__MAIN_TEXT__

Page 1

GUIA DE

TINTAS TINTAS


Instruções de

COMPRA

INSTRUÇÕES BÁSICAS

01

Para cada superfície (paredes, azulejos, piso, madeira e metal) existe um determinado tipo de tinta. E, para obter um resultado acima da média no processo de pintura, é importante levar em consideração os ambientes que serão aplicados e conferir as particularidades de cada produto. Ao escolher a tinta adequada a aplicação se torna mais fácil e, conseqüentemente, o acabamento e a durabilidade estarão garantidos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A ESCOLHA DAS CORES

02

As cores e suas combinações são essenciais na decoração e personalização dos ambientes e, além disso, estimulam psicologicamente as pessoas. Por esse motivo, é fundamental que você tenha em mente o que espera com a pintura de determinado cômodo da sua casa. Um quarto, por exemplo, é um ambiente mais leve e de descanso, por esse motivo, por possuírem efeito calmante, recomenda-se tons de azuis. Agora, se a ideia é personalizar a sua cozinha o ideal é que as cores sigam os tons avermelhados, afinal, são cores vibrantes e, consequentemente, estimulantes. Atualmente, para facilitar na escolha, existem algumas opções no catálogo de cores que já vem prontas de fábrica, ou seja, não é necessário a manipulação. Além disso, você encontra mais de duas mil opções no leque de cores para personalizar do seu jeito qualquer área que desejar. Seja qual for a sua preferência, aqui você encontra a cor ideal. Conte com o auxílio do nosso time de especialistas!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS LINHAS DE TINTAS

03

No Brasil, existem oficialmente três categorias: as tintas Econômica, Standard e Premium. Isso significa que, de acordo com as normas brasileiras, especificamente a NBR 15079, os fabricantes das diferentes marcas apenas estão autorizados a produzir e a comercializar tintas que se enquadrem em uma dessas categorias. Ÿ As tintas econômicas, como o próprio nome sugere, costumam ser mais baratas, o que sem dúvida constitui uma vantagem e um atrativo para quem procura um produto mais acessível. Por outro lado, esta categoria oferece um rendimento inferior às demais, ou seja, o número de demãos necessárias para se obter um bom acabamento tende a ser maior. Uma vez que esse tipo de tinta oferece menor resistência a intempéries, como tempestade e vento forte, e aos efeitos do tempo, não é recomendada para pinturas externas. A média de duração é de dois anos. Assim, essa categoria é mais indicada para espaços internos, com baixo nível de abrasão, como, por exemplo, um forro de gesso.

Ÿ

Standard. Esta categoria oferece uma qualidade intermediária e, por isso, apresenta um valor um pouco mais alto do que a econômica, mas, menor do que as tintas Premium. Trata-se de um produto adequado para espaços internos, onde chega a durar três anos, e também para superfícies externas, onde dura em média dois anos. Apresenta um rendimento relativamente elevado, acabamento fosco e excelente cobertura.

Ÿ

Dependendo das condições climáticas e das intempéries, as tintas da categoria Premium chegam a durar cinco anos e são as mais indicadas para as áreas externas. Por isso, apresentam uma excelente relação custo benefício, sendo ideal para o usuário que não quer se preocupar com pintura por um bom tempo. Outras características incluem excelente acabamento, exigindo menos demãos, ação antimofo e antiumidade.


Instruções de QUANTIDADE

04

COMPRA

Para evitar o desperdício e reduzir o custo dos materiais é fundamental calcular a área total que será pintada. Para isso, você precisará medir a altura e o comprimento de cada parede e depois somar a quantidade total de paredes que receberão a tinta. É muito importante ficar atento e não se esquecer dos detalhes quanto às metragens extras (portas, janelas e grades) e, ao final, acrescentar à conta. Logo, a quantidade de tinta que você precisa comprar é igual a área quadrada do ambiente (ou parede) a ser pintado, vezes o número de demãos, dividido pelo rendimento informado na embalagem da tinta. Além disso, é importante adicionar 10% a mais de tinta para seus ambientes. Essa quantidade extra é para suprir eventuais perdas durante a aplicação.

ACABAMENTO

05

Basicamente, existem três tipos de acabamento: fosco, acetinado e semi brilho ou brilhante. É importante destacarmos que não existe acabamento bom e ruim, cada um possui as suas particularidades e, por esse motivo, antes de optar pelo acabamento “A”, “B” ou “C” é fundamental saber o que você precisa e deseja para cada ambiente. Abaixo algumas das principais características:

A. FOSCO Textura aveludada; Ajuda a esconder imperfeições nas paredes e tetos; Alto poder de cobertura.

B. ACETINADO Maior durabilidade; Lavável.

C. SEMI BRILHO OU BRILHANTE Ótima opção para cozinhas, portas, guarnições de janelas, paredes de destaque e banheiros; Altamente duráveis e suportam várias limpezas; Lavável.

06

TONALIDADE Existem vários fatores que podem provocar diferença de tonalidade, por isso é importante que alguns cuidados básicos sejam tomados. Ÿ Homogeneização: duas tintas com a mesma cor homogeneizadas diferentemente apresentarão diferença de tonalidade. Certifique-se de que as tintas estejam homogeneizadas adequadamente antes de sua aplicação. Ÿ

Iluminação do ambiente: duas paredes de um mesmo ambiente, porém com iluminação diferente, apresentarão tonalidades distintas, mesmo sendo pintadas com a mesma tinta, da mesma cor.

Ÿ

Retoques de pintura: frequentemente o retoque da pintura, mesmo quando feito com a mesma tinta, pode provocar uma diferença de tonalidade entre a parte retocada e o resto da superfície. Evite retocar a pintura após 24h de aplicação e, quando necessário, repinte toda a superfície (toda parede, todo teto, etc).

Ÿ

Tintas da mesma cor, mas de fabricantes diferentes, normalmente apresentam pequenas diferenças de tonalidade. Procure usar tinta de uma só marca em um mesmo ambiente.


Instruções de

APLICAÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE EFEITOS ESPECIAIS

01

Existem diversos efeitos especiais no mercado que, além de embelezar, protegem as paredes contra infiltrações, mofos e fungos. Os efeitos mais conhecidos são: textura rústica, textura efeito, textura projetada, efeito cimento queimado e efeito mármore. Cada um possui as suas particularidades e indicações. Ÿ As texturas, em geral, criam efeitos rústicos e desenhos diferenciados. Indicados para texturar superfícies internas e externas de reboco, blocos de concreto, concreto aparente, massa corrida ou acrílica, fibrocimento, repintura sobre PVA ou acrílico. Ÿ

O cimento queimado possui um aspecto moderno, urbano e industrial. Além disso, proporciona um acabamento rústico e diversas opções de cores.

Ÿ

O marmorato é um tipo de textura que tem como resultado a aparência do mármore. Na parede, a tinta marmorato se assemelha muito à pedra natural de mármore e deixa o ambiente com um efeito requintado e elegante.

PREPARAÇÃO

02

Tão importante quanto a qualidade das tintas e/ou massa de efeito é a preparação da superfície. Antes da pintura, é fundamental fazer uma limpeza completa em toda a área que receberá tinta e remover qualquer material que possa contaminar a pintura. Logo, a superfície precisa estar firme, uniforme (sem buracos ou rachaduras), seca e sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo. Antes de pintar, é preciso verificar e corrigir imperfeições na parede, com argamassa ou massa corrida. Em caso de reboco novo, é preciso aguardar 28 dias para a sua secagem total, antes da pintura. Os principais problemas causados pela falta de uma preparação correta da superfície são: Ÿ

Eflorescência (formação de manchas esbranquiçadas na parede pintada, por causa do reboco úmido);

Ÿ

Saponificação (junção da umidade com substâncias da cal e do cimento que compõem o reboco, formando manchas);

Ÿ

Desagregamento (a pintura se solta da parede, junto com parte do reboco, esfarelando);

Ÿ

Descascamento ou calcinação;

Ÿ

Formação de bolhas;

Ÿ

Aparecimento de manchas;

Ÿ

Fissuras e trincas.


Instruções de

MANUTENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SECAGEM Normalmente os fabricantes trabalham com informações relacionadas a três tempos de secagem da pintura: ao toque, entre demãos e final.

01

Ÿ

Ao toque significa o tempo necessário para que alguém possa tocar na pintura sem ela borrar. É um tempo crucial para a tinta ganhar o mínimo de firmeza na parede e nesse período qualquer tipo de interação com ela pode causar danos.

Ÿ

Entre demãos é o tempo que você precisa esperar para aplicar uma segunda demão de tinta. Normalmente se aplica duas ou três demão de tinta para que uma pintura fique completa, mas depois de aplicar uma demão tem que esperar esse tempo para que a tinta aplicada esteja seca o bastante para receber outra camada.

Ÿ

Final é o tempo em que a pintura estará definitivamente seca. Geralmente um tempo maior onde é possível tocar na parede sem que haja nenhum prejuízo ou dano.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS PRINCIPAIS PATOLOGIAS

02

Como já vimos anteriormente, a preparação correta da superfície é essencial para um bom resultado. Quando as orientações técnicas não são seguidas, o risco de surgirem algumas patologias é imenso. Confira quais são os principais problemas ocasionados pela falta ou má preparação das superfícies:

Ÿ

Eflorescência: são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas.

Ÿ

Saponificação: é o estágio seguinte da eflorescência. Se as manchas não forem tratadas, a superfície começa a apresentar aspecto pegajoso, o que provoca o retardamento da secagem das tintas.

Ÿ

Mofo: surgimento de manchas escurecidas e que exalam fortes odores. Aparece em ambientes úmidos ou com frequentes mudanças de temperatura. Outro fator que pode contribuir para a proliferação dos fungos é a pouca iluminação, pois favorece o desenvolvimento dos micro-organismos causadores do problema.

Ÿ

Bolhas: podem aparecer bolhas sobre a superfície pintada quando se utiliza massa corrida em ambientes externos, o que proporciona a absorção de umidade. Repinturas sobre paredes onde não se tenha extraído toda a poeira ou reaplicação de uma tinta sobre outra de má qualidade sem as devidas preparações também podem influenciar no aparecimento das bolhas.

Ÿ

Enrugamento: a pintura apresenta aspecto enrugado devido a uma aplicação excessiva do produto, seja em uma ou em sucessivas demãos, em que a primeira não foi convenientemente seca. A superfície também pode ficar enrugada quando a secagem é feita sob intensa incidência do sol.

Ÿ

Desagregamento: destruição da pintura, que se esfarela e se destaca da superfície juntamente com partes do reboco. Esse problema ocorre quando a tinta é aplicada antes da cura do reboco.


Simulação de

AMBIENTES

Esse serviço vem para prestar auxílio aos clientes em sua obra nova ou reforma que desejam simular as composições de cores.

01

O QUE É PRECISO PARA FAZER A SIMULAÇÃO? Ÿ

Uma ou mais fotos ou o projeto da obra.

AMBIENTES PERMITIDOS:

02 03 04

05

A paginação é feita normalmente em ambientes externos que possuem uma composição mais trabalhosa e em que o cliente tem dificuldade em imaginar como será o resultado final. Ÿ

Fachadas;

Ÿ

Edículas.

LIMITE: Ÿ

Máximo 4 (quatro) opções de composição por ambiente.

PRAZO: Ÿ

O prazo do serviço é de 5 (cinco) dias úteis, podendo sofrer alterações, conforme a demanda.

Ÿ

A impressão dos projetos e o envio por e-mail ou WhatsApp são permitidos somente após o fechamento do pedido.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Ÿ

As imagens das composições geradas são meramente ilustrativas e poderá ter diferença de cores e relevos em comparação com o produto em si;

Ÿ

O serviço é fornecido de forma gratuita ao cliente.


Simulação de

AMBIENTES TINTAS


TINTAS Este guia estĂĄ completo e atualizado em nosso site, juntamente com nossa polĂ­tica comercial: www.panoramahomecenter.com.br/politicacomercial

panoramatintas

panoramahomecenter

Panorama Home Center

Profile for panoramahc

Guia de Tintas  

Guia de Tintas  

Advertisement