Issuu on Google+

9

Ano Lectivo 2008 / 2009

Janeiro / Março

Editorial

Embaixadores da Leitura

A leitura foi no passado uma actividade que descriminava as pessoas, mas hoje deve ser considerada como um bem de primeira necessidade, à qual têm direito todos os cidadãos. Nesta era, dominada pelo avanço das novas tecnologias, é mais necessário do que nunca um cidadão leitor, competente e crítico, capaz de ler diferentes tipos de textos e de seleccionar a catadupa de informação que é oferecida diariamente através de diferentes suportes, ou seja, um cidadão com capacidade de leitura, o que lhe permitirá abandonar o sistema de exclusão educativa e aceder de forma crítica às Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta temática é deveras preocupante e mobiliza em seu torno muitas pessoas e entidades empenhadas na sua promoção. Porque os leitores possuem diferentes e progressivos níveis das suas capacidades de compreensão leitora é necessário e urgente continuar a promover diversas actividades dirigidas no sentido da promoção da leitura no Agrupamento. Ao longo deste ano enumeras têm sido as acções pensadas, dinamizadas e dirigidas a toda a comunidade educativa do Agrupamento: “Biblioteca Itinerante/Passaporte da Leitura”, “Embaixadores da Leitura”, encontro com escritores, Concursos de Leitura e E s c r i t a , D r a m a t i z a ç õ e s / Te a t r o , Histórias Animadas, Hora do Conto, “Oficina de Iniciação à Informática para Pais e Encarregados de Educação”, Feiras do Livro... Ninguém se pode demitir de ser responsável e de contribuir com a sua quota-parte neste processo pois todos somos fundamentais para que se realize a Festa permanente da leitura entre os nossos educandos e não po dem os adi ar mai s o futur o, contamos com TODOS!

No passado dia 12 de Fevereiro deu-se início ao projecto "Embaixadores da Leitura" dinamizado pela Biblioteca e pelos professores de Língua Portuguesa do 3º ciclo. Pretende-se criar um espaço informal em que os convidados, pessoas exteriores à escola, falem abertamente com os alunos sobre os livros, as leituras e a escrita, e o modo como estes influenciaram ou preenchem as suas vidas. A primeira reunião teve como convidado especial o Sr. Rui Cipriano que veio falar com as turmas de 9º ano sobre os Amores de D. Pedro e de D. Inês de Castro por terras da Lourinhã. Foi de tal modo contagiante o discurso do nosso embaixador, que foram agendadas mais três visitas, duas delas com os alunos de 6º ano. Seguiram-se a professora Teresa Ferreira e o

A Coordenadora Profª Rute Marta

www.eb23arp.pt http://eb23arp-m.ccems.pt/

ex-aluno Rúben Leitão, à conversa com os alunos do 8º ano em duas sessões diferentes. Foram encontros recheados de emoções, do princípio ao fim. Todos os participantes cantaram o poema escrito pelo Rúben, há doze anos, aquando do lançamento do livro “ Jogar com as Palavras”, e acompanhado por ele à viola. A professora Teresa deixou alguns dos livros que marcaram o seu percurso de leitora ,para serem lidos pelos alunos. Em duas sessões diferentes fomos visitados pelas Embaixadoras convidadas Dr.ª Odete Correia Lopes e Dª Teresa Sarzedas (da Universidade Sénior de Torres Vedras ). Durante as apresentações, foram sendo mostrados diapositivos em Power Point, que ilustravam ambos os discursos. A Dª. Teresa Sarzedas estruturou a sua apresentação em quatro momentos distintos. Foram apresentados aos alunos diversos livros, de diferentes autores, portugueses e estrangeiros, que de alguma forma a marcaram no seu percurso de leitora e ofereceu à Biblioteca da Escola o livro O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto. A Dr.ª Odete fez a sua intervenção começando por falar do seu percurso como professora e da sua experiência com os alunos que teve ao longo dos anos. Depois explorou a mensagem do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Éxupery e concluiu a sua conversa com os alunos com uma breve análise de Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, obra que siderou os alunos. Para apresentar estes livros, a Dr.ª Odete Lopes distribuiu uma folha com um excerto de cada uma destas obras, para serem analisados em conjunto. Foi o momento para a participação colectiva. Ficou a promessa e desejo de ambas as partes (Escola e Embaixadoras) para novo encontro.


Passaporte da Leitura A festa dos livros continua. Os mais pequenos não param de nos surpreender. Que leitores! PARABÉNS !!! Dá gosto acompanhar a aventura com os livros. Está-se a cumprir um dos objectivos do projecto, envolver os pais e familiares na leitura. Parabéns a todos, pelas leituras que estão a realizar, pela boa disposição e alegria que colocam nas actividades relacionadas com as leituras. Belas surpresas se estão a preparar para a 1ª mostra de trabalhos, sobre as leituras, a realizar na Feira do Livro do Agrupamento. Foi e é sempre delicioso entrar em salas onde se respira cumplicidade com os Livros. De destacar: No JI da Moita de Ferreiros, foi atribuído um Passaporte de Ouro ao David Baptista, de 3 anos de idade e a Tatiana Curnic, Tatiana Baptista (E.B.1Atalaia)e Cláudia Tiago(E.B. 1 Moita dos Ferreiros) que já leram 70 livros, e receberam os primeiros Passaportes de Platina/Prata. Estão todos de Parabéns, alunos, pais e professores!

Há um Dinossáurio apaixonado por livros na Biblioteca!

À conversa com o escritor e ilustrador Bruno Santos O dia 11 de Março vai, de certo, ficar na memória dos meninos do 1º e 2º anos do nosso Agrupamento. O escritor Bruno Santos veio ao auditório da AMAL conversar com o público presente. Alunos e professores puderam colocar-lhe as questões que quiseram. O escritor deslocou-se entre o público com o microfone para que a conversa decorresse o mais próxima possível e quebrasse possíveis barreiras. Após o momento de conversa eis chegado o momento dos autógrafos e personalizados. O escritor não deixou de dar os Parabéns aos presentes pelo modo como decorreu a sessão, com bastante entusiasmo e demonstrando que os alunos conheciam a fundo algumas das suas obras. Foi um momento agradável e inesquecível! "Devemos sempre desejar tudo. Podemos nunca vir a ter o que queremos ou mesmo perder tudo o que temos neste momento nas mãos, mas devemos sempre tentar agarrar as estrelas... ficamos assim com um sabor de céu no céu-da-boca." In “A Lesma Constipada”, de Bruno Santos Não queremos deixar de agradecer à equipa do Pelouro da Cultura da C.M.L. pela colaboração prestada a nível da disponibilização do espaço e pessoal de apoio ao som.

Temos um cantinho novo na nossa biblioteca, o LIVROSSÁURIO!!! É um Jornal de Parede produzido pelos alunos do 7º ano, em Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado, orientados pela Profª Dalila Milheiro. Será afixado mensalmente e nele constarão trabalhos acerca de livros, autores, actividades de escrita e leitura.

http:\palavrasquesederretemnaboca.blogspot.com Caros amigos e todos os que são frequentadores do nosso blog, dêem uma espreitadela e vejam o número de visitantes que contabilizámos desde Outubro 2008 (data do seu “nascimento”) 7347 visitantes, de 58 países espalhados por todos os continentes. É prova de que divulgamos coisas jeitosas! É sempre bom partilhar ideias, conhecimentos e curiosidades. Aparece e participa com comentários aos posts que vamos colocando. Anda, alinha! O Mundo digital está aí. Não fiques de fora!!!

Pequenos Grandes Leitores 1º Daniela Dias, 8º B 2º Samuel Fonseca, 8º D 3º Emanuel Santos, 5ºC

Livros mais lidos Leandro, Rei da Helíria Poemas da Mentira e Verdade À Beira do Lago dos Encantos

S E M A N A S

D A L E I T U R A

-Feira do Livro -Encontro com escritores Horas do Conto -Dramatizações / Dramatização Histórica -Teatros e Fantoches -Exposições -Ateliers de Expressões -Degustação “Palavras com História que nos entram na Barriga”(9º anos) -Concursos de Contadores de Histórias, Poesia Visual e de Leitura -Jogos -Atelier de Reciclagem / Marcadores -Histórias Animadas -Escrita Criativa -Embaixadores da Leitura

Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Lourinhã - Av. de Angola 2530 - 114 Lourinhã Becre@eb23-dr-a-rodrigues-pereira.rcts.pt


Boletim - Mensageiro 9