Jornal da Gente - Edição 1179 - 30 de agosto a 5 de setembro de 2025
Conheça sete benefícios do consumo de mexerica carioca
Confira as ofertas da Luciana Imóveis
30 de agosto a 5 de setembro | Ano 25 | n° 1.179 | Mais informações sobre reportagens acesse: www.jornaldagente.inf.br
“A noite dos palhaços mudos” está no Cacilda Becker
SERVIÇO SOCIAL
SEGURANÇA
Redes sociais mostram casos de roubo e furto
»P7
AVIVA realiza mutirão de
atendimento
à população vulnerável
No domingo, 31, das 10h às 16h, a Associação AVIVA realiza mais uma edição do AVIVA Leopoldina, mutirão social que tem como objetivo atender pessoas em situação de vulnerabilidade na região da Ceagesp. Este ano, os serviços estão divididos em atendimentos médico e odontológico, orientação nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia, plantão psicológico, farmácia, auriculoterapia e massagem, ótica para compra de óculos à preço popular, atendimento a dependentes químicos e compulsivos, orientação jurídica e financeira, currículo, oficinas profissionalizantes, recrutamento e seleção para vagas de emprego, ações para terceira idade, recreação para crianças, bazar de roupas, serviço de banho, corte de cabelo e doação de roupas e calçados para moradores de rua e distribuição de lanches. Neste ano, são parceiros do
mutirão a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo
“A ideia é que essas pessoas tenham suas necessidades supridas nas mais diversas esferas”, explica Daniel Beltrão, coordenador da AVIVA. “A cada ano, o número de serviços aumenta, conforme identificação de demandas, bem como o alcance da comunidade local. No ano passado, mais de 1.400 pessoas passaram pelo AVIVA Leopoldina. Neste ano, a expectativa é que 2.000 cidadãos tenham acesso aos serviços prestados”.
São parceiros do mutirão a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, além de empresas e entidades.
Vereadora visita União Fraterna e organiza sessão solene
A vereadora Marina Bragante (REDE) visitou, na terça-feira, 26, o prédio da União Fraterna, dando início aos preparativos para a sessão solene na Câmara Municipal, marcada para o mês de outubro, que será promovida por ela para celebrar o centenário da instituição.
“Esse prédio é uma memória viva da nossa cidade. E mantê-lo é muito importante, pois estamos em um momento de destruição do patrimônio histórico da cidade, dada a frequência absurda com que vemos os edifícios antigos caindo e outros sendo construídos no lugar. Isso me preocupa, pois como vamos manter nosso patrimônio histórico e a relação com a nossa história?”, justificou ela para propor a sessão.
A vereadora foi recebida pelo presidente da União Fraterna, Eudoxios Anastassiadis, e pelo diretor do Jornal da Gente, Ubirajara
de Oliveira (foto), e fez questão de ressaltar que, como moradora da região, identifica o prédio da entidade como um ponto de relação com a cidade.
Já Anastassiadis reforçou a importância de marcar o centenário da entidade como forma de “enxergar para onde a União Fraterna pode ir nos próximos cem anos”. “Por isso a nossa luta, que vem desde 2016, quando assumimos a entidade e o prédio. As dificuldades que enfrentamos nessa trajetória, que inclui o recebimento de uma multa e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para pagá-la, fez com que a gente se empenhasse em manter a casa e lutar para que o prédio não fosse fechado, abraçando, ao mesmo tempo, uma grande obra social, como o Unidown, que faz um lindo trabalho com crianças e jovens com síndrome de Down”, lembrou ele.
Foto:
MEMÓRIA
espaço aberto
bronca
recapeamento sem cronograma
Os moradores da Vila Ipojuca reclamam da falta de organização no cronograma de obras realizadas pela Sabesp na região. De acordo com a ASSAVI – Associação Amigos da Vila Ipojuca, há 15 dias a Prefeitura recapeou várias ruas do bairro que estavam esburacadas por conta de obras da Sabesp. Mas, novamente, a empresa está fazendo serviços na área, agora em frente à Panificadora Angola, na Rua Tonelero, 561, esburacando novamente o asfalto que estava novo.
rESPoSTa
A reportagem do JG já enviou a reclamação à Subprefeitura Lapa. Vale ressaltar que a Sub Lapa orienta os munícipes a encaminhar os pedidos de tapa-buraco, recapeamento, poda de árvores, corte de grama, limpeza de bueiros e varrição e outros através do Portal 156 ou pelo Chat SP156, canal da Prefeitura para solicitação de serviços e envio de denúncias via WhatsApp, pelo telefone (11) 3230-5156.
Envie sua bronca ou mesmo elogios para Redação JG – Rua Faustolo, 60, Água Branca CEP 05041-000, Água Branca ou pelo email: semanajg@gmail.com; se preferir vá direto ao site: www.jornaldagente.inf.br, seção Bronca da Gente.
Redação e publicidade: Rua Faustolo, 60 | Água Branca CEP 05041-000 | São Paulo www.jornaldagente.inf.br
EDITORIAL
Lúcia HeLena Oliveira editora
Força tarefa contra o crime
A sensação de insegurança, nos últimos meses, parece estar mais forte do que nunca em nossa região, com números oficiais confirmando um aumento de mais de 20% nos casos de furtos e roubos em bairros como a Leopoldina, entre os meses de janeiro e junho, em comparação com o mesmo período de 2024.
Os alvos dos bandidos, agora, voltam a ser correntes, anéis e alianças de ouro, já que os celulares, com dispositivos de segurança cada vez mais sofisticados, por hora perderam valor no mercado paralelo da criminalidade. Pois é, agora já não basta sair de casa sem bolsa e esconder o celular na meia para nos sentirmos um pouco mais seguros. É preciso, também, trancar as joias no cofre!
E eu me pergunto: será que vai chegar o dia em que teremos que andar na rua descalços, para não termos nossos tênis roubados; sem jaquetas, para não voltarmos para casa nus; ou sem óculos, para não corrermos o risco de ganhar um olho roxo?
A verdade é que não sabemos mais como nos proteger diante da pouca força da polícia no combate ao crime e da impunidade que impera na Justiça quando julga os chamados “pequenos delitos”. Esses crimes, é preciso abrir os olhos dos juízes nas vergonhosas audiências de custódia, de pequenos não têm nada!
DIRETOR: Ubirajara de Oliveira
REPORTAGEM, REDAÇÃO E EDIÇÃO: Lúcia
Helena Oliveira - Para envio de sugestões de pauta: Whatsapp: 97548-7636
SISTEMAS E INTERNET: William Mastrangi
Eles aterrorizam pela violência com que são praticados e acuam a população tanto quanto os crimes mais sofisticados. A fúria dos bandidos é tamanha que eles chegam ao ponto de assaltar até mesmo um pai com criança de colo.
Em defesa própria, nós, moradores, temos sacado da única arma que possuímos: a comunicação. Pelas redes sociais, explodem vídeos expondo cenas cada vez mais assustadoras de bandidos invadindo calçadas com motos, em alta velocidade, puxando colares. Ou entrando em lojas, de arma em punho, exigindo anéis e alianças. Esta é a forma – desesperada - que encontramos de expor nossos medos e mostrar aos nossos vizinhos que, diante do aumento da violência, todo o cuidado é pouco.
O caminho da bandidagem está escancarado, hoje, nas redes sociais. E se o setor de inteligência da polícia conseguisse seguir e filtrar esses posts, certamente seria mais bem sucedida em sua missão de prender os criminosos.
A situação, agora, é de guerra! Basear-se apenas nos boletins de ocorrência não está sendo suficiente para render a criminalidade. É preciso uma força tarefa em várias frentes e, sendo assim, toda a informação é bem-vinda, venha ela de onde vier. Mesmo que seja dos grupos de WhatsApp, Facebook ou Instagram.
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Thiago Alan e William Mastrangi
PUBLICIDADE: Priscila Bello e Silvana Baia
DISTRIBUIÇÃO: Marcelo Secco
| LEOPOLDINA Tel: 97548-7635
ARTIGO
A força da união popular
A sociedade civil organizada é formada por cidadãos que se unem em torno de interesses comuns e atuam de forma independente do governo e do mercado, desempenham um papel fundamental na promoção da democracia, na defesa dos direitos e na busca por justiça social.
Quando a sociedade civil se organiza na forma de associações de bairro, cria-se um contraponto ao poder do Estado e das empresas, defendendo os interesses desses cidadãos O bairro da Lapa se notabiliza como região extremamente politizada. A participação de seus jurisdicionados nos mais diversos conselhos e associações de bairro é intensa, tornando-se referência. Nesse diapasão, a AMOCITY tem realizado encontros com as mais diversas lideranças políticas, independentemente de partido ou ideologias, promovendo assim a aproximação e participação social. Nesse último encontro, estiveram presentes a Associação Viva Leopoldina, Laroma, Jardim das Perdizes e Vila Anastácio, abarcando assim extensa região. Importante realçar, ainda, a capacidade de união dos lapeanos na luta pela melhoria da região.
Não existe nada mais forte do que a vontade de um povo unido, organizado e coordenado.
IMPRESSÃO: OESP GRÁFICA. Av. Celestino Bourroul, 100, Limão. Tel: 3856-3536
CIRCULAÇÃO GRATUITA PORTA-A-PORTA: Água Branca, Pompeia, Romana, Ipojuca, Lapa de Baixo, Lapa, Alto da Lapa, City Lapa, Parque da Lapa, Hamburguesa e Leopoldina
CIRCULAÇÃO - 45 mil / semana (impresso+digital) LEITORES - 123 mil / semana (impresso+digital)
Jairo Glikson advogado da aMOciTY - associação dos Moradores da city Lapa
COMUNIDADE
ADMiniSTRAçãO púBlicA
Oficina para Plano de Ação teve baixa adesão
Evento foi importante pela boa organização e relevância dos temas
Apenas 14 pessoas participaram, na quarta-feira, 27, da oficina organizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) que prepara a elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras (PAS).
Os poucos participantes, no entanto, tiveram a oportunidade de vivenciar um evento muito bem-preparado, com interessantes dinâmicas analíticas e propositivas incentivando os munícipes a se manifestarem sobre como percebem e o que querem para os bairros onde moram ou trabalham.
Com um conjunto de mapas territoriais à disposição, os participantes foram divididos em grupos, onde foram debatidos temas diversos, desde o reconhecimento do território que forma a Subprefeitura Lapa até questões diversas como drenagem, zeladoria, meio ambiente, obras e serviços, cultura, lazer, entre outros. “É sempre importante ouvir o que
a população tem a dizer sobre a região. Quem conhece melhor o bairro, suas potencialidades e demandas, são os moradores”, afirmou o subprefeito da Lapa coronel Paulo Adriano Telhada.
As demandas que surgiram dos grupos de debates reforçam o que já havia sido levantado na Audiência Pública do Orçamento Cidadão: a necessidade de obras de micro e macrodrenagem, melhorias em zeladoria, atenção para terceira idade, em particular a mobilidade, entre outras questões.
A elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras está prevista para ocorrer a cada quatro anos, em articulação com os demais instrumentos do Sistema Municipal de Planejamento. Eles constituem uma peça estratégica para a territorialização e integração das políticas públicas, envolvendo a colaboração de diversos órgãos da administração municipal e a participação da sociedade civil.
inFRAESTRUTURA
Sabesp inicia obras no Alto da Lapa e Vila Hamburguesa
Mais de 40 ruas na região do Alto da Lapa e Vila Hamburguesa vão passar, nos próximos dias, por intervenções da Sabesp para substituição de rede de água e troca de ramais.
De acordo com a empresa, os serviços serão executados em etapas, iniciando com o mapeamento das ruas e continuando com o assentamento da tubulação, colocação das interligações e troca de ramais, sendo finalizado com a reposição das calçadas.
Confira a relação de ruas:
RUA ALIANCA LIBERAL / RUA
ALM. DE INHAUMA / RUA ANDRADE NEVES / RUA ARAUTO / RUA BARBALHA / RUA BACONGO / RUA BARAO DA PASSAGEM / RUA PASSO DA PÁTRIA / RUA
BELMONT / RUA BARÃO DE SÃO
GABRIEL / RUA CORDILHEIRAS / RUA CAMADULAS / RUA CAMPO GRANDE / RUA CENTRAL DE MINAS / RUA COLUMBUS / RUA CEL. DOMINGOS RAMOS / RUA CURUZU / RUA CURUPAITI (Rua Visconde de Pelotas) / RUA DIOGENES RIBEIRO DE LIMA / RUA DALTON / RUA
/ RUA PROF. PAULO TAVARES / RUA QUAIRI / RUA QUEIROZ LIMA / RUA PASSO DA PATRIA / RUA RACINE / RUA PORTEIRO PERES / RUA SAO JUSTINIANO / RUA
SEBASTIAO BACH / RUA TRIPOLI / RUA VISCONDE DE PELOTAS / RUA ZIEMBINSKI / RUA XAMBICA / TRAVESSA BRASILINA DIAS
COMUNIDADE
Entidades da região recebem deputado federal Coronel Tadeu
O deputado federal Coronel Marcio Tadeu Anhaia de Lemos (PL-SP), que em junho assumiu um mandato na Câmara Federal no lugar de Carla Zambelli, licenciada do cargo, foi o convidado da AMOCITY – Associação dos Moradores do City Lapa e da AVL – Associação Viva Leopoldina para um café da manhã, na segunda-feira, 25, com lideranças da região. O encontro também contou a presença de representantes dos moradores da Vila Anastácio, do Jardim das Perdizes e da região da Lapa e Vila Romana.
Durante o café, as lideranças comunitárias expuseram problemas como a forte especulação imobiliária que acontece atualmente em bairros da Vila Anastácio e no City Lapa, citando como exemplo a venda do terreno onde existia o Bosque dos Salesianos, com a retirada de árvores centenárias, para a construção de um grande empreendimento residencial. Outros problemas, como o aumento da população de rua na Lapa e na Romana, e o trânsito, devido ao aumento dos empreendimentos imobiliários, na região do Anastácio, também foram colocados à mesa. “O aumento do número de carros é tão grande que o projeto da Ponte Lapa-Pirituba, com o fim da estreita passagem de nível sob a linha de trem e a duplicação do número de faixas de rolamento na Avenida Raimundo
Morador da região, Cel. Tadeu ressaltou a importância do associativismo
Pereira de Magalhães, que segue avançando, já está ultrapassado e precisaria ser revisto”, disse Joaquim Baldoíno. Para o advogado da Amocity, Jairo Glikson, a busca de soluções conjuntas, com a união das associações de bairro, é a forma mais efetiva de resolver as várias questões apontadas pela comunidade. “A sociedade civil unida tem muita força e pode conseguir mais do que verbas orçamentárias complementares nos gabinetes dos vereadores”, ressaltou. Ao aproveitar a oportunidade para se apresentar, o coronel Tadeu salientou os laços antigos com a região. “Sou morador da Leopoldina há 12 anos e, mesmo hoje atuando na esfera federal, conheço bem as questões relativas à região e tenho uma ótima interlocução com diversos vereadores da câmara paulista, o que pode facilitar para que essas questões sejam defendidas no plenário municipal”, explicou o coronel.
LAPA MUNDI
Hub sobre trilhos
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está transformando a Estação Palmeiras-Barra Funda no novo hub central do transporte sobre trilhos da cidade, com o objetivo de melhorar a fluidez da operação e oferecer mais agilidade e conforto aos passageiros. A Linha 11-Coral já está chegando até a estação desde o final de julho, permitindo que passageiros do Alto Tietê e da zona leste da capital paulista acessem diretamente a zona oeste de São Paulo nos horários das 8h às 15h30 e das 20h à 0h, todos os dias da semana. Já a partir da última semana, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM também passarão a ter a Estação Palmeiras-Barra Funda como terminal. Além disso, a Estação Palmeiras-Barra Funda recebe as linhas do Expresso Aeroporto da CPTM e as linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante de trens metropolitanos.
Moradia popular
A construtora MRV, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, entregou este mês as chaves do Residencial Saint Simon, localizado na Rua Antônio Fidélis, nº 353, na Lapa. Ao todo, 189 famílias foram contempladas com subsídios do Programa Casa Paulista, que atua em parceria com o Minha Casa, Minha Vida. Na modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI), a iniciativa possibilita que famílias com renda de até três salários-mínimos contem com apoio estadual, que somado ao financiamento via FGTS, viabiliza a compra do imóvel e amplia o aces-
Por Greg Mattos com colaboração da redação Críticas, elogios e sugestões Contato: redacao@jornaldagente.inf.br
so à moradia digna. Construído em um terreno de mais de 4 mil m², o residencial oferece diferenciais que valorizam a qualidade de vida dos moradores, como medidores individuais de água, placas solares, coleta seletiva de lixo, espaço para home office e bicicletário. Além disso, o empreendimento conta com ampla infraestrutura de lazer, incluindo salão de festas, playground, pet place, espaço gourmet, churrasqueira, sala de jogos, pomar, bicicletário e fitness coberto. A cerimônia contou com a presença de José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo e da diretora de Desenvolvimento Imobiliário da MRV em São Paulo, Camila Fiuza.
CPM Lapa
O Conselho Participativo Municipal (CPM) Lapa realiza na segunda-feira, 1/9, sua reunião ordinária, aberta ao público. Na pauta, além dos assuntos internos relacionados ao regimento e ao formato das reuniões on-line, será dado um posicionamento sobre a UBS e o CDC Bento Bicudo, na Lapa de Baixo. A reunião acontece às 19 horas, no auditório da Subprefeitura Lapa, na Rua Guaicurus, 1.000.
Curso de nutrição
O SENAI Barra Funda está com inscrições abertas para o Curso de Auxiliar de Nutrição. As matrículas podem ser feitas online, no link https://sp.senai. br/cursos/0/0?unidade=105&modalid ade=1&pesquisa=auxiliar&pag=1, ou presencialmente, na secretaria da escola - Rua Tagipuru, 242. Informações pelo telefone: (11) 3279-7400
Um local diferenciado de acolhimento de idosos
Iniciativa idealizada por dois sócios, uma administradora e um médico. Com investimento em qualificação e atualização na área de gerontologia, nosso objetivo é proporcionar o melhor ambiente de acolhida e suporte no processo de senescência.
Rua Tomé de Souza, 844 - City Lapa Telefone: (11) 98931-1811 | Instagram: @recantodavilalapa
Alimentação com qualidade Higiene
Atenção dos cuidadores
Amplitude de ambientes
Terapias ocupacionais
» Na quarta-feira, 27, aconteceu a reunião do
Rotary Lapa, sob a presidência de Sergio Prezzoti, com a presença e palestra de Ligéia Benícia de Almeida Stivanin, coordenadora regional de Imagem Pública da Região 31 do Rotary Internacional 2018/21, que falou sobre o tema Imagem Pública. Foto: Samuel Barcellos
» Aconteceu no sábado, 23, o aniversário das irmãs Marcia Santos e Fátima Mendes, que contou com a presença de familiares, amigos e do buffet Sabores da Kelly. Foto: Samuel Barcellos
» O Camp Oeste realizou, na sexta-feira, 22, a formatura de 80 jovens que participaram na formação socioeducativa para o mercado de trabalho. O evento contou com a participação do presidente da entidade, Renato Santana. Foto: Divulgação
SERRALHEIRO
Fabricação e reformas, portas de aço, troca de mola, automatização de portões, codificação de controles. Vanilson. Tels.: 3862-6615/ 985184022.
Com uma série de vídeos circulando nas redes sociais, mostrando pedestres sendo furtados por bandidos dirigindo motos ou roubados sob a mira de uma arma, a população da Leopoldina demonstra, virtualmente, que está com medo de sair às ruas. Na sexta-feira, 22, surgiu no WhatsApp o grupo Segurança para a Vila Leopoldina, com o objetivo de buscar soluções para o problema. Em menos de 24, o grupo já contava com quase mil inscritos e incontáveis mensagens: “Uma conhecida enviou hoje: aviso que um motoqueiro roubou minha aliança no farol da Avenida Imperatriz Leopoldina com a Rua Brentano. Fechem os vidros
do carro”, informava um dos posts.
A cobrança por mais policiamento ostensivo nas ruas domina os debates, uma vez que desde maio as redes sociais mostram a ousadia dos motoqueiros assaltantes na Leopoldina e Vila Hamburguesa furtando e roubando celulares, correntes e alianças. Diante da pressão dos moradores, na segunda-feira, 25, o comando do 4° Batalhão da Polícia Militar e a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Vila Leopoldina avaliaram conjuntamente a situação. Nos dias seguintes, efetivos da PM, inclusive cavalaria, já eram vistos em ruas e avenidas realizando rondas e
abordagem.
Nesse cenário de insegurança há conflitos de estatísticas. Dados disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública confirmam que na Leopoldina houve aumento do número Boletins de Ocorrência tipificados como “furtos outros”. Na comparação dos seis primeiros meses de 2024 e igual período de 2025, o número desses crimes registrados pelo 91° Distrito Policial cresceu 20,4%. Foram 1.887 casos neste ano, contra 986 em 2024. Sem citar o período comparativo, postagem do Conseg Leopoldina no grupo Segurança para a Vila Leopoldina informava que. na reunião com o co-
Posts nas redes sociais mostram crimes e alertam moradores
mando do 4° Batalhão, foram apresentados relatos estatísticos que demonstram justamente o contrário: houve uma redução de 12% nos registros de ocorrências, graças ao aumento das abordagens. No post, o Conseg também informa que encaminhou à Subprefeitura Lapa um ofício solicitando maior fiscalização nas casas que compram ouro na região.
quintal, 2 vagas de garagem, atualmente funciona como um escritório. REF.: 12708 VENDA R$ 1.200.000,00.
ALTO DA LAPA - 3 IMÓVEIS
São 3 imóveis num terreno de esquina em região nobre no alto da lapa, com entradas independentes. Uma casa, um salão comercial com pé direito de 4m e um apto. Casa com 250m² com 3 dorms. todos com closet sendo 1 suíte, 2 salas, varanda, copa, cozinha, lavanderia, quintal coberto, jardim e duas vagas. Salão com 60m², dois banheiros e cozinha, Apto com 60m² com suíte, varanda, sala, cozinha e copa. REF 11775. Venda R$ 1.500.000,00
VILA ROMANA - CASA Casa de 136m² térrea, muito agradável, 2 dorms. c/ armários, sala ampla estar e jantar, cozinha grande, area de serviço, quintal, 2 vagas de garagem, edicula com sala, cozinha, banheiro, 2 quartos. REF.: 12563. VENDA R$ 1.100.000,00.
Foto: Divulgação
COMUNIDADE
Casa do Pequeno Cidadão cria núcleo para idosos
Com o objetivo de atender a população idosa da região que vive em situação de vulnerabilidade, a Casa do Pequeno Cidadão, que já tem um amplo serviço social voltado para crianças, jovens e adultos, está criando o Núcleo de Convivência do Idoso. O espaço terá capacidade para atender 120 pessoas com mais de 60 anos de idade, incluindo idosos encaminhados pelo serviço público municipal através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
A ideia é oferecer um espaço onde os idosos possam conviver e fortalecer vínculos, recebendo, ao mesmo tempo, OBRA
um serviço de proteção social. Entre as atividades desenvolvidas, estão aulas de computação, dança, teatro, yoga, artesanato, além de coral, exercícios aeróbicos e pet terapia.
Para ajudar a viabilizar a implantação do serviço, a Casa do Pequeno Cidadão realizará um Chá Beneficente, no dia 14 de setembro, no União Fraterna - Rua Guaicurus, 27 – Água Branca. Para adquirir seu convite, entre em contato através dos telefones (11) 98106-0150 ou (11)978094120. Saiba mais sobre o projeto do Núcleo de Convivência de Idosos no site: https://doe.casadopequenocidadao.org.br/
TEATRO
“A noite dos palhaços mudos” mistura palhaçadas e conflitos ACONTECE
Um espetáculo de circo que mistura palhaçadas, perseguições, truques de magia e números musicais, a peça “A noite dos palhaços mudos”, faz sua última apresentação no domingo, 31, às 19 horas, no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 – Lapa), com entrada franca.
O enredo, baseado em uma história em quadrinhos ilustrada pelo cartunista Laerte, gira em torno de dois palhaços mudos, seres que habitam a cidade e se dedicam a praticar palhaçadas. Mas para tornar o trabalho deles mais difícil, existe uma seita que os considera uma ameaça alarmante e os persegue, na tentativa de extingui-los.
Numa noite de caça aos palhaços, os integrantes da seita conseguem capturar apenas um e, na tentativa de matá-lo, conseguem apenas arrancar seu nariz. O
pobre mutilado escapa, e não conseguindo suportar a vergonha, se desespera. Surge então o segundo palhaço mudo, que entende o que aconteceu e arrasta-o para um ousado resgate nasal. Em meio às sombras e a muitos absurdos cômicos, os conflitos entre intolerâncias contemporâneas e a lógica do palhaço (se é que ela existe!) acontece, divertindo e fazendo refletir