Page 1

14 Mulher 14 22 de Fevereiro 2013

Cuidados antes e depois do alisamento

Alisar o cabelo é mania entre as mulheres. Muitas são adeptas do estilo ” quanto mais liso, melhor”. Não tem problema: hoje em dia, existem vários tipos de alisamentos sendo realizados nos salões de beleza e, ao optar por algum deles, você precisa, antes de tudo, pensar na saúde dos seus cabelos. O alisamento é, em geral, um processo que agride bastante o cabelo e é necessário ter atenção redobrada quando você decide se submeter ao método. De que adianta alisar se você não investir na recuperação e saúde dos fios? Vou alisar. O que devo fazer antes? Ok! Prepare-se para cabelos lisinhos e cheios de brilho. Antes de qualquer decisão, converse com um cabeleireiro para ver qual é o método mais indicado para você. Feito isso, verifique qual ativo da química será utilizado e se ele possui registro na Anvisa (o profissional precisa ter essa informação na ponta da língua. Nunca use nada sem saber a procedência!). Verifique, também, se o tipo de alisamento escolhido é compatível com a coloração do seu cabelo – caso seja o seu caso. Duas semanas antes de alisar os fios, faça uma hidratação capilar potente para evitar cabelos quebrados. E para quem já alisou anteriormente? Se você já tem cabelos alisados, cuidado: você precisa manter um espaço de 60 dias entre um alisamento e outro para não prejudicar e ressecar os fios. Para manter o alisamento por mais tempo, atenção para alguns cuidados: hidrate sempre! A cada quinze dias, utilize um creme de tratamento para deixar os fios sedosos. Chegou o grande dia. E agora? Peça para o seu cabeleireiro fazer um teste de mecha para verificar se a química será compatível com o seu cabelo. Nunca pule esse processo ele garante que o resultado não seja decepcionante. Não lave os cabelos antes de ir ao salão de beleza. É preciso um espaço de 72 horas entre a última lavagem para que o alisamento seja feito. Alisei, e agora, como cuidar dos cabelos alisados? Agora, trate de cuidar dos cabelos? Algumas regras que não podem ser quebradas: - Pinte o cabelo somente 15 dias após o alisamento; - Não fique manuseando muito o cabelo para evitar marcas e oleosidade em excesso; - Faça uma hidratação à base de queratina e aloe vera uma semana pós-alisamento; - Use shampoo sem sal e condicionador para prolongar o efeito, e que possui sua fórmula enriquecida com manteiga de cacau e fito queratina, e protege os fios contra o ressecamento; - Corte as pontas dos fios. Depois do alisamento, é comum que as pontas fiquem espigadas e, por isso (para deixar o efeito alisado mais natural), é recomendável dar um corte aos fios.

22 de Fevereiro de 2013 jopsc.com.br Dilvane Secchi

Relaxamento para Melhorar a Qualidade do Sono

Cada dia são mais pessoas que por uma ou mais razões têm dificuldade para dormir. Isto se deve muitas vezes a fatores como uma dieta inadequada rica em gorduras e pobre em frutas e legumes, um estilo de vida sedentário, ou estar vivendo uma situação estressante. As técnicas de relaxamento, como a meditação, escutar música ou sons relaxantes e até mesmo o Feng Shui, conseguem te desligar de todos os problemas diários e você pode desfrutar de um sono profundo sem tomar medicamentos ou qualquer outro tipo de substância química. Algo que costuma fazer antes de dormir é ligar a televisão, um hábito que é muito pouco recomendado porque nos distraí muito e não possui a tranquilidade necessária para que o nosso descanso seja eficaz. Muito mais recomendado é escutar música relaxante ou sons da natureza (chuva, ondas do mar, aves…), que também te ajudarão em maior proporção se você mora em um lugar barulhento. O quarto deve estar em silêncio, lim-

po, arrumado, com uma boa temperatura e com a luz completamente apagada ou muito fraca. Antes de deitar na cama, sente-se de costas retas e faça uma série de exercícios de respiração, que consistem em respirar lenta e profundamente duas ou três vezes, levando o oxigênio para o abdômen e empurrando o ar pela boca. Assim, você vai começar a liberar a tensão acumulada durante o dia. Depois de deitar (a melhor posição é de costas com os braços e as mãos para baixo), relaxe todos os músculos do corpo enrijecidos e vá relaxando-os em ordem crescente, a partir dos pés até a cabeça, por alguns minutos. Você sentirá uma sensação de calma, porque um por um os músculos vão relaxando. Se você unir a este processo as técnicas de visualização, visualizando mentalmente lugares que te transmitam tranquilidade (um campo, o mar…), o estado de relaxamento vai durar mais ajudando você a adormecer mais rapidamente. Em termos de dieta e exercício físico, o jantar deve ser especialmente leve e suave (legumes, frutas, saladas verdes…) para evitar ir dormir tendo que fazer uma digestão mais pesada e você vai descansar melhor se fizer entre 30 minutos à uma hora de exercício moderado por dia, como caminhar, Yoga tem inúmeros efeitos relaxantes no organismo.

Momento ROSA

A vida é bela, e vale a pena ser vivida, aproveite cada segundo...

Papo de Mulher  

Dilvane Secchi