entrar num ciclo virtuoso se realmente as reformas (tributária e previdenciária) propostas forem adiante, se forem concretizados os investimentos em infraestrutura e gerados empregos. Todas essas possibilidades passam por uma característica importante, chamada: educação. E, o nosso produto, tem muita sinergia com este momento de investimentos em educação para qualificar e capacitar as pessoas para uma nova realidade. Este é o nosso ânimo, essa é a nossa esperança. Por isso, a nossa campanha de 50 anos da empresa, mostra a Souza dando suporte ao conhecimento”, esclarece Nilton.

30


31


Novidades

Pincéis e marcadores

sionar a ponta para a liberação da tinta líquida. Com variação de pontas de poliéster: redondas, chanfradas e retangulares, também é possível fornecer pontas de reposição. Quanto à largura de traço

ACRILEX O marcador de quadro branco permite traços contínuos, finos e grossos. Sua ponta média 3.8mm tem traço de 1.8mm e está disponível em quatro cores: vermelha, azul, verde e preta.

de escrita, este varia de 1mm, 2mm, 3mm, 5mm, 7mm a 15mm. Disponível em nove cores: preta, azul, verde, vermelha, amarela, rosa, violeta, laranja e marrom, possui de 6 ml a 30 ml de tinta. A marca também oferece o giz líquido recarregável que pode ser usado em quadro negro e verde, de fácil remoção com o apagador em superfícies lisas e brilhantes.

CORTIARTE Com ponta reversível, ou seja, basta mudar o lado para ter ou-

BIC Em sua linha BIC® Marking marcador de quadro branco há as versões Fashion e Recarregável. A primeira está disponível nas cores rosa, azul turquesa, laranja e roxa; e tem ponta bloqueada redonda super-resistente. Já a opção Recarregável nas cores azul, preta, verde e vermelha é uma ótima oportunidade para quem busca durabilidade e um ótimo

tro traçado, o giz líquido (8g 5mm) é indicado para escrita em lousa, vidro, acrílico, entre outras superfícies. Para ativar a tinta, tem que agitar o produto e para apagar a escrita, basta usar um pano úmido. São nove opções de cores, sendo que o giz branco também é disponibilizado na versão 25g 15mm. O portfólio da Cortiarte tem ainda o pincel para quadro branco. Apagável a seco, é inodoro e comercializado nas cores: preta, verde, vermelha e azul.

custo-benefício. As tintas para recarregar o marcador são encontradas nas cores: azul, preta e vermelha.

Brasinks O marcador para quadro branco Titã é recarregável com a tinta Pit Stop, importada da Inglaterra, de fácil remoção com apagador, sem manchar o quadro branco. Ao recarregar os marcadores é feita uma economia de 70% do valor de um marcador novo, ao mesmo tempo evita-se o descarte do marcador usado. Os marcadores têm duas versões: tradicional e valvulado, este último, basta pres-

IMEX Na linha de marcadores de quadro branco, a empresa comercializa as marcas Sharpie com ponta redonda e tinta com baixo odor e o EXPO com a ponta chanfrada, que aumenta as opções de traços, podendo ter três espessuras, criando efeitos como negrito. É possível encontrar esses marcadores nos modelos TANK e FINO e nas cores básicas.

32


LEONORA Lançamento da Jocar Office, o marcador para quadro branco Colors, vem nas cores: roxa, rosa, verde e laranja. Com ponta redonda e traço de 2 -3mm pode ser utilizado para marcar outros materiais como vidros e papelão. Tem também os kits marcadores de quadro branco recarregáveis que vêm em embalagem com dois marcadores e uma tinta de 20 ml gratuita para recarregar. As cores disponíveis são: preta, azul e vermelha. Há ainda o giz líquido da Jocar Office em 10 cores vibrantes, entre elas, duas metálicas. Seu uso é indicado para superfícies não porosas, como vidros, espelhos, vitrines e outros materiais. O acionamento é feito por movimento fazendo com que a tinta molhe a ponta e o giz seja recarregado. Tem ponta redonda e traço de 1-2mm.

LYKE O marcador de quadro branco tem ponta redonda de 5mm, nas cores azul, preta, vermelha e verde e é vendido em caixas com 12 unidades. Já o modelo recarregável é comercializado nas cores: azul, preta, vermelha, verde, laranja e violeta, em caixas com 12 unidades. E o mais novo lançamento é o giz líquido, ideal para escrita em quadro negro, quadro branco, vidros, espelhos, plásticos ou em qualquer outra superfície lisa. Com tampa na mesma cor da tinta, ponta dupla de um lado 4mm e do outro 2mm.


Novidades SUMMIT Entre as novidades desenvolvidas na categoria de marcadores, a TRIS traz o giz líquido Pop Office, uma boa opção para superfícies lisas, como quadro branco, vidros, espelhos e plásticos. Com efeito de giz, em cinco cores, sem o pó, é fácil de limpar e tem secagem rápida. Outra opção é o marcador de quadro branco da linha Liqeo, que usa tinta líquida na tecnologia Free Flow, segundo o fabricante, rendendo até a última gota e em quatro opções de cores intensas e nível de tinta visível.

TILIBRA Uma das novidades é o marcador permanente Supreme EPF-790 Metallic. O produto, que faz parte da linha Artline, tem ponta de 1mm e pode ser encontrado nos tons prata e dourado. Tem também o marcador para quadro branco 157R recarregável, que traz ao usuário um conceito de praticidade, economia e sustentabilidade ao permitir o uso de refil. Na cor azul e de ponta redonda 2mm, acompanha tinta refil 30ml. Outo produto é o marcador para quadro branco 200 que oferece fluxo sólido e suave de tinta atóxica de secagem rápida e fácil remoção a seco. Com corpo anatômico e ponta arredondada, com traço de 3 milímetros, está disponível nas cores azul e preta.

WALEU A marca tem em sua linha de produtos as canetas para quadro branco recarregáveis. Com ponta redonda de 5mm e escrita de 2-3mm estão disponíveis em quatro cores: preta, azul, vermelha e verde.

34


Vitrine

No universo das tesouras

Mais eficientes, práticas, seguras e modernas Precisas no corte, leves e confortáveis no uso, as tesouras são desenvolvidas com design diferenciando, cores modernas e dispositivos de segurança

Com tecnologia exclusiva “abre e fecha”, a Vai e Vem, da Faber-Castell, permite que pessoas com níveis distintos de coordenação motora utilizem o produto adequadamente.

P

ara essa categoria de pro-

geralmente possui dificuldades para encontrar materiais

duto, a Faber-Castell trou-

especializados. Disponível nas cores azul e vermelha, a te-

xe uma nova proposta,

soura Vai e Vem é indicada para crianças em fase escolar e

levando em conta duas caracte-

possui certificação do INMETRO.

rísticas: praticidade e segurança.

As novidades desenvolvidas pela TRIS variam em carac-

Com tecnologia exclusiva “abre

terísticas técnicas e estampas. A Tris Junior, por exemplo,

e fecha”, a tesoura chamada

apresenta opções feitas especialmente para o uso escolar,

Vai e Vem permite que pessoas

disponíveis nas cores azul e rosa. Os materiais têm pontas

com níveis distintos de coorde-

arredondadas, mola abre fácil e lâminas plásticas que cor-

nação motora utilizem o produ-

tam papel e massinha de modelar. O público infantil tem

to adequadamente, em virtude

também à disposição tesouras personalizadas de Barbie,

do seu formato especial. A parte

Batman, Carros, Frozen, Hot Wheels, Liga da Justiça, Marie,

inferior da tesoura encaixa-se na

Princesas, Star Wars e Toy Story. A TRIS Craft 135 e a 155 são

mão e com pequenos movimen-

opções para uso artístico de quatro ou seis cortes, podendo

tos, é possível executar atividades

ser usadas em papel e cartolina. Para o uso no escritório, a

diversas em papel. Além disso, o

T205 - Tesoura Super Ergonomic tem cabo vermelho e cin-

item traz mais facilida-

za e pegada emborrachada para proporcionar conforto no

de para canhotos,

manuseio e cortes mais precisos. “Os produtos da TRIS ofe-

público que

recem peculiaridades técnicas que atendem várias funções e diferente usuários. Há tesouras com pontas arredondadas, lâminas an-

36


37


Vitrine O público infantil tem à disposição as tesouras TRIS licenciadas.

tiferrugem, produtos com características que

proporcionam

na primeira infância, que necessitam da máxima segurança.

segurança como ver-

Seu corpo é leve e totalmente em plástico, com formato

são com lâmina plás-

menor do que o comum, em três cores pastel: lilás, verde

tica, com mola

e rosa.

abre fácil, além

Para o público artesão, na linha LeoArte, a Leonora ofe-

de lúdicas com

rece modelos como a Multiuso 3D com corte que não adere

estampas

diver-

a superfícies adesivas, lâmina em 40 graus que permite me-

tidas nas lâminas

lhor desempenho e cabo emborrachado com espaço para

e associadas aos

quatro dedos e a Multiuso 23,5 cm para cortes em tecidos,

personagens mais amados pelas

possibilitando que a mão tenha a mesa como base, garan-

crianças”, cita a Especialista de Marketing

tindo um corte mais estável e profissional. Seu corpo e lâ-

da TRIS, Vanessa Moreno.

mina são em aço inox.

A marca Leo&Leo, da empresa Leonora,

A Linha Soul, da empresa BRW, traz tesouras de 13 cm

possui diversos modelos de tesouras para

em quatro tons pastel: lilás, amarelo, verde e rosa. Os pro-

o público infantil e destaca a linha Safe

dutos vêm acondicionados em caixa display com 24 unida-

com apoio flexível emborrachado, impe-

des. Outro destaque da marca é a tesoura escolar com cabo

dindo que os pequenos dedos das crianças

na cor preta e em blister individual.

deslizem e deixem a tesoura cair, garantin-

Lâminas confeccionadas em aço inox, cabo emborra-

do segurança e auxiliando no desenvolvi-

chado e formato anatômico caracterizam a tesoura Multiu-

mento psicomotor. A tesoura vem em três

so do fabricante Waleu, que tem na linha escolar a tesoura

cores: laranja, roxa e verde. Tem também

Waleuzinho de 13,5 cm. “Com espaço para pôr o nome da

a tesoura Plástica voltada para as crianças

criança, cabo emborrachado e mola para apoio, a tesoura proporciona leveza, conforto no manuseio e está disponível nas cores amarela, verde azul e vermelha. Além da precisão na hora do corte, as

Com apoio flexível emborrachado, a tesoura Safe, da marca Leo&Leo, impede que os pequenos dedos das crianças deslizem.

38

A tesoura plástica Leo&Leo tem corpo leve e formato menor, voltada para as crianças na primeira infância.


tesouras vêm evoluindo quanto à leveza, conforto durante o manuseio, design diferenciando e cores mais modernas”, esclarece a Consultora de Marketing da Waleu, Eliane Prado Wingeter. O Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi, explica que o objetivo da empresa é fornecer o que há de melhor e mais inovador no segmento de tesouras, auxiliando no desenvolvimento artístico e facilitando as atividades do cotidiano, agregando segurança durante o uso. Em seu portfólio, há tesouras com ca-

a tesoura Escolar Plástica T403 com ponta

bos ergonômicos que proporcionam conforto e firmeza no

arredondada, corpo e lâminas em plástico

corte, além de pontas arredondadas para maior segurança

e três opções de cores: amarela, vermelha

durante o uso de crianças e adultos. Há modelos com per-

e azul; e a Escolar 128mm oferecida pelas

sonagens, cabos em diversas cores, com lâminas para corte

marcas Capricho e Jolie, com lâminas deco-

reto e em zigue-zague. Na linha escolar, os destaques são:

radas e fabricadas em aço inox, pontas ar-

O tom pastel na linha da BRW.

39


Vitrine

Ponta arredondada e o uso de cores na tesoura Escolar T402, da Tilibra.

Com espaço para pôr o nome da criança, cabo emborrachado e mola para apoio, a tesoura escolar da Waleu chega em quatro versões de cores.

redondadas e cabos em polipropileno. Para uso artístico, as novidades são a Decorativa, com três tipos de lâminas produzidas em aço inox, e Zig-Zag em aço inox, com cabo em polipropileno e ponta arredondada com corte em zigue-zague.

As opções oferecidas pela marca são: Estilete Largo Premium ES01 em cores sortidas e com grip ergonômico, trava

apresenta a Multiuso T404 com lâminas em

de segurança e lâmina extra integrada; e o Estilete Estreito

aço inox, cabo antiderrapante e anatômi-

ES04, também em cores sortidas e com trava de segurança.

lançamento é a Titanium T500, que possui cabo ergonômico emborrachado e lâminas azuis revestidas em titânio, segundo o fabricante, material três vezes mais resistente que o aço inoxidável. Este modelo tem garantia de cinco anos. “O consumidor quer variedade, não deseja ter apenas um modelo padronizado, por isso, sempre estamos em busca de novidades para oferecer essa liberdade de escolha tanto em tipos de cortes, segurança e design”, declara Douglas.

Mais resistente. A Tilibra apresenta a Titanium T500 com cabo ergonômico emborrachado e lâminas azuis revestidas em titânio.

40

TILIBRA

Na categoria de escritório, a Tilibra

co, além de garantia de três anos. Outro

A tesoura Decorativa, da Tilibra, vem com três tipos de lâminas produzidas em aço inox.

As novidades em estiletes


LEONORA A marca LeoArte apresenta cinco tipos de estiletes, que atendem os diversos públicos. Tem a versão de cerâmica com lâmina resistente às deformações, além de ter carga inerte, que não transfere íons aos materiais. Segundo a empresa, também não sofre corrosão. Seu corpo é soft touch, possui duas posições de trava e o tamanho mini garante leveza e conforto na utilização. O produto foi desenvolvido, principalmente, para artesãos e está disponível nas cores: vermelha, verde, amarela, azul, laranja e preta. Tem também os estiletes rotativos que possibilitam cortes diferenciados com curvas e detalhes ondulados, cortam papel, EVA, TNT, tecido, além de outros materiais. Está disponível em dois tamanhos, com lâminas de 28mm e 45mm. O terceiro modelo é o emborrachado com formato anatômico em dois tamanhos, com lâminas de 9mm e 18mm.


Prateleira Especial

O Natal logo aí... Apresentamos dois itens que são a ‘cara’ do Natal: os cartões de expressão social e as embalagens. Confira as novas coleções e prepare a sua loja! Cartões Cristina Para a época, a marca traz novas estampas nas suas linhas de sacolas decoradas, de caixas tampa e fundo, além das caixas e sacolas Kraft que vêm com mensagens em hot stamping. O fabricante afirma que as novas estampas acompanham as tendências do mercado e seguem um padrão moderno e sofisticado.

Grafon’s Fugindo da temática tradicional, a marca apresenta uma grande variedade de estampas em seus papéis de presente. Não são propriamente natalinas, mas bem charmosas e indicadas para a época. Os papéis são vendidos em rolinhos, têm gramatura diferenciada e uma textura acetinada, chegando nas lojas em caixas expositoras com opções de 75 ou 150 rolos.

42 42


Ji Cart Há 34 anos, a Editora Ji Cart desenvolve cartões de felicitações e os distribui em todo território nacional. A coleção é dividida em duas linhas: religiosa e tradicional, que trazem a temática natalina.

UP BOX Opções de embalagens em papel duplex com estampas natalinas, no papel pardo com estampas coloridas e em hot stamping, unindo o rústico e o belo, compõem a coleção da UP BOX.


Giro

BIC® apresenta no Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, suas novidades para a temporada 2020 Os universos da escrita e das artes, lado a lado. Com esse propósito e em parceria com a Arte Core, o festival de arte urbana que reúne artistas de rua, skate e música alternativa, a BIC® reuniu no mês de outubro a imprensa, influencers, parceiros e clientes para apresentar as novidades para o volta às aulas 2020. O local escolhido neste ano foi a Cinemateca do MAM - Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e não por acaso, já que a marca participou pela primeira vez de uma exposição, apresentando na Galeria Arte com BIC®, os trabalhos de três artistas: Roberto Bieto, Jailson Belfort e Clara Veiga, desenvolvidos com os produtos da marca. A iniciativa teve como objetivo mostrar como a arte é uma ferramenta importante para a educação, que é um dos principais pilares da empresa. “Temos consciência de que o aprendizado por meio da escrita e as diversas expressões artísticas auxiliam diretamente no ciclo de desenvolvimento e formação dos indivíduos, desde o aprendizado na primeira infância até a fase adulta. Por meio dessa exposição inédita no Brasil, o público teve a oportunidade de desbravar o universo da escrita e conhecer expressões artísticas criadas com BIC®, reforçando que somos uma marca icônica e inovadora, muito presente no dia a dia dos consumidores. Vendemos por ano mais de 300 milhões de canetas BIC Cristal®, o que significa que produzimos e vendemos mais de um milhão de canetas por dia”, comemora o Diretor de Marketing da BIC®, Rodrigo Iasi. Pelo segundo ano consecutivo, a BIC®, trouxe para o seu evento, o educador, apresentador e escritor, Marcelo Cunha Bueno, que começou a sua palestra falando sobre a importância do instrumento da escrita na vida e na formação de uma criança. “A escrita é imprescindível para que a criança se torne um adulto expressivo, comunicativo e criativo.” Em sua apresentação, bastante elogiada pelos presentes, Marcelo destacou os processos e elementos que tornam as crianças criativas e inventivas e como essas interferências influenciarão nos adultos que elas se tornarão.

A Galeria Arte com BIC® apresentou os trabalhos de três artistas: Roberto Bieto, Jailson Belfort e Clara Veiga, desenvolvidos com os produtos da marca.

44 44

A Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido pela BIC® para apresentar os lançamentos para a temporada 2020.

Campanha e lançamentos A campanha da BIC® para a temporada 2020 traz como mote: “Tem sempre uma BIC que combina com você”. O filme, de abrangência nacional e presença massiva na TV e nos meios digitais, mostra personagens com seus estilos diferentes de escrita e indica que para cada um deles tem um modelo de caneta BIC® mais adequado. “A campanha reforça ao mercado que a BIC® tem uma ampla diversidade no universo da escrita e todos podem se sentir incluídos. Cores, pontas, modelos, estilos, opções para todos os gostos”, explica o Gerente de Papelaria da BIC®, Daniel Bellon. Para o período de volta às aulas 2020, a estratégia de atuação será mais abrangente e o objetivo visa proporcionar experiências positivas de marca com os consumidores de todas as regiões do país. Na temporada, o selo “Onde tem aula, tem BIC®” continua presente para reiterar o compromisso com o desenvolvimento do aprendizado no país e fortalecer um de seus principais compromissos: oferecer soluções simples e acessíveis aos consumidores. O fabricante aposta na versatilidade dos produtos de seu portfólio para ampliar o market share e se manter como referência de mercado. 

44


Dentre os lançamentos estão: BIC® Cristal Fashion agora com 12 opções de cores, entregando suavidade e uma maior paleta de cores. A nova embalagem, agora branca, da BIC® Cristal Celebration destaca as cores prata e dourada das canetas, com o intuito de chamar mais atenção no ponto de venda. BIC® Intensity, a caneta ultrafina, com ponta de feltro e corpo arredondado, em tons pastel. Outra novidade é a BIC® Intensity Média. A caneta na versão de traço médio (ponta de 1,0 mm), vem em 12 intensas cores. Em colorir, a Caneta Ponta Pincel Brush Pens é uma forte tendência. Com ponta flexível, resistente e com efeito pincel, é ideal para fazer lettering e bullet jornal. Uma categoria que a BIC® vem apostando bastante é a de marcadores que é muito desenvolvida fora do Brasil e que a empresa pretende fortalecer por aqui. Foram desenvolvidas embalagens modernas e explicativas. O propósito é modernizar a marca e chamar a atenção do consumidor no ponto de venda. O grande lançamento é a BIC® Marcador de Texto na cor pastel. Com ponta chanfrada que permite uma marcação tanto com traço fino, quanto com traço grosso. Tem também o BIC® Marcador Permanente em tom pastel que está de embalagem nova. “Teremos ações nos pontos de venda para expor as linhas e explicá-las. Haverá expositores em que os consumidores poderão experimentar os mercadores e entender os diferenciais”, explica Daniel.

45


Giro Tilibra leva mais dois prêmios em excelência gráfica

Clientes regionais conferem os lançamentos da São Domingos.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo (ABIGRAF – SP), o Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler reconhece os melhores trabalhos da indústria gráfica do Estado de São Paulo. Dentre os nove produtos inscritos, a Tilibra foi vitoriosa na categoria Cadernos e Agendas, sendo um troféu recebido na subdivisão Melhor Design e Inovação, e outro em Melhor Impressão e Acabamento, com os produtos: Planner Soho e Caderno Jolie Pet 10M, respectivamente. A novidade do caderno Jolie Pet 10M é a impressão com o efeito “Super Hot Stamping”, um diferencial do volta às aulas Tilibra que traz um novo acabamento em brilho para a coleção.

São Domingos promove encontro com clientes para apresentar a coleção 2020 A ação regional, que aconteceu no mês de setembro, em Catanduva (SP), cidade onde está sediada a São Domingos Indústria Gráfica, reuniu os principais clientes com o propósito de apresentar os lançamentos e as estratégias para a temporada de volta às aulas 2020. Seguindo o formato de workshop, o evento abordou informações técnicas e comerciais sobre as marcas e produtos, além de exposição de todo o portfólio de volta às aulas 2020, incluindo as linhas de agendas e planners. Também foi realizado um bate-papo entre os clientes e a diretoria da São Domingos. Conduziram o evento, a Diretora-Executiva, Noemi Boso; a Diretora Financeira Monica Boso; além da equipe Comercial formada pelo Gerente Nacional de Vendas, Franz Nevez, Jonny Maeda, João Vitor Boso, Fernanda Guimarães e Verônica Venturini e os profissionais de Marketing, Carolina Turtelli de Andrade e Vitor Vinhal.

A Gerente de Marketing Digital da Tilibra, Danielle Mello, recebe da Diretoria da ABIGRAF o prêmio ao lado de Ricardo Carrijo, Gerente de Relações Institucionais e de Tiago Sanchez, Supervisor de Qualidade.

A Tilibra foi vitoriosa na categoria Cadernos e Agendas com dois troféus: Melhor Design e Inovação com o Planner Soho; e Melhor Impressão e Acabamento com o Caderno Jolie Pet 10M.

Chamex ganha embalagem rosa em apoio ao Combate ao Câncer de Mama

Foram produzidas mais de três milhões de resmas de Chamex com a embalagem rosa.

46

A marca de papéis para imprimir e escrever da International Paper, apresenta a edição especial de sua embalagem para apoiar a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em parceria com o IBCC Oncologia. Foram produzidas mais de três milhões de resmas de Chamex com a embalagem rosa, em homenagem à campanha. No verso, os consumidores encontrarão conteúdo sobre prevenção e onde encontrar mais informações sobre o tema. Os produtos estão sendo vendidos nos principais pontos de venda do Brasil, inclusive na Kalunga que fala sobre a ação: “É uma satisfação apoiar uma causa tão importante. Por sermos um grande ponto de acesso do consumidor ao produto, a Kalunga assume o compromisso de ajudar ao máximo a campanha”, ressalta a Gerente de Marketing, Michele Auada.


Encontro NewOffice passa pelo Nordeste do Brasil Em sua quinta edição, o Encontro NewOffice, criado em Balneário Camboriú no formato de rodadas de negócios, visando fomentar as vendas e apresentar as novas coleções em artigos de papelaria, material para escritório, itens escolares e afins, colocando em contato direto os representantes das marcas com os mercados regionais, aconteceu pela primeira vez também no Nordeste do país. A edição 2019 chegou ao fim depois de um cronograma intenso de atividades. Foram cerca de 600 CNPJs reunidos diante dos expositores, em seis cidades, 12% a mais do que a meta prevista pela organização. “Conhecíamos os resultados no Sul, com outras edições realizadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas a estreia no Nordeste nos surpreendeu em diferentes frentes”, se entusiasma uma das organizadoras, Tiele Machado. A primeira delas foi realizada em Salvador (BA) com 75 CNPJs e uma forte presença de lojistas do interior da Bahia. Segundo eles, a região costuma ser uma das últimas a receber as novidades do segmento e esta atuação do NewOffice deu a eles a oportunidade de vantagem competitiva no mercado. “Em Fortaleza (CE), que foi a segunda cidade nordestina, tivemos a presença de diferentes empresas, incluindo uma tradicional papelaria de 84 anos e um atacadão que adquiriu produtos para toda a rede, fazendo negócios na hora com

Representantes Comerciais participam da 2ª Convenção Anual de Vendas, que teve parabéns pelos 40 anos da Waleu.

Waleu comemora 40 anos e realiza Convenção de Vendas De 30 de julho a 02 de agosto a Waleu reuniu os seus Representantes Comerciais para realizar a 2ª Convenção Anual de Vendas, em Santos, (SP) no Parque Balneário Hotel. O encontro reuniu 80 pessoas e foi um marco muito importante para Waleu, pois também foram comemorados os 40 anos da empresa. Na ocasião foram apontadas as novas diretrizes comerciais da companhia, os resultados obtidos no ano anterior, apresentados os lançamentos, as novas estratégias de marketing, reforçada a política comercial e feita a premiação dos representantes que se destacaram. O tema da Convenção “A Vida Começa aos 40, a Vida Começa Com Waleu” foi criado pensando no trocadilho de que a vida começa aos 40 e o fato de que a Waleu tem em sua linha produtos que atendem todo o ciclo de vida, pois são usados desde as crianças no período escolar, até a vida adulta, seja no ambiente profissional com a linha office ou no dia a dia com a linha de organização. Durante o encontro, além dos treinamentos foram realizadas dinâmicas de grupo, apresentação de show de stand up comedy e entoado um parabéns superespecial. O grupo teve também a oportunidade de conhecer o novo parque fabril da Waleu, que iniciou as operações recentemente.

os expositores”, revela a também organizadora Marcela Viecelli. Ambas celebram o sucesso da estreia no Nordeste brasileiro com a etapa do Recife (PE), considerada com mais participantes. Foram 90 CNPJs diferentes e a vinda de participantes de longa distância, como de João Pessoa (PB) e de Natal (RN). Alguns viajaram até 600 quilômetros para participar. “Foi surpreendente o engajamento e receptividade”, salienta Tiele. Os bons resultados do Sul - A etapa de Curitiba (PR) foi a maior de todas as seis do evento itinerante: foram 155 CNPJs. Em Balneário Camboriú (SC), onde tudo começou, o registro foi de 127 CNPJs. Juntas, as duas cidades praticamente dobraram o número de expositores e marcas presentes em relação ao ano passado. “O interessante é que como no Nordeste, no Sul as pessoas também se deslocaram a partir de longas distâncias para participar. Tivemos registros em Santa Catarina, por exemplo, de interessados vindos de regiões como a Oeste e a Serra”, comenta Tiele. No Rio Grande do Sul o Encontro NewOffice mudou de cidade, indo para Caxias do Sul. Foi uma importante troca confirmada pelos 67 CNPJs participantes e a vinda de gente de várias partes do estado, incluindo região metropolitana de Porto Alegre.


Escolar & Papelaria Organização personalizada A Acrimet apresenta o Mix Organizer. Com quatro compartimentos, a peça disponibilizada nas cores branca, preta, lilás, verde, azul e platina, é versátil, podendo acomodar diferentes itens e possui um “slot” na parte frontal para que o usuário personalize o produto com uma imagem de sua preferência, lembretes, calendário e o que mais desejar.

Suportes para pranchetas Fabricado em MDF de 12 mm, o suporte da Trident serve para qualquer modelo de prancheta de até 4 mm de espessura. Em dois formatos, A3 e A4, pode ser usado em três posições de inclinações 20, 40, ou 60 graus, é desmontável e fácil de transportar.

Dos mares para as salas de aula A espécie rara de baleia, Narval, conhecida como unicórnio dos mares por ter uma presa semelhante a um chifre, ganha delicados contornos e estampa a linha Bubble da Tilibra, composta por cadernos universitários, brochuras, de desenho e cadernetas.

Diferentes propostas em apontadores A Faber-Castell investiu em diferentes estilos de apontadores. Tem o Triangular Pastel com depósito acoplado e lâmina de aço temperado; o modelo Clickbox para crianças de 6 a 12 anos, com visual diferenciado e tampa flip-top que impede a saída da sujeira e o Aquarius de estilo despojado, também com tampa flip top e formato ergonômico.

48 48

Nova opção em tinta guache

Linha de pincéis

Na categoria de tinta guache escolar, a Master traz o produto nas opções 6 e 12 cores. Cada frasco com 15ml e em caixas display em papel cartão. Ideais para serem aplicados em papel, papel cartão e cartolinas, são laváveis e têm cores miscíveis entre si.

Para o segmento de pincéis, a Master destaca as versões: pincel redondo com cerdas de pelo de pônei e o pincel chato com cerdas naturais, ambos produzidos com cabo de madeira reflorestada, disponíveis em diferentes numerações (0,2,4,6,8,10,12,14,16,18 e 20) e indicados para trabalhos com tinta a óleo, acrílica, guache, entre outras opções, comercializados em blister com 6 ou 12 unidades.


Profile for Revista Papelaria & Negócios

Revista P&N Outubro - 177  

Revista P&N Outubro - 177  

Advertisement