País Positivo Nº100

Page 44

Poder Local

Junta de Freguesia de Encosta do Sol

Dinamismo social numa freguesia multicultural Freguesia multicultural, composta pelos bairros de Alfornelos, Brandoa e Casal da Mira que se destacam por diferentes realidades económicas, sociais e culturais. Beneficia de “uma localização privilegiada em relação a Lisboa e usufrui de uma das maiores redes de transportes de e para a capital.” Por outro lado, apresenta “carência de uma rede rodoviária local mais diversificada e atualizada em relação às necessidades reais de uma população que precisa de se deslocar diariamente dentro da freguesia a preços que possam suportar.” A diversidade cultural é uma das caraterísticas mais marcantes dos fregueses de Encosta do Sol? Existem outras que ajudem a conhecer melhor esta freguesia? A diversidade cultural é, sem dúvida, uma das caraterísticas mais marcantes desta freguesia. Nas escolas do primeiro ciclo chegamos a ter crianças de 12 países diferentes e não é fácil gerir tamanha diversidade. Com cerca de 28 mil habitantes, distribuídos por 2,8 Km², carateriza-se por sofrer uma enorme pressão urbana devido à proximidade com Lisboa e ainda é servida pelos eixos viários principais que circundam a cidade. A freguesia é composta por três bairros. Quais as caraterísticas que os distinguem? O bairro da Brandoa está muito envelhecido e é conhecido pelas construções clandestinas que não reúnem as condições mínimas para serem legalizadas. A norte da freguesia está localizado o

guesia e do concelho fazendo a articulação para a área da grande Lisboa, de forma a tornar o transporte privado menos apetecível do que é neste momento e colmatando as lacunas que existem no transporte público local. Temos uma infraestrutura de lazer, o Parque Urbano Rio da Costa, junto ao Dolce Vita Tejo, na parte norte da freguesia, que proporciona momentos de descontração e lazer à população e aos alunos das escolas da freguesia, mas os meios de transporte público para essa zona é quase inexistente e demasiado caro para uma população de baixos rendimentos.

Armando Domingues, Presidente da J. F. Encosta do Sol

Bairro do Casal da Mira, com cerca de 700 fogos, que sofre uma forte influência do nosso ex-líbris, o Centro Comercial Dolce Vita Tejo. O bairro de Alfornelos tem cerca de 50 anos de existência. Na altura era o local escolhido das famílias, de classe média/alta, que queriam adquirir casa nas imediações da cidade de Lisboa. Este bairro diferencia-se dos outros dois por ter crescido de forma estruturada. A construção do centro comercial ajudou a dinamizar a freguesia? O Dolce Vita Tejo é considerado o maior Centro Comercial da Península Ibérica, é o nosso maior empregador e, como referi, o nosso ex-líbris. Foi um investimento que veio trazer muito dinamismo e criar emprego para a população local. Por outro lado, a construção do IC16 cortou-nos a relação direta à parte norte do concelho. Somos uma freguesia com 2,8 Km² mas para nos deslocarmos do centro da freguesia para o Centro Comercial fazemos cerca de 4 quilómetros. Futuramente contamos receber, na área circundante da superfície comercial, investimentos de comércio, serviço e habitacionais tornando-se numa zona de desenvolvimento económico da freguesia.

A criação de uma nova zona comercial/industrial é um objetivo? O concelho da Amadora já tem uma zona industrial fortemente habilitada, a Venda Nova, que está, neste momento, em reabilitação para albergar indústrias não poluentes. Estamos inseridos num concelho com 24Km² e devido a essa limitação de espaço, não podemos ter a pretensão de criar uma nova zona industrial, mas sim um polo de comércio e serviços. A nossa localização é apetecível devido aos acessos privilegiados à rede viária, uma vez que somos servidos pela rede do metropolitano e pela rede da CP. A rede viária interna satisfaz as necessidades da população? Há uma necessidade premente de reestruturar a mobilidade interna dentro da fre-

A Câmara Municipal da Amadora está informada desta situação? Somos parceiros privilegiados da Câmara Municipal da Amadora. O executivo mostra-se sensível a esta e outras situações que necessitam de uma intervenção conjunta e/ou a nível central. Gostava de evidenciar um projeto que temos em parceria para promover o envelhecimento ativo dos habitantes. A população da freguesia de Encosta do Sol está a envelhecer e fazemos parte de um dos concelhos mais envelhecidos do país. Tendo em conta este facto elaborámos, em parceria com a Câmara Municipal, um programa denominado “Envelhecimento Ativo” que proporciona atividades de ocupação de tempos livres, de viagens e cruzeiros para os mais aventureiros. A prioridade do seu mandato passa por reformular a rede de transportes da freguesia? A reestruturação da rede de transportes local é uma das prioridades do meu mandato. Construir infraestruturas de apoio à população é uma prioridade, mas também é preciso criar condições para que a população as utilize. O Fórum Luís de Camões foi um grande investimento e como costumo dizer: foi construído em betão, mas é aquecido pela população. O mercado municipal é um ponto de encontro e de comércio essencial para os nossos fregueses e já temos um projeto de reconversão deste espaço a iniciar em janeiro de 2017. A minha equipa cedo percebeu que não basta construir edifícios também temos de os humanizar!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.