IT Management #11

Page 17

BUSINESS UPGRADE

ELIMINE ESTES ITENS DO SEU CURRÍCULO Com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, não são apenas os jovens que partem repetidamente em busca de novos desafios e oportunidades. O desejo de mudar de emprego de forma mais frequente é também uma característica comum entre os profissionais mais experimentados – inclusive entre os executivos de alto e médio escalão. No entanto, especialmente para quem já acumula certa bagagem na carreira, a hora de elaborar o currículo pode gerar muitas dúvidas. Antes de montar o seu, veja alguns itens que devem ficar de fora para evitar que o documento se torne pouco funcional. As dicas são baseadas em opiniões de diversos especialistas em recrutamento entrevistados pelo site Business Insider. Objetivo. A menos que esteja mudando completamente de área – situação em que é preciso deixar clara sua busca, retire esse tópico do currículo. Os motivos pelos quais você se interessa pela vaga também não devem ser abordados ali, mas, sim, numa eventual entrevista. Experiências irrelevantes. Inclua apenas o que julga ser realmente interessante para o recrutador. Ignore empregos curtos ou anteriores ao ano 2000. Isso também vale para cursos livres e certificados. Informações pessoais. Religião, estado civil, CPF e endereço completo podem ser dispensados, até por questões de segurança dos seus dados. A idade e o ano de formação também podem ser suprimidos, evitando preconceitos. Coloque apenas um número de telefone, de preferência celular. Formatação inconsistente. Evite o excesso de texto, bem como fontes ou margens pequenas para enquadrar o conteúdo numa só página. Foque naquilo em que você realmente se destaca, sem exageros. Layout arejado, com espaçamento de 0,8 mm ou mais, é o ideal. Fuja de fontes antiquadas/serifadas e use um modelo pronto ou peça ajuda a alguém que tenha experiência no assunto. Não inclua tabelas, fotos, imagens nem notas de rodapé. Aleatoriedades. Não inclua hobbies, períodos sabáticos, referências de antigos empregadores, pretensão salarial (se a vaga indicar, escreva no e-mail, não no CV), links (salvo do Linkedin e de eventuais portfólios), histórico escolar, motivos de demissões, endereços de e-mail pouco profissionais, explicações genéricas e opiniões. Mentiras, por sua vez, constituem crime.

Ao longo do dia, sua personalidade, a necessidade de tomar decisões e os controles sociais ocupam boa parte de seu cérebro. À noite, na hora de dormir, seu córtex pré-frontal – a parte que comanda tudo isso – desacelera e abre caminho para os sonhos e o relaxamento da mente. Por isso, quando uma pessoa está dormindo, é o inconsciente que assume o controle e passa a agir livremente, sem interferências. Ou quase. Em artigo publicado na Fast Company, o escritor Neil Pavitt aponta algumas maneiras de estimular o cérebro a buscar soluções para seu dia a dia. Confira as cinco dicas do autor de Brainhack: Tips and Tricks to Unleash Your Brain’s Full Potential (“Hackeando seu cérebro: Dicas e truques para liberar todo o potencial de seu cérebro”, em tradução livre): 1. Sem forçar a mente, relaxe e pense no assunto que precisa resolver. Invista algum tempo fazendo uma análise detalhada da questão. 2. Antes de ir para a cama, escreva o problema num papel e leia-o em voz alta, como se estivesse perguntando a si mesmo o que está buscando. Em seguida, estabeleça um prazo para resolver, mas procure manter a mente em equilíbrio, pois colocar muita pressão pode causar estresse e insônia. 3. Ao acordar, escreva imediatamente todos os seus pensamentos e sonhos, mesmo que não pareçam ter relação com suas questões. Algo que pode incentivar a liberação das

ideias pela manhã é tomar um banho logo ao sair da cama. 4. Outra dica é tomar uma xícara de chá ou café, principalmente se você se acomodar num cantinho confortável, com caneta e bloquinho em mãos. Durante meia hora, escreva apenas o que vier à cabeça, sem se preocupar muito se as ideias fazem sentido. Apenas coloque-as no papel. 5. Leia tudo que escreveu e deixe seu consciente debater essas ideias. Ao final do processo, talvez você não tenha uma ideia brilhante de forma automática, mas pode se surpreender com o fato de as coisas parecerem mais claras.

©iStock.com/HASLOO

©iStock.com/AndSim

CINCO DICAS PARA “HACKEAR” SEU CÉREBRO

17 IT MANAGEMENT # 11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.