Experimentações Ético-Estéticas em Pesquisa na Educação

Page 58

sionar esse jogo é fundamental. Implodir os sentidos que se afirmam homofonicamente e dar vazão aos tantos outros que a estes se opõem, possibilitar a emergência de novos possíveis no intenso diálogo com esses e tantos outros é a tônica deste indicador que, de certo modo, encontra ressonância com o que Axt evidencia no projeto Civitas ao falar sobre os dispositivos: [...] o sentido vaza por entre as linhas de normalização e institucionalização dos dispositivos, não há fechamento tão completo que impeça a circulação dos sentidos, de outros sentidos, de novos sentidos... E que a interpretação, sendo trabalho, pode escapar à filiação identificatória, trabalhando também, ao vazar, por contágio e aliança, o que, em última instância, implica em deslizamentos, pluralidade, polivocidade, polissemia, que são fontes de fissuras, rupturas, instaurando diferença, vale dizer criação, o que nos permite supor estar aí um elemento essencial à transformação de um dispositivo (Axt, 2007, p. 98).

O conjunto desses indicadores baliza as oficinas estéticas que vimos oferecendo aos jovens participantes do projeto de pesquisa-intervenção referido. As oficinas dos projetos anteriores basearam-se na leitura de obras de artes visuais de variados tempos, sejam pinturas, instalações, esculturas e/ou fotografias, e também atividades com olhos vendados que impõem a necessidade de redescobrir outros modos de ver; a escuta de sonoridades, ruídos, silêncios e palavras presentes ou ausentes que constituem o campo da sonoridade em suas variantes polifônicas e homofônicas; o reencontro com a palavra escrita via poesia, literatura para adultos ou a literatura chamada infantil e que, dada a qualidade do que vem se apresentando ao público leitor, caracteriza-se como literatura também para crianças. Experimentações outras aconteceram envolvendo além do olhar e ouvir, o sentir, degustar, conhecer... No projeto ora em curso, fotografias, maquetes, graffitis, lambe -lambes, stencil e vídeos são as linguagens artísticas visuais que vi-

58

Experimentações ético-estéticas em pesquisa na educação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.