Page 1

CAPA Empreendedorismo

Os realiz Um estudo exclusivo revela o perfil dos donos das pequenas e medias empresas que mais crescem no Brasil leo branco


CAPA Empreendedorismo

Os realiz Um estudo exclusivo revela o perfil dos donos das pequenas e medias empresas que mais crescem no Brasil leo branco


adores de M

uita gente acredita que sorte é determinante para o sucesso de uma empresa. Claro, azar não ajuda. Mas uma pes-

quisa exclusiva feita por Exame PME em parceria com a consultoria ­Deloitte para descobrir o perfil dos empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil mostrou que há, sim, algo em comum entre eles. A maioria tem curso superior, não retira mais de 10% do lucro líquido para consumo próprio e não tem tempo para se distrair. Poucos abriram um negócio porque não tinham outra opção. O levantamento aconteceu entre fevereiro e abril e partiu de uma amostra de 776 empreendedores cujos negócios constaram nas oito edições do ranking das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil feitas até hoje. Conheça, a seguir, cinco que realizaram o sonho de ver sua empresa prosperar. Agosto 2013 | Exame pme | 29


CAPA Empreendedorismo

Consegui dinheiro para a expansao

E

ntre as pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos, 5% financiaram

a expansão com aportes de fundos de investimento. É o caso da Arvus Tecnologia, empresa com sede em Florianópolis que faz softwares e equipamentos para o manejo de lavouras. No ano passado, a empresa faturou 7,9 milhões de reais — três vezes mais do que em 2010. Desde a fundação, em 2006, a Arvus recebeu dois aportes do fundo de investimento Criatec, especializado em negócios de tecnologia, no valor de 3,5 milhões de reais. “Eu não tinha muito conhecimento em gestão no início da empresa”, diz o engenheiro Bernardo de Castro, de 33 anos, um dos sócios. “A presença do fundo acelerou a profissionalização da empresa.”

QUEM É Quando criança, queria ser engenheiro e trabalhar em grandes empresas. Em 1997, prestei vestibular para engenharia de automação na Universidade Federal de Santa Catarina. É um curso com ênfase em computação e processos industriais. Na faculdade estagiei numa incubadora de empresas de tecnologia. Fiz pesquisas de mercado para o desenvolvimento de produtos e melhorias de gestão das empresas incubadas. O trabalho ajudava empreendedores a tomar decisões. No final da faculdade fui aprovado como trainee da Embraer. Meses antes, havia sido contratado pela incubadora e acabei recusando o trainee. Meus amigos me chamaram de maluco, mas gostei da liberdade de trabalhar numa empresa pequena. Queria ter meu próprio negócio. Faltavam ideias e dinheiro.

30 | Exame pme | Agosto 2013

OPORTUNIDADE Em 2004 fui a Goiás passar férias na fazenda de um tio que plantava soja. Ele havia mapea­do as diferenças no solo da propriedade. As terras ricas em calcário produzem mais com menos fertilizantes. Só que, na maioria das máquinas agrícolas usadas para aplicar adubo, a saída de nutrientes tem de ser ajustada manualmente. O plantio atrasaria se meu tio parasse as máquinas a cada alteração. Propus ajudá-lo a automatizar o processo. De volta a Florianópolis, criei com dois colegas um protótipo de aparelho para controlar a quantidade de fertilizante despejada no solo usando o sistema de localização GPS. O aparelho atendeu às expectativas do meu tio e chamou a atenção de outros fazendeiros. Em 2006 convidei os colegas para montarmos a Arvus.

5

%

dos negócios pequenos e médios que mais crescem receberam aportes de fundos de investimento

MOMENTO DIFÍCIL Em 2007 fomos contatados por um diretor da Votorantim Papel e Celulose (hoje Fibria) para criar aparelhos para adubar as plantações de eucalipto da empresa em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Eles queriam 25 unidades. Até então não tínhamos vendido nenhuma. A produção exigiria um investimento muito alto. Eu e meus sócios não tínhamos dinheiro nem ativos que servissem de garantia para conseguir um empréstimo no banco. Chegamos a um acordo com o cliente para financiar parte da quantia. As receitas com as vendas dos primeiros aparelhos foram usadas para produzir os outros. O sistema da Arvus diminuiu em 15% o uso de fertilizantes. Os resultados foram divulgados num encontro de empresas de papel e celulose. Recebemos muitas propostas. CRESCIMENTO Busquei recursos para a expansão em fundos de investimento. Em setembro de 2009 o fundo Criatec, que investe em empresas de tecnologia, se tornou sócio minoritário em troca de dois aportes, que somaram 3,5 milhões de reais. Os recursos foram usados na contratação de vendedores e no desenvolvimento de produtos. Hoje vendemos computadores de bordo e softwares para o monitoramento do trabalho no campo. As receitas da Arvus triplicaram em três anos. Atendemos as principais multinacionais de papel e celulose.


MICHEL TÉO SIN

33 anos

BERNARDO DE CASTRO

ARVUS

Florianópolis, SC

Sistemas para manejo de lavouras Expansão Receita líquida

315,5%(1)

7,9 milhões de reais(2)

1. Nos últimos três anos 2. Em 2012 Fonte Deloitte


CAPA Empreendedorismo

69 anos

N&A

Salvador, BA

Controle de processos em obras

89,8%(1) (2) Receita líquida 25,4 milhões de reais Expansão

1. Nos últimos três anos 2. Em 2012 Fonte Deloitte

daniela toviansky

Luís Carlos LIMA do Nascimento


sou sócio da minha mulher

É

comum encontrar empreendedores que têm o cônjuge como sócio. Cerca de 10% dos donos das empre-

sas que mais crescem dividem o comando com o marido ou a esposa. É o caso do sergipano Luís Nascimento, de 69 anos, que está à frente da N&A, empresa de Salvador especializada na administração de projetos de engenharia. Ele e sua mulher, Terezinha, de 65 anos, abriram o negócio em 1995. “Eu estava na idade de me aposentar, mas não queria ficar parado, e a Terezinha buscava um emprego após anos cuidando dos filhos”, diz ele. “A empresa resolveu os dois problemas.” Nascimento é responsável pelo departamento comercial. Terezinha, pelo financeiro. “Não sai nenhum dinheiro do caixa da empresa sem a aprovação dela”, afirma Nascimento.

QUEM É Nasci em Estância, no interior sergipano, em 1944. Comecei a estudar química industrial em Aracaju, 20 anos depois. Queria trabalhar na Petrobras. Ao final da faculdade, prestei concurso para trabalhar na estatal, mas fui reprovado. Depois, fiz mestrado em engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1969, fui contratado pela Promon, empresa de engenharia com projetos nos setores de energia, mineração e petroquímica. Trabalhei na construção de refinarias no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Nos anos 80, fui transferido para a Bahia e coordenei obras no polo petroquímico de Camaçari. Em 1994, a Promon mudou minha unidade de negócios para São Paulo, e me aposentei. Na época, eu tinha alguns imóveis alugados, que davam uma segurança financeira.

OPORTUNIDADE A vida acadêmica e a experiência profissional me ensinaram técnicas de planejamento para lidar com imprevistos em obras. Conheci muita gente na construção civil. A maioria dizia que o mercado nordestino estava aquecido. Obras de supermercados, shopping centers e residências se espalhavam nas grandes cidades da região, mas o setor não estava preparado para a demanda. Havia muitas queixas sobre atrasos e estouros nos orçamentos. Vi que minha experiência poderia ajudá-los. Em 1995, fundei a N&A, empresa que assessora construtoras a contornar imprevistos, em sociedade com minha mulher, Terezinha. Formada em química, ela gosta de números e foi cuidar do financeiro. A empresa ficava no quarto de nosso filho, que fazia faculdade em outro estado.

16

%

dos donos de pequenas e médias empresas que mais crescem têm o cônjuge como sócio no negócio

MOMENTO DIFÍCIL Nos primeiros anos da N&A as orientações aos clientes eram feitas em relatórios em papel. Era difícil acompanhar o andamento da obra e saber exatamente o que deveria ser ajustado a cada momento. Em 2000 criei um software para a gestão de obras. Ele estima os materiais necessários, o orçamento e a duração das etapas da construção, alerta quando há um desvio do planejamento e sugere as medidas para a obra voltar ao cronograma. CRESCIMENTO Entre os primeiros clientes estão as redes de supermercados Bompreço e Cencosud, dois dos maiores grupos varejistas do Nordeste, e shopping centers em Salvador, Natal, Aracaju e Maceió. Nos últimos cinco anos, a N&A diversificou seus projetos. Passamos a trabalhar em obras de resorts, usinas termelétricas e parques eólicos. A demanda por obras nesses setores é recente. Eles foram responsáveis por metade dos 25 milhões de reais do faturamento no ano passado. Muitos dos novos clientes têm as mesmas angústias dos varejistas que motivaram a fundação da N&A. A participação de clientes industriais deve aumentar. Em 2013, montei uma filial em São Paulo. Pelo menos uma vez por mês estou na capital paulista. Nesses períodos, a Terezinha comanda o escritório em Salvador. O apoio dela me mantém motivado. Não pretendo me aposentar.

Agosto 2013 | Exame pme | 33


CAPA Empreendedorismo

Criei meus filhos na empresa

A

paranaense Marcia Manfrin, de 47 anos, é uma das empreendedoras à frente dos pequenos e médios negócios

que mais crescem — 7% das empresas da pesquisa são comandadas por mulheres. Há duas décadas, Marcia fundou a Apetit, em Londrina, no interior do Paraná, que administra restaurantes em empresas. Em 2012, a Apetit faturou 81 milhões de reais — uma expansão de 140% em três anos. O negócio surgiu de um barzinho da família que Marcia passou a administrar quando deixou a carreira num banco para cuidar da filha recém-nascida. “Era difícil criar um filho e cumprir as jornadas de trabalho que eu tinha como assalariada”, diz ela. “A rotina de empreendedora é puxada, mas me deu mais liberdade para ficar perto de meus filhos.”

QUEM É Nasci em Apucarana, no norte do Paraná. Meu pai era professor de escola pública. Quando eu tinha 13 anos, pedi dinheiro a ele para comprar um vestido. Ele me mandou batalhar pelos meus sonhos. Eu queria estudar, casar, ter filhos, uma carreira. Pedi um emprego num escritório de contabilidade. Eu mal sabia datilografar, mas fui contratada. Aos 18 anos, consegui trabalho num banco em Londrina. Nessa época conheci o Decarlos, que era dono de um escritório de engenharia. Em 1987, nos casamos. Em poucos meses engravidei da minha primeira filha, a Pâmela. Durante a gravidez, tive de largar o banco para poder cuidar de minha filha. Mas não consegui ficar muito tempo parada. O Decarlos comprou um barzinho e me deixou na função de atender os clientes.

34 | Exame pme | Agosto 2013

OPORTUNIDADE O ritmo no bar era mais corrido do que no banco — pelo menos podia levar minha filha para o trabalho. O problema é que a concorrência na vizinhança era grande. O Decarlos ficou sabendo de uma empresa que estava com o refeitório em reformas. Eles procuravam um fornecedor de marmitas e me ofereci para o serviço. Não conhecia o mercado de refeições para empresas, mas vi uma oportunidade de aumentar as receitas. O bar tinha geladeira e fogão. Eu mesma cozinhava as porções de feijão, arroz, salada e carne e levava ao cliente. Era uma culinária simples, caseira. Conversei com donos de empresas que eram amigos do meu marido. Todos me disseram que faltava gente para fazer marmitas. Convenci o Decarlos a vender o bar e uma moto. Com o dinheiro, aluguei uma cozinha

7

%

dos donos de negócios de pequeno e médio porte que mais cresceram nos últimos oito anos são mulheres

maior, contratei cozinheiras, comprei fogões e uma Kombi para as entregas. Em 1989, fundei a Apetit. MOMENTO DIFÍCIL Os primeiros anos foram um sufoco. Não é fácil para um empreendedor conciliar o negócio com a vida pessoal. Era comum eu ficar na empresa até tarde da noite e nos fins de semana. Em 1991, nasceu meu segundo filho, o Lucas. Minha rotina era acompanhar a produção de marmitas pela manhã. À tarde, visitava empresas com potencial para serem clientes. O lucro do negócio era investido em equipamentos e mais funcionários. Eu não podia me dar ao luxo de ter uma babá, e muitas vezes as cozinheiras da Apetit cuidaram de meus filhos. Essa rotina foi uma lição para eles. Hoje, os dois trabalham na Apetit. A Pâmela, de 25 anos, está no departamento de qualidade, e o Lucas, de 21, no de vendas. CRESCIMENTO Em 1997, a Apetit era uma das maiores fornecedoras de refeições em Londrina — mas levar marmitas aos clientes elevava os custos e impedia a expansão para outras cidades. Comecei a fechar contratos com empresas que tinham cozinha. As cozinheiras da Apetit passaram a fazer as refeições nesses locais. Em 1998, fechamos o primeiro contrato em São Paulo. Hoje a Apetit está em 12 estados. Nossos 2 000 funcionários preparam 100 000 refeições por dia.


47 anos

Marcia Manfrin

Apetit

Londrina, PR

BULLA JR

Restaurantes de empresas Expansão Receita líquida

140,5%(1)

81 milhões de reais(2)

1. Nos últimos três anos 2. Em 2012 Fonte Deloitte


Bruno Vasconcelos 32 anos

Sana Agro Aérea

Leme, SP

Pulverização de culturas agrícolas

69,7%(1) (2) Receita líquida 10,6 milhões de reais Expansão

1. Nos últimos três anos 2. Em 2012 Fonte Deloitte

daniela toviansky

CAPA Empreendedorismo


mostrei que podia suceder meu pai

A

proximadamente um quinto das empresas que mais cresceram no país nos últimos anos não é mais ad-

ministrado pelos fundadores. Os herdeiros comandam 46% desses negócios. É o caso do administrador paulistano Bruno Vasconcelos, de 32 anos, da Sana Agro Aérea, empresa de Leme, no interior paulista, especializada na pulverização de lavouras. Vasconcelos foi chamado pelo pai para trabalhar na empresa há seis anos. “O agronegócio atraía investidores estrangeiros que poderiam ser clientes”, diz ele. “Fui preparar a empresa para atendê-los.” Vasconcelos cortou custos, mudou a remuneração dos funcionários e ampliou a frota. No ano passado, a Sana faturou 10 milhões de reais — um aumento de quase 70% em três anos.

QUEM É Sou filho de imigrantes portugueses que vieram para o Brasil nos anos 70. Meu pai, Rui, havia sido piloto militar na África e queria trabalhar com aviação agrícola. Ele veio para o país para fazer pulverização aérea em lavouras de cana-de-açúcar. Em sociedade com um usineiro, ele fundou a Sana Agro Aérea em 1977. Nasci quatro anos depois. Passei a infância na capital paulista, onde minha mãe, Isabel, tinha uma fábrica de bolos e tortas. Ela morreu quando eu tinha 18 anos e tive de assumir o comando do negócio, que atendia grandes clientes, como os supermercados Pão de Açúcar e Santa Luzia. Nos anos seguintes, a alta do dólar encareceu insumos importados, como trigo e outros ingredientes usados nas receitas das tortas. Tive de anunciar aos 40 funcionários o fechamento da fábrica. Foi horrível.

23

%

dos negócios de pequeno e médio porte que mais crescem não têm mais o fundador no comando

OPORTUNIDADE Em 2003, fui aprender línguas na Inglaterra, na Espanha e na Itália. Para me sustentar, trabalhei em bares e hotéis. Na Europa, lia as notícias sobre o bom momento da agricultura brasileira — as lavouras de cana-de-açúcar, soja e laranja cresciam e atraíam investidores estrangeiros. A Sana poderia crescer junto, mas suas receitas estavam estagnadas. Meu pai dizia que os custos de manutenção das cinco aeronaves estavam subindo. Faltavam processos para mensurar desperdícios. Muitos contratos não levavam em consideração os custos de deslocamento dos aviões e davam prejuízo. Voltei ao Brasil no fim de 2006 para trabalhar na Sana. Padronizei a duração e as etapas da manutenção das aeronaves e fiz manuais para os processos da empresa. Os vendedores passaram a ganhar

bônus ao fechar contratos prolongados e com baixo custo para o traslado das aeronaves. MOMENTO DIFÍCIL No início de 2008 pedi empréstimo ao BNDES e à Embraer para dobrar a frota. Eu queria ter estrutura para fechar grandes contratos. Pouco depois veio a crise internacional, e muitos clientes cancelaram contratos que estavam praticamente acertados. No início do ano seguinte começaram a vencer as parcelas do financiamento das aeronaves. Faltou dinheiro. Eu revisava o fluxo de caixa duas vezes por dia para encontrar maneiras de pagar as dívidas. Nessa época, meu pai descobriu um câncer avançado. Ele morreu em fevereiro de 2010. Eu me senti pressionado. Não queria que os funcionários duvidassem da minha capacidade de suceder meu pai. Precisei usar empréstimos bancários para ter capital de giro, mas consegui superar a crise. CRESCIMENTO Quando o mercado voltou a crescer, no fim de 2009, a Sana Agro Aérea estava mais preparada do que as concorrentes para fechar bons contratos. As receitas vêm aumentando pelo menos 20% ao ano desde 2010. Fechei contratos com grandes empresas, como Raízen e Citrosuco. Sobrevivi às dificuldades sem ter de devolver as novas aeronaves. Atualmente, a Sana tem 12 aviões. Apenas dois são financiados.

Agosto 2013 | Exame pme | 37


CAPA Empreendedorismo

sou bom em lidar com problemaS

O

ito entre dez donos das empresas que mais cresceram no país nos últimos oito anos abriram um negó-

cio ao enxergar uma oportunidade num mercado em expansão, segundo a pesquisa da consultoria Deloitte. E 58% deles tornaram-se empreendedores quando tinham entre 21 e 30 anos. É o caso do paulistano Márcio Sant’Anna, hoje com 45 anos. Seu primeiro negócio, aos 27 anos, foi uma pizzaria em São Paulo. Não deu certo. Dois anos depois ele fechou a empresa e foi trabalhar numa distribuidora de energia. Em 2001, ele percebeu que havia um negócio promissor a explorar no então recém-criado mercado livre de energia. Hoje, Sant’Anna está à frente da Ecom, comercializadora de energia que cresceu 144% em três anos. QUEM É Sou de uma família de classe média. Meu pai morreu quando eu tinha 11 anos. Minha mãe era dona de casa e passamos a viver da pensão que ele nos deixou. Ela dizia que só poderia dar comida e apoio moral — o resto eu teria de conseguir por conta própria. Aos 16 anos, arranjei emprego como office boy num banco. Trabalhei em escritórios e na bolsa de valores. Aprendi a gostar de assumir riscos e resolver problemas. Estudei administração e, em 1989, fui selecionado como trainee da Brahma. Quando tinha 27 anos, um distribuidor da cervejaria me propôs sociedade numa pizzaria. Não sabia nem fazer molho de tomate, mas aceitei. Eu era inexperiente e o negócio não deu certo. Encerrei a sociedade em dois anos. Não encarei como um fracasso. Fiquei mais preparado.

38 | Exame pme | Agosto 2013

58

%

dos donos de negócios que mais crescem abriram sua primeira empresa entre os 21 e os 30 anos

OPORTUNIDADE Na época da piz­zaria fiz pós-graduação em marketing. Lá conheci o colega de estudos Paulo Toledo, que foi trabalhar no departamento comercial da CPFL, distribuidora de energia para o interior paulista. Em 1999, ele me convidou para montar um setor de atendimento aos clientes. Dois anos depois, em 2001, o Brasil enfrentou o racionamento de energia. Vi muitos industriais em pânico com a hipótese de ter de cortar a produção ou ficar no escuro. Na mesma época, estava surgindo o mercado livre de energia, no qual indústrias, shoppings e supermercados podem escolher o fornecedor que oferecer as melhores condições. Era um mercado promissor. Toda empresa precisa de energia e eu tinha experiência no setor. Em novembro de 2002 eu e o Paulo abrimos a Ecom Energia.

MOMENTO DIFÍCIL Em 2008, a demanda da indústria estava em alta e os preços da energia no mercado livre começaram a subir. Um de nossos fornecedores rompeu o contrato de uma hora para a outra. Já havíamos revendido a energia a um grande cliente. Se o fornecimento fosse interrompido, teríamos de pagar uma multa de 17 milhões de reais. Seria um peso para uma empresa que ainda estava se firmando. Eu já era casado e tinha dois filhos. Minha mulher havia largado o emprego para cuidar da família. Senti que não podia falhar. Comprei energia de outras fontes e chamei o cliente para renegociar. Expliquei que a minha maior vontade era resolver seu problema. Ele aceitou e é cliente da Ecom até hoje. CRESCIMENTO A Ecom cresceu com o mercado livre, que é responsável por 27% da energia consumida no país. Em dez anos, vi o surgimento de muitos concorrentes. Para me diferenciar, busco criar fontes de receita no mercado. Em 2006, criei uma unidade na empresa especializada em ajudar os clientes na gestão de contratos de energia, mesmo que tenham sido comprados da concorrência. A regulamentação dessas transações é complicada, e essa unidade ajuda os clientes a lidar com isso. O faturamento da unidade cresceu 144% em três anos. Em 2013, devemos começar a vender contratos de gás natural.


daniela toviansky

45 anos

Márcio Sant’Anna

Ecom Energia

São Paulo, SP

Gestão de energia para empresas Expansão Receita líquida

144,5%(1)

8,3 milhões de reais(2)

1. Nos últimos três anos 2. Em 2012 Fonte Deloitte


CAPA Empreendedorismo

O que o estudo revela O perfil dos empreendedores à frente das pequenas e médias empresas que mais cresceram no país nos últimos anos (resultados em %)

Quem são eles

2

Onde vivem, idade, formação e experiência Sexo

1

Formação

93

Homens

54 31 7

5

1

AM

1 1

7

Mulheres

5

BA

6

3

GO

Idade (em anos)

54%

3

PR

9

38

6

RJ

SP

36 27 21 18 3 13

Turismo

7

Trabalho Estudo de línguas Pós-graduação e MBA

En tr e

1e 6 M ai sd e 12 En tr e 6 e 12

31 29 18 15

3

ES

Motivo da viagem(1)

(em meses)

N en hu m a A té 1

11

RS

Permanência no exterior

dos empreendedores têm pós-graduação. Desses, 28% fizeram um curso de MBA

6

SC

1 2

AL PE

MG

MS

Entrevistados por estado (em %)

Pós-graduação Curso superior completo Curso superior incompleto Ensino médio técnico completo Ensino médio técnico incompleto Ensino médio tradicional completo Ensino fundamental completo

DF

1

Onde moram

3 20 37 20 20

De 26 De 31 De 41 De 51 Mais a 30 a 40 a 50 a 60 de 60

1

CE RN

Curso superior Outras atividades

Qual é a sua história

Como cada um se tornou dono das pequenas e médias empresas que mais crescem no país É fundador

77

Sim

23

Não

Quem não fundou... Herdou

Comprou

Outros(3)

40 | Exame pme | Agosto 2013

46 42 12

82%

Idade em que abriu o primeiro negócio

58 Até 20 De 21 a 30 De 31 a 40 De 41 a 50 De 51 a 60

12 4

23

3

dos empreendedores abriram o negócio por ter enxergado uma oportunidade. Os outros 18%, por necessidade


pequenas e médias empresas

que mais crescem Como se relacionam com a família

Estado civil, número de filhos, tempo livre, prioridades e relação do cônjuge com os negócios dos donos de empresas que mais crescem Estado civil

Filhos

80

Renda mensal(2) (em 1 000 reais)

1

91

 olteiro S Separado Casado

1

2

Nenhum

Tempo livre (horas por semana)

20

27

17

12

15

9

 té 5 A Entre 5 e 10 Entre 10 e 20 Entre 20 e 50

horas semanais

é o tempo que os empreendedores se dedicam às atividades de lazer e de saúde

 ntre 50 e 100 E Entre 100 e 500 Mais de 500

Participação na renda familiar (em %)

6  té 5 A Entre 5 e 10

 ntre 10 e 15 E Entre 15 e 20

Participação do cônjuge no negócio

7

20 36

26

73

Até 10

Entre Entre Entre Entre 10 e 30 30 e 50 50 e 70 70 e 100

100

Quanto a renda representa do lucro líquido da empresa (em %)

31 32

64

 mpresa E Família

A té

23

6

5

2

A de cim 70 a

14

10

Prioridade

27 16

2

 ntre 20 e 30 E Acima de 30

10

 penas A trabalha na empresa Tem outra empresa Acionista da empresa Trabalha em outra empresa Não trabalha nem é sócio

12 39 27 16

E 50 ntr e e 70

12

2 ou mais

3

E 30 ntr e e 50

5

7

Renda e bens dos empreendedores das empresas que mais crescem no país

E 10 ntr e e 30

4

13

Qual é o seu patrimônio

Residência

8

Experiência com outros negócios Ainda está à frente da primeira empresa Sim Não Já teve de fechar alguma empresa Sim Não Possui mais de uma empresa Sim Não

10

82

55 45 24 76 63 37

Não é própria

Em financiamento

Quitada

Possui mais de um imóvel

81

Sim

19

Não

1. Respostas múltiplas 2. Inclui pró-labore, lucro líquido da empresa e outras receitas 3. Ganhou participação societária por mérito, adquiriu cotas de outros sócios etc. Fonte Deloitte

Agosto 2013 | Exame pme | 41


CAPA Empreendedorismo

Quem está no ranking Como as empresas da lista foram selecionadas

O ranking das pequenas e médias empresas brasileiras que mais crescem é baseado na expansão da receita líquida de 2010 a 2012. Todas as companhias com faturamento de 3 milhões a 300 milhões de reais com sede no Brasil e que operaram ao longo dos últimos cinco anos puderam se inscrever. As exceções são empresas de auditoria, consultorias, editoras, além de cooperativas, instituições financeiras, empresas públicas, organizações sem fins lucrativos, companhias com mais de 50% do capital controlado por corporações estrangeiras e subsidiárias de grupos com faturamento superior a 2 bilhões de reais. Para participar, as empresas responderam a um questionário elaborado pela consultoria Deloitte e por Exame PME. No total, foram recebidos 464 questionários. Dessas empresas, 393 encaminharam as demonstrações financeiras dos três anos cobertos pela pesquisa e 334 obedeciam aos critérios estabelecidos. São elas que compõem a amostra e originaram a lista das 250 empresas do estudo. — Com reportagem de Italo Rufino

Agosto 2013 | Exame pme | 43


CAPA Empreendedorismo

Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

1

Grupo RR São Paulo, SP

1 009

9 037

19 804

1 862,3%

2

Marca Laser Pinhais, PR

1 029

3 552

8 838

759,0%

193,1%

3

DClick São Paulo, SP

2 955

9 152

17 407

489,0%

142,7% Indústria digital

Desenvolve softwares e aplicativos para celulares, tablets e desktops

4

Meta Distribuidor Arapiraca, AL

6 763

20 421

38 671

471,8%

139,1% Atacado

Distribui produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e limpeza

5

Arcitech Campinas, SP

5 812

33 701

27 095

366,2%

115,9% Serviços

Faz projetos e manutenção de redes de telecomunicações

6

Piramide Montagens Américo Brasiliense, SP

18 383

55 080

84 182

357,9%

114,0% Serviços

Presta serviços de montagem industrial para grandes empresas

7

Grupo I9 Barueri, SP

5 079

13 866

22 289

338,8%

109,5% Indústria digital

Desenvolve softwares e presta integração na área de TI

8

Arvus Tecnologia Florianópolis, SC

1 906

4 484

7 921

315,5%

103,8% Bens de capital

Produz sistemas para gestão de plantio e manejo de lavouras

9

Grupo Empreza Goiânia, GO

57 817

186 147 228 468

295,2%

98,8% Serviços

Recruta e seleciona funcionários temporários para outras empresas

10

EQS Engenharia São José, SC

12 620

35 986

47 032

272,7%

93,0% Serviços

Oferece locação de geradores e ar-condicionado

11

Prazzo Engenharia São José dos Campos, SP

7 552

34 365

27 362

262,3%

90,3%

12

Teevo Caxias do Sul, RS

14 340

29 144

49 978

248,5%

86,7% Serviços

Faz consultoria e suporte técnico em tecnologias da informação

13

Adler Andaimes São Paulo, SP

2 713

6 042

9 367

245,3%

85,8% Serviços

Aluga e monta andaimes para grandes indústrias

14

Enalta São Carlos, SP

3 194

4 678

10 696

234,9%

83,0% Bens de capital

Desenvolve sistemas de automação de máquinas agrícolas

15

J. Fonseca Construtora Campinas, SP

10 773

19 277

35 027

225,1%

16

Compass Containers Santos, SP

3 296

8 089

10 454

217,2%

78,1% Serviços

Fornece contêineres para uso em indústrias, varejo e construção civil

17

VP Projeto Taboão da Serra, SP

2 641

4 210

8 356

216,4%

77,9% Bens de capital

Projeta e fabrica laboratórios, mobiliários e equipamentos

18

Acesso Digital São Paulo, SP

6 633

10 853

20 960

216,0%

77,8% Indústria digital

Presta serviços de digitalização e arquivamento de documentos

19

MPD Engenharia São Paulo, SP

33 877

51 097

102 579

202,8%

74,0%

20

Ambientec Joinville, SC

1 031

2 583

3 059

196,6%

72,2% Serviços

Oferece consultoria em engenharia de segurança e higiene ocupacional

21

Agência Ideal São Paulo, SP

6 145

11 023

17 686

187,8%

69,7% Serviços

Desenvolve trabalhos de comunicação em mídias sociais

22

Exceda São Paulo, SP

20 685

33 706

58 541

183,0%

68,2% Serviços

Fornece infraestrutura de internet e telecomunicações para empresas

23

Natulab Santo Antônio de Jesus, BA

31 885

50 814

87 301

173,8%

65,5%

Bens de consumo

Fabrica medicamentos, suplementos alimentares e nutricionais

24

Forno de Minas Contagem, MG

47 107

83 921

124 590

164,5%

62,6%

Bens de consumo

Fabrica pães de queijo e salgados congelados

25

Clearsale São Paulo, SP

16 000

27 578

41 683

160,5%

61,4% Indústria digital

44 | Exame pme | Agosto 2013

343,0% Serviços

80,3%

Bens de consumo

Indústria da construção

Indústria da construção

Indústria da construção

Recupera crédito para grandes empresas Fabrica brindes promocionais e produtos corporativos

Constrói edificações comerciais, industriais e residenciais

Constrói edificações comerciais, industriais e residenciais

Constrói edifícios comerciais, industriais e residenciais

Produz softwares de gestão de fraudes e avaliação de risco


pequenas e médias empresas

que mais crescem Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

26

Fernandes Engenharia Itatiba, SP

7 934

14 115

19 999

152,1%

27

Cianet Palhoça, SC

6 915

10 283

17 423

28

Santin Américo Brasiliense, SP

21 983

42 822

29

Serttel Recife, PE

24 222

30

Interocean Engenharia Rio de Janeiro, RJ

31

Ecom Corretora de Energia São Paulo, SP

32

Anual

setor(4)

O que faz (5)

58,8% Bens de capital

Produz pisos de alta resistência para ambientes industriais

152,0%

58,7% Eletroeletrônicos

Desenvolve equipamentos para redes de internet de banda larga

55 033

150,3%

58,2% Serviços

Presta serviços de içamento e de transporte de material

43 177

60 419

149,4%

57,9% Serviços

Produz equipamentos para gerenciamento de trânsito

1 507

4 239

3 695

145,2%

56,6% Serviços

Presta serviços de engenharia naval e gerenciamento de embarcações

3 429

3 125

8 383

144,5%

56,4% Energia

Oferece serviços de gestão de energia para indústrias e varejo

Apetit Alimentação Londrina, PR

33 683

52 973

81 007

140,5%

33

Rogga Joinville, SC

34 881

76 008

83 607

139,7%

54,8%

34

Seiva Chapadão do Sul, MS

39 943

75 869

95 272

138,5%

54,4% Varejo

35

P3 Image São Paulo, SP

5 591

8 168

13 273

137,4%

54,1% Serviços

Presta serviços de gerenciamento de tecnologia da informação

36

Stocktotal São Paulo, SP

10 450

17 200

24 565

135,1%

53,3% Telecomunicações

Fornece equipamentos de localização móvel e telecomunicações

37

TI Métricas Rio de Janeiro, RJ

5 386

9 264

12 569

133,4%

52,8% Serviços

Oferece serviços de aplicação de métricas para softwares

38

SIS Barueri, SP

3 033

3 426

6 985

130,3%

51,8% Serviços

Desenvolve softwares, outsourcing de infraestrutura e outros serviços de TI

39

Proseg Serviços Lins, SP

15 716

27 165

36 057

129,4%

51,5% Serviços

Presta serviços de segurança patrimonial, pessoal e empresarial

40

Gemelo Cotia, SP

9 045

16 593

20 606

127,8%

50,9% Serviços

Faz armazenamento de dados e aluga estruturas de TI para empresas

41

Pilar Embu das Artes, SP

4 783

7 985

10 853

126,9%

50,6% Serviços

Oferece serviços de manutenção de condomínios

42

Qualidados Salvador, BA

31 063

52 040

70 194

126,0%

50,3% Serviços

Gerencia projetos e serviços de manutenção em fábricas

43

Conquest One São Paulo, SP

12 898

22 459

28 928

124,3%

49,8% Indústria digital

Produz softwares e presta serviços de TI para clientes corporativos

44

Divino Fogão São Paulo, SP

5 000

7 146

10 968

119,4%

48,1%

45

Proguarda Vig. e Seg. Aparecida de Goiânia, GO

25 338

40 464

55 542

119,2%

48,1% Serviços

Presta serviços de segurança, vigilância e manutenção predial

46

Prepara Franchising São José do Rio Preto, SP

6 227

9 318

13 579

118,1%

47,7% Serviços

Oferece cursos profissionalizantes e técnicos por meio de franquias

47

Fiori Cerâmica Andradas, MG

23 875

34 943

51 927

117,5%

47,5%

48

Sirtec São Borja, RS

31 367

38 488

67 864

116,4%

47,1% Energia

49

ISH Tecnologia Vitória, ES

23 762

42 893

50 776

113,7%

46,2% Serviços

50

Kimberlit Olímpia, SP

23 576

35 128

49 730

110,9%

45,2%

55,1% Serviços Indústria da construção

Bens de consumo

Bens de consumo

Químico e petroquímico

Gerencia restaurantes coletivos para clientes corporativos Incorpora, constrói e vende condomínios residenciais Revende tratores, máquinas e outros equipamentos agrícolas

Fornece refeições de comida brasileira por meio de franquias

Fabrica louças sanitárias, como cubas, tanques, lavatórios e vasos Projeta, constrói e faz manutenção de redes de distribuição elétrica Presta serviços de segurança e infraestrutura em TI Produz fertilizantes e polímeros para revestimentos de adubos

1. O nome de algumas empresas foi simplificado pela redação de Exame PME por razões de espaço ou clareza. A denominação completa pode ser encontrada no portal EXAME (www.exame.com.br/pme) 2. Informações da demonstração de resultados fornecidas pelas empresas 3. Valores arredondados 4. Setores classificados de acordo com a coluna O Que Faz 5. Informações colhidas pela redação e em alguns casos reduzidas por razões de espaço ou clareza Fonte Deloitte

Agosto 2013 | Exame pme | 45


CAPA Empreendedorismo

Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

2010

2011

2012

60 024

95 926

126 279

110,4%

45,0%

2 127

2 775

4 432

108,4%

44,4% Serviços

68 275

89 809

141 700

107,5%

44,1% Indústria digital

5 466

10 857

11 341

107,5%

44,0% Indústria digital

Desenvolve softwares de gestão financeira e contábil Desenvolve softwares de gestão para atacado, varejo e distribuição

51

Rio Verde Engenharia Limeira, SP

52

Silva Freire Advogados Belo Horizonte, MG

53

MV Sistemas Recife, PE

54

StarSoft Barueri, SP

55

Consinco Ribeirão Preto, SP

12 089

18 372

25 052

107,2%

44,0% Indústria digital

56

Betonpoxi Engenharia Recife, PE

18 255

24 246

37 548

105,7%

43,4%

57

Itaipu Norte Marituba, PA

33 434

48 990

68 623

105,3%

43,3% Varejo

58

Bem Brasil Araxá, MG

98 345 134 330 200 354

103,7%

42,7%

59

Bichara, Barata & Costa Rio de Janeiro, RJ

26 003

48 811

52 960

103,7%

42,7% Serviços

60

Metalúrgica Rodriaço Curitiba, PR

9 251

18 093

18 393

98,8%

61

Fly Embu das Artes, SP

6 655

11 637

13 190

98,2%

40,8% Serviços

Presta serviços terceirizados, como recepção e manutenção predial

62

BVL Belo Horizonte, MG

54 706

122 279

108 422

98,2%

40,8% Varejo

Revende automóveis novos e usados de diversas marcas

63

A. Yoshii Engenharia Londrina, PR

92 271

125 389

182 451

97,7%

40,6%

64

4BIO Medicamentos São Paulo, SP

32 830

43 106

64 204

95,6%

39,8% Farmacêutico

Manipula, vende e transporta medicamentos de alto custo

65

Bexpert São Paulo, SP

6 375

11 296

12 409

94,6%

39,5% Serviços

Desenvolve sistemas de gestão de relacionamento com clientes

66

Hospital N. Sra. de Fátima Patos de Minas, MG

16 684

23 384

32 365

94,0%

39,3% Serviços

Oferece serviços de clínica médica, como cirurgias e terapia intensiva

67

MGM Construtora Campinas, SP

7 084

14 330

13 721

93,7%

39,2%

68

i4Pro São Paulo, SP

7 511

9 811

14 543

93,6%

39,1% Indústria digital

Desenvolve softwares de gestão para o setor de seguros

69

CMTech Recife, PE

4 484

4 048

8 631

92,5%

38,7% Serviços

Oferece serviços de integração de sistemas de TI

70

Deal Group São Paulo, SP

18 104

23 719

34 775

92,1%

38,6% Indústria digital

Desenvolve softwares sob encomenda para outras empresas

71

PBTI Soluções Brasília, DF

33 584

59 003

63 839

90,1%

37,9% Indústria digital

Desenvolve e vende softwares de gestão e integração de TI

72

N&A Salvador, BA

13 419

14 595

25 467

89,8%

37,8% Serviços

Presta consultoria e serviços ao setor de construção civil

73

Estaf Equipamentos Olinda, PE

22 442

28 032

42 546

89,6%

37,7% Serviços

Faz locação de equipamentos para construção civil

74

Take.Net Belo Horizonte, MG

12 446

17 213

23 361

87,7%

37,0% Indústria digital

Desenvolve aplicativos para telefones celulares

75

Engebasa Cubatão, SP

50 771

94 095

94 952

87,0%

36,8%

46 | Exame pme | Agosto 2013

41,0%

Indústria da construção

Indústria da construção

Bens de consumo

Bens de consumo

Indústria da construção

Indústria da construção

Siderurgia e metalurgia

Incorpora e constrói condomínios residenciais e industriais Presta serviços de assessoria jurídica para pessoas físicas e empresas Desenvolve softwares de integração de TI para a área de saúde

Presta serviços de recuperação e restauração de estruturas Revende caminhões, chassis de ônibus, autopeças e motores Produz e vende batatas congeladas Presta serviços de assessoria jurídica para empresas Produz equipamentos para cozinha e acondicionamento de alimentos

Presta serviços de engenharia e construção de empreendimentos

Projeta e constrói obras industriais, comerciais, residenciais e públicas

Fabrica e faz a manutenção de máquinas e equipamentos industriais


pequenas e médias empresas

que mais crescem Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

2011

2012

9 235

15 313

17 258

86,9%

36,7% Serviços

Presta serviços de atendimento ao cliente para empresas

20 961

14 748

39 150

86,8%

36,7% Eletroeletrônico

Fornece sistemas de monitoramento, identificação digital e automação

76

Proxis São Paulo, SP

77

Akiyama Curitiba, PR

78

Pitang Recife, PE

11 469

13 890

21 226

85,1%

36,0% Serviços

Faz manutenção, testes e presta consultoria de TI e softwares

79

Grupo RPH Porto Alegre, RS

3 678

5 794

6 772

84,1%

35,7% Farmacêutico

Produz medicamentos e presta consultoria em radiofarmacologia

80

Proseg Segurança Lins, SP

23 341

30 264

42 656

82,8%

35,2% Serviços

Presta serviços de segurança patrimonial, pessoal e empresarial

81

Dualtec São Paulo, SP

7 894

10 966

14 421

82,7%

35,2% Indústria digital

Presta serviços de hospedagem de dados e computação na nuvem

82

Dan-Hebert Engenharia Brasília, DF

104 241 160 767

188 522

80,9%

34,5%

83

Pet Society Guarulhos, SP

5 520

7 592

9 920

79,7%

84

Acqua Products Salvador, BA

6 615

8 562

11 883

85

Emac Belo Horizonte, MG

34 588

45 443

86

Gertec Serviços Diadema, SP

7 845

87

Comid Dourados, MS

88

Indústria da construção

Constrói obras comerciais, industriais, residenciais e de pavimentação

34,1%

Bens de consumo

Produz cosméticos e produtos de saúde e de beleza para animais

79,6%

34,0%

Bens de consumo

Cultiva, beneficia, comercializa e distribui camarões

62 089

79,5%

34,0% Serviços

Projeta, instala e faz manutenção de sistemas de ar-condicionado

12 678

14 076

79,4%

33,9% Indústria digital

Desenvolve sistemas de automação comercial e bancária

62 664

90 334

112 152

79,0%

33,8% Bens de capital

Revende tratores e máquinas agrícolas e de jardinagem

Dedalus São Paulo, SP

10 365

15 394

18 539

78,9%

33,7% Indústria digital

Revende aplicativos e oferece serviços de hospedagem de dados

89

Vagas Tecnologia São Paulo, SP

12 076

16 886

21 598

78,8%

33,7% Indústria digital

Mantém um site de classificados de empregos e banco de currículos

90

Ellenco Tatuí, SP

17 552

26 132

31 381

78,8%

33,7% Serviços

Incorpora empreendimentos imobiliários e de infraestrutura

91

CH Consultoria Rio de Janeiro, RJ

3 251

4 398

5 803

78,5%

33,6% Serviços

Organiza cadastros de clientes e suprimentos para empresas

92

Linx São Paulo, SP

129 462

184 501 230 989

78,4%

33,6% Indústria digital

Desenvolve e instala sistemas de automação para atacado e varejo

93

Ogochi São Carlos, SC

20 619

32 139

36 684

77,9%

33,4%

94

A5 Solutions São Paulo, SP

12 319

13 967

21 759

76,6%

32,9% Indústria digital

Desenvolve softwares de gestão de relacionamento com clientes

95

CAS Tecnologia São Paulo, SP

20 841

24 444

36 697

76,1%

32,7% Indústria digital

Produz softwares e equipamentos para engenharia e telemetria

96

Devex Belo Horizonte, MG

18 613

31 243

32 515

74,7%

32,2% Indústria digital

Desenvolve sistemas de automação para mineradoras

97

Guimar Engenharia Rio de Janeiro, RJ

102 234

149 127

177 904

74,0%

31,9%

98

John Richard Locação São Paulo, SP

12 245

15 962

21 240

73,5%

31,7% Serviços

Presta serviço de locação de móveis para empresas e residências

99

Delta Easy Solutions Porto Alegre, RS

4 519

5 967

7 825

73,1%

31,6% Serviços

Presta serviços de integração de gestão para órgãos públicos

15 284

16 871

26 408

72,8%

31,4% Bens de capital

Desenvolve, fabrica e vende máquinas e acessórios de usinagem

100

Kone Máquinas Limeira, SP

Bens de consumo

Indústria da construção

Produz roupas, sapatos e acessórios para vestuário

Gerencia obras de edificações industriais e comerciais

1. O nome de algumas empresas foi simplificado pela redação de Exame PME por razões de espaço ou clareza. A denominação completa pode ser encontrada no portal EXAME (www.exame.com.br/pme) 2. Informações da demonstração de resultados fornecidas pelas empresas 3. Valores arredondados 4. Setores classificados de acordo com a coluna O Que Faz 5. Informações colhidas pela redação e em alguns casos reduzidas por razões de espaço ou clareza Fonte Deloitte

Agosto 2013 | Exame pme | 47


CAPA Empreendedorismo

Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

2010

2011

2012

93 509

179 802

161 503

72,7%

7 245

7 289

12 449

71,8%

31,1% Indústria digital

43 309

98 556

74 380

71,7%

31,1%

O que faz (5)

101

Andrade Mendonça Recife, PE

102

Masterdom São Paulo, SP

103

Lotil Engenharia Fortaleza, CE

104

Ellan Boituva, SP

11 718

18 862

20 114

71,7%

31,0%

105

CentralServer Curitiba, PR

3 011

4 528

5 167

71,6%

31,0% Serviços

Fornece serviços de computação na nuvem e hospedagem de sites

106

GSW São José dos Campos, SP

14 523

19 505

24 861

71,2%

30,8% Indústria digital

Integra softwares de gestão e faz programas sob encomenda

107

Sana Agro Aérea Leme, SP

6 284

7 567

10 664

69,7%

30,3% Serviços

Presta serviços de pulverização e controle de pragas agrícolas

108

Segsat Recife, PE

5 384

8 881

9 031

67,7%

29,5% Serviços

Presta serviços de rastreamento de veículos e segurança

109

Altus São Leopoldo, RS

57 400

85 812

96 116

67,4%

29,4% Indústria digital

Integra sistemas de TI e comercializa equipamentos de automação

110

Rezende Sistemas Uberlândia, MG

7 083

9 963

11 852

67,3%

29,4% Indústria digital

Oferece hospedagem de dados e presta consultoria em TI

111

Nord Electric Chapecó, SC

5 242

4 501

8 737

66,7%

29,1% Bens de capital

Desenvolve e fabrica sistemas elétricos e de automação

112

Fartura Rio de Janeiro, RJ

2 929

4 647

4 857

65,8%

28,8% Bens de capital

Fornece caminhões, chassis de ônibus e peças automotivas

113

MG Pré-moldados Contagem, MG

5 307

6 495

8 797

65,8%

28,7%

114

Ivia Fortaleza, CE

11 640

15 001

19 035

63,5%

27,9% Indústria digital

Desenvolve softwares e oferece serviços de profissionais de TI

115

Asyst Santana de Parnaíba, SP

81 983

118 214

133 225

62,5%

27,5% Serviços

Presta serviços terceirizados de tecnologia da informação

116

Newsupri Recife, PE

5 401

10 047

8 681

60,7%

26,8% Indústria digital

Desenvolve e implementa projetos de Infraestrutura de TI para empresas

117

Netsolutions Barueri, SP

40 726

39 783

64 665

58,8%

26,0% Serviços

Presta serviços de infraestrutura de redes elétricas e automação

118

USE Móveis Goianira, GO

64 449

63 802

101 749

57,9%

25,6% Bens de capital

Desenvolve e fabrica móveis para escritórios, como mesas e cadeiras

119

Wellcare São Paulo, SP

5 856

6 803

9 216

57,4%

25,5% Indústria digital

Fornece sistemas de segurança, como controle de acesso

120

Pioneira da Costa Florianopólis, SC

49 500

63 760

77 804

57,2%

25,4%

121

Spassu Tecnologia Vitória, ES

80 212

107 289

125 704

56,7%

25,2% Serviços

Oferece locação de equipamentos de TI e suporte técnico

122

Tecpoint Barueri, SP

9 251

12 367

14 497

56,7%

25,2% Bens de capital

Fabrica produtos de automação de sistemas bancário e comercial

123

Dexter Latina São José dos Pinhais, PR

9 178

12 718

14 349

56,3%

25,0%

124

Prática Technicook Pouso Alegre, MG

41 671

52 557

64 712

55,3%

24,6% Bens de capital

Produz fornos e geladeiras para panificadoras e cozinhas industriais

125

Verde Ghaia Belo Horizonte, MG

4 959

6 266

7 670

54,7%

24,4% Serviços

Presta serviços de consultoria em gestão ambiental e sustentabilidade

48 | Exame pme | Agosto 2013

31,4%

Indústria da construção

Constrói indústrias e obras públicas, comerciais e residenciais Desenvolve e presta serviços de integração de sistemas em TI

Indústria da construção

Incorpora e executa obras públicas, como de saneamento e habitação

Bens de consumo

Produz móveis para laboratórios, cofres e suportes para monitores

Indústria da construção

Indústria da construção

Químico e petroquímico

Fabrica estruturas pré-moldadas de cimento para a construção civil

Incorpora, desenvolve e constrói condomínios residenciais

Fabrica produtos inseticidas para o controle de pragas urbanas


pequenas e médias empresas

que mais crescem Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

126

AMA Porto Alegre, RS

3 203

4 236

4 946

54,4%

127

Smarapd Ribeirão Preto, SP

19 810

26 784

30 512

54,0%

24,1% Indústria digital

Desenvolve softwares de gestão para administração pública

128

Braile Distribuidora Porto Alegre, RS

54 329

69 979

83 653

54,0%

24,1% Atacado

Vende papéis para impressão e material para informática

129

Viagens Master Belo Horizonte, MG

5 256

9 845

8 085

53,8%

24,0% Serviços

130

Ecosteel Sarzedo, MG

8 894

23 333

13 586

52,8%

23,6%

Químico e petroquímico

Beneficia e recicla resíduos de siderúrgicas

131

Jobe Luv Rio Claro, SP

13 155

18 447

20 050

52,4%

23,5%

Bens de consumo

Produz uniformes de proteção resistentes a altas temperaturas

132

Teckma Engenharia São Paulo, SP

140 900

211 551

214 684

52,4%

23,4%

Indústria da construção

Faz projetos de engenharia para setores como energia e siderurgia

133

Alterdata Software Teresópolis, RJ

50 224

65 611

76 470

52,3%

23,4% Indústria digital

Produz software para gestão empresarial e automação contábil

134

Diamaju Anta Gorda, RS

58 700

73 674

89 214

52,0%

23,3% Atacado

Revende e distribui produtos e insumos agrícolas e pecuários

135

Master Turismo Belo Horizonte, MG

10 931

18 427

16 583

51,7%

23,2% Serviços

Vende pacotes de viagens corporativos e turísticos

136

Laticínios Catupiry São Paulo, SP

130 984

158 398

198 685

51,7%

23,2%

137

Perfil Informática São Paulo, SP

23 677

32 948

35 766

51,1%

22,9% Serviços

Presta serviços de manutenção em hardware e periféricos

138

Agro Tech Ituverava, SP

21 394

23 292

32 261

50,8%

22,8% Atacado

Distribui insumos agrícolas, como adubos e agroquímicos

139

Tecnoblu Blumenau, SC

21 616

26 856

32 529

50,5%

22,7%

Bens de consumo

Fabrica etiquetas, botões e rebites para roupas e calçados

140

Nutriz Lagoa Vermelha, RS

22 166

23 550

33 311

50,3%

22,6%

Bens de consumo

Produz, beneficia, comercializa e distribui vegetais congelados

141

Keko Flores da Cunha, RS

59 266

67 422

88 284

49,0%

142

Totvs Espírito Santo Vitória, ES

9 545

10 217

14 197

48,7%

143

Nutroeste Goiânia, GO

17 361

23 048

25 703

48,0%

21,7%

144

Elba Belo Horizonte, MG

68 146

80 288

100 567

47,6%

21,5% Serviços

Oferece aluguel de equipamentos e andaimes para a construção civil

145

Supermercados Santa Helena Sete Lagoas, MG

79 731

102 657

117 643

47,6%

21,5% Varejo

Vende alimentos, utensílios para casa e produtos de higiene e beleza

146

Seva Contagem, MG

20 333

28 218

30 001

47,5%

21,5% Automotivo

Fabrica e vende dispositivos eletrônicos para o setor automotivo

147

Tecnoset São Paulo, SP

53 181

61 633

78 353

47,3%

21,4% Indústria digital

Presta consultoria, desenvolve e integra sistemas de gestão

148

Cabletech Caçapava, SP

82 954

119 063

122 095

47,2%

21,3% Telecomunicações

Produz cabos coaxiais usados em redes de internet e telefonia

149

Poliview São Paulo, SP

4 266

7 519

6 273

47,0%

21,3% Indústria digital

Desenvolve, vende, instala e presta consultoria de softwares de gestão

150

Mig-Plus Casca, RS

46 426

66 536

68 235

47,0%

21,2%

24,3% Serviços

Bens de consumo

22,1% Transporte 22,0% Varejo Bens de consumo

Bens de consumo

Oferece serviços de gestão de planos de saúde corporativos

Fornece roteiros turísticos para agências de viagens

Produz e beneficia queijos, requeijão e outros derivados de leite congelados

Fabrica e vende acessórios automotivos, como bagageiros Revende softwares de gestão para setores como jurídico e indústria Produz rações e suplementos nutricionais para alimentação animal

Produz e distribui suplementos para alimentação animal

1. O nome de algumas empresas foi simplificado pela redação de Exame PME por razões de espaço ou clareza. A denominação completa pode ser encontrada no portal EXAME (www.exame.com.br/pme) 2. Informações da demonstração de resultados fornecidas pelas empresas 3. Valores arredondados 4. Setores classificados de acordo com a coluna O Que Faz 5. Informações colhidas pela redação e em alguns casos reduzidas por razões de espaço ou clareza Fonte Deloitte

Agosto 2013 | Exame pme | 49


CAPA Empreendedorismo

Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

151

Thech São Paulo, SP

4 748

5 354

6 973

46,9%

21,2%

152

Acura Technologies São Bernardo do Campo, SP

7 608

8 280

11 152

46,6%

21,1% Indústria digital

153

Hospital Metropolitano São Paulo, SP

41 546

51 655

60 800

46,3%

21,0% Serviços

154

CMC Catalão, GO

15 033

10 732

21 923

45,8%

20,8%

Siderurgia e metalurgia

Fabrica e monta equipamentos industriais para o setor de mineração

155

Interunion Ribeirão Preto, SP

46 676

47 982

67 797

45,2%

20,5%

Siderurgia e metalurgia

Produz máquinas e equipamentos para os setores agrícola e industrial

156

Bom Sabor Taboão da Serra, SP

28 231

34 771

40 858

44,7%

20,3%

Bens de consumo

Fabrica sachês de condimentos, molhos, geleias e biscoitos

157

Hidráulica Potenza São Paulo, SP

44 488

59 954

64 280

44,5%

20,2% Bens de capital

Produz e distribui equipamentos para instalações hidráulicas

158

Brafer Araucária, PR

168 786 220 079 243 207

44,1%

20,0%

Siderurgia e metalurgia

Projeta, fabrica e faz tratamento fisíco e químico em estruturas metálicas

159

Cadersil Campina Grande, PB

24 336

30 508

44,1%

20,0%

Bens de consumo

Fabrica cadernos, agendas e outros produtos de uso escolar

160

Serilon Brasil Londrina, PR

142 346 149 994

204 517

43,7%

19,9% Atacado

161

Ekotex Química Pomerode, SC

5 028

5 744

7 222

43,6%

19,9%

Químico e petroquímico

Fabrica e vende insumos químicos para a indústria têxtil

162

Copa&Cia Blumenau, SC

11 289

13 669

16 213

43,6%

19,8%

Bens de consumo

Fabrica produtos e acessórios de uso doméstico para cozinha

163

Digipix Osasco, SP

21 432

30 671

30 766

43,5%

19,8% Indústria digital

Presta serviços de tratamento e impressão de imagens digitais

164

TMSA Porto Alegre, RS

132 675

159 242

190 302

43,4%

19,8% Bens de capital

Fabrica máquinas e equipamentos para transporte de cargas

165

Sondotécnica Rio de Janeiro, RJ

82 393

89 755

117 293

42,4%

19,3%

166

Quality Software Rio de Janeiro, RJ

17 618

22 751

25 007

41,9%

167

IMC Saste São Paulo, SP

192 845 202 638

273 116

41,6%

19,0%

168

Tele Performance São Paulo, SP

13 662

10 828

19 341

41,6%

19,0% Serviços

Desenvolve e executa projetos para redes de telecomunicações

169

Correias Multibelt Londrina, PR

8 999

11 020

12 725

41,4%

18,9% Atacado

Importa e distribui correias industriais, elevadoras e transportadoras

170

Reivax Florianópolis, SC

31 096

41 429

43 869

41,1%

18,8% Energia

Desenvolve sistemas de automação de redes elétricas

171

Álamo Engenharia Rio de Janeiro, RJ

59 554

65 202

83 991

41,0%

18,8% Serviços

Presta serviços de engenharia, manutenção e limpeza predial

172

Discover São Paulo, SP

16 620

20 994

23 398

40,8%

18,7% Indústria digital

Presta consultoria, desenvolve projetos e faz treinamentos de TI

173

Ribeiro Caram São Paulo, SP

68 261

77 007

96 012

40,7%

18,6%

Indústria da construção

Constrói e incorpora obras comerciais, industriais e de ensino

174

Maxpoli São Paulo, SP

12 724

14 863

17 836

40,2%

18,4%

Químico e petroquímico

Fornece laminados, resinas e compostos de poliestireno

175

AGM Logística Rio de Janeiro, RJ

21 238

26 204

29 679

39,7%

18,2% Transporte

50 | Exame pme | Agosto 2013

21 176

Químico e petroquímico

Indústria da construção

19,1% Indústria digital Siderurgia e metalurgia

Fabrica produtos de controle e desinfecção microbiológica Desenvolve sistemas de identificação e rastreamento Oferece atendimento hospitalar em diversas especialidades

Distribui produtos para comunicação visual, como lonas para impressão

Faz sondagens e elabora projetos estruturais para construção civil Desenvolve softwares e presta consultoria em infraestrutura de TI Fabrica, monta, faz manutenção e locação de máquinas industriais

Presta serviços de gerenciamento logístico, armazenagem e distribuição


pequenas e médias empresas

que mais crescem Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

176

Laboratório Leme Salvador, BA

23 266

26 186

32 403

39,3%

177

Prodap Belo Horizonte, MG

18 969

24 564

26 384

39,1%

17,9%

178

Nova Safra Contagem, MG

102 351

125 202

142 331

39,1%

17,9% Atacado

Vende insumos, como farinha de trigo, para padarias e confeitarias

179

Proguarda Adm. e Serviços Aparecida de Goiânia, GO

16 114

21 128

22 337

38,6%

17,7% Serviços

Presta serviços de limpeza, jardinagem e manutenção predial

180

Tanac Montenegro, RS

166 957

167 242 230 765

38,2%

17,6% Bens de capital

Produz extratos vegetais de madeira para uso industrial

181

Senior Solution São Paulo, SP

24 349

22 921

33 556

37,8%

17,4% Indústria digital

Desenvolve softwares para instituições financeiras e seguradoras

182

Conartes Engenharia Belo Horizonte, MG

14 842

23 170

20 440

37,7%

17,4%

Indústria da construção

Incorpora e constrói obras residenciais e comerciais de luxo

183

Cerealista Rosalito Santa Cruz do Rio Pardo, SP

146 405 148 307

201 592

37,7%

17,3%

Bens de consumo

Beneficia e distribui arroz e feijão com marcas próprias

184

3Corp Technology Resende, RJ

25 162

26 338

34 602

37,5%

17,3% Serviços

Oferece serviços de infraestrutura em TI e de telecomunicações

185

Atlas Logística Barueri, SP

22 252

25 820

30 589

37,5%

17,2% Transporte

Faz transporte aéreo e rodoviário de cargas e operações logísticas

186

São Rafael Arujá, SP

22 773

31 152

31 188

37,0%

17,0% Eletroeletrônicos

Fabrica e instala câmaras frigoríficas e geladeiras industriais

187

EAC Software Belo Horizonte, MG

4 143

4 978

5 667

36,8%

17,0% Indústria digital

Produz softwares de gestão e presta consultoria para o setor varejista

188

Marelli Caxias do Sul, RS

79 544

105 727

108 683

36,6%

16,9%

189

Senior Sistemas Blumenau, SC

78 843

88 572

107 522

36,4%

16,8% Indústria digital

190

Tintas Farben Içara, SC

109 526

128 138

148 618

35,7%

16,5%

191

Teclan Florianópolis, SC

6 487

5 226

8 802

35,7%

16,5% Indústria digital

192

Bebidas Fruki Lajeado, RS

94 326

107 521

127 945

35,6%

16,5%

193

Apdata São Paulo, SP

18 270

21 196

24 748

35,5%

16,4% Indústria digital

194

Búfalo Embu das Artes, SP

50 461

58 862

68 351

35,5%

16,4%

195

Grupo CJF Juiz de Fora, MG

194 136

211 803 262 902

35,4%

16,4% Serviços

Presta serviços de vigilância, limpeza e manutenção para empresas

196

Qualitor Porto Alegre, RS

4 841

5 419

6 553

35,4%

16,4% Indústria digital

Desenvolve softwares para gestão de atendimento e inventário

197

Dello Extrema, MG

31 905

37 287

43 169

35,3%

16,3%

198

Selbetti Joinville, SC

26 369

29 755

35 621

35,1%

199

Trevo Alimentos Sete Lagoas, MG

46 854

53 909

63 034

34,5%

16,0%

200

Netservice Belo Horizonte, MG

62 295

95 489

83 713

34,4%

15,9% Serviços

18,0% Serviços Bens de consumo

Bens de consumo

Químico e petroquímico

Bens de consumo

Bens de consumo

Bens de consumo

Oferece serviços de análises clínicas e exames médicos e hospitalares Fabrica complementos para nutrição animal e presta consultoria de gestão

Fabrica e distribui móveis para escritório, auditório e recepção Desenvolve softwares de gestão e sistemas de controle de acesso Produz tintas para os setores moveleiro, automotivo e industrial Desenvolve softwares para departamentos de call center Fabrica refrigerantes, sucos e águas engarrafadas Desenvolve softwares de gestão para a área de recursos humanos Fabrica produtos de limpeza, como desinfetantes e água sanitária

Fabrica arquivos, pastas, maletas e etiquetas para documentos

16,2% Indústria digital

Presta serviços de impressão e gestão de documentos e TI

Bens de consumo

Produz iogurtes, bebidas lácteas, manteiga e requeijão Instala sistemas de gerenciamento de redes telefônicas e elétricas

1. O nome de algumas empresas foi simplificado pela redação de Exame PME por razões de espaço ou clareza. A denominação completa pode ser encontrada no portal EXAME (www.exame.com.br/pme) 2. Informações da demonstração de resultados fornecidas pelas empresas 3. Valores arredondados 4. Setores classificados de acordo com a coluna O Que Faz 5. Informações colhidas pela redação e em alguns casos reduzidas por razões de espaço ou clareza Fonte Deloitte

Agosto 2013 | Exame pme | 51


CAPA Empreendedorismo

Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

201

Mega Sistemas Itu, SP

41 348

45 845

55 500

34,2%

15,9% Indústria digital

Faz softwares de gestão para setores como construção civil e logística

202

LG Sistemas Aparecida de Goiânia, GO

36 685

44 125

49 210

34,1%

15,8% Indústria digital

Desenvolve softwares de gestão para a área de recursos humanos

203

Hotelaria Brasil São Paulo, SP

28 598

34 520

38 341

34,1%

15,8% Serviços

Presta serviços de gestão hoteleira, de alimentação e de condomínios

204

Governançabrasil Saquarema, RJ

36 609

42 299

49 052

34,0%

15,8% Serviços

Desenvolve softwares de gestão e consultoria em administração pública

205

Alphageos Barueri, SP

13 363

16 917

17 888

33,9%

15,7% Serviços

Faz sondagens e acompanha obras para clientes corporativos

206

Cepalgo Aparecida de Goiânia, GO

41 740

48 437

55 682

33,4%

15,5% Bens de capital

Produz embalagens e filmes plásticos para indústrias

207

AxisMed São Paulo, SP

23 084

29 168

30 763

33,3%

15,4% Serviços

Presta serviços de gerenciamento e administração de planos de saúde

208

Intermarítima Salvador, BA

65 804

74 266

87 465

32,9%

15,3% Serviços

Oferece serviços de armazenagem de contêineres e logística

209

Makeni Chemicals Diadema, SP

111 115

124 341

147 485

32,7%

15,2%

210

Barbiero Agronegócios Nonoai, RS

40 356

57 613

53 518

32,6%

15,2% Serviços

211

Urano Canoas, RS

20 386

24 072

27 034

32,6%

15,2%

212

Cryopraxis Rio de Janeiro, RJ

18 223

19 997

23 999

31,7%

14,8% Serviços

Faz coleta, análise e armazenamento de células-tronco

213

Certisign São Paulo, SP

139 741 226 703

183 914

31,6%

14,7% Serviços

Presta serviços de certificação digital, como CNPJ e nota fiscal eletrônicos

214

Transportadora Americana Americana, SP

170 992 203 045 224 307

31,2%

14,5% Transporte

Transporta e armazena cargas e encomendas expressas

215

Cast Informática São Paulo, SP

132 295

155 566

173 338

31,0%

14,5% Serviços

Integra sistemas e presta serviços de TI para clientes corporativos

216

Schedule Tubos Campinas, SP

21 031

26 517

27 468

30,6%

14,3% Varejo

Vende peças hidráulicas para indústrias e construção civil

217

Suhai São Paulo, SP

19 986

22 984

25 916

29,7%

13,9% Serviços

Presta serviços de segurança e rastreamento de veículos

218

A Geradora Salvador, BA

131 944

151 547

171 050

29,6%

13,9% Serviços

Oferece aluguel de geradores de energia elétrica para construção civil

219

CBL Alimentos Fortaleza, CE

216 283

263 815

280 357

29,6%

13,9%

220

Nasajon Sistemas Rio de Janeiro, RJ

15 440

14 977

19 985

29,4%

13,8% Indústria digital

221

Vogler São Bernardo do Campo, SP

60 721

62 457

78 505

29,3%

13,7%

222

Datainfo Soluções Blumenau, SC

5 787

6 069

7 469

29,1%

223

Stival Alimentos Campo Largo, PR

66 288

64 210

85 349

28,8%

13,5%

224

Arcon Rio de Janeiro, RJ

17 293

20 343

22 232

28,6%

13,4% Serviços

Presta serviços de segurança de dados e gestão de TI para empresas

225

RMA Comunicação São Paulo, SP

4 717

5 591

6 055

28,4%

13,3% Serviços

Faz a gestão de mídias sociais e de publicidade para empresas

52 | Exame pme | Agosto 2013

Químico e petroquímico

Bens de consumo

Bens de consumo

Químico e petroquímico

13,6% Serviços Bens de consumo

Desenvolve e distribui produtos químicos para diversos setores Vende sementes, equipamentos e insumos para o agronegócio Comercializa balanças e outros equipamentos para pesagem

Produz e beneficia leite, bebidas lácteas, iogurtes e queijos Desenvolve softwares de gestão para áreas como RH e financeira Produz insumos para as indústrias alimentícia e de nutrição Presta serviços de gestão, treinamento e infraestrutura de TI Produz alimentos como cereais, temperos, farináceos e rações


pequenas e médias empresas

que mais crescem Ranking

2013

EMPRESA(1)

receita líquida(2)(3) (em R$ mil)

2010

2011

2012

crescimento(3)

2010/12

Anual

setor(4)

O que faz (5)

226

Ma.Almeida Engenharia Feira de Santana, BA

13 299

13 219

16 994

27,8%

13,0%

227

Higra São Leopoldo, RS

12 843

15 901

16 373

27,5%

12,9% Bens de capital

Fabrica bombas e equipamentos hidráulicos para diversos setores

228

Grupo Kyly Pomerode, SC

172 524 177 050

219 797

27,4%

12,9% Têxtil

Confecciona roupas e acessórios para o público infantojuvenil

229

Biovet Vargem Grande Paulista, SP

69 405

79 489

88 311

27,2%

12,8%

Químico e petroquímico

Desenvolve vacinas, soros, antígenos e diluentes de uso veterinário

230

Frama Caxias do Sul, RS

19 679

22 070

24 974

26,9%

12,7%

Bens de consumo

Fabrica cadernos, agendas e outros materiais escolares e de escritório

231

Vidroporto Porto Ferreira, SP

59 117

63 755

74 969

26,8%

12,6% Bens de capital

Produz embalagens e garrafas de vidro para bebidas alcoólicas

232

Imeve Jaboticabal, SP

5 220

6 066

6 587

26,2%

12,3% Farmacêutico

Fabrica medicamentos e suplementos nutricionais para animais

233

Laticínio Marianna Alagoinhas, BA

16 085

11 471

20 284

26,1%

12,3%

Bens de consumo

Produz e beneficia leite, bebidas lácteas, iogurtes e manteiga

234

Cosampa Fortaleza, CE

48 269

77 182

60 718

25,8%

12,2%

Indústria da construção

Constrói edificações e estradas e presta serviços de terraplenagem

235

Digistar São Leopoldo, RS

9 855

12 623

12 396

25,8%

12,2% Telecomunicações

Fabrica e vende sistemas e equipamentos de telecomunicações

236

Drive Consultoria Rio de Janeiro, RJ

11 932

13 087

15 007

25,8%

12,1% Indústria digital

Desenvolve softwares de gestão para o mercado financeiro

237

Jobcenter do Brasil São Paulo, SP

32 417

36 818

40 766

25,8%

12,1% Serviços

Recruta, seleciona e contrata trabalhadores temporários

238

Comferral Maceió, AL

6 013

6 871

7 558

25,7%

12,1% Varejo

Vende equipamentos e ferramentas para agroindústria e construção civil

239

Motormac Porto Alegre, RS

62 362

65 188

78 337

25,6%

12,1% Bens de capital

Fornece geradores, motores, peças e máquinas para diversos setores

240

SET Sistemas Olinda, PE

9 488

10 682

11 915

25,6%

12,1% Atacado

Distribui utensílios de limpeza e produtos químicos

241

Peltier Cotia, SP

19 067

24 102

23 843

25,0%

11,8% Telecomunicações

Fabrica equipamentos e instala redes de telecomunicações

242

NOB Salvador, BA

38 342

42 288

47 839

24,8%

11,7% Serviços

Oferece atendimento médico e hospitalar especializado em oncologia

243

Zandei Plásticos Guaporé, RS

12 789

13 790

15 911

24,4%

11,5%

Químico e petroquímico

Produz embalagens para setores como alimentos e cosméticos

244

MSF – Molas Santa Fé Santa Fé do Sul, SP

9 092

11 123

11 237

23,6%

11,2%

Siderurgia e metalurgia

Fabrica molas e outras peças de arame para a indústria automotiva

245

MCM Química Cesário Lange, SP

55 884

73 789

68 975

23,4%

11,1%

Químico e petroquímico

Produz sulfatos de cobre, manganês e cobalto para nutrição animal

246

Decatron Rio de Janeiro, RJ

32 948

52 658

40 309

22,3%

247

Globalbev Bebidas Belo Horizonte, MG

124 590

153 958

151 564

21,7%

248

Quality Logística Jundiaí, SP

11 113

12 170

13 413

20,7%

9,9% Serviços

Faz serviços logísticos de movimentação e armazenagem

249

Premier Curitiba, PR

27 846

30 814

33 529

20,4%

9,7% Indústria digital

Presta consultoria em gestão e operação de infraestrutura de TI

250

BRN Brasil Araras, SP

21 575

17 209

25 968

20,4%

9,7% Bens de capital

Exporta e importa máquinas e implementos agrícolas

Indústria da construção

10,6% Serviços 10,3%

Bens de consumo

Constrói e vende edifícios industriais e comerciais

Projeta e implanta sistemas de gestão de TI e automação industrial Produz e distribui salgados, bebidas isotônicas e energéticos

1. O nome de algumas empresas foi simplificado pela redação de Exame PME por razões de espaço ou clareza. A denominação completa pode ser encontrada no portal EXAME (www.exame.com.br/pme) 2. Informações da demonstração de resultados fornecidas pelas empresas 3. Valores arredondados 4. Setores classificados de acordo com a coluna O Que Faz 5. Informações colhidas pela redação e em alguns casos reduzidas por razões de espaço ou clareza Fonte Deloitte

Agosto 2013 | Exame pme | 53


CAPA Empreendedorismo

O RAIO X DAS EMPRESAS Práticas de gestão, estratégias e decisões de investimentos adotadas pelas 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos

14

O tamanho da expansão Receita líquida média das empresas (em milhões de reais)

71,1

(1)

35,2

58,6 68,7

2010

O controle das empresas

Como as 250 empresas que mais crescem se relacionam com o mundo(2)(3) (em %)

24

(em 1 000)

16

Como é a gestão das pequenas e médias empresas que mais crescem no país (em %)

73 20 4 3

Familiar Controle pulverizado Grupo empresarial Investidor institucional

De onde vem o dinheiro

As fontes de recursos usadas pelas pequenas e médias empresas que mais crescem para expandir as receitas (em %)

Só importam Exportam e importam Só exportam

39%

das empresas da Região Sul listadas no ranking fizeram exportações nos últimos três anos. É a taxa mais alta entre as regiões

Últimos dois anos

56

46

32

15

5

1

2011

2012

192

é o número de funcionários que as 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no país tinham no ano passado. É um aumento de 15% em relação a 2011 Receita líquida por funcionário (em 1 000 reais)

150,2 169,4 181,9 Próximos dois anos

58

38

40

10

14

G ca era pi çã ta o lp d ró e pr io Em ou p fin rés an tim ci o am s en Li to cr nh s éd as ito d e es pe ci ai Em s (4 de p ) re p ré la ar st ci te im on s o s ad as ( 5) F ca un pi do ta s l d de e ris co Bo lsa de va lo re s

9

77,1

é a soma de receitas líquidas em 2012 das 250 empresas que mais crescem no país. Juntas, elas faturaram 16% mais que no ano anterior

46,5

O estágio da globalização

Total de funcionários

bilhões de reais

56,1

2010 2011 2012 2013

Empregos diretos

3

2010

2011

2012

1. Estimativa para 2013 2. Em 2012 3. 51% das empresas não fizeram comércio exterior 4. BNDES, Finep etc. 5. Clientes, fornecedores, empresas do mesmo grupo, sócios etc. Fonte Deloitte

54 | Exame pme | Agosto 2013


CAPA Empreendedorismo

Como encontrar cada empresa Lista das 250 pequenas e médias empresas que mais crescem, em ordem alfabética (os números indicam a posição no ranking, na página 43)

3CORP Technology................. 184 4Bio Medicamentos..............64 A Geradora............................. 218 A.Yoshii Engenharia....................63 A5 Solutions..................................94 Acesso Digital...............................18 Acqua Products...........................84 Acura Technologies................. 152 Adler Andaimes...........................13 Agência Ideal.................................21 AGM Logística....................... 175 Agro Tech................................ 138 Akiyama...........................................77 Álamo Engenharia................... 171 Alphageos.................................... 205 Alterdata Software.................. 133 Altus .............................................. 109 AMA................................................ 126 Ambientec......................................20 Andrade Mendonça............ 101 Apdata........................................... 193 Apetit Alimentação...............32 Arcitech.............................................. 5 Arcon.............................................. 224 Arvus Tecnologia........................... 8 Asyst............................................... 115 Atlas Logística...................... 185 AxisMed................................... 207 Barbiero Agronegócios......... 210 Bebidas Fruki............................. 192 Bem Brasil.......................................58 Betonpoxi Engenharia.........56 Bexpert.............................................65 Bichara, Barata & Costa...........59 Biovet............................................. 229 Bom Sabor.................................. 156 Brafer............................................. 158 Braile Distribuidora.................. 128 BRN Brasil.................................... 250 Búfalo............................................. 194 BVL....................................................62 Cabletech................................ 148 Cadersil..................................... 159 CAS Tecnologia............................95 Cast Informática....................... 215 CBL Alimentos........................... 219 CentralServer............................. 105 Cepalgo......................................... 206 Cerealista Rosalito................... 183 Certisign ...................................... 213 CH Consultoria.............................91 Cianet................................................27 Clearsale..........................................25 CMC................................................ 154 CMTech.............................................69 Comferral..................................... 238 Comid...............................................87 Compass Containers.................16 Conartes Engenharia......... 182 Conquest One..........................43 Consinco..........................................55 Copa&Cia..................................... 162 Correias Multibelt..................... 169

Cosampa.................................. 234 Cryopraxis.................................... 212 Dan Hebert Engenharia.......82 Datainfo Soluções.................... 222 DClick.................................................. 3 Deal Group.....................................70 Decatron....................................... 246 Dedalus............................................88 Dello........................................... 197 Delta Easy Solutions..................99 Devex ...............................................96 Dexter Latina.............................. 123 Diamaju.................................... 134 Digipix....................................... 163 Digistar.......................................... 235 Discover........................................ 172 Divino Fogão.................................44 Drive Consultoria...................... 236 Dualtec.............................................81 EAC Software............................. 187 Ecom Corretora de Energia...31 Ecosteel........................................ 130 Ekotex Química......................... 161 Elba................................................. 144 Ellan................................................ 104 Ellenco..............................................90 Emac.............................................85 Enalta................................................14 Engebasa........................................75 EQS Engenharia...........................10 Estaf Equipamentos..............73 Exceda..............................................22 Fartura........................................... 112 Fernandes Engenharia..............26 Fiori Cerâmica...............................47 Fly.......................................................61 Forno de Minas.............................24 Frama............................................. 230 Gemelo.............................................40 Gertec Serviços............................86 Globalbev Bebidas.................. 247 Governançabrasil...................... 204 Grupo CJF................................... 195 Grupo Empreza.............................. 9 Grupo I9............................................. 7 Grupo Kyly................................... 228 Grupo RPH.....................................79 Grupo RR.......................................... 1 GSW................................................ 106 Guimar Engenharia.....................97 Hidráulica Potenza................... 157 Higra............................................... 227 Hospital Nossa Senhora de Fátima........................................66 Hospital Metropolitano.......... 153 Hotelaria Brasil.......................... 203 i4Pro..................................................68 IMC Saste..................................... 167 Imeve.............................................. 232 Intermarítima.............................. 208 Interocean Engenharia.............30 Interunion..................................... 155 ISH Tecnologia..............................49

Itaipu Norte....................................57 Ivia................................................... 114 J. Fonseca Construtora............15 Jobcenter do Brasil................. 237 Jobe Luv....................................... 131 John Richard Locação..............98 Keko................................................ 141 Kimberlit..........................................50 Kone Máquinas.......................... 100 Laboratório Leme.................... 176 Laticínio Marianna.................... 233 Laticínios Catupiry................... 136 LG Sistemas............................ 202 Linx................................................92 Lotil Engenharia................... 103 Ma.Almeida Engenharia........ 226 Makeni Chemicals.................... 209 Marca Laser...................................... 2 Marelli............................................. 188 Master Turismo..................... 135 Masterdom.................................. 102 Maxpoli.......................................... 174 MCM Química............................. 245 Mega Sistemas........................... 201 Meta Distribuidor.......................... 4 Metalúrgica Rodriaço................60 MG Pré-moldados.................... 113 MGM Construtora........................67 Mig-Plus................................... 150 Motormac................................ 239 MPD Engenharia..........................19 MSF – Molas Santa Fé............ 244 MV Sistemas..................................53 N&A...............................................72 Nasajon Sistemas..................... 220 Natulab.............................................23 Netservice............................... 200 Netsolutions................................ 117 Newsupri...................................... 116 Nord Electric.............................. 111 Nova Safra................................... 178 NOB................................................ 242 Nutriz............................................. 140 Nutroeste..................................... 143 Ogochi..............................................93 P3 Image.........................................35 PBTI Soluções...............................71 Peltier............................................. 241 Perfil Informática...................... 137 Pet Society.....................................83 Pilar....................................................41 Pioneira da Costa..................... 120 Piramide Montagens.................... 6 Pitang................................................78 Poliview......................................... 149 Prática Technicook.................. 124 Prazzo Engenharia.................11 Premier..................................... 249 Prepara Franchising...................46 Prodap........................................... 177 Proguarda Administração e Serviços..................................... 179 Proguarda Vig. e Seg............45

Proseg Segurança.......................80 Proseg Serviços...........................39 Proxis.................................................76 Qualidados.................................42 Qualitor......................................... 196 Quality Logística....................... 248 Quality Software.................. 166 Reivax............................................ 170 Rezende Sistemas.................... 110 Ribeiro Caram....................... 173 Rio Verde Engenharia...............51 RMA Comunicação.................. 225 Rogga...............................................33 Sana Agro Aérea...................... 107 Santin................................................28 São Rafael............................... 186 Schedule Tubos......................... 216 Segsat............................................ 108 Seiva.............................................34 Selbetti.......................................... 198 Senior Sistemas ....................... 189 Senior Solution.......................... 181 Serilon Brasil.......................... 160 Serttel...............................................29 SET Sistemas......................... 240 Seva............................................ 146 Silva Freire Advogados............52 Sirtec............................................48 SIS.......................................................38 SmarAPD...................................... 127 Sondotécnica............................. 165 Spassu Tecnologia.............. 121 StarSoft............................................54 Stival Alimentos........................ 223 Stocktotal........................................36 Suhai............................................... 217 Supermercados Sta Helena....145 Take.Net...........................................74 Tanac.............................................. 180 Teckma Engenharia............ 132 Teclan............................................. 191 Tecnoblu....................................... 139 Tecnoset....................................... 147 Tecpoint........................................ 122 Teevo.................................................12 Tele Performance..................... 168 Thech............................................. 151 TI Métricas......................................37 Tintas Farben............................. 190 TMSA.............................................. 164 Totvs Espírito Santo................ 142 Transportadora Americana.214 Trevo Alimentos........................ 199 Urano.............................................. 211 USE Móveis.................................. 118 Vagas Tecnologia...................89 Verde Ghaia................................. 125 Viagens Master.......................... 129 Vidroporto................................... 231 Vogler............................................. 221 VP Projeto.......................................17 Wellcare........................................ 119 Zandei Plásticos........................ 243

Empresas que se mantiveram no ranking nas últimas quatro edições do estudo (2010, 2011, 2012 e 2013) Fonte Deloitte

56 | Exame pme | Agosto 2013


PAJ2014 Materia Completa Negocios e Carreira examepme os Realizadores  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you