Page 1

EDIÇÃO Nº 19 FEVEREIRO 2015

EM VITRINE

Cobertura do carnaval de São Lourenço e Caxambu

PERSONAL TRAINER

Atividadefísicapersonalizada para mulheres

COMUNIDADE

O lixo nosso de cada dia


EDITORIAL Terminou o carnaval e o ano começou. Por aqui foi bem corrido. Fechamos nossa décima nona edição com a cobertura da folia e outras novidades. Essa edição traz uma matéria com a dupla que conquistou o Brasil, Jorge e Mateus, com agenda em São Lourenço no próximo dia 31 de março, aniversário da cidade, evento em que estaremos fazendo a cobertura. Muitas fotos estampam essa edição e também várias dicas de saúde. Já que a folia acabou, já é hora de entrar em forma e a atividade física personalizada está em alta e tem grandes diferenciais. Páscoa, amor e gastronomia também estão na pauta, mas talvez a matéria mais importante dessa edição seja sobre o lixo, problema de todos e que afeta nosso futuro e de nossa cidade. Então o papo é curto, pois temos muito conteúdo. Aproveite cada linha e boa Leitura!

COLABORADORA DESTA EDIÇÃO SELVA BIZARRIA TELEFONE (35) 9133-6680 /Selva.Bizarria

4

EXPEDIENTE Publisher: Gabriela Real Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfico e diagramação: Agência Rauze Capa e Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo

ANUNCIE

contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.3042

A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

/vitrinesuldeminas


ÍNDICE

06 COMUNICAÇÃO

08 MATÉRIA DE CAPA

12 EM VITRINE

30 SAÚDE E BELEZA

Em busca da relevância nas redes sociais

Oficina in Concert

14 SAÚDE

Mudança de vida começa pela boca

16 EDUCAÇÃO Viva la Vita

18 EM VITRINE

Armada Strondo Caxambu

20 SAÚDE

Medicamento manipulado: Saúde para a vida e para o bolso

22 EM VITRINE

Carnaval 2015 São Lourenço

26 PUBLIEDITORIAL Clínica Motta

28 EM VITRINE

AduplaqueconquistouoBrasil

Em qualquer estação é importante proteger os olhos

32 ESPORTE

Atividade personalizada para mulheres

34 COMUNIDADE

O lixo nosso de cada dia

36 PÁSCOA

Tradição repleta de sabor

38 GASTRONOMIA

Com sabor e sem demora

40 ENTREVISTA

Histórias de amor na Sétima Arte

42 EVENTOS

Calendário de eventos da região

Bloco Los Hermanos

A Revista Vitrine acompanha os eventos da região ocorridos entre suas edições e publica novas Colunas Sociais no site: www.vitrinesuldeminas.com.br e através do Facebook: vitrinesuldeminas Acompanhe!


COMUNICAÇÃO

EM BUSCA DA RELEVÂNCIA NAS REDES SOCIAIS

Audiência em alta nem sempre tem a ver com elevado número de fãs nas redes sociais

Por João Carvalho

Dizer que todo mundo usa redes sociais hoje em dia, no Brasil, não é exagero algum. Segundo estudo realizado recentemente pela ComScore, principal empresa de pesquisas de mercado voltada para o universo digital internacional, mais de 90% dos brasileiros com idade acima de 15 anos têm o hábito de acessar seus perfis nas mais variadas ferramentas disponíveis no país. A mais popular dentre todas segue sendo o Facebook, que detém aproximadamente 85% de todo o tráfego de usuários de mídias sociais no Brasil. Apesar disso, apenas 36% das empresas brasileiras possuem ou utilizam de forma apropriada suas páginas ou perfis na mídia social. É isso o que diz um levantamento feito entre 2012 e 2013 pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

6

Ok, mas o que esses números querem dizer pra você, dono de um pequeno negócio de qualquer área no Sul de Minas? Bom, pra começo de conversa esses números dizem, sim, muita coisa para qualquer empreendedor, não importa o lugar onde ele atua. Primeiro porque no universo digital, e da mídia social como parte dele, não existem fronteiras. Sendo assim, tudo o que você produz e espera divulgar vai estar sempre próximo do público que pretende atingir, pouco importa se o seu produto é conhecido nacional, internacional ou apenas localmente. Basta saber se comunicar da forma correta, oferecer um bom conteúdo atrelado ao seu produto e persistir.

AUDIÊNCIA E RELEVÂNCIA Ao contrário dos meios audiovisuais e até mesmo dos veículos impressos, na mídia social ter um número enorme de pessoas seguindo seu perfil ou página nas redes não é sinônimo imediato de sucesso ou garantia de comunicação efetiva com o público. Para se ter uma boa posição nas Timelines do seu público, principalmente no Facebook, que é onde quase a totalidade dele se encontra, é preciso que haja interação com a página. Nesse momento você deve estar se perguntando o que vem a ser interação nesses ambientes e cabe a nós explicarmos para que você entenda. Cada publicação na rede, ou post como são chamadas essas publicações, só é exibido para uma fatia pequena dos seguidores da sua página. Para que o número de pessoas alcançadas pela publicação aumente sem que haja necessidade de se investir recursos financeiros para “comprar” audiência, é necessário que os próprios seguidores “empurrem” esse post para a frente através de comentários, compartilhamentos e likes. Essas ações compõem o que chamamos de interação em mídia social e cada uma delas tem um peso diferente na promoção do conteúdo. Comentar e compartilhar são as formas mais efetivas de fazer uma publicação seguir adiante e ser exibida para um número maior de pessoas. Um simples like não resulta em muita coisa. É preciso que haja muitos likes para o algoritmo


Sendo assim, é correto afirmar que uma página com dez mil fãs e uma média de 10 likes, 2 comentários e nenhum compartilhamento por post tem menos força e é menos relevante para a sua própria “audiência” que outra que possui mil fãs e ao mesmo tempo obtém em cada publicação 50 likes, 20 comentários e 40 compartilhamentos. E é por isso que não vale a pena apostar em inflar o número de seguidores de forma artificial - seja pagando por anúncios no próprio Facebook, mas sem direcioná-lo corretamente ao perfil de público que realmente se interessaria pela sua empresa, ou comprando likes falsos através de bots (robôs).

O CONTEÚDO É REI Agora a pergunta provavelmente deve ser outra: como conseguir que a página da sua empresa tenha um alto índice de interação com seus fãs? A resposta é bastante simples: invista em duas frentes. A primeira e mais importante delas é na produção de um bom conteúdo, que seja ao mesmo tempo atraente e tenha identificação com o leitor. Além disso é preciso que haja humanização: como se fossem as pessoas da empresa mesmo falando com ele – de nada

adianta um texto gramatical e ortograficamente correto, mas que não passe a impressão de que é uma forma humanizada de comunicação da própria marca com seus clientes. A segunda é saber como destinar recursos para promover publicações, escolhendo nas opções de promoção de posts do Facebook ou qualquer outra rede social os filtros que vão direcionar a publicação ao maior número possível de pessoas interessadas no assunto. De qualquer forma, tanto para quem investe em posts pagos, quanto para quem aposta tão somente no alcance orgânico das publicações, a criação de um conteúdo de qualidade, com personalidade e feito sob medida para a empresa que quer ver sua divulgação brilhando no meio digital, é imprescindível. Há quem diga, na publicidade digital, que investir em divulgação nas redes sociais hoje é o melhor para empresas de pequeno porte, pois a taxa de retorno sobre o investimento é muito alta: gasta-se pouco para atingir de forma eficiente uma grande quantidade de pessoas. Levando em conta a necessidade de se priorizar o conteúdo e a interação com o público acima de qualquer outra variável, essa afirmação é real e a aposta na mídia social como ferramenta de marketing, que se planejada e feita de forma profissional, será sempre bem sucedida.

Revista Vitrine Comunicação

que comanda a exposição dos temas para os usuários do Facebook passar a ampliar o chamado alcance orgânico da publicação.


MATÉRIADECAPA

JORGE&MATEUS,ADUPLASERTANEJA

QUE CONQUISTOU O BRASIL

Já confirmados para o show que comemora o aniversário de São Lourenço, a dupla Jorge e Mateus promete agitar os mineiros assim como agitou baianos e cearenses no último carnaval! Pois é, carnaval e sertanejo hoje se misturam graças ao pioneirismo da dupla, que deu toques de axé em sua música quando pisou pela primeira vez num trio elétrico da Bahia, em 2008. O projeto chamado “Jorge & Mateus Elétrico” misturava axé e música pop ao sertanejo, lançando a micareta sertaneja, que marcou presença nos últimos cinco anos consecutivos do carnaval baiano. À frente do Bloco Pirraça, a dupla arrastou multidões no circuito Barra/ Ondina, em Salvador, no domingo de carnaval. E pelo jeito a dupla não conquista apenas os foliões! Ainda na concentração dos trios, o cantor Durval Lelys, que sairia um pouco após com o bloco “Me abraça”, subiu no trio dos goianos para presentear Mateus com uma guitarra baiana autografada, que foi classificada como uma “joia rara” por Mateus. “Um dos maiores guitarristas do Brasil não poderia deixar de ter uma guitarra baiana”, disse o ex-vocalista do “Asa de Águia”, que ainda completou: “Falei que vocês iam longe com o sertanejo elétrico”. O show de Jorge e Mateus também foi levado ao carnaval do Ceará, em Porto das Dunas, a 20 Km de Fortaleza, na terça de carnaval. Com o romantismo sertanejo invadindo o carnaval logo no começo do ano, imaginem como será o restante da trajetória de 2015! A agenda não para! São em média 200 shows por ano, cerca de 17 a 20 por mês! Com uma história que começou há apenas 10 anos, o sucesso é estrondoso! Os dois se conheceram ainda na faculdade, Jorge como estudante de Direito e Mateus de Agronomia. Eles cantaram juntos pela primeira vez em 2005, em um churrasco de amigos, e deu tão certo que não se separaram mais. O primeiro grande sucesso, a canção “Pode Chorar”, estourou em 2007 com o CD “Ao Vivo em Goiânia”, lançado pela gravadora Universal. Os versos “pode chorar, mas eu não volto pra você/ pode chorar, você não vai me convencer/ pode chorar, você se lembra o quanto eu chorei por você?” logo caíram no gosto dos fãs de sertanejo universitário e levaram ao Disco de Ouro.

8


Outro CD que marcou a história da dupla foi “Ao Vivo e Sem Cortes”, gravado sem que ninguém soubesse (público e artistas). É um show completo que aconteceu em Goiânia. O espetáculo virou CD e DVD. São 20 canções, sendo que cinco são autorais da dupla, entre elas “Querendo Te Amar” e “Goiânia Me Espera”, uma homenagem à cidade que abrigou os cantores depois que saíram de Itumbiara, interior de Goiás.

Revista Vitrine Méteria de Capa

Outros sucessos vieram e a discografia da dupla já tem sete CDs e DVDs. Jorge e Mateus já se apresentaram em Londres, Amsterdam, Bruxelas, Lisboa e Estados Unidos. O último álbum foi gravado ao vivo no Royal Albert Hall, em Londres, palco que já recebeu grandes nomes da música internacional, como Led Zeppelin, Adele, Oasis, The Killers, considerado templo da música mundial. Jorge e Mateus foram os primeiros brasileiros a se apresentarem no Teatro Royal Albert Hall.

Responsáveis por algumas das músicas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, “Querendo Te Amar”, “Amo Noite e Dia”, entre outras, os goianos Jorge & Mateus são hoje considerados uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Milhares de fãs acompanham a trajetória da dupla também nas redes sociais. Jorge e Mateus têm três milhões de seguidores no Twitter, 604 mil no Instagram, 13,8 milhões de curtidas no Facebook e seus vídeos do Youtube têm mais de 126 milhões de visualizações. O single “Nocaute”, lançado recentemente, já registra mais de 16,5 milhões de acessos no YouTube. O próximo álbum já está sendo finalizado em estúdio em parceria com Dudu Borges e será lançado pela gravadora Som Livre em março de 2015. A dupla também é presença constante no Villa Mix Festival, um dos maiores festivais de música sertaneja do país, que teve sua primeira edição em Goiânia (Goiás) em 2011, com público de 55 mil pessoas, e já superou público de 800 mil pessoas em 2014, com apresentações em 23 cidades brasileiras. Jorge e Mateus estiveram inclusive na programação do Camarote Villa Mix que estreou no carnaval de Salvador em 2015 e são presenças confirmadas na próxima edição do festival, em Manaus (Amazonas), dia 14 de março. Mas nem precisa ir tão longe para curtir a dupla, já que eles estarão em São Lourenço em 31 de Março para um show em comemoração aos 88 anos da cidade.

9


Revista Vitrine Matéria de Capa

DISCOGRAFIA

CURIOSIDADE

2007: CD e DVD “Ao Vivo Em Goiânia” 2009: CD “O Mundo é Tão Pequeno” 2010: CD e DVD “Ao Vivo e Sem Cortes” 2010: CD “Aí Já Era” 2011: “Essencial” 2012: “A Hora é Agora” 2013: “Live in London”

O primeiro CD independente da dupla foi gravado na garagem da casa de Mateus, com algumas composições próprias e novas roupagens de clássicos da música sertaneja. O repertório agradou e a agenda de apresentações aumentou. Foi assim que a dupla foi descoberta pela gravadora Universal Music, que lançou o primeiro álbum oficial em 2007.

BANDA DE JORGE E MATEUS Juliano Gomes – Bateria Luiz Henrique Silva – Guitarra e Violão Alfredo Liduário – Guitarra Ekton Silva – Percussão Leomar da Silva – Baixo Marciano Santos – Teclado Reniones Dias – Sanfona Alexandre Alves e Neuliene Marques – Vocais

SAIBA MAIS www.jorgeemateus.com.br /jorgeemateus /jorgeemateus /jorgeemateus /jemproducoes


EM VITRINE

OFICINA IN CONCERT Fotos: Eliã Marques

As vésperas de completar 12 anos, a Escola de Música Erich Mathias celebra o aniversário no Oficina In Concert 12, realizado na Ilha Antônio Dutra nos dias 19 e 20 de dezembro passado. O evento contou com a participação de dezenas de alunos e vários estilos musicais. Para quem não foi, confira aqui alguns dos melhores momentos.

Tom

Gabriel Massahud

Bruna Ribeiro

Mariana Missão

12

Byara Ramos e Abraham Noronha

Vinicius, Abraham, Giovana, Sarah, Rodrigo eJuninho

Alunos e Professores

Beatriz Melo e Maria Fernanda Pacheco

Manuela Cottini

Juninho Adonai


Erich Mathias e Roberto Nogueira

João Pedro Melo

RevistaVitrine EmVitrine

Fotos: Eliã Marques Henrique Lang e Erich Mathias

Lucas José e Rafael

Fábio Rosa

Wilson Sideral

Jomar Andrade

Márcio Faria

Bernardo Calçado, Vinicius Najar, Filipe Taveira, Thiago Carvalho e Abraham

Frederico Kachikian

Sarah Ellen, Ana Helena Faria, Catarina Facci, Rodrigo de Souza, Davi Sampaio e Daniel Ensá

Erich Mathias

Gabriel da Silva

13


SAÚDE

MUDANÇA DE VIDA COMEÇA PELA BOCA Adisseminaçãodoimplantedentáriodevolveoprazerdaalimentação e a estética facial

Há 47 anos a osseointegração, um princípio aplicado à odontologia, viabilizou o implante dentário.Odescobrimentodatécnica,pelomédicosuecoPer-IngevarBranemar,demonstrou que o titânio pode osseointegrar-se (“colar-se”) ao osso humano, possibilitando devolver ao indivíduo as funções mastigatórias e a estética da face, por meio de pilares metálicos conhecidoscomoimplantes.Noinício,oprocedimentoerarestritoaosquetinhamcondições de arcar com seu alto custo. Hoje em dia eles se tornaram mais acessível. A perda de um ou mais dentes é um problema que afeta, infelizmente, milhões de brasileiros. Atualmente, modernas técnicas de implantes dentários permitem corrigir essas perdas e restaurar a capacidade de mastigar, falar e conviver das pessoas que perderam os seus dentes. A perda de dentes acarretará uma série de consequências importantes. De imediato, prejudica a mastigação, a fala e a sociabilidade da pessoa, tirando sua confiança ao falar, rir ou sorrir. Em médio prazo, prejudica a configuração de todos os dentes da boca, já que a perda do dente provoca um deslocamento lento dos outros dentes, modificando o que popularmente chamamos de “ mordida”, a posição dos dentes da boca. Em longo prazo problemas ósseos e de gengiva podem surgir. Até um tempo atrás, a única solução para a perda dos dentes era a utilização de próteses fixas ou móveis (dentadura, coroas, pontes, etc). Com o surgimento das técnicas de implantes surgiram soluções definitivas e práticas para o problema.

14

Um implante dentário é uma estrutura feita de um metal chamado titânio, que é aderida ao osso, funcionando como a raiz do dente. Após o implante estar completamente aderido, processo que é chamado ossointegrado, é possível

colocar uma prótese sobre a base. A prótese será o aspecto visível da restauração daquele dente perdido.

TIPOS DE PRÓTESES Implante com carga imediata Implante com carga imediata é a técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante. As próteses utilizadas na carga imediata são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso. Este diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso clinico. Prótese protocolo Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. O único inconveniente


Revista Vitrine Saúde

é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana, e muitas vezes pode ser feita com carga imediata em apenas três dias. Prótese overdenture Prótese total removível sobre implante. Este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

DURABILIDADE Os implantes saem na frente quando o quesito é durabilidade. Com higiene bucal adequada, já houve implantes que duraram 24 anos, contra cinco da dentadura. “A durabilidade dos implantes dentários pode variar, mas em geral, o tratamento tem uma taxa de sucesso de até 98%.” Isso com uma higienização adequada e acompanhamento com o cirurgião dentista que vai variar de acordo com a necessidade de cada paciente, levando em conta sua saúde periodontal.

MANUTENÇÃO

O paciente pode utilizar os mesmos instrumentos empregados em dentes naturais, como escovas de cerdas macias, escovas interdentais, fio ou fita dental, passadores de fio e aparelhos de irrigação bucal. A definição do número de consultas de manutenção e do intervalo entre elas leva em consideração a individualidade de cada paciente. Fatores de risco como fumo, higiene bucal inadequada, doenças periodontais persistentes e osteoporose deverão ser identificadas, para que se estabeleçam programas de manutenção e controle de implante mais rígidos. A verificação do torque dos parafusos e os controles radiográficos são condutas relevantes na manutenção destas próteses.

MARCOS VINICIOS HIGINO DA SILVA CRO: 34854

Especialidade: Implantodontista. Rua Coronel José Justino, N° 348 Centro - São Lourenço MG (35) 3331-8678 Foto:ArquivoPessoal

15


EDUCAÇÃO

VIVA LA VITA

“ Se acostume com a felicidade Seja inteiro e não pela metade.” Reinventando a vida, mais que um projeto pedagógico, é uma necessidade urgente de conscientização dos seres humanos, neste caso nossos educandos, para garantir uma existência futura digna para a humanidade. Vivemos num mundo radicalmente materialista, onde a vida vem sendo pormenorizada pelas necessidades econômicas e por divergências culturais e políticas. Para reverter esta lógica perversa, faz-se necessário que a ESCOLA mantenha, ao lado da FAMÍLIA, sua postura como alicerce de uma sociedade mais humanizada, a partir de uma visão mais solidária e menos competitiva das relações sociais. Defender a vida, a dignidade humana, as ações corretas, inclusive para corrigir os que erram. Eis o caminho para a construção da justiça. A indicação das personalidades ligadas ao tema sinaliza as palavras-chave que devem nortear nosso cotidiano como educador e cidadão: superação, persistência, idealismo, igualdade, tolerância, humildade e, acima de tudo, respeito pela vida em toda a sua plenitude.

16

Acreditamos que um mundo melhor é possível, dependendo essencialmente dos “adultos” que deixaremos para o futuro. Esta situação será resultado, em grande parte,

de um trabalho eficaz com as crianças e adolescentes da sociedade contemporânea. Uma responsabilidade enorme para uma profissão cuja essência confunde-se com uma habilidade inerente ao ser humano: adaptação às mudanças. Mãos à obra!!! “A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o ser humano. Assim como ele busca felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo”. - DALAI LAMA

PROFESSOR EVALDO CARLOS DA SILVA

Membro da Equipe de Coordenação do Projeto Foto:ArquivoPessoal


Carnaval em Caxambu teve batalha do Bloco Armada Strondo dias 14 e 16 de fevereiro. Fotos: Rodrigo de Almeida Lima

EM VITRINE 18

ARMADASTRONDO


SAÚDE

MEDICAMENTOMANIPULADO:

SAÚDE PARA A VIDA E PARA O BOLSO

Que mineiro é desconfiado, ninguém duvida. A fama se estende por todo o país, e não é por menos. Uma cultura criada no ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia” não é passada para trás tão facilmente. Mas nem para tudo na vida as coisas são dessa forma! Desde 1808 tem se ensinado a manipulação no solo brasileiro, com conhecimentos aprofundados desde 4700 a.c, mas sua popularização deu-se a partir da década de 70, quando as farmácias, principalmente no Rio Grande do Sul, começaram a se aprofundar em tais técnicas e a fazerem sua comercialização. O tempo passou e as farmácias de manipulação tem obtido um crescimento significativo em todo o país, tornando-se responsável por 30% da produção de fármacos no Brasil. Esse reconhecimento se dá também devido à fiscalização brasileira, considerada “uma das mais exigentes do mundo”, como já ressaltou Marcelo Brasil do Couto, secretário-geral da Anfarmag em uma publicação no jornal O Globo. O ambiente da farmácia deve ser limpo, bem iluminado e ter instalações físicas em bom estado. A manipulação de medicamentos exige atendimento a uma série de leis que devem ser cumpridas à risca, e quem cometer qualquer infração pode ser penalizado pela Agência com notificações, multas ou até interdições.

20

É comum no Brasil acharmos que aquilo que sai barato tem menor qualidade ou ainda não faz efeito, afinal, somos constantemente

surpreendidos por novas taxas e impostos que elevam o valor dos produtos no mercado e apenas deixam imunes os ilegais. Na farmácia de manipulação o bom preço surge de outra maneira. Ainda mantendo todas as exigências qualitativas, seja nas matérias primas, no ambiente ou dos colaboradores, é possível atingir preços até seis vezes mais baratos que os encontrados nas farmácias convencionais, devido ao repasse direto dos fornecedores ao consumidor final. Enquanto os medicamentos convencionais passam pelos fornecedores, fabricantes e distribuidores, a farmácia de manipulação encurta todo esse caminho mantendo uma excelente qualidade e cobrando valores que cabem no bolso. A farmacêutica Viviane de Lima Ribeiro Rios afirma “cada produto é manipulado de forma única, sendo que todos passam por conferência farmacêutica, controle de qualidade, liberação por técnica treinada e análise final no momento da entrega”. Outro fator de suma importância: o uso incorreto de medicamentos é a causa mais comum de intoxicação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e atinge cerca de seis milhões de pessoas por ano no Brasil. “O interessante do produto manipulado é que, além de ser feito na dosagem exata que o paciente necessita, também evita a automedicação e o desperdício” continua Viviane.


EM VITRINE O Folia das Águas 2015 foi considerado um dos melhores carnavais de todos os tempos. A programação envolveu todas as idades: teve chorinho da melhor qualidade no Calçadão todas as manhãs e shows todas as noites com as bandas Oba Oba Samba House, Jeito Moleque, Grupo do Bola e A Zorra e ainda o tradicional Bloco do Pijama. Tradicionais e novos blocos - como o “No Rabo da Jandira” alegraram a cidade de São Lourenço nos dias de festa.

O Carnaval de São Lourenço teve realização da Prefeitura Municipal, organização da Kadu Eventos, apoio da Art Sign e Revista Vitrine e só foi possível com o patrocínio de grandes empresas da cidade.

22


23

Fotos: Selva Bizarria

RevistaVitrine EmVitrine

Fotos: Karen Safadi


24 Fotos: Selva Bizarria

RevistaVitrine EmVitrine


PUBLIEDITORIAL - CLÍNICA MOTTA

TRANSFORMANDO

SONHO EM REALIDADE

Nossa vida é feita de sonhos. Daqueles pequenos do dia-a-dia até aqueles quase impossíveis.AClínicaMottatemcomomissãotornarpossíveisalgunsdestessonhos.Podeser o nascimento de um filho, melhorar a sua estética, perder peso ou parecer mais jovem. Em todos estes casos, o nosso objetivo é a saúde. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde não se resume a ausência de enfermidades, mas sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Seguindo esta ideia, a Clínica Motta dispõe de um time de profissionais das áreas de ginecologia e obstetrícia, cirurgia plástica, nutrição, fisioterapia e estética com o objetivo de proporcionar aos seus clientes uma experiência gratificante e de qualidade, seja no tratamento de doenças, seja no aprimoramento estético pessoal. Na área de Ginecologia e Obstetrícia, o Dr Celso Motta, com mais de 40 anos de experiência, é referência da região e atende as pacientes buscando uma visão abrangente e humana. Na Cirurgia Plástica, o Dr. Marcos Motta busca o tratamento estético global dos pacientes, associando procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos (peelings, toxina botulínica, preenchimentos). São também realizadas cirurgias reparadoras para tratamentos de tumores, traumas e feridas.

CIRURGIAS PLÁSTICAS MAIS PROCURADAS

26

Pálpebras: Como elementos-chave na expressão facial, os olhos transmitem emoções, vitalidade e idade. Ao longo do tempo, passam por mudanças que geralmente fazem a pessoa parecer triste ou cansada.

CLINICA

A blefaroplastia pode ajudar a renovar e revitalizar o rosto com a diminuição da flacidez palpebral, dos excedentes de pele e das bolsas que se formam sob os olhos. Abdominoplastia: Para se livrar daquela “barriguinha” difícil, mulheres e homens que têm pele flácida e gordura concentrada no abdome podem se beneficiar da abdominoplastia.

A abdominoplastia também pode deixar mais firme a parede abdominal cujos músculos foram separados e enfraquecidos durante a gravidez. Lipoaspiração: É uma das técnicas utilizadas na cirurgia estética para alterar o contorno corporal. Remove o excesso de gordura de áreas específicas do corpo, da face e do pescoço. Orelha: É uma cirurgia normalmente realizada em crianças, mas pode ser feita em adultos. É utilizada para colocar as orelhas proeminentes mais junto à cabeça, melhorando o formato das mesmas. E não poderíamos deixar de citar as próteses mamárias, as mais procuradas entre todas as outras.


BONS ALIADOS A nutricionista Thais Cabizuca atua nas áreas de nutrição funcional e nutrição esportiva, além do pré e pós operatório em cirurgia plástica. Outras fortes aliadas nos tratamentos estéticos são a fisioterapeuta Marcela e as esteticistas Denise e Kayla. Esse time atua no pré e pós operatório, bem como em tratamentos estéticos utilizando tecnologias modernas. Também estão disponíveis equipamentos de alta tecnologia para os tratamentos de radiofrequência, lipocavitação, eletroterapia, peeling de cristal e diamante. Além destes ainda contamos com os tratamentos a laser como a depilação com laser de diodo e rejuvenescimento facial, de mãos, estrias, manchas e sequelas de acne, com o laser de CO2 fracionado. Conheça alguns aparelhos que utilizamos nos tratamentos:

A MOTA Laser CO2 fracionado Smartxide 2: Tratamento de fotoenvelhecimento, rugas , manchas e estrias.

Lipofocus: ultrassom cavitacional indicado para gordura localizada, remodelagem corporal, drenagem estereodinâmica e celulite.

CLÍNICA MOTTA Rua Mello Viana, 302 - Centro São Lourenço/MG Tel (35) 3331-1484

Hertix: gerador de radiofreqüência indicado para tratamento de flacidez de pele, rugas, celulite, fibroses e sequela de acne.


EM VITRINE

BLOCO LOS HERMANOS Fotos: Selva Bizarria

Entre os novos blocos do carnaval de São Lourenço, esse ano tivemos a primeira edição de “Los Hermanos Sunset”. O único que aconteceu durante o dia, foi realizado na quadra da Ilha Antônio Dutra. Com realização da Kadu Eventos, o bloco trouxe a participação especial de Naldo Benny, gente bonita e muito chopp da Ecobier.

28


29

RevistaVitrine EmVitrine

Fotos: Selva Bizarria


SAÚDEEBELEZA

EM QUALQUER ESTAÇÃO É

IMPORTANTE PROTEGER OS OLHOS

Ray-ban Aviator Azul Degradê na Maravilha tem!

A luz solar é uma das maiores ameaças aos olhos. Estudos mostram que a exposição à luz solar pode aumentar o risco de desenvolvimento de catarata, degeneração macular relacionada à idade e pterígio. Infelizmente muitas pessoas não estão cientes dos efeitos nocivos dos raios de sol. O acessório conhecido por dar estilo aos looks é item obrigatório durante qualquer dia do ano. A exposição prolongada aos raios de sol são extremamente prejudiciais e podem causar sérios danos à saúde ocular, mesmo fora do verão. A exposição exagerada aos raios solares pode causar, no mínimo, oito doenças oculares: câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), pterígio (fibrose da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), retinopatia solar (queimadura da retina) e degeneração macular (deterioração da visão central) Especialistas explicam que a proteção UV vem de uma camada de agentes químicos aplicada na superfície da lente e que existem, inclusive, lentes transparentes com 100% de proteção.

30

Ray-ban Velvet na Maravilha tem!


A COR DAS LENTES A escolha da cor das lentes é uma questão de gosto pessoal e, também, de função, com exceção da lente preta, que é mais indicada no pós-operatório ocular, as demais cores de lentes devem levar em consideração sua utilidade. As lentes de cor cinza e marrom proporcionam bastante conforto visual e são as preferidas. Já quem dirige bastante ou já passou dos 60 anos costuma dar preferência às lentes verdes, que oferecem melhor visão de contraste. Por outro lado, as lentes amarelas são ideais para quem vai dirigir à noite, porque reduzem o desconforto das luzes que vêm em direção ao motorista. Quem pratica pescaria, esportes náuticos, caça ou ainda é adepto de esportes deve dar preferência às lentes polarizadas porque aumentam a visão de contraste e reduzem o ofuscamento.

ÓCULOS SOLAR E GRADUAÇÃO Graças ao avanço tecnológico já é possivel solicitar a graduação nos óculos de sol, ou seja, ter seus óculos solares com o seu grau e com a proteção UV400, o que lhe garante conforto e segurança. Consulte sempre um especialista na hora de fazer essa escolha.

O MUNDO DAS LENTES Com tanta tecnologia, o mundo das lentes também foi privilegiado. No mercado existem as asféricas e de alto índice que conferem menor espessura, leveza e resistência. Aqueles óculos “fundo de garrafa” agora podem ficar como um óculos simples sem apresentarem bordas grossas. Essa é a diferença entre as lentes convencionais e as High Index. No campo dos multifocais existe a tecnologia FREE FORM que traz personalização às lentes e maior campo de visão, menos distorção e menor flutuação da imagem. É como ter de volta a visão natural dos seus olhos.

Convencional

High Index

COM AS LENTES, MAS SEM ARMAÇÃO As novas lentes de contato gelatinosas permitem liberdade já corrigem com perfeição a visão de longe (astigmatismo, miopia e hipermetropia) e de perto (presbiopia) e para os mais ousados existem inúmeras possibilidade de cores para as lentes de contato também com disponibilidade para miopia e hipermetropia.

PRECISA DE AJUDA NA HORA DA ESCOLHA DE SEUS ÓCULOS DE SOL? TIRE SUAS DÚVIDAS E PEÇA AJUDA A UM ESPECIALISTA, VENHA ATÉ AS ÓTICAS MARAVILHA

Av. Dom Pedro II, 430 (em frente a Igreja Matriz) Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 135 São Lourenço/MG Tel (35) 3331-1181 | Tel (35) 3331-2493 |

/ Otica.Maravilha

31


ESPORTE

ATIVIDADEPERSONALIZADA PARA MULHERES A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem do corpo em forma. Mas, já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam no organismo, desde os psicológicos até o fortalecimentodeossosearticulações,especialmenteparaamulher. Fotos: Selva Bizarria

Quando uma pessoa inclui em sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejado, ela logo deve observar perda de peso, redução da pressão arterial, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do “colesterol bom”. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, importantíssimos para a redução da mortalidade associada a elas. Na vida da mulher moderna esta prática é essencial, uma vez que a loucura da vida diária torna imprescindível que se mantenha um nível satisfatório de potência aeróbica, força e flexibilidade. Além isso, a produção de endorfinas, resultado do exercício aeróbico, proporciona sensação de bem estar e regulariza o ciclo hormonal. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM - como dores nas mamas e alterações de humor, maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.

32

A BUSCA PELO EXERCÍCIO PERFEITO Foi na década de 90 que o treinamento individualizado, o “personal trainer”, ganhou mercado. Para o público feminino, esse termo passou a ter uma importância maior, já que a academia convencional propõe em sua dinâmica aulas programadas para grupos de ambos os sexos, o que para algumas mulheres não é uma situação muito confortável. Aquelas que querem um cuidado e a elaboração dos treinos individualizados, procuram por um profissional qualificado para a realização de exercícios, que podem ser realizados nas academias, condomínios ou mesmo na casa da aluna, com uma rotina voltada ao seu estilo de vida, o modo de se alimentar, as horas que dorme e outros fatores que podem influenciar no desempenho.


Um bom profissional, com conhecimentos técnicos, bom senso, seriedade e sensibilidade pode melhorar muito a qualidade de vida de uma mulher. Muito mais do que uma treinadora, é importante ter uma parceira de treinos, e essa é uma das principais vantagens apontadas pelas alunas que realizam o treinamento personalizado. Quantas vezes você não deixou de treinar por preguiça? Com alguém ao lado, pode ter certeza de que isso não se repetirá. A motivação é muito maior quando se tem alguém, principalmente, de olho nos resultados. Outro fator importante é a liberdade. Treinar com outra mulher facilita muito a vida nos dias em que você pode estar indisposta ou com TPM por exemplo, a identificação faz a diferença.

ALÉM DA ATIVIDADE FÍSICA A procura por um personal não limita-se apenas ao trabalho do fitness. Graças aos avanços da medicina e das ciências esportivas, muitas patologias podem ser reabilitadas através da atividade física. Cardíacos, diabeticos e obesos mórbidos estão sendo encaminhados a alguma atividade. Usando metodologias, protocolos de controles e periodização bem aplicados, é possível melhorar, e muito, a saúde de pessoas com problemas como esses. A atividade física também pode contribuir para a prevenção da endometriose. Mulheres submetidas a níveis elevados de estresse, especialmente as que estão inseridas no mercado de trabalho, têm mais chance de ter a doença, já que o estresse leva a uma diminuição da imunidade, mas a endorfina produzida nas atividades atua diretamente no ovário, diminuindo a produção do estrógeno que alimenta a endometriose. Outro grupo que está buscando a prática de exercícios é a terceira idade. O envelhecimento é um processo degenerativo e contínuo: diminuição do metabolismo e da produção de tecidos, perda de capacidades motoras e cognitivas. Porém a atividade física bem aplicada tem o poder de retardar e até recuperar esses processos. É claro que o grande diferencial oferecido pelo treinamento personalizado, entre tantos, está no alcance de resultados, já no curto prazo. Mas, buscar segurança, empatia e o histórico de resultados do profissional é importante na hora da escolha. Mais que isso, a atividade física deve te proporcionar prazer e trazer ganho na sua qualidade de vida ...além de te deixar mais bonita!

CLAUDIA VILLAMARIM PINTO GOMES

Graduada em Educação Física, Especializada em Fisiologia do Exercício e Pós Graduada em Gestão Escolar CREF: 008173-G/MG Contatos: (35) 8415-2564 / 9134-0504 claudia.ed.fisica@hotmail.com /claudiavillamarim /Claudia-Personal Quando o aluno opta ou tem necessidade de uma academia, a professora Claudia atende com exclusividade na FIT2 Av. Dom Pedro II, 1134 Tel (35) 3332-1811


COMUNIDADE

O LIXO NOSSO DE CADA DIA Muitas pessoas ainda acham que, como num passe de mágica, aquela sacolinha de lixo que é colocada na calçada some e nunca mais será problema seu. Mas a realidade é que esse é um problema de todos. Vivemos em uma sociedade extremamente geradora de resíduos sólidos. Gerenciar essa demanda tem se tornado cada vez mais complexo. O crescimento populacional, as modernas técnicas de produção e uma determinada facilidade de obtenção de bens, ocasiona a grande produção de resíduos sólidos urbanos. A OSCIP Terra das Águas, entre outros projetos, tem por objetivo auxiliar o poder público, privado e a população em geral no gerenciamento adequado de seus resíduos, dando a destinação correta a cada um deles. E esse trabalho já começou. Após um convênio assinado com o SAAE de São Lourenço em dezembro último, a associação iniciou a reestruturação da COOPRECI - Cooperativa de Catadores de São Lourenço, cadastrando ou apenas instruindo todos os profissionais, cooperados ou não, que trabalham com a coleta de lixo. A coleta seletiva já começa a funcionar em alguns bairros da cidade. O trabalho da reciclagem no Brasil é caracterizado pela informalidade, apenas 1,4% dos resíduos sólidos urbanos é separado na fonte e encaminhado para centrais de triagem e reciclagem. Além disso, os catadores em média não atingem nem mesmo a renda mensal de um salário mínimo e muitos deles guardam o lixo coletado na própria casa, o que acaba gerando um problema de saúde pública. A OSCIP quer mudar esse

34

cenário em São Lourenço: resíduo sólido urbano é matéria prima, é riqueza desperdiçada. Trabalhar a destinação correta, o reuso, a reciclagem e a diminuição da geração de resíduos é tarefa de toda a sociedade, cada um com suas atribuições e possibilidades. Nesse mesmo contexto entra também o “lixo eletrônico” – computadores, periféricos, telefones, carregadores, aparelhos eletrônicos em geral, que quando não funcionam devem ser destinados para lugares adequados, preferencialmente retornando ao seu fabricante (regulamentação da logística reversa). Quem nunca ficou com um aparelho em casa guardado sem saber que destino seria o ideal? O lixo eletrônico, na maioria das vezes, é o mais complexo de se destinar e nunca vimos na nossa região uma campanha de coleta desse resíduo. Pensando nisso, a Oscip também firmou uma parceria com o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí, e no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, implantará um ponto de coleta na Praça Brasil em São Lourenço, para recolher o “lixo eletrônico” e lhe dar destinação correta. A OSCIP, a COOPRECI e o SAAE contam com a sua participação. Ajude-nos a divulgar essas e outras iniciativas em busca de uma cidade sustentável. Outras Informações: (35) 8707 1417


PÁSCOA

TRADIÇÃO REPLETA DE SABOR Dos símbolos da páscoa, os ovos de chocolate são certamente os mais populares e saborosos. Saiba como ele passou a representar essa data comemorativa Por João Carvalho

Quando se fala a palavra “Páscoa”, duas coisas normalmente vêm logo à cabeça, uma para cada tipo de público: a espiritualidade e os chocolates. Os mais religiosos, tanto cristãos quanto judeus, lembram logo do significado místico e da palavra, ligando-a a seus ritos e escrituras sagradas. No caso do cristianismo, a Páscoa está diretamente ligada à ressurreição do Filho de Deus, já para o Judaísmo ela simboliza a travessia do Mar Morto realizada por Moisés, que sob inspiração divina abriu caminho ao dividir milagrosamente as águas que impediam o avanço de seu povo em direção à Terra Prometida. Já os menos atentos a questões ligadas à fé, os mais jovens e até mesmo os leigos costumam, de imediato, associar a data ao consumo de chocolates. E estão cobertos de razão: durante os dias que antecedem o feriado, todos os mercados, lojas de doces e demais estabelecimentos comerciais estão repletos de chocolates de todos os tipos, formatos e sabores. Não à toa, a Páscoa pode ser considerada uma das épocas mais saborosas de todo o ano e aguardada com muita ansiedade por chocólatras de todo o mundo, ávidos por um álibi para poderem devorar grandes quantidades de sua guloseima preferida sem culpa alguma. Existe algo, no entanto, que pouca gente sabe: o hábito de se consumir ovos de chocolate na Páscoa está também, intimamente ligado à celebração da vida, do nascimento (ou renascimento). Essa carga simbólica vem desde os tempos ancestrais à existência das grandes

36

religiões monoteístas do mundo ocidental e remonta tanto à antiga China quanto ao Egito e aos povos nativos do Leste Europeu como seu berço.

OS OVOS E A PÁSCOA: A ORIGEM Há milênios, os antigos povos habitantes de regiões como a China, o Norte da África e o Oriente Médio tinham como hábito oferecer como presentes ovos pintados com imagens cujos significados iam da gratidão aos desejos de prosperidade, tudo porque os ovos trazem uma vida em seu interior, além de serem saborosos e nutritivos. Na Europa ancestral, o costume de se presentear com ovos estava ligado ao início da primavera, marcada pelo florescer dos vegetais e pelo nascimento dos filhotes das mais variadas espécies. Naquela época, cultuavam-se divindades que guardavam relações com os eventos da natureza e com a chegada dessa estação do ano não poderia ser diferente. Muitos dos povos nativos do Velho Continente cultuavam a deusa Ostera, que traria a prosperidade. Ela era sempre representada na forma de uma mulher com ovos nas mãos e observando atentamente o saltitar de um coelho pelos campos. Sendo assim, estariam conjugados numa só imagem os três símbolos que reforçavam o ideal de fertilidade e vida valorizado por esses povos. Símbolos pagãos como a prática de se trocar ovos decorados foram agregados aos rituais


do cristianismo, quando a religião já dominava a Europa, no concílio de Niceia. Realizado no ano de 325 d.C., ele tinha como objetivo promover a conversão de todo o continente aos dogmas cristãos, lançando mão da apropriação de elementos tradicionais e culturais que viessem a facilitar a penetração da Igreja, suas escrituras e códigos de comportamento no imaginário dos mais diversos povos europeus. Sendo assim, a partir de então passou a ser muito comum observar nas representações de Cristo e Maria a presença de ovos coloridos, uma marca daquele período.

E O CHOCOLATE? Na época das Grandes Navegações, a partir do século XV, os europeus foram tomando contato com diversas culturas que jamais imaginariam conhecer. Cada um desses povos, de lugares distintos, tinham seus próprios hábitos e modos de se alimentar que foram posteriormente apresentados à sociedade europeia e alguns incluídos no cotidiano e na cultura locais. O chocolate foi um desses casos. Alimento típico dos índios Astecas que ocupavam todo o território do México, era considerado um alimento divino com poderes místicos capazes de trazer energia, vitalidade e elevação

a quem o consumisse. Não à toa, o nome científico da planta que o origina é Teobroma Cacao, que traduzido do latim significa literalmente Cacau, Alimento de Deus. Levado à Europa assim que descoberto, aos poucos seu consumo foi se popularizando por todo o continente, atingindo o auge cerca de 200 anos depois, quando os Suíços descobriram que ao adicionar leite e aguardar o resfriamento o chocolate ganharia textura e sabores ainda mais incomparáveis. Pouco depois, os franceses começaram a produzir chocolates com formatos do mais variados, incluindo aí o ovo. Tempos depois, com as mudanças comportamentais bancadas pela Igreja, o ovo de páscoa ganharia a forma que se conhece hoje. Isso aconteceu quando a privação do consumo de qualquer tipo de alimento de origem animal foi recomendada como essencial ao jejum praticado pelos fiéis durante o período da Quaresma. Para suprir a falta dos tradicionais ovos, os pâtissieurs da corte parisiense começaram a fabricar as hoje tradicionais guloseimas que caíram nas graças dos franceses e em seguida de toda a europa, que se encarregou de levar o hábito para suas colônias, incluindo o Brasil, que atualmente é o quarto maior consumidor de chocolates de todo o planeta. Em nosso país, cerca de 25 toneladas de ovos de páscoa são comercializadas a cada ano.


GASTRONOMIA

COM SABOR E SEM DEMORA Umarotinaalimentarsaudávelesaborosapodesermantidanoconforto de casa e sem abrir mão da economia, mesmo aos fins de semana Por João Carvalho

Toda semana a correria é grande. Você tem que trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, dar atenção aos familiares, estudar... ufa! Aí chega o sábado e você precisa tirar o atraso e fazer tudo que ficou pra trás, botando em dia a vida social, mas... e na hora de comer, como é que fica com a preguicinha que bate na hora de ir para a frente do fogão preparar algo que seja saboroso e saudável em casa. E aí é que entram as poucas alternativas disponíveis: encher a despensa e o freezer com comidas prontas, semiprontas ou congeladas (e normalmente cheias de conservantes, estabilizantes e tudo que no longo prazo faz muito mal ao nosso corpo), pedir algo para entrega em domicílio ou apelar para os bons e velhos restaurantes. Existe ainda, no entanto, outra opção ainda pouco conhecida ou explorada por aqui: as rotisserias, ou rôtisserie, caso prefira a palavra em seu idioma original – o francês.

SÃO TANTAS OPÇÕES... COMO ESCOLHER? Para escolher bem, o ideal é analisar as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Apelar para os enlatados, congelados e demais pratos pré-preparados para estoque em longo prazo e prontos para o consumo é muito prático, mas o custo para o corpo geralmente é grande. Esses alimentos têm teores elevados de sódio ou açúcar, além de usarem com frequência corantes, conservantes, espessantes, estabilizantes e muitas outras substâncias já conhecidas por terem grande potencial para causar danos graves à saúde. Pedir o delivery é legal por não ter que sair de onde está para nada. É só ligar, ouvir as opções, escolher, esperar e pagar. Pronto, muito cômodo... certo? O ponto negativo aqui fica por conta da impossibilidade de se escolher a quantidade de cada componente do prato, e normalmente o que acontece é chegar um monte de arroz, com um tiquinho de feijão e salada ou legumes e um pedaço bem pequeno de alguma carne. Zero liberdade de escolha.

38

Ir ao restaurante traz uma liberdade de escolha enorme. Em São Lourenço e região não faltam bons estabelecimentos com serviço à la carte e

self-services, a quilo ou com pesagem liberada, fartos em opções das mais saborosas, seja no balcão de saladas ou no espaço reservado aos pratos quentes com pratos dos mais variados tipos de cozinha. Sendo assim, qual seria a desvantagem? Se você pensar bem, vai concluir que não é justo pagar todo dia o mesmo valor para a sua refeição como um todo sendo que você obviamente colocará nela itens com custos variados, como porções de arroz, carne e vegetais distintos. Isso sem contar as filas que em determinados horários ou dias da semana transformam o intervalo para o almoço num período de muito stress para quem trabalha e tem tempo contado para voltar ao batente.

E A ROTISSERIA? Rotisserias são estabelecimentos focados em oferecer ao público opções de comidas prontas para o consumo imediato, preparadas no próprio dia de consumo e por isso sempre fresquinhas. Mas o que diferencia um estabelecimento desses de um restaurante, que também serve comida feita na hora para seus clientes? Bem, as diferenças são basicamente duas e ficam bem nítidas depois que se passa a conhecer bem como é o funcionamento das rotisserias. Elas geralmente não possuem mesas ou cadeiras para o consumo dos alimentos, o que deve ser feito na própria casa do cliente e, ao contrário dos restaurantes a quilo ou self-service, o valor de cada item escolhido pelo cliente é cobrado de forma isolada, ou seja: cada coisa tem seu preço e você não paga por uma porção de arroz o mesmo que por uma de carne ou salada e com isso você acaba economizando na hora de pagar a conta. Por proporcionar a possibilidade de escolher os alimentos de sua preferência e com eles montar uma refeição ao mesmo tempo saborosa e saudável, sem que seja necessário ocupar parte do tempo livre com o preparo dela, para ser apreciada no conforto de sua própria casa e respeitando o seu ritmo e necessidades cotidianas, as rotisserias podem ser vistas como as melhores, mais saborosas e práticas opções para o almoço nosso de cada dia.


ENTREVISTA

HISTÓRIAS DE AMOR NA SÉTIMA ARTE

Sevocêestáplanejandoumcasamentoououtracomemoraçãoquemereceserregistrada de forma única, conheça um pouco da história dessa empresa e saiba como os valores e a cultura da organização impactam no dia-a-dia de seus profissionais. Atuando há mais de 10 anos no Brasil, a Neon Filmes, empresa de filmes focada em casamentos, conquistou o gosto de muitos brasileiros e até estrangeiros. A razão é simples: técnicas e equipamentos modernos aliados a um apuradíssimo olhar que transforma cada detalhe em pura arte e magia. Hoje a empresa possui em seu portfólio o expressivo número de mais de 2 mil casamentos. O QUE FEZ A NEON FILMES ESTAR ENTRE AS MELHORES NO SEGUIMENTO? Nos últimos tempos tivemos um forte crescimento da empresa como um todo. Atualmente temos um processo de gestão de pessoas muito sólido e sistemas de avaliação de desempenho. Oferecemos também um plano de sucessão e meritocracia bem interessantes, além da implantação clara dos valores e da cultura da empresa. Pregamos bastante o respeito pelo indivíduo, pelo cliente, fazendo com que as pessoas se sintam importantes. Isso gera um ambiente de trabalho muito prazeroso para todos.

40

Passamos a empregar jovens entre 18 e 25 anos. Anualmente damos um curso gratuito de cinegrafia e dentro deste curso descobrimos

talentos. Aqueles que têm o perfil da nossa empresa são convidados a continuarem conosco. Assim passamos a desenvolver pessoas, habilidades e perfis parecidos com o nosso estilo de trabalhar e cativamos cada vez mais os clientes. Além disto, incentivamos nossos profissionais a se superarem a cada dia em busca da melhor imagem. A NEON É UMA EMPRESA FAMILIAR E CUIDA DA UNIÃO DE NOVAS FAMÍLIAS., DE QUE MANEIRA ISTO IMPACTA NO TRABALHO? A Neon foi criada dentro de minha família, foi criada em especial por uma decepção ao serviço que tive tanto de fotografia quanto de filme do meu próprio casamento. Eu era militar e nem sonhava em fazer filmes, mas a partir desse dia, achei que podia fazer alguma coisa melhor e resolvi reeditar minhas imagens. Depois disso, fiz alguns cursos e em pouquíssimo tempo descobri minha verdadeira vocação. Em 2009 larguei os 17 anos de Força Aérea para me dedicar exclusivamente à Neon Filmes. Foi na verdade uma paixão e até hoje ainda me coloco no lugar dos noivos, priorizo muito a qualidade e a satisfação deles. Trazer minha família para o ramo foi questão de tempo, primeiro minha esposa e agora


minha filha, que provavelmente será minha sucessora e dará continuidade à marca da empresa. Como um dos valores da empresa é valorizar a família, isso influencia muito no modo de pensar e agir da nossa gestão. Desde os processos seletivos deixamos claro que respeitamos bastante as particularidades dos indivíduos e suas relações com as respectivas famílias, e isso impacta positivamente. Discutimos o tempo todo nosso trabalho, ideias e investimentos, afinal os três vivem e respiram casamentos e noivos felizes. A EMPRESA É BASTANTE COMENTADA NAS REDES SOCIAIS, POSSUI UMA PÁGINA COM MAIS DE 30 MIL CURTIDAS, O QUE É MUITO PARA UMA EMPRESA DESTE RAMO. CADA FILME QUE POSTAM ATRAI NOVOS SEGUIDORES E COMENTÁRIOS DE ARRANCAR SUSPIROS. COMO FUNCIONA ESTA LOGÍSTICA? QUAIS OS REAIS CUSTOS E COMO LEVAR A NEON FILMES NUM CASAMENTO? Somos bastante conscientes e humanos no sentido comercial, valorizamos muito a missão confiada a nós e nunca perdemos a noção econômica que os noivos possuem, independente de classe social, temos que fazer valer cada centavo gasto com nossos serviços. Vemos o casamento como algo abençoado, nunca tratamos um casal ou um evento apenas com um fim comercial. Quando nos damos por conta, já estamos amigos de toda a família. Isto acontece naturalmente e nos facilita muito na criação dos filmes.

tempo para os casais, os mesmos acabam sabendo de toda nossa história e no dia do casamento, parecemos amigos de longa data. A segurança que posso passar aos futuros clientes é de que somos uma empresa, com CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, não somos aventureiros que tratam casamentos como “bico” ou como apenas uma segunda fonte de renda. A Neon tem um nome, uma marca, uma história e sim, buscamos ser melhores a cada dia. POR QUE A NEON FILMES ESCOLHEU SÃO LOURENÇO PARA SUA MATRIZ? Nos últimos anos estamos viajando muito e senti a necessidade de estar perto da família, de minha terra natal que é Soledade, além disto, para criar, precisamos paz, inspiração, e nada melhor que essa terra. Muitas vezes vou ao lindo parque da cidade buscar concentração e inspiração para criar um filme. Como hoje tudo gira em torno da internet, continuo conectado às novidades e lançamentos dos grandes centros, não senti nenhuma dificuldade e sim muitos benefícios para nossa saúde e da nossa empresa.

Trabalhamos com preços justos e com condições facilitadas, tanto em valores quanto parcelamentos. Posso dizer que as noivas daqui do Sul de Minas são privilegiadas neste sentido, temos uma tabela especial para região e ainda não cobramos deslocamentos. Como atendemos noivas em cidades distantes, as mesmas arcam com as passagens aéreas ou deslocamento por terra e hospedagem, custos que sempre negociamos e buscamos facilitar o máximo possível. HOJE, SABEMOS COMO É FÁCIL A COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA COM O USO DA INTERNET, MAS COMO PASSAR CONFIANÇA PARA QUEM OS CONTRATA DE FORMA ONLINE? Hoje, temos a facilidade de mostrar nosso trabalho nas redes sociais através de nossa página no facebook. Ali as noivas conhecem a empresa, nosso trabalho e ainda inúmeros comentários positivos de casais que tiveram a Neon Filmes em seu grande dia. No face os clientes conseguem um contato muito rápido através de mensagens ou encontram o endereço do nosso site, onde podem ver outros filmes. Dispomos de inúmeros recursos online para que todos possam se comunicar conosco de forma rápida e ainda podemos conversar ao vivo com clientes distantes através de videoconferência. Eu diria que acaba sendo melhor que pessoalmente, além de customizar

Qual noiva não sonha com seu grande dia? A preparação, as músicas, o olhar dos convidados, tudo isto merece ser impecavelmente registrado. Para quem está no sul de minas, essa é uma grande oportunidade, uma empresa como a Neon Filmes que vem superando expectativas de noivas por todo o Brasil aqui bem pertinho. Não se esqueça, a memória viva de um casamento ou outra data tão importante é a sua filmagem, é ela que será mostrada aos amigos e familiares e revista nos anos seguintes por outras gerações.

www.neonfilmes.com comercial@neonfilmes.com.br Facebook.com/neonfilmes Tels (35) 3331-6257 / (35) 9211-2248

41


EVENTOS 42

CALENDÁRIO DE EVENTOS Confira os melhores eventos da região e acompanhe as colunas sociais no site www.vitrinesuldeminas.com.br


Revista Vitrine Sul de Minas #19  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you