Page 1


UM NOVO PROJETO PARA O FUTURO...

Portugal air magazine PRIMEIRA EDIÇÃO COM SUCESSO

Nos dias 12 e 13 de Maio realizou-se o PAM 2012 no Aeródromo Municipal da Maia, um projecto idealizado nos finais de 2011. Atendendo ao sucesso do encontro decidi realizar este resumo dos melhores momentos do fim de semana que conta com a colaboração dos organizadores, alguns pilotos e spotters. Com a intenção que esta seja uma forma de promoção do aeromodelismo nacional, de divulgação futura de outros eventos e exposição de projectos de interesse, espero que esta seja a primeira de muitas edições… Esta revista é de distribuição em formato electrónico, gratuita e sem fins lucrativos. Os melhores cumprimentos :-)

João Matos


PORTUGAL AIR MAGAZINE

ORGANIZADORES JOÃO MATOS/MARCO RODRIGUES/JORGE FACHADAS

MARCO RODRIGUES Nascido no Brasil em 1978. Seguindo as pegadas do pai, começou a voar desde muito cedo, obtendo a licença de piloto particular de avião com 17 anos, seguindo-se a qualificação de multimotores e a licença de piloto particular de helicópteros. Em 1999 mudou-se para Daytona Beach, na Florida, onde tirou o curso superior de Aviation Business Administration (Airline Management) na EmbryRiddle Aeronautical University. Aqui surgiu o primeiro contacto com a acrobacia num Pitts S2B com que competiu durante 3 anos. De volta a Portugal, como Oficial de Operações da Nortávia, colaborou na homologação do primeiro curso de Piloto Comercial de Aviões com Teoria de Linha Aérea daquela escola em 2003, curso esse que concluiu em 2005. Nesse mesmo ano ingressa na TAP Portugal como co-piloto de A320. Actualmente é co-piloto de A330 e o elemento “Coi” da patrulha Smokewings!

2


PORTUGAL AIR MAGAZINE

ORGANIZADORES JOÃO MATOS/MARCO RODRIGUES/JORGE FACHADAS

JORGE FACHADAS Ingressou na Academia da Força Aérea em 1992 e, como piloto militar, voou Épsilon, Alpha Jet, Allouette III, Puma e Chipmunk, entre outros. Integra também a selecção nacional de acrobacia onde participa em competições nacionais e internacionais e realiza exibições aéreas em diversos aviões acrobáticos. Hoje pertence à frota A330 da TAP Portugal como Oficial Piloto e acumula cerca de 5.800 horas de voo. Desportista, praticante de Rugby Jorge proporciona momento de boa disposição e concilia a responsabilidade e concentração com relax e prazer. Actualmente pertence á Patrulha Smokewings, com o nome de “Red”! “Red” vai representar as cores nacionais no Campeonato da Europa que será realizado na Hungria!

3


PORTUGAL AIR MAGAZINE

ORGANIZADORES JOÃO MATOS/MARCO RODRIGUES/JORGE FACHADAS

JOÃO MATOS Aeromodelista desde os anos 90, apaixonado pela aviação, Abraçou um projecto internacional em 2011 chamado Coimbra Jets. Trabalhou com várias marcas de produtos de aeromodelismo no desenvolvimento de alguns aviões radiocontrolados (F16 e A7). Actualmente desenvolve alguns modelos de jatos telecomando de iniciação e acrobacia (Easy Jet e Easy Jet XL). Participou em vários meetings internacionais como Bellota Jets e Aerotec 2009, Porrino Jets. Médico, assistente formador na especialidade de MGF (Medicina Gerale Familiar) concilia a sua actividade profissional, familiar e a sua paixão pela aviação, abraçando um novo projecto que é esta revista… Portugal Air Magazine! (http://joaomatosjets.blogspot.com)

4


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Aeródromo municipal maia CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA

O Aeródromo Municipal da Maia, reuniu todas as condições para este tipo de evento. Com o apoio da Câmara Municipal nas pessoas, Dr. Nogueira dos Santos e Dr. Ribas, Sr. Pedro Prata e do Staff do Aeródromo. A Câmara Municipal colocou á disposição dos organizadores todo o espaço disponível, como Aerogare (local dos expositores), hangares (para colocação dos modelos), bares, etc… O PAM teve o apoio da protecção civil, dos bombeiros de Moreia da Maia, estando alerta para qualquer eventualidade. A Policia Municipal ficou responsável pelo segurança e estacionamento de viaturas (no domingo de tarde a fila de estacionamento na estrada nacional atingiu os 3 km...).

5


PORTUGAL AIR MAGAZINE

SMOKEWINGS PATRULHAS ACROBÁTICAS Formada pelos Cmdt. Marco Rodrigues e Jorge Fachadas. Em 2007 são ambos promovidos para a frota A330 de longo-curso e juntam os esforços para a aquisição de duas aeronaves acrobáticas para voo em formação, elegendo o Yak 52 como a aeronave com as características ideias. “Coi” traz o RA3466K de Zagreb, Croácia, e “Red” traz o RA3420K de Viena, Áustria, dando assim origem ao projecto SMOKEWINGS… Com exibições em Portugal e Espanha são considerados uma das melhores patrulhas nacionais! (www.smokewings.com). No PAM 2012 fizeram um total de 7 voos durante os 3 dias…

S M O K E W I N G S 6


PORTUGAL AIR MAGAZINE

aerobática PATRULHAS ACROBÁTICAS

Cmdt. Luís Garção trouxe um Extra 300 L patrocinado pela CEPSA. Com grande mestria efectuou uma sequência de manobras acrobáticas culminando com um voo de formação com a patrulha Smokewings. Este momento registado em vídeo e imagem foi um dos melhores momentos do PAM 2012! Cmdt. Luís Garção é piloto de longo curso de A330, com longa experiencia de voo acrobático habituounos ao seu Pitts Special azul com a decoração da Ford. A Aerobática (www.aerobatica.com) é uma patrulha acrobática da zona centro, formada por Luís Garção, Vítor Silva Fernandes, Filipe Conceição Silva e Pedro Conceição Silva. Esta patrulha formada em 1992, internacionalizou-se em 1997 tendo efectuado vários espectáculos em Espanha.

7


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Ultra bandit/kingcat/j10 JATOS

Raúl Lozano (www.raullozano.com), piloto espanhol, considerado um dos melhores pilotos mundiais de jato radiocontrolados, participante nos melhores meetings internacionais (Jetpower, Bellota Jets), esteve presente com a sua família . Este piloto é patrocinado pelas turbinas Jetcentral, Flyeagle Jets (www.flyeaglejet.com), empresa chinesa que comercializa jatos e BVM (www.bvmjets.com) distribuidor americano de produtos relacionados com jatos. Durante o PAM bateu o record de velocidade (378 Km/h) e mostrou a todos os presentes a capacidades de pilotagem que o tornam tão aclamado. Os aviões Ultra Bandit e J10 estavam equipados com turbinas Mammot e o Kingcat com uma turbina Cheetah. Todos o modelos estavam equipados com servos Hitec e usava um rádio Royal da Multiplex (www.fasol.es). Raúl esta a formar-se em piloto de linha aérea e desejamos ver brevemente este magnifico piloto numa grande empresa espanhola de aviação comercial...

8


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Epic victory JATOS

Klaus Stefan e Andreas Stefan, pilotos alemães trazidos pelo distribuidor Graupner, voaram os aviões Epic Victory versão turbina eléctrica e queroseno. Com um voo pleno de realismo, caso existissem com certeza que ganharia um os prémios de melhor voo escala. A versão queroseno estava equipada com servos Graupner e uma turbina JetCat. A versão eletrica, comercializada pela Graupner , voava com baterias Lipo 4S (www.graupner.de). Estes pilotos usavam o novo rádio Graupner MC 32. O avião foi transportado de camião desde Frankfurt , numa caixa com 4 metros de comprimento. Atendendo ao nosso clima e hospitalidade, um dos desejos da família Stefan (Kalus, Andreas e Petra) será viver em Portugal.

Klaus e Andreas, pilotos já “habitués” neste tipo de encontros nacionais. O avião Epic actualmente no mercado na versão kit, voa com grande realismo e subtileza aos comandos destes mestres alemães. Petra, a matriarca da família coordena todo a viagem e logística das viagens da família Stefan. Andreas teve o prazer do voar com os Smokewings ( Red aos comandos)! Video:http:// www.youtube.com/watch? v=nJg-s7sEAYc 9


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Skydiverc lac ESCALAS

Skydive RC LAC ,começaram este projecto em Agosto de 2008. Todos paraquedistas RC, contam já com muitas centenas de saltos. A equipa foi evoluindo e aumentando, tendo neste momento 5 paraquedistas e 2 aviões. Um leva apenas 1 e outro que foi construído de raiz para este fim pela familia Machado levando uma equipa constituída por: José Machado (paraquedista Serafim);Luis Ribeiro (paraquedista Migalhães); Luis Pedro Machado (paraquedista Serafim); Renato Machado (paraquedista Serafim;) Joel (paraquedista Charlie), José Araujo (paraquedista Avelino) e Pedro Precioso (paraquedista Mantorras). Esta equipa efectuou saltos no sábado de tarde e brindaram o público presente com as bandeiras nacional e do LAC ( Liga de Aeromodelismo do Cavado) (http://skydivinglac.blogspot.com).

S k y d i v e r c 10


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Dc 3 / halifax ESCALAS

Mário Vilaça, que esteve em Inglaterra no fim de semana anterior ao PAM no “Stow Maries”, pertence á patrulha espanhola “Patrulha Amanecer”. Esteve na Maia com dois aviões: DC3 e Halifax. O DC3 com as cores nacionais e a decoração da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) equipado com 2 motores de 30cc e um peso de 35 Kg efectuou um voo no sábado relembrando o passado dos nossos transportes aéreos. O avião Halifax, escala de um Bombardeiro Inglês da 2ª Guerra Mundial, equipado com 4 motores glow… para tristeza de todos os presentes não teve condições pata voar. Actualmente Mário Vilaça voa o avião Albatros e vai iniciar a construção de um DR1 da 1ª Guerra Mundial á escala 1/3. Sérgio Resende é um dos ajudantes e apoia Mário em todos os seus projectos.

11


PORTUGAL AIR MAGAZINE

t-rex 600 / logo 600 HELICÓPTEROS

Sérgio Cruz, com um helicóptero eléctrico T-REX 600 da empresa Align, teve um acidente de sexta-feira, no entanto, voou no sábado e mostrou perícia e destreza… Daniel Pachon, piloto trazido pela empresa Roi Import do nosso amigo Roberto Rabina (www.roi-import.com), voou um Logo 600 3D da Mikado. Com um voo de “arrepiar” fez todo o tipo de manobras 3d (tik-tok, autorotação, invertido,etc…) Levou o público a bater palmas quando literalmente “cortou a relva” em invertido. O helimodelismo está em expansão no nosso pai e esperemos que brevemente sejam retomadas as provas do campeonato de F3C. Esteve também presente um quadricoptero de Carlos Martins que efectuou filmagens HD e editou alguns dos melhores vídeos do PAM 2012...

12


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Sbach/ yak 54 ACROBÁTICOS

D u a r t e F o l g a d o (www.duartefolgadorc.com), piloto da região centro, com um avião Yak 54 da Thunder Tiger e motor 150cc. A capacidade deste piloto fazer taneaux, loopings, e oito cubanos,etc… é fantástica. Duarte voou com rádio JR e motor DA. Venceu recentemente na prova LACrobáticos e conta com outras participações internacionais. Com uma equipa de amigos ajudantes, Duarte marcou o fim de semana com um voo programado com uma mistura de voo 3D e de acrobacia clássica. Este piloto recentemente entrou para o grupo de pilotos de jactos e promete ser uma referencia de futuro. Esperemos pela sua presença na edição de 2013 já com as novas máquina a turbina...

Pedro Precioso, jovem do LAC, ganha terreno no caminho para os melhores pilotos mundiais de aviões acrobáticos radiocontrolados. Com um voo puramente acrobático 3D, deixou o comandante Luís Garção surpreso com as capacidades de pilotagem do jovem piloto, Pilota um avião Sbach ( full scale de origem alemã ) da empresa Pilot– RC com um motor DA 50cc. Um dos melhores momentos ficou registado em imagem, com “Pedrinho” de joelhos e o Cmdt. Garção a filmar o voo. Este piloto do LAC (Liga de Aeromodelismo do Cavado) iniciou-se na prática de aeromodelismo muito cedo com 6 anos e tem representado as cores portuguesas em diversos encontros e provas internacionais (Bellota Jets, Porrinho, XFC). Uma das imagens que marca este encontro é Pedro Precioso a pilotar o avião com o rádio nas costas e de joelhos….

13


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Soptwith/pilatus/Cessna ESCALAS

Sopwith trazido por Vítor Conde, trouxe-nos as memorias dos aviões pioneiros. Com um voo muito realista Vitor deixou saudades para o dia de domingo. Este avião á escala 1/3, tem uma envergadura superior a 2 metros e um motor de 50cc. Este modelo foi uma das melhores escalas com motor a hélice presentes no PAM 2012. Carlos Seabra, aeromodelista “sénior” do Clube de Aeromodelismo Asas de Mira, com longa experiencia aeromodelista trouxe um avião Pilatus Porter com motor 50cc. Um avião com total aptidão acrobática é usado também como rebocador e se assim pilotado, comportase como um “trainer”. António Lucas, “ Toni” do Aeroclube da Costa Verde (www.accv.net) trouxe um Cessna Bimotor, avião produzido pela Great Planes, equipa dois motor 90. Pena não ter voado… esperamos por uma próxima… para o PAM 2013!

14


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Viper jet JATOS

Viper Jet, um avião escala com um presença de voo muito bonita. Roberto Alonso, piloto espanhol, repórter da revista Aerotec, trouxe um modelo da empresa Skymaster Jet e uma turbina JetCentral. Este modelo com uma decoração da Vodafone tem simulador de “afterburnner” e sistema de fumo. Este avião encontra-se equipado com uma centralita ZimarroN, uma empresa que realiza projectos de eletrónica com grande visão futurista. Roberto é um piloto que desde longa data marca a sua presença em festivais em Portugal. Este piloto tem grande carinho pelos aficionados dos jatos portugueses e as suas capacidades como piloto proporcionaram um grande espactaculo a todos os presentes no encontro. Alem de um grande piloto é também um fantástico construtor, tendo efectuado já várias maquetas ao longo a sua carreira aeromodelistica. Luis Catarino, recentemente integrou a equipa de pilotos portugueses de jato e trouxe um avião com a decoração comemorativa inglesa. O avião foi voado pelo piloto Pedro Precioso e uma estreia com um êxito pleno, depois de um pequeno percalço com um “flameout” que causou alguns danos na fuselagem do avião. Este modelo equipado com um JetCat P160, servos Hitec e com o novo rádio Graupner MC-32. Esperemos que Luis Catarino voe conosco na próxima edição do Portugal air Meeting !

15


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Easy jet/ kanguru JATOS

Carlos Marques com um avião em fibra totalmente construído por si, chamado “Roo” e uma turbina Kingteck K80 de 8 kg de impulso. Este avião tipo “asa delta” voou e dislumbrou nos céus da Maia. Carlos sempre foi uma presença assídua nos meetings realizados em Portugal e dedica-se á montagem e construção de todo o tipo de aviões. Como trabalhos recentes tem um L 39 á escala 1/3 e um Extra 300 S á escala 1/3 com a decoração Patty (http// cmjets.blogspot.com) João Matos, um dos organizadores deste evento, apresentou o avião Easy Jet Trainer. Um jato de iniciação para turbina de 6 Kg, desenhado e produzido por João, é disttribuido em Portugal pela Empresa AeroCarcontrol e em Espanha por várias lojas. Em breve, teremos no mercado o avião Easy Jet XL, com desenho semelhante ao seu irmão mais pequeno, com 2,3 m de envergadura. Num futuro próximo, João Matos irá lançar um avião a jato sport para turbina de 12 a 16Kg. Aguardemos por esta boas noticias…

16


PORTUGAL AIR MAGAZINE

F18 super hornet/ f9 JATOS

Nuno Miguel, vindo de Lisboa, trouxe um F18 da FeiBao e com uma turbina JetCat P 160. Este aviãp conta com mais de 100 voos e a turbina quase 25 horas de funcionamento. Nuno é um dos pilotos de jato mais experiente a nível nacional e já participou em vários meetings nacionais e internacionais. Carlos Dias das Caldas da Rainha, com um F9 Panther, foi um dos pilotos que mais voos efectuou durante o fim de semana. Este avião teve alguns problemas com o trem de aterragem, mas a sua presença no ar superou qualquer problema em terra! Equipado com uma turbina JetCentral de 16Kg, este avião voou nos dois dias do PAM e contamos com a sua presença na próxima edição...

17


PORTUGAL AIR MAGAZINE

F15 eagle / l 39 albatros JATOS

Francisco Hernandes, “Francis”, organizador de um dos principais encontros espanhóis (Bellota Jets), sempre acompanhado da sua família (esposa e filha), trouxe ao PAM 2012 dois aviões: F 15 e Viper Jet. O avião F15 desenhado por F. Avon, é talvez um dos aviões a jato com mais voos de Espanha. Atendendo á leveza deste avião, a características de voo são fenomenais, proporcionado grande espectáculo a todos os presentes.

Os aviões L 39, da empresa Jetlegend, foram trazidos por Pedro Macedo (Figueira da Foz) e Rui Valente (Gaia). Ambos os aviões com o mesmo esquema decorativo são equipados pela mesma turbina JetCat P 160. Com nome de pássaro “Albatros” este avião é considerado avião de treino militar e a versão radiocontralada é um sucesso de vendas a nível mundial. Com uma aterragem dócil e uma capacidade de executar todo o tipo de manobras acrobáticas, o L39 é a escolha da maioria dos aeromodelistas nacionais.

18


PORTUGAL AIR MAGAZINE

At-6/ broussard ESCALAS

João Encarnação do Clube Asas de Mira com um Broussard , excelente réplica de um avião existente no Museu do AR. O avião transportou o paraquedista rc “Charlie” que efectuou uma queda livre e caiu nos arredores do aeródromo. João é um dos seniores de um grupo de entusiastas da zona centro e conta com uma longa experiência em aviões escalas. Cmdt. Carlos Conceição, trouxe um avião At-6 com as cores nacionais. Por vezes ficava a dúvida se seria um “full scale” ou escala… Este avião foi pilotado por Carlos Cavadas, um dos pioneiros do jatos em Portugal. Actualmente Carlos Conceição encontra-se a montar um T-38 com as cores da Força Aérea Portuguesa...

19


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Spitfire / chipmunk/Cessna ESCALAS

Paulo Soares, trouxe três aviões. Um deles foi este magnifico Chipmunk, que nos fez recordar um dos aviões que treinou os pilotos da FAP. Este avião tem um motor a gasolina de 50 cc e 2,3 metros de envergadura. Outro avião foi um Pilatus da Sebart, desenhado pelo piloto italiano Sebastiano Silvestre. Este avião tem motorização eléctrica e trem retráctil (montado de fabrica). Este avião acrobático de treino é uma boa opção para todos os aeromodelistas que queiram iniciar -se em aviões de asa baixa. A facilidade de montagem no campo de voo e a motorização eléctrica, tornam este avião prático para todos os queiram voar diariamente. Vice-presidente do Bellota Jets, Francisco Martínez, com uma réplica de um Spifire… fantástico modelo, fantástico voo, hélice de 5 pás com grande realismo! Esperamos por ti de novo no próximo ano!

20


PORTUGAL AIR MAGAZINE

f 86/Boomerang JATOS

Raúl Lozano trouxe um avião F86 da empresa Skymaster com uma turbina JetCentral. Este avião com um voo escala tem uma presença magnifica…Que saudades do F86 da FAP... Um dos aviões mais comercializados no mundo dos jatos é o Boomerang (desenho Inglês) … Tony Arantes do LAC (Liga de Aeromodelismo do Cávado) e Paulo Soares têm centenas de voos nestes aviões. Muito estáveis e com coeficiente de sustentação elevado, tornam-no num dos aviões mais usados para iniciação nos jatos. Estes dois aviões com fuselagem em fibra e asas com construção clássica em madeira estão equipados com turbinas JetCat P 120. Contamos com estes magníficos pilotos para o PAM 2013.

21


PORTUGAL AIR MAGAZINE

velox/ BLADE/ PITTS ESCALAS

Carlos Seabra voou um planador eléctrico “Blade”. Este planador com autonomia para 4 horas teve oportunidade de experimentar os céus da Maia durante 10 minutos. Pedro Macedo trouxe um Pitts Special da Great Planes com um motor OS bicilindrico a 4 tempos. Lamentavelmente o avião teve uma paragem de motor e o piloto teve que efectuar uma aterragem de emergência. O avião Velox da Krill Model teve um problema estrutural, tendo se despenhado no arredores do ae-

22


PORTUGAL AIR MAGAZINE

F5/b. nano & intro JATOS

Miguel Silva com um avião F5 da Skymaster Jet e uma turbina Hammer 130. Este avião com grande presença aérea e uma sonorização típica de aviões com dupla tubeira. Este avião está equipado com servos Hitec e receptor e comando Futaba. Este avião com a decoração “Tiger Meetring” é raro nos encontros de aeromodelismo e atendendo á suas características de voo exige alguma destreza de pilotagem.

Joaquim Maia, aeromodelista há mais de 30 anos, trouxe um B. Intro com uma turbina JetCat P60. Este aeromodelista da LIPA tem larga experiência em aviões acrobáticos e escalas. João Fernandes com um B. Nano e turbina JetCat P60. Piloto coordenador da pista das Maçaricas em Aveiro, deslocou-se ao PAM com dois aviões, um dos quais teve um acidente. O B. Nano é a versão mais pequena do Boomerang e é todo com construção clássica em madeira.

23


PORTUGAL AIR MAGAZINE

EXTRA 300/KATANA ESCALAS

Jorge Costa, aeromodelista do ACCV, trouxe um Extra 300 S em composite da empresa Fly-Fan. Este avião com uma decoração apresentado por R. Matt no TOC de Las Vegas (Tournament of Champions) é equipado com servos Hitec e motor DA 150. Participou em vários encontros (Bellota Jets, Coimbra Jets, encontro de aeromodelismo da Maia) e foi uma pena para todos os presentes que não tenha voado!

Katana com 4 m de envergadura em composite e motor ROTO 70 bicilindrico. Este modelo escala de um motoplanador, tem um voo muito realista e as suas dimensões tornam o avião único. Possui travões aerodinâmicos nas asas que encurtam a distância necessária para a aterragem. Este modelo era produzido na Alemanha tendo sido um dos últimos a ser vendidos. 24


PORTUGAL AIR MAGAZINE

Skydive maia PARAQUEDISTAS

Skidive Maia, fez a sua estreia no Portugal Air Meeting 2012. Moderna escola que efectua saltos de paraquedistas tandem acompanhados com instrutor. Ministram cursos de paraquedismo em automático e queda livre e executam saltos de demostração.

25


PORTUGAL AIR MAGAZINE

“f16 falcões e jaguares” LIVRO

Um dos autores do livro, Paulo Mata e a Joana Lobo, estiveram presentes e divulgaram o livro que retrata o avião F16 da FAP. A organização agradeceu a sua presença!

26


PORTUGAL AIR MAGAZINE

pam 2012… o ambiente PILOTOS, AJUDANTES, PÚBLICO...

P o r t u g a l A i r m e e t i n g 27


OS NOSSOS AGRADEÇIMENTOS

www.smokewings.com

www.aerocarcontrol.com

www.cepsa.com

www.graupner.de

www.zimarron.com

www.fbjets.com

www.krill-model.com

www.nortavia.com

28


OS NOSSOS AGRADEÇIMENTOS

www.famagraph.com

www.aeroteconline.es www.roi-import.com

www.tomahawk-design.de

www.flyeaglejet.com www.sebart.it

www.santothyrsohotel.com/

www.hoteispremium.com

www.hotelcentralpark.com

Hotel Central Parque * * * * 29


BREVEMENTE PAM 2013 AÉDROMO MUNICIPAL MAIA

Maio de 2013

PAM-MAGAZINE VOL1  

REVISTA PORTUGUESA DE AEROMODELISMO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you