Page 1

CAPA_35 sexta-feira, 1 de novembro de 2013 10:15:41


CAPA_35 sexta-feira, 1 de novembro de 2013 10:15:43


Sumário

FALANDO EM FAMÍLIA Sete coisas que Deus odeia num casamento

NOSSA OPINIÃO O segredo da alegria em todo o tempo

2

21

AÇÃO SOCIAL Uma atitude de diferença em nome da solidariedade

23

REVISTA

4

ENTREVISTA Ministério Sarando a Terra Ferida

26

5

PESQUISA CRISTÃ Você acha que os pais devem obrigar um filho a frequentar a igreja?

8

TESTEMUNHOS

11

FILMES & LAZER De volta para casa

PENSAMENTOS

PALAVRA PASTORAL A Palavra de Deus é o remédio para essa geração!

28

ESPECIAL Ovelha & Pastor

31

14

PALAVRA DE PAZ “A ordenar aos tristes de Sião para que lhes seja dado glória em vez de cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado.” (Isaías 63:1)

15

LUZ NO MUNDO Invista em sua vida. Mude de atitude!

18

A Revista Palavra de Paz é uma publicação mensal de circulação nacional da Palavra de Paz Produções Ltda.

Coordenação Rosinha Garotinho

Palavra de paz 35 FINAL.indd 1

36

Redação e Edição Verônica Garcia - 31974/RJ veronica@palavradepaz.com.br Assistente Sergio Barata Estagiária Jessika Souza

LÍNGUA PORTUGUESA

38

REFLEXÃO Esperando pelo Senhor

39

VIDA COM DEUS Pra guardar no seu coração

42

BÍBLIAS, LIVROS, CDS E CIA

46

Expediente:

Direção Geral Anthony Garotinho

DATAS & CELEBRAÇÕES Preparando a celebração do Dia da Bíblia 2013

CULTURA Crônica da Saudade

20

Ano 3 - Número 35

34

NOTAS E NOTÍCIAS

16

SAÚDE Diabetes: a importância do tratamento adequado

AOS IRMÃOS NA FÉ

48

Cartas para a redação Caixa postal 123 Rio de Janeiro, RJ - 20010-974

Assinaturas 0300 788 78 98 sac@palavradepaz.com.br

Diagramação, arte e anúncios Oliverartelucas www.oliverartelucas.com.br

Tiragem 15 mil exemplares www.palavradepaz.com.br

1/11/2013 17:50:25


nossa opinião

Viver

O segredo da alegria em todo o tempo

Palavra de Paz

O

O apóstolo Paulo, certa vez, enquanto esteve na prisão, escreveu aos filipenses: “Não digo isto por necessidade, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. (Filipenses 4:11) Sobre a cabeça de Paulo pesava uma sentença de morte. E mesmo assim ele declarou que sabia viver contente. Daí, questiono: Que segredo era este que o fazia estar contente apesar daquela situação? Preste atenção em alguns pontos da declaração de Paulo. Primeiro ele disse que aprendeu. Ou seja: aprendizado é a questão inicial. Ele considerava que cada experiência que viveu, tanto as ruins quanto as boas, eram oportunidades de crescimento. Segundo,

a palavra traduzida como “contente” é a palavra grega “autocrata”, que significa autonomia, independência, governo absoluto. Paulo queria ensinar que é possível manter o controle da situação apesar dos problemas. É como se ele estivesse dizendo: ‘Aprendi a manter o controle.’ E em terceiro, Paulo afirma que é possível viver contente em toda e qualquer situação. Por isso, aprenda você também a manter o controle... Na hora da humilhação ou da exaltação; na fartura e na fome; na abundância e na escassez. Escolha viver contente! A editora.

2

Palavra de paz 35 FINAL.indd 2

1/11/2013 10:58:57


Palavra de paz 35 FINAL.indd 3

1/11/2013 10:59:00


revista Palavra de Paz 4

Palavra de paz 35 FINAL.indd 4

1/11/2013 10:59:02


entrevista Palavra de Paz

Com sete anos de carreira, o Ministério Sarando a Terra Ferida nasceu na Comunidade Sarando a Terra Ferida, em Nova Iguaçu. O grupo tinha apenas um desejo quando foi formado: abençoar vidas com canções que brotavam dentro do templo. Com o lançamento do primeiro CD “Seja Adorado”, o ministério se destacou entre outros e reforçou o que tanto almejava. Pela segunda vez concorrendo ao Troféu Promessas, o grupo tem a expectativa de levar o prêmio como o melhor ministério de louvor em agradecimento a Deus.

5

Palavra de paz 35 FINAL.indd 5

1/11/2013 10:59:04


O chamado Não escolhemos cantar o estilo musical gospel. Na verdade, foi a música que entrou em nossas vidas. Crescemos na igreja ouvindo os louvores que eram cantados, participamos dos grupos de criança, jovem e os louvores passaram a fazer parte de nós desde muito cedo.

Significado do louvor

“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” é a nossa principal mensagem.

O louvor a Deus não é simplesmente um cântico espiritual, mas é poder expressar admiração e gratidão pela infinita bondade e misericórdia Dele. O louvor também é reconhecer que Ele é Deus sobre todas as coisas.

Ministério e igreja local

Adoração

Sempre estamos presentes nos cultos ministrados pelo nosso pastor Wanderley Prata. Procuramos nos envolver com as atividades

Enquanto adoramos a Deus, aprendemos que somos totalmente dependentes de sua bondade e misericórdia. Também começamos

A mensagem

Palavra de Paz

de nossa igreja e comparecer aos congressos. Devido a nossa agenda de shows e eventos, não podemos estar em todos os cultos, mas aos domingos escolhemos ter comunhão com nossa igreja.

6

Palavra de paz 35 FINAL.indd 6

1/11/2013 10:59:07


Marca do ministério Os testemunhos de pessoas que foram tocadas através de nossas canções, os testemunhos de curas e restauração familiar são as marcas do nosso ministério. Isso nos fortalece para prosseguir com o nosso trabalho. Troféu Promessas 2013 A expectativa para ganhar é muito grande! Mas só a indicação já é um presente, pois estamos concorrendo com outros ministérios de altíssimo nível. O que vem por aí? Temos dois projetos em andamento. Um é o sexto CD e o outro é a gravação

do primeiro DVD do ministério pela gravadora MK Music. Um objetivo O nosso objetivo é alcançar os céus e estar no centro da vontade de Deus. Também temos muitos sonhos, como lançar o nosso DVD, ministrar em todos os estados do Brasil, chegar ao exterior e poder cantar e falar de Jesus nos programas de TV aberta. Componentes do Ministério Sarando a Terra Ferida Daniel Marinho: líder e baixista Rafael Black: baterista e vocal Paulo Sergio: Guitarrista Glauco Berçot: Tecladista Polly Campos: Vocalista Betania Lima: Vocalista Francielli Santos: Vocalista

Palavra de Paz

a entender o valor da cruz quando Deus deu o seu único Filho para que fôssemos salvos. Com isso, aprendemos que devemos ser reflexo de Cristo e fazer as boas obras que Ele realizou.

7

Palavra de paz 35 FINAL.indd 7

1/11/2013 10:59:10


pesquisa cristã

Muitos pais, apesar de dedicarem educação, tempo e atenção total aos filhos, encontram sérias dificuldades quando eles vão crescendo. Isso porque, geralmente, algumas crianças desde cedo já querem tomar as próprias decisões. Exemplo disso é quando algumas decidem não ir mais à igreja. Pensando nisso, a nossa Pesquisa Cristã pergunta:

Você acha que os pais devem obrigar um filho a frequentar a igreja?

Palavra de Paz

Leonardo Mesquita Angra dos Reis - RJ Claro que sim. Quando ele for adulto, vai agradecer aos pais por eles não serem omissos em sua educação, já que o maior problema de hoje é a omissão dos pais na educação. Menores de idade não podem fazer o que bem entendem. Até

porque eles não podem ser responsabilizados pelos seus atos. Enquanto forem menores e dependentes dos pais, devem frequentar a igreja. Depois de adultos e independentes eles vão ter sua própria decisão, que creio ser amadurecida o suficiente para dar razão às atitudes de seus pais bem-intencionados.

Alessandra Pereira São Gonçalo – Rio de Janeiro Não. Eu acho que devemos levá-los enquanto crianças, mas quando chegar uma certa idade, devemos tentar mostrar qual o caminho, e não forçá-los. Até porque uma criança sabe o que quer e não é forçando que ela vai andar no caminho do bem.

8

Palavra de paz 35 FINAL.indd 8

1/11/2013 10:59:12


Hudson de Souza Rio de Janeiro - RJ Não concordo, pois Deus deu o livre arbítrio ao ser humano, e não os obrigou a segui-Lo. Ele nos dá o conhecimento da salvação, basta o pai saber chegar ao filho e apresentar a Palavra. Assim ele vai escolher se quer ou não seguir a Deus e ser salvo. Já a salvação é individual. Não será por obrigação que o filho irá servir ao Senhor, mas cabe aos pais mostrar os bens espirituais que Deus tem para ele.

Zilda Pereira da Silva Rio de Janeiro – RJ Obrigar não, pois não é por força e nem por violência. Mas enquanto a criança não entende, levamos na nossa vontade. A partir dos cinco anos ela já pode saber sobre a salvação e entender que é bom ir à Casa do Pai para aprender sobre a Palavra de Deus. Quando ela cresce e não obedece, não podemos pegá-

la a força. O que devemos fazer é orar e entregar nas mãos do Senhor.

Daniela de Oliveira Teodoro Rio de Janeiro RJ Deus nos fez à Sua imagem e semelhança. No entanto, mesmo sendo o Senhor e Criador de todo o Universo, em nenhum momento nos obrigou a adorá-Lo. Se isso acontecesse, seríamos robôs, e não filhos de Deus. Relacionamentos forçados não interessam a Ele. Deus gosta de relacionamentos sinceros. Enquanto pais, somos espelhos para os nossos filhos. Quando damos o nosso exemplo e orientamos nossos pequenos na Casa do Pai, demonstrando com paciência e alegria que Deus é um Pai protetor, zeloso, bem acessível e não um juiz ditador. Assim, podemos exercer a Palavra: “Ensina o menino o caminho em que deve andar e quando crescer não se desviará dele”.

Vanuza Coutinho Cláudio Belford Roxo RJ Devemos obrigá-los enquanto forem pequenos,

pois a bíblia diz: “Ensina o menino onde deve andar e quando crescer não se desviará dele”. Então, os pais não devem frequentar a igreja e deixá-los em casa sozinhos, pois a internet está desviando os nossos filhos da Casa do Senhor.

Telma Maria dos Santos Marinho São Paulo - SP A Paz do Senhor Jesus! Sim, eu acho que nós devemos obrigá-los a ir à igreja, pois eles ainda não têm noção do que é bom. Como conhecedores da Palavra, devemos mostrar o caminho de Deus, pois a Bíblia diz: “Ensina o menino onde deve andar e quando crescer não se desviará dele”.

Ana Paula Santiago Belford Roxo – Rio de Janeiro - RJ Enquanto forem crianças ou adolescentes, os pais têm que instruí-los, sim! Pois devemos ensinar os nossos filhos no caminho do Senhor. Mas não é por força e violência. É na autoridade dada por DEUS! Se um dia se desviarem, irão lembrar do Evangelho de Cristo!

Palavra de Paz

Eu fui criada junto com meus irmãos na igreja, mas desde os meus 16 anos já saí e voltei umas três vezes. Lembro-me bem que não gostava de ir por ver muitas atitudes erradas em minha infância que não procediam de uma vida cristã.

9

Palavra de paz 35 FINAL.indd 9

1/11/2013 10:59:14


Palavra de paz 35 FINAL.indd 10

1/11/2013 10:59:16


testemunho Palavra de Paz 11

Palavra de paz 35 FINAL.indd 11

1/11/2013 10:59:18


“Só fui liberto da prisão para morrer em casa, pois tinha apenas 15 dias de vida.” Nestor Ferreira São Paulo - SP Eu já fui traficante, tinha muitos vícios e sempre andava armado. Quando fui preso, contraí duas doenças incuráveis e fiquei em estado terminal. Só fui liberto da cadeia para morrer em casa, pois tinha apenas 15 dias de vida. Fui a várias religiões e nada adiantava. Até que encontrei uma igreja evangélica e Deus me libertou, transformou a minha vida. Há 21 anos estou curado e, atualmente, realizo trabalhos evangelísticos nos presídios e hospitais contra as drogas.

“Deus sempre foi comigo, porque pedi para salvar minha filha e Ele me concedeu essa graça.”

Palavra de Paz

Gevalda da Silva Rodrigues e Silva São Fidélis - RJ Há 21 anos sepultei a minha mãe. Naquele mesmo dia, minha filha sofreu um grave acidente. Quando cheguei ao hospital, eu não acreditei que minha filha iria sobreviver. Mas foi nesse momento que veio a palavra de paz: FÉ! Eu disse: “Meu Deus, o Senhor nunca me abandonou, eu não vou aguentar perder a minha filha”. Foi aí que eu tive a certeza que, no momento em que minha filha bateu com a cabeça no asfalto, ela caiu sobre as mãos de Deus, pois levou 12 pontos, fez uma tomografia e nada acusou. Ela se recuperou muito bem. Deus sempre foi comigo, porque pedi para salvar minha filha e Ele me

concedeu essa graça. A resposta para minhas orações veio. Minha filha está feliz ao nosso lado completando a minha família e minha felicidade. Ele nunca abandona os seus filhos, principalmente na hora da dor! Por isso, devemos estar sempre de braços e coração abertos para aceitá-Lo.

“A mão de Deus estava sobre nós!” Jailton Rodrigues de Medeiros Ibiquera - BA Em abril de 2011, eu e meus irmãos fomos para um culto na cidade de Iguape. Na estrada, após uma curva, meu irmão perdeu o

12

Palavra de paz 35 FINAL.indd 12

1/11/2013 10:59:20


controle do carro e o fez capotar. Como Deus sempre esteve conosco, nós saímos ilesos do acidente. Até o teclado que estávamos levando não teve problemas. A mão de Deus estava sobre nós! Um ano depois do ocorrido, fui buscar minha esposa em outra cidade e um carro bateu no meu. No meu carro havia cinco pessoas, e no outro havia um casal. Mais uma vez, nada aconteceu e todos estavam bem. Tivemos grandes livramentos de Deus!

Izabel Guerra Soares Rio de Janeiro- Rio de Janeiro Quando meu filho tinha 14 anos, começou a se envolver com más amizades na comunidade onde morávamos. Eu tinha de sair do emprego para procurá-lo porque ele faltava às aulas do colégio. Até deixava a minha filha recémnascida sozinha para procurá-lo. Em uma das buscas, o encontrava na chuva, sujo, largado. O sofrimento foi tão grande que eu autorizei um dos traficantes da comunidade a dar um susto no meu filho para que ele percebesse que estava andando com pessoas erradas e indo por caminhos errados. Nessa época, as brigas entre eu e meu esposo começaram porque ele queria que eu escolhesse entre ele e meu filho. Mas Deus era tão grande em minha vida que não permitiu que meu filho se tornasse um viciado em drogas, bebidas ou cigarros. Creio que Ele tem uma promessa na vida do meu filho. Hoje ele é casado e tem uma filha linda. É por isso que só tenho que agradecer a Deus todos os dias da minha vida.

“Tudo o que é nosso é protegido por Ele” Renata Marques dos Santos Rio de Janeiro - RJ Amados do Senhor Jesus, quero testemunhar que quando eu e meus dois filhos estávamos na ‘Marcha Para Jesus’, minha filha e algumas amigas se perderam na multidão. Eu fiquei em desespero. Como não apareciam, resolvi procurar um pouco e depois pedir ajuda. Quando eu e meu filho estávamos dando a volta no Teatro Municipal, encontrei a minha filha com a amiga e um Guarda Municipal que ia levá-las para o palanque. O Senhor Jesus cronometrou um tempo certinho para nos encontrarmos e colocou um exemplo de profissional no caminho das meninas. O Senhor Jesus é lindo, pois não adianta nos preocuparmos. Tudo o que é nosso é protegido por Ele. Só posso procurar ser fiel a cada dia e criar meus filhos na presença Dele. ‘Senhor Jesus, obrigada por tudo que o Senhor é. Não merecemos Seu amor. Obrigada também por escolher o Brasil como uma multidão de adoradores’.

Palavra de Paz

“Mas Deus era tão grande em minha vida que não permitiu que o meu filho se tornasse um viciado...”

13

Palavra de paz 35 FINAL.indd 13

1/11/2013 10:59:24


Deus jamais encontrará em nós algo digno de seu amor, senão que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso.

pensamentos

(João Calvino)

As feridas de Deus As curam; os beijos do pecado matam.

Os ídolos são chamados falsos porque desfiguram a Deus, considerando que Ele tem um corpo, quando na verdade Ele é Espírito. (Thomas Boston)

(William Gurnall)

A Bíblia foi escrita em lágrimas e aos que choram revelará os seus melhores s. tesouros.

A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta.

(A. W. Tozer)

(Lutero)

As tribulações são a estrutura de aço utilizada na edificação do caráter.

Ass aflições são tão A necessárias para nosso transporte ao céu quanto à água para levar o navio ao porto.

Palavra de Paz

(Douglas Meador)

14

Palavra de paz 35 FINAL.indd 14

(William Gurnall)

O grande desígnio de Deus em todas as aflições que sobrevêm ao seu povo é trazê-lo mais perto, mais junto dele mesmo. (Thomas Brooks)

1/11/2013 10:59:26


palavra de paz

“A ordenar aos tristes de Sião para que lhes seja dado glória em vez de cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado.” (Isaías 63:1) Existem dias que parece que a nossa alegria é apagada por causa de tantas dificuldades que enfrentamos, não é verdade? Mas quero lhe deixar uma mensagem que irá te avivar, pois o Espírito Santo quer trocar as suas vestes. No lugar de um espírito triste e angustiado, tome posse das vestes de louvor e do óleo de alegria. Louve ao Senhor mesmo enfrentando dificuldades, mesmo enfrentando desafios. Porque o Espírito de Deus nos ungiu para pregarmos as boas novas, para restaurarmos os contritos de coração e para proclamarmos liberdade aos cativos. Porque assim, meu irmão, minha irmã, você será chamado carvalho de justiça, plantado pelo Senhor. Alegre-se. Troque suas vestes hoje mesmo. O Espírito já te ungiu. Creia nisso!

Palavra de Paz

Irmão Garotinho.

15

Palavra de paz 35 FINAL.indd 15

1/11/2013 10:59:29


notas e notícias Palavra de Paz

Universal Music cria selo de música gospel Além da Sony Music e da Som Livre, a Universal Music Group é a mais nova gravadora da indústria fonográfica a aderir a música cristã. Léo Ganem, o executivo responsável por criar uma agência com o selo gospel na gravadora, a intitulou “Um Entretenimento”. A agência será responsável pelos planejamentos que adaptam os artistas no mercado e das conclusões nos acordos. A parceria entre a Universal e a “Um Entretenimento” resultará no trabalho com bandas, pastores e padres. Os cantores receberão apoio na gestão de carreira, no agendamento de shows e na relação pública e marketing. O presidente da Universal Music no Brasil, José Eboli, confia no crescimento da música gospel no país e frisa que o segmento terá um forte investimento pela gravadora.

Papa Francisco: Igreja deve ser aberta aos feridos O papa Francisco ressaltou que a Igreja Católica deve ser a casa de todos e não apenas uma capela com algumas pessoas selecionadas. Assim, abriu a Igreja para homossexuais, divorciados e para as mulheres que fizeram o aborto. Em entrevista a uma revista italiana, o Papa Francisco explicou que a igreja deve ser como um hospital de campanha depois de uma batalha. Para o sacerdote, ela também deve encontrar um novo equilíbrio, já que a reforma mais importante para ele não é a administrativa da Igreja. Na ocasião, ele expressou que a Igreja Católica deve ser aberta aos feridos e a religião tem o direito de expressar a opinião própria a serviço das pessoas. Explicou também que Deus criou o ser humano lhe dando o livre-arbítrio e que, por isso mesmo, a Igreja Católica deve encontrar “um novo equilíbrio”.

Igreja Batista planeja trabalho evangelístico na Copa do Mundo Durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, membros da Igreja Batista Nacional do Paulicéia, de São Bernardo do Campo (SP), irá evangelizar os torcedores do evento. Com folhetos evangelísticos conectando o futebol e a mensagem de salvação, o grupo irá para as ruas com o foco de atingir turistas de 30 diferentes nações. Para isso, os voluntários estão preparando as mensagens sobre a Palavra de Deus em três línguas diferentes: português, inglês e espanhol. A Igreja Batista Nacional do Paulicéia também disponibiliza folhetos digitais para envio a outras igrejas que queiram aderir ao movimento evangelístico através do e-mail contato@batistapauliceia.org.br.

Bíblia escrita à mão é concluída por fieis da Igreja Assembleia de Deus Uma bíblia foi escrita à mão por membros da Igreja Assembleia de Deus no Paraná após o pastor desafiar fieis a copiar as Sagradas Escrituras em comemoração aos 50 anos da igreja. A bíblia tem três mil páginas e quase três metros de comprimento, e demorou um ano a ser concluída. O pastor acredita que esses livros serão importantes para as gerações futuras diante da revolução digital. Pronta, a bíblia à mão ficará exposta na igreja em Altônia e depois será enviada para a biblioteca da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), localizada em Curitiba.

16

Palavra de paz 35 FINAL.indd 16

1/11/2013 10:59:31


Expedição cristã procura dinossauro apresentado pela bíblia sagrada Um grupo de cristãos do Institute of Creation Research irá participar de uma expedição para provar a possibilidade de dinossauros ainda estarem vivos. No próximo mês, a equipe fará a quinta expedição às selvas do Congo para encontrar o Mokele-mbembe. Desconhecido pelo homem, Mokele-mbembe é uma criatura descrita pelos nativos da região como um grande animal que vive na água. Os nativos também o descrevem como um ser cinza, com um pescoço longo, uma cauda, pernas traseiras curtas e garras. Desacreditados pelos cientistas que defendem o processo de evolução, o grupo afirma que, se conseguirem provar sua teoria, irão abalar os fundamentos teóricos da evolução. Além disso, poderão comprovar que os capítulos 40 e 41 do Livro de Jó são verdadeiros. Para eles, pode haver um animal como o Beemote bíblico ainda vivo.

Um novo juramento está sendo criado na Inglaterra para que a bíblia não seja mais usada nas interrogações feitas pelos juízes nos tribunais. A principal alegação é que um novo juramento seria mais justo para todos, sem precisar envolver a religião e sem que os acusados esqueçam que podem ser presos caso mintam. Líderes cristãos foram contrários à nova forma, mostrando que pessoas de outras religiões podem realizar o juramento usando o seu instrumento de fé. Ian Abrahams, um dos principais defensores da ideia, explicou que as pessoas precisam apenas ter a noção de que poderão ir para a cadeia caso não digam a verdade. Para Abrahams, não é necessário um livro sagrado para isso.

Brasil não é mais o país com maior número de católicos do mundo O pesquisador Johnny Bernardo, do Núcleo Apologético de Pesquisas e Ensino Cristão, apresentou o trabalho que mostra que o número de evangélicos cresce a cada dia no Brasil. Apenas 5% dos brasileiros - hoje em torno de sete milhões de fieis - frequentam a missa e recebem os sacramentos regularmente. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 também apontou que apenas 5% dos 123 milhões de cidadãos entrevistados vão às missas. Essa conta também aponta riscos, mas o pesquisador alerta que a discussão sobre uma futura hegemonia evangélica no Brasil passa pela questão da manutenção do laicismo. Johnny Bernardo informou que ainda que os evangélicos assumam uma nova postura na sociedade marcando presença e maior representatividade nos meios de comunicação, o IBGE mostra como os evangélicos neopentecostais não têm uma concepção clara e definida, pois alguns sofrem influência da umbanda, espiritismo e de outras formatações religiosas.

Palavra de Paz

Juízes criam novo juramento para réus não usarem mais a bíblia

17

Palavra de paz 35 FINAL.indd 17

1/11/2013 10:59:32


Palavra de Paz

luz no mundo

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.” (1 Coríntios 1.10)

Invista em sua vida. Mude de atitude! Nossa atitude perante a vida é motivada por nossos valores, o que cremos e aonde queremos chegar: nossos alvos e metas. Se nossos valores são distorcidos, teremos atitudes distorcidas que resultam em atos maus e prejudiciais tanto a nós como aos outros. Se a nossa fé está posta em coisas erradas e não na pessoa de Jesus Cristo, seguiremos o modelo de nossa fé. E lembre-se que ”e tudo o que não provém de fé é pecado” (Romanos 14:23). Enfim, nossos passos, esforços e sentido na vida dependem de onde queremos chegar. São nossos alvos e metas ou a falta deles. Se não sabemos aonde queremos ir, nunca descobriremos o caminho. Se não temos metas, não chegaremos a lugar algum. Quando entregamos nossa vida a Jesus, começa em nós um novo projeto de vida. Deus quer fazer de nós pessoas melhores. Quer aprimorar nosso temperamento, transformando nossos defeitos em qualidades. Deus deseja que nossos atos sejam bons, construtivos e capazes de construir os alicerces de um novo

Rev. Evaldo Beranger

mundo que Ele mesmo vai implantar quando Jesus voltar, mas cujas bases são lançadas durante a vida. Mas Deus não quer apenas atos bons e construtivos. Ele quer que estas ações sejam motivadas no interior do nosso ser e não apenas pelo seguimento das normas e padrões estabelecidos, pois apenas isto cria hipócritas e religiosos. Boas obras que não nascem de nossa relação com Deus e de uma atitude interior não produzem mudanças. São apenas caridade ou desencargo de consciência.

Se não sabemos aonde queremos ir, nunca descobriremos o caminho. Se não temos metas, não chegaremos a lugar algum Precisamos, então, deixar que o Espírito Santo de Deus transforme nossa natureza interior nos dando nova vida e novo ânimo. É

18

Palavra de paz 35 FINAL.indd 18

1/11/2013 10:59:32


Nova disposição mental – Atitude Os padrões de baixa autoestima, os restos do passado como mágoas, ressentimentos ou sentimentos de derrota ou vingança devem dar lugar a uma autoimagem sadia e realista. Deus nos mostra como somos. Precisamos perdoar e ser perdoados, reconciliarmo-nos com a vida e querer mudar. Precisamos conhecer nossos defeitos e vícios e querer mudá-los. Se não quisermos de fato, não poderemos ser ajudados. Se não percebemos nossos erros, nosso temperamento, não há como torná-los melhor. Quem não reconhece que precisa mudar, nunca mudará, pois não quer mudar. Isto é atitude.

Boas obras que não nascem de nossa relação com Deus e de uma atitude interior não produzem mudanças. São apenas caridade ou desencargo de consciência Ao invés de espírito crítico ou amargo e derrotista precisamos ensinar à nossa alma a ajudar em vez de criticar. A perdoar em vez de guardar amargura no coração. A querer vencer em vez de já começar derrotados achando que não venceremos.

Nossos valores – O caráter O nosso caráter é a marca que a vida deixou em nós. O caráter do cristão é a marca que Jesus deixou nele! Esta marca se dá pelo conhecimento de Cristo, de seu reino e de seus propósitos. Nosso caráter é transformado à medida que nos tornamos parecidos com Jesus pela convivência constante. A leitura da Palavra de Deus, a oração, o convívio com os irmãos e a comunidade da fé vão afetar o conhecimento que temos de Jesus Cristo. “...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:32).

Nossos alvos e metas Ninguém chega a algum lugar sem esforço. Grandes realizações exigem metas e métodos. As metas são alvos e lembre-se sempre: se você não dirigir a sua vida, alguém lhe dirigirá. Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve. Quem não tem alvos na vida ficará perdido no primeiro atalho. No primeiro cruzamento ou obstáculo não saberá o que fazer. Enfim, invista em sua vida. Mude de atitude! Renove a sua fé. Deixe Deus mudar os seus valores. Estabeleça alvos, metas e vá em direção a eles. Deus quer fazer em você uma nova humanidade cuja matriz, padrão e modelo são os que Deus realizou em Cristo. Então, quer parecer-se com Jesus Cristo? Invista em você mesmo para poder investir em outros. Mude de atitude e queira mudar para melhor. Sim, nós podemos, com a ação de Cristo em nós! *Reverendo Evaldo Beranger é pastor da Igreja Presbiteriana Luz do Mundo em Laranjeiras, Rio, RJ.

Palavra de Paz

o novo nascimento que acontece quando nosso coração se rende a Jesus Cristo. Quando a salvação entra em nossa vida, temos o desejo de melhorar, e somos capacitados a trabalhar com Deus por mudanças que começam onde devem começar todas as grandes reformas que a humanidade precisa: no ser interior, no coração.

19

Palavra de paz 35 FINAL.indd 19

1/11/2013 10:59:37


Crônica da Saudade

Palavra de Paz

cultura

Cris Bezerra O tema que escolhi para refletir junto a vocês, neste mês, é sobre algo encontrado em poesias, em ditos populares, em pensamentos, mas além de escritos, também está presente no cotidiano das pessoas ao recordar um momento de alguma época de nossas vidas ou de alguém que amamos e não vemos há algum ou há muito tempo. Saudade é uma das palavras mais presentes nas poesias de amor de nossa Língua e, consequentemente, também está presente nas nossas músicas tanto brasileiras quanto portuguesas, já que é uma palavra mais conhecida no galego e no português. A palavra saudade é uma mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor, e o resultado seria sentir ‘solidão’, ao mesmo tempo que saúda o que se vai. Portanto, deseja-lhe o bem. Interessante, porém, é que esta palavra, através de vários autores, surge com a marinha lusitana que usa o termo para quem fica à espera de quem partiu, principalmente na época dos descobrimentos portugueses. Para o que se distancia, sobraria um sentimento de nostalgia. Atualmente, não diferenciamos estes dois termos. Ainda temos uma saudade diferente. Muitas pessoas relatam que, ao se depararem com monumentos, casas antigas, museus, elas sentem como uma saudade daquilo que não viveram. Pensam, de forma viva, como se estivessem naquele local com pessoas em vestimentas da época e mencionam que podem sentir, através dos conhecimentos adquiridos por leituras e filmes, como se estivessem ali. Claro que algumas religiões acabam aproveitando estas sensações para usar isso conforme suas crenças. Mas estes sentimentos que podem parecer ‘esquisitos’ são facilmente desenvolvidos a partir do momento que nós temos contato com a história do local, a nossa vivência dentro do tema e o grau de envolvimento com as situações conhecidas, sem esquecer das características pessoais como, por exemplo, uma grande sensibilidade. Renato Russo, certa feita, escreve um verso que tem a ver com o que estamos refletindo: “ E é só você que tem

a cura do meu vício, de insistir nesta saudade que eu sinto de tudo que ainda não vi”. Já Roberto Carlos escreveu em seus versos: “Das lembranças que eu trago na vida, você é a saudade que eu gosto de ter... Só assim sinto você bem perto de mim, outra vez”. Neste último, mostra prazer nesta ‘dor’, mesmo que doa. Para terminar esta pequena reflexão, trago à lembrança, o hino “O Exilado”, número 484 do Cantor Cristão (1851), que no original em dialeto utilizado pelos escravos, depois passado para o inglês, relata a história de uma pessoa que está triste por ter saído da presença da família, talvez um escravo, que deixou a família longe, numa outra pátria que não aquela em que ele está vivendo seus dias. E, em sua tristeza dolorosa, mostra que o mundo é todo triste e que tudo em derredor é sombrio por não estar perto dos que ama. A letra da música composta por Stephen C. Foster, com algumas pequenas correções, foi adotada como a canção oficial do Estado da Flórida no dia 25 de maio de 1935. A versão desta música, em português, retrata um homem que sofre de saudade do seu ‘Lar’ (celestial), pois o peso de seus erros (pecados), aqui na Terra, são tão maiores que ele não vê mais graça em nada a não ser querer ir logo morar com Deus - porque sente saudade de Jesus. Interessante perceber que o tradutor não usa a expressão “sentir falta” (em inglês: miss), mas a traduz com o termo “saudade”, pois aproveita este termo como recurso simplificado para exprimir o que toda a letra da música sugere: sentimento imenso de solidão em meio a tanta gente estranha, e em terra estranha, sem elos, sem afeto, sem coração. Que esta reflexão nos ajude a entender a palavra que poucos idiomas possuem. E que ela também nos ajude a valorizar mais todos os que amamos expressando o que sentimos antes que só nos reste a saudade. *Cris Bezerra é pedagoga, psicopedagoga e neurocientista pedagógica. É membro da Segunda Igreja Batista do Galeão, na Ilha do Governador, Rio, RJ.

20

Palavra de paz 35 FINAL.indd 20

1/11/2013 10:59:39


Pastor Gilson Bifano

leitor concorde com nossa lista. Certamente, você pode fazer a sua lista e será diferente da nossa. Tudo bem. Mas fechamos nestes itens. A ira A ira é um veneno para o casamento. Ela destrói o amor, fere o coração da pessoa amada. Deixa marcas negativas profundas na relação, mesmo que depois se peça perdão. A ira é uma porta aberta para a violência,

Palavra de Paz

“Há seis coisas que Deus odeia no casamento, a sétima ele detesta. A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.” Este versículo não está na Bíblia. Apenas aproveitei o estilo do escritor de Provérbios (6:16-19). Daí, eu e minha esposa listamos algumas coisas que fazem mal ao casamento e que, com certeza, Deus não gosta. Talvez o

falando em família

Sete coisas que Deus odeia num casamento

21

Palavra de paz 35 FINAL.indd 21

1/11/2013 10:59:43


palavras rudes e ofensas diversas. O antídoto para a ira é o amor (1 Coríntios 13:5). Um marido cristão ou uma esposa cristã que deseja agradar a Deus deve extirpar a ira do coração (Efésios 4:31). A mentira A mentira quebra a confiança que deve haver na relação entre marido e mulher. A Palavra de Deus está repleta de textos que condenam veementemente a mentira. O mais conhecido deles está em João 8:44. As palavras deste versículo foram ditas por Jesus. Para combater a mentira, só com a verdade, por mais dura que seja, sempre a verdade.

Palavra de Paz

O egoísmo O egoísta só pensa em si mesmo. Um cônjuge egoísta nunca considera a vontade do outro. Não abre mão do restaurante preferido. O bife maior é dele. Seus prazeres e vontades em primeiro lugar. O outro que se arranje. Nas relações sexuais nunca está atento ao prazer do cônjuge. O dinheiro é somente para seu deleite. Nunca pensa em comprar um presentinho melhor para o outro, mas para ele O egoísmo é obra da carne (Gálatas 5:20), e não um fruto do Espírito Santo. O orgulho Um cônjuge orgulhoso nunca reconhece o seu erro, nunca pede uma opinião, sempre acha que está certo. Quando o orgulho está presente na relação do casal, o errado é sempre o outro. Um cônjuge orgulhoso, por exemplo, nunca olha para si mesmo e tenta encontrar o erro em suas palavras e comportamentos. Nunca pede perdão. O orgulho é irmão gêmeo da arrogância. A humildade, não o orgulho, é o que Deus quer ver no casamento (1 Pedro 5:5,6).

O abuso O abuso é um verdadeiro explosivo para destruir qualquer relação, especialmente o casamento. Um cônjuge abusador desconhece limites. Acha que tem o poder para todas as coisas. Abusa do poder, usa de violência verbal e física. Abusa na vida sexual, financeira. Abusa na moral. Abusa psicologicamente. Pedro, um discípulo casado, recomendou que o respeito deve ser valorizado em todas as relações (1 Pedro 2:17). A indiferença A indiferença é prima do egoísmo. Quando a indiferença se instala no coração de um marido ou de uma esposa, o outro não é atendido em suas necessidades físicas, emocionais e espirituais. A esposa que deseja ser abraçada (sem conotação sexual) nunca recebe um abraço. Precisa de um carinho, jamais é atendida nas suas carências emocionais. Na cama é sempre usada como objeto sexual. O marido, que precisa de palavras de afirmação, fica zerado neste quesito. Precisa ser respeitado. A esposa não está nem aí para esta necessidade masculina. 1 Pedro 3:7 fala sobre entendimento. Entender o cônjuge é compreender suas necessidades e satisfazê-las sempre. O divórcio Deus detesta, odeia o divórcio. Está na Bíblia (Malaquias 2:16). O divórcio destrói o plano original de Deus (Gênesis 2:21-26). O divórcio é a ruptura de uma aliança, de um pacto, de um compromisso. É resultado da dureza do coração humano (Mateus 19:8). O divórcio tem um impacto negativo nas pessoas envolvidas, nos filhos, na sociedade, na igreja de Cristo. Os casais deveriam lutar por seus casamentos e não caminhar em direção ao divórcio quando as dificuldades se tornam presentes. Fonte: clickfamilia.org.br

22

Palavra de paz 35 FINAL.indd 22

1/11/2013 10:59:46


ação social

Uma atitude de diferença em nome da solidariedade

Com o objetivo de levar melhoria e bemestar aos moradores da Abolição, na cidade do Rio de Janeiro, a ação social “Juntos fazemos a diferença” conta com uma equipe de voluntários e membros da Igreja Evangélica Universal que colabora nas áreas de saúde e no crescimento pessoal e profissional dos cidadãos. Destinados a ajudar ao próximo com serviços gratuitos, eles abrem mão do seu momento de lazer e descanso através de gestos de amor.

Todo o último sábado do mês, a partir das 8h, uma equipe de voluntários se divide na igreja para prestar serviços a pessoas que não possuem condições de realizar alguns desejos. Avaliações médicas como aferição de pressão, aplicação de flúor em crianças e análise de glicose, serviços estéticos como corte de cabelo, atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais, encaminhamentos para cursos e empregos, cursos de perfumes e materiais de limpeza e auxílio na elaboração

Palavra de Paz

Jessika Souza

23

Palavra de paz 35 FINAL.indd 23

1/11/2013 10:59:50


Palavra de Paz

de primeira ou segunda via de documentos são os trabalhos oferecidos pelo projeto social. O trabalho é visto como uma iniciativa de carinho dos voluntários, que resulta em muita alegria aos que retornam para casa informados e com orientações. Destaque para o atendimento jurídico, em que a maior busca é por esclarecimentos no setor trabalhista. Muitas pessoas leigas no assunto não possuem nenhuma informação e são prejudicadas por não terem conhecimento na área. Segundo o idealizador da ação social, Júlio Pinheiro, bispo da Igreja Universal, o que mais chama a atenção de mulheres de todas as idades é o curso de perfumaria, cuja finalidade é proporcionar oportunidade àquelas

que queiram aprender um trabalho manual e aumentar a renda familiar. aum “O aprendizado adquirido pelas mulheres nos cursos oferecidos pela ação tem a finalidade de ‘ensiná-las a pescar, e não dar fina o pe peixe’. Além de ajudá-las a crescer como auxi auxiliadoras ativas financeiramente no lar”, diz o bispo. Acostumado a desenvolver trabalhos sociais e evangelísticos em presídios, asilos, hospitais e orfanatos, Júlio Pinheiro informou que a ação social já acontece há mais de 20 anos em algumas igrejas universais. Além de beneficente, o projeto também possui distribuição de lanches e atendimento espiritual após a mensagem da Palavra de Deus transmitida pelo bispo Júlio que, no final de cada evento, realiza uma oração pelos participantes, mostrando a importância da presença de Deus acima de tudo. *Jessika Souza é estagiária de jornalismo

24

Palavra de paz 35 FINAL.indd 24

1/11/2013 10:59:54


Palavra de paz 35 FINAL.indd 25

1/11/2013 11:00:02


filmes & lazer

De volta para casa

Palavra de Paz

Elizabete Bifano Estrelado por Dean Cain (Randy Simpkins), do seriado ‘As Novas Aventuras do Superman’, e lançado por BV Films, este é um emocionante filme de cunho evangélico, que retrata os desafios e a fé de um casal com três filhos pequenos. Onde está o limite entre trabalho e família? Por que parece que a esposa sempre está pedindo tempo e atenção? Não é por meio do trabalho que a família é suprida de suas necessidades? Como dar conta de tudo e todos? Deus é mesmo justo? Em ‘De Volta Para Casa’, encontramos uma oportunidade para refletir sobre estas questões e encontrar respostas, assim como Randy, um chefe de família convicto de suas razões, que em meio ao desaparecimento do filho caçula, se depara com a culpa, o medo e a necessidade de reencontrar o amor e a fé. O filme começa mostrando o conflito entre Randy e sua esposa, Christal. Enquanto ela prepara as malas, a casa e os filhos para uma viagem de férias, ele se encontra preso ao trabalho, atrasando a viagem da família. Randy Simpkins é um marido e pai dividido entre as obrigações do trabalho e os compromissos familiares e conjugais. Assim como ele, encontramos em nossos dias milhares de pais e mães que estão vivendo este mesmo conflito.

Ao chegar em casa, Christal pede ao marido que pegue as malas e olhe o pequeno Joe, enquanto ela vai fechar a casa. Mas ele se descuida e minutos depois o menino desaparece por completo. Agora, o já estremecido casamento de Randy e Christal terá de enfrentar mais um desafio – a possível perda de um filho. Em meio à trama, podemos ver o casal tentando consolar um ao outro ao mesmo tempo em que se culpa, culpa um ao outro e tenta encontrar justificativas para coisas que não tem como se justificar ou explicar, porque, muitas vezes, as coisas simplesmente acontecem. “Alguém tem de trabalhar duro aqui.” Diz ele. “E você acha que seus filhos vão lhe agradecer no futuro por todo esse trabalho?” Ela pergunta. E, mais tarde, ela diz à amiga: “Eu sou um fracasso. Que tipo de mãe perde o próprio filho?” Quantas e quantas vezes isso acontece conosco? Temos a tendência de nos culpar e culpar o outro pelos problemas, pelas crises e até mesmo pela perda de alguém querido. Afinal, alguém tem de ser responsável por isso! Entretanto, é essa mesma culpa que parece uni-los na procura pelo filho. Randy, Crhistal e dezenas de pessoas, familiares, policiais, autoridades e, o mais bonito e marcante, pessoas da comunidade da fé, num verdadeiro

26

Palavra de paz 35 FINAL.indd 26

1/11/2013 11:00:05


Por isso, não adianta se culpar. De nada vale ou ajuda culpar o outro. Deus está no controle e Ele é sempre bom, mesmo que, nem sempre, na vida, aconteçam somente coisas boas. Mas, para com a família Simpkins, naquele dia, Deus agiu conforme tanto clamaram. Joe é encontrado são e salvo por um homem que precisava experimentar o encontro com o menino, para ficar em paz com seu próprio passado. Sim, há sempre esperança de se encontrar o caminho de volta outra vez. Deus sempre nos dá esta chance. E não precisamos esperar que uma tragédia aconteça para perceber o que realmente importa e deve ser nossa prioridade – a família.

Palavra de Paz

espírito do que é ser igreja, se reúnem em busca do pequeno Joe. “Não se preocupe, Christal, Deus está aqui. Deus está com Joe.” São palavras de consolo, em meio a abraços, correntes de oração, solidariedade e ajuda. Tudo o que a família da fé daquela pequena cidade poderia e deveria fazer, fez. Exemplo profundo e verdadeiro daquilo do que deveria ser “o Corpo de Cristo”, infelizmente esquecido por muitas das nossas igrejas hoje. Num momento interessando, a avó paterna de Joe, no telefone com uma amiga, relatando um aprendizado, nos ajuda a pensa. “Sob ameaça, os gambás congelam o cérebro, por causa do medo, e paralisam, para proteger-se. É assim que eu me sinto agora, congelada pelo medo.” Sim, o fato de crer em Deus não nos isenta dos sentimentos. A certeza da presença de Deus não nos isenta do sofrimento. Somos seres humanos e, como Jesus, passamos por dores e medos, choramos e clamamos misericórdia quando a dor e o medo são grandes demais. Ainda mais quando nossa família é afetada, quando sentimos na pele o sofrimento nosso ou daqueles que nos são tão queridos. Sim. Em ‘De Volta Para Casa’ todos sofrem. E em Randy a dor é profunda e a busca frustrante. Pois na realidade, nem sempre Deus responde no momento em que clamamos. Às vezes, Deus fica em silêncio… “Deus, me dá outra chance de ser um pai melhor… Dá-me um sinal de que Joe está vivo.” Nada… Silêncio… Só as árvores continuam a balançar, como se nada naquele momento estivesse acontecendo. Como se balançar fosse simplesmente a rotina das árvores sacudidas pelo vento. A vida segue… Sim. O mesmo acontece conosco e isso faz parte da vida. Deus é Deus e as coisas vão acontecer e as respostas vão aparecer no momento dele. É Ele quem controla, nós não temos absolutamente controle sobre nada nesta vida. A vida pertence a Deus.

27

Palavra de paz 35 FINAL.indd 27

1/11/2013 11:00:07


palavra pastoral

A Palavra de Deus é o remédio para essa geração!

Palavra de Paz

Léa Mendonça

Não há bálsamo em Gileade? Não há médicos em Gileade? Por que a filha de Sião continua doente? (Jeremias 8:22) Gileade é uma região serrana, montanhosa, ao oriente do Rio Jordão e ao sudeste do mar da Galileia, muito próximo a Jerusalém, cidade de Sião. Fica na Terra Prometida e é notável por seu bálsamo e excelentes médicos. O Bálsamo de Gileade é a seiva de uma árvore chamada Stirax, que ainda cresce naquela região nos dias de hoje e é produto de exportação para uso medicinal. No tempo de Alexandre Magno, valia duas vezes o seu peso em prata. Sua capacidade específica é curar feridas. O bálsamo era providência de Deus para o seu povo. Ele sabia que as feridas eram

inevitáveis, mas uma pergunta intrigava o profeta: Se havia médicos e remédio em Gileade, por que o povo não se curava nunca? De três possibilidades, uma. Primeira: o povo não estava tomando o remédio e isso, no mundo espiritual, significa indiferença à Palavra de Deus, uma vez que ela é o remédio que sara todas as feridas e muitos, com seus ouvidos agravados, não a estão ouvindo. Segunda: a bactéria que contaminou o povo é mais forte que o bálsamo e isso, no mundo espiritual, significa mente cauterizada pelo pecado. Quando o pecado é amado, o “eu” destrona a Palavra e se torna o centro das atenções. E por mais que ela seja pregada, parece não surtir efeito algum. E terceira: o povo já estava morto, e isso no

28

Palavra de paz 35 FINAL.indd 28

1/11/2013 11:00:09


de reconhecer sua condição de pecado, ele se manteve na desobediência. Então, nos dias de Jeremias, só lhe restava lamentar: “Rejeitaram a Palavra de Deus e o que ganharam com isso foi morte.” (Jeremias 8:9) O mundo de hoje também está cheio de feridas. As pessoas sofrem, porque o amor a Deus e ao próximo esfriou. (Mateus 24:12). Paulo escreveu a Timóteo dizendo: “Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos e amantes de si mesmos.” (2 Timóteo 3:1-5) Mas Jesus é o bálsamo dos nossos dias. Ele sempre foi o bálsamo que poderia ter curado Israel e Judá de suas feridas. Ele prometeu fazer sorrir os que choram e sarar aqueles que foram marcados pela dor. Tudo o que se precisa fazer para se manter são é abrir o coração para a Palavra de Deus e permitir que sua vida gire em torno dela. Não deixe baixar a medida do Espírito de Deus em sua vida. Mantenha-se conectado a Ele através da Sua Palavra. *Léa Mendonça é pastora na Igreja Batista Nova Jerusalém na Ilha do Governador.

Palavra de Paz

mundo espiritual significa não poder mais ouvir nem profetizar a Palavra. Festas, congressos e festivais aconteciam... Mas o fervor não passava de três dias. Após tudo isso, o povo estava mergulhado no mesmo ostracismo de antes. Judá e Jerusalém estavam tão envolvidos com a idolatria que não bastava mais o Senhor levantar profetas para advertilos. Foi preciso a Babilônia, um império que se levantou ao norte, levá-los cativos para uma terra distante. O próprio povo se considerava morto e sepultado em catatumbas. O Senhor deu uma visão a Ezequiel onde ele avistava um vale cheio de ossos sequíssimos e lhe perguntou: “Acaso podem esses ossos reviver?” E ele o responde: “Tu o sabes, Senhor!” Então, o Senhor lhe disse: “Profetiza você a Palavra para esses ossos e eu lhes abrirei as sepulturas e farei sair delas um grande exército.” (Ezequiel 37) Algum tempo antes, Isaías tinha falado sobre a péssima condição espiritual desse povo: “Desde a sola do pé até a cabeça não há nele nenhum ponto são. Ferimentos e contusões não foram tratados” (Isaías 1:6). Mas, em vez

29

Palavra de paz 35 FINAL.indd 29

1/11/2013 11:00:13


Palavra de paz 35 FINAL.indd 30

1/11/2013 11:00:15


especial

Ovelha & Pastor Crise de identidade nas igrejas

Vivemos um tempo de crise de identidade espiritual. A relativização dos conceitos tem confundido a sociedade. Muitas pessoas não conseguem definir seu papel ou até mesmo sua própria personalidade. Até mesmo dentro das igrejas vemos muita confusão, fazendo com que as pessoas não compreendam seu papel no Corpo de Cristo. Jesus, certa vez, contou a parábola do Bom Pastor, falando de si mesmo e de seu rebanho para orientar os padrões tanto do pastor como da ovelha nas igrejas. Você é pastor ou ovelha? Vejamos através das palavras de Jesus qual é o papel do pastor e o da ovelha.

Papel do Pastor Jesus é o modelo de pastor que devemos seguir. Embora existam coisas que somente Ele poderia ter feito, como morrer por nós, tudo o que fez é exemplo que nos orienta para o cuidado de vidas. Pastor é aquele que cuida de um rebanho. Na Idade Média, os líderes espirituais eram chamados “cura d’alma” ou apelidados de ‘cura’ pelo papel que exerciam ao cuidar de vidas. As atribuições de um pastor segundo as palavras de Jesus no Evangelho de João 10 são:

1. Entra pela porta (vers. 2): O pastor também é ovelha e deve prestar contas a seu líder. Entrar pela porta significa que, para se tornar pastor, ele passou pelo processo legal oferecido pela igreja, seja este uma eleição, curso teológico, nomeação e principalmente ser consagrado por um superior a ele. Para crescer no ministério não é preciso pular a janela fazendo uma divisão ou sendo rebelde contra seu líder. Procure bater na porta e entrar de maneira digna sem passar por cima de ninguém. 2. Conhece as ovelhas pelo nome (vers. 3,14): Para ser pastor é preciso conhecer as ovelhas. Um líder que não sabe o nome de seus companheiros, nunca foi em sua casa e não participa de sua vida pode ser um gerente e não um pastor. A relação do pastor com a ovelha é como se fosse parte da família. Muitas vezes o pastor fica tão cheio de tarefas administrativas que não consegue ter tempo para estar junto de suas ovelhas. 3. Conduz as ovelhas (vers. 3): Como líder espiritual, o pastor é um condutor para suas ovelhas. A imagem aqui é do pastor atrás do rebanho tocando-os para fora do curral. Este é o momento em que o pastor aponta a direção para o povo. Infelizmente, existem muitos modelos de igrejas onde uma liderança é que conduz a igreja e o pastor também e

Palavra de Paz

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

31

Palavra de paz 35 FINAL.indd 31

1/11/2013 11:00:16


Palavra de Paz

conduzido pelas decisões deste grupo. Quem tem autoridade espiritual sobre a igreja para conduzir suas decisões é o pastor. Como homem de Deus, o pastor recebe do Senhor as orientações para o seu povo. 4. Vai adiante das ovelhas (vers. 4): Às vezes, o pastor passa adiante das ovelhas para que elas possam vê-lo e seguir na direção certa por onde for. Como líder, o pastor é o exemplo a ser seguido na igreja. Se o pastor é um homem de oração, a igreja ora; se a igreja vê o pastor cuidando de vidas, o povo também cuida. A igreja é o espelho de seu pastor e segue seu exemplo. O que o pastor faz vale mais do que suas palavras no púlpito. 5. Dedica sua vida às ovelhas (vers. 11): A vida de um pastor é dedicada à suas ovelhas. Somente Jesus deu Sua vida para nossa salvação e ninguém mais pode fazer isso. Este é um exemplo de entrega que deve ser seguido pelos líderes espirituais. Por isso, Jeremias alerta os pastores que apascentam a si mesmos (Jeremias 23:1-4). Quando se entrega ao ministério, o pastor deixa tudo em prol de ganhar vidas para Deus. 6. Nunca abandona suas ovelhas (vers. 12,13): Jesus deixa bem claro a diferença entre um mercenário e um pastor. O mercenário visa seu interesse e quando não consegue o que quer ou quando enfrenta algum risco, então foge abandonando o rebanho. Já o verdadeiro pastor cuida mais ainda de seu rebanho quando percebe as situações perigosas, chegando a arriscar-se pelas suas ovelhas. É nos momentos mais difíceis da vida das pessoas que o pastor se mostra presente e ganha realmente o respeito do povo. 7. Não faz distinção de pessoas (vers. 16): O pastor deve atender toda a comunidade além das que estão na igreja, que são “outras ovelhas, não deste aprisco” e trabalhar pela unidade do povo para que sejam “um rebanho e um pastor”. Para isso, o pastor não pode fazer distinção de pessoas dentro ou fora

do templo. Todos são ovelhas ou almas que poderão ser alcançadas pelo Evangelho. Se o pastor se limitar a atender apenas um grupo, perde a oportunidade de conquistar muitas vidas. Quando o pastor exerce seu ministério seguindo o exemplo de Jesus, mesmo que seja muito difícil, tudo o que fizer é aprovado por Deus. Então Jesus se torna o real e supremo “pastor e bispo de vossas almas” (I Pedro 2:25). Seja um pastor de acordo com o exemplo de Jesus!

Papel da Ovelha Quem já teve a oportunidade de conhecer uma ovelha sabe que ela é um animal dócil e manso. Além disso, ela se apega ao ser humano confiando nos direcionamentos que lhe são dados. Ovelhas são animais que precisam de orientação, pois não sabem cuidar de si próprias sozinhas. Também são frágeis diante de predadores e não conseguem se defender, por isso não podem viver sem o cuidado de um pastor. As atribuições das ovelhas, de acordo com as palavras de Jesus são: 1. Ouve a voz do pastor (vers. 3): Ouvir é mais do que apenas escutar. Ouvir significa compreender. A ovelha vai à igreja para aprender algo e o pastor é o canal de Deus para transmitir esta mensagem. Por isso, a ovelha deve aceitar a voz de seu pastor como veículo divino para a entrega de sua Palavra. Quando o pastor fala, a ovelha deve ouvir atentamente. 2. Segue a orientação do pastor (vers. 4): As ovelhas devem seguir a orientação do pastor. Existem pessoas que querem mandar no pastor e dizer o que ele deve fazer. Todos podem dialogar e sugerir ao pastor ideias do que pode ser feito, mas a orientação do pastor deve ser obedecida. Muitas pessoas só querem

32

Palavra de paz 35 FINAL.indd 32

1/11/2013 11:00:20


orientador para que haja “um rebanho e um pastor”. Muitas ovelhas estão seguindo pastores da televisão. Mas, embora muitos sejam bênçãos nas mãos de Deus, o seu pastor é aquele que visita, ministra a ceia, aconselha e, nas horas difíceis, atende suas ligações. 7. Acredita no pastor (vers. 26): Jesus disse que os fariseus não eram ovelhas porque não acreditavam nele. O que faz uma pessoa ser ovelha é a capacidade de dar créditos ao que o pastor diz. Ovelha desconfiada não acredita no pastor. Existem pessoas que são tão exigentes que não dão crédito ao seu líder. A ovelha precisa confiar no pastor para confidenciar sua vida pessoal e, assim, ter suas feridas tratadas. Saber que tem alguém cuidando de nós é algo que conforta nossos corações. No mundo atual, diante da liberdade e individualismo propostos pela sociedade, tornar-se ovelha é um grande desafio. Compartilhar as questões pessoais e aceitar a correção do líder exige um esforço enorme para quem deseja ser submeter-se a um líder. Se cada ovelha seguir estas orientações, a vida na igreja se torna muito mais fácil. O comércio religioso tem feito de muitos pastores meros funcionários executivos de igrejas e alguns acabam sendo seduzidos por interesses financeiros. Além disso, o trânsito religioso tem provocado uma mudança constante de igreja por parte de membros. Todos estão acostumados com a concorrência do “comércio” para comprar o que quiser, quando quiser e onde quiser. Isto está sendo refletido no comportamento de muitos crentes. A pessoa vai à igreja que mais lhe agrada e se algo lhe aborrecer, logo procura outra. Quem faz isso deixa de ser ovelha por não se submeter ao cuidado de um só pastor. Quem é você: ovelha ou pastor?! Assuma sua identidade espiritual! *Pr. Welfany Nolasco Rodrigues é pastor da Igreja Metodista Canaã em Além Paraíba, MG.

Palavra de Paz

ouvir coisas boas e, quando são exortadas, não aceitam. Mas o pastor tem autoridade para corrigir o rebanho com a “vara e o cajado” e isso deve ser considerado como consolo pela ovelha (Salmo 23.4). 3. Reconhece a voz do pastor (vers. 4): Dentre todos os ruídos e mugidos do rebanho, a ovelha consegue reconhecer a voz do pastor. A diversidade de igrejas é tão grande que fica difícil estabelecer um padrão. Cada igreja e cada pastor pensa e fala de uma maneira diferente. Então, a ovelha precisa saber discernir a voz de seu pastor para não ficar confusa. Quem fica andando de igreja em igreja e escolhe quem vai ouvir, acaba em confusão e se perde pelo caminho. 4. Não segue ou ouve estranhos (vers. 5 e 8): A ovelha não atende a orientação de estranhos. Isso é muito importante porque existem muitos “falsos profetas” (Mateus 7.15). Infelizmente muitas igrejas preferem ouvir pregadores de fora, que muitas vezes são pessoas desconhecidas da comunidade. Estes pregadores vêm e ensinam o que querem para as ovelhas e depois vão embora, mas quem fica para lutar com seu rebanho e resolver os conflitos é o líder da igreja local. A verdadeira ovelha ouve a voz de seu pastor e não de estranhos. 5. Aceita o alimento oferecido pelo pastor (vers.9): A ovelha procura e acha pastagem oferecida pelo pastor. O Salmo 23 fala que ela não sente falta de nada, sendo levada a pastos verdejantes e águas tranquilas. Assim como cada pastor procura dar o melhor alimento para seu rebanho, a ovelha também deve aceitar o suprimento oferecido. Quando a ovelha olha o pasto do vizinho e procura comer longe de seu pastor, logo ela se perde. Muitas ovelhas estão feridas, perdidas ou desnutridas porque não aceitam o alimento oferecido pelo pastor. 6. Conhece o seu pastor (vers.16): Assim como o pastor deve conhecer suas ovelhas, estas também devem conhecer o seu líder e

33

Palavra de paz 35 FINAL.indd 33

1/11/2013 11:00:25


saúde

Diabetes: a importância do tratamento adequado

Palavra de Paz

Dra. Vaneska Spinelli Reuters A elevação dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, que ocorre no diabetes, está relacionado a diversos sintomas como sede excessiva, visão turva, cansaço, fraqueza, tonteira e aumento do volume e da frequência da urina. Contudo, muitas vezes pode não causar sintoma algum, principalmente no diabetes tipo 2, o tipo mais comum (cerca de 90% dos casos). Mesmo na ausência de sintomas, a glicose - que está elevada no sangue - vai causar danos progressivos a diversos órgãos e sistemas levando ao desenvolvimento das temidas complicações do diabetes tais como problemas de visão, danos

à função dos rins, alterações circulatórias e alterações nos nervos. Por isso, esta doença necessita de tratamento adequado.

Como tratar o diabetes? O tratamento do diabetes baseia-se na educação, em uma dieta balanceada, no uso de medicamentos e na prática de atividade física. O paciente diabético deve procurar ter o maior conhecimento possível sobre sua doença e passar a ter participação ativa em seu tratamento, sendo necessário, muitas vezes,

34

Palavra de paz 35 FINAL.indd 34

1/11/2013 11:00:27


Dieta: É a pedra fundamental do tratamento do diabetes. A dieta do diabético deve ser individualizada e estar de acordo com as demandas relacionadas à idade, sexo feminino ou masculino, características fisiológicas de cada indivíduo, realização ou não de atividade física, a coexistência de outras doenças, hábitos socioculturais, situação econômica, disponibilidade de alimentos, etc. Além disso, deve ser orientada por um profissional de nutrição. Ao contrário do que muitos pensam, a dieta não deve ser restritiva. O diabético deve ter a alimentação saudável recomendável para qualquer pessoa. Os alimentos gordurosos, refrigerantes, frituras e massas devem ser evitados, principalmente quando é necessário perder peso. O consumo de alimentos contendo açúcar, tais como doces, bolos, sorvetes, balas e chocolate estão proibidos. Alimentos dietéticos, ou seja, que são adoçados artificialmente, devem ser consumidos com moderação. Medicamentos: A terapia com medicamentos já é indicada desde o início do quadro juntamente com a dieta. O diabetes tipo 2 resulta de um conjunto de alterações do metabolismo da glicose e diversos medicamentos foram desenvolvidos visando atuar nas diferentes alterações existentes. Por isso, não é incomum a necessidade de dois ou mais medicamentos para manter os níveis de glicose dentro do desejável. Alguns indivíduos com diabetes tipo 2 podem necessitar também de insulina por elevações agudas da glicose decorrentes de infecção, estresse emocional e físico e também quando as medicações convencionais não são suficientes para controlar a glicose. Dentro do grupo das insulinas há aquelas com ação prolongada, que são utilizadas para controlar a glicose nos estados de jejum, e as de ação rápida, que

são utilizadas para controlar a elevação da glicose que ocorre com as refeições. No caso do diabetes tipo 1 está indicado o tratamento com insulina desde o início, pois esse tipo de diabetes é causado pela destruição das células do pâncreas que produzem a insulina no nosso organismo. Exercício: A prática de atividade física é sempre estimulada na pessoa com diabetes, exceto nos casos em que esteja contra indicada por motivos de doença. Sempre antes de iniciar um programa de atividade física, a pessoa com diabetes deve passar por uma avaliação médica criteriosa. Diabéticos devem também ter cuidado com os pés, utilizando calçados adequados e meias de algodão para prevenir feridas, além de consumir grande quantidade de água para evitar desidratação, especialmente nos meses mais quentes. O exercício físico deve ser realizado preferencialmente sob orientação profissional e deve respeitar os objetivos e as limitações de cada indivíduo. Nesse contexto, gera inúmeros benefícios como a melhora do controle dos níveis de glicose no sangue, perda de peso, melhora dos níveis de colesterol, melhora da pressão arterial, melhora do condicionamento físico, aumento da disposição geral e tem impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. O diabetes é uma doença muitas vezes silenciosa que pode causar danos irreversíveis à saúde e, por isso, deve receber tratamento sempre. O tratamento adequado previne complicações e melhora de forma significativa a qualidade de vida das pessoas. *Vaneska Spinelli Reuters é doutora em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM e professora adjunta de endocrinologia da Universidade Gama Filho. Site do Instituto: www.ibeca.com.br.

Palavra de Paz

mudanças de hábitos e implementações de rotinas novas.

35

Palavra de paz 35 FINAL.indd 35

1/11/2013 11:00:31


datas & celebrações Palavra de Paz

O segundo domingo de dezembro, no Brasil, é o Dia da Bíblia. A Lei Federal nº 10.335, de dezembro de 2001, instituiu esta celebração no calendário oficial do país. A origem desta data, no entanto, tem história mais longa. Em 1549, na Grã-Bretanha, o bispo Cranmer incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. Sua intenção era incentivar a população a orar em favor da leitura da Bíblia. Esta data, no Brasil, começou a ser celebrada pelos missionários evangélicos vindos da Europa e dos Estados Unidos. A primeira manifestação pública aconteceu logo depois da fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948. Em dezembro daquele ano, no

Monumento do Ipiranga, em São Paulo, houve uma concentração de pessoas e Igrejas para celebrar o Dia da Bíblia. A partir daí, a Sociedade Bíblica do Brasil tem coordenado e incentivado estas celebrações. A ênfase sempre foi e continua sendo que as Igrejas locais façam celebrações. Nestas celebrações se agradece a Deus por ele nos ter dado sua Palavra, se fala do valor da Bíblia Sagrada para as pessoas e se incentiva a leitura do Livro Sagrado. Também são recolhidas ofertas para que a difusão gratuita da Bíblia possa ser feita pela Sociedade Bíblica do Brasil. Através de seus programas sociais, a Sociedade Bíblica do Brasil leva a

36

Palavra de paz 35 FINAL.indd 36

1/11/2013 11:00:33


Preparando a celebração do Dia da Bíblia 2013 Palavra de Deus para cegos (Bíblia em braile), para hospitais, prisões, escolas, populações carentes. Em todos estes programas, a distribuição é subsidiada pelas ofertas das igrejas e dos cristãos. Para 2013, a celebração do Dia da Bíblia tem como tema: A Bíblia e a Família – pais e filhos. Nesta celebração se pretende chamar a atenção da importância da leitura da Bíblia para edificação de famílias cristãs e saudáveis. Família é um dos temas mais abordados na mídia, em todo o mundo. Também no Brasil, a família é assunto que faz parte dos temas mais polêmicos. Mas pouca coisa é feita para, de fato, ajudar as famílias a viverem de maneira saudável. Daí a importância do tema proposto para as celebrações deste ano. A Sociedade Bíblica do Brasil tem um site dedicado a incentivar as celebrações do Dia da Bíblia. Neste site são feitas sugestões de como celebrar esta data, além de disponibilizar materiais auxiliares para a celebração. Vale a pena visitar: www.diadabiblia.org.br.

Sugerimos que as Igrejas celebrem o Dia da Bíblia promovendo um culto especial nesta data. Preparem este culto para que toda a Igreja seja motivada a participar. Envolver crianças, jovens, adultos e idosos na celebração vai mostrar na prática como toda a família é edificada com a Bíblia Sagrada. Em muitas cidades, as Igrejas se unem para fazer manifestações públicas em louvor à Palavra de Deus. Tão ou mais importante do que celebrar o Dia da Bíblia, é fazer deste livro nosso livro de orientação diária. Ler a Bíblia, meditar em seu conteúdo, levar a sério seus ensinamentos é a melhor orientação para a vida. Na Bíblia descobrimos que Deus nos ama, que em Jesus Cristo ele nos perdoa e com o seu Espírito Santo Ele nos anima a vivermos uma vida conforme a sua vontade. Leia a Bíblia. Celebre a Bíblia todos os dias em seu coração. *Erní Walter Seibert é secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil.

Palavra de Paz

Erní Walter Seibert

37

Palavra de paz 35 FINAL.indd 37

1/11/2013 11:00:38


língua portuguesa

DICAS:

Fique ligado em alguns erros comuns da Língua 1. O governo “interviu”. Intervir conjuga-se como “vir”. Por isso, o correto é: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram.

6. “Inflingiu” o regulamento. Quando algo é transgredido, o correto é Infringir. Exemplo: Infringiu o regulamento. Infligir significa impor. Exemplo: Infligiu séria punição ao réu.

2. A última “seção” de cinema. Seção significa divisão, repartição, e sessão equivale a tempo de uma reunião. Exemplos: seção eleitoral, seção de esportes; sessão de cinema, sessão do Congresso.

7. Não queria que “receiassem” a sua companhia. O i não existe. Exemplo: Não queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis.

3. Vou “consigo”. Consigo só tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e não pode substituir “com você”, “com o senhor”. Portanto: Vou com você, vou com o senhor. Igualmente: Isto é para o senhor (e não “para si”).

8. Ficou contente “por causa que” ninguém se feriu. Embora popular, a locução não existe. Use porque. Exemplo: Ficou contente porque ninguém se feriu.

Palavra de Paz

4. Fale sem “exitar”. No sentido de estar incerto a respeito de algo que tenha de ser feito, o correto é: hesitar. 5. Tons “pastéis” predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, não varia. O correto é tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural é o normal: ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas.

9. Se eu “ver” você por aí... O certo é: Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier. 10. Já “foi comunicado” da decisão. Uma decisão é comunicada, mas ninguém “é comunicado” de alguma coisa. Assim, o correto é: Já foi informado (cientificado, avisado) da decisão. Outra forma errada: A diretoria “comunicou” os empregados da decisão. A forma correta: A diretoria comunicou a decisão aos empregados.

38

Palavra de paz 35 FINAL.indd 38

1/11/2013 11:00:41


reflexão

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração; espera, pois pelo Senhor!” (Salmos 27:14)

Esperando pelo Senhor Uma das maiores dificuldades do ser humano é esperar. Nossa paciência é curta. Queremos que tudo aconteça ao nosso modo e no nosso tempo. O livro de Provérbios diz que a esperança que se adia, adoece o coração. O século XXI é o século do imediatismo. É o século do fast food. Tudo precisa funcionar dentro das leis do imediatismo. E queremos que Deus aja dentro desse imediatismo. Não

temos paciência para esperar. Esperar um dia, um mês, um ano é para nós uma eternidade. No texto de 1 Samuel 13:8-13 encontramos o exemplo de Saul que não teve paciência e não esperou por seu grande amigo Samuel. Deus havia ungido a Saul como rei de Israel. No capítulo 10, Saul recebe uma instrução de que deveria esperar por Samuel para fazer o sacrifício. Ninguém podia fazer o sacrifício

Palavra de Paz

Jânio Cosendey

39

Palavra de paz 35 FINAL.indd 39

1/11/2013 11:00:43


sem a presença do profeta, pois era ele quem abençoava. E Saul deveria esperar por Samuel, mas ele não esperou! Quando foi ungido rei, ele recebeu uma palavra profética com uma direção específica. “Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.” (1 Samuel 10:8) E Saul fez como Samuel lhe dissera para fazer. Esperou 7 dias. Mas quando percebeu que o povo ficava impaciente e uns começaram a ir embora, ele resolve fazer o sacrificio. Então, o profeta chega e lhe diz: Você agiu loucamente! Deus iria hoje confirmar o teu reino. “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre”. (I Samuel 13:13)

Palavra de Paz

“kairós” se refere ao tempo da visitação de Deus em nossa vida. É o momento que Deus intervém no processo da nossa existência e age em nosso favor Deus tinha um propósito com ele. Deus tinha um plano. Deus queria ali honrar o rei Saul para sempre. Saul não soube esperar pelo tempo certo. Ele foi precipitado. Deus tinha um plano e Saul tinha que agir dentro deste plano de Deus. Mas ele não esperou, não foi sábio. Você pode ser um vaso escolhido de Deus, uma benção na igreja, no seu trabalho, na sua família e ter um chamado, uma promessa de Deus para a sua vida. Mas se não esperar o tempo de Deus pode por tudo a perder. Quantas pessoas tem tido o mesmo comportamento de Saul? Quantos casamentos, negócios, decisões precipitadas tem sido

tomadas? E depois vem as consequências para o resto da vida. O novo testamento emprega duas palavras para “tempo”. A primeira é “cronós”, que se refere exatamente ao tempo cronológico, ao passar dos dias, meses e anos. Mas, às vezes, o Novo Testamento usa uma outra palavra: “kairós”. E “kairós” se refere ao tempo da visitação de Deus em nossa vida. É o momento que Deus intervém no processo da nossa existência e age em nosso favor. Isso é “kairós”. Quando o salmista diz aqui “Espera pelo Senhor”, ele não está se referindo ao tempo cronológico. Ele está falando do kairós. Ele está dizendo: Anime-se, fortifique-se, prepare o seu coração. E por quê? Porque o kairós está vindo. O tempo da visitação de Deus em sua vida está chegando. E quando este tempo chegar, ele vai substituir a momentânea derrota que você está vivendo por um tempo de vitória e benção. É só averiguar a história bíblica! Quando o Kairós chegou para Daniel, o tempo de ficar na cova dos leões foi substituído por um novo tempo. Um tempo de bênçãos e vitória na corte da Babilônia. A mesma coisa aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abedenego. Quando o kairós chegou, o tempo de permanecer na fornalha de fogo sobremodo acesa foi substituído por um tempo de honra na presença de Nabucodonosor. Quando o tempo da visitação de Deus chegou para Israel, aqueles anos de sofrimento no Egito ficaram para trás e agora Israel passa a viver novos tempos em direção a terra prometida. Quando o tempo da visitação de Deus chega, a nossa momentânea derrota é substituída por uma vitória permanente que já foi decretada nos céus! Talvez você esteja passando por lutas, conflitos diversos e só enxerga a derrota. Mas Deus, que enxerga o futuro, já vê a sua vitória. Nós só vemos a derrota momentânea que estamos vivendo hoje, mas Deus enxerga a grande vitória que Ele mesmo já preparou para

40

Palavra de paz 35 FINAL.indd 40

1/11/2013 11:00:47


Quando o tempo da visitação de Deus chega, a nossa momentânea derrota é substituída por uma vitória permanente que já foi decretada nos céus! Então, espera pelo Senhor, porque mesmo que o tempo cronológico esteja passando, o Kairós não vai passar. Ele vai chegar e vai permanecer. Quando o tempo da visitação de Deus chegar você não vai receber uma vitória passageira, não. Você vai receber uma vitória permanente e completa. É assim que o cristão verdadeiro age. Ele espera no Senhor, confia no Senhor, pois sabe que Deus faz todas as coisas no seu devido tempo e de forma perfeita. A espera é sempre um momento de reflexão, pois enquanto esperamos, vemos o quão incapazes somos de fazer tudo o que desejamos. O Senhor usa a espera para trabalhar em nossos corações, para nos aperfeiçoar, para nos fazer confiar em seu cuidado e em sua providência. Esperar pelo Senhor tem o objetivo de fortalecer o nosso coração em atitude reverência, fé, confiança naquilo que o Senhor irá fazer. O salmo 27:14 nos diz assim: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”. Aqui percebe-se uma expressão alegre de confiança no Deus eterno, santo, soberano e poderoso a que servimos. O salmista tinha a certeza de que ele veria a bondade do Senhor manifestada na terra. Ele tinha certeza da intervenção divina. A vida cristã é uma vida de espera. Aguardamos a ação de Deus em nossas vidas e, principalmente, esperamos o seu retorno glorioso para nos levar definitivamente ao Reino dos céus. Esta espera pelo Senhor tem um nome:

esperança! Mas a nossa esperança é diferente. Ela não pode ser frustrada, não se acaba. Ela não está alicerçada em algo deste mundo, está firmada em Cristo, portanto, não se limita apenas a esta vida A esperança cristã é contagiante, pois não há nada que aconteça que possa mudar, diminuir ou extinguir o poder soberano de nosso Senhor. Por esta razão, devemos estar sempre prontos a responder qual a razão de nossa esperança infinita (1 Pedro 3:15). Outra coisa que pode-se aprender é que esperar no Senhor é a melhor maneira para se obter a vitória. “Esperar”, “ter bom ânimo”, “fortificar-nos”, são qualidades essenciais para um vencedor que procura não ver o tamanho da adversidade ou dificuldade que passa, mas sim como superá-la mediante a uma fé única no Deus que supre nossas necessidades. Foi isso que Jó fez: “Onde está, pois, a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? Ela descerá até as portas da morte, quando juntamente no pó teremos descanso”. (Jó 17:15-16) De acordo com o texto bíblico, o que Jó está dizendo é que até a sepultura, a morte, ele continuaria esperando em Deus. Aleluia! Foi isso que o apóstolo Paulo disse quando se viu no meio de uma grande tempestade. “Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas; é preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito”. (Atos 27:22-25) Paulo sabia que tudo sairia bem porque a coisa ia acontecer como Deus havia falado. Quem tem a palavra final? A palavra final é Daquele que está assentado no trono, e sua Palavra se cumpre porque Ele é fiel. *Jânio Cosendey é pastor, formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Palavra de Paz

nós e ninguém pode mudar isso! Nem o diabo, nem o mundo, nem o inferno! Ninguém!

41

Palavra de paz 35 FINAL.indd 41

1/11/2013 11:00:52


vida com Deus Palavra de Paz

Aprenda a reconsiderar o passado. Parece estranho, mas é isso mesmo. Em alguns momentos da vida temos que reconsiderar o nosso passado. Depois, com calma, leia o capítulo 4 do livro de Esdras. Naquele momento, o povo de Deus estava sendo desencorajado a iniciar a reconstrução do templo. Oposições externas fizeram com que eles abandonassem o projeto durante anos. A indiferença do povo em reconstruir o templo revelava uma indiferença pela presença do Senhor. E sabe por que é preciso ‘reconsiderar o passado’? Porque um dos propósitos do povo ter sido liberto do exílio era a reconstrução do templo. Mas, ao invés disso, o povo estava construindo suas próprias casas, enquanto a Casa do Senhor estava em ruínas. Eles estavam traindo o ‘Deus da Aliança’. Será que você também não precisa reconsiderar o seu passado? O que Deus já fez na sua vida? Você tinha uma aliança com Ele e a quebrou? Nós sempre ouvimos das pessoas que precisamos deixar o passado para trás, não é verdade? Mas quando se trata de relembrar os feitos do Senhor, isso sim você deve carregar para o resto da sua vida.

42

Palavra de paz 35 FINAL.indd 42

1/11/2013 11:00:54


Palavra de paz 35 FINAL.indd 43

1/11/2013 11:00:57


Palavra de Paz 44

Palavra de paz 35 FINAL.indd 44

1/11/2013 11:00:59


bĂ­blias, livros, cds e cia Palavra de paz 35 FINAL.indd 45

1/11/2013 11:01:02


Produtos que você pode encon tr bíblias, livros, cds e cia

Bíblia Sagrada Letra Grande Sticky Notes ARA Perfeita para pré- adolescentes e adolescentes. Sua capa contém um bloquinho de anotações e sticky notes colorido, além de um elástico que prende as páginas, deixando o exemplar com cara de agenda. Possui letras grandes e texto bíblico na tradução Almeida Revista e Atualizada, além de recursos como: • Notas textuais e referências cruzadas; • Tabela de pesos, moedas e medidas; • Como encontrar ajuda na Bíblia; • Leituras para dias especiais; • O que a Bíblia diz sobre o perdão de Deus. Capa Dura com Blocos para Anotações e Sticky Notes 1664 Páginas Formato: 11,5 x 16,5 cm

Bíblia Sagrada Letra Gigante ARC Na versão mais consagrada e mais usada pelos evangélicos do Brasil, João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida. Traduzida dos textos originais, tem como destaque a linguagem elegante e erudita. Com o novo testamento em 2 cores e abertura de índice; possui também Panorama Bíblico e Mapas coloridos. Capa Luxo Duotone Turquesa e Preta 1488 páginas Formato: 13,5 x 20,5 cm

Bíblia de Estudo Pentecostal Pequena com Harpa Cristã 3D ARC Uma das Bíblias de estudo mais completas que você já viu! • 77 estudos no Antigo e Novo Testamentos; • Introdução panorâmica dos livros da Bíblia; • Numerosos diagramas e ilustrações; • Concordância abreviada da Bíblia; • Índice de símbolos temáticos; • Parágrafos, no texto bíblico, assinalados conforme originais; • Mapas em cores com seu respectivo índice de localização; • Calendário para leitura da Bíblia em um ano; entre outros... Tudo para que você possa compreender melhor os mistérios do Livro Sagrado. Capa Brochura Rosa em 3D 2192 + Harpas Formato: 11,5 x 16,5 cm

Palavra de paz 35 FINAL.indd 46

1/11/2013 11:01:04


n trar no catálogo Palavra de Paz O Enigma da Bíblia de Gutemberg Maurício Zágari Primeiro livro da Coleção, recebeu o Prêmio Areté de “Melhor Livro de Ficção / Romance”. Essa obra fala sobre as aventuras de Daniel, um jovem cristão brasileiro que, para desvendar um crime, tem de promover uma complicada investigação. Para isso ele precisa usar todo seu conhecimento bíblico - e seguir os ensinamentos de Jesus. 128 páginas Formato: 16 x 23 cm

Thalles Roberto - Olha o Que Ele Fez Comigo Daniel Israel Neste Livro, você conhecerá uma história real, na qual a carreira, sucesso e as encruzilhadas da vida mostram que nenhum processo, seja de pecado, seja de santificação, acontece rapidamente, mas sim, pela soma de escolhas e atitudes que nos aproximam ou afastam do alvo. 240 páginas Formato: 14 x 21 cm

DVD Teus Sonhos - Fernandinho

DVD Três Histórias, Um Destino

1. Alegria 2. Infinitamente Mais 3. A Alegria do Senhor 4. Tudo É Possível 5. Jesus Filho De Deus / Já Estou Crucificado 6. Uma Coisa Peço Ao Senhor 7. Teus Sonhos 8. Caia Fogo 9. Vento Impetuoso 10. O Hino 11. Agindo Deus 12. Emanuel 13. Mil Cairão 14. Um Dia Em Tua Casa

Filme baseado no homônimo livro do Missionário R. R. Soares, narra três histórias: a de Frank, um ministro empenhado na expansão da sua congregação, a de Jeremiah, um garoto que cresceu em uma família disfuncional, e que foi abraçado pelas ruas; e de Elizabeth, que encontra seu amor dentro da igreja, o qual é provado pelo tempo e pelas circunstâncias. Dirigido por Rob Travelier, com o título Destiny Road, é uma parceria da Graça Filmes com a Uptone Pictures. Não recomendado para menores de 10 anos.

Palavra de paz 35 FINAL.indd 47

DVD Amor Incondicional A História de Oséias Uma bela lição é transmitida por esta história emocionante, que exalta o amor incondicional do Senhor e o Seu perdão pelos erros da humanidade. Idioma: Inglês e Português

1/11/2013 11:01:26


Quando o assunto é abençoar a sua vida, pode ter certeza: Ele não poupa nada. Faz sempre o melhor. Prova disso está no versículo acima destacado. Deus já nos deu o que Ele tinha de mais precioso: Jesus. Quando Adão e Eva foram expulsos do jardim, dentre tudo de bom que eles haviam perdido, o que mais valia era a presença de Deus e a intimidade que tinham com o Pai todos os dias. Assim como um salmão, que no fim de sua vida, volta ao rio onde nasceu, o ser humano também deseja voltar para Deus e ter comunhão íntima e profunda com o Pai. Por isso, Deus, que tanto nos ama, enviou seu bem mais precioso, para que voltássemos a nos relacionar com Ele. Deus não economiza para abençoar sua vida, meu irmão, minha irmã. E para desfrutar das maravilhosas bênçãos Dele, você só precisa abrir seu coração para Jesus. Faça isso!

Palavra de Paz

aos irmãos na fé

“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará, juntamente com Ele, gratuitamente todas as coisas?” (Romanos 8:32)

48

Palavra de paz 35 FINAL.indd 48

1/11/2013 11:01:38


CAPA_35 sexta-feira, 1 de novembro de 2013 10:15:43


CAPA_35 sexta-feira, 1 de novembro de 2013 10:15:41

Revista Palavra de Paz nº 35  

Revista Palavra de Paz nº 35

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you