Page 1

Boletim Eletrônico Fundo Juntos pela Educação

Opinião

Redes de Aprendizagem Ao longo da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, os dez projetos, que somam 74 organizações integradas, em Campinas e na Paraíba, terão, entre outros, o desafio de criar as condições de sustentabilidade das ações para os próximos anos. Isso para que as oficinas de teatro, capoeira, letramento, artes plásticas, educação ambiental e outras ações continuem beneficiando os milhares de crianças e adolescentes já envolvidos. Assim o Fundo Juntos pela Educação terá alcançado um de seus propósitos, o de lançar as bases para a formação de comunidades educativas. Comunidades que assumam para si a responsabilidade de assegurar oportunidades educacionais que viabilizem o pleno desenvolvimento humano, individual e coletivo, de seus jovens. Comunidades de afeto, gerando fluxos de solidariedade, respeito e autonomia, apontando para um país com povo feliz e plenamente realizado em seus potenciais.

Canal direto Você reporter Reportagem de criança ou adolescente envolvido nos projetos

www.juntospelaeducacao.com.br

Encontros em Campinas e João Pessoa debatem estratégia para atrair famílias

Clique aqui

Entidades participam de seminário que debateu sustentabilidade das práticas sociais

Atividade no CRAS Espaço Esperança, de Campinas: aproximar famílias de projetos é desafio para a educação em tempo integral Quais estratégias podem ser utilizadas para que as famílias participem mais ativamente das oficinas e outras atividades pensadas para proporcionar a educação em tempo integral de seus filhos? Esta é uma das perguntas que serão motivo de reflexão durante o I Encontro de Acompanhamento e Desenvolvimento da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação. O Encontro para os projetos de Campinas será realizado dias 21 e 22 de outubro, entre 8 e 17h30, no Hotel Premium Norte, e o Encontro de João Pessoa, nos dias 3 e 4 de novembro, no Imperial Hotel, Praia de Tambaú. Durante os Encontros, representantes das 74 organizações que participam dos dez projetos da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral vão reafirmar os compromissos e objetivos desses projetos e refletir sobre as ações que cada projeto demanda em termos de proporcionar a educação em tempo integral em seus territórios. O Fundo Juntos pela Educação foi criado em 2004, como resultado da comunhão de compromissos pela educação do Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. O objetivo seria apoiar iniciativas voltadas para aumentar a qualidade da educação, um dos maiores desafios para o Brasil no século 21.

Dia da Criança Feliz mobiliza entidades na Paraíba Música na Casa do Pequeno Davi, proponente do Educação: (Con) Vivência Integral

Visite n o

sso site

Clique a

qui

Fale com a gente

O Dia da Criança Feliz é o nome do evento realizado dia 14 de outubro, entre 14 horas e 17 horas no Ginásio “Giseldão”, no Baixo Roger, em João Pessoa (PB). A promoção foi da Paróquia Santa Teresinha (Pastoral da Criança, Comunidade Santa Rita de Cássia, Grupo Jovem Adonay) e das instituições parceiras do Projeto Educação: (Con) Vivência Integral. Na oportunidade foi divulgado o resultado do concurso de redação e desenho “Ser Criança”, promovido como forma de incentivo à leitura e produção textual e realizado no período de 5 a 9 de anos de 10 instituições sociais da comunidade do Roger.

BIBLIOTECA

CRAS

CENTRO ESPORTIVO CENTRO COMUNITÁRIO

TODA HORA É HORA DE APRENDER!

Um grande desafio para todos os projetos da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral é como conseguir a sustentabilidade, ou seja, a continuidade das ações já iniciadas, após o encerramento dessa edição, ao final de 2010. Com esse desafio em mente, representantes dos quatro projetos desenvolvidos em Campinas participaram do III Seminário FICAS, realizado dia 7 de outubro, em São Paulo, com a presença de membros de dezenas de organizações sociais de várias cidades brasileiras. O tema central do Seminário foi “Estratégias para a sustentabilidade das práticas sociais”. O evento reuniu, então, representantes de organizações da sociedade civil, fundações, institutos e empresas, para dialogar sobre as diferentes perspectivas relacionadas à sustentabilidade das práticas sociais, bem como proporcionar luzes para as estratégias que vêm sendo desenvolvidas para o fortalecimento dessas práticas sociais. O Seminário contou com o Patrocínio Master da Fundação Itaú Social, Co-Patrocínio dos Institutos Arcor Brasil, Cidadania Empresarial, Unibanco e Banco Fator e parceria do Instituto C&A - que apoiou o evento em sua sistematização e disseminação. Além disso, teve como apoiadores a Agência Box, Maison Saint Germain, Tablóide e Neoband.

ESCOLA

J U N TO S

PE L A

E D UC A Ç Ã O

Newsletter  

Boletim Eletrônico Fundo Juntos pela Educação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you