Page 1


2


Editorial

O peso da carga tributária sobre os materiais escolares A alta carga tributária que incide sobre canetas, lápis, estojos, colas, cadernos e demais itens escolares chega a representar, em alguns produtos, quase 50% do seu valor. “Em um país onde os governantes cansam de afirmar que educação é prioridade, torna-se no mínimo contraditório, se não um absurdo, convivermos com a elevada carga tributária que incide sobre cadernos, borrachas, agendas, lápis, estojos, canetas e, até mesmo, tinta guache e folhas para fichário. Educação realmente é prioridade?”, indaga Rubens Passos, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares – ABFIAE. A entidade solicita o apoio do governo e do Ministério da Educação para a aprovação de um projeto amplo de redução da carga tributária. De acordo com Passos, uma possível renúncia fiscal é ínfima perante o orçamento da União. Para João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, os materiais escolares têm essa carga tributária tão elevada pela “gulodice arrecadatória” dos governos e pela falta de atenção a uma área tão prioritária no quesito educação. Em entrevista à Revista Papelaria & Negócios os porta-vozes das entidades dão suas opiniões sobre o tema e o que pode e vem sendo feito para mudar esta situação. E para estimularmos os leitores a investirem nas datas comemorativas, na edição deste mês estamos com produtos para o Dia das Mães, considerada a segunda mais importante data do calendário comercial, atrás apenas do Natal. Nas próximas páginas também apresentamos os novos cadeados de marcas como Papaiz, Pado e Mul-T-Lock e na seção Tecnews as tendências em Cine & Foto. Para quem comercializa brinquedos, está chegando a hora de conhecer os principais lançamentos para o segundo semestre de 2014. Durante os dias 01 e 04 de abril acontece em São Paulo, a 31ª edição da feira Abrin, considerada a mais importante vitrine do setor. Serão cerca de 1.400 lançamentos e alguns expositores adiantaram as suas novidades para a nossa redação. Confira! Desejamos a todos, excelentes negócios.

Boa Leitura!

4


Sumário

12 20

12

06 Marketing e Negócios 12 Entrevista

28

38

DIREÇÃO Paschoal Sabatine William Gimenes PUBLICIDADE comercial@topbrasileditora.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL Lia Freire (MtB 30.222) redacao@topbrasileditora.com.br PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO Cristiana Lacutissa producao@topbrasileditora.com.br Fotos: www.dreamstime.com CAPA - Patricia Chammas

18 Categoria de Produto 20 Brinquedos & Cia 28 Oportunidade 34 Automação 36 Novidades 40 Tecnews 46 Licenciamento 48 Informática 51 Prateleira 54 Especial ADMINISTRAÇÃO Av. Alcântara Machado, 924 cj. 03 – Brás CEP 03102-001 – São Paulo Fone (11) 2306-1246 atendimento@topbrasileditora.com.br www.topbrasileditora.com.br www.papelariaenegocios.com.br A Revista Papelaria e Negócios é uma publicação mensal da Top Brasil Editora dirigida a lojistas e fornecedores de artigos para papelaria e informática. Circulação nacional.

O conteúdo dos artigos e as declarações textuais contidas nas reportagens da Revista Papelaria & Negócios são de responsabilidade dos articulistas e entrevistados.


Marketing & Negócios

As conquistas do ultramaratonista da Waleu Fabricante de material escolar e itens para escritório, a Waleu incentiva o esporte e um estilo de vida mais saudável entre os seus funcionários. É por meio desta iniciativa que espera contribuir para a disseminação de valores de cidadania em toda a sociedade. A empresa orgulha-se do seu atleta Gecier Gomes, medalhista em ultramaratonas. Gecier participou das provas “Brazil 135 Ultramarathon e Brasil 217 Ultramaratona”, que formam o trecho do “Caminho da Fé”, tendo início na cidade de São João da Boa Vista (São Paulo) e término em Paraisópolis (MG), um percurso de 217 km. O tempo máximo para fazer o trajeto era de 60 horas contínuas e Gecier realizou em 44h24min29seg, conquistando o 46º lugar. A Waleu parabeniza o seu atleta e diz ter uma grande satisfação em apoiá-lo.

Gecier Gomes é medalhista em ultramaratonas.

Bic é apoiadora do Movimento por um Futebol Melhor Fernando Moller, presidente da Bic Brasil. No início de 2013, quando o Movimento foi lançado, eram apenas 158 mil sócios no país. Hoje, esse número subiu para quase 700 mil participantes, que geraram mais de R$ 100 milhões para os clubes em um ano. O Movimento por um Futebol Melhor conta agora com 14 empresas envolvidas. São elas: Ambev, Bic, Bradesco, Burger King, CSU/Optie+, Danone, Editora Abril, Multiplus, Netshoes, Pepsico, SKY, Shell, TIM e Unilever.

O fabricante é uma das novas empresas participantes do Movimento por um Futebol Melhor e a partir de agora, todos os sócios-torcedores terão acesso a acendedores, itens de papelaria e barbeadores Bic, com até 6% de desconto em suas compras, basta o sócio apresentar o CPF nos supermercados participantes. “A Bic acredita no crescimento sustentável do relacionamento entre torcedores e clubes e, por isso, uniu-se às demais empresas participantes para fazer o Movimento dar ainda mais certo. Ao mesmo tempo em que oferecemos descontos aos nossos consumidores, temos um retorno de imagem muito forte relacionando nossa marca com um projeto vencedor. O associado ajuda seu time do coração e economiza nas compras do dia a dia”, afirma

A BIC é uma das novas empresas participantes do Movimento por um Futebol Melhor. Agora, os sócios-torcedores terão acesso a acendedores, itens de papelaria e barbeadores da marca com até 6% de desconto.

6


ABFIAE defende a ampliação do programa “Cartão Material Escolar” O Banco de Brasília (BRB) neste último volta às aulas distribuiu os novos cartões do programa “Cartão Material Escolar”. Neste ano, estima-se que 130 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal serão beneficiados, número 44% maior do que em 2013, quando 90.129 alunos receberam o benefício. Já o número de papelarias inscritas em 2014 foi de 350, um aumento de 82% em relação ao ano passado, quando 290 comerciantes se inscreveram.  A ABFIAE - Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares - defende a ampliação do programa Cartão Material Escolar para todo o País. “Além do aumento da autoestima e rendimento escolar do aluno, o programa facilita o acesso das famílias aos materiais de boa qualidade, descentraliza a renda ao estimular a geração e manutenção de empregos no comércio (micro e pequenas empresas/ papelarias). Outro enorme ganho deste modelo é a economia dos governos com a eliminação de licitações mal executadas ou fraudulentas que ocorrem todos os anos pelo Brasil afora. A ABFIAE defende que todos os estados e municípios adotem este modelo”, afirma Rubens Passos, presidente da entidade. O Cartão Material Escolar é usado por beneficiários do programa Bolsa Família com filhos matriculados na rede pública de ensino para comprar material escolar diretamente nas papelarias. Neste ano, o programa Cartão Material Escolar foi aprimorado, trazendo inovações com o objetivo de evitar irregularidades. A compra exclusiva de material escolar é garantida pelos mecanismos do sistema adotado e pela seriedade do programa.  No DF, cada estudante tem direito a R$ 226, que deverão ser gastos até 16 de maio. Os cartões são pré-pagos, com função exclusivamente para débito. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, e Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.


Marketing & Negócios

Reis Office completa 30 anos com meta de crescer na personalização do outsourcing de impressão No ano em que completa 30 anos de atuação, a Reis Office, que atua em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, espera crescer 15 % com o serviço de outsourcing de impressão personalizada. Com forte atuação nos segmentos de transportes, área médica, advocacia e escolas, a empresa espera em 2014 oferecer soluções ainda mais customizadas de digitalização e armazenamento de documentos e acesso remoto, de acordo com as necessidades de cada cliente. Para clínicas e hospitais, por exemplo, a empresa oferece o PACS, um sistema digital de captura de imagem, tratamento e laudo, além de equipamento para a impressão que substitui os filmes radiológicos por papel, inclusive para exames de raios-X. Já para transportadoras, a Reis Office tem uma solução de digitalização de canhotos, no qual o motorista que vai fazer a entrega já copia a imagem do documento assinado e envia imediatamente à empresa, gerando informações do remetente e do recebedor com horários. Desta forma, não é preciso aguardar o retorno do entregador à empresa para dar baixa no pedido. “Hoje, as empresas demandam por soluções agregadas, não mais apenas o custo por página em outsourcing. Queremos fortalecer nossa participação neste mercado que tem enorme potencial, investindo na personalização de serviços que otimizam processos e reduzem custos de infraestrutura e mão de obra”, afirma Rodrigo Reis,gerente comercial e sócio da Reis Office. Além do serviço, a empresa aposta, ainda, na venda de produtos, área na qual possui expertise e know-how de três décadas, e conta com amplo portfólio de impressoras e multifuncionais das principais marcas, dentre elas a Brother, Canon e Kyocera, bem como scanners, rotuladores, etiquetadoras, calculadoras e suprimentos. E, para a celebração de seus 30 anos, que serão completados em setembro de 2014, a Reis Office deve investir em ações de marketing, vídeos institucionais e materiais impressos com um selo comemorativo.

8

A Reis Office espera crescer 15 % com o serviço de outsourcing de impressão personalizada.


Venda de smartphones ultrapassa,

em um mês, o volume de celulares comuns

De acordo com o Balanço Telecom, realizado pela Nielsen, em 2013, a venda de smartphones teve um crescimento de 95% em relação a 2012. Pela primeira vez, desde o início da medição desses dados, a venda destes itens ultrapassou a de celulares comuns, chegando a 54% dos modelos comercializados em um mês (dezembro). Esse dado comprova que, apesar do volume da categoria de celulares estar caindo (-13%), o brasileiro tem investido cada vez mais em aparelhos modernos, com acesso a internet e multifuncionais. “Essa queda se deve ao fato de o mercado não ter muito mais para onde expandir, em vista que já tem grande penetração, por isso, o investimento na categoria é feito para substituição de produtos e não de novos usuários”, explica Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen. Dois chips - Aparelhos com dois ou mais chips (SIM) também tiveram alta de 11% em 2013, quando comparado com 2012. De acordo com o executivo, isso se deve a alguns fatores: a necessidade e o desejo do brasileiro de estar sempre conectado a internet e as redes; e a maior oferta de dados e planos por parte das operadoras. “E não é só questão de sazonalidade devido à época natalina e ao fato de que este ser um item presenteável – tal fator contribuiu com a constante de crescimento na comercialização dos smartphones, tornando o aparelho o mais procurado em Telecom no mês de dezembro”, finaliza Thiago Moreira, da Nielsen. O preço médio desses aparelhos também cresceu 3% em relação a 2012, passando de R$ 623 para R$ 641, sendo adquirido por consumidores de todos os perfis. Tablets – Os tablets também estão se consolidando e garantindo sua popularização entre os consumidores que encontram, neles, alternativas para acesso a internet e outros programas encontrados em computadores e notebooks com menor valor de investimento. Prova disso é que entre 2012 e 2013, houve um crescimento de 312% em vendas desses itens, sendo o investimento médio de R$ 542,80 ao longo do ano. Entre as faixas de preço, as vendas dos tablets até R$ 1 mil cresceram 509% (entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013), enquanto as unidades com valor entre R$ 300 a R$ 500 subiram 240%. Em participação, os produtos de até R$ 1 mil passaram de 66% em dezembro de 2012 para 94% em dezembro de 2013; enquanto os produtos entre R$ 300 e R$ 500, passaram de 48% a 38% no igual período.


Marketing & Negócios

Lenovo Brasil anuncia novo diretor de canais

Belkin terá linha de acessórios na primeira loja da Apple no Brasil Empresa anuncia a venda de sua linha de acessórios na primeira loja da Apple no Brasil, localizada no Rio de Janeiro. Estarão à disposição dos clientes a linha de cabos, folios para mini iPad e iPad Air, além de capas para iPhone 5s e produtos que são fruto da parceria da Belkin com a Lego, Vans e Orla Kiely “Estamos muito orgulhosos de nossa parceria global com a Apple. Somos um dos principais parceiros da marca e é uma satisfação podermos fazer parte desse lançamento da primeira loja no Brasil”, afirma Wagner Fontenele, diretor-geral da Belkin International na América Latina. A Belkin disponibilizará, ao todo, cerca de 70 produtos e, em breve, apresentará novidades exclusivas para venda na loja Apple do Brasil.

A Belkin disponibilizará cerca de 70 acessórios.

10

Considerada uma das maiores fabricantes de PCs do Brasil e do mundo, a empresa anuncia seu novo diretor de canais, Rodrigo Fusco. O executivo, que ocupava anteriormente a posição de gerente de vendas de canal da Lenovo, será responsável pelo desenvolvimento e crescimento da rede de parceiros de negócios e distribuidores da empreRodrigo Fusco será responsável sa. Fusco acumula mais de 10 anos de experiência na pelo desenvolvimento e crescimento da rede de parceiros área, tendo atuado como gede negócios e distribuidores da rente de marketing e vendas Lenovo. de canais da HP. Possui pósgraduação em Marketing pela Escola Superior de Marketing e MBA Executivo pelo IBMEC São Paulo. “Liderar a área de canais da Lenovo tem sido uma experiência enriquecedora, principalmente durante esse excelente período que o grupo está passando no Brasil e mundo. O meu objetivo é continuar expandindo a área e buscando resultados cada vez mais positivos”, comemora Fusco.


Epson amplia fábrica para receber nova linha de produto

As multifuncionais com Tanque de Tinta foram lançadas para combater o mercado de cartuchos genéricos.

Em 2012, a Epson lançou no Brasil uma estratégia para combater o mercado de cartuchos genéricos, sendo a primeira empresa do segmento a oferecer uma linha de impressora e de multifuncionais com Tanque de Tinta. A tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para países emergentes, mercados que fazem uso de cartuchos recarregáveis e movimentam em torno de R$ 900 milhões/ano. Para dar suporte ao êxito obtido com o lançamento da linha Tanque de Tinta, a Epson anuncia a expansão da sua fábrica em Barueri (SP). Nela estão sendo produzidos os modelos com Tanque de Tinta, até então fabricados apenas na Ásia. No Brasil, a nova linha responde por 50% do faturamento da área de impressoras. Para atender a nova escala de produção, voltada para venda no mercado nacional e futura exportação para a América Latina, o número de funcionários triplicou nos últimos seis meses e a empresa ainda conta com novas contratações. “Os investimentos no país reforçam o comprometimento da empresa com o Brasil por meio da geração de novos negócios com criação de empregos, além da evolução tecnológica da tradicional impressora”, ressalta Paulo Ferraz, presidente da Epson do Brasil.


Entrevista

Rubens Passos Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares – ABFIAE.

O peso dos impostos

sobre os materiais escolares

João Eloi Olenike Presidente - executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT 12


A elevada carga tributária que incide sobre os materiais escolares chega a representar, em alguns produtos, quase 50% do valor

Não bastassem todos os gastos que se concentram no final e

início do ano, incluindo os impostos como IPVA e IPTU, muitos consumidores ainda têm que incluir no orçamento a matrícula e os materiais escolares. E aí, não sobram apenas as contas, mas também as queixas, especialmente com relação aos preços praticados e há fundamento, já que itens como mochila, lápis, agenda, apontador, entre outros, sofrem com altas cargas tributárias. Quase a metade do valor pago em alguns itens de material escolar vai para os cofres do governo, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). No topo da lista aparece a caneta, com 47,49% de carga tributária. “Em um país onde os governantes cansam de afirmar que educação é prioridade, torna-se no mínimo contraditório, se não um absurdo, convivermos com a elevada carga tributária que incide sobre cadernos, borrachas, agendas, lápis, estojos, canetas e, até mesmo, tinta guache e folhas para fichário. Educação realmente é prioridade?”, indaga Rubens Passos, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares – ABFIAE. A entidade solicita o apoio do governo e do Ministério da Educação para a aprovação de um projeto amplo de redução da carga tributária. De acordo com Passos, uma possível renúncia fiscal é ínfima perante o orçamento da União. Para João Eloi Olenike, presidente - executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, os materiais escolares têm essa carga tributária tão elevada pela “gulodice arrecadatória” dos governos e pela falta de atenção a uma área tão prioritária no quesito educação. Conversamos com os presidentes da ABFIAE e do IBPT sobre o assunto, confira a seguir:

“Em um país onde os governantes afirmam que educação é prioridade, torna-se no mínimo contraditório convivermos com a elevada carga tributária que incide sobre os materiais escolares”, Rubens Passos.

“ A alta carga tributária que incide sobre os materiais escolares ocorre devido à “gulodice arrecadatória” dos governos e pela falta de atenção a uma área tão prioritária no quesito educação”, João Eloi Olenike.


Entrevista Revista Papelaria & Negócios - Por que os materiais escolares têm uma carga tributária tão elevada? Qual é a justificativa do Governo para estes impostos tão elevados? Rubens Passos - Não existe justificativa lógica para a elevada carga tributária, que vem aumentando nos últimos 30 anos, sem que a sociedade percebesse. João Eloi Olenike - Pela “gulodice arrecadatória” dos governos e pela falta de atenção a uma área tão prioritária no quesito educação.

que nos permitam fazer um comparativo apontando a carga tributária aplicada no material escolar produzido no exterior? João Eloi Olenike - Infelizmente não temos comparativos de tributação externa, mas sabemos que a forma utilizada lá fora, para esse fim, é mais direcionada ao lucro e patrimônio do que ao consumo, como acontece em nosso país. Revista Papelaria & Negócios - Nos últimos anos houve aumento na tributação sobre os materiais escolares ou se manteve?

Rubens Passos - A tributação se manteve. O que ocorre é que antes eram desconhecidos da popuRevista Papelaria & Negócios - Estes tributos têm origem municipal, estadual ou felação. Um dos trabalhos da nossa entidade “Não existe deral? justificativa lógica para a ABFIAE é divulgar este absurdo.

elevada carga tributária,

Rubens Passos - Os grandes pesos desJoão Eloi Olenike - Não houve aumento, que vem aumentando tes tributos vêm dos impostos federais como mas também não ocorreram isenções ou imunidades sobre os produtos industrializados e o IPI, PIS, COFINS e estadual, como o ICMS. nos últimos 30 anos.” comercializados pelo setor. O imposto de importação não está no cálculo, ou seja, o produto importado tem carga ainda Revista Papelaria & Negócios - Como a indústria se maior. posiciona em relação a esta questão? Revista Papelaria & Negócios - Dentre os Rubens Passos - A ABFIAE está apoiando o projeto de artigos escolares, quais os que têm uma tributação mais alta? Qual a razão? lei 6702/2009, que isenta uma lista de itens escolares do IPI/ PIS/COFINS e solicita a isenção do ICMS aos governadores. Rubens Passos - Alguns produtos têm IPI Somente um movimento forte de apoio da sociedade irá mobilizar a classe política. Este projeto de lei fala em isentar o zero, como o caderno, os demais que não possuem essa isenção apresentam cargas superiofabricante nacional, mas nossa associação é favorável à isenres a 40%. ção também dos importados, pois já existe um imposto para controlar a importação que é o II – Imposto de Importação. João Eloi Olenike - Temos a caneta, pastas escolares, borracha etc. Pelo que pesquisamos João Eloi Olenike - Pelo que tenho observado, nos últimos anos há uma preocupação maior com relação às altas uma das razões é que esses materiais escolares também são utilizados nos escritórios, sem a cargas tributárias do setor e as entidades estão procurando distinção dos produtos pelo seu uso, com isso, a se mobilizar para tentar reverter esta situação. tributação é feita de maneira igualitária. Revista Papelaria & Negócios - De que maneira estes Revista Papelaria & Negócios - Há dados altos impostos interferem na atuação da indústria?

14


Rubens Passos - Os altos impostos podem inibir o consumo destes itens, que são fundamentais para o processo produtivo da nossa sociedade. João Eloi Olenike - Como grande parte da tributação é sobre produção e faturamento (ICMS, IPI, PIS e COFINS), há um repasse muito grande em várias etapas da economia, fazendo com que estes valores sejam repassados para o preço dos artigos, que chegam bem caros para o consumidor final. Revista Papelaria & Negócios - Qual o posicionamento da ABFIAE sobre essa questão? Rubens Passos - Como mencionei, desejamos a isenção total ou alíquotas zero para todos os materiais escolares, já regulamentados pela norma de segurança do INMETRO e dos cadernos e agendas escolares regulamentados pela NBR 15733. Revista Papelaria & Negócios - Na opinião dos senhores, o que poderia ser feito para minimizar ou mesmo sanar essa atual situação? Rubens Passos - Uma mobilização da sociedade, exigindo o fim desta carga tributária. João Eloi Olenike - Entendo que poderíamos tentar passar no Congresso Nacional uma Emenda Constitucional, que estendesse a imunidade já existente para os livros, a todos os materiais e artigos escolares. Revista Papelaria & Negócios - Somente quando o projeto 6702/2009, tornar-se lei é que a situação poderá mudar, ou antes disso, há alguma outra solução que poderá ser tomada? Rubens Passos - Nossos governantes podem acelerar o processo reduzindo as alíquotas a zero e dar continuidade a este processo com leis de isenção. Basta vontade política. Revista Papelaria & Negócios - Há uma previsão para este projeto de lei sair do papel?

Rubens Passos - Não há previsão e, por isto, precisamos de uma mobilização da sociedade. A contribuição da ABFIAE está sendo feita por meio de nossos artigos na imprensa, entrevistas e reuniões com outras associações e políticos, que têm interesse em nos apoiar. A sociedade pode apoiar nossas atividades em nossa página no facebook (www.facebook. com/abfiae), onde temos postados todas as nossas entrevistas sobre o tema. Revista Papelaria & Negócios - Além da questão que envolve a car“Alguns produtos têm ga tributária, percebemos IPI zero, como o caderno, que há uma importante discrepância nos valores finais os demais que não praticados. O que os senhopossuem essa isenção res têm a dizer a este respeito? apresentam cargas

superiores a 40%.”

Rubens Passos - Existe uma desinformação quanto a esta questão. Material escolar é um artigo de consumo no varejo e, como qualquer outro, existem centenas de opções para o consumidor. Usemos como exemplo, as bolsas femininas: há modelos desde 30 reais até mais de 100 reais. Os produtos são diferentes apesar de atenderem a mesma necessidade. Com o material escolar é similar: há opções para todos os “bolsos”. É um sistema democrático. A pesquisa de preço de um item idêntico sempre deve ser feita, pois há milhares de pontos de venda e o comerciante precifica conforme o mercado que atua. João Eloi Olenike - Esta questão está relacionada à maneira dos varejistas atuarem com os consumidores finais. Pelo que vejo há uma grande “impureza” nesse setor, pela existência de empresas informais que, por não pa-


Entrevista garem os impostos, conseguem colocar seus produtos geralmente trazidos de outro país, em menores preços, prejudicando sobremaneira a livre concorrência.

Educação disponibiliza crédito para alunos da rede pública para a compra exclusiva de material escolar em estabelecimentos locais. Uma opção para a substituição dos kits escolares.

Revista Papelaria & Negócios - Para 2014 quais são as prioridades das entidades?

João Eloi Olenike - O IBPT atua desde 1992 para diminuir o impacto dos impostos sobre as empresas e racionalizar a arrecadação de tributos nos níveis municipais, estaduais e federal. O objetivo é o aumento da lucratividade empresarial o crescimento da economia e da sociedade como um todo, além de contribuir para uma governança tributária mais eficiente e inteligente para as empresas, governos e organizações.

Rubens Passos - A ABFIAE pretende difundir a necessidade da eliminação da carga tributária nos materiais escolares e divulgar e apoiar a implantação do Cartão Educação, em todo o Brasil. Criado há três anos, o Cartão

A Carga Tributária sobre Material Escolar Item

Carga Tributária

Agenda Escolar Apontador Borracha Escolar Caderno Universitário Caneta Cola Tenaz Estojo para lápis Fichário Folhas para fichário Lancheiras Lápis Livro Escolar Livros Mochilas Papel pardo Papel Carbono Papel Sulfite Pastas plásticas Régua Tinta Guache Tinta Plástica

43,19% 43,19% 43,19% 34,99% 47,49% 42,71% 40,33% 39,38% 37,77% 39,74% 34,99% 15,52% 15,52% 39,62% 34,99% 38,68% 37,77% 40,09% 44,65% 36,13% 36,22%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)

16


Categoria de Produto

Estilosos“guardiões” Marcas como Pado, Mul-T-Lock e Papaiz apresentam seus novos cadeados No ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo FIFA 2014tm, a Pado destaca suas linhas com a bandeira do Brasil: Goool CBF e TSA Lock Bandeira.

Os cadeados Mul-T-Lock destinam-se às mais diversas utilizações e, de acordo com a marca, apresenta grande eficácia contra arrombamento.

Os sisudos cadeados de latão pouco a pouco deram lugar às peças estilosas. Eles passaram a proteger, bloquear ou impedir o acesso a uma determinada área ou objeto de uma maneira “descontraída” e que revela a personalidade do usuário. Mais modernos e bonitos, ganharam combinações numéricas e passaram a ter cores e formatos diferenciados. Outra evolução que pode ser destacada é a norma ABNT NBR 15271 para os cadeados, que atesta a qualidade e os requisitos exigidos na fabricação, segurança e funcionamento dos produtos. Com essa norma, as empresas passam a incluir nas embalagens de seus cadeados, de forma visível, a descrição da matéria-prima na confecção dos produtos, bem como, o nível de segurança de cada item. Desta maneira, o consumidor tem conhecimento do que está adquirindo. Uma das mais tradicionais marcas deste segmento, a Pado oferece estampas de times de futebol, além de produtos com estampa animal print (de oncinha e zebra) e cadeados coloridos. E, no ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo FIFA 2014tm, a empresa destaca suas linhas de cadeados personalizados com a bandeira do Brasil, presentes nas linhas Goool CBF (corpo de latão revestido com nylon, haste em cabo de aço flexível e prático fecho por combinação numérica), Cores ( em latão maciço, leva as cores da bandeira do Brasil) e TSA Lock Bandeira (o produto tem a estampa da bandeira nacional no corpo, que é feito em zamac, haste em aço cromado e fecho por combinação numérica). Os cadeados da linha TSA Lock permitem que os agentes de segurança possam proceder a verificação das bagagens, destravando-os sem danificá-los. São aceitos por todos os países e estão disponíveis em quatro ou três combinações de dígitos. “As principais tendências observadas continuam relacionadas à praticidade e à resistência, por isso, há grande quantidade de modelos com segredo e combinação numérica. Além destas tendências, o público busca inovações e design, razão pela qual a Pado investe nestes modelos temáticos. O nosso setor de P&D está sempre em busca de soluções inovadoras e eficientes”, afirma Priscila Nery, gerente de marketing da Pado. A marca também destaca os cadeados da linha bike, produtos em latão maciço, que garantem a durabilidade e o máximo de seguran-

18


Os cadeados para bike da Pado têm corpo de latão maciço, capa plástica colorida e haste flexível de aço galvanizado.

ça, mesmo quando expostos às intempéries. Os produtos são revestidos por capa plástica colorida (azul, amarelo, vermelho, verde, rosa e preto) e haste flexível de aço galvanizado nos tamanhos de 600mm e 1200mm. Os cadeados acompanham duas chaves e possuem outras funções como, por exemplo, a proteção de estepes de veículos e portões. Obtendo altos níveis nos testes de antiarrombamentos, a Mul-T-Lock, que tem produtos usados em vários presídios brasileiros, áreas do comércio, residências e condomínios, entre outros modelos, apresenta novidades como o Hasp Lock, considerado, segundo a marca, o cadeado mais seguro do mundo, já que é o único produto a obter nível 6 pela norma CEN – Comitê Europeu de Normalização. Outra tradicional marca do segmento de cadeados, a Papaiz acredita na estratégia de diferenciação do produto, para isso aposta no desenvolvimento de cadeados inovadores, criativos e com design moderno. No último ano, lançou as linhas Copa do Mundo FIFA 2014, quatro novos modelos da linha Comics com ilustrações do Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor, além dos cadeados UFC que vem em formato octagonal. A Papaiz também apresentou o Node, cadeados com haste flexível que permitem a adaptação a diferentes tipos de uso, desde trancar uma mala até lacrar uma simples embalagem de biscoitos. “Através de pesquisas e um vigoroso monitoramento de mercado, a Papaiz observa que o consumo de cadeados apresenta grandes tendências para customização, ou seja, o consumidor final personaliza sua própria estampa”, destaca Sandra Papaiz, superintendente do Grupo Papaiz.

Em formato octagonal, tem o cadeado da marca UFC lançado pela Papaiz.

Novos licenciados da Papaiz: Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor.

A Papaiz também faz referência à Copa do Mundo FIFA 2014.


Brinquedos & Cia

Apresenta as tendências e novidades em brinquedos Cerca de 1400 lançamentos serão apresentados durante a 31ª edição do evento Há mais de 30 anos, a Abrinq e a Francal Feiras realizam o principal evento de negócios do setor, no País, e o terceiro maior no mundo: a ABRIN – Feira Brasileira de Brinquedos, responsável por movimentar pelo menos 25% do faturamento anual da indústria. O evento neste ano acontece de 1 a 4 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição, 180 fabricantes brasileiros apresentam cerca de 1.400 lançamentos que vão abastecer as lojas nos próximos meses, principalmente nas duas datas mais importantes para o setor: Dia das Crianças e Natal. Entre as novidades estão brinquedos em geral e pedagógicos, puericultura leve e pesada, jogos eletrônicos, colecionáveis, fantasias e outros artigos. A batalha pela preferência dos pequenos entre brinquedos tecnológicos e brinquedos tradicionais fica perceptível nos lançamentos dos fabricantes durante a ABRIN. “A indústria está cada vez buscando mais produtividade e acabamento, para tornar o brinquedo atraente e mais acessível”, diz Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq. A expectativa dos organizadores é superar os 15 mil profissionais do setor – grande parte deles lojistas de vários Estados brasileiros e dos países do Mercosul – que visitaram a feira no ano passado. Confira algumas das novidades:

20


Brinquedos & Cia

Brinquedos tradicionais ganham novos recursos A Estrela reeditou dois grandes sucessos de vendas de três décadas atrás, a pedido dos próprios consumidores: o Genius, um dos pioneiros na utilização da tecnologia no brinquedo, com 500 mil unidades vendidas entre 1980 e 1981; e o Boca Rica, que teve a sua identidade visual original preservada, mas passou a emitir sons. Outra aposta da empresa é o Super Banco Imobiliário, versão moderna do tradicional jogo de “sorte e revés” em que notinhas de papel foram substituídas por cartões de débito e crédito. Há também uma versão para smartphones, que por meio de um aplicativo é possível fazer check-ins em locais específicos, no estilo Foursquare.

Upgrade tecnológico A Hasbro traz novos recursos para brinquedos já conhecidos entre as crianças. O carismático Furby vem com novas funções e ainda mais interativo, devido a um projeto de robótica especialmente criado para essa versão, que faz com que o comportamento do brinquedo dependa diretamente da atenção dada a ele. O Furby Boom estará disponível ao mercado brasileiro em maio. Já o Twister Dance, versão dançante do clássico jogo de contorcionismo, substitui o tapete de bolas coloridas e a roleta por quatro círculos que contém sensores de peso e um gadget de LED que indica qual círculo o jogador deve pisar.

22


Linha pedagógica A Elka tem uma linha multidisciplinar que ensina de maneira lúdica e criativa, como o Gira Letras, um jogo de palavras formado por base com alavanca, roletes giratórios e 11 cartelas com proposta de uso frente e verso. As crianças que estão iniciando o processo de alfabetização podem recorrer às imagens como recurso para elaboração das palavras. Tem também o Gira Números, composto por base com alavanca, roletes giratórios e 6 cartelas com proposta de uso frente e verso. De um lado, a criança conta as quantidades e as relaciona aos algarismos. Do outro, o desafio é compor somas que resultem no número 10.


Brinquedos & Cia

Jogos de cards colecionáveis A Copag, conhecida por seus jogos de cards colecionáves, está com novidades em seu portfólio e destaca as seguintes linhas: Tartarugas Ninjas – Caça Vilões; Mr. Potato Head – Monta Batata; Hora de Aventura – Hora do Jogo da Memória; Hora de Aventura – Caminho da Aventura; Catalina Estrada – Baralho; My Little Pony – Jogo das Cores; Sofia – Escola de Princesa; FIFA – Jogo de Quiz; FIFA – Baralho na Lata Marie – Monta Pôster; Battle Scenes 3; Galinha Pintadinha – Jogo das Cores e Pokémon – Coleção XY. “Apresentaremos durante a feira estes lançamentos, que educam, divertem e entretêm as crianças e pretendemos em 2014 atingir um crescimento acima de 20% com o aumento da nossa linha e a distribuição por todo o mercado nacional. Participar da Abrin sempre nos traz ótimos resultados, novos clientes, além de representar uma importante vitrine para os nossos produtos e lançamentos”, afirma Renato Barits, gerente comercial da Copag.

Para brincar e torcer pelo Brasil No país do futebol e que este ano sediará a Copa do Mundo, não poderiam faltar brinquedos relacionados ao esporte e ao evento. A Líder Brinquedos traz vários deles, como as diferentes opções de bolas em EVA e vinil, algumas delas estampadas com o mascote Fuleco; tem também o Chute a gol, que vem com duas traves e uma bola de EVA totalmente decorada, produto licenciado da Copa do Mundo FIFA 2014tm e para animar a torcida, tem as cornetas em oito tamanhos. Já para quem desejar assistir às partidas de futebol comendo pipoca, a Líder traz a Pipoqueira Torcedor, um produto 2 em 1, já que o balde tem acoplado um copo com tampa e canudo.

24


Brinquedos & Cia

Bonecos de vinil a quebra-cabeça do filme “Rio 2” Em 27 de março cinemas de todo o Brasil abrem suas bilheterias para a estreia do filme de animação “Rio 2”, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha e as empresas apostam nos produtos licenciados, como a Grow que lança bonecos de 15 cm em vinil, com cauda de tecido e cabeça articulada, dos personagens Blu, Jade e Rafael. Uma versão em tamanho maior do Blu também foi desenvolvida pela fabricante e promete agradar os pequenos fãs e colecionadores do simpático arara-azul. Na linha de cards, a Grow apresenta o Memória Rio 2, jogo tradicional da memória com 27 pares de cartelas de imagens do filme; e o Super Trunfo Rio 2, em que atributos como “esperteza”, “espírito aventureiro” e “amizade” vão acirrar a disputa entre os personagens. Quebra-cabeças de 60 e 150 peças, para crianças a partir de 4 a 6 anos, compõem as novidades.

Pelúcias do filme “Rio 2” A Sunny Brinquedos é outra empresa que aposta no sucesso da licença “Rio 2” e traz versões em pelúcia dos personagens Blu e Jade, que cantam as canções do longa e têm dispositivo de voz que reúne três frases; além de réplicas em pelúcia de todos os integrantes da família de araras-azuis e outros personagens; assim como chaveiros dos protagonistas.

26


Kits criativos e escolares A Summit participará na Abrin 2014 com sua marca própria, TRIS que traz os Kits Criativos, que têm por objetivo estimular ainda mais a criatividade dos pequenos, permitindo a eles customizar objetos e se divertir fora do ambiente escolar, sendo possível criar pôsteres, montar cenários, criar desenhos, se maquiar e muito mais. Os produtos são de licenças como: Barbie, Hot Wheels, Monster High, Princesas, Carros e Universidade Monstros. Além dos Kits Criativos, a marca TRIS também apresentará os Kits Escolares, que este ano trazem três novas licenças: CBF, Aviões e Universidade Monstros.

Brinquedo eleito “Melhores do Ano 2014” Super Parking é um dos destaques da Maptoy. O brinquedo recebeu a classificação de “ótimo” da Abrinq e ganhou o selo de “Melhores do Ano 2014”. Produzido em plástico resistente e cores vivas, possui duas rampas para abastecimento, troca de óleo, lava rápido, heliporto e elevador articulável com manivela. Acompanha quatro carrinhos coloridos, um helicóptero em plástico e duas cartelas de adesivos para decorar o brinquedo.


Oportunidade

É sempre uma festa! O brasileiro é um povo conhecido pela alegria e por ser festeiro. Além das datas tradicionais como Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Natal, dentre tantas outras, há as festas particulares que acontecem todos dias e neste ano ainda teremos a Copa do Mundo, que deve movimentar o mercado de artigos para festas. Ou seja, há boas razões para o lojista investir neste promissor segmento

“A Animafest possui uma linha própria de fantasias, com modelos exclusivos e importados da China. Em 2013, a empresa investiu cerca de 1 milhão de reais em seu portfólio”, Gustavo Lucas, sócio diretor.

Balões, fantasias,

brinquedos, enfeites, infláveis e tantos outros itens necessários para animar e decorar as festas podem fazer parte do mix das papelarias, supermercados, atacadistas, distribuidores, além é claro, das lojas específicas. Segundo levantamento feito pelo SEBRAE, levando em conta apenas o setor de festas infantis, os negócios gerados são em torno de R$ 300 milhões, registrando um crescimento de 30% ao ano. Este promissor setor tem em São Paulo uma exclusiva feira para apresentar as novidades em produtos e serviços voltados a parques, buffets infantis, festas temáticas, sazonais, e entretenimento em geral. A Expo Parques e Festas chega à 8ª edição com mais de 120 empresas, que apresentarão de 31 de maio a 03 de junho, no Expo Center Norte, artigos de festas e decorações, lançamentos em balões, fantasias, brinquedos, jogos eletrônicos, playgrounds, equipamentos de food service, infláveis, lembrancinhas, cenografia e efeitos especiais, entre outros. Especializada em fantasias e artigos para festas, a Animafest, fundada em 2006, tem hoje lojas próprias e franquias por todo o país e atua fortemente em épocas como, Carnaval, Festa Junina e Hallloween. Para este ano, lançou itens especiais para a Copa do Mundo, como buzinas, cornetas, chapéus e bandeiras e a expectativa é dobrar as vendas e obter um faturamento de R$ 2 milhões até o final do evento esportivo. “Acredito que o mercado de fantasias no Brasil não é maduro. Há muitas fábricas pequenas e pouca estrutura, existindo somente uma grande indústria que detém as principais licenças. A Animafest possui uma linha própria e há dois anos iniciou a importação das fan-

28


Oportunidade Fantasias dupla face (dois personagens em uma única fantasia) e modelos clássicos como espanhola, princesas, enfermeira e Homem Aranha estão no mix da Animafest.

tasias da China, que além da qualidade, têm outros diferenciais como acessórios que acompanham a roupa, embalagens maiores e que trazem a imagem da fantasia. Estamos atrasados em relação, por exemplo, ao mercado americano, porém a Animafest tem procurado diminuir esta defasagem, buscando na China os mesmos fornecedores dos Estados Unidos, trazendo produtos diferenciados e completos. Somos a única empresa a atuar como rede especializada em fantasias”, destaca Gustavo Lucas, sócio diretor da Animafest. No ano de 2013, a empresa investiu aproximadamente 1

milhão de reais e a venda de 70% deste mix aconteceu entre julho e outubro. Sobre as novidades e tendências em fantasias, Gustavo aposta nas versões dupla face, permitindo que a pessoa chegue à festa vestindo um personagem e vá embora usando outro. Tem da bruxa boa/má e da policial/presidiária. “Quando falamos em fantasia não podemos esquecer dos personagens que estão em alta na mídia e, claro, dos clássicos como enfermeira, espanhola, Homem Aranha, Princesas etc”, cita o diretor da Animafest, lembrando que para os pontos de venda como as papelarias, supermercados e outros estabelecimentos, a comercialização de fantasias e acessórios representa uma grande oportunidade, pois são produtos com forte apelo de vendas e que agregam no faturamento do mês. “O desafio está em gerenciar a variedade versus o espaço físico a ser disponibilizado na loja.” Um dos líderes no mercado de artigos para festas, atuando desde 1981 é a Festcolor, que tem em seu mix, diversos itens descartáveis, bandejas laminadas e artigos decorados como cachepot, chapéu, convite, copo, caixa surpresa, painel decorativo, porta forminha, prato, vela, balão, guardanapo, centro de mesa, toalha, porta cupcake, balde de pipoca, pipoqueira e o grande destaque, de acordo com a empresa e sucesso de venda é o kit festa com 13 itens para até 24 convidados. “Trabalhamos incessantemente para continuar atendendo o imaginário de diferentes gerações, desenvolvendo produtos diferenciados, capazes de transformar todas as comemorações em momentos inesquecíveis de muita cor e alegria”, afirma Vagner de Jesus Pinto, diretor da Festcolor. A empresa investe em personagens famosos em seus produtos e, de acordo com o diretor, o aumento das vendas nunca é inferior a 30%. As recentes linhas são compostas pelas seguintes propriedades: Galinha Pintadinha, Patati Patatá, Meu Malvado Favorito, Moranguinho, Dora A Aventureira, Jolie, Doki, os principais clubes de futebol, entre muitas outras. Segundo um ranking “Top Five”, dos temas de festas mais vendidos, a Festcolor produz  e comercializa para quatro eventos, resultado de sucessivos investimentos a longo prazo e do potencial de crescimento de consumo no país. “A Classe C vem aumentando o consumo de produtos até então destinados aos públicos A e B, obrigando as empresas de festas a

30


se prepararem para enfrentar os produtos piratas e a demanda exigente do público. A estabilidade e o crescimento econômico estão gerando um crescimento orgânico e sustentável no segmento de festas, onde o aumento do poder aquisitivo faz com que novos consumidores passem a ocupar espaço no consumo de artigos de festas”, analisa Vagner. Em agosto de 2013, a empresa inaugurou uma nova instalação fabril, em uma área de 10 mil m2 na cidade de Extrema (MG), com equipamentos modernos e sistema de automatização, aumentando a capacidade produtiva, centralizando a área fabril, gerando mais empregos. “Estamos extremamente otimistas e motivados a continuar construindo uma empresa de sucesso, onde valorizamos o comprometimento, intensidade, sinergia, competitividade, responsabilidade social, integridade e a excelência”, pontua o empresário.

Os balões metalizados

Em diferentes formatos, tamanhos e cores, os balões metalizados, cada vez mais usados nas festas brasileiras, são os destaques da empresa Flexmetal, que constantemente investe em produtos e na divulgação. Nos EUA, México, Japão e Europa já estão presentes junto às flores, aos cartões de felicitações, maternidades e muitas outras ocasiões. E a Flexmetal, atenta ao comportamento do brasileiro, criou tamanhos alternativos para o uso do produto em arranjos ou mesmo na decoração de festas, também inseriu em alguns a válvula que permite a reutilização do balão e desenvolveu novas cores. “Temos um trabalho direcionado para balões personalizados, onde pesquisamos as mais adequadas opções de tintas e processo de impressão, atendemos um perfil de cliente bastante exigente. Destacamos também que são produtos certificados pelo INMETRO”, explica Alexandre Wilson de Souza, diretor comercial da Flexmetal. A empresa tem um time direcionado para o atendimento aos lojistas. Primeiro há uma identificação do perfil do lojista e seu público-alvo, depois é montado um mix de produtos observando seu fluxo financeiro. “Balões metalizados são artigos “curinga” para os pontos de vendas, pois ao mesmo tempo que geram vendas, decoram o espaço e chamam a

Os kits da Festcolor contêm 13 itens e servem até 24 convidados.


Oportunidade

A Flexmetal direcionou o seu trabalho para o desenvolvimento de balões metalizados personalizados.

Cores e diferentes formatos ganham destaque nos balões metalizados da Megatoon. (abaixo)

atenção das crianças. No Brasil, a venda em supermercados e papelarias ainda é tímida, boa parte não tem conhecimento de como fazer e por onde começar, por isso, neste ano, iniciamos um trabalho de capacitação destes pontos de vendas onde resumidamente fazemos o treinamento do manuseio do produto (que é bastante simples), sugestão de exposição e mix de produtos, com isso, acreditamos que o cliente final terá acesso facilitado ao produto. É uma venda consultiva onde os pontos de vendas sempre podem contar com nosso conhecimento e experiência. É um trabalho feito a quatro mãos que costuma fidelizar os clientes. Nossa proposta é fazer com que a venda aconteça, sem que o produto fique parado na prateleira”, justifica Alexandre. A empresa inicia 2014 bastante otimista com a visibilidade do produto e com a Copa do Mundo. “Acreditamos que a excelência no atendimento é nosso ponto forte e continuaremos investindo nisso. Temos metas agressivas para este ano e sabemos que somente poderemos concretizá-las se estivermos próximos dos nossos clientes e firmarmos parcerias com empresas de visão apurada e liderança estabelecida”, conclui o empresário da Flexmetal. Outro fornecedor de balões metalizados é a Megatoon, que tem como proposta levar novas e irreverentes soluções a este mercado de festas. “Temos pouco tempo de atuação, mas possuímos bastante conhecimento neste segmento. Nosso investimento concentra-se na pesquisa por produtos diferenciados, como por exemplo, o balão com foto. Também exploramos cores, formatos e tamanhos. É perceptível o desejo por novidades, cada público com suas expectativas, as pessoas não querem repetir temas escolhidos, buscam algo diferente constantemente. Além das versões irreverentes, acreditamos nos balões me-

32


talizados com formato de letras e números, em tamanhos variados. São modelos que cabem perfeitamente em uma festa corporativa, no lançamento de novos produtos ou na festa de aniversário. Não investimos em licenciamento, porque entendemos que em geral o ciclo de vida dos personagens é curto frente ao investimento. Por outro lado, temos uma equipe própria que se encarrega o tempo todo de desenvolvimento de novos e inovadores produtos”, explica Jordete Braga, head of e-commerce da Megatoon. A empresa chega ao mercado de balões metalizados para oferecer soluções irreverentes. Jordete afirma que é uma grande oportunidade para supermercados e papelarias trabalharem com balões metalizados, já que os produtos oferecem margem saudável, são comprados por impulso, estimulam a compra de outros produtos e a variedade de modelos e temas independentemente da sazonalidade. “Nossas operações estão iniciando e temos grandes planos para 2014, investiremos ainda mais em pesquisa para conhecer o comportamento do mercado e em divulgação de nossos produtos e serviços.”

Formatos diferenciados de velas, como de flor (florivela) são apresentados pela Mundo Bizzaro.

Coelho Pinto Junior, no  Brasil as festas estão cada vez mais divertidas, com volume maior de acessórios, fugindo do tradicional chapeuzinho e decoração. “Além dos itens para as festas de aniversário, os lojistas devem investir em itens para o Carnaval, Festas Juninas, Reveillon, festa de 15 anos, formaturas, baladas, festa GLS e casamento. O mercado brasileiro Novos formatos para as velas está aquecido para o ramo de festas, Confetes que também temos muito para crescer e há espaço Com a proximidade da Copa do Mundo, a empresa Mun- lançam adesivos para novos produtos. Pretendemos aucolecionáveis são do Bizzaro, especializada em velas, lançadores de confetes mentar os nossos negócios em 30%”, apontados como e serpentinas, entre outros itens para festas, apresenta uma almeja Frederico. uma das tendências. linha especial para os torcedores da seleção brasileira. O Na foto, produto fabricante tem em seu portfólio itens como Confestes, com da Mundo vários modelos como o Confeste Premium Colorido, que lan- Bizzaro. ça papel metalizado colorido a 8 metros de altura; velas especiais, dentre elas a bolavela, em formato de bola para os apaixonados por futebol, a florivela, com formato de flor e que toca música; além das velas numéricas, como a festivela, disponível em vários modelos uma delas a colorida, que vem com um modelo numérico e velas palitos. Em 2013, um grande sucesso da empresa foi o Confeste Kids Adesivo, lançador de confete voltado para crianças, com mecanismo de mola e que lança adesivos colecionáveis. Para o gerente comercial da Mundo Bizzaro, Frederico


Automação

A nova realidade dos negócios

Automação comercial sempre foi um dilema para muitos em-

Por Rodrigo M. Freitas*

Todo mundo quer vender mais, certo? Todo mundo quer expandir seu negócio, certo? Agora a pergunta que não quer calar: o que você está fazendo para sua empresa crescer com consistência?

presários. Afinal, é preciso investir em um sistema operacional, há custos com manutenção e equipamentos. Só com os dois primeiros itens, que envolvem questões de licença, o lojista teria um enorme gasto. Esta situação faz com que alguns empresários busquem soluções “piratas” ou simplesmente deixem de investir por falta de certeza do resultado e por achar caro e complicado. O processo de automação de automação consiste em ferramentas de software e hardware para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente, controlar estoque, otimizar as compras e os custos da empresa. Um projeto de automação pode aperfeiçoar todos os controles da empresa, principalmente do estoque, precificação, fluxo de caixas, evitando desvios, perdas de mercadorias e ajudando o gestor com informações para tomada de decisões. Para empresas com gestão moderna e que querem se perpetuar, já não basta a preocupação somente com as vendas ou com o atendimento ao público. É preciso organizar a empresa como um todo, saber onde o dinheiro está sendo empregado, controlar os gastos e despesas financeiras, pois só assim os ganhos que se conquistam

34


na venda não serão perdidos na retaguarda. As empresas já automatizadas enxergam novos caminhos para interagir com os fornecedores e clientes. A automação abriu oportunidades para uma nova competição, redefinindo expectativas, desencadeando uma inundação de informações diferenciadas para gestão do negócio, obtidas com segurança e qualidade. Esse processo de automatização introduziu também uma dura penalidade a qualquer um que continua acreditando em formas tradicionais, na meta convencional de custo / lucro e nas maneiras convencionais de se fazer negócios, seja qual for a atividade comercial. Os varejistas têm a tendência de atuar de maneira tradicional, mas, no mercado de hoje, não se tem mais a margem de lucro para absorver essas ineficiências.

Simplificando o processo e ajudando a empresa a adaptar-se às novas realidades de negócios, o Sistema Athos tem incorporado em seu projeto a mais alta tecnologia e as melhores práticas de gestão e é hoje o software de gestão mais usados em algumas regiões de São Paulo como Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, além de São Paulo Capital. Contamos com um quadro de consultores e técnicos especializados nos mais diversos segmentos do comércio e de informática, preparados para ajudá-lo a colher mais lucro, simplificando sua entrada no mundo da automação comercial e gestão eficiente.

* Rodrigo M. Freitas é diretor geral da Athos


Novidades

Novas calculadoras Produtos já consolidados e com recursos tecnológicos de ponta, as inovações nas calculadoras estão basicamente nas cores e design, que acompanham as tendências da moda O visor grande é uma das tendências observadas nas novas calculadoras.

Especialista na distribuição de calculadoras, a CHTech oferece um mix com mais de 100 modelos. “A preocupação é sempre com o que o nosso fornecedor fabrica para que tenhamos em portfólio somente calculadoras de alta qualidade. Podemos afirmar que as principais evoluções estão no aumento do tamanho do visor e na redução do consumo de energia, com modelos que fazem uso da energia solar”, cita Lucas Huang, diretor comercial da CHTech. Os lançamentos da marca são os modelos: PC267, com design e cores atuais que contextualizam com ambientes modernos. Na cor branca, esta calculadora apresenta visor grade. A outra novidade é o modelo PC306, na Calculadoras coloridas cor pink, ideal para as mulhe- contextualizam com res. A CHTech também investe ambientes modernos. em materiais para os pontos de Produtos distribuídos pela CHTech.

“A preocupação é sempre com o que o nosso fornecedor fabrica para que tenhamos em portfólio somente calculadoras de alta qualidade.” (CH Tech)

36


vendas, como displays de chão, para melhorar a visualização dos produtos nos pontos de venda. Segundo análise de Huang, as calculadoras de mesa não podem faltar no mix dos lojistas, já que são produtos de uso “obrigatório” em escritórios e demais ambientes empresariais. Por outro lado, as calculadoras de uso pessoal ou de bolso registraram uma redução nas vendas, já que estes recursos estão disponíveis em gadgets como smartphones e tablets. Um outro aspecto que prejudica as vendas de calculadoras no mercado brasileiro, lembrado por Huang, está na comercialização ilegal de produtos sem procedência e de qualidade duvidosa. “São calculadoras que não duram um mês, confeccionadas em plásticos contaminados, com baterias sem qualidade, que criam, inclusive, problemas ao meio ambiente. Infelizmente, o Brasil permite que estes produtos entrem via contrabando e atrapalhem os negócios das empresas sérias”, desabafa Huang. A CHTech pretende manter

Para o público feminino, as calculadoras pink se destacam. Modelo PC306 da CHTech.


Novidades “O segmento de calculadoras é bastante maduro. Existem vários concorrentes, além dos que atuam exclusivamente no mercado office/ corporativo.” (Summit)

as vendas como em 2013, com expectativa de um pequeno crescimento, muito embora, por ser um ano eleitoral a previsão é de certa instabilidade na economia. Outro fornecedor de calculadoras é a Summit, por meio da sua marca TRIS, trabalha com calculadoras de bolso e mesa. São 9 modelos em várias cores, material, design e funções. Para a empresa, a evolução mais visível está relacionada à questão do design, sem esquecer do conforto na utilização, nos tamanhos das teclas, da visualização dos números etc. Dos modelos oferecidos pela marca TRIS, os líderes em venda são os modelos T420 (de mesa) e o T400 (de bolso). O destaque fica para a T407 (de bolso) com superfície rosa e teclas emborrachadas. “O segmento de calculadoras é bastante maduro. Existem vários concorrentes, além dos que atuam exclusivamente no mercado office/corporativo. O segmento evoluiu e hoje temos uma infinidade de modelos adaptados para os diferentes tipos de necessidades ou profissões”, analisa Daniela Kunzler, especialista de marketing da Summit.

A Summit distribui calculadoras de bolso e mesa. São 9 modelos, variando cores, material, design e funções.

38


Tecnews

Click nos negócios: invista nas câmeras digitais Já pensou em comercializar câmeras digitais? Apesar do crescente hábito de tirar fotos com dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o que de certa maneira popularizou as fotos digitais, as máquinas mantêm a preferência de quem busca novos recursos e imagens de alta qualidade

Câmera fashion

Se levarmos em conta as informações divulgadas pela consultoria GfK sobre o cenário brasileiro das câmeras digitais houve uma queda de 15,7% nas vendas por unidade, também foi registrada queda em valores, neste caso de 10,9%, enquanto que o preço subiu 5,7%. Acredita-se que este cenário se deva ao fato de que muitas pessoas usam os smartphones em substituição às câmeras fotográficas, já que há quem prefira investir em um telefone com câmera do que comprar uma máquina fotográfica, justificando ser o melhor custo-benefício. Por outro lado, há quem diga que muito embora os smartphones e tabletes ofereçam câmeras com flash, que proporcionam alta nitidez e resolução, são opções para o dia a dia; sendo que em ocasiões especiais, quando é preciso um equipamento com alta qualidade de imagem, as câmeras digitais continuam sendo as preferidas. O fato é que os consumidores estão mais exigentes e querem facilidades para registrar imagens e momentos especiais, por isso, o setor se reinventa para oferecer novas opções e recursos.

A XF1 é a câmera fashion da Fujifilm. O equipamento tem monitor de LCD de 3,0 polegadas e ISO 12800. Com apenas um toque aparece na tela um menu de 6 itens para a escolha do usuário. A máquina é leve, tem corpo de alumínio e acabamento de couro sintético, aumentando a sensação da câmera na mão. Com um giro do anel de zoom é possível escolher qualquer uma das três configurações da câmera: modo portátil, a objetiva se retrai por completo para dentro da estrutura, diminuindo seu tamanho; modo de espera, a objetiva se estende parcialmente, mas continua fechada e com apenas mais um giro, ativa a câmera e a deixa pronta para fotografar. A lente Fujinon oferece controle manual direto, mantendo a operação do zoom bem suave.

Confira as novidades:

40


Para os apaixonados por futebol e fotografia

Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, a Samsung traz para o Brasil três SmartCameras assinadas pelo time. Os modelos ST2014F, DV2014F e WB350F apresentam inovação em tecnologia, design e acabamento. Se destacam principalmente pela conectividade. Equipadas com wi fi, as câmeras possibilitam tirar fotos, gravar vídeo, compartilhar conteúdo instantaneamente em mídias sociais, enviar por e-mail ou sincronizar com a computação em nuvem. A Samsung possui ainda a tecnologia NFC, em que se pode compartilhar automaticamente com smartphones ao encostar os dois dispositivos. Para os apaixonados por futebol e fotografia, foram criados os features: “Modo Futebol” (faz com que as imagens em tons de verde, azul e vermelho fiquem mais vivas) e “Moldura de Futebol” (permite o enquadramento das pessoas em frames pré-selecionadas, que vão desde poses com os jogadores de futebol em formação pré-jogo até as comemorações realizadas dentro do campo). Outra exclusividade dos lançamentos é que ao pressionar o botão que dispara a máquina para fazer a foto, o produto emite um grito emocionado de “Gol” e pode ser usado opcionalmente. Além disso, as câmeras trazem o brasão da Seleção Brasileira de Futebol na parte frontal.

Compactas e coloridas O Grupo Unicoba, fabricante e fornecedor de equipamentos eletrônicos e soluções em energia, apresenta a linha de câmeras digitais Polaroid, produzidas no Brasil. São os seguintes modelos: IS326, com 16M pixel, display de LCD de 2,4”, zoom ótico de 3x e digital de 4x, bateria de lítio interna (não é necessário o uso de pilhas), entrada para cartão de memória SD (não incluso), recurso de detecção de face e filma em HD. A IS529, com 16M pixel, display de LCD de 2,7”, zoom ótico de 5x e digital de 4x, tem bateria de lítio interna, entrada para cartão de memória SD (cartão de 4GB incluso), recurso de detecção de face e filma em HD. E, por fim, a IS827, com 16M pixel, display de LCD de 3,0” com interface sensível ao toque, zoom ótico de 8x e digital de 4x. Tem bateria de lítio interna, entrada para cartão de memória SD (cartão de 4GB incluso), recurso de detecção de face e filma em HD.


Tecnews

Sem perder a conexão O modelo Coolpix S9500 da Nikon é fino, elegante e conectado; conta com zoom supertelefoto de 22x e um sensor de imagem CMOS para fotos em baixa luminosidade de 18.1 megapixels. Compartilhar fotos e vídeos ficou mais fácil e rápido através do wi fi integrado, conectando a câmera ao smartphone ou tablet compatível. Também através do wi fi é possível, de forma simples, controlar a câmera por meio do smartphone ou tablet.

À prova d’água A NewLink destaca a câmera digital Summer que faz fotos com resolução de 16MP, 10MP, 5MP ou 3MP e garante alta qualidade de imagem mesmo nas fotografias feitas embaixo d’água. Suporta uma profundidade máxima de até 3 metros e destaca-se ainda por contar com dois visores: o LCD traseiro de 3” e o visor frontal de 1,8”, que garantem muito mais conforto na hora de tirar autorretratos. Além de fotografar, a câmera filma com áudio nos formatos VGA e QVGA e conta com zoom digital de 4x. O aparelho tem conexão USB e suporta cartão SD de até 32GB. A máquina é alimentada por 2 pilhas alcalinas AAA (não inclusas).

Registrando

manobras radicais

A Sportcam Bob Burnquist, da Multilaser, é ideal para capturar em HD não só os movimentos do skate, mas também perfeita para gravar os mais diversos esportes radicais. O produto vem com um suporte anatômico que se encaixa facilmente em capacetes, bicicletas e motos, além de vir com um case à prova de água para evitar qualquer acidente. Em seu portfólio, a Multilaser traz ainda acessórios como o carregador para 2 ou 4 pilhas AA ou AAA (ao mesmo tempo), que segue o novo padrão brasileiro de tomadas, bivolt, conecta diretamente na tomada de energia elétrica, sem uso de cabos e acompanha 2 pilhas AA 2500mAH e 2 pilhas AAA 1000mAh.

42


Tecnews

Nova se莽茫o da revista Papelaria & Neg贸cios focada em produtos de tecnologia que invadem as prateleiras e geram grandes neg贸cios. Aproveite a oportunidade de divulgar seus produtos para o mercado altamente consumidor.

Saiba o que estamos preparando para 2014. Entre em contato (11) 2925-6623 ou pelo e-mail: comercial@topbrasileditora.com.br


Tecnews

Cartões de memória de alta velocidade A ADATA Technology apresenta diferentes opções em cartões de memória, dentre eles da série Premier, composta por SDHC, SDXC, micro SDHC e micro SDXC. O SDHC e SDXC têm velocidades de leitura e escrita de 64GB sequenciais, chegam respectivamente a 50 e 33 MB/ segundo,e leitura e escrita IOPS aleatórias chegam a 1.300 e 100. Estas velocidades de transferência permitem que a série Premier lide facilmente com a grande maioria das tarefas de processamento e armazenamento exigidas pelas câmeras digitais de hoje. Já os cartões de memória Premier micro SDHC/SDXC cumprem com o padrão Secure Digital Association (SD) versão 3.0, com uma classificação de classe de velocidade de UHS-I U1. As velocidades sequenciais de leitura e escrita são de 50 e 33 MB/segundo, respectivamente, e leitura e escrita IOPS aleatórias são de 1.400 e 100. Os cartões de memória Premier micro SDHC UHS-I estão disponíveis com capacidades de 8GB, 16GB e 32GB, e os novos modelos SDHC UHS-I serão também oferecidos em capacidades de 8GB, 16GB e 32GB. Os cartões Premier SDXC e microSDXC UHS-I estarão disponíveis somente em 64GB.

Nitidez nas imagens

Registro da

A máquina da Canon DSLR EOS 70D possui o sistema

prática de esportes

Dual Pixel CMOS AF para foco instantâneo e preciso, tanto para imagens, como vídeos, além proporcionar desempenho e qualidade de imagem devido o seu sensor de imagem APS-C Canon CMOS de 20.2 megapixels e o processador de imagem DIGIC 5+. O transmissor sem fio integrado da câmera oferece aos usuários diversas opções de conectividade para que compartilhem facilmente suas imagens. Com o download do aplicativo gratuito EOS Remote2 na Apple App Store ou na Google Play Store, os usuários podem conectarse a smartphones e tablets iOS® ou AndroidTM  para transferir fotos e vídeos de suas câmeras para seus dispositivos, sem a necessidade de fios. Eles também podem controlar abertura do diafragma, velocidade do obturador e ISO a partir de seus smartphones.

Câmera filmadora e fotográfica com resolução HD, o modelo 720P da Leadership é ideal para registrar a prática de esportes e atividades em geral. Possui case protetor à prova d’água, entrada Micro – SD/ saída USB e bateria recarregável. Em seu mix, a Leadership oferece ainda carregador portátil + 2 pilhas AA 2100mAh e o carregador de 4 pilhas 2 em 1, compatível com pilhas do tamanho AA / AAA e tipos Ni-MH / Ni-CD, que carrega simultaneamente, no mínimo 2 pilhas e no máximo 4 pilhas.

44


Licenciamento

Marca Fico lança carteiras femininas Com estampas coloridas e modernas, a marca Fico apresenta suas carteiras femininas. Disponíveis nas linhas Graphic, Drift e Paisley são produzidas em poliéster estampado e têm puxadores personalizados em metal. Os modelos têm bolso para notas, moedas e porta cartões.

Smilingüido, a famosa formiguinha, completa 34 anos Criado pela Luz e Vida com o propósito de transmitir mensagens cristãs e valores universais, o personagem tem por objetivo auxiliar na formação do caráter das crianças, de uma forma lúdica e divertida. Passadas mais de três décadas, o desafio é manter o personagem atual. “Precisamos sempre manter a coerência histórica e dar respostas oportunas a novas tendências comportamentais, novas tecnologias e linguagens. Por isso, o Smilingüido está sempre em sintonia com o que ocorre na sociedade”, afirma o superintendente da Editora Luz e Vida, Samuel Eberle dos Santos. Smilingüido também está em consonância com diversas religiões. “Embora com credo diferente, muitos se identificam com os valores de boa conduta e compartilham da mensagem levada pelo Smilingüido”, observa. Hoje, a Luz e Vida dedica a maior parte da sua produção ao público infanto-juvenil e o Smilingüido e sua Turma estão em vários produtos como: livros, agendas, jogos educativos convencionais e eletrônicos, canecas, camisetas, marca-páginas, bonecos, DVDs, cartões, cadernos e materiais escolares entre outros itens. Aproveitando este momento de comemorações, a empresa anuncia o lançamento da linha própria de presentes. A marca Luz e Vida, utilizada apenas em calendários de meditações, estará em necessaires e máscara para dormir. Os itens trarão a frase: “A alegria embeleza o rosto” e alguns terão estampados os personagens Smilingüido e sua Turma, a Faniquita e a Rainha Formosa.

46


Mochilas da Monster High A Sestini desenvolveu uma linha com as famosas monstrinhas. Há mochilas com brilho e pingentes de metal, estojo em formato de caixão, lancheiras personalizadas, dentre outras opções para as garotas que são fãs das personagens.

Barbie, Hello Kitty, Paul Frank e muito mais... Para as meninas românticas e sonhadoras, a Foroni oferece novas versões de cadernos e agendas de personagens como Barbie, Moranguinho, Marie e Penélope Charmosa. Já para as mais crescidinhas, a empresa disponibiliza opções coloridas e modernas, como: Paul Frank, Hello Kitty e Keroppi.


Informática

Big Brother dos bebês A D-Link apresenta a Wi-Fi Baby Câmera, para o monitoramento de bebês, que pode ser usada remotamente (Wi-Fi, 3G ou 4G) via smartphone ou tablet. É possível gravar em HD, detectar movimentos e som, há alertas instantâneos que avisam mudanças de temperatura e pressão, visão noturna automática com LEDs infravermelhos, slot para cartão SD para gravação de vídeo e cinco canções de ninar programadas, que também podem ser acionadas via aplicativo.

Acessório para games com as cores do Brasil O Controle Dual Shock Combat US Brasil 2014 é um dos destaques da Dazz em sua linha de acessórios para games. Específico para PC, nos cores verde e amarelo, dentre as suas características estão: dois joysticks analógicos, botões sensíveis à pressão, dois motores internos para máxima vibração, botão digital de 8 direções, entre outros. A conexão é via USB.

Ergonomia e temperatura do notebook sob controle A Notebase Multiuso, da Leadership, apresenta Hub USB de 4 portas, dois ventiladores de baixo ruído, além de possibilitar vários ângulos de inclinação para melhor uso e visualização do notebook. Conta ainda com pés e apoio emborrachados para melhor firmeza e estabilidade.

48


Fone acolchoado em couro Para quem busca um headset eficiente e confortável, a NewLink oferece o Headset Sensation, com potência total de 100mW. A novidade conta com fones acolchoados em couro, tem microfone e controle de volume no cabo e é ideal para uso em jogos e programas que envolvem comunicação, como o Skype ou aulas on-line.

7 horas de energia extra para o uso de celulares e tablets A Rayovac® lança o carregador instantâneo Rayovac® para aparelhos celulares e tablets com entrada USB, que não precisa de tomada, pois funciona com 4 pilhas pequenas (AA) alcalinas ou recarregáveis. Cada uso do carregador gera energia extra para 7 horas de uso. O lançamento é compatível com Apple 30 Pin e Micro USB, mas precisa de adaptador para ser usado pelo iPhone 5. O pequeno carregador tem vida útil de 10 anos, corrente elétrica de 500 mAh e voltagem de 5V.


Informática

Carregador portátil para dispositivos móveis O Power Bank PV100, da ADATA Tecnologia, é um carregador externo ultraslim de 8mm que tem compatibilidade com iPhone, iPod nano, iPod touch, Samsung Galaxy e outros celulares e smartphones, tablets e aparelhos digitais alimentados por meio de conexão micro USB. Com proteção de sobrecarga/descarga, sobretensão/sobrecorrente e curto-circuito, está disponível nas cores preto, branco, azul e rosa.

Acessórios exclusivos para a Apple A Mobimax terá acessórios Premium na primeira loja oficial Apple, no Brasil. São bolsas, carteiras e capinhas para iPhone e iPad das marcas Michael Kors e Havaianas, a pulseira UP, da Jawbone, que funciona em conjunto com um aplicativo no iPhone para monitorar as atividades dos usuários.Outro acessório é o rádio relógio IDL45, da iHome. Todos os acessórios terão garantia e assistência técnica fornecidas pela Mobimax.

50


Prateleira

Borracha que vira peão Fechada com as capas plásticas protetoras, a borracha Whizz, da Maped, transforma-se em um peão. Com composição livre de ftalatos e PVC, vem em duas cores: azul e rosa.

Carimbos personalizados A máquina Nykon Imagepac, distribuída pela Flexograff, confecciona carimbos de uma maneira fácil, rápida e limpa. Além disso, oferece versatilidade na criação de desenhos, motivo pelo qual é bastante usada para produzir carimbos destinados ao scrapbooking. Cria-se o desenho no Corel Draw e o transfere para a borracha do carimbo por meio da Nykon Imagepac.

Qualidade na escrita Disponível nas versões pérola e prata, a caneta Tradio Energel Ink Inside, da Pentel, apresenta particularidades, como: design diferenciado e ergonômico, pequena “janela” na tampa que permite ver a ponta da caneta quando estiver tampada e tinta que seca rapidamente, sendo ideal para os canhotos, evitando sujar as mãos ou borrar a escrita.


Prateleira

Design e humor na coleção ZIPIT A Faber-Castell amplia o seu portfólio com a distribuição na América Latina da coleção ZIPIT. Feitos a partir de uma única longa tira de zíper, em cores variadas, os produtos dão origem a linhas como estojo Monstro, bolsas estilo carteiro, estojos coloridos e multifuncionais, porta-trecos e sleeve para tablet.

Caneta de luxo para telas touch screen

A Sheaffer, marca de instrumentos de escrita de luxo, apresenta a Sheaffer Stylus, que une esferográfica e ponta touch screen. Com perfil fino e confortável, tem grip de resina texturizado, está disponível nas cores cinza, preto e branco, todas Matte com detalhes cromados. Acompanha luxuoso estojo e tem garantia de um ano.

52


Brasil do futebol é homenageado Com a proximidade da Copa do Mundo 2014 e para homenagear a paixão dos brasileiros pelo futebol, a Carpe Diem lança a estampa Brasil do Futebol, em estilo retrô e que enaltece jogadas como o famoso “carrinho”, o “gol de bicicleta”, a torcida, a camisa 10 e outros elementos. A linha é formada por estojo, mochila, caixas para presente, moleskine , lixeira para carro, caneca, chinelo e muito mais!

Nova marca em cola bastão A Acrimet amplia o seu portfólio com colas bastão produzidas à base de água, atóxicas e certificadas pelo INMETRO. Em três gramaturas: 8g, 15g e 35g, podem ser adquiridas em caixas display com 30 unidades (para 8g), 20 unidades (para 15g) e 12 unidades (para 35g), ou então, em blister.


Especial

Dia das

Mães

É hora de se programar para a segunda data mais importante do calendário comercial

O

Dia das Mães se aproxima e com a comemoração a oportunidade de aumentar as vendas, conquistar e reter novos clientes. Trata-se da data mais importante para os comerciantes depois do Natal. Eventos sazonais, como este, proporcionam desafios e oportunidades para o varejo e a demanda é bem variada. É hora de “aparecer” para os clientes de uma forma mais ostensiva. A indústria prepara suas linhas para comemorar a data, aproveite para criar um mix especial e atraente para a época!

Variedade em álbuns fotográficos Toda mãe adora organizar as fotos da família, por isso, os álbuns de fotografia podem ser uma sugestão interessante de presente. Estampas para todos os estilos de mães e modelos mais sóbrios estão disponíveis no mix da DAC. Há álbuns em corino, com fechamento em elástico e formatos grande e pequeno (100 a 500 fotos).

54


Modernos acessórios A bandeja laptop, Delicada Sintonia, é para as mamães que não dispensam conforto na hora de usar o seu computador portátil. Feita em madeira e plástico, tem almofada em poliamida e elastano. Ainda na linha, Delicada Sintonia, há a nécessaire, bastante prática e com espaço para guardar diferentes objetos. A Imaginarium tem também uma outra sugestão para as modernas mamães, como a charmosa bolsa étnica, com estampa preta e branca, que pode ser usada em diferentes ocasiões.

Almofada, cofre, porta-retrato e caneca A marca Ludi apresenta diferentes e irreverentes soluções para presentear as mamães. Tem, por exemplo, a almofada de pescoço Carimbo e Passaporte, confeccionada em poliéster; o cofre no formato da boneca Matrioska, feito em cerâmica; porta-retrato em madeira “I Love U” e caneca na Lata “Mimos de Mãe”, em porcelana e capacidade de 350 ml.


Especial

Presentes que emocionam, divertem e relaxam Na linha “Mãe, Pra Sempre”, a Uatt? traz opções como: o kit composto por fronha e tapa-olhos, feitos em poliéster; a bandeja café na cama, uma peça resistente com uma linda estampa; tem também as canecas na lata “Mãe, Pra Sempre” e “Vó, Pra Sempre” com capacidade para 300 ml, cartão decorado (De/Para) e embalagem com mensagem especial; a almofada massageadora que funciona à pilha e formato de curva para apoio do pescoço, entre outros itens desta linha “Mãe, Pra Sempre”. E, para as mulheres antenadas na tecnologia, a Uatt? apresenta a capa de celular na cor rosa com glitter e espaço para colocar uma foto (5 x 6,5 cm), compatível com iPhone 5 e 5S.

Bolsas, as queridinhas das mulheres E qual mãe não gostaria de ganhar uma bolsa? A Santino traz uma variedade delas como a coleção Queens Paris by Santino, com estampa navy, inspirada nos uniformes da marinha, uma das tendências para o outono/ inverno 2014.

56


Confira as dicas do Sebrae (SP) para vender mais no Dia das Mães: - Envolvimento com a comunidade: participe dos acontecimentos do bairro/cidade. Sendo um lojista conhecido, a médio e longo prazo sua caixa registradora vai refletir sua popularidade; - O cliente quer ser percebido e valorizado: seja exclusivo para o seu cliente, ouça-o com cuidado, identifique suas necessidades e demonstre interesse real em atender as suas demandas; - Promova a data nas redes sociais: escreva um texto sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para visitar a loja virtual. Convide também para a loja física e dê uma senha para garantir um brinde ou um desconto especial; - Mailing list/cadastro: faça uma relação de clientes com fichas, cadernos ou no computador desde o início do negócio. A clientela cativa recomenda seu negócio espontaneamente. Quanto maior o cadastro, maior o lucro com a clientela cativa. Se ainda não fez, comece agora mesmo; - Invista na vitrine: ela é o elemento mais importante para atrair consumidores. Uma vitrine tem 30 segundos para provocar o interesse, despertar o desejo e levar à ação. Ouse na composição, mas evite excessos para não gerar poluição visual; - Planeje a localização dos produtos nas gôndolas: nas prateleiras, nos expositores, nas ilhas etc; - Dê incentivos aos seus vendedores: parta do princípio que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles; - Brindes: brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde quer ele esteja. Oferte-os também como vantagem extra e dê desconto para compras acima de determinado valor. É uma ótima maneira de atrair mais clientes; - Atendimento geral: facilite a circulação dentro da loja. Organize a fila do pacote. Preocupe-se com o caixa. Não deixe nada para última hora. Faça um check-list dos equipamentos antes de abrir o estabelecimento.


Especial

A Origem da Data Na Grécia Antiga há os primeiros indícios de comemoração do Dia das Mães. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa. Nos Estados Unidos, a ideia em criar uma data em homenagem às mães foi proposta em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem à sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional,  foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.  No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Edição de Maio - Cobertura ABRIN

Garanta já o seu espaço!

11 2925-6623 www.papelariaenegocios.com.br

comercial@topbrasileditora.com.br 58


É isto que sua empresa procura? A revista voltada ao trade

Atinja seu público-alvo, anuncie Divulgue sua marca e seus lançamentos para o mercado altamente consumidor.

11

2925-6623

site: www.papelariaenegocios.com.br e-mail: comercial@topbrasileditora.com.br


60

Profile for Revista Papelaria & Negócios

P&N116site  

P&N116site  

Advertisement