Page 1


Sumário nossa opinião Diferença Sal e luz do mundo

2

PAIS E FILHOS “Infância, o melhor tempo para semear”

entrevista Wilian Nascimento

testemunho “Eu tive câncer e fui desenganada pelos médicos” “Dentre 25 pessoas, havendo uma só vaga, meu filho foi o escolhido”

7

4

pesquisa cristã Nos dias de hoje, quem exerce mais influência na vida dos filhos: os pais ou os amigos?

11

palavra de paz “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”

13

19

comportamento Instalando “softwares” nas crianças

20

22

ESPECIAL A vitória da família brasileira

24

ARTE DE PREGAR Dicas de Homilética

30

estudo bíblico O empobrecido que não pode oferecer tanto

31

falando em família A televisão e a família

pensamentos

14

Biografia Martinho Lutero

aconselhamento

36

15

Expediente:

34

saúde Álcool: a droga lícita

aos irmãos na fé

A Revista Palavra de Paz é uma publicação mensal de circulação nacional da Palavra de Paz Produções Ltda. Ano 2 - Número 23

mensagem Aprenda a valorizar o que você tem

37

44

Cartas para a redação Caixa postal 123 Rio de Janeiro, RJ - 20010-974

Publicidade Wladimir Matheus publicidade@palavradepaz.com.br

Coordenação Rosinha Garotinho

Diagramação, arte e anúncios Oliverartelucas www.oliverartelucas.com.br

Tiragem 15 mil exemplares www.palavradepaz.com.br

Redação e Edição Verônica Garcia veronica@palavradepaz.com.br

Assinaturas 0300 788 78 98 sac@palavradepaz.com.br

Direção Geral Anthony Garotinho


nossa opinião

Diferença Palavra de Paz 2

‘‘

Sal e luz do mundo

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que há de se salgar? Para mais nada presta senão para se lançar fora...” (Mateus 5:13) Conta-se que, certa vez, sociólogos se uniram para realizar um teste sobre o efeito que a pressão de um grupo exerce sobre as convicções pessoais de um indivíduo. Com o tempo, eles perceberam que boa parte dos indivíduos passou a aceitar as ideias que eram transmitidas pelos grupos. Os especialistas dizem que isso faz parte de um mecanismo de socialização, de defesa do ser humano. Às vezes, a necessidade de ser aceito pode te levar a trair os princípios em que você sempre se fundamentou. Jesus disse que nós somos o sal da terra, com um sabor marcante, com um efeito forte e intenso, que se mistura, mas não perde as características. E Ele ainda nos adverte que, se o sal perder o sabor, para mais nada servirá. Os cristãos foram

chamados para fazer a diferença num mundo que já perdeu quase todos os princípios que tornam a vida digna de ser vivida. Andar na contramão do sistema que o mundo impõe é questão de coragem. E coragem para ser diferente e fazer diferente é o que nem todos possuem. Até mesmo expor um pensamento que seja distinto dos demais é um desafio que poucos aceitam. Nas eleições 2010, talvez como nenhuma outra eleição, foi possível verificar o posicionamento de muitos cristãos no que diz respeito a temas que contrariam e distorcem os ideais de Deus para o ser humano. E, veementemente, neste período, muitos cristãos defenderam os princípios bíblicos. Por isso, que Deus te dê força, intrepidez, ousadia, coragem e entusiasmo para que sejas sal e luz neste mundo, ainda que muitos não te compreendam. A editora.


3

Palavra de Paz


entrevista

Wilian Nascimento “Oração é o ponto chave, a porta aberta pra uma vida de excelência” Com mais de dez anos de ministério, Wilian Nascimento, 34 anos, é casado, tem dois filhos e congrega na Igreja Assembléia de Deus em Corcundinha, Campo Grande, zona oeste do Rio. Entrou para a MK Music no ano de 2008. Seu primeiro grande sucesso solo foi a canção “Era Você” (que faz parte da coletânea Amo Você volume 14). Depois do sucesso do primeiro CD solo pela MK Music, “Lugar Mais Alto”, o cantor Wilian Nascimento está de volta com um disco ainda mais marcante, “Agir de Deus”.

Palavra de Paz

Em entrevista ao Palavra de Paz, Wilian Nascimento fala um pouco sobre sua vida como músico e de que forma os acontecimentos atuais têm influenciado seu ministério.

4


Palavra de Paz: Como os acontecimentos que têm abalado o mundo na atualidade influenciam o seu ministério?

Palavra de Paz: O que o William Nascimento ouve e o que tem como referência na música? Wilian Nascimento: Tudo. Sendo gospel, ouço todos os estilos. Minhas referências sempre foram os meus tios, da família Nascimento. Palavra de Paz: Em sua opinião o que é necessário para que se quebre, de vez, a barreira para a música cristã tocar em rádios seculares? Wilian Nascimento: O Evangelho tem crescido num conjunto. Na TV, principalmente, temos visto isso. As pessoas responsáveis pelas programações seculares têm visto que há uma gama muito grande de evangélicos e que eles também contam como pontos na mídia. É claro que é Deus abrindo portas para que Sua Palavra chegue a lugares onde ainda não tinha chegado. O que também pode e tem feito quebrar essa barreira são os belos trabalhos feitos pelos produtores. Não estamos deixando a desejar em nada em relação aos CDs seculares. Tem muita gente boa por aí! Palavra de Paz: A família Nascimento é transbordante em bênçãos musicais. Um recital com o título: “Nascimentos em Cristo” para celebrar as muitas histórias de vitória da família não seria um marco? Isso já passou pela cabeça de vocês? O que você acham da sugestão?

Wilian Nascimento: Seria sim, e com certeza já pensamos nisso. Só que unir todos da família Nascimento não é fácil. A vida é uma correria só. Um viajando pra um lado e outro pra outro. Mas creio que Deus ainda vai levantar esse projeto. Palavra de Paz: Você, que viaja por esse Brasil a fora, que tem uma visão privilegiada das diferenças sociais, diga pra nós: pelo crescimento numérico, a igreja cristã evangélica tem crescido também na misericórdia? Wilian Nascimento: Em cada lugar que vou eu vejo que a igreja tem crescido sim. Às vezes, sou convidado pra cantar em lugares bem distantes, cidades bem pequenas, mas lá tem plantada a igreja de Jesus e o número de salvos só tem crescido. É o reino de Deus ganhando terreno. Palavra de Paz: Fale um pouco de sua igreja. Quem é o seu pastor? Wilian Nascimento: Minha igreja é a Assembléia de Deus no bairro do Corcundinha, em Campo Grande, Rio. Uma igreja cheia da Palavra de Deus, onde aprendi os valores de Deus. Podemos até dizer que é a igreja dos Nascimentos, pois muitos são membros de lá - mesmo às vezes não tendo tanto tempo pra estar presente, por conta das agendas. Meu amado pastor é também meu tio, pastor José Olímpio, que tem conduzido com grande pulso e ajuda de Deus aquela porta aberta.

Palavra de Paz

Wilian Nascimento: No meu ministério me vejo um homem mais de oração, pois tenho visto a grande necessidade de um mundo mais chegado a Jesus. E isso, de uma forma direta, traz um crescimento espiritual para mim.

5


Palavra de Paz: Qual o sonho pessoal e social do William Nascimento para esse tempo? Wilian Nascimento: Acho que o meu sonho é o sonho de todo crente em Jesus Cristo. Ver as pessoas a cada dia se convertendo, se entregando de coração aberto, tendo suas vidas restauradas, vivendo felizes para colher ainda em vida frutos de uma vida com Deus, vivendo do melhor de Deus, da boa parte que nos é reservada.

Palavra de Paz

Palavra de Paz: Quais os cuidados que o artista e o servo têm que tomar para estar com a chama acesa? Como fugir do desgaste da rotina? Como fugir do lugar-comum?

6

Wilian Nascimento: O artista não se preocupa nunca em estar com a chama acesa. Sua preocupação é com sua carreia e imagem. Nós, servos de Deus, cantores que buscam levar pra Deus todos os dias um perfeito louvor, devemos estar sempre aos pés de Jesus. Oração é o ponto chave, a porta aberta pra uma vida de excelência. Se você ora e vigia, sua vida estará sempre na benção e a luz do pisca alerta apagada. Agora, se a oração não for o seu prato principal, amigo, nada feito! “A oração do justo pode muito em seus efeitos”. E é assim que vivo. Tudo o que faço ou penso em fazer, antes, coloco na mão de Deus e Ele, como sempre, não tem me deixado sozinho. Viver no espelho de Deus é a melhor escolha. E sendo de Deus, não existe um lugar-comum. Todos se tornam novos, pois sempre estamos vivendo um novo de Deus. Com Deus não existe rotina.


testemunho

“Eu tive câncer e fui desenganada pelos médicos”

Dalva dos Santos Luteros Rio de Janeiro - RJ

José Rufino Araruama - RJ

Irmão Garotinho, so u da Igreja Assembléia de Deus Ministério Filadélfia, do pastor Edson Lutero s. Comecei o curso de Preparação de Obre iros (CPO) no domi ngo, dia 18 de abril de 20 10 e na quinta-feira , dia 29 de abril, Jesu s já me guardou. Viajávamos eu e mi nha esposa para o Rio de Janeiro e, na volta, em Tribobó, o ônibus parou de re pente e muitos polic iais fizeram uma busca no ônibus. Então, fo i encontrado um band ido que ia assaltar o ônibus. Ele foi pr eso e nós tivemos um grande livramen to. Foi Deus, irmão Garotinho, que deu este grande livram ento a mim e a minha es posa. O policial falou que eles tinham se atrasado ao sair do quartel e não sabia m porque eles tinha m parado naquele po nto e escolhido esse ônibus de tantos ou tros que passavam. Mas o meu Deus sa bia. Como diz o Sa lmo 91: “Mil cairão ao te u lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. De us te abençoe, irmão Ga rotinho. Um abraço do irmão José Rufino.

Palavra de Paz

Meu filho Luis Henrique foi criado no , Evangelho com sua avó. Mas, aos treze anos as Muit lho. traba o muit começou a me dar vezes recebia telefonemas do juizado de menores para ir buscá-lo. Numa certa ocasião, i, ao receber mais uma dessas ligações, decid lo Aqui -lo. deixá juiz, o juntamente com foi como uma surpresa para ele. Porque as mães que iam lá queriam trazer seus filhos imediatamente, e eu queria que ele ficasse como um castigo. E por causa dessa minha atitude, ele o encaminhou para tratamento a psicológico e o avisou que sua idade já estav seria se fizes ele que ima próx a se avançando e re pena dura. Mas ele se tornou um trabalhado se m, poré , atrás anos s Algun era uma benção. riu envolveu novamente. Foi condenado, cump mas ia, cade a para mais u volto sua pena e não continuou aprontando. Se tornou até viciado em crack, não bastassem os outros vícios. Até que, no ano passado, ele enfartou no dia e do meu aniversário. Não cuidou do enfarto nte dura r, Aguia a Souz no acabou internado mas cinquenta e cinco dias. Ele não quis parar, nte dura E m. onte alta ve Deus o parou. Obte os dias em que ele esteve lá, foi como uma e recuperação de Deus. Orava pelos enfermos de risco corre ainda Ele dos. eles ficavam cura or vida, mas eu creio que grandes obras o Senh o ar cont a rei volta E vida. ainda fará na sua do grande testemunho de vitória na presença Senhor Jesus.

7


Elizângela Montovani Tanguá - RJ A Paz do senhor, irmão Garotinho! Estou muito feliz por escrever este testemunho. Há algumas semanas atrás pedi oração para que o meu irmão, o Anderson, conseguisse um emprego. Através das orações, Deus honrou o seu povo e ele conseguiu. Seu programa, irmão, tem sido canal de bênção. Louvo a Deus por ele. Agora quero continuar pedindo oração para que o Anderson se renda aos pés do Senhor Jesus. Olha, irmão, ainda não desisti de ganhar minha Bíblia. Eu sei que ainda vou levar muito a Palavra de Deus através dela. E digo mais, irmão... Vou cadastrar o celular do meu irmão na promoção. Sei que um dia ele também será agraciado. É muito bom fazer parte do povo de Deus. Louvado e exaltado seja o nome do Nosso Senhor Jesus. Irmão, não desista nunca deste programa, pois ele abençoa minha vida e abençoa a vida de muitas outras pessoas. Seja tu uma bênção. E ficamos combinados assim: eu oro por você e você ora por mim.

Palavra de Paz

Luzia Xavier Saldanha Ro sa Petrópolis - RJ

8

Irmão Garotinho, há muito tempo que eu guardo isso no meu coraçã o. Eu fui curada do câncer no colo do útero. Graças a Deus hoje sou curada! Guardo ess e depoimento há três anos, sabe por quê , irmão? Eu sou uma pessoa muito envergonh ada. Mas não dá pra guardar mais esse dep oimento tão lindo, não é verdade? Um forte abraço e fica com Jesus.

Deise Lucide Silva Sant os Petrópolis - RJ

Fui curada da pressão alt a na campanha na minha igreja, a campa nha do sangue de Jesus. Estou muito fel iz. Êta Jesus bonito! Ele é lindo! Aleluu ia!!! Obrigado, irmão Garotinho, pela op ortunidade de poder falar o que Jesus fez em minha vida. Não só na minha, mas na minha família também. Amamos Jesus. Eu oro por você e você ora por mim e por minha família.

Francisco Carlos São Gonçalo - RJ o, estou Prezado irmão Garotinh para agradecer as mandando este e-mail o Senhor Deus tem bênçãos e vitórias que a minha família. dado para mim e para era ajudador do Garotinho, o meu filho z, mas há um programa Palavra de Pa dro estava muito tempo atrás o David Ce ita dor de cabeça doente, com febre, mu levado ao hospital e de garganta. Ele foi ose bacteriana e constataram uma vir ando o trouxeram através do sangue. Qu nião nós estávamos para casa, em uma reu ando no momento o orando pelo tal fato qu ? Era um torpedo celular tocou. O que era guinte mensagem: do Garotinho com a se M ÂNIMO; O SENHOR “ESFORÇA-TE E TEM BO ”. Era o que nós TEU DEUS É CONTIGO A minha família estávamos esperando. e por quê? Garotinho, toda ficou alegre, sab palavra. O David nós tomamos posse da balhando. A nossa foi curado e já está tra ecer. Francisco, Edna família só tem a agrad çoe, Garotinho! e David. Deus te aben


“Dentre 25 pessoas, havendo uma só vaga, meu filho foi o escolhido” Marcela Rabelo dos Santos Brilhante Rio de Janeiro - RJ A paz do Senhor, irmão Garotinho. Quero falar do grande livramento que o Senhor Jesus deu a meu esposo Francisco Zilton Brilhante. Na quarta-feira passada, meu esposo trabalha como motorista de ônibus. Chegando no Flamengo, o veículo não pode prosseguir viagem. Os passageiros começaram a discutir com meu esposo e colocaram fogo na cortina do ônibus. E nisso, empurraram meu esposo para fora, mas Deus, naquele momento, estava com ele. Ele conseguiu apagar o fogo que estava passando para poltrona e só queimou um pouco a mão. Ali o Senhor livrou e tem livrado meu marido do perigo. Amém!

Ivoni Pereira do Nascim ento Magé - RJ

A Paz do senhor, irmão Garotinho! Durante a oração, todas as noite s, eu dobro meu joelho no pé da cama e oro. Em uma dessas vezes, pedi que Deus abençoasse um teste que meu marido iria fazer no tra balho. Isso estava deixando meu esposo ne rvoso há dias. E assim Deus fez. Ele foi abençoa do e passou no teste para a honra e glória do Senhor. Que o Senhor o abençoe nesta nova eta pa de sua vida. Que seja feita a vontade de Deus na sua vida!

Pedro de Paula Junior Rio de Janeiro - RJ A paz do Senhor Jesus, o nosso Salvador! O meu testemunho é a presença de Deus em minha vida. É sentir que ele está comigo. Peço oração por meus filhos Igor, Iuri e minha amada esposa Ana Silvia. E também por Nelson. Ficamos combinados assim: Eu oro por você e você ora por mim.

Quero agradece r a Deus e aos irm oraram pelo meu ãos que pedido de oração . Há um mês atrás, apro ximadamente, pe di orações pelo meu irmão e minha cunhad a, que estavam afastado s do Evangelho de Jesus Cristo. No dia 17 de abril, o meu irmão voltou para JESUS CRISTO. Vamos ficar aguardando no Senhor a volta da minha cunhada. Glória a Deus por esta bênção!

Palavra de Paz

Jorgiane Mesquita - RJ

9


Palavra de Paz

Jacqueline Maria São Gonçalo - RJ

10

A Paz do Senhor, irmão Garotinho! Tenho hoje 39 anos. Há três anos atrás eu tive câncer e fui desenganada pelos médicos. Sofri muito até descobrir que estava em estado terminal, pois fui internada no INCA e tive hemorragia de fevereiro até setembro. Eu tinha que tomar bolsas de sangue, pois eu disse que não ia tomar sangue nenhum, e sim o sangue do meu Salvador. Quando os médicos vinham perguntar porque eu não estava com o sangue na veia (eu conseguia ler os lábios das enfermeiras), pois não tinha sangue, os médicos diziam que eu não iria resistir a quimioterapia, pois eu pesava 75kg e fui para 35kg. Comecei a quimioterapia e meu cabelo não caiu. Fiz a radioterapia também, pois fiquei paralítica. As reações da quimioterapia me fizeram ficar um mês sem comer. Já não estava agüentando e fui pedir para me operar. Mas a médica disse que se eu operasse eu morreria, pois o câncer foi para a bacia, e se eu mexesse naquilo eu morreria. Enquanto ela ia falando, eu ia conversando com Deus, pois eu queria morrer. Ela disse para mim que o câncer não mata, o que mata é o tratamento. Eu não conseguia comer. Tudo o que eu comia eu vomitava. Pois eu cheguei em casa e comecei a comer. Todos os dias eu ia para o INCA fazer o tratamento. Na outra semana que eu voltei, o câncer na bacia simplesmente desapareceu. Aí, na outra semana, apareceu um nódulo na minha perna. Meu esposo me ajudou muito. Sempre que eu chegava, falava tudo para ele, porque ele orava por mim. E hoje eu não tenho mais câncer. Fui curada. Só estou com as seqüelas do tratamento, que é muito ruim. Não posso trabalhar, levantar pesos. Só que eu estava pelo INSS, mas eles me liberaram. Ainda estou lutando. A paz!

Maria das Graças Xavier São Gonçalo - RJ Querido Irmão Garotinho, quero saud á-lo com a paz do Senhor Jesus Cristo. Dese jo testemunhar o pedido de oração que eu fiz para que Deus abrisse uma porta de emprego para o meu filho Paulo Eduardo. Na mes ma semana ele conseguiu o emprego. Deu s foi tão bom que entre 25 pessoas, havendo uma só vaga, ele foi o escolhido. Agradeço a Deus! A paz do Senhor!

Marciele de Oliveira Queiroz Rio de Janeiro - RJ Meu primo foi preso por uma coisa que ele não fez. Ele estava muito triste e mãe dele a também só chorava. Mas os irmãos da igrej Nada . Deus disseram que tudo tem o tempo de é por acaso e que Deus tem uma missão na vida dele. Ele estava orando muito lá dentro, ito indo aos cultos e Deus o batizou com o Espír ito Santo. Ele nunca havia recebido o Espír na Santo antes, mesmo quando ainda era firme ão. bênç igreja. Eu louvo muito a Deus por essa Glórias a Deus!


Nos dias de hoje, quem exerce mais influência na vida dos filhos: os pais ou os amigos?

Infelizmente, são os amigos. Os pais ficam em segundo plano. Quando acontece algo, eles se arrependem de não terem escutado os pais.

Luzinete Aparecida de Menezes Rio de Janeiro - RJ

Os pais, pelo exemplo que eles têm que dar aos filhos. Se forem maus exemplos, virão os amigos e influenciarão os nossos filhos.

Meus irmãos, eu acho que depende de como os pais dão a criação. Se for debaixo da ordem do nosso Deus, eles serão bem orientados, pois o senhor Deus fala em sua Palavra: dê a vara ao seu filho a ponto de não matá-lo, mas o ensinando o que é de agrado de Deus. Resumindo: se não souber criá-los, os amigos terão influência. A Paz!

João Pereira Neves Duque de Caxias - RJ

Thalita Rio de Janeiro - RJ

Os “amigos”, infelizmente. Porque os jovens se

Nesse mundo que em que estamos vivendo, são os

Elisabete Angra dos Reis - RJ

pesquisa cristã

Fabiana Borre Petrópolis - RJ

Palavra de Paz

a , na cart lo u a P lo s O apósto a que “a in s n e , s tio s aos corín ompem o r r o c s ia panh te más com cipalmen in r P . ” s tume e tantos u bons cos q m e , atuais dos nos dias influencia o id s m m jovens tê e não tê u q s e d a que por amiz eus. E o D m o c o iss zes, comprom ue, às ve q é e d n nte em não se e is eduqu a p s o e qu a, por mais r maneir o lh e m a ar os d rem tom seus filh e f e r p s ro im ele , o quad ainda ass o s is r o P mos. : outros ru pergunta ã t is r C a Pesquis

deixam levar pelas falsas amizades, não dando crédito devido aos ensinamentos dos seus pais.

11


amigos. Se os pais não tiverem em constante vigilância e muita oração, os amigos influenciarão muito!

Marco Antonio Araujo Amaral Rio de Janeiro - RJ Os dois, mas sendo que os pais têm de formar um caráter nos seus filhos, de dentro de casa para a sociedade.

Palavra de Paz

Joana Darc F. da Silva Japeri - RJ Quando os filhos não ouvem os pais e sim os amigos, eles acabam numa situação constrangedora.

Madalena Rio de Janeiro - RJ

Andreia Gonçalves de Souza São Gonçalo - RJ

Os amigos. Por isso, pais, cuidem bem dos amigos de seus filhos.

Os amigos. A cada dia que passa, os pais exercem menos influência na vida dos filhos, a ponto até de tirar sua própria vida ao invés de cuidar, proteger e amar.

Rosangela M. Ponciano dos Santos Itaguaí - RJ

Esther Queiroz dos Santos Parati - RJ

12

dia influenciando com as boas práticas cristãs.

Sei bem que os amigos exercem influência sim na vida de nossos filhos. Mas quem deve estar sempre corrigindo-os somos nós, os pais, que devemos estar dia após

Os amigos. Hoje, nós, pais, estamos na correria profissional e acabamos esquecendo do nosso ministério de pais, infelizmente.

Jorge Nunes da Silva Jr São Paulo - SP Os amigos, pois infelizmente, com os afazeres do dia-a-dia, os pais não dão a assistência devida aos filhos.


palavra de paz

pensamentos

“Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7)

Muitos cristãos não conseguem perceber como são abençoados por Deus. Além de receberem de graça a vida eterna, serem perdoados de seus pecados, redimidos e terem o privilégio serem templos do Espírito Santo (além de todos esses bens espirituais que recebemos), eles também recebem de Deus poder. É isso mesmo! Talvez essa palavra seja perigosa para alguns, porque nem todos sabem lidar com o poder. Mas o poder de Deus vem acompanhado de amor e moderação. Quando os três estão juntos, eles tornam a vida do crente mais eficaz. Porque aquele que vive pelo poder de Deus também pode compartilhar desse poder e mostrar as virtudes deste Deus para outras pessoas.

Por isso, meu irmão, não temas! O poder de Deus através da sua vida vai derrubar cadeias, romper barreiras e vencer qualquer obstáculo! Porque Deus é poderoso. E você é filho desse Deus! Irmão Garotinho.

Palavra de Paz

Além disso, esse poder também tem a ver com autoridade. E Jesus nos deu autoridade para combater as forças do mal.

13


pensamentos

A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram. (Adam Smith) A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse. (Cícero) A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos ávaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais. (Napoleão Bonaparte) A exigência de ser amado é a maior das pretensões. (Friedrich Nietzsche) Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração. (Thomas Edison) Nunca desencoraje ninguém que continuamente faz progresso, não importa quão devagar. (Platão) Nunca seja um escravo dos padrões que plantaram em você. (Augusto Cury) O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior. (Abraham Lincoln)

Palavra de Paz

O problema é que destruir o passado é o mesmo que abandonar uma parte de si próprio. (Roberto Shinyashiki)

14


biografia (1483-1546) Teólogo alemão, professor, pastor e reformador. Iniciou a Reforma Protestante com a publicação de suas 95 teses no dia 31 de outubro de 1517. Nesta publicação, Lutero atacou a Igreja por causa da venda de indulgências e defendeu uma teologia que se apoiava na graça de Deus através de Jesus Cristo ao invés de obras humanas.

Palavra de Paz

Martinho Lutero

15


Palavra de Paz

1. Biografia

16

No dia 17 de julho, Lutero entrou para o mosteiro agostiniano em Erfurt. A decisão de entrar para o mosteiro foi Lutero nasceu no dia 10 de novembro de uma tarefa difícil. Lutero sabia que ele iria 1483 em Eisleben, no Sacro Império Romano decepcionar seus pais, mas ele também sabia - que hoje é o Leste da Alemanha. Logo após que deveria manter a promessa feita a Deus. seu nascimento, sua família mudou-se de Além disso, ele também tinha fortes razões Eisleben para Mansfeld. Seu pai era um mineiro internas para se juntar ao mosteiro. Lutero relativamente bem sucedido e Mansfeld era foi perseguido pela insegurança quanto à sua uma cidade que se destacava na mineração. salvação. Um monastério era o lugar perfeito Lutero era o segundo filho nascido de Hans e para encontrar segurança. Magarete Lutero. Dois de seus irmãos morreram Em 1510, Lutero viajou como parte da durante os surtos de uma delegação de seu mosteiro praga. Um outro irmão, em Roma. Em 1511, foi James, viveu até a idade transferido do mosteiro adulta. A descoberta da de Erfurt para Wittenberg O pai de Lutero sabia onde, após receber seu graça de Deus que a mineração era uma doutorado em Teologia, ocupação muito cíclica, revolucionou todos tornou-se professor de que não trazia estabilidade Teologia Bíblica na recémos aspectos da vida e ele queria mais fundada Universidade de segurança para seu filho, e do pensamento Wittenberg. que era jovem e promissor. Em 1513, começou suas de Lutero. Hans Luther decidiu que primeiras aulas sobre os ele faria o que fosse Salmos. Nestas palestras, necessário para ver Lutero a crítica de Lutero ao se tornar um advogado. Então matriculou mundo teológico em torno dele começa Lutero na escola de Mansfeld. Quando a tomar forma. Mais tarde, em palestras completou 14 anos, foi enviado para Magdeburg sobre a Epístola de Paulo aos Romanos (em para continuar seus estudos. Ele ficou apenas 1515-1516), essas críticas se tornaram mais um ano lá e, em seguida, foi para a escola de perceptíveis. Foi durante estas palestras que Latim em Eisenach, onde ficou até 1501. Lutero encontrou finalmente uma certeza. Em 1501 ingressou na Universidade de A descoberta que mudou a vida de Lutero Erfurt para cursar o básico de Master of Arts finalmente mudou o curso da história da (gramática, lógica, retórica, metafísica etc). igreja e da história da Europa. Em Romanos, Em 1505 parecia que os planos de Hans para Paulo escreve sobre a “justiça de Deus.” seu filho estavam prestes a serem realizados. Lutero sempre entendeu que o termo “Deus Lutero estava à beira de se tornar um era um juiz justo” exigia a justiça humana advogado. Mas, por causa de uma tempestade, . Agora, Lutero entendia a justiça como um os planos foram interrompidos. dom da graça de Deus. Ele havia descoberto Em julho de 1505, Lutero foi apanhado numa a doutrina da justificação somente pela tempestade terrível. Com medo de morrer, ele graça. fez um voto e gritou: “Salve-me, Santa Ana, e Em 1517, Lutero postou uma folha de me tornarei um monge.” Santa Anna era a mãe teses para o debate na porta da capela da da Virgem Maria e padroeira dos garimpeiros. Universidade de Wittenberg. As 95 teses


foram uma crítica devastadora à igreja, à Em São Paulo, Lutero encontrou finalmente venda de indulgências e explicavam também uma palavra de esperança. Ele finalmente os fundamentos da justificação somente encontrou uma palavra de garantia e descobriu pela graça. Lutero também enviou uma a graça de Deus. A descoberta da graça de cópia das teses ao arcebispo Albrecht Mainz Deus revolucionou todos os aspectos da vida e convidando-o para acabar com a venda de do pensamento de Lutero. indulgências. Em Roma, os cardeais viram as Uma tautologia da teologia de Lutero teses de Lutero como um ataque à autoridade é a seguinte: “Deixe Deus ser Deus.” Isto papal. liberta o ser humano de ter que alcançar a Em 1518, durante uma reunião da Ordem salvação, mas sim, dela ser um dom recebido. dos Agostinianos, em Heidelberg, Lutero expôs Portanto, a salvação é o pressuposto da vida a sua posição com uma de um cristão e não o seu precisão ainda maior. Após objetivo. Essa crença gerou a reunião de Heidelberg, a rejeição de indulgências em Outubro de 1518, e seu movimento a uma Lutero sabia que Lutero foi pressionado Teologia da Cruz. ele iria decepcionar a retratar suas posições Por que foram pelo Legado Pontifício, o rejeitadas as indulgências? seus pais, mas ele cardeal Thomas Caetano. Simplificando, elas também sabia Lutero afirmou que não resumem tudo o que, do poderia renegar, o que o ponto de vista de Lutero, que deveria levou à sua excomunhão estava errado com a igreja. manter a promessa final em janeiro de 1521. Em vez da dependência de De 1533 até sua morte Deus, colocaram a salvação feita a Deus. em 1546 ele serviu como nas mãos de vendedores decano da faculdade de ambulantes. Teologia em Wittenberg. A importação da Morreu em Eisleben, em 18 fevereiro de 1546. Teologia da Cruz foi a descoberta da justiça passiva de Deus e está baseada em modelos teológicos. A salvação vem para a humanidade através da Boa Nova (Evangelho) de Jesus Cristo. A boa As tentativas de Lutero para provar notícia é que a justiça não é uma demanda seu valor falharam. Ele continuou a ser sobre o pecador, mas um dom para o pecador. O atormentado pela incerteza e dúvida acerca pecador simplesmente aceita o presente através da sua salvação. Finalmente, durante suas da fé. Para Lutero, a loucura das indulgências lições sobre a Epístola de Paulo aos Romanos, foi que eles confundiram o direito com o ele encontrou consolo. Ao invés de depósitos evangelho. Ao afirmar que a humanidade precisa de mérito, as indulgências, Deus aceita o fazer algo para merecer o perdão promulgou pecador apesar do pecado. A aceitação é a noção de que a salvação é alcançada e não baseada em quem se é e não no que se faz. recebida. Grande parte da carreira de Lutero Justificação é conferida e não alcançada. esteve focada em desconstruir a idéia da lei Justificação não é baseada na justiça humana, como um caminho para a salvação. mas na justiça de Deus, revelada e confirmada Internet Encyclopedia Philosophy - IEP em Cristo.

Palavra de Paz

2. Teologia

17


“Que virá a ser, pois, este menino?” (Lucas 1:66b) “Perguntaram a um menino em uma favela de São Paulo: — O que você vai ser quando crescer? Ele respondeu: — Bandido ou missionário, depende de quem chegar primeiro.” O que nossos meninos e meninas vão ser? Essa é a pergunta que ecoa em nossos lares, ruas e cidades... Onde estão os apascentadores de crianças? Onde estão os que plantam boas sementes na infância? Será que se acham sem tempo, sem visão, sem preparo ou envolvidos demais com os afazeres do dia-a-dia? Temos abortado as sementes na infância e perdido as flores e os frutos. O mundo está com poucas flores, poucas cores, perfume e beleza, pois as sementes foram abortadas. O mundo está com fome de Deus, os frutos são poucos, insuficientes, pois as sementes não foram plantadas na fase ideal. Algumas sementes foram plantadas tardiamente, nasceram fora de época, raquíticas se esforçam muito para crescer. Seus frutos são pouco atraentes e escassos, faltaramlhes as condições ideais para crescer. Outra parte da semente foi semeada em boa terra, rompeu e nasceu. Fez-se bela e forte, gerou flores e frutos. Tornou-se planta viçosa. Deu boa colheita, de trinta, sessenta e cem por um. Perfumou, embelezou, alimentou e gerou outras sementes. “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.” Invista sementes na infância e garanta o sucesso da semeadura!

O que se encontra no início da vida de pessoas felizes e abençoadas - é um jardineiro que semeou fontes de vida em sua infância. A Bíblia diz: “Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo coração o buscam! Com tua mão vem ajudar-me, pois escolhi os teus preceitos.” (Salmos 119:2) A semente da vitória está na infância. Por isso, você encontrará neste livro princípios e sugestões que podem mudar e resgatar esta geração de pais, professores e crianças; pois eles foram extraídos de princípios da Palavra de Deus e aplicados às nossas necessidades e ao contexto no qual estamos inseridos. Estou semeando as sementes da minha mais alta esperança no solo fecundo da infância. Escrever essas coisas só para publicar um livro seria loucura! Meu sonho é que tudo o que eu semear aqui contribua para seu jardim. Tudo que a gente faz tem que produzir frutos saborosos ou seria perda de tempo. Parece-me que Deus gosta de jardins. Foi lá que Ele colocou o primeiro casal. Jardins combinam com crianças. É uma ótima imagem ao se tratar da infância. Só temos um jardim se houver o cuidado do jardineiro, semeando e cuidando com o zelo de cada plantinha. O jardim depende do jardineiro. Sem seus cuidados, ele viraria matagal. Venha comigo jardineiro, eu lhe convido! Vamos semear boas sementes na infância e garantir a vitória. *Texto de Alexandra Guerra extraído de seu livro “Infância, o Melhor Tempo para Semear.”

pais e filhos

Alexandra Guerra

Palavra de Paz

“Infância, o melhor tempo para semear”

19


comportamento Palavra de Paz 20

Instalando “softwares” Nancy Gonçalves Dusilek

O computador é hoje um indispensável bem na rotina humana. Não se consegue viver sem essa máquina no mundo moderno. É só a energia elétrica dar uma paradinha por 5 minutos ou um black out durante horas e percebemos que as pessoas param literalmente seu trabalho porque a máquina parou. Isso sem contar quando ela mesma apresenta um defeito... E até que os entendidos coloquem em ordem, lá se foram horas preciosas de espera. Mas o computador é movido a programas instalados (os softwares) que facilitam a vida do usuário. Toda a contabilidade de uma empresa, seja qual for seu tamanho e movimento, pode ser gerida por programas precisos, com resultados rápidos e economia de mão de obra. O que um contador gastava dias (e precisava dos auxiliares administrativos) para preparar um diário ou razão, hoje o computador faz em questão de horas. Muitas vezes, a demora se dá porque a máquina depende de um ser humano que coloque (ou digite) as informações básicas. Uma empresa que deseja divulgar seu material se utiliza da chamada “mala direta”, em que tem um programa, um soft, onde podem ser armazenados os nomes e endereços de milhares

de pessoas. A um simples comando, a impressora emite milhares de cartas com o nome e endereço de cada pessoa e os envelopes. Já pensou em quantos trabalhadores seriam necessários para escrever e endereçar cada carta? E o tempo que isso levaria? E o computador com o programa especial para isso o faz em minutos ou horas dependendo da quantidade. E todos saem num padrão de qualidade muito superior, pois não depende da letra de alguém que pode estar de mau humor e não caprichar. E o que dizer dos programas de entretenimento? Jogos, brincadeiras, informações que distraem a cabeça do usuário dessa maravilhosa máquina? As crianças de hoje são mestres em manusear esse mundo maravilhoso dos jogos virtuais ou chamados videogames. As grandes empresas estão preocupadas em publicar, cada vez mais, programas para facilitar a vida do mundo moderno. E a competição é acirrada para ver quem oferece produto melhor e mais confiável. Quando paro para pensar nessa maravilha toda, me vem à mente nossas crianças. Elas chegam ao mundo com um potencial a ser desenvolvido. Pais e educadores são responsáveis pelos “programas” ou softs instalados em cada uma delas. E a pergunta é: que programas ou softs estamos “instalando” em nossas crianças? A competição com a televisão, as amizades, a escola, é acirrada. Se não se instala logo alguns valiosos programas, com certeza o espaço não ficará vazio e outros softs ocuparão esse lugar. Há vários programas que podemos instalar na vida de nossas crianças para o crescimento integral e saudável delas. O programa espiritual, quando toda base de


Li uma frase sobre valores que gostei: ‘valores são a ponte entre o que eu sinto e o que eu faço’ conhecimento e relacionamento com Deus é estabelecida. Infelizmente, muitos pais cristãos terceirizam essa tarefa para o professor da Escola Bíblica que fica apenas uma hora por semana com a criança. O que pode ficar na cabecinha delas apenas com uma hora por semana, se elas são bombardeadas pela televisão durante a semana toda? Esse privilégio é dos pais, e não deve ser passado a ninguém. Gasta-se tempo, é verdade. Mas, compensa. O programa moral onde princípios e valores são plantados de forma clara e profunda e que regerão suas vidas. Li uma frase sobre valores que gostei: “valores são a ponte entre o que eu sinto e o que eu faço”. São os valores morais e espirituais bem plantados que ajudam a pessoa a ter um autocontrole de suas emoções e de suas ações. Isso leva à maturidade. Tem ainda o programa de hábitos e costumes. Quanto tempo se leva até que hábitos de higiene e de boas maneiras se tornem comuns em uma criança? Toda a educação é feita por “programas” ou orientações que são instaladas gradativamente. Mas, ao lado dos programas que os educadores e pais tentam passar para as crianças hoje, o assédio de “empresas piratas” com programas atrativos atraem-nas cada vez mais. As ofertas são em quantidade e cada vez maiores. Não dá nem tempo da criança assimilar uma ideia e já recebe um bombardeio de várias outras. Mas, todos os programas de computador ficam à mercê de vírus que atacam e destroem os arquivos. Por isso, instala-se os chamados anti-vírus, que detectam os invasores e os

A oração é o maior e melhor anti-vírus para proteger nossas crianças contra os “invasores” que querem destruir os programas saudáveis que estão nelas instalados moldando o seu caráter. ofereça. Por isso, pais e educadores devem estar atentos para essa corrida. Chegar sempre primeiro com o melhor produto, que é a formação de caráter cristão. Além disso, estar com o anti-vírus sempre ativo para proteção e conservação dos bons programas. Que oportunidade doce e rica que educadores e pais têm de “instalar softwares” cristãos na mente e coração das nossas crianças, protegidos pelo anti-vírus da oração! Um computador com bons programas e antivírus é uma bênção para o usuário e para quem ele serve. Uma criança bem formada e protegida pela oração é uma bênção para a sociedade e uma fonte de alegria para o Deus que a criou. * Nancy Dusilek é autora dos livros: Mulher sem Nome (Editora Vida); Liderança Cristã, A arte de crescer com as pessoas (UFMBB) e Descobrindo e Capacitando Líderes (Convicção Editora). Além de possuir vários artigos já publicados.

Palavra de Paz

nas crianças

anulam, salvando, dessa forma, todas as informações armazenadas. A oração é o maior e melhor anti-vírus para proteger nossas crianças contra os “invasores” que querem destruir os programas saudáveis que estão nelas instalados moldando o seu caráter. Não há como ignorar. Se isso acontece, o prejuízo é fatal. No mercado financeiro e comercial, ganha quem chega primeiro oferecendo o melhor produto. No “mercado” educacional, ganha quem chega primeiro, não importa que produto

21


mensagem

Aprenda a valorizar o que você tem Professor Almir Tabajara

Palavra de Paz

Vivemos numa sociedade egoísta em demasia. Embora nos momentos de calamidades e sofrimentos alheios sejamos solidários, na maioria das vezes, nos comportamos como egoístas, em que o “eu” prevalece. Somos uma sociedade do “ter” e não do “ser”. Entretanto, quando nos referimos à família, não somos tão cuidadosos assim. Costumamos valorizar pouco a família que temos. A relação que construímos um dia pode agora estar desmoronando. O que quero dizer é que, embora sejamos uma sociedade que se apega facilmente às coisas materiais, ao status e ao poder, nos apegamos abaixo do desejável com respeito

22

No início tudo são flores! A tolerância impera, as pequenas desavenças são facilmente superadas com um beijinho, mas com o passar do tempo parece que a intolerância impera de forma a desmontar o castelo que construímos de amor.

à nossa família. Quando estamos na fase do namoro, somos tolerantes com os defeitos da pessoa amada, embora todos nos digam o contrário, apresentem claramente os defeitos da pessoa que escolhemos, mas só conseguimos ver o que queremos. Estamos convictos de que estamos fazendo a escolha correta, de que aquela pessoa é a certa para passarmos a vida toda. Se ela tem defeitos, nós também os temos. Depois, pensamos nós, tudo se acerta. Nada vai impedir o nosso amor. O amor supera tudo. Bem, casamos, e agora as coisas começam a mudar. É o dia a dia, as lutas, os problemas, as formas diferentes de vermos a realidade, a herança histórica que cada um dos conjugues trouxe para a vida em comum. No início tudo são flores! A tolerância impera, as pequenas desavenças são facilmente superadas com um beijinho, mas com o passar do tempo parece que a intolerância impera de forma a desmontar o castelo que construímos de amor. As palavras


amargas, irônicas, ofensivas mesmo é que tomam conta do cotidiano. A intolerância e a falta de perdão serão os ingredientes que vão ajudar a detonar a estrutura familiar. Começamos mais a valorizar os defeitos do que as virtudes. Passamos a encontrar em tudo que o outro faz somente defeitos. Exageramos em destacar as falhas em detrimento dos acertos. Começamos a perder a alegria de estarmos junto da pessoa amada. O casamento, a relação que seria para uma vida toda começa a ficar ameaçada. Voltar para casa vira um martírio, e nosso ninho de amor vira um inferno. Mudamos assim nosso foco quando deixamos e trocamos as virtudes pelos defeitos. Se você olhar o espelho a cada manhã verá que as mudanças no seu rosto revelam o passar do tempo. Mesmo que você seja uma pessoa vaidosa e cuidadosa, que use todos os cremes e poções milagrosas anunciadas na TV, verá que o tempo é implacável, a lei da gravidade sobre a pele e os músculos do corpo é imutável. Mas, pode crer, você verá o que quer ver.

Se você olhar o seu cônjuge e quiser ver nele somente os defeitos, se quiser valorizar somente as coisas ruins ou que acontecem fora de seu controle, você conseguirá ver o inferno de Dante, mas se procurar encontrar a pessoa amada, com seus defeitos e fraquezas, que precisa de você e você também dela, então encontrará harmonia e a paz desejada. Verá como as lutas dessa vida que Deus nos deu debaixo do sol podem ser atenuadas e encontrar razão para estar junto daquela pessoa que um dia jurou amar, honrar, estar junto na alegria e na tristeza, na fartura e na necessidade, até que a morte os separe. Se você resolveu que pensar assim “já era”, que é só desmanchar tudo e começar de novo, então, lamento. Você sairá desse casamento, irá para outro, depois outro e mais outro, sendo infeliz e fazendo todos os outros infelizes. O seu problema é que você aprendeu da forma errada a desvalorizar o lar que você construiu. Aprenda de uma vez por todas a valorizar sua vida em comum com o parceiro que Deus lhe deu. Aprenda a ver as coisas boas e a perdoar. Desmanchar um casamento é fácil. Apagar as mágoas, ressentimentos e as perdas emocionais é uma eternidade. Nunca se apagam. Pense nisso... E que Deus lhe dê sabedoria para valorizar seu casamento. *Almir Tabajara é professor universitário e membro da Primeira Igreja Batista em Lins de Vasconcelos - RJ. Casado há 38 anos, tem três filhas e duas netas.

Palavra de Paz

Desmanchar um casamento é fácil. Apagar as mágoas, ressentimentos e as perdas emocionais é uma eternidade. Nunca se apagam.

23


especial

A vitória da família Deputado Anthony Garotinho lidera impede distribuição de “Kit Gay” nas “Não se pode mudar, por lei, aquilo que Deus criou” -

Palavra de Paz

Anthony Garotinho, em discurso no Plenário

24

As últimas semanas do mês de maio foram tensas e repletas de polêmicas. A questão do Kit Gay, um material produzido pelo MEC para ser distribuído nas escolas públicas, paralisou o Congresso Nacional. Convicto de sua crença, princípios e valores, o deputado federal Anthony Garotinho iniciou uma batalha em favor da família brasileira, juntamente com os membros da Frente Parlamentar Evangélica e Católica. Garotinho liderou um protesto que acabou resultando na suspensão da distribuição do material pela presidente da República Dilma Rousseff. O parlamentar fez questão de esclarecer, em seus pronunciamentos no Plenário, que defende ações contra o preconceito, mas que não pode aceitar incentivos à prática do homossexualismo. Para ele, os vídeos e as cartilhas produzidos pelo MEC promovem a prática da homossexualidade, ao invés de combater a homofobia. “Não sou contra ninguém, mas sim que o dinheiro público seja investido no combate à discriminação, e não à promoção da opção sexual”, diz o deputado.

Saiba mais sobre o “Kit gay” Mais conhecido como “Kit Gay”, o material educativo preparado para ser distribuído em seis mil escolas públicas de todo o país é um dos produtos que compõe o Projeto Escola Sem Homofobia, apoiado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC/SECAD). De acordo com o projeto, o kit tem como objetivo “contribuir para a implementação do programa Brasil Sem Homofobia através de ações que promovam ambientes políticos e sociais favoráveis à garantia dos direitos humanos e da respeitabilidade das orientações sexuais e identidade de gênero no âmbito escolar brasileiro”. O kit é composto de um caderno, uma série de seis cartilhas, três audiovisuais com seus respectivos guias, um cartaz e cartas de apresentação para o gestor e para o educador. Um dos vídeos, intitulado “Encontrando Bianca”, narra a história de um adolescente travesti. Seu nome é José Ricardo, que prefere ser chamado de Bianca, nome de sua atriz preferida. José é um estudante que conta,


brasileira bancada cristã e escolas

Dia 18/05/2011 Anthony Garotinho protesta contra a distribuição do Kit Gay Em protesto contra a distribuição do Kit Anti-homofobia pelo Ministério da Educação, o deputado Anthony Garotinho informou em Plenário que a Frente Parlamentar Evangélica não participaria de votações até que o material fosse recolhido. Garotinho, juntamente com outros deputados evangélicos, exigiu a presença do ministro da Educação Fernando Haddad para esclarecer a questão do material que seria distribuído.

em primeira pessoa, sua experiência ao descobrir que era travesti e como enfrentou o preconceito e a discriminação entre seus colegas e também professores. No entanto, o material causou muita polêmica quando foi divulgado na internet. Parlamentares da Bancada Cristã, pastores evangélicos e muitos católicos, ao terem acesso ao material, reprovaram a iniciativa, uma vez que a consideraram uma apologia à homossexualidade. A seguir, você encontrará uma retrospectiva dos últimos dias do mês de maio, em que toda esta polêmica questão foi levantada, discutida e, finalmente, encerrada no Congresso.

Garotinho se reúne com ministro da Educação Garotinho e outros deputados que são membros das bancadas evangélica e católica exigiam uma explicação a respeito dos vídeos e das cartilhas contratados por R$ 1,8 milhão que, em vez de combater a discriminação, estimulam as práticas homossexuais. Na reunião, o ministro concordou com a participação dos membros da Bancada Cristã na reunião do Ministério que vai fazer a análise final dos vídeos e cartilhas contra a homofobia.


Dia 24/05/2011 Deputado Garotinho participa de debate na TV Gênesis O deputado Anthony Garotinho par ticipou de um debate ao vivo no programa Diário Brasil, da Rede Gênesis, apresentado por Cels o de Marco. “A igreja, a política e o homossexua lismo” foi o tema da discussão. Participaram também do debate o pastor JB Car valho e o presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política – Fenasp, pastor Wilton Acosta. Dentre os assuntos debatidos, Gar otinho destacou o material a ser distribuído nas escolas pelo MEC, o Kit Gay. “Estas cartilhas, ao invés de combater, incentivam à prática homossexual. O dinheiro público é pra combater a discriminação” , afirmou o deputado.

Dia 25/05/2011 Garotinho e Bancada Cristã obstruem sessão em protesto ao Kit Gay Em protesto ao descumprimento do acordo feito pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, no que diz respeito a avaliação do conteúdo do kit gay, o deputado Garotinho conclamou todos os membros da Frente Parlamentar Cristã a obstruírem a sessão. o conteúdo do Kit antiO ministro Fernando Haddad havia se comprometido a submeter e distribuição. No ção confec sua homofobia aos grupos parlamentares cristãos antes de o conteúdo não que sa impren a u entanto, dois dias após o compromisso firmado, declaro seria modificado. os por Garotinho, Como protesto na votação do dia, os parlamentares cristãos, liderad esvaziaram o Plenário.


Dia 25/05/2011

Reportagem mostra ação de Garotinho contra cartilhas e vídeos do MEC “Defendo ações contra o preconceito, mas não posso aceitar incentivos à prática do homossexualismo”, afirmou o deputado Anthony Garotinho em entrevista à TV Câmara. Uma reportagem da TV Câmara mostrou a atuação do deputado Anthony Garotinho, juntamente com outros deputados católicos e evangélicos, contra os vídeos e as cartilhas produzidos para promover as práticas homossexuais.

Ministro assume compromissos com Frente Parlamentar Cristã Ainda na quarta-feira (25/5), pela manhã, o deputado Anthony Garotinho recebeu um telefonema do ministro Gilberto Carvalho convocando a Frente Parlamentar Cristã para uma reunião no Palácio do Planalto. Segundo Garotinho, o ministro Gilberto Carvalho falou em nome da presidente da República Dilma Rousseff e assumiu sérios compromissos, dentre eles a suspensão imediata da circulação do material do kit anti-homofobia.

Fim de batalha: presidente Dilma Rousseff suspende Kit Gay Após uma forte mobilização do deputado Anthony Garotinho, juntamente com os membros das bancadas católica e evangélica, contra a distribuição do kit anti-homofobia, a presidente Dilma Rousseff determinou a suspensão da produção do material. Segundo o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral, Dilma determinou que todo material do governo que se refira a “costumes” passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade, antes de serem publicados ou divulgados.

“Nenhum órgão do governo poderá fazer propaganda de opções sexuais”, afirma presidente A presidente Dilma Rousseff afirma que o governo vai manter a campanha contra a homofobia, mas que fará uma revisão de todo o material que compõe o Kit Gay. Além disso, os órgãos do governo estarão proibidos de fazer qualquer tipo de propaganda de opção sexual. Segundo a presidente, o governo não deve “interferir na vida privada das pessoas”. Mas, apesar disso, deve continuar lutando contra as práticas homofóbicas e defender uma educação que respeite as diferenças. Dilma também determinou que todo o material produzido pelo MEC, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Direitos Humanos que tenha relação com costumes ou crenças sejam submetidos a um comitê.


Dia 26/05/2011 Garotinho parabeniza presidente O deputado Anthony Garotinho, na última quinta-feira (26/5), parabenizou a presidente Dilma Rousseff por suspender oficialmente a distribuição do “Kit Gay” e comemorou a vitória da família brasileira. Ao parabenizar a presidente Dilma Rousseff por tomar a decisão de suspender o material, Garotinho disse que desde que ele e os membros da Bancada Cristã começaram a luta na Casa, fezse questão de deixar bem claro que eles sempre a que tenham que amaram as pessoas que têm outra opção sexual. O que não signific ceituoso concordar com a prática. Ainda assim, muitos o consideraram precon

“Queremos educação contra a violência, e qualquer tipo de violência. Ame as pessoas, condene seus atos” do MEC faziam Na opinião do parlamentar, as cartilhas do Ministério da Saúde e s ou bissexuais. apologia e estimulavam os jovens a se tornarem homossexuais, lésbica ia. Jamais aquele “Queremos educação contra a violência, e qualquer tipo de violênc , na minha Igreja que segue verdadeiramente a Bíblia — sou professor de escola bíblica ! Ame as pessoas, Presbiteriana — terá preconceito contra qualquer pessoa. Jamais condene seus atos”. da Frente “Essa vitória foi uma vitória da família brasileira. Não foi a vitória brasileira está Parlamentar Evangélica nem da Frente Parlamentar Católica. A família nte da preside da feliz porque foi dado finalmente o esclarecimento, agora por parte as todas ará República, de que o Estado brasileiro será republicano, ou seja, respeit educar para servirá pessoas, e que o dinheiro público, o dinheiro do nosso contribuinte, de opção sexual”, a população contra a violência e não para promover qualquer tipo finaliza o deputado.


Quero deixar bem claro que sou contra qualquer tipo de preconceito. A homofobia ou qualquer outro tipo de atitude discriminatória é lamentável. Minha posição é bem diferente de outros deputados que querem criminalizar a opção sexual das pessoas. Mas quero deixar bem clara a minha posição de discordar com o uso de dinheiro público para publicar cartilhas incentivando a opção homossexual. Educar contra o preconceito é uma coisa que merece todo o meu apoio. Mas o Estado incentivar as práticas homossexuais é algo que não condiz com uma sociedade de opiniões livres.

“O Estado não deve se envolver na decisão pessoal de cada um” Por isso, junto com mais uma centena de deputados evangélicos e católicos paralisamos uma sessão

no Plenário no mês de maio e exigimos a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad para explicar os vídeos e as cartilhas contratadas por R$ 1,8 milhão só para elaborar o conteúdo, que em vez de combater a discriminação, estimula as práticas homossexuais. O Estado não deve se envolver na decisão pessoal de cada um incentivando uma determinada prática sexual. Um dos vídeos produzidos pelo Ministério da Educação e já pagos, que se chama “Encontrando Bianca”, apresenta um rapaz que decide assumir a sua homossexualidade. O vídeo não combate a discriminação. Pelo contrário. Ele estimula as práticas homossexuais. Pior ainda são as cartilhas. As cartilhas do Ministério da Saúde distribuídas durante o governo Lula mostram cenas de sexo. São cenas de pornografia, e não de educação. Um verdadeiro desrespeito à família. O detalhe é que o vídeo é para crianças a partir de 6 anos. Irmão Anthony Garotinho

Palavra de Paz

Esclarecimento do deputado Garotinho em relação à questão da homossexualidade

29


arte de pregar

Dicas de Homilética Estamos iniciando uma série de dicas de Homilética com o objetivo de ajudar os pregadores que gostam de proclamar a Palavra. A pregação sempre foi o meio mais eficaz usado por Deus para transmitir aos homens e aos povos a Sua vontade e Seus planos de amor e de misericórdia. “Aprouve a Deus salvar os homens pela loucura da pregação”. A pregação é algo sublime e importantíssimo na vida do povo de Deus, pois encontramos o Senhor Jesus se valendo desse instrumento para se comunicar com a humanidade. Nos tempos da Lei, os pregadores eram os profetas e os sacerdotes, mas a pregação não era uma atividade constante. Quando o Senhor Jesus veio, inaugurou um novo estilo de pregação que se firmou no período da Era Cristã.

Mas, o que é Homilética e qual sua finalidade? Homilética é a arte, a ciência que trata da natureza e da composição do sermão. É um conjunto de regras empregadas na arte de pregar as verdades eternas das Escrituras Sagradas para convencer os pecadores a aceitarem o Senhor Jesus Cristo como Salvador de suas vidas. A Homilética também serve para corrigir as distorções na pregação e conduzir os que pregam por padrões aceitáveis. A primeira dica que queremos destacar diz respeito à sua voz. Ela é o principal instrumento da pregação. Leva o público a ouvir. Na Carta aos Romanos, está escrito: “Como ouvirão se não há quem pregue?” (Romanos 10:14). Ouvindo, pessoas podem crer, porque “a fé vem pela pregação” (Romanos 10:17). Você tem cuidado bem da sua voz? O que você deve fazer para melhorá-la? A boa voz depende do contexto psico-social-cultural em que a pessoa vive. Não é difícil identificar quando alguém está alterado, cansado, nervoso, deprimido. Basta ouvir a sua voz. Por isso, o pregador precisa tomar os seguintes cuidados antes de se dirigir ao público: 1º) Procure empregar um volume de voz moderado - Não grite; 2º) Não faça competição com ambientes ruidosos - Cuidado com o barulho; 3º) Utilize a voz falada com ritmo moderado - Não fale correndo; 4º) Aprenda a sintetizar - Não é a quantidade, e sim a qualidade; 5º) Identifique o seu tom de voz - Fale dentro do seu padrão de voz; 6º) Desenvolva e aplique corretamente os gestos - A sua imagem é fundamental; 7º) Respeite os limites da sua voz - Não a force; O meu desejo é que você tenha uma excelente voz e que, com todas essas dicas, somadas a unção de Deus, você continue a crescer em sua vida cristã e seja cada vez mais um instrumento nas mãos do Espírito Santo de Deus. Jânio Cosendey é pastor, formado em Teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil.


estudo bíblico

O empobrecido que não pode oferecer tanto

O sistema de perdão no Antigo Testamento não era gratuito, pois os ofertantes tinham que trazer animais para serem imolados, tanto para perdão de pecados quanto para uma oferta pacífica. O perdão gerava despesas, pois só recebiam perdão mediante o oferecimento de um animal. Imagine uma pessoa arrastando pelas ruas, hoje, uma ovelha que não quer caminhar... Veremos abaixo quanto custaria o perdão do Antigo Testamento e sua gratuidade

do Novo Testamento. Que bom que tudo isso foi substituído por Jesus, o Cordeiro de Deus, de maneira gratuita, eficaz e poderosa!

I - O empobrecido que não pode oferecer tanto. 1. Três personagens no texto: No texto acima citado, nós encontramos três personagens,

Palavra de Paz

“O artífice grava a imagem, o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata funde para ela. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se corrompe; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que se não pode mover”. (Isaías 40.19, 20)

31


Palavra de Paz

sem nome. Dois deles podemos saber suas funções: o artífice e o ourives. O artífice constrói as imagens; o ourives as reveste de ouro. Já o terceiro é o empobrecido. 2. O empobrecido foi é sagaz, apesar de fazer algo sem vida, sem movimento, uma imagem de escultura. Ele foi inteligente pelo menos na escolha da matéria-prima, madeira que não se apodrece. 3. Por que o empobrecido é pobre? Todo aquele que se dedicar a fazer deuses para si, colecionando, ainda que seja de um material de elevado valor, ficará cada vez mais pobre. Imagina ainda como fica na escassez aqueles que se inclinam e reverenciam deuses criados. 4. Tem ricos se fazendo de pobre: Existem pessoas que conseguem fazer um versículo se encaixar no seu sistema de contribuição, num sistema mesquinho, de pobreza, de dar pouco. Fica imaginando como fazer para dar pouco ou nada à casa de Deus. “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós

32

5.

6.

7.

8.

9.

se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis”. (2 Coríntios 8.9) Por isso, tem gente se fazendo de pobre para não contribuir na obra do Senhor. A riqueza vem pela generosidade: “Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda” (Pr 11.24). O mordomo injusto puxou brasa para o seu assado: “Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta. E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”. (Lucas 16.7,8) Tem crente fingindo-se de surdo: “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido”. (Provérbios 21.13) Tem crente fingindo-se de cego: “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?” (1 Jo 3.17) Tem crente como o sacerdote e o levita, passando de largo: “E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo”. (Lc 10.31,32) As pessoas andam tão apressadas que não dá para ver quem está na beira do caminho chorando. Suas duas mãos estão tão ocupadas (uma no celular e outra na pasta; uma no volante outra na marcha) que não dá para estendêlas para ajudar o próximo.

II - Alguém deu mais que nós 1. O profeta Miquéias fala em 10 mil ribeiros de azeite: “Agradar-se-á o Senhor de


pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento”. (Marcos 12.44)

III - Deus merece o melhor e o maior 1. Deus reclama pelos sacrifícios: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios... Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais nédios. Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu isso de vossas mãos... Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação... As vossas Festas das Luas Novas, e as vossas solenidades, as aborrecem a minha alma... Quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço”. (Isaías 1.11-15) 2. Deus queria uma cana aromática: “Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades”. (Isaías 43.23,24) 3. Um tipo de Sacrifício diferente para nós: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. (Salmos 51.17) Contribua generosamente por gratidão dos teus pecados que foram pagos por Jesus no Calvário, a preço de sangue. *Pastor Teófilo Karkle é o fundador do Centro de Alegria, ministério que pretende estabelecer um centro em cada capital do Brasil. Você pode visitar o site www.centrodealegria.com.br e escrever um e-mail para o autor: centrodealegria@hotmail.com. Convites para ministrações no telefone (49) 3229-3791. Lages-SC.

Palavra de Paz

milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?” (Miquéias 6.7) Às vezes, a tua oferta hoje não alcança um litro de azeite. 2. O rei Salomão deu 82 milhões de Reais? No dia da Dedicação (Consagração, inauguração) do Templo, ele ofereceu 22 mil vacas grandes, gordas, especiais. Cada uma delas vale hoje mil reais. Isso daria um total de 22 milhões de reais. Mais 120 mil ovelhas, robustas, lindas e grandes a 500 Reais cada uma, totalizando 60 milhões. Ao todo, seriam 82 milhões de reais. “E ofereceu, Salomão, em sacrifício pacífico o que sacrificou ao Senhor, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a Casa do Senhor”. (1 Reis 8.63) 3. O rei Davi comprou uma montanha para apenas construir nela um altar: O dono da montanha lhe oferece de graça, mas Davi não quis oferecer algo para o Senhor que não lhe custasse nada. “E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo. Então, disse Ornã a Davi: Toma-a para ti, e faça o rei, meu senhor, dela o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de manjares; tudo dou. E disse o rei Davi a Ornã: Não! Antes, pelo seu valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo”. (1º Crônicas 21.22-24) 4. Não dê o que sobeja ao teu Deus, se o teu Deus é Deus: Jesus viu isso num culto em Jerusalém, que o povo dava o que estava sobrando, mas uma pobre viúva superou a todos eles. “Porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua

33


falando em família Palavra de Paz 34

A televisão e a família

Como a televisão pode ser um elemento positivo para sua família? A televisão hoje está presente na grande maioria dos lares desse país. É uma poderosa ferramenta de comunicação, que pode contribuir muito com a educação e a construção da cidadania. Mas não é bem isso que tem sido visto na realidade. Por isso, destaca-se um questionamento plausível: como a televisão pode ser um elemento positivo para a família? Se você manda seus filhos assistirem televisão para ficarem quietos, ou se você acha que as crianças só comem assistindo televisão, é bom rever esses hábitos. Enquanto seus filhos estão ali diante da telinha, eles estão absorvendo todas as informações que assistem e ouvem. Um grande erro que muitos pais cometem ultimamente é usar a televisão como uma forma de castigo. Exemplo: se você fizer as lições de casa, vai poder assistir televisão. Ou, então: já que você não me obedece, não vai sair de casa e vai ficar de castigo assistindo à tv.

Reflita sobre a qualidade da programação e como sua família assiste tv O que você mais gosta ou menos gosta dos programas de televisão atuais? Quais os valores que a televisão transmite em sua programação? Quanto tempo a televisão fica ligada em sua casa por dia? Você seleciona o que seus filhos assistem na televisão? Você assiste televisão com seus filhos? Em que momentos seus filhos assistem televisão? Quais os horários que seus filhos assistem televisão?


ou comodidade. Seus filhos precisam saber distinguir o que é real do que é imaginário; o que é bom do que é mau; o que é certo do que é errado. Os filhos precisam aprender com os pais a selecionar programas que sejam edificantes e não aqueles que deturpem os valores e a dignidade humana. Além disso, é preciso tomar cuidado com os programas chamados “infantis”. Às vezes, estes vêm carregados de mensagens subliminares que distorcem conceitos fundamentais. Nem todos os desenhos animados são apropriados para as crianças. Alguns precisam ser analisados e avaliados numa reunião de família. Por exemplo: no horário de almoço, separe alguns minutos para ensinar algumas lições aos filhos. Isso enriquece a comunhão entre a família e também fortalece a educação das crianças, de forma que o conteúdo inapropriado que é transmitido pelas “telinhas” não se enraíze na mente dos pequeninos. Uma dica útil é que os pais criem uma seleção de vídeos que sejam do interesse das crianças e que, ao mesmo tempo, sejam instrutivos. Mas a atenção não pode estar apenas voltada apenas para os programas de televisão. Isso porque os comerciais tão são bastante perigosos. A criança precisa entender que, nem tudo o que ela vê é possível ter. Caso contrário, se tornarão consumistas precoces e, futuramente, não saberão distinguir necessidades de desejos ou vontades. Por isso, é fundamental que os pais acompanhem de perto aquilo que os filhos estão absorvendo da televisão. Sabe-se muito bem que os maus exemplos, os hábitos e comportamentos vulgares, a desvalorização do sentido da palavra “autoridade”, as linguagens obscenas, a deturpação dos valores humanos e principalmente divinos, devem ser confrontados pela família. Cabe aos pais ensinar seus filhos no caminho em que devem andar, para que quando cresçam, não se desviem dele. Pense nisso! Da redação.

Palavra de Paz

É muito comum as famílias hoje terem mais que um televisor em casa. A televisão saiu da sala de visitas e invadiu os quartos. Isso quer dizer que pais e filhos não assistem mais televisão juntos. Cada um escolhe seu programa preferido em um cômodo diferente da casa. Ou seja, o diálogo, a conversa e a troca de ideias entre a família vão se perdendo cada vez mais. Além de desagregar a família, os pais deixam de saber o que seus filhos estão assistindo. E aí, do jeito que a coisa anda, pode ser absolutamente qualquer coisa. Sexo, violência, maldade, promiscuidade, delinquência, racismo... Uma infinidade de conceitos contrários à Palavra de Deus vão sendo inseridos na mente das crianças. E é notável que as crianças têm muito mais facilidade para absorver informações. Exatamente nesse quesito mora o perigo. É por isso que pais que trabalham e chegam em casa tarde ou até cansados demais, não podem deixar para a televisão a tarefa de educar ou entreter seus filhos. Também não se trata de proibir a televisão. Existem bons programas. O problema é a falta de critério. Quer um sintoma dessa falta de critério? Você pergunta a seu filho se ele quer assistir televisão ou, então, qual o programa ele quer ver? Existe uma grande diferença aí. É preciso que você conheça a programação para selecionar o que seu filho pode ver. Melhor: assista televisão com ele. Esteja ali ao seu lado, pronto para responder às suas perguntas ou até mesmo fazer perguntas para ele. Tire-o da passividade. Faça-o exercer sua capacidade de crítica. É possível fazer desses momentos na frente da televisão, momentos positivos para a família. Os canais de televisão são uma concessão do poder público. Portanto, você, como cidadão, tem todo o direito de cobrar uma programação de melhor nível. Por outro lado, como pai, exerça sua responsabilidade em casa. Só ligue a televisão quando valer à pena, e não por vício

35


aconselhamento Palavra de Paz

De: Uma ouvinte — Irmão Garotinho, preciso de uma palavra de paz. Meu noivo, há poucos dias, admitiu que já me traiu com uma outra mulher. Mas ele falou que me ama e que vai fazer de tudo pra me conquistar novamente. Só que eu estou muito magoada e nem mesmo consigo olhar no rosto dele. O que eu faço, irmão? Estou angustiada. Preciso de uma palavra de paz.

36

Minha querida irmã, esteja certa que vamos orar por sua vida, para que o Espírito Santo de Deus possa vir com um bálsamo de cura sobre esta ferida que se abriu no seu coração. O fato de você estar sofrendo agora é muito natural. Mas o seu noivo vai precisar entender que você precisa ter um momento pra ficar sozinha. Agora não é hora de pensar em reatar ou não o noivado. Agora é o momento que você precisa ter consigo mesma. Porque antes de pensar em voltar ou não, você precisa ter muito bem definido o que você sente por ele. E mais... Você precisa ter bem definido se você realmente o perdoou. Porque não adianta liberar perdão só de palavra. Tem que ser com o coração. Além disso, ore ao Senhor. Pergunte a Ele se este relacionamento é da Sua vontade. Às vezes, nós queremos a nossa vontade acima de todas as coisas e acabamos nos frustrando. Entregue o controle total desta situação nas mãos de Deus. Com Ele, você jamais vai se frustrar. Creia nisso!!


saúde

Álcool: a droga lícita Quando nos deparamos com uma propaganda de cerveja na televisão ficamos, no mínimo, atraídos, se não pelo produto em si, mas pelas belas garotas seminuas, que entram em cena para prender a atenção de todos. Acabamos, então, maravilhados com o exuberante trabalho audiovisual que enche os olhos de quem vê. Para os adultos é menos impactante. No entanto, os jovens, que ainda não têm uma opinião formada a cerca do assunto, se tornam alvos fáceis e acabam entrando no vício do álcool de forma prematura, desencadeando um efeito dominó que, por certo, acabará desembocando em outros tipos de drogas, as chamadas ilícitas. As estatísticas dão conta de que os jovens estão entrando no vício do álcool muito mais cedo. Nas décadas de 80 e 90, era comum os jovens começarem a provar

qualquer tipo de bebida alcoólica entre 14 e 15 anos de idade. Hoje, porém, o início se dá muito mais cedo. Eles começam a beber aos 10 ou 11 anos de idade, quando seus organismos ainda estão em fase de formação, tornando-os vulneráveis a utilização de outros tipos de drogas. Os noticiários de rádio e televisão dão conta de que 70% dos acidentes tem como causa a ingestão de bebidas alcoólicas, dos quais 50% ocasionam vítimas fatais e 50% deixam as pessoas envolvidas com seqüelas, às vezes, irreparáveis, ocasionando um gasto excessivo aos cofres públicos. Os homicídios também têm como foco principal o uso de álcool, em que cerca de 70% dos crimes contra a vida são cometidos por pessoas alcoolizadas e, geralmente, acontecem após as dez horas da noite. Com isto, não está se afirmando que aquele

Palavra de Paz

Lício Antonio Malheiros

37


Palavra de Paz 38

que mata é necessariamente quem está alcoolizado mas, na maioria das vezes, quem perde a vida é quem se encontra em estado de embriaguez, pois acaba ficando mais valente se envolvendo em brigas e discussões que geralmente terminam em tragédia. Os acidentes de trânsito no Brasil apresentam dados alarmantes e matam mais do que as guerras no Oriente Médio, no Golfo Pérsico, a Guerra das Malvinas dentre outras. Aproximadamente 42 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito. Desse percentual, 24 mil pessoas morrem de acidentes em estradas, 10 mil morrem no local do acidente e 8 mil são feridos gravemente que morrendo a seguir. Grande parte dessas mortes poderiam ser evitadas caso os condutores de veículos fossem mais prudentes, evitando ultrapassagens perigosas e também se não houvesse uma grande ingestão de bebida alcoólica ao dirigir. Ocorrem pelo menos 723 acidentes por dia nas rodovias pavimentadas brasileiras. Uma média de 30 por hora ou uma a cada dois minutos, ocasionando cerca de 65 mortes por dia nas estradas. Em países desenvolvidos, a situação é bem diferente. Dados de 2003 dão conta de que na Alemanha, através do Departamento Federal de Estatística, morreram neste ano cerca de 6.606 pessoas vítimas de acidentes automobilísticos. O número de feridos foi de 462.600. Em Portugal também não é diferente. No ano de 2002, segundo dados estatísticos, foi registrado um número de óbitos de 1.469 pessoas vítimas de acidentes de trânsito e um número de 4.770 feridos graves. Pare o mundo quero descer. *Licio Antonio Malheiros é pós-graduado em Didática do Ensino Superior. liciomalheiros@yahoo.com.br

Dr. Joel Rennó Junior Tenho a Medicina como um sacerdócio. Escolhi a Medicina, e, consequentemente, decidi atuar na área da Saúde Mental por acreditar na capacidade de transformação do ser humano. Acredito que nenhum ser humano pode se beneficiar na vida se lhe for negado os sistemas de apoio para tais benefícios. Os 12 passos são um dos sistemas de apoio para o tratamento do alcoolismo e devem ser integrados a outras ações Vejo o A.A. como um excelente facilitador, bem como suas literaturas sobre o tema e proposta para familiares e alcoolistas. Geralmente, a pessoa que utiliza o álcool sente-se rejeitada por suas tentativas fracassadas, com a crença de que: “Ninguém pode me compreender”. Muitas vezes, tornamse avessos a orientações de entes queridos, médicos e outros profissionais. É frequente também que, devido às situações causadas pela utilização da bebida, familiares, amigos e outros vão se afastando. Sentem-se excluídos na sua própria dor. Acho que o A.A. é uma irmandade que oferece os sistemas de apoio conhecidos


Os 12 passos para os Alcoólicos Anônimos: 1º Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas. 2º Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade. 3º Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos. 4º Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos. 5º Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas. 6º Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter. 7º Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições. 8º Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados. 9º Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem. 10º Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente. 11º Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade. 12º Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcóolicos e praticar esses princípios em todas as nossas atividades. Fonte: www.alcoolicosanonimos.org.br formas e possibilidades de tratamentos e prevenções. *Doutor Joel Rennó Junior é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Doutor em Medicina (Psiquiatria) pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador Geral do Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Palavra de Paz

por aqueles que compartilham aquela dor. Para frequentar, basta a pessoa ter o desejo de parar de beber. Aprender a falar e ouvir experiências reais, genuínas, de alcoólatras que hoje se mantém ou não sóbrios, mas compartilham do mesmo desejo e passaram (ou estão passando) pelos mesmos sofrimentos. Os Doze Mandamentos é um dos apoios. Acredito que muitas vezes, as pessoas que sofrem de alcoolismo tem ou desenvolvem transtornos associados ao alcoolismo. Daí a importância da integração plena das diversas

39


Palavra de Paz

História real

40

Meu nome é Eurides Antonio Silva de Souza, nasci no dia 14 de julho de 1963, sou brasileiro, natural do Rio de Janeiro, marceneiro, casado com Ana Rosa Domingos da Silva e pai de Gilmar, 25, Michael, 24, Leonardo, 19, Igor, 15 e Ruan, 12. Sempre fui muito vaidoso me considerando auto-suficiente e bonito. Até meus 19 anos eu não bebia, mas ao frequentar algumas festas e conviver com certos amigos me fez conhecer a bebida alcoólica e me tornando um alcoólatra. Quando percebi, eu já era um dependente, e esta situação já tinha me tornado uma pessoa muito agressiva com todos. O tratamento que minha família recebia não era dos melhores. Passei a tratá-los com gritos e palavrões, chegando até a agredi-los. A falta de atenção por me tornar fissurado nos vícios foi muito grande em relação aos meus filhos, passando a não me importar com mais nada, porque minha alegria estava apenas na bebida. Num certo domingo, eu estava em casa chorando sem minha família, inconformado com a vida que estava levando sem minha esposa e filhos. Foi quando minha mãe me disse: “Vamos para a igreja hoje. Lá você encontrará um Jesus que te ama, uma nova família e novos amigos. É isso que Jesus quer de você. Ele não quer que você viva sofrendo sem ninguém para cuidar e amar”. A minha conversão aconteceu no dia dos pais, em 1997. Num domingo pela manhã, num café da manhã para os pais (na Escola Bíblica Dominical, na classe do meu filho) me senti envergonhado por não conseguir segurar o copo de leite. Ali eu já estava sentindo Jesus no meu coração como se Ele já estivesse falando comigo: “Você quer ser curado?” Eu fiquei pensativo. Assisti o culto pela manhã, mas fui vencido pelo vício e, quando o culto terminou, eu voltei a beber e fumar. No entanto, à noite estava eu lá, no culto em que meu filho me levou. Confesso que eu estava literalmente bêbado quando cheguei à igreja. Mas, ao ouvir meu pastor pregar a Palavra de Deus, ali eu senti o verdadeiro Espírito Santo e abri meu coração para que Ele fizesse morada dentro de mim. Passei a enxergar

como Deus é tremendo e importante na minha vida. Precisei chegar ao fundo do poço, perder tudo que tinha (família, respeito, dignidade, meus bons amigos). A maior barreira que eu enfrentei para conhecer o Jesus tremendo que minha mãe sempre falava pra mim foi o fato de eu não conseguir deixar o mundo dos ímpios mesmo sofrendo e com muita vergonha. A minha conversão me trouxe conforto. Tive diversas mudanças nas minhas atitudes, no meu modo de falar, no meu expressar... Sei que tudo isso não aconteceu de uma hora para outra. Fui tratado dos vícios no CERVHU (Centro de Recuperação de Vidas Humanas) com sede em Cachoeiras de Macacu, encaminhado por um pai na fé. Tive total apoio e suporte da minha amada igreja, Comunidade Batista Shallom, e meus familiares. Consegui conquistar o respeito e o amor de minha família. Amo cada um dos meus filhos e amo minha esposa, Ana Rosa. Hoje sou capaz de tudo para tê-los sempre ao meu lado com todo amor, carinho e respeito. Se antes não tínhamos um patrimônio, por que os vícios destruíram tudo e nunca me deixaram ter nada de bom, hoje podemos dizer que somos felizes com tudo o que Deus tem nos dado. Todas as bênçãos, nossos patrimônios, absolutamente tudo, Deus restituiu em dobro. “Aleluia! Ele salvou a minha vida e a minha família”. Meu filho mais novo, Ruan Abraão, chegou num momento muito especial de minha vida. Ele não conheceu um pai ausente, alcoólatra, viciado. Nasceu quando eu já era um pai consagrado ao Senhor Jesus, um pai que luta até hoje contra os vícios, porque para um dependente químico, o tratamento é dia após dia. Concluo este testemunho dizendo que vale a pena servir ao único Deus vivo e verdadeiro, que nunca nos desampara e que nunca me desamparou. Agradeço a Deus por tudo isso. Hoje eu posso dizer que “Eu e minha casa servimos ao Senhor”. Eurides Antonio Silva de Souza


44

Palavra de Paz

aos irmãos na fé


Revista Palavra de Paz n. 23  

Revista Palavra de Paz n. 23

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you