Edição #10 do Jornal Palumbo Notícias

Page 11

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

terça-feira. Lista inclui 8 medicamentos orais contra o câncer, um remédio para tratamento de esclerose múltipla, procedimentos oculares, infantis e cirurgias femininas.

Prof. Victor Hugo victorhugoef@hotmail.com PERDOE! Perdoar faz bem para a saúde! Existem dois tipos de perdão, o racional e o emocional. Estudos que mostram que quando a gente perdoa racionalmente – não vou mais pensar nisso, talvez eu estivesse errado – diminui um pouco a carga negativa, mas é o perdão emocional – abrir mão das sensações negativas – que traz o benefício real para o corpo. É melhor para a diminuição do estresse e, com isso, melhora a saúde do coração. PLANOS DE SAÚDE Planos de saúde passam a cobrir 18 novos procedimentos a partir desta

SAIA DO SOFÁ! O sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo. Hoje, as pessoas passam, em média, 7,5 horas do dia sentadas. Pesquisas sugerem que se a pessoa ficar sentada por muito tempo, mesmo que faça exercícios, também tem risco de doença cardiovascular. É mais ou menos como fumar. Fumar é ruim sempre, mesmo que a pessoa pratique muito exercício. Ficar sentado também! SINTOMAS DO DERRAME CEREBRAL Saber identificar os primeiros sintomas de derrame cerebral é fundamental para limitar os danos ao cérebro. O sintoma mais comum de um derrame é a fraqueza repentina no rosto, no braço ou na perna, quase sempre em um lado do corpo. Outros sintomas que precisam de atenção são problemas súbitos com um ou ambos os olhos, dificuldade repentina em andar, tonturas, perda de equilíbrio ou falta de coordenação, dor de cabeça súbita e severa, confusão e problemas de percepção.

CORAÇÃO PROTEGIDO POR 5 DIAS Uma única sessão de exercício pode proteger o coração por até 5 dias, aponta estudo. A pesquisa realizada com roedores indicou que atividade física tem efeitos imediatos sobre a saúde cardíaca, reduzindo a gravidade de infartos. Os roedores que tinham se exercitado, após terem um infarto induzido pelos pesquisadores, tiveram infartos menos graves quando comparados aos roedores que não se exercitaram mesmo após 5 dias. PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Segundo dados apresentados pela 1ª vez, o suicídio é a maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. O Ministério da Saúde vai destinar R$ 2 milhões para estados com maiores taxas de suicídio. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Piauí e Roraima vão receber verbas. Centro de Valorização da Vida, que atende pessoas em risco de tirar a própria vida (pelo telefone 188, e-mail e chat), também vai receber R$ 500 mil. EXERCÍCIO FÍSICO É REMÉDIO! O Brasil tem hoje quase 30 milhões de idosos. Cerca de 30% deles têm alguma limitação em atividades diárias,

11

como tomar remédio, se vestir e até atender ao telefone. Em parte, essas limitações ocorrem por motivos naturais do processo de envelhecimento, mas o sedentarismo ao longo da vida também é uma das maiores causas desse fato. O bom é saber que, independente do motivo, a prática regular de exercício físico é capaz de desacelerar, interromper ou até reverter essas limitações físicas. Portanto, exercício físico é remédio! NOVOS AUTOTESTES PARA HIV Em maio de 2017, a ANVISA liberou primeiro teste de farmácia para o vírus, que é feito com gota de sangue. Agora, os dois produtos aprovados usam exclusivamente fluido oral. Após a coleta da saliva, o resultado pode ser em lido em 20 minutos. Esses autotestes só conseguem detectar o HIV após três meses de exposição, devido à janela imunológica. Em caso de resultado positivo, recomenda-se uma confirmação por exame laboratorial. ANO NOVO, VIDA NOVA! Aproveite este período inicial do ano e planeje suas metas para 2018. Reflita sobre seu estilo de vida, saia do sedentarismo e tenha uma alimentação mais saudável.

Futevôlei O esporte do momento Muito antes do verão chegar, já era possível ver nas belas praias de Natal um grande número pessoas praticando o futevôlei. Afinal, une-se aí duas paixões do brasileiro: esporte e praia. E quem pensa que é esporte só para homens está enganado, pois há uma grande quantidade de mulheres praticando também. Curiosamente, a criação do futevôlei se deve à tentativa de burlar uma lei das praias cariocas. Em meados dos anos 60, a prática do futebol havia sido proibida nas praias do Rio de Janeiro. Na realidade, qualquer esporte que não utilizasse rede e um espaço seguramente delimitado, não poderia ser praticado naquele local. Graças à imaginação de alguns amantes do futebol de areia, decidiram jogar o seu futebol em uma quadra de voleibol de praia, esporte que era permitido. Foi assim que começaram a lapidar uma nova modalidade, ganhando o nome de futevôlei. Aos poucos, a prática começou a ganhar mais adeptos, que incluía jogadores de peso do futebol de campo brasileiro da época.

Em resumo, inicialmente a brincadeira consistia em utilizar os movimentos dos pés e da cabeça com a bola, princípio que se mantém até os dias de hoje. Como no vôlei, a bola não podia tocar no chão dentro da área demarcada. Além disso, a quan-

tidade de praticantes em cada time não era exatamente precisa: jogava-se em cinco pessoas, em duplas e até sozinho, em cada lado da quadra. Hoje a modalidade é disputada em duplas e já existem regras bem definidas para os torneios. Aliás, além do

Brasil, o futevôlei é praticado de forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria... A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei. Aqui em Natal alguns praticantes estão levando bem a sério o esporte, inclusive a dupla Rodrigo Santos e Rieck Souza foram recentemente campões brasileiro universitário de futevôlei, competição disputada no último mês de dezembro em Manaus/AM. O segredo revelado pelos atletas campeões é se dedicar aos treinos e ao estilo de vida em geral, mantendo uma alimentação balanceada e dando também os descansos necessários ao corpo. Portanto, chama os amigos para uma praia, leva uma bola, faz a marcação de uma quadra na areia, mesmo sem ter a rede, e experimenta essa nova paixão dos litorais brasileiros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.