Page 1

EDUARDO KOBRA Painel do artista em São Lourenço é novo ponto turístico

Foto: Selva Bizarria

Edição nº 21 JUNHO 2015


EdiToRiAL

EXPEDIENTE

Meio do ano e chegamos à nossa vigésima primeira edição, que tem a capa ilustrada pela obra de um artista mundialmente reconhecido e celebrado, dentro do nosso parque, à vista de nossos olhos, motivo de grande orgulho! Patrimônio Cultural que São Lourenço ganha e que muitos ainda desconhecem.

Publisher: Gabriela Real Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - Go 000916JP Projeto Gráfico e diagramação: Agência Rauze Capa e Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo

Essa edição traz também educação, dieta, saúde, colunas sociais e histórias. Uma matéria interessante sobre tecnologia pra quem faz uso de óculos de grau. Tem também acessórios, um espaço pra falar de uma sãolourenciana que está fazendo muito sucesso fora daqui, Direito do Consumidor e calendários de eventos. Apesar das incertezas do momento econômico do país, continuamos na batalha por um trabalho à altura do que nossa região merece: informação de qualidade em uma mídia 100% produzida aqui. Empregamos, pagamos nossos impostos, falamos de nossa gente e de acontecimentos locais, valorizamos e vendemos apenas o que é nosso. Nunca São Lourenço registrou a sua história e das suas pessoas com o nível de qualidade que a Revista Vitrine alcançou. Temos muito orgulho do que estamos fazendo e esperamos que vocês também gostem. Equipe Vitrine

ANUNCIE contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

/vitrinesuldeminas /vitrine_sm

CoLABoRAdoRES dESTA Edição SELVA BIZARRIA TELEFonE (35) 9133-6680 Facebook.com/Selva.Bizarria

4

AIRTON GONTOW Gontof Comunicação TELEFonE (11) 4551-9775


ÍNDICE

ARTE

06

Atração turística em forma de arte

MODA

TECNOLOGIA Silhouette: estado da arte em óculos

24

PERSONALIDADE

Tendências inverno - acessórios

Você ainda vai ouvir muito este nome

10

SAÚDE

22

DIREITO DO CONSUMIDOR

12

EDUCAÇÃO

26

HISTÓRIA

30

NUTRIÇÃO

16

ECONOMIA

33

EM VITRINE

34

EVENTOS

18 20

A escleroterapia e o fim das varizes O maio medo das crianças já não é o escuro. É falhar!

Mercado financeiro: o que é e para que serve? PUBLIEDITORIAL

Inglês com teste TOEFL® ITP EM VITRINE

Infinity

Todas as matérias dessa edição impressa encontram-se na íntegra no site www.vitrinesuldeminas.com.br e no Facebook: vitrinesuldeminas Acompanhe!

14

Consumidor atento Pão para toda obra Dieta Low-Carb D’LUXE Calendário de Eventos

32


ARTE

ATRAÇÃO TURÍSTICA

EM FORMA DE ARTE

Renomado artista brasileiro inaugura murais em São Lourenço no Parque das Águas e inclui o nome da cidade em seu portfólio mundial Por João Carvalho

6

As paredes cinzas e sem vida do túnel que liga o Parque das Águas ao Parque II súbitamente ganharam destaque suficiente para se tornarem um novo cartão postal para a cidade de São Lourenço. Num dos lados está retratada, em preto e branco, uma cena do passado que pode despertar sentimentos nostálgicos. No outro, uma alegoria que representa a importância da água para a vida, o presente e o futuro da humanidade numa profusão de cores, imagem que ilustra nossa capa.

Com o destaque recebido pela arte urbana no Brasil, principalmente em São Paulo, o grafite alcançou novo status e passou a receber mais atenção da mídia especializada e do público. Kobra constava entre os nomes que se apresentavam como promissores nessa ainda incipiente cena, e em 1995 começou a flertar com um estilo peculiar de muralismo, inspirado por artistas como o mexicano Diego Rivera e o estadunidense Eric Grohe, mestres de épocas distintas da pintura em paredes e muros.

O responsável pela conversão da outrora monótona parede em obra de arte é Eduardo Kobra, uma verdadeira fera quando o assunto é grafite e arte urbana.

OBRAS PELO MUNDO

Kobra nasceu em São Paulo e sua primeira experiência com tintas e cores foi aos 12 anos de idade através da cultura hip-hop, em que o pixo e o grafite são elementos fundamentais. Aprendeu a desenhar sozinho observando os grafiteiros mais experientes e aos poucos foi se envolvendo cada vez mais com os representantes desse meio.

Em 2005, dentro do projeto “Muros da Memória”, Kobra passou a pintar cenas do passado paulistano em 3D pelas ruas e praças da capital paulista com um detalhamento surpreendente - síntese do seu modo tão pessoal de criação. Segundo ele, “a ideia (por trás das pinturas) é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia, com a constante agitação de hoje”. Foi com


Arte Revista Vitrine esse projeto que o trabalho de Eduardo Kobra começou a ganhar grande destaque e lhe proporcionou a possibilidade de rodar o mundo criando e expondo seus murais. Hoje já são quase 100 muros e painéis pintados pela capital paulista, mas há também trabalhos assinados por Kobra nos EUA, Europa e Ásia, assim como também em muitas cidades brasileiras. Tanta dedicação em criar um estilo próprio não poderia deixar de gerar uma preocupação quanto aos direitos autorais para os criadores: “Acredito que não se trata apenas de dinhei-

ro, mais sim de respeito ao trabalho criado por artistas. Não permito de forma alguma que a imagem do trabalho seja utilizada para alguma finalidade comercial, exceto quando em comum acordo... O mesmo acontece Ao lado: Os painéis em São Lourenço, frente a frente e em Nova York a primeira e mais famosa obra ‘Explosão de Amor’ inspirada na celebre foto do beijo, em que um casal comemora na Times Square o fim da Segunda Guerra Mundial. Acima: Oscar Niemeyer estampa a parede lateral do edifício Ragi, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com 52m de altura por 16m de largura, a obra é grandiosa e vibrante.

7


Arte Revista Vitrine

No bairro descolado de Williasmburg, em Nova York, o artista transformou a lateral de um pequeno prédio em um ringue de boxe. Lado a lado, o artista pop Andy Warhol e o mestre do grafite Jean Michel Basquiat. “Justamente com a ideia: lute pela arte de rua, lute pela arte”, diz Kobra.

com artistas que são os chamados “Avatars”, que simplesmente se apropriam do estilo de outros artistas – estilos que muitas vezes os artistas levaram toda uma vida para desenvolver. Acredito que tais infrações deveriam ser punidas de forma mais rigorosa.” Entre suas obras de maior destaque estão murais homenageando ícones da cultura brasileira como Gonzagão, Oscar Niemeyer e Chico Buarque , sendo o primeiro em Recife e os dois últimos em São Paulo, assim como as cenas históricas de diversas cidades como a capital paulista, Nova York, Paris e Londres e as séries “Peace” em que homenageia personalidades reconhecidas por serem militantes pela paz no mundo como Malala Youzafzai, Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá, Albert Einstein, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e John Lennon, entre outros e “Greenpincel”, em que usa sua técnica para denunciar crimes ambientais e a destruição da natureza.

8

O Painel em São Lourenço intituado Preciosa Água, tem 4 metros de altura por 20 metros de extensão. “O mural foi criado justamente em um dos locais mais preciosos da atualidade: a bela cidade de São Lourenço. Na obra, mostramos através de duas crianças o que nós adultos muitas vezes desprezamos, que é justamente o cuidado e a sensibilidade com

as águas que a cada dia estão mais escassas”, palavras do próprio artista. Contar com um mural assinado por Eduardo Kobra é certamente um motivo de grande orgulho para a cidade de São Lourenço. Ainda mais se for levado em conta o fato de que as obras são permanentes e podem ser incluídas como itens do patrimônio cultural local.

“A Bailarina”, inspirado na russa Maya Plisetskaya, retrata um fragmento de o “Lago dos Cisnes”. O mural fica em Moscou, na Rússia.

MAIS SOBRE O ARTISTA www.eduardokobra.com Facebook.com/Eduardo-Kobra Instagram: KOBRASTREETART


SAÚdE

A ESCLERoTERAPiA

E O FIM DAS VARIZES

A escleroterapia é um procedimento médico realizado para o tratamento de vasos sanguíneos dilatados ou malformações. Na maior parte dos casos tem o objetivo estético, porém também é utilizado como tratamento da doença. O termo escleroterapia química, sinônimo de escleroterapia por injeções, é a injeção de uma substância esclerosante, que tem por finalidade eliminar as veias varicosas e telangectásicas presentes nos membros inferiores e até mesmo na face do paciente. O tratamento das telangectasias e veias reticulares é realizado mais frequentemente para melhoria estética, mas até 50% desses pacientes relatam dor contínua ou pulsátil na região acometida, o que melhora após o procedimento. O procedimento consiste basicamente em injetar no vaso uma substância química que causa a lesão do tecido vascular, que é o tecido de dentro do vaso, expondo o colágeno endotelial, favorescendo a agregação plaquetária e finalmente a organização fibrótica. Quando bem realizadas, as veias são transformadas em um cordão fibroso, sem possibilidade de recanalização.

10

Lembrando que além do procedimento convencional, existe a escleroterapia realizada com luz pulsada, laserterapia, crio-escleroterapia e escleroterapia por espuma.

É muito importante consultar um médico capacitado, para avaliação das contraindicações, pois pacientes hipertensos descontrolados, diabéticos, alérgicos ao esclerosante, com trombose venosa aguda, grávidas, entre outros, não devem realizar este processo. É um procedimento simples e pouco invasivo. A recuperação consiste no cuidado de evitar exercícios intensos no dia seguinte e exposição ao sol nos 10 dias após o procedimento ou enquanto permanecer os hematomas. Não há necessidade de repouso. Se realizado adequadamente, a escleroterapia representa um método de tratamento eficiente com baixas incidências de complicações.

JULIANA LIMA SILVA

CRM: MG51163 Médica com especialização em dermatologia clínica e estética. Rua ida Mascarenhas Lage, 145 Federal - São Lourenço MG. (35) 3331-5633 /drajulianadermato Foto: Arquivo Pessoal


EDUCAÇÃO

O MAIOR MEDO DAS CRIANÇAS JÁ NÃO É O ESCURO. É FALHAR! Um estudo da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, revela que os fatores que levam as crianças a ter medo mudaram consideravelmente nas últimas três décadas.

Se há 30 anos as crianças temiam os animais, o escuro, as alturas, as pessoas estranhas e os ruídos altos, agora o principal medo é o divórcio, a guerra nuclear, o câncer, a poluição, os assaltos e o fracasso pessoal e profissional. Isso mesmo, as crianças de hoje tem medo de serem inferiores por não usarem a marca “X” ou “Y”, ou por ainda não terem ido a Disney ou por qualquer outro aspecto material que a sociedade impõe como regra de “sucesso” social. É comum vermos crianças constrangidas por não terem, com apenas 7 anos, uma resposta ou definição do seu futuro, isso mesmo, pasmem meus senhores, as crianças estão sendo expostas a questionamentos, a conquistas de metas em troca de “prêmios” por sua conduta ou resultados nivelados pelo padrão de consumo ou status social. Algo está acontecendo sobre o qual não se comenta muito nas emissoras de canal aberto e que está causando impacto enorme na qualidade de vida de nossas crianças.

12

Cito a grande deterioração do meio cultural no qual a criança está submersa. Um indicador disso, entre outros, é o mundo midiático e virtual ao qual as crianças estão expostas. Estou me referindo, além do tempo de exposição, à evidente deterioração dos conteúdos de produção midiática. A destruição no conteúdo educativo dos programas televisivos ou dos videogames tem

sido eminente, com um aumento notável da promoção do consumismo, do individualismo, da violência, do narcisismo, do egocentrismo e do erotismo como instrumentos de manipulação. A transmissão dos valores por meio dos jogos eletrônicos, citados anteriormente, é massiva. É o equivalente ao fast food no universo psicológico, cultural e intelectual. Então, supomos que os valores introjetados por tais mídias, incutem na mente de nossas crianças um mundo plástico e frio, onde o ter é mais valioso que o ser, onde as pessoas são sempre bem sucedidas, magras e lindas sugerindo um mundo de pessoas “perfeitas”, que nem sempre se adequa com a própria imagem projetada no espelho. Cabe a nós adultos a capacidade de balizar e dosar a exposição de nossas crianças a determinados conteúdos, cabe a nós a consciência de condutas e valores a serem apresentados a eles. Deixemos nossas crianças serem crianças!

ANDRÉIA BARBOSA

Diretora de Marketing do Colégio Laser Solar dos Lagos. Alameda Vinicius de Moraes, 185 Solar dos Lagos São Lourenço/ MG - Tel.: (35) 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br Foto: Arquivo Pessoal


TECNOLOGIA

SILHOUETTE: ESTADO

DA ARTE EM ÓCULOS

Imagine um produto em perfeita sintonia com a anatomia humana, que tenha como essência a eliminação do supérfluo, que esteja em busca da perfeição da funcionalidade, aliada a um design simples e marcante, e que seja a expressão da personalidade do usuário. Essa é a Silhouette, líder mundial em tecnologia na fabricação de armações para óculos. Fundada em 1.964 por Arnold Schmied e Annelise Schmied em Linz na Áustria, a Silhouette exporta 95% de sua produção para mais de 90 países. Empresa familiar até a atualidade, emprega 1.630 colaboradores ao redor do globo. Todas as suas armações são feitas com materiais de desenvolvimento próprio, como o titânio puro: sem mistura de níquel em sua liga, fundido a 1660 graus, 100% antioxidante, 100% antialérgico e de temperatura estável. Outro material exclusivo da empresa é o SPX: polímero extremamente leve, resistente e flexível, desenvolvido para ser usado nas mais extremas condições de temperatura. Ademais, apresenta um toque muito agradável à pele, é resistente à transpiração, ao uso de cosméticos e não amarela com o tempo de uso.

14

Desde 1.999, a empresa produz óculos para astronautas da NASA, o que é uma prova incontestável da excelência de seus produtos. São os óculos mais leves do mundo, de 1,78 a 2,35 gramas de peso total da armação sem as lentes (peso próximo ao de uma bola de pingue-pongue). De fato, para que possam

ser usados em gravidade zero, os óculos não podem apresentar peso total maior que 13 gramas (incluindo as lentes, senão gravitam). Também não apresentam parafusos em nenhum dos componentes da armação. Atributos que fazem com que as armações Silhouette não necessitem de manutenção. Silhouette é sinônimo de um produto ímpar, que respeita a singularidade do usuário. Perfeito para um público inteligente, que busca design funcional e minimalista, pessoas com olhar clínico para qualidade e tecnologia e que querem viver uma verdadeira experiência sensorial no seu dia a dia. Escolhida por personalidades como Alexandre Garcia, Galvão Bueno, Pedro Bial, entre outros. Lanço aqui um convite e um desafio ao mesmo tempo: faça-nos uma visita. São necessários apenas 45 segundos de experimentação para que um usuário de óculos se convença de que não existe e nunca existiu produto melhor no mercado. As armações Silhouette são encontradas com exclusividade nas Óticas Precisão de São Lourenço. MATEUS BORTOT

Técnico em Óptica e Optometria, CBOO 00792/Reg-MG 12.14.1095 Administrador de Empresas pela Universidade Federal de Itajubá e Gerente Geral das Óticas Precisão Sul de Minas Foto: Arquivo Pessoal


ECONOMIA

MERCADO FINANCEIRO: O QUE

É E PARA QUE SERVE?

Quando o assunto é mercado financeiro fica sempre a dúvida naqueles que estão pouco familiarizados com o termo: o que é? Como funciona? Para que serve? O que essas pessoas não sabem é que, além de ser um segmento ágil e dinâmico, este sistema é, também, muito fácil de se entender . Simplificando, o mercado financeiro é onde as pessoas negociam o dinheiro. Ele faz a ligação entre as pessoas ou empresas que têm dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro: entre os Superavitários e os Deficitários. Para que isto ocorra, faz-se necessário a presença de um intermediador financeiro, que são todas as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Sendo assim, o mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando taxa de juros. E por esta intermediação, os agentes financeiros são remunerados através dos seus spreads. Classificamos o mercado financeiro através de duas maneiras de negociação. O mercado primário, onde as empresas ou o governo emitem títulos e valores mobiliários para captar novos recursos diretamente de investidores. E o mercado secundário, que é composto por títulos e valores mobiliários previamente adquiridos no mercado primário, ocorrendo apenas a troca de titularidade, isto é, a compra e venda desses ativos. Seu principal objetivo é, além de gerar negócios, dar liquidez a esses títulos. O mercado financeiro também oferece vários tipos de serviços, como empréstimos e financiamentos, investimentos financeiros, cobrança bancária, seguro de vida, planos de previdência, entre outros. Neste mercado tudo é fiscalizado e controlado pelo BACEN (Banco Central do Brasil) e pela CMV (Comissão de Valores Mobiliários), que são autarquias federais subordinadas ao CMN (Conselho Monetário Nacional). A perspectiva de investimento da maioria dos brasileiros está direcionada à concretização de sonhos materiais como viagens, imóveis, automóveis para custearem os seus próprios estudos ou de seus filhos ou a busca de uma estabilidade financeira.

16

Todavia, devemos ter a consciência de que o dinheiro existe para nos servir e, sendo assim, devemos fazer com que ele trabalhe para nós, através de investimentos sólidos e rentáveis.

Quando o investidor quer realizar uma aplicação financeira, primeiro deve-se identificar qual o seu perfil, se é conservador, moderado ou dinâmico, bem como a segurança da instituição financeira, a rentabilidade, a proteção que ele possui e a liquidez do mercado em relação ao ativo que está sendo adquirido.

TIPOS DE INVESTIMENTOS Os investimentos são divididos em Renda Fixa e Renda Variável. A Caderneta de Poupança, os Fundos de Investimentos, os CDBs, entre outros, estão classificado como Renda Fixa. As Ações e os Derivativos (os chamados contratos a termo, futuros, opções e swap), são denominados de Renda Variável, visto que não tem vencimento e não sabemos quanto esses ativos irão render, uma vez que dependem do desempenho do mercado de capitais. Para se aplicar nestes grupos, deve-se sempre procurar as orientações de um especialista, como os Gerentes de Relacionamentos dos Bancos Comerciais ou Múltiplos, que sejam certificados pela ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimentos e de Desenvolvimento), os Agentes Autônomos de Investimentos, reconhecidos oficialmente pela CVM, ou também os Consultores Financeiros Pessoais, que geralmente desenvolvem um plano financeiro familiar adequado ao poder financeiro de cada investidor. Existem também alguns sites informativos que auxiliam o investidor no momento de se decidir em que tipo de mercado investir, inclusive com disponibilidade de simuladores financeiros. Porém, o primordial é identificar o perfil de cada investidor, pois a partir desta análise é que o investidor irá direcionar seus recursos para os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado, com maior ou menor risco, buscando sempre a melhor relação entre risco x retorno. Fonte: JFPais


CCAA - PUBLi EdiToRiAL

inGLÊS CoM TESTE

TOEFL® ITP

inglês do CCAA: a excelência de sempre agora comprovada pelo teste ToEFL® iTP Quem se forma no CCAA tem a oportunidade de fazer o exame e obter o certificado mais reconhecido no mundo.

O QUE É O TESTE TOEFL®ITP? O teste TOEFL® ITP (Teste of English as a Foreign Language) é uma certificação reconhecida internacionalmente, usada para medir o conhecimento de inglês por não nativos dessa língua.

QUEM FAZ O TESTE TOEFL® ITP? • Candidatos ao Ciências sem Fronteiras. • Quem planeja estudar em uma instituição de ensino superior no exterior. • Candidatos à Pós-Graduação em universidades públicas no Brasil. • Estudantes da língua inglesa que desejam monitorar a sua evolução no conhecimento do idioma.

QUEM ACEITA AS PONTUAÇÕES DO TESTE TOEFL®ITP? O teste TOEFL® ITP é utilizado em mais de 2.500 instituições em 47 países, com mais de 600.000 testes aplicados anualmente. Além disso, empresas e programas de bolsa de estudo podem exigir o teste. Por último, não deixe de consultar os prérequisitos da instituição em que você deseja estudar e informe-se a respeito da pontuação necessária e o tipo de prova requerida.

QUANTO CUSTA PARA FAZER O TESTE TOEFL®ITP? Para quem é aluno do CCAA, ao final do curso de inglês (Teen/Adult nível 11), o exame é gratuito. E para não alunos, consulte as condições para realização do exame na unidade CCAA mais próxima.

BAEPENDI Rua Getúlio Vargas, 60 Sala 8 - Centro (35) 3343-3082 baependi@ccaa.com.br

CRUZÍLIA

18

Rua Coronel Serafim Pereira, 132 Centro (35) 3346-1132 cruzilia@ccaa.com.br

CAXAMBU Rua João Pinheiro, 475 Centro (35) 3341-1103 caxambu@ccaa.com.br

SÃO LOURENÇO Rua Coronel Ferraz, 134, Centro (35) 3331-2437 saolourenco@ccaa.com.br


EM VITRINE 20

INFINITY Dia 16 de maio na Choperia 180º aconteceu a festa Infinity com a presença dos Dj´s Toco e Rodrigo Amaro e da Banda Climax. Fotos: Marco Brozzo


21

Em Vitrine

Infinity

Fotos: Marco Brozzo


DIREITO DO CONSUMIDOR

CONSUMIDOR ATENTO As relações de consumo no Brasil costumam ser complexas, envolvem muitas preocupações e desconfianças, talvez pela nossa cultura do “jeitinho brasileiro” e da falta de respeito às legislações. Mas pior do que tudo isso é não conhecer o básico antes de realizar uma compra. Sem saber quais são os seus direitos, o que deveria ser uma aquisição prazerosa pode virar uma grande dor de cabeça, a ser resolvida apenas com o auxílio do PROCON ou da Justiça. Hoje, contamos com uma proteção estruturada, com uma das melhores legislações do mundo em defesa do consumidor, mas nem sempre foi assim. Movimentos de iniciativa popular nos anos 30 e 50, embora relacionados à falta e ao alto preço dos produtos já traziam noções básicas de proteção aos consumidores. Mais recentes, os anos 80 foram marcados por profundas transformações políticas com intensa participação popular nas questões envolvendo consumo. Regulamentos setoriais, normas técnicas e de Boa Prática, dentre outros, também difundiam direta e indiretamente a proteção dos consumidores. No início dos anos 90 foi sancionada a Lei 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, que também criou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. O Código de Defesa do Consumidor foi o grande marco na evolução da defesa do consumidor brasileiro, sendo uma lei de ordem pública e de interesse social, que representou uma enorme conquista da sociedade brasileira para o enfrentamento dessa realidade. São poucas as sociedades – principalmente entre os denominados “países em desenvolvimento” – que têm o privilégio de dispor de uma lei avançada como a nossa. DICAS IMPORTANTES DA LEGISLAÇÃO ATUAL Em situações de vício (defeitos) de produtos, o fornecedor terá um prazo de 30 dias para saná-lo, se não for possível, o consumidor tem o direito de escolher entre: Substituição de produto novo da mesma espécie, em perfeitas condições de uso. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos ou ainda abatimento do preço.

22

Em relação às compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, internet ou

a domicílio), o consumidor poderá desistir da compra no prazo de 7 dias, alegando apenas sua insatisfação, sem necessidade de defeito no produto. Todos os valores pagos serão restituídos. Se o fornecedor não entregar o produto, ou na entrega o mesmo estiver incompleto ou diferente, o consumidor tem o direito de escolher entre: exigir o cumprimento da oferta, aquilo que foi anunciado; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou ainda rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e as perdas e danos. TV POR ASSINATURA E INTERNET Na utilização de TV por assinatura, se o serviço ficar interrompido por mais de 30 minutos, o consumidor tem o direito de ser compensado pela prestadora de serviço pelo tempo que ficar inutilizado, por meio de abatimento ou ressarcimento em valor proporcional ao da assinatura. Em especial, os programas pagos individualmente, como o pay-per-view, independentemente do período de interrupção, a compensação deverá ser feita pelo seu valor integral. No caso de uma longa viagem por exemplo, em que ninguém em casa utilizará o serviço, o consumidor poderá pedir a suspensão da assinatura, que deverá ser feita gratuitamente, desde que, não haja nenhuma fatura em atraso. Poderá ficar suspenso pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias. Já no caso da internet banda larga, se o serviço ficar interrompido por mais de 30 minutos ou houver perda de qualidade, a prestadora de serviço deverá descontar na assinatura do consumidor o valor referente à interrupção. Se precisar realizar reparos com o serviço interrompido, o consumidor deverá ser avisado com no mínimo uma semana de antecedência. Se passar por uma dessas situações procure a justiça, exija seus direitos.

RB ADVOGADOS ASSOCIADOS João Pedro Barreiros - OAB 157.831 Julianna Real - OAB 109.402 Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160 / 64 Shopping Antônio Dutra (35) 8836-7194 / 9704-4648


Suellen, Ana Vit贸ria e Daniel

Mayara de Souza Chagas

Renata, Luis Felipe, Sergio e Ana Rosa

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Selva Bizarria

15 anos Carol

Rita Ferrari

EM VITRINE

Foto: Selva Bizarria

Foto: Ricardo Levenhagen

Foto: Selva Bizarria

ANIVERSARIANTES EM VITRINE


MODA

TENDÊNCIAS

INVERNO

acessórios

Acessórios são tão necessários quanto roupas e calçados. Para as mais antenadas com a moda, não usá-los é como não estar vestida. Se você concorda, conheça o que está em alta neste inverno. Aqueles colares de prata escurecida, cheios de penduricalhos e moedas, ainda seguem ao longo do ano com bastante potencial pra adornar os looks. Com pegada anos 70, o estilo Boho segue com força neste inverno. Outra tendência são os MAXI ACESSÓRIOS. Colares, pulseiras e brincos todos em metal ou ainda os com pedras coloridas. O maxi já conquistou as mulheres e parece que veio mesmo para ficar como a grande aposta na bijuteria para este inverno. Fotos: Anderson Maciel

24

Os acessórios permitem dar uma levantada nos looks mais sóbrios da estação. O colar tipo gargantilha também vai estar super em alta, por isso é uma aposta certeira.


A tendência rock e gótica também aparece forte nas bijuterias da temporada. Com ares dos anos 80, as peças valorizam o preto, em uma inspiração grunge. O metal escuro, então, vira um dos protagonistas da vez. As peças constroem uma atmosfera sombria e glamourosa, com pontos de luz em pedrarias e cristais fake. Um trunfo para compor looks para a noite e para o dia, do mais básico ao casual. Gorros, lenços, bolsas e luvas se misturam às bijous e completam o visual. O Inverno é conhecido como a temporada em que tudo fica mais elegante: as roupas, os sapatos e – é claro – os acessórios. Isso porque a estação pede cores mais sóbrias e peças encorpadas. Uma última dica que aparece forte é a cartela de tons amarronzados, evidenciada pelo brilho do metal dourado e dos roses.

Os queridinhos dasBlogueiras Todas as peças dessa matéria podem ser encontradas nas lojas D´Luxe em São Lourenço e Caxambu.

Av. Dom Pedro II, 545 Centro São Lourenço Tel (35) 3415-2683

Av. Camilo Soares, 648 / 3 Caxambu Tel (35) 3341-1483

/ dluxe.perfumaria

Moda

Fotos: Anderson Maciel

Revista Vitrine

Ao mesmo tempo, temos uma onda minimalista na contra mão que preza pelos mini-minis: os famosos brinquinhos, aneizinhos e outros bem delicados e pequenos.

Produtos incríveis das marcas Aussie, Silicon, Victoria Secrets, Sp (profissional) além de esmaltes e maquiagem também podem ser encontrados na loja D’luxe em São Lourenço e Caxambu.


HISTÓRIA

PÃO PARA TODA OBRA Com anos de dedicação à panificação, Manuel dos Santos Miguel conta como cativa seus clientes com seus saborosos pães. Por João Carvalho

Manuel dos Santos Miguel, legítimo português da cidade de Trás-os-Montes, deixou sua terra natal ainda jovem aos 25 anos em busca de oportunidades do outro lado do Oceano Atlântico. Veio de Portugal para o Brasil no ano de 1968 e desembarcou na cidade de São Paulo, onde aprendeu a trabalhar como padeiro, ofício que até hoje é o fio condutor de sua vida.

melhores da cidade. Outros produtos campeões de vendas entre o público são o pão de queijo, o biscoito de polvilho e o clássico pãozinho francês. Todos estes produtos são feitos artesanalmente e com as massas preparadas conforme as receitas originais do Trasmontano que escolheu São Lourenço como seu lar. Tudo para garantir o padrão de qualidade a que os fregueses já se habituaram.

Em pouco tempo, juntou recursos suficientes para montar seu primeiro negócio e ali desenvolveu suas habilidades como padeiro e administrador de empresas. Com o passar dos anos, elaborou suas técnicas de trabalho e desenvolveu receitas de pães, bolos e demais produtos de panificação saborosos e sempre preparados com os ingredientes mais naturais ou artesanais possíveis.

Manuel conta ainda que a padaria se tornou quase que uma extensão da casa de sua família e que considera os frequentadores mais antigos e habituais como seus amigos. Tudo o que produzem ali é base da alimentação dele e de seus familiares e por isso tem tanto apreço por servir sempre o melhor e nunca coloca a qualidade em segundo plano, mesmo sabendo que o custo das massas pré-preparadas pode ser muito inferior, seu grande trabalho está na seleção criteriosa dos ingredientes na busca pelo máximo de qualidade e aquele gostinho de casa de vó.

Algumas décadas depois, sentiu que era hora de mais uma mudança e em 1989 veio com a família para São Lourenço, onde adquiriu a já tradicional panificadora Santo Antônio. De lá para cá aproveitou para aplicar todo o seu conhecimento e aprimorar os métodos de trabalho trazendo todo o seu know-how em panificação para o público sãolourenciano.

PÃES COMO ANTIGAMENTE Manuel conta que em sua linha de produção de pães e bolos não há espaço para produtos previamente preparados ou os pré-mixes, tão comuns hoje em dia nos mercados e padarias. Ele é, e sempre foi, um entusiasta do fazer tradicional e se orgulha de produzir os pães hoje da mesma forma e com o mesmo cuidado que aprendeu ainda nos já longínquos anos 60. Segundo ele, é grande o prazer que sente quando ouve alguém dizer que o pão ou os bolos ali produzidos são tão saborosos quanto aqueles que provaram na infância. E isso é algo até comum no seu dia a dia. Sua clientela é fiel e sabe que na Santo Antônio sempre irá encontrar exatamente aquilo que agrada seu paladar e traz à tona as boas memórias afetivas ligadas à alimentação.

26

O orgulhoso proprietário da Panificadora Santo Antônio conta que os carros chefe de seu estabelecimento são os bolos de frutas como laranja, banana e limão e também as rabanadas, apontadas por muitos como as


NUTRIÇÃO

DIETA LOW-CARB Entre as dietas da moda, você já deve ter ouvido falar da dieta Low-Carb. Outros nomes dados a essa dieta são High-Fat ou Dieta Cetogênica. Não há uma severa redução do carboidrato, e nem a exclusão do mesmo, como é popularmente conhecida, mas é preciso respeitar a qualidade e a quantidade de carboidratos consumidos por refeição. A dieta é elaborada de acordo com o índice glicêmico dos alimentos, o que teria um efeito de controle da insulina que resulta em ganho de saúde e redução do peso. Esse tipo de dieta prega que o consumo de alimentos deve ser da sua forma mais natural, priorizando o consumo de proteínas animais, gorduras, frutas, legumes e vegetais. Existem várias combinações de alimentos nesta dieta, que apresentam algum tipo de prejuízo ao corpo, como aumento do risco cardiovascular, propensão à gota e problemas intestinais. Uma dieta low carb pode ser totalmente benéfica, desde que muito bem elaborada, de acordo com o funcionamento do nosso organismo, e também supervisionada por uma nutricionista.

30

O que mais chama atenção na dieta Low-carb é a importância de comer sempre comida de verdade, excluindo totalmente os alimentos processados e industrializados – como farinha de trigo, açúcar, óleos vegetais refinados (canola, soja, milho, girassol), entre outros. Quando uma dieta leva em consideração a quantidade de açúcar absorvido e a velocidade de sua absorção, é possível reduzir os depósitos de gordura localizada. As proteínas tem seu valor levemente aumentado e as selecionadas para o consumo nesta dieta são de boa qualidade nutricional, como o salmão, atum, peito de frango orgânico, ovos caipiras e carne bovina magra e em pouca quantidade. É priorizada a ingestão de gorduras mono e poli-insaturadas, que são consideradas benéficas por contribuírem no controle do colesterol e balancearem o processo inflamatório de maneira favorável ao organismo.


nutrição Revista Vitrine

Pirâmide Alimentar Low Carb

ALGUNS EXEMPLOS DE ALIMENTOS RICOS EM GORDURA QUE SÃO PERMITIDOS NA DIETA LOW-CARB: - Azeite de oliva extra virgem - Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc.) - Abacate - Salmão, atum, arenque, sardinha - Semente de abóbora - Linhaça O consumo de alimentos integrais que são ricos em fibras também é estimulado nesse método de emagrecimento. É recomendado o consumo de 25g a 30g por dia de fibras. O leite tem sua quantidade reduzida por ser rico em lactose (açúcar) que irá causar picos de insulina quando consumido. É importante ressaltar que para muitas pessoas o leite e seus derivados podem ser inflamatórios. Cabe ao profissional competente reconhecer ou não a intolerância do paciente.

essenciais, como o ômega 3, a exclusão da comida processada e industrializada, baixo consumo de sal e é rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Neste tipo de dieta a carência de carboidratos pode resultar em falta de energia e implicar uma monotonia na alimentação. A dieta não pode ser realizada por pessoas que sofrem de algum distúrbio renal ou apresentam alguma enfermidade. Todo paciente deve realizar exames laboratoriais antes de iniciar qualquer tipo de dieta. Cada organismo tem suas características próprias, e, assim, o programa alimentar é individualizado. Esse tipo de dieta pode causar o conhecido efeito sanfona devido à rápida perda de peso nas primeiras semanas. Você deve sempre estar atento às suas exigências nutricionais. Atenção: Antes de sair fazendo dietas por conta própria, sempre procure um nutricionista, ele saberá te orientar da melhor maneira para alcançar teus objetivos.

Na dieta Low-Carb não é recomendado o consumo de doces, açúcar e gordura saturada. O principal objetivo da dieta Low-Carb é a redução da gordura localizada e do peso; além do controle do diabetes, dos níveis de colesterol e triglicérides. As vantagens dessa dieta são que oferece uma grande quantidade de óleos poli-insaturados

ÉRIKA PEREIRA

nutricionista clínica - CRn – 9:4214 Central Clínica - Rua Wenceslau Brás, 25 – Sala 1 (calçadão) (35) 3332-4525 / 9159-3356 erikapereiranutri@outlook.com /Érika Pereira Foto: Arquivo Pessoal

31


PERSONALIDADE

VOCÊ AINDA VAI OUVIR

MUITO ESTE NOME

Barbara França tem 22 anos, é atriz, modelo, dona de cintilantes olhos azuis e um jeitinho de menina carioca, apesar de mineira, com muito orgulho, nascida aqui em São Lourenço!

Este ano está para lá de importante na carreira de Barbara Frabça, entre muitas conquistas, uma das principais foi sua participação na novela Os 10 Mandamentos, da Rede Record, como a princesa Maya. Nascida em São Lourenço e com grande parte da família ainda vivendo os ares das montanhas mantiqueiras, Barbara mudou-se para o Rio de Janeiro ainda pequena. Criada entre o Rio e Minas, passou muito de sua infância em São Lourenço, que considera com carinho especial. Adolescente, escolheu O Tablado para seu aprendizado no mundo da arte. Espaço que revelou grandes atores, O Tablado foi construído por Maria Clara Machado e tornou-se, além de escola e teatro, uma marca, reconhecida por sua excelência. Neste ambiente, Barbara encantou-se pela profissão e com o fundamental apoio da mãe começou a participar de testes, estudos, sessões fotográficas e a investir na carreira de modelo e atriz. Aos 14 anos já realizava o primeiro trabalho para a TV no programa “Linha Direta” da Rede Globo. Manteve-se firme nos estudos, não só no O Tablado, mas também através do Artcênicas, Nú Espaço, Companhia de Teatro Contemporâneo, Escola de Atores Wolf Maya e a graduação em Jornalismo.

32

Em 2014, seu trabalho chegou à sétima arte e Barbara protagonizou seu primeiro longa: #Garota, na pele de uma personagem intensa chamada Milena: roqueira e cheia de persona-

lidade, o tipo de oportunidade que todo ator busca. A estréia do filme está prevista para o final de 2015. Figurinha carimbada em comerciais, catálogos e editoriais, a moça teve participações ainda em Avenida Brasil, Sangue Bom, Tapas e Beijos e recentemente estreou na GNT encarnando uma virgem riponga na série Animal e na novela Os Dez Mandamentos, com uma brilhante participação, que deu o que falar. A trama bíblica com direção de Alexandre Avancini - que deu à Record sua melhor audiência dos últimos três anos, remonta à trajetória de Moisés e seus conflitos ao tomar conhecimento de que foi adotado pela família de um poderoso faraó, que odeia os hebreus. Na saga, Maya é a noiva prometida a Ramsés, que morre envenenada na véspera do casamento.

“Para mim foi um presente! Me senti muito lisonjeada. Eu era a mais jovem dos atores com os quais trabalhava e pude aprender muito com cada um deles. Foi uma oportunidade incrível que me fez crescer muito como atriz e serei eternamente grata por isso”, declarou a atriz em sua despedida do elenco. 2015 está se tornando um ano marcante para Barbara e com toda a certeza o caminho do sucesso está de portas abertas para essa bela saolourenciana!


Inaugurada dia 21 de maio em São Lourenço, a loja D´Luxe traz para a cidade o mesmo sucesso dos três últimos anos em Caxambu. Na ocasião, as empresárias Juliana Cotti e Laís Leite receberam amigos de toda a região. Fotos: Rafael Morais

EM VITRINE

D’LUXE

33


EVENTOS

CALENDÁRIO DE EVENTOS Confira os melhores eventos da região e acompanhe as colunas sociais no site www.vitrinesuldeminas.com.br

JULHO E AGOSTO 12 Julho

Dia U - das 12h às 17h

24ª Edição do Festival de Música de Itanhandu

10 a 11 Julho

Show Sons da Terra Calçadão I - São Lourenço

Itanhandu Tenda Cultural da Praça Central Realização: Fundação Itanhanduense de Educação

Realização: www.unimedcircuito.coop.br

11 Julho

Festa da Santa Casa Maria Cecília e Rodolfo

São Lourenço Jazz e Blues 2015

16 a 18 Julho

Pouso Alto Parque da Santa Casa

São Lourenço Realização: São Lourenço Convention & Visitors Bureau (35) 3331-8579

Realização: Kadu Eventos (35) 3331-7676

18 a 26 Julho

39ª Exposição Agropecuária e Artesanal 2015

Inverno Gastronômico

23 a 26 Julho

Passa Quatro Parque de Exposições

Lambari Piscina de Água Mineral Realização: Ass. Comercial de Lambari

Realização: Kadu Eventos (35) 3331-7676

31 Julho a 10 Agosto 16 a 23 Agosto

34

Festa de Agosto São Lourenço 31/07 - Fernando e Sorocaba 01/08 - Thiaguinho 08/08 - Humberto & Ronaldo

48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Itanhandu Itanhandu Sindicato Rural

09/08 - Gustavo Lima Entrada Franca:

10/08 - Roupa Nova

21 a 28 Agosto

São Lourenço Ilha Antônio Dutra Realização: Kadu Eventos (35) 3331-7676

Festa de Agosto em São Thomé das Letras

CPM 22, Frejat, Mato Seco, Tukley e Gilberto e Gilmar. Realização: www.climaxproducoes.com


Vitrine Sul de Minas #21  

Edição #21 da Revista Vitrine Sul de Minas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you