Page 1

NATAL | JANEIRO de 2018 | ano 2 | N 10

notĂ­cias

www.palumbonoticias.com.br palumbonoticias@gmail.com fb.com/palumbonoticias @palumbonoticias

Foto: Kalina Leite

Palumbo 0


2 

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

nado pela 2ª. instância - o TRF da 4ª Região. Deverá se vitimizar. Dizer-se vítima dos poderosos e da Justiça. A militância se prepara para fazer barulho em 24 de fevereiro.

Gaudêncio Torquato http://www.migalhas.com.br/Porandubas

ABRO A COLUNA COM AS COISAS ENGRAÇADAS DO MINEIRO. DA BURRICE E DA ENGENHARIA Era uma vez..... Viajando pelo interior de Minas, o arquiteto Marcos Vasconcelos encontrou um grupo de trabalhadores abrindo uma estrada: - Esta estrada vai até onde? - Muito longe, muito longe, doutor. Atravessa o vale, retorce na beirada da serra, quebra na esquerda, retoma pela direita, desemboca em frente, e vai indo, vai indo, até chegar a Ponte Nova, passando por baixios e cabeceiras. - Vocês têm engenheiro, arquiteto, teodolito, instrumentos de medição? - Num tem não, doutor. Nós tem um burro, que nós manda ir andando, andando. Por onde ele for, aí é o melhor caminho. Nós vai picando, picando. - E quando não tem burro? - Aí não tem jeito, doutor; nós chama um engenheiro mesmo. O arquiteto seguiu adiante filosofando sobre as artes da burrice e da engenharia. O ANO ELEITORAL Esta é a primeira coluna do ano. O compromisso deste espaço é o de fazer uma leitura acurada e apurada do ambiente social, político e econômico. Claro, pelas características do ano, darei ênfase à abordagem eleitoral. Pretendo ajudar os leitores e protagonistas da política a entender o que se passa a seu redor. E vou começar analisando as chances de eventuais candidatos à presidência da República, com os prós e contras que balizam seus perfis. LULA I É o maior líder político do país. Tem perfil encravado na ponta esquerda do arco ideológico. É o que mais assume a condição populista. Exerce influência sobre as massas. Principalmente as incautas. Mas causa medo a importantes grupamentos sociais, a partir das classes médias. Lula está no epicentro da Lava Jato. Tenta se desvencilhar do rolo em que está metido. Será julgado. Com alta possibilidade de ser conde-

LULA II Lula não mais mantém poder de incendiar o país. Porque, nos últimos tempos, ele e outros quadros do PT têm sido alvo de intenso bombardeio. Da mídia e de setores organizados. O mercado reage a ele negativamente. Carrega forte poder eleitoral no Nordeste, mas perde espaço no Sudeste. Está, hoje, na dianteira das pesquisas. Amanhã, tende a cair. A campanha deverá atirar pesado sobre ele. Alijado, escolherá um substituto. Que pode ser Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo. Um desempenho fraco. ALCKMIN I O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deverá ser o candidato tucano. Seu desafio: atrair para sua aliança os grandes partidos, a partir do MDB. Geraldo é portador da síndrome do muro: é criticado pela mania de ficar no meio do problema, sem decidir por um lado ou por outro. O MDB desconfia dele. Alckmin sabe que só terá sucesso se for o candidato das maiores forças do centro. Se o centro se diluir e apresentar outros candidatos, a fragmentação acabará beneficiando os perfis das pontas esquerda e direita. São Paulo será o grande avalista do governador. Se sair daqui com enorme bacia de votos, terá vantagem. O maior colégio eleitoral do país poderá se transformar em fator de diferença. ALCKMIN II Geraldo Alckmin encontrará desafios pela frente: além de convencer partidos a caminharem juntos com o PSDB, terá de escolher o candidato ao governo de São Paulo. Quem? Marcio França, o vice-governador, que assumirá o governo em abril? João Doria, o prefeito e pupilo que continua com seu nome na parada? José Serra, o senador? Um passo falso nessa vereda pode diminuir as chances de Alckmin. É vital ganhar em São Paulo. João Doria poderia ser a opção. Até pode fechar as portas do PSB, mas tem condições de abrir as portas de outros partidos, como o PSD de Kassab. Basta que este seja o vice na chapa de Doria. BOLSONARO Jair Bolsonaro existe como candidato à presidência da República por ter destemido exército nas redes sociais. O capitão é a gripe da estação. Que tende a passar. Principalmente quando for exposto por inteiro pela mídia massiva. Não resistirá ao foguetório que se abaterá sobre ele (mas em política, o imponderável costuma dar as caras. Bolsonaro pode ser o imponderável?

É possível). Terá curtíssimo tempo de exposição na TV. A conferir.

Mas no Sudeste, o maior colégio eleitoral, o pedetista não empolga.

ÁLVARO DIAS Podemos ou não podemos? Senador Álvaro, acho que, desta feita, o senhor não deverá sentar na cadeira presidencial. Seu perfil é muito regional, limitando-se ao Paraná e adjacências. A não ser que consiga ser o único candidato das forças do Centro. Abro, portanto, uma fresta, senador. Podemos, seu partido, ainda é uma pálida alternativa para poder (?) viabilizar uma candidatura presidencial.

E O MDB? Em São Paulo, o MDB tende a caminhar com Paulo Skaf. Um candidato com o letreiro na testa: sou presidente da FIESP e quero governar São Paulo. O fato é que Skaf terá muitos poréns a enfrentar. Passa imagem de aproveitador do sistema SESI, acha-se poderoso. Mesmo assim, parece ter conquistado a boa vontade de Baleia Rossi, presidente do MDB estadual e de próceres do partido. O presidente da FIESP sairia melhor como candidato ao Senado. Sem carisma, mas pessoa obstinada. No Plano nacional, o MDB deverá coordenar o esforço para encontrar o candidato das forças centristas: Alckmin? Meirelles? Maia?

HENRIQUE MEIRELLES O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deverá carrear prestígio na esteira da recuperação da economia. Pode ser o candidato das forças governistas. Mas enfrenta imensa dificuldade: não tem traquejo político. Poderia se enrolar no pacote de alianças. E não tem carisma. Com sua fala difícil de ser compreendida, pode ser um perfil a não deslanchar. Meirelles terá até abril para se viabilizar como candidato dos partidos governistas. RODRIGO MAIA O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem grande potencial. Demonstrou ser um líder capaz de mobilizar a esfera política em sua gestão como presidente da Câmara. As vitórias do governo - reformas - na Câmara se devem muito ao comando de Maia. Que pode ser um candidato mais palatável das forças de centro. É mais jovem que Meirelles, faz parte do jogo político, exibe flexibilidade para a formação de parcerias e alianças. MARINA SILVA A ex-senadora Marina Silva continua tendo uma imagem limpa, asséptica, despojada, simples. Mas passa a impressão de não ter forças para resistir ao rolo compressor da política. Exibe algum grau de ingenuidade. A pureza que emoldura seu perfil pode ser devastada pelo jogo sujo da política. Seu partido - Rede Sustentabilidade - ainda não tem estrutura para aguentar, sozinho, uma campanha. E terá dificuldades para fazer alianças, a par de reduzido tempo de rádio e TV. CIRO GOMES O PDT embarca com o nome do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. Como é sabido, Ciro porta uma metralhadora ambulante. Fala o que muitos ouvidos não querem ouvir. É o mais combativo dos perfis que desfilam no cenário presidencial. O PDT tende, porém, a se isolar. Se Lula for impedido de ser candidato, a situação de Ciro melhora bem. No Nordeste, ele poderá ser bem votado. Trata-se de pessoa bastante conhecida na região.

O DEM Fará aliança com os partidos de centro. E poderá ceder um de seus quadros para ser vice da chapa presidencial. O nome mais visível e forte para ser vice de Alckmin, por exemplo, é o do prefeito de Salvador, ACM Neto. Que faz boa gestão. Sairia da Bahia, o quarto maior colégio eleitoral do país, vestindo o manto da jovialidade. PT CONTRA GLOBO? O PT entrou na Justiça contra a TV Globo. Tenta processar o canal por causa da entrevista de Luciano Huck ao Faustão, domingo passado, dizendo que o animador estaria fazendo campanha eleitoral. É para gargalhar. Huck não se apresentou como candidato. Negou, até, a possibilidade, dizendo querer ajudar o país incentivando o eleitorado a escolher melhor seus candidatos. Enquanto isso, Lula corre o país, diz ser candidato, anuncia que será eleito etc. Ou seja, faz campanha prévia. O que é proibido. Mas o PT nega isso. Gleisi, a presidente do PT, e Lindenberg Faria, líder do partido no Senado, são mesmo "cara de pau". 4 MILHÕES DE VOTOS A MAIS No mais recente levantamento do TSE, realizado em novembro de 2017, o Brasil contava com 146.717.893 eleitores, um crescimento de 2,65% na comparação com outubro de 2014, data da última eleição presidencial no país. São 3,9 milhões de votos a mais daquela época, quando o eleitorado somava 142,8 milhões de pessoas. MULHERES, MAIORIA Dentre o último número de eleitores apurado, 76,88 milhões são mulheres (52,4%); 69,75 milhões são homens (47,54%), e 0,05% (78 mil eleitores) não declararam o sexo. Em 2014, a parcela de homens era de 47,79%, mulheres 52,13%, e eleitores sem sexo declarado, 0,08%.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

3

Raniere Barbosa faz avaliação positiva de 2017 e fala sobre expectativas para 2018 Fotos: Elpídio Júnior

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), fez um balanço das ações do Poder Legislativo em 2017. Afirmou que se a Casa conseguiu dar uma resposta positiva à população, não é mérito de um, mas de todos os vereadores e servidores. Segundo Raniere, tramitaram na Câmara 217 projetos e 3.809 requerimentos. “A CMN teve um ano intenso de trabalho, motivado pelas ações propostas pelos parlamentares. Foram realizadas 96 audiências públicas com o objetivo de debater assuntos de interesse público, além de reuniões deliberativas, seminários, solenidades, cursos e eventos externos”, elencou o presidente. Entre as matérias apreciadas, o parlamentar destacou o parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação integrantes de Parque Tecnológico, e também a aprovação, em tempo recorde, da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018, com previsão de receita de R$ 2,7 bilhões para o próximo exercício financeiro. Durante sua fala, o presidente enalteceu as atividades das comissões temáticas do Legislativo natalense e parabenizou a atuação dos parlamentares pelo apoio aos trabalhos, na avaliação dos textos e na condução dos pareceres técnicos. Ele lembrou as inúmeras reuniões promovidas pelas comissões para discutir temas relevantes com a participação de organizações e movimentos da sociedade civil e disse que com a formatação da Sala das Comissões os grupos temáticos ganham um novo espaço para desenvolver as discussões. Raniere citou ainda ações institucionais, como: a ampliação da produção da Escola do Legislativo, o “Câmara Cidadã”, que levou serviços sociais para as comunidades de Natal, a inauguração do novo Telecentro,

A CMN teve um ano intenso de trabalho, motivado pelas ações propostas pelos parlamentares”

com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes e de inclusão digital, a reinauguração da Biblioteca da Câmara, com espaço infantil e acervo para uso dos servidores e do público externo, a criação do Procon Comunitário, instrumento de defesa dos consumidores, a Mediação Comunitária, mecanismo importante na resolução de conflitos, a expansão da Ouvidoria da Casa, tendo em vista a aproximação com a população, e a convocação dos novos guardas legislativos. “Vejo 2017 de forma positiva; um período no qual começamos a superar as adversidades impostas pela crise econômica brasileira. A Câmara Municipal conseguiu pagar o décimo terceiro, manter a folha de pagamentos rigorosamente em dia, estabeleceu

a data-base dos servidores da Casa, realizou uma reforma administrativa e os procedimentos necessários para implementar o Portal da Transparência”, avaliou Raniere Barbosa. Para o segundo ano da atual legislatura, o presidente disse que a intenção é continuar o debate propositivo do ano anterior. “Sabemos da expectativa da população para os mandatos dos vereadores, pois espera uma mudança na forma de atuar dos seus representantes. Dito isso, em 2018 vamos trabalhar ainda mais, sempre com foco no fortalecimento institucional do Parlamento, na valorização dos mandatos e, principalmente, consolidar o resgate da Câmara como órgão representante do povo e fiscalizador do Executivo”, concluiu.

Câmara firma parceria para oferecer plano de saúde aos servidores O presidente da Câmara Municipal de Natal está firmando parceria com a GEAP Autogestão em Saúde para beneficiar todos os servidores com planos de saúde acessíveis. Em reunião com representantes da empresa, que é uma das mais importantes operadoras de

planos de saúde do Brasil, e o diretor-geral da Câmara, Francisco Dagmar Fernandes e o chefe de Gabinete da presidência, Juliano Bandeira, o presidente do legislativo municipal, vereador Raniere Barbosa (PDT), autorizou os procedimentos para firmar o convênio.

Segundo prevê o presidente da Casa, Raniere Barbosa, a expectativa é que o plano já esteja disponível no início do próximo ano e ficará acessível para todos os servidores da Casa (ativos, inativos, terceirizados e comissionados). “Estaremos a partir deste

protocolo de intenções levando aos servidores um plano de saúde que tenha a quealificação conceituada pela GEAP, deixando legado da nossa gestão para ter instituições de credibilidade oferecendo serviço de qualidade”, disse o presidente.


4 

Palumbo

Saul Amorim palumbonoticias@gmail.com http://arquivosa.com.br ARENA ECOMAX Estreou em grande estilo a Arena Ecomax com o show da banda Aviões do Forró. Casa lotada e público animado até o final. Vale a pena ir aos shows naquele espaço com mega estrutura e galera animada. O verão promete na Praia de Pirangi. APOSTA PARA 2018 2017 não foi um bom ano para a Verde Asset, de Luís Stuhlberger, um dos maiores gestores de fundos do mercado brasileiro. Enquanto o CDI rendeu 9,95%, a Verde obteve um desempenho de 5,25% - ou uma performance de 52,77% do CDI. Em dezembro, contudo, a performance foi acima do CDI: 0,62% ante 0,54%.

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

DESTINO O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, terá uma audiência com o Presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores. Irá acompanhado de outros deputados. Os parlamentares querem conversar com Thompson Flores sobre o ato que está sendo organizado em Porto Alegre. Querem deixar claro que se trata de uma manifestação “contra o golpe” e que será pacífico. A idéia é evitar atritos com aqueles que selarão o destino de Lula.

para os bancos do seu país e seus clientes. TEMER ASSINA DECRETO QUE CONGELA 61 MIL CARGOS FEDERAIS O presidente Michel Temer assinou um decreto que congela cerca de 61 mil cargos federais na

administração direta autárquica e federal. A maioria dos cargos já estavam vagos, e outros, a partir do decreto, não poderão ser preenchidos por concursos públicos. Muitos deles são de nível mais inicial com remuneração mais baixas.

ATO INADEQUADO A nomeação da deputada federal Cristiane Brasil (PDT-RJ) para chefiar o Ministério de Trabalho e Emprego é “inadequada” . A avaliação é do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Guimarães Feliciano. Esse assunto é mais um desgaste para o Palácio do Planalto e ainda vai render esse mês de Janeiro todo. BITCOIN É UM ATIVO, NÃO UMA MOEDA, DIZ BANCO CENTRAL DE ISRAEL O banco central de Israel informou que não reconhece as criptomoedas, como o bitcon, como moeda real e que é difícil elaborar regulamentos para monitorar os riscos dessa atividade

A Palumbo Jornal circula na cidade de Natal e tem alcance diário superior a 4.000 mil leitores. 4.000 mil exemplares mensais. EXPEDIENTE / Palumbo Notícias / Presidente e Editor Chefe: Saul Amorim, Repórter: Victor Hugo, Designer Gráfico: José Júnior, Impressão: Impressão Gráfica e Editora, Esse Jornal não se responsabiliza pela opinião de seus colunistas.

Bertone Marinho é candidato a uma cadeira em Brasília pelo PV Confirmado a candidatura de Bertone Marinho para deputado federal pelo PV do RN. A decisão saiu de um encontro da sede do partido em Brasília, lago sul, quando o presidente nacional do Partido Verde, José Luís Pena, reafirmou a necessidade do partido continuar sua trajetória de crescimento que sempre marcou o PV RN quando já elegeu Paulo Wagner e Paulo Davim, para a câmara e o senado, respectivamente. Penna elogiou o trabalho de Bertone que, em pouco tempo, reestruturou a legenda devolvendo a credibilidade e respeito político junto ao povo potiguar. O presidente nacional afirmou que a direção do partido vai apoiar as candidaturas com grandes chances de vitórias e reconheceu a articulação que está sendo feita no RN vai levar Bertone a vitória e o PV nacional apoiará a luta do presidente do PV no RN. Aproveitando a viagem para Brasília, Bertone visitou o Ministério do Meio Ambiente em busca de projetos para o RN. Bertone Marinho é o jovem político idealista e acredita que pode fugir dessa

Hamilton Rangel

Podemos fazer um Brasil melhor para todos” política tradicional que já cansou o povo brasileiro. Em conversa com este veículo por telefone, Bertone afirmou que “se alguém vier votar em mim em troca de algo, eu recuso o voto”, foi categórico na afirmação. Ele defende a causa verde e o desenvolvimento sustentável e vai renunciar as mordomias e regalias que tem um deputado federal. “Podemos fazer um Brasil melhor para todos os brasileiros. Basta cada um fazer a sua parte”, diz Bertone. O candidato diz que quer ser um deputado limpo para honrar o voto do cidadão brasileiro.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

5

Sancionada lei que institui o Programa Maria da Penha Vai às Escolas De acordo com a legislação, orientações sobre igualdade de gênero e prevenção contra a violência doméstica deverão ser incluídas no planejamento pedagógico da rede estadual de ensino A prevenção da violência doméstica contra a mulher e orientações sobre a igualdade de gênero passarão a ser incluídos, de forma contínua, nas abordagens pedagógicas das salas de aula das escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. As novas temáticas fazem parte do Programa Maria da Penha vai às Escolas (Promape), instituído pela Lei N° 10.330, sancionada no dia 9 desse mês. A Lei é fruto da iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas, que preside a Frente Parlamentar da Mulher na Assembleia Legislativa. “Esse projeto já vem sendo executado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Agora temos a garantia de que esse trabalho terá continuidade pelo Governo do Estado para a prevenção da violência doméstica junto às crianças e adolescentes”, comemora Cristiane. De acordo com a Lei, deverão ser realizadas campanhas educativas e ações pedagógicas que fortaleçam os conceitos da Lei Maria da Penha e fomentem o debate sobre igualdade de gênero. As ações devem acontecer durante todo o ano letivo, sendo intensificadas durante o mês de agosto, em alusão ao Mês de Proteção à Mulher. O Promape reforça a efetivação da Lei 11.340/06, mais conhecida com a Lei Maria da Penha, na prevenção da violência doméstica contra a mulher, no Rio Grande do Norte, ao se somar a outras duas leis, também propostas pela deputada Cristiane, que criaram a Patrulha Maria da Penha e o Agosto Lilás. “Esse conjunto de leis tem o objetivo de atuar na prevenção da violência contra o gênero feminino em todos os aspectos. Ao educarmos os jovens na cultura da paz, da compreensão sobre os direitos e espaços que a mulher tem na sociedade, certamente teremos no futuro uma

Fotos: João Gilberto

considerável redução dos casos de violência que hoje acompanhamos diariamente”, pondera a deputada.

Tornozeleiras eletrônicas

Falando em violência contra a mulher, os homens agressores que responderem a processos da Lei Maria da Penha e, forem obrigados a usar tornozeleiras eletrônicas por determinação da justiça, desde que tenham renda alta, poderão pagar pelo uso do equipamento. A cobrança está prevista em um Projeto de Lei, apresentado por Cristiane Dantas, que foi aprovado na Assembleia Legislativa na última sessão plenária de 2017. A matéria, que deverá também ser sancionada pelo Governo do Estado, ainda prevê que presos e apenados com renda média ou alta, também terão que custear a manutenção das tornozeleiras. O PL ainda especifica que o uso do equipamento continua sendo gratuito para os presos considerados pobres perante a legislação federal. O texto aprovado esclarece que o equipamento de monitoramento eletrônico será concedido no prazo de 24 horas após a confirmação do pagamento, que deverá ser realizado a cada 30 dias. O valor a ser pago será calculado a partir do custo total mensal do sistema, dividido pelo número de usuários do equipamento. “Desde que as tornozeleiras foram implantadas no sistema penitenciário do Estado em 2016, por cada preso o Governo gasta cerca de R$ 275 por mês com a manutenção. É um custo elevado para os cofres públicos. Boa parte dos apenados tem poder aquisitivo e pode contribuir com o custeio equipamento, que permite que eles cumpram a pena com relativa liberdade”, ressalta Cristiane Dantas. Os recursos arrecadados com a contribuição dos apenados serão destinados para uma conta específica e servirão para adquirir novos equipamentos e, assim, beneficiar outros presos que possam cumprir pena com o monitoramento eletrônico. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) 570 tornozeleiras estão em uso no Rio Grande do Norte.


Palumbo

6 

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

PRÉVIAS Durante as prévias não faltará animação. Vários blocos e troças sairão as ruas do bairro já no final do mês de janeiro.

Virgínia Coelli vcoelli@hotmail.com CARNAVAL MULTICULTURAL O bairro de Petrópolis promete ser o polo mais animado do Carnaval de Natal. A prefeitura vai abrir a festa com o cantor e percussionista Carlinhos Brown. Uma estrutura está sendo montada para oferecer folia com conforto e segurança.

SIRI NO JET O tradicional Siri, da banda da praia da Redinha, vai subir para Petrópolis pela segunda vez para puxar os foliões do bloco Siri no Jet. A ideia da advogada Cláudia Rocha, filha do carnavalesco da praia da Redinha, Hélio Rocha, surgiu em 2017, quando jornalistas, publicitários, políticos , médicos e profissionais liberais saíram atrás do Siri.

sanal. Uma ideia bacana que promete atrair muita gente animada. VIDA QUE SEGUE Como nem tudo é folia, a coluna abre espaço para lembrar a STTU que está na hora de reavaliar a liberação do estacionamento na lateral do canteiro central da avenida Afonso Pena, em Petrópolis. A medida, implantada em setembro, provocou polêmica. Agradou comerciantes mas deixou o transito complicado para os motoristas. A Secretaria prometeu avaliar durante dois meses para depois confirmar ou não a permanência da medida. NOVOS DONOS Uma das empresas mais fortes do RN, o Instituto de Radiologia, que surgiu no bairro de Petrópolis, muda de dono. A Rede Fleury, referência na medicina de imagem do Brasil, será a nova dona do negócio. A transação financeira promete ser umas das maiores já realizadas no estado.

PALUMBO NA FOLIA Quem também estreia no carnaval de rua do bairro de Petrópolis é o bloco Palumbo, organizado pelo jornalista Saul Amorim. O bloco será o primeiro a distribuir entre os foliões cerveja arte-

homenageados pelos alunos. Uma iniciativa bacana que marca a história do maior hospital Universitário do RN, o HOUL, que está localizado no bairro de Petrópolis. GASTRONOMIA O largo do Atheneu ganhou novos points gastronômicos. Sanduicheiras e bares descolados fazem a noite dos apreciadores de bate papo e boa música. O BomBar, pelo jeito, veio pra ficar. FOLIA O palumbo estréia no carnaval de petropolis com um bloco que sai no dia 3 de fevereiro. Sábado antes do carnaval. Com saída por trás do América e segue em linha reta até o largo do atheneu. Camisetas serão vendidas em breve e promete ser uma grande atração no bairro. Haverá cerveja gratuita para quem adquirir a camiseta.

TURMA 100 A próxima turma a se formar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em julho de 2018, será a turma de número 100. Um marco para a história da UFRN. Professores e médicos que passaram pela instituição serão

A Sterbom lança o sorvete Ster Nevasca A empresa genuinamente potiguar lança seu mais novo produto: o sorvete Ster Nevasca. Um delicioso sorvete a base de nutela, leite em pó e leite condensado. O sorvete com enche os olhos pela sua beleza plástica de se apresentar ao cliente como pelo paladar. O ster nevasca é o mais novo produto das sorveterias da rede da sterbom, que conta com 17 lojas espalhadas pela cidade e segundo sua proprietária Zauleide de Queiroz Leite, promete ser a grande sensação deste verão em todas as lojas. “Estamos sempre inovando nosso leque de produtos porque estamos sempre sintonizados com as novidades do mercado e com a opinião dos nossos clientes”, diz Zauleide.

O ster nevasca é o mais novo produto das sorveterias da rede da sterbom”

A SORVETERIA DA RUA AFONSO PENA Esta é uma das lojas-âncoras da rede, pois nela existe kid Club, espaço para eventos e uma enorme variedade de produtos que o cliente pode levar para casa, como também fazer outros tipos de lanche ou tomar um café. Um serviço forte

da loja é o disk água, que atende quase toda a região de Petrópolis e adjacências, com bastante rapidez e eficiência. Vale a pena provar dos deliciosos e saborosos sorvetes da sorveteria da rua Afonso Pena.

A HISTÓRIA DA EMPRESA DÁ UM MARAVILHOSO ROTEIRO DE CINEMA A empresa Sterbom foi fundada em 1991 pelo então vendedor de picolé, Antônio Leite, no bairro do Alecrim. Nesses 26 anos, a empresa vive em eterna expansão e hoje possui em leque de vários produtos, indo de água mineral

à polpa de frutas, passando por todos os item que compõe um bom sorvete. Hoje, a empresa possui mais de 6.000 clientes e está em vários estados do Nordeste mas é uma empresa naturalmente potiguar.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

7

Advogado Júnior Dantas e candidato a Deputado Estadual O advogado Júnior Dantas é candidato a deputado estadual pelo partido Solidariedade a acredita na vitória devido ao grande trabalho que desenvolve nas comunidades mais carentes de Natal, principalmente na Zona Norte. Júnior Dantas é muito envolvido nas questões sociais e comunitárias nos bairros periféricos de Natal. Segundo ele, sua candidatura atende pedidos e anseios populares já a um bom tempo. Júnior Dantas é categórico ao

afirmar: “Há bastante tempo as pessoas já pediam para eu me candidatar para um mandato legislativo. Vinha amadurecendo a idéia e acho que chegou o momento certo”. Júnior acredita que o momento político no Brasil requer uma mudança substancial nos quadros políticos e acredita que o povo que fazer essa grande mudança nesse sentido. Com grande apoio popular nas comunidades de Natal, Júnior tem viajado muito pelo interior do Estado a fim de fazer um raio x da realidade potiguar e anotando as reivindicações dos mais necessitados e onde os sentidos oferecidos pelo poder públicos são precários e em alguns casos nem existem. Com a força do povo, ele deseja ser uma base de apoio nas mudanças que povo almeja. “Vamos fazer a mudança que o povo deseja sem brigas e sem conflitos mas com muita garra e força de vontade” diz Júnior Dantas diante do desafio de uma candidatura sem estrutura política e dos interesse dos grandes caciques da política potiguar.

Há bastante tempo as pessoas já pediam para eu me candidatar para um mandato legislativo. Vinha amadurecendo a idéia e acho que chegou o momento certo”


8 

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

Polêmica e fogo na praça Gerson de Castro gersondecastrojornalista@gmail.com

BATALHA No primeiro dia do período extraordinário, a Assembleia Legislativa teve de negociar com representantes dos servidores estaduais o acesso dos deputados estaduais ao Palácio José Augusto. Desse modo, de um total 24 a Casa conseguiu reunir 17. Alguns deputados reagiram fortemente quando ouviram dos dois representantes dos servidores chamados ao plenário que deveriam escolher quantos deputados deveriam ser autorizados a entrar. "Vocês estão querendo dizer como o Poder Legislativo deve funcionar?", questionou um dos parlamentares.

BATALHA II No acesso à Assembleia Legislativa, teve de tudo: o deputado Ricardo Motta teve o paletó atingido por ovos, José Adécio foi barrado e discutiu asperamente com os manifestantes, o líder do governo, Dison Lisboa, precisou do auxílio de seguranças e de policiais para entrar na Casa. Outros deputados só puderam entrar na Assembleia depois da "negociação com os representantes. Coube ao deputado Fernando Mineiro conduzir as conversas e firmar o acordo verbal que permitiu o ingresso dos parlamentares barrados durante a manhã.

Um conjunto de mensagens de leis, cuja aprovação ou rejeição produzirá efeitos das mais diversas naturezas na administração pública do Rio Grande do Norte, chegou à Assembleia Legislativa na segunda semana deste ano. O anúncio das medidas apresentadas pela administração do governador Robinson Faria foi suficiente para tocar fogo na Praça Sete de Setembro, que um dia já foi uma espécie de Praça dos Três Poderes, cercada pelas sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa lá permanecem, mas o Palácio Potengi deixou de abrigar o gabinete do Governador e hoje sedia a Pinacoteca do Estado. Mas o fogo não está apenas fora do Palácio José Augusto, sede do Poder Legislativo. As discussões nos gabinetes, na sala das comissões e também no plenário atingiram rapidamente uma elevada temperatura, tudo graças à extensão e implicações das proposições feitas por um governo que começa a viver, a duras penas, o último de quatro anos de mandato. E pelo que conteúdo do pacote de medidas, que recebeu a denominação de "RN Urgente", o conjunto de proposições sugere que a aprovação é tão urgente quanto providencial para garantir sobrevida ao governo iniciado em janeiro de 2015. As matérias mexem com a vida dos servidores das administrações direta e indireta do Estado, com o funcionamento e financiamento dos demais poderes e sinalizam para um socorro substancial sem o qual a administração pública do Rio Grande do Norte estará irremediavelmente comprometida. O clima instalado na Praça Sete de Setembro e em torno da Assembleia Legislativa se justifica pelo fato de que as matérias enviadas pelo Governo do Estado carecem de uma discussão mais ampla, que normalmente iria além do período de uma convocação extraordinária. As propostas do governo são variadas e de grande repercussão. Os deputados estão diante de pedidos de autorização para venda de bens como o Centro de Convenções, o Centro de Turismo e o prédio da Ceasa. Há também proposta para venda da Potigás e extinção das Secretarias da Reforma Agrária, Esporte e Lazer e do Departamento Estadual de Imprensa. Há outras medidas de efeito mais imediato, como o aumento da alíquota de contribuição a Previdência, de 11 para 14 por cento, limite para o pagamento de aposentadorias aos novos e futuros servidores do Estado, fixação de teto de gastos para os demais Poderes, limitadas à variação anual da inflação, revisão do Plano Plurianual. Há um ponto crucial no conjunto de medidas: o pedido de autorização para que o governo possa sacar mais de 300 milhões de reais que restam no Fundo Financeiro do Instituto de Previdência do Estado. O governo precisa urgentemente destes valores para, conforme alega, garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas. Isso permitiria que durante pelo menos três meses o governo do Estado se visse desobrigado de aportar 110 milhões reais mensais para garantir o pagamento aos inativos e pensionistas. A extinção de quinquênios, a dedução dos valores pagos a título de aposentadoria do duodécimo dos demais poderes e a proibição de reajustes salariais em fim de mandato para que sejam pagos pela administração seguinte completam as medidas de maior impacto. O conjunto de medidas propostas pelo governador Robinson Faria mostra que a administração pública estadual vive um impasse gigantesco, mergulhada numa crise financeira sem precedentes. Mas a atual gestão vive um momento ainda mais dramático: sem a aprovação das medidas, o governo acaba mais cedo, mergulhado numa crise que parece não ter fim.

BATALHA III Depois da reunião da líderes, que decidiu pela não tramitação em regime de urgência do pacote de medidas apresentado pelo governo estadual, o palco da batalha na Assembleia passou a ser a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, a quem cabe o exame da admissibilidade constitucional de cada matéria. Ausente na primeira reunião, o deputado Kelps Lima apareceu na segunda e pediu vistas de todas as matérias em discussão. BATALHA IV O tom e o volume das declarações estavam estão alterados que deputados governistas e de oposição já não escondiam o sentimento em relação à atual gestão estadual. Um governista, mesmo dizendo ser amigo pessoal do governador disse em plenário, antes da primeira sessão extraordinária, que "o governo de Robinson acabou". Na reunião da CCJ, o deputado Kelps Lima anunciou que analisaria cada uma das matérias. "O governador Robinson Faria não merece confi ança. Nem pessoal nem política" , declarou. Diante de câmeras e microfones. SEM VOLTA Mesmo no início de um ano que promete ser conturbado, é possível concluir que o governador Robinson Faria chegou ao último quarto do seu mandato perdendo substância pessoal, política e eleitoral. Como não conseguiu reunir condições para enfrentar os grandes problemas do Rio Grande do Norte e chegou a 2018 sufocado pela crise financeira e administrativa, não tem mais capital político para impor soluções sem correr o risco de sofrer desgaste ainda maior. E o pior: não tem escolha. Ou enfrenta e se desgasta ou não enfrenta e vê sua gestão acabar mais cedo. POSICIONAMENTO Na Assembleia Legislativa, a impressão é de que o apoio ao governador, considerado fundamental para a conclusão da atual gestão, pode comprometer o futuro político de alguns dos seus integrantes, principalmente se a crise administrativa e financeira não for controlada. Tal constatação pode levar a mudanças de comportamento e de posicionamento. A definição do período extraordinário, com a aprovação ou rejeição de medidas duras, dará o tom da primeira metade do ano. E poderá antecipar posicionamentos a serem adotados até outubro.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

Ápice Academia Com uma estrutura moderna e alinhada com as últimas novidades do mundo fitness, a Ápice Academia é o melhor lugar para quem busca bem-estar, saúde e qualidade de vida. A Ápice conta com profissionais altamente capacitados e prontos para atender as mais diferentes necessidades dos alunos, de maneira responsável e sempre orientando de forma segura seus alunos para que alcancem seus objetivos. Os professores se dividem para cuidar de alunos de todas as idades e de todos os perfis, desde pessoas saudáveis até portadores de necessidades especiais, proporcionando um ambiente adequado e seguro. Para manter essa qualidade no atendimento, os professores passam por treinamentos e avaliações constantes, garantindo a qualidade esperada pela Equipe Ápice. Buscando ainda oferecer melhor qualidade no atendimento, a Ápice conta com uma sala reservada para avaliação física e avaliação nutricional. Para satisfazer a todos, a Ápice Academia conta com uma enorme diversidade modalidades. Além da excelente sala de musculação, que conta com as máquinas e equipamentos mais modernos do mercado, a academia dispõe também de uma grande sala de Spinning. Já na sala de ginástica, tem aulas para todos os gostos. Uma das mais disputadas é a aula de Dança, mas também acontecem nessa sala as aulas de Matpilates, Ápice Equilíbrio, Cross 30’, Core, Ballet Cardio e Treinamento Funcional. Já na mais nova estrutura chamada de Cross & Fight, acontecem as aulas de Cross Ápice, Jiu-Jitsu/MMA e Muay-Thai. Além de tudo isso, você ainda pode aproveitar ótima piscina e duas excelentes quadras de squash, esporte que atrai vários atletas amadores e profissionais da cidade. Perder o treino por causa dos filhos pequenos não é desculpa, na Ápice os papais podem se exercitar tranquilamente enquanto seus filhos se divertem no Espaço Kids. Aliás, diversão é o que reina em todos os ambientes, inclusive na área da lanchonete, ponto de encontro antes e após o treino onde acontece aquele bate-papo bacana com os amigos. É por isso e muito mais que a Ápice Academia é o lugar certo para quem busca saúde e fazer amigos sempre!

9


10 

Palumbo P alumbo

NATAL NA NATAL, TAL, JJANE JANEIRO ANE N IRO DE DE 20 2018 018 1 | www www.palumbonoti .palum .pa palum lumbonoti lumbon ticia cias cias.com.br i s.c s com s.com om.br om. m br br

Estação Verão Você já parou para pensar que os nomes das estações do ano têm um significado? Cada época proporciona um cenário e uma experiência diferente com a natureza, por isso a maneira como cada estação é chamada não poderia deixar de ter um sentido bem interessante.

Inicialmente o ano era dividido em duas partes:

O período quente (em latim: “ver”): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente “primeiro verão”), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente “tempo da frutificação”), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como “estio”), de temperatura elevada e baixa umidade. O período frio (em latim: “hiems”) era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente “tempo do ocaso”), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade. Posteriormente, considerando o movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre em 23,5 graus em relação ao plano orbital, responsáveis pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre durante o ano, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, os nomes das estações significam: primavera primo vere, boa estação; verão - veranum tempus, tempo da frutificação; outono - tempus autumnus, tempo de ocaso; inverno - tempus hibernus, tempo de hibernar. Agora vamos falar especificamente na estação em que estamos: o VERÃO. Como todos sabemos, o verão é a estação mais quente do ano, sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Norte, o verão se estende de 21 de junho a 23 de setembro; no Hemisfério Sul, ele ocorre entre os dias 21 de dezembro a 20 de março. Durante essa estação do ano, uma porção da terra está mais próxima do sol, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites. Esse fato faz com que vários países adotem o horário de verão, adiantando em uma hora o relógio, de forma a economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico. As temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, o verão é a estação do ano destinada às férias escolares, pois esse período é propício à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas. E é nesse tempo realmente quente que, enquanto a gente se diverte, as sementes germinam.

Curiosidades sobre o Verão ҈ O horário de verão foi uma ideia do norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, para economizar velas. No entanto, só foi levada a sério mais de um século depois, durante a I Guerra Mundial. A Alemanha, em 1916, foi o primeiro país a adotar a medida. ҈ O primeiro dia de verão é conhecido como solstício de verão. O termo solstício vem do latim para “sol parado”. Nesse dia, o sol fica numa posição que permite que seus raios atinjam a Terra de forma mais incisiva, provocando o aumento da temperatura. ҈ A Torre Eiffel, em Paris (França), é 15 cm mais alta durante os meses de verão, devido ao processo de expansão sofrido pelo ferro no calor. ҈ Há um truque para descobrir a temperatura do ar sem a ajuda de um termômetro: a frequência do cri-cri-cri do grilo oscila conforme a temperatura. É só contar quantos “cris” você ouve em 25 segundos, dividir esse número por 3 e depois adicionar 4, que você chegará a um valor aproximado da temperatura ambiente em graus Celsius.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

terça-feira. Lista inclui 8 medicamentos orais contra o câncer, um remédio para tratamento de esclerose múltipla, procedimentos oculares, infantis e cirurgias femininas.

Prof. Victor Hugo victorhugoef@hotmail.com PERDOE! Perdoar faz bem para a saúde! Existem dois tipos de perdão, o racional e o emocional. Estudos que mostram que quando a gente perdoa racionalmente – não vou mais pensar nisso, talvez eu estivesse errado – diminui um pouco a carga negativa, mas é o perdão emocional – abrir mão das sensações negativas – que traz o benefício real para o corpo. É melhor para a diminuição do estresse e, com isso, melhora a saúde do coração. PLANOS DE SAÚDE Planos de saúde passam a cobrir 18 novos procedimentos a partir desta

SAIA DO SOFÁ! O sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo. Hoje, as pessoas passam, em média, 7,5 horas do dia sentadas. Pesquisas sugerem que se a pessoa ficar sentada por muito tempo, mesmo que faça exercícios, também tem risco de doença cardiovascular. É mais ou menos como fumar. Fumar é ruim sempre, mesmo que a pessoa pratique muito exercício. Ficar sentado também! SINTOMAS DO DERRAME CEREBRAL Saber identificar os primeiros sintomas de derrame cerebral é fundamental para limitar os danos ao cérebro. O sintoma mais comum de um derrame é a fraqueza repentina no rosto, no braço ou na perna, quase sempre em um lado do corpo. Outros sintomas que precisam de atenção são problemas súbitos com um ou ambos os olhos, dificuldade repentina em andar, tonturas, perda de equilíbrio ou falta de coordenação, dor de cabeça súbita e severa, confusão e problemas de percepção.

CORAÇÃO PROTEGIDO POR 5 DIAS Uma única sessão de exercício pode proteger o coração por até 5 dias, aponta estudo. A pesquisa realizada com roedores indicou que atividade física tem efeitos imediatos sobre a saúde cardíaca, reduzindo a gravidade de infartos. Os roedores que tinham se exercitado, após terem um infarto induzido pelos pesquisadores, tiveram infartos menos graves quando comparados aos roedores que não se exercitaram mesmo após 5 dias. PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Segundo dados apresentados pela 1ª vez, o suicídio é a maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. O Ministério da Saúde vai destinar R$ 2 milhões para estados com maiores taxas de suicídio. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Piauí e Roraima vão receber verbas. Centro de Valorização da Vida, que atende pessoas em risco de tirar a própria vida (pelo telefone 188, e-mail e chat), também vai receber R$ 500 mil. EXERCÍCIO FÍSICO É REMÉDIO! O Brasil tem hoje quase 30 milhões de idosos. Cerca de 30% deles têm alguma limitação em atividades diárias,

11

como tomar remédio, se vestir e até atender ao telefone. Em parte, essas limitações ocorrem por motivos naturais do processo de envelhecimento, mas o sedentarismo ao longo da vida também é uma das maiores causas desse fato. O bom é saber que, independente do motivo, a prática regular de exercício físico é capaz de desacelerar, interromper ou até reverter essas limitações físicas. Portanto, exercício físico é remédio! NOVOS AUTOTESTES PARA HIV Em maio de 2017, a ANVISA liberou primeiro teste de farmácia para o vírus, que é feito com gota de sangue. Agora, os dois produtos aprovados usam exclusivamente fluido oral. Após a coleta da saliva, o resultado pode ser em lido em 20 minutos. Esses autotestes só conseguem detectar o HIV após três meses de exposição, devido à janela imunológica. Em caso de resultado positivo, recomenda-se uma confirmação por exame laboratorial. ANO NOVO, VIDA NOVA! Aproveite este período inicial do ano e planeje suas metas para 2018. Reflita sobre seu estilo de vida, saia do sedentarismo e tenha uma alimentação mais saudável.

Futevôlei O esporte do momento Muito antes do verão chegar, já era possível ver nas belas praias de Natal um grande número pessoas praticando o futevôlei. Afinal, une-se aí duas paixões do brasileiro: esporte e praia. E quem pensa que é esporte só para homens está enganado, pois há uma grande quantidade de mulheres praticando também. Curiosamente, a criação do futevôlei se deve à tentativa de burlar uma lei das praias cariocas. Em meados dos anos 60, a prática do futebol havia sido proibida nas praias do Rio de Janeiro. Na realidade, qualquer esporte que não utilizasse rede e um espaço seguramente delimitado, não poderia ser praticado naquele local. Graças à imaginação de alguns amantes do futebol de areia, decidiram jogar o seu futebol em uma quadra de voleibol de praia, esporte que era permitido. Foi assim que começaram a lapidar uma nova modalidade, ganhando o nome de futevôlei. Aos poucos, a prática começou a ganhar mais adeptos, que incluía jogadores de peso do futebol de campo brasileiro da época.

Em resumo, inicialmente a brincadeira consistia em utilizar os movimentos dos pés e da cabeça com a bola, princípio que se mantém até os dias de hoje. Como no vôlei, a bola não podia tocar no chão dentro da área demarcada. Além disso, a quan-

tidade de praticantes em cada time não era exatamente precisa: jogava-se em cinco pessoas, em duplas e até sozinho, em cada lado da quadra. Hoje a modalidade é disputada em duplas e já existem regras bem definidas para os torneios. Aliás, além do

Brasil, o futevôlei é praticado de forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria... A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei. Aqui em Natal alguns praticantes estão levando bem a sério o esporte, inclusive a dupla Rodrigo Santos e Rieck Souza foram recentemente campões brasileiro universitário de futevôlei, competição disputada no último mês de dezembro em Manaus/AM. O segredo revelado pelos atletas campeões é se dedicar aos treinos e ao estilo de vida em geral, mantendo uma alimentação balanceada e dando também os descansos necessários ao corpo. Portanto, chama os amigos para uma praia, leva uma bola, faz a marcação de uma quadra na areia, mesmo sem ter a rede, e experimenta essa nova paixão dos litorais brasileiros.


12 

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

Vereador Robson Carvalho (PMB) abraça causa da segurança no RN O Rio Grande do Norte vem sofrendo com o avassalador aumento da insegurança e da violência há anos. Recentemente houve o agravamento da crise na segurança pública do Estado provocado pelo atraso no pagamento dos salários da Polícia Civil e Militar, que pararam suas atividades para reivindicarem além do pagamento, melhorias nas condições de trabalho e aumento do efetivo nas ruas. Diante desse cenário de caos, a Câmara Municipal de Natal interrompeu o recesso parlamentar para discutir o problema e propor soluções, mesmo não sendo prerrogativa do legislativo e do executivo municipal. “Mesmo a Câmara em recesso parlamentar, não poderíamos deixar de trazer o debate, unir os esforços e propor soluções para o problema da insegurança e do atraso da folha dos servidores públicos estaduais”, afirma o vereador Robson Carvalho (PMB). O parlamentar vem se destacando com um mandato participativo e com ações em diversas áreas, entre elas a segurança. O vereador ressalta também a sua participação como pioneiro em realizar audiências para debater a segurança pública do município.

“Realizamos uma audiência pública para discutir os resultados dos projetos “Vizinhança Solidária” e “Batalhão Participativo”, iniciativa que estabelece vínculo social, aproximando a polícia

dos moradores. Continuamos na luta para estender os programas para outros bairros da nossa capital”, destaca. O vereador Robson Carvalho vem buscando junto a lideranças e represen-

tantes na bancada estadual e federal, discutir e sugerir soluções, bem como cobrar a criação e execução de um projeto de segurança para o RN, uma pauta que tem sido uma constante em seu primeiro ano.

Em reunião com Temer, governador e bancada conseguem aporte de R$ 420 milhões para Saúde e Segurança Em reunião com o governador Robinson Faria e a bancada potiguar, nesta terça feira, 16, o governo federal garantiu um repasse R$ 420 milhões para investimentos nas áreas de saúde e segurança no Rio Grande do Norte. A transferência do valor seguirá o trâmite processual legal, e se dará por meio de convênios e programas já existentes no Orçamento federal. Apesar de ser uma ajuda relevante em áreas essenciais, este montante não pode ser empregado na folha de pagamento, cuja regularização tem sido uma das prioridades da gestão estadual. Neste sentido, o governo federal se comprometeu a concluir no próximo dia 25 o diagnóstico das contas estaduais chegando às possíveis saídas para o reequilíbrio fiscal. "E nós estamos fazendo a nossa parte. Estamos aguardando a aprovação, na Assembleia Legislativa, do

RN Urgente, pacote de medidas necessário para que coloquemos nossas despesas dentro das receitas", assinalou o governador Robinson Faria. "Na reunião, reforçamos mais uma vez e mostramos a toda equipe econômica presente que a crise não é resultado do descontrole da gestão. Pelo contrário, temos uma das menores folhas de comissionados do Brasil e um dos menores custeios", acrescentou. Do governo federal, além do presidente Temer, estavam presentes os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, e o ministro de Planejamento Dyogo Oliveira. Da bancada federal, compareceram os senadores Garibaldi Alves e José Agripino e os deputados federais Fábio Faria, Betinho Rosado, Rafael Mota e Walter Alves.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

O Carnaval mais Multicultural do Brasil reúne o melhor da música nacional e potiguar A frase “Natal tem Carnaval” virou uma realidade. E para mantê-la viva e cada vez mais sólida, a Prefeitura do Natal promove a partir do início de fevereiro uma das folias mais democráticas e animadas do Brasil. A fórmula consagrada que caiu no gosto de natalenses e visitantes reúne nomes consagrados da música nacional – que se apresentem de forma gratuita ao grande público – juntamente com troças, blocos, bandas de frevo, escolas de samba e tribos de índio e prévias que aquecem a folia. Promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura e parceiros da iniciativa privada, o Carnaval Multicultural de Natal reúne grandes atrações nacionais, o melhor da pluralidade da música potiguar e muita folia de rua. A grade da programação mantém a tradição dos Pólos Multiculturais. Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico; Ribeira e Petrópolis. E agora a chegada do Pólo Zona Oeste, com a entrada do projeto Nazaré Folia. A feste abre oficialmente dia 8 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu. O Rei Momo e a Rainha recebem do prefeito Carlos Eduardo a chave da cidade para comandar o período mo-

mesco. A abertura será ao som de Carlinhos Brown e artistas potiguares. Na sexta-feira (9), em Ponta Negra, tem show de Spok Frevo Orquestra (PE) e blocos Bode Expiatório e Jegue Empacado invadindo as ruas. No sábado (10), shows de Lenine (PE) e durante o dia a festa dos blocos “Ia + Fiquei” e o tradicional “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”. No domingo (11), shows de Margareth Menezes (BA), blocos “Fiquei porque quis”, “Suvaco do Careca” e “Se Brincar eu Pego”. Na segunda-feira é a vez de monobloco (RJ) e na terça-feira a tradição de Antônio Nóbrega (PE) e Ricardo Chaves (BA) fechando em alto estilo com o encontro da “Folia de Estandartes”. No Pólo Petrópolis a folia começa na quinta-feira com Carlinhos Brown e Banda Independente da Ribeira. Na sexta-feira tem Eduardo Dussek e “Palco das marchinhas”. Sábado é a vez do inédito “Submarino Amarelo” e no domingo tem Orquestra Contemporânea de Olinda e Orquaestra Greiosa. Na Segunda-feira é a vez do “Maestro do Forró” e terça-feira a classe da potiguar Roberta Sá fechando o tradicional polo. No Pólo Centro Histórico tem o tradicional “Desfile das Kengas” ao som de Sandra de Sá e Renata Arruda

Polo Redinha No Carnaval do Largo do Buiú (Redinha) a folia começa na sexta-feira com shows de artistas potiguares e no sábado com Cavaleiros do Forró para colocar todo mundo pra dançar ao som dos seus sucessos de 16 anos de carreira.

Polo Ribeira ESCOLAS DE SAMBA E TRIBOS DE ÍNDIOS As Escolas de Samba e Tribos de Índios representam uma das tradições mais fortes do Carnaval Multicultural de Natal. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), promove mais uma edição desta tradição carnavalesca de Natal que movimentará o Pólo Ribeira durante sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12), sempre a partir das 19h. Participam nesta edição 11 escolas de samba e 7 tribos de índios que se inscreveram no Chamamento Público promovido pela Prefeitura do Natal e estão aptos aos incentivos municipais para o desfile. Os desfiles acontecem na passarela do Samba na avenida Duque de Caixas, Ribeira. Arquibancadas, banheiros, infraestrutura e trabalho de logística das secretarias municipais envolvidas fazem parte do Polo Ribeira. A programação também está disponível no

www.blogdafuncarte.com.br e www.natal.rn.gov.br

13


14 

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

De parabéns a turma da Destaque Produções: Ricardo e Roberto Bezerra, Paulinho Freire e Gustavo Carvalho, e o antenado João Lemos com sua equipe de marketing.

Thaisa Galvão thaisagalvao@gmail.com @blogthaisagalvao

Dona dos convites mais lindos de Natal e de outras capitais do Brasil, Denise Lins está de endereço novo na capital potiguar: na rua José Thomaz Ferreira Campos, 2179 em Candelária. Passado o recesso, o atendimento personalizado por Denise e a filha Fernanda já foram retomados desde o dia 10 de janeiro. No Instagram: @deniselinsconvites

Marja Andrade E M P R E S Á R I A Há quase 30 anos ela é sinônimo de elegância em Natal. A empresária Marja Andrade começou no Lagoa Center, passou pelo Natal Shopping e hoje se destaca em Petrópolis com marcas de bijus e moda praia que fazem sucesso de verão a verão. Atenta às novidades da moda e do mundo, escolheu Petrópolis por achar que, em Natal, o bairro tem cara de moda.

Aniversariante deste 11 de janeiro, a empresária Denise Gaspar comemorou antes do verão, com festa para muitas amigas no Salão Sunrise do seu Hotel Ocean Palace. Das amigas convidadas, pediu cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal que foram doados à paróquia do bairro de Mãe Luíza, coordenada pelo Padre Robério. Denise antecipou a festa porque em janeiro troca o endereço de Areia Preta pela praia de Jacumã, onde passa o verão com a família e os muitos amigos que chegam por lá.

Marja é a entrevistada dessa edição.

Niemayer. E eu fiquei completamente apaixonada pela sua moda praia chic e atemporal, e resolvi trazer para Natal conhecer aquela marca tão linda e chic. Assim eu trouxe pela primeira vez a marca Lenny Niemeyer para cá e foi sucesso total. Aí ficou essa mistura inusitada que deu certo e que acabou virando a identidade da minha loja: Bijoux + Lenny. E a moda praia ganhou as ruas? Uma saída de banho, por exemplo, pode ser usada como vestido? Isso mesmo, isso foi uma característica muito da Lenny que sempre fez uma moda para a mulher prática e sofisticada, e que outras marcas abraçaram e seguiram.

 A gente mostrou aqui a mamãe Juliana Celli – que assina essa coluna – com barrigão prestes a ter Marina. Pois agora apresento a família completa: Juliana, Bertonne Marinho e a dona dos dois, Marina Marinho. Que nasceu no dia 18 de dezembro. Foto: Priscila Amorim

 Lembrancinhas de maternidade, de batizado, de festas de aniversário... tudo isso lembra Daniela Diniz, criativa e querida que arrasa com seu atelier Koisas da Dani, na rua Trairi. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho dela é só acompanhar o Instagram @koisasdadani

 Trinta anos de festa e muitas gerações... Passando de pais para filhos e netos, o Circo da Folia, montado na praia de Pirangi, como acontece todos os verões, está comemorando aniversário em grande estilo. Na programação de janeiro, tem Wesley Safadão, Vintage e Pedrinho Pegação no dia 12; Bell Marques e Léo Santana no dia 27. Detalhes no site www.carnatal.com.br

Entrevista

 No réveillon de São Miguel do Gostoso, quem brilhou entre as estrelas que desembarcaram por lá foi Sasha Meneghel, filha de Xuxa. Virou notícia nos sites e colunas de celebridades de todo o país por ter anunciado, na praia potiguar, o romance com o ator ex-Malhação, Bruno Montaleone. Quem posou ao lado da filha da Rainha dos Baixinhos foi o cabeleireiro e maquiador de Petrópolis, Anilson Knight.

Já são quantos anos vendendo moda em Natal? Há 27 anos, em 1991, abri a primeira loja no Lagoa Center. E depois dessa loja já percorri um longo caminho na moda aqui na cidade... Depois do Lagoa Center veio a Dellirium no Natal Shopping e agora a loja que leva seu nome, no CCAB Petrópolis. O que mudou de lá pra cá? Eu, que apenas mudei meu ritmo louco de lojista de shopping e agora tenho mais tranquilidade e qualidade de vida em Petrópolis. Na loja procurei preservar o mesmo lay out, as melhores marcas e as minhas características de ter sempre produtos diferentes e de bom gosto, sempre trazendo o novo, destacando a loja como ponto de referência para o que vai acontecer na moda em acessórios e moda praia. Por que Petrópolis? Procurava há algum tempo reabrir minha loja em um local tranquilo, charmoso e que tivesse um bom acesso para minhas clientes, e acho que Petrópolis, além disso tudo, é onde acontece a moda em Natal. Moda praia mais bijuteria: uma mistura que deu certo? Menina, pois não é?! A história dessa junção foi muito interessante pois em uma viagem ao Rio de Janeiro, uma tia me apresentou a estilista Lenny

O que é exclusivo de Marja Andrade? Sem dúvida nenhuma a personalidade abrangendo bem o que você perguntou, pois loja e pessoa se misturam e se fundem o tempo inteiro. A loja tem a minha cara e eu tenho a cara da loja. Viramos uma só ao longo do tempo. O que é a cara do verão 2018? Flora e fauna, flores e bichos. Temos uma tendência internacional de muitos bichos nos acessórios e temos nossa identidade que adoooora flores no verão, e que também se viu demais nas passarelas internacionais. Dicas para o Carnaval... Flores, muitas flores, em todas suas formas e cores. Como enfrentar a crise? Trabalhando muito! Não conheço outra forma de enfrentar as diversas crises que esse Brasil já teve. E a onda de violência? Infelizmente essa é uma nova realidade que vivemos, mas vivo tentando não me vitimizar e ser refém da violência. Tomo precauções no meu negócio e na minha vida e sigo na possível normalidade que conseguimos ter.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

NatalCard comemora 10 anos de atividades com funcionários e clientes No dia 06 de dezembro de 2017, o NatalCard comemorou em grande festa seus 10 anos de existência. O evento contou com a presença de 1.400 clientes, parceiros e funcionários. Para abrilhantar a festa, houve a participação do Circo Grock, que através dos palhaços Espaguete e Ferrugem, que conduziram o evento com grande maestria ao cantor um pouco a trajetória de 10 anos do NatalCard aos presentes. Houve também a apresentação do Coral do NatalCard, que é formado por funcionários da casa, que foram acompanhados por um quarteto de cordas, pianista e violinista, alunos da UFRN, que trouxeram um repertório bem eclético passando pelo sacro, em seguida, apresentaram uma peça popular e encerrou a apresentação com a música Aleluia, cantada juntamento com a cantora lírica Hilkéia, dando grande brilho a festa. Outro grande momento da festa foi a palestra motivacional com Leila Tavares com o tema: “Como virar o jogo e

ser feliz na vida pessoal e profissional” Além disso, houve o sorteio de Pedido Premiado VTE, conduzido pela Gerente Comercial do NatalCard, Élika Bethânia, para clientes que fazem a compra do Vale-Transporte dos seus funcionários em dia. Para encerrar a noite, os funcionários da empresa subiram ao palco e cantaram a música “Tá escrito” do grupo Revelação, fazendo todo mundo cantar e encerrar a noite com muita alegria. A festa foi considerada uma confraternização em grande estilo pelos funcionários do NatalCard como por todos os clientes da empresa.

15


16 

Palumbo

Rominna Jácome Direto de Brasília rominna.jacome@gmail.com

O início do ano é tempo de férias e agitação pelo país inteiro. Em Brasília, nessa época do ano, é possível notar exatamente o contrário. A capital federal fica mais tranquila, o trânsito flui suave e há, de fato, menos pessoas nos lugares. Janeiro é verão, dias de sol, praia ou piscina, mas a capital do Brasil vai na contramão. O primeiro mês do ano é um dos mais chuvosos no Planalto Central, mas apesar disso, é uma boa oportunidade para conhecer melhor a cidade, fazer bons passeios com tranquilidade. Peca quem pensa que Brasília se resume ao Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Grande engano. A capital federal tem muita coisa bonita para mostrar, além do Parlamento e da sede do Executivo Federal. Por isso, a coluna deste mês preparou uma pequena amostra do que se pode curtir em Brasília nas férias de janeiro. CATEDRAL Um prédio de arquitetura singular e beleza aparente. A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e teve sua pedra fundamental lançada em 12 de setembro de 1958. Foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. A estrutura construída a partir de 16 colunas de concreto, é imponente e possui belíssimos vitrais. O lugar encantador, proporciona uma paz incomum e possui no seu interior anjos suspensos que parecem flutuar no alto do prédio. Muitos casais esperam meses para conseguir uma data no calendário de casamentos da catedral. Vale uma visita!

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

da da Esplanada dos Ministérios. O Complexo da Torre de TV conta com uma Feira de Artesanato local, onde é possível encontrar móveis, peças de vestuário, bijuterias e artes em geral. Também pode-se desfrutar na “Feira da Torre” de pratos da culinária de várias regiões do país e mais à frente deslumbrar-se com o show de águas coloridas da Fonte Luminosa. Um passeio divertido.

PARQUE DA CIDADE O Parque da Cidade é chamado de “o coração verde de Brasília”. Nele é possível ter acesso a diversos tipos de entretenimento. Fundado em 1978, é o maior parque urbano do mundo com 420 hectares, superando até o Central Park (NY) que possui 320 hectares. No Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek há inúmeros quiosques, grandes estacionamentos, lago artificial, quadras de vôlei, futebol, basquete, pista de cooper, um pavilhão coberto para feiras e exposições (3° maior do Brasil) e até parque de diversões. O local é muito amplo e arejado, perfeito para horas de lazer proporcionadas pelas múltiplas atividades esportivas ou simplesmente para momento de sossego ao ar livre. MEMORIAL JK Localizado na Zona Cívico-Administrativa Eixo Monumental, o Memorial JK foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 12 de setembro de 1981. É dedicado ao fundador da cidade de Brasília, o ex-presidente Juscelino Kubitschek. No local, é possível encontrar vários pertences dele, como sua biblioteca pessoal, fotos, documentos e curiosidades sobre a vida e trajetória política de JK, incluindo detalhes sobre a construção da capital federal no Planalto Central. No Memorial também há objetos da esposa de JK, Sarah. No andar superior, existe um Auditório. A sala é utilizada para apresentações de música, teatro, palestras e corais. Ela é composta por um piano de calda e uma cabine de som e imagem. Imagens do ex-presidente são projetadas num painel ao fundo da sala. Além disso, 310 poltronas espalhadas pelo espaço formam a letra K, inicial do sobrenome Kubitscheck. PONTÃO DO LAGO SUL Para quem vive ou visita Brasília, o Pontão do Lago Sul é local obrigatório. Atrativos não faltam ao maior centro de lazer e entretenimento da capital federal. Localizado na beira do lago Paranoá, o Pontão é cenário de cartão-postal, perfeito para um passeio romântico entre casais ou para um encontro com amigos. Tem vários restaurantes, programação cultural e esportiva, estacionamento e diversos serviços. Nele, é possível desfrutar de um clima quase praiano e do pôr-do-sol mais bonito da capital federal. Por possuir píer, o Pontão também é ponto de parada para lanchas e barcos. Das margens observa-se esportistas náuticos (amadores ou profissionais) praticando wakeboard, windsurfe, entre outras modalidades. Por ser cercado e ter segurança tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília.

TORRE DE TV A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 244 metros de altura. É um dos monumentos mais procurados na Capital Federal, com média de mil visitantes por dia, pois está estrategicamente localizado no centro da cidade. Uma das maiores diversões dos turistas de Brasília é subir até o mirante do local, a 75 metros do solo, de onde se tem uma visão privilegia-

PONTE JK A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, liga o Lago Sul, as cidades de Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas e duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres. Sobre o Lago Paranoá, a ponte tem três arcos assimétricos localizados em planos diferentes com cabos tensionados de aço colocados em forma cruzada, o que geometricamente faz com que os cabos formem um plano parabólico. Os arcos assimétricos foram inspirados "pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água". Quem atravessa a Ponte JK guarda na memória um dos visuais mais bonitos da capital federal. Nos arredores, há uma série de restaurantes, casas de eventos e também uma prainha que atrai turistas e moradores em dias ensolarados.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

Lourinaldo Lima

Wagner Mansur

Advogado e Sócio da Lima & Mansur Advogados

Advogado e Sócio da Lima & Mansur Advogados

Devo, não nego... Ultimamente a crise econômica vivenciada já há alguns anos tem criado um exército de devedores, tornando a inadimplência um fator preponderante na política econômica nacional. Tal problema não é exclusividade das relações cíveis. Nos contratos de trabalho, as dificuldades financeiras dos empresários em geral levaram muitas destas a colocar tais encargos na fila dos credores, algumas vezes não ocupando os primeiros lugares. É de conhecimento geral que a Justiça Trabalhista possui uma eficiência respeitável na garantia dos direitos do trabalhador, e isso se reflete também no ato de “cobrar a conta”. Recentemente tivemos noticiado o fato de que a pretensa candidata ao cargo de Ministra do Trabalho, tinha em seu currículo uma condenação por ausência de registro de um contrato de trabalho e inadimplemento das verbas decorrentes desta relação, de um motorista que havia contratado. Tal fato fora suficiente para que um juiz federal classificasse como afronta ao princípio da Moralidade, e com esse argumento suspendido sua posse. No que pese a questionável decisão do magistrado, apenas no aspecto técnico, embora vejamos clara incompatibilidade ética da então candidata em relação ao cargo almejado, destacamos aqui a importância do pagamento das verbas trabalhistas. Tenho assessorado inúmeras empresas na área do direito trabalhista, e sempre alerto quanto os riscos de “deixar pra depois” o pagamento destes encargos. Sempre reitero que, mais cedo ou mais tarde, a fatura chegará e por meio de um “cobrador” extremamente eficiente, com meios de acesso ao patrimônio do devedor que o cidadão comum não teria. Sabemos que a pesada incidência dos encargos trabalhistas tem sido o principal argumento que buscam justificar a escolha pela inadimplência destes encargos. Contudo, conforme vimos no caso da candidata ao cargo de Ministra, a fatura foi ainda mais cara do que esperava. Além de ter que pagar toda a dívida, um fato que deveria estar restrito às partes, alimentou por dias os principais jornais nacionais, inclusive este artigo. A deputada não negou a dívida e ainda está pagando um alto preço, podendo ou não.

As regras que regem os contratos bancários Os contratos bancários deverão obedecer as regras gerais sobre contratos previstas no Código Civil, como os requisitos de validade dos negócios jurídicos (art. 104 e ss.). A disciplina do direito das obrigações (art. 233 e ss.) e as regras de prescrição e decadência (art. 189 e ss.). Entretanto, vale observar que, tendo em vista que os contratos bancários constituem verdadeiros contratos de adesão, há um afastamento de um dos princípios fundamentais do Direito Privado, o

princípio da autonomia da vontade ou da liberdade de contratar. O contrato bancário contém, de fato, inúmeras cláusulas redigidas prévia e antecipadamente, sem percepção e entendimento delas por parte do aderente. Como destaca Luiz Zenum, “os contratos bancários não representam natureza sinalagmática, porquanto não há válida manifestação ou livre consentimento por parte do aderente, com relação ao suposto conteúdo jurídico, pretensamente convencionado pelo credor”. Sobre isso, Carlos Alberto da Mota Pinto, descrevendo os contratos de adesão, destaca o seguinte: Normalmente, portanto o cliente cede ao regulamento contratual pré-elaborado pelo fornecedor, sem sequer o ler. Todo aquele conjunto de regras está normalmente impresso em caracteres tão miúdos de densos que logo sugere a decisão de não ler. Trata-se de bens ou serviços cuja aquisição não é normalmente precedida de um contato prolongado entre os interessados, a tentação de assinar sem ler é reforçada em muitas pessoas pela impressão de que se leem não se comportam como o consumidor normal e são olhadas de soslaio. Acresce que o cliente duvida de sua capacidade

para compreender as fórmulas técnicas e complicadas em que as condições do contrato, muitas vezes, se oferecem. Outras vezes é o tempo que lhe escasseia para estudar uma regulamentação cuja leitura carece de ser feita refletidamente – decide, por conseguinte, não ler. Aliás, mesmo que lesse e compreendesse em todo o seu sentido e alcance o regulamento do contrato, só lhe restaria, na hipótese de desacordo com uma ou mais cláusulas, a perspectividade de uma longa, aborrecida e, talvez, pouco amistosa discussão, ao cabo e ao resto, inútil, pois também o empregado ou representante do fornecedor está vinculado a fazer valer as condições gerais constantes do impresso do contrato. Acontece, ainda, que o cliente acredita, amiúde, estar perante uma regulamentação equitativa, tradutora de uma ponderação e um tratamento equilibrado dos interesses contrapostos. Finalmente, mesmo se leu e compreendeu e protestou sem resultado, adere ao regulamento por precisar do bem ou serviço, com vaga esperança de não se verificar a eventualidade desfavorável. Ou seja, cuidado ao assinar o contrato.

STJ lança concurso com remunerações de até R$ 11 mil O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, nesta terça-feira (16), o edital de abertura de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em 13 especialidades, entre cargos de técnico e de analista judiciário. As provas estão previstas para o dia 8 de abril, em Brasília. As cinco vagas para preenchimento imediato são de analista na área judiciária. Veja aqui o edital. As inscrições poderão ser feitas do dia 26 deste mês até o dia 19 de fevereiro, diretamente no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 85 para os cargos de analista, que exige nível superior, e de R$ 70 para os de nível técnico, que exige ensino médio completo. O concurso terá prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período. A remuneração inicial é de R$ 11.006,82 para analista e R$ 6.708,53 para técnico. O edital também prevê o aproveitamento de aprovados por outros órgãos do Poder Judiciário.

17


18 

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

“Michel Temer vai gravar participações nos programas do Silvio Santos e do Ratinho para explicar a nova proposta de reforma da Previdência. O presidente acertou os compromissos neste domingo (7), em um longo almoço na casa do dono do SBT, em São Paulo. O deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro do apresentador, também participou”.

Daniela Freire daniela.freirecosta@yahoo.com.br

>> INESPERADO Pessoas próximas ao governador Robinson Faria foram pegas de surpresa, e de forma negativa, com a escolha do publicitário Pedro Ratts para assumir a Comunicação do Estado no lugar da jornalista Juliska Azevedo. No release enviado pelo Governo sobre a mudança, as informações são de que Pedro Ratts “é publicitário, com 25 anos de experiência no mercado de comunicação e foi presidente do sindicato das agências de propaganda do RN por dois mandatos”. O que não se diz, no entanto, é que Ratts trabalhou na campanha de 2014 para Henrique Eduardo Alves, adversário - até hoje - de Robinson Faria. Teria sido ele, inclusive, o responsável pela ferrenha campanha contra o atual governador nas redes sociais nos tempos das eleições.

>> RETRIBUIÇÃO Resta saber o que o deputado Fábio Faria ganhou com essa aproximação entre Temer e o SBT – inclusive, o presidente ganhou espaço para gravar entrevistas no canal, explicando a reforma da previdência. Será que agora Temer libera a tão sonhada verba para o governador Robinson Faria, pai de Fábio, pagar os atrasados salários do funcionalismo? Lembrando que o governo Temer, depois de ter prometido liberar R$ 600 milhões para o RN, deu para trás por conta de uma recomendação (bastante controversa, diga-se) de um procurador do MP junto ao TCU. É esperar para ver qual foi o retorno prometido por Temer ao potiguar Fábio Faria. Foto moreirasilvio (Foto: Twitter/Reprodução)

>> DORMINDO COM O INIMIGO Além disso, ressalta-se o fato de Pedro Ratts ter ligação pessoal próxima ao também publicitário Arturo Arruda, cunhado de Henrique Alves. Por isso, dizem que agora, além de todos os problemas, Robinson estará “dormindo com o inimigo”. >> PADRINHO A escolha de Pedro Ratts pelo governador Robinson Faria teria sido feita após interferência do deputado e filho Fábio Faria. >> DEPUTADO INTERMEDIADOR Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco postou em seu perfil no Twitter uma foto ao lado do presidente Michel Temer e do apresentador e dono do SBT Sílvio Santos. Na imagem, uma legenda afirmando que “o presidente Michel Temer e o Brasil ganharam mais um aliado de peso para a Reforma da Previdência: Silvio Santos!”. Informações dos bastidores dão conta que Temer foi levado ao comunicador e megaempresário pelas mãos do deputado federal Fábio Faria, genro de Sílvio. Fábio, inclusive, participou do encontro, conforme registrou a coluna Painel, da Folha de S.Paulo:

>> MUDANDO Quando retomarem os trabalhos na Assembleia Legilativa do RN, em fevereiro, os deputados estaduais encontrarão gabinetes novinhos em folha. Neste mês de janeiro, as salas dos parlamentares estão em plena reforma. >> REALIDADE PARALELA Chocante os números exibidos na capa da edição nº 217 do jornal Agora. Dos salários recebidos por um grupo de apenas 15 pessoas no RN em 2017: quase R$ 10 milhões. São desembargadores do TJRN, que assistem à crise financeira do Estado com os bolsos abarrotados de salários milionários pagos pelos contribuintes... >> EXPANDINDO O HUOL O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) está incluído no Plano Nacional de Expansão dos Serviços de Radioterapia, do Ministério da Saúde,

para o ano de 2018. O anúncio foi feito no dia 28 de dezembro pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante visita ao hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atualmente gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A medida inclui o recebimento de um Acelerador Linear para reduzir a demanda reprimida no estado no tratamento do câncer. >> PASSO DADO Foi assinado nos últimos dias de 2017, entre a Defensoria Pública, a UERN, UFRN e a Sejuc, um Acordo de Cooperação institucional para promover a revisão dos processos criminais dos apenados que se encontram encarcerados nos presídios e penitenciárias do Estado do Rio Grande do Norte, em cumprimento de sentença, “como meio de potencialização do acesso à Justiça na execução das penas privativas de liberdade”. As revisões processuais serão feitas por estudantes de Direito das universidades.

ção do canteiro próximo e se fortalece com a parceria firmada com a marca italiana Davines, que se destaca pela performance e pelo fato de usar apenas recursos energéticos renováveis. Em 2018, Sinval de Souza, além do empreendedorismo, sua marca registrada, reforçará as atitudes ambientais e conscientes que serão adotadas gradativamente pelo salão, por meio de iniciativas sustentáveis e concretas, como: reciclagem de resíduos, destinação adequada dos mesmos, entre outros. Á nova unidade irá funcionar na Rua Mipibu, 713, no coração de Petrópolis. >> DICA DE VERÃO O projeto Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol estreia na praia de Ponta Negra nos dias 18 e 19 de janeiro. O festival, além de contribuir com a difusão da produção audiovisual potiguar, terá rodas de conversas temáticas e atrações culturais, que prometem agradar ao público potiguar e também aos turistas que visitam a capital. Foto: Instagram/Reprodução

>> OPINIÃO Do escritor potiguar François Silvestre sobre as sucessivas decisões da Justiça impedindo que chegue aos cofres públicos do Estado do RN a verba para o pagamento do salário do funcionalismo: “A próxima decisão da justiça, ouvidos todos os ministérios públicos, federal, estadual, de contas e de contos será proibir o governo de pagar os salários atrasados de quem ainda não recebeu sequer Novembro. Venha o dinheiro de qualquer fonte, não poderá pagar. Será uma decisão para assegurar recursos aos beneficiários dessas categorias, que ‘legalmente’ recebem vencimentos acima do teto constitucional. Somados todos os tipos de auxílios disponíveis no vernáculo da sabedoria. Mas o que é um policial diante de um promotor? Nada. O que é um professor diante de um juiz? Nada. O que é um médico diante de um conselheiro de contas? Nada.Uma coisa é o Brasil do primeiro mundo, com togas e salamaleques a desfrutarem férias em Paris e Nova York. Outra coisa é a ralé. Metida e ingrata, que não vê essa gente sofrida montando processos, fazendo julgamentos e audiências do vazio”. >> DE VOLTA AO CORAÇÃO DE PETRÓPOLIS O empresário e hair styllist Sinval de Souza comemora os seus 15 anos de atuação no mercado de beleza potiguar com uma grande novidade: o retorno ao coração de Petrópolis no dia 5 de janeiro e a implantação do conceito verde, que começa pela ado-

Quem 'causou' desta vez no já 'famoso' Reveillon de Gostoso, na praia de São Miguel do Gostoso, litoral norte potiguar, foi Sasha Meneghel. Ao lado do namorado, o ator Bruno Montaleone, a filha de Xuxa visitou até os 'points' VIPs da região, como o Tao Paradise. "Do Rio de Janeiro para Nova York e agora para esse lugar incrível", escreveu a bela em seu Instagram. Foto belasloja (Foto: Mulheresnofds)

As belas Fernanda Telles e Isabella Cecchi na inauguração do Usaflex no Midway Mall.


Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

Cassius Barreto Vida Noturna

cassiusclaudio@gmail.com EU QUERO É BOTAR, MEU BLOCO NA RUA, GINGAR, BOTAR PRA GEMER...... E lá vem o Carnaval e Natal além de contar com a programação oficial da Prefeitura, com shows nos polos culturais, contará com diversos blocos que animarão a cidade, antes e durante o período momesco. Vários desses blocos desfilarão pelas ruas do Plano Palumbo, trazendo muita alegria e diversão para os foliões do bairro e de toda cidade.

BLOCO DO SUBMARINO AMARELO Dia 18 de janeiro ocorre o lançamento oficial desse bloco, com concentração na frente do Letra & Música (Floriano Peixoto, 290), do querido Ari, local de encontro de amantes da boa música, que dançarão ao som de músicas dos Beatles transformadas em marchas carnavalecas. O bloco se reúne ainda nos dias 25/1, e ½, saindo também no Sábado de Carnaval. Os ensaios ocorrerão sempre por volta de 18h, e a saída do bloco no dia 10, a partir das 16h. ENQUANTO CAMPOS CORRE, SALES SÓ CAMINHA Bloco puxado pela banda Dubê, sai dia 3 de fevereiro, pela Avenida Campos Sales, e terá ao final festa fechada com as bandas Mesa Doze, tocando pagode, e Gota Elétrica com seu repertório de pop e axé. Ingressos por R$ 50,00 até o momento, podendo ser adquiridos pela interne no site http://www.outgo. com.br/event/11120.

INVASÃO POTIGUARA No mesmo dia 3 de fevereiro tem prévia da Invasão Potiguara, com animação a cargo das Bandas ACADEMIA DA BERLINDA E BANDA EDDIE, a partir de 15h, em local ainda não divulgado pelos organizadores. Vendas no site: https://www.sympla.com.br/previa-invasao-potiguara---5-anos__227187. E NO DIA SEGUINTE.......O BLOCO SEGURA QUE DEU ONDA Invade a Praça das Flores em Petrópolis, com atrações de peso: DJ Leo Carioca, trio Fubica de Jubila, Patusco de Olinda e Sambô. Camisas a venda, meia por 60$, e inteira por 120$, pelo site outgo.com.br. Maiores informações pelo 9 9911-1161 BAILE INFANTIL Na AABB, clube ícone do tirol, teremos também no dia 4/2, às 15h, uma prévia voltada para o público infantil, na terceira edição do bloco Mamãe eu quero. Ingressos para adulto a 40 reais, e 20 reais para as crianças. PALCO DAS MARCHINHAS O “Palco das Marchinhas” será todo dedicado a essa manifestação popular

19

existente desde a década de 20 e perpetuada até os dias atuais. Faz parte das ações do Carnaval MultiCultural da Cidade do Natal, em especial o polo do largo do Atheneu unindo a 2ª Edição do Concurso de Marchinhas Carnavalescas e a 2ª Edição do Prêmio Dosinho de Carnaval, em uma importante e rica programação gratuita que conta com o patrocínio do Banco Do Brasil, através do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal e Funcarte. O Palco das Marchinhas terá como tema e homenagem os 80 anos da marchinha ‘’A Jardineira’’ e receberá a 2ª edição do Concurso na noite de 09 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, no Polo Petrópolis / Largo do Atheneu, com apresentações das marchinhas selecionadas e classificadas após inscrições (03 a 19 de janeiro). A programação contará com shows de bandas e intérpretes locais e super show de Eduado Dussek e sua CopacaBanda. Programação especial para as crianças na abertura a partir das 17h30. Participação de Isaque Galvão em homenagem ao compositor de Dosinho, apresentação dos campeões de 2017, Orquestra de Marchinhas e Jaina Elne com sua folia das marchinhas.


20 

Palumbo

NATAL, JANEIRO DE 2018 | www.palumbonoticias.com.br

Affogato chega na zona sul em grande estilo

O Affogato cafeteria e gelateria terminou 2017 com quatro unidades em pleno funcionamento. A primeira, no bairro de Lagoa Nova, foi inaugurada em setembro de 2015 e serviu de experiência para as outras unidades. A segunda, no bairro do Tirol, abriu quase que simultaneamente, com a de Petrópolis. A quarta unidade, no bairro de Capim Macio, zona sul, agrega mais serviços para seus clientes. Segundo Marcelus Cassius, proprietário da rede de restaurante, a idéia é que esta unidade da zona sul sirva também como uma casa de recepção e que cada ambiente possa ser reservado separadamente para grupos isolados e que possam fazer seus eventos. Todas as unidades preservam o mesmo cardápio e o que marcou a rede, comida de qualidade com bons preços. Ainda nesse primeiro semestre, serão inaugurados mais duas unidades, uma em Parnamirim, com local já reservado, e outra em Mossoró. No segundo semestre, mais duas unidades serão inaugurada, agora fora do Estado. Uma em João Pessoa, na Paraíba, e outra em Recife, Pernambuco. Segundo Nelson Afonso, sócio da unidade de Capim Macio, Marcelus é um empresário visionário e com grande capacidade de agregar valores nos seus projetos. A unidade de Capim Macio é considerada por todos como o melhor ambiente da rede, tanto pela variação de ambientes como pela possibilidade de agregar eventos. Segundo Marcelus, 2017 foi um ano maravilhoso para a rede Affogato e que 2018 promete muito mais. Rua General Felizardo Brito, 2936 Capim Macio - Natal/RN - 59078-410

Edição #10 do Jornal Palumbo Notícias  

Edição de Janeiro de 2018 do Jornal Palumbo Notícias

Edição #10 do Jornal Palumbo Notícias  

Edição de Janeiro de 2018 do Jornal Palumbo Notícias

Advertisement