Page 1

Despertador

Pré-Seminário

Futuros encontros: Encontro de Pré-Seminário - 26 a 28 de Março: Seminário

João Lopes

Menor de Vila Viçosa - 16 a 18 de Abril: Seminário Maior de Évora

Contactos:

Encontro de adolescentes Equipa Pré-Seminário

A minha Vocação… Um olhar de AMOR Padre Marcelino Caldeira

- Diácono Fernando Lopes . psmevora@gmail.com . 965815672

Godcast Cristo Jovem

Passo-a-rezar Todos os encontros iniciam sexta-feira com

Secretariado Nacional do Apostolado da Oração

o jantar e terminam domingo ao almoço.

Algo está a acontecer comigo podes contar c o n n o s c o

queremos contar contigo

Etty Hillesum


Despertador

Pré-Seminário

ENCONTRO PRÉ-SEMIN ÁRIO João Lopes Foi nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, que decorreu o último Encontro de Pré-seminário. O encontro teve lugar no Seminário Maior de Évora, onde fomos muito bem recebidos pelos alunos e padres responsáveis do respectivo Seminário. Neste encontro esteve presente, entre nós, um novo PréSeminarista, o Diogo, da Paróquia de Santo Estêvão. Para além do Diogo, participaram mais cinco Préseminaristas que habitualmente fazem encontros de Pré-Seminário. Como sempre o nosso encontro começou na sexta-feira com o jantar às 20:00h, no refeitório do Seminário. Depois do jantar, rezamos a Via-sacra, um momento de oração e reflexão sobre o nosso percurso de vida e vocação. O dia seguinte, sábado, foi um dia um pouco atarefado com os preparativos para o Encontro de Adolescentes. Mas, antes de começar os preparativos, participamos na Eucaristia, onde, juntamente com os seminaristas maiores, rezamos laudes. O Encontro de Jovens contou com a participação de mais de 200 jovens, onde tivemos a oportunidade de ouvir alguns testemunhos: dois casais, uma religiosa, um Seminarista Maior e um Padre.

Os jovens que participaram no encontro tiveram tempo, na parte da manhã, para fazer alguns jogos tradicionais, oração e adoração ao Santíssimo. Também, tivemos um almoço partilhado, onde podemos conviver um bocado com os jovens. Na parte da tarde fizeram a apresentação das coreografias ensaiadas pela manhã. Nesse mesmo dia, à noite, tivemos a recitação do terço em conjunto com os Seminaristas Maiores. Depois do jantar de sábado tivemos um momento lúdico, onde assistimos a um filme e para finalizar esse dia, rezamos Completas no Oratório do Seminário. No domingo, rezámos laudes em casa e participámos na Eucaristia Dominical na Igreja de São Francisco em Évora, onde tivemos a oportunidade de acolitar. O encontro terminou depois do almoço, com o habitual abraço em Cristo.

2


Despertador

Pré-Seminário

em Encontro de adolescentes s n e g a im Testemunho Padre Marcelino

Almoço Partilhado

Coreografia Vencedora

Pré-Seminário

3


Despertador

Pré-Seminário

A “MINHA” VOCAÇÃO… UM OLHAR DE AMOR Padre Marcelino Caldeira Falar de vocação, do chamamento que Deus me fez e me faz continuamente para O seguir com radicalidade é difícil, é como querer reter a água dos oceanos entre as minhas mãos, é impossível. No entanto, mesmo se é impossível reter entre as mãos toda a água dos oceanos, não é que fiquemos com as mãos molhadas. Assim, pelo menos uma pequeníssima parte, da imensidão desse Mistério que é o “chamamento” que Deus faz ecoar na intimidade do meu coração, posso reter e partilhar. Ao falar ou pensar na “minha” vocação, de imediato ao meu pensamento assomam uma frase da 1ª Carta de São João e um excerto do Cântico Espiritual de São João da Cruz. De São João: “Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1Jo 4, 16), de São João da Cruz: “Aonde Te escondestes, Amado, e me deixastes num gemido? Qual veado fugistes, havendo-me ferido” (CA-1). De facto, desde o inicio, ainda que disso não tivesse consciência – hoje é claro, Deus Olha-me com um olhar particularmente amoroso e faz brotar em mim uma felicidade e uma paz que o coração parece não poder conter. O primeiro “Olhar Amoroso” de que tenho memória aconteceu em finais de Janeiro, do longínquo ano de 1974, tinha eu 6 anos. Num dos últimos dias da novena de Senhora das Candeias, a padroeira da minha terra, Mourão, recordo-me que, confortavelmente envolvido no meu primeiro capote alentejano, dormitei a novena toda, ora encostado à minha mãe ora à minha tia materna. Entre um olho aberto e outro fechado fui vendo o meu prior de joelhos na escadaria do altar-mor incensando o Santíssimo Sacramento, recordo o barulho das corrente do turíbulo, o cheiro do incenso, bem como o coro a cantar a Ladainha de Nossa Senhora. Encantei-me. Melhor enamorei-me. Que paz, que tranquilidade… que Paraíso. De tal forma me marcou este quadro que, na minha inocência infantil, à saída da novena, no alto da escadaria do Santuário, situado no castelo e, que tem a Vila de Mourão a seus pés, disse num rompante à minha mãe: “Quando o Padre Inácio morrer, vou enterrá-lo e fico o padre da Senhora das Candeias”. Todos se riram deste inocente desejo infantil sem consequências, pensavam. (continua na página 5)

4


Despertador

Pré-Seminário

nado pelo que tinha acabado de viver… queria passar a minha vida a fazer “aquelas coisas”, as coisas de Deus. Passam os anos e como era muito preguiçoso na escola, minha mãe, que tinha um primo cónego da Sé de Évora, sempre ouvira dizer ao primo que no Seminário obrigavam os rapazes a estudar, pensou, bom remédio. Juntava-se o útil ao agradável. Em tempos eu tinha dito que queria ser padre, no Seminário haveriam de fazer de mim um rapaz estudioso. E lá vai ele, com 12 anos (em Outubro de 1981) para o Seminário Menor de São José de Vila Viçosa. Estudo, oração, tropelias… o normal na vida de Seminário. Com 16 anos passo para o Seminário Maior de Nossa Senhora da Purificação de Évora… aos 18 anos faço uma experiência de vida religiosa entre os Dominicanos, fiz o noviciado no Convento de Fátima, não chego a professar… as saudades do Alentejo são muitas ou serão os caminhos de Deus… Por alturas da saída do Convento, alguém de chofre me pergunta porque quero ser padre. A pergunta calou fundo no meu coração e eu não tinha resposta. Padre porquê? O ambiente do seminário era agradável, sentia-me feliz no seminário, não me via a fazer outra coisa, a minha família estava feliz com a ideia de que eu fosse padre, mas seria isto suficiente? Padre porquê, Marcelino? Ao fim de alguns meses a resposta brotou luminosa, radiante, como um vulcão… Deus ama-te, tem sobre ti um Olhar de Amor. Imediatamente procurei o pessoa que meses antes me tinha perguntado, padre porquê (?) e lhe respondo: porque Deus me ama. Resposta da dita pessoa: “grande coisa, essa é a experiência fundamental do cristão, não precisas de ser padre por isso”. Mas desta vez eu ia preparado. Padre, para ter inteira disponibilida-

Eu tinha que responder a “Esse Olhar que é Amor”

Eu estava convicto do que dizia… estava encantado, completamente apaixo-

de de vida, de afectos, de tudo. Padre para dizer a todos, mesmo a todos que Deus os ama e os quer felizes vivendo no amor. Eu tinha que responder a “Esse Olhar que é Amor” e a melhor forma de o fazer era dar-lhe tudo, dar-me todo a Ele, no sacerdócio. Para ser ponte, para falar aos Homens de Deus e a Deus dos Homens. Para ser sinal do Amor de Deus no meio do Seu Povo. Padre para ser as mãos, os pés, os braços, a boca, o coração de que Deus se serve para Amar, servir, para afagar, para conduzir, para anunciar, para louvar, para unir o Povo de Deus, para restaurar a Esperança do Seu Povo. Ao longo da minha vida foram e são tantos os sinais deste Deus que não retira de sobre mim o “Seu Olhar de Amor”. (continua na página 6)

5


Despertador

Pré-Seminário

Intensificou esse “Olhar” no dia a seguir ao funeral de minha mãe, que havia partido inesperadamente para o Paraíso no dia em que eu cumpria 7 anos de sacerdote (9 de Julho de 2002), quando me mimou e reconfortou fazendo que na estrada, quando regressava ao Seminário de Vila Viçosa onde na época trabalhava, me ultrapassasse uma carrinha toda suja e que no vidro de traseiro alguém havia escrito com o dedo, no meio da poeira e sujidade: “Deus é Amor”, foi a Boa Nova que mais uma vez me foi recordada,

É que Deus não tira nada, DÁ TUDO...

exactamente quando entrava na terra da Senhora da Boa Nova, Terena. Intensificou esse Olhar quando no fim de um Curso de Cristandade, onde participei como membro da equipa sacerdotal, me entregam uma fita com uma frase para prender ao peito. A frase: “Deus é Amor”. Naquele momento preciso precisava que alguém me o lembrasse. Deus vem ao meu encontro na delicadeza e simplicidade de uma fita para me dizer: “Amo-te”. Vem ao meu encontro para me recordar o Seu Amor todos os dias, nas pessoas nos acontecimentos… Vem ao meu encontro para me recordar o Seu Amor nas alegrias, nos sucessos, nas dores, nos desaires, nos desânimos, pois a Cruz amada, abraçada, querida e desejada, é sinal do Amor Maior. Nos meus tempos de Seminário, Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares), a meu pedido, deu-me como nome novo: Marcelino de Jesus Abandonado e como Palavra de Vida a da 1ª Carta aos Coríntios: “Julguei não dever saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e este crucificado” (1 Cor 2, 2), deume o Amor Maior, como guia e conforto, que conduz com segurança à Festa da Ressurreição. Com todas as minhas limitações e debilidades, sou tão feliz neste Caminho de Amor que, a propósito e fora de propósito, falo dele e o proponho aos outros… sonho ver os seminários e os mosteiros cheios. Não por desrespeito pelo matrimónio, ou porque fazem falta padres ou freiras, mas porque quisera eu que tantos, muitos, mesmo muitos, pudessem fazer esta felicíssima e realizadora experiência de ser “feridos” pelo Amor de Deus, não podendo viver de outra forma senão em Deus e para Deus. É que Deus não tira nada, dá tudo… melhor, dá-Se-nos Todo.

6


Despertador

Pré-Seminário

Godcast Equipa Cristo Jovem

É com uma enorme alegria que a equipa CJ tem o prazer de anunciar o lançamento do programa de rádio do Portal CJ – GODCAST. O lançamento vai ser feito a 14 de Março. No entanto, não queremos que esperes mais e já neste Domingo, dia 7, haverá uma emissão especial de lançamento do GODCAST. Para já podes ouvir o programa em directo todos os Domingos, às 17h em www.radiomarcante.pt.la . Após

a

transmissão,

o

programa

será

colocado

on-line

em

www.cristojovem.com. Esperamos, dentro em breve, ver o programa difundido por outras estações de rádio. Farão parte do alinhamento do programa bloco de notícias sobre a Igreja, blocos musicais, um dossier com um tema mensal mas com diferentes abordagens semanais e meditação/oração da Palavra. A coordenação está a cargo de Fábio Barbosa e para já a restante equipa é composta por Sara Amaral, Salomé Nunes, Débora Duarte, Joana Laranjeira e Sandra Dantas, sendo que existe a possibilidade de alargar a equipa nos próximos tempos. O Portal CJ deixa o seu agradecimento a toda a equipa que sonhou connosco, projectou, trabalhou e tornou possível este projecto. No caso de qualquer dúvida, sugestão, ideias para conteúdos que tenhas, não hesites em contactar-nos e envia um e-mail para godcast@cristojovem.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e já sabes que Domingo podes ouvir o GODcast pelas 17h nas Rádio Marcante, e em seguida no teu portal CJ.

7


Despertador

Pré-Seminário

O projecto www.passo-a-rezar.net é uma iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, uma obra da Companhia de Jesus (jesuítas) que se dedica à promoção da oração pessoal. Com o www.passo-a-rezar.net pretendemos adaptar a proposta da oração pessoal às circunstâncias da vida de todos os dias e à exigência de mobilidade que a caracteriza. A caminho do trabalho ou da faculdade, nos transportes públicos ou no trânsito, rezar não é uma “utopia” nem um “desejo irrealizável”: o www.passo-arezar.net oferece-te a possibilidade de fazeres de cada lugar um lugar de encontro com Deus, um ”espaço sagrado”. Para tornar realidade este projecto, contamos com o generoso apoio de várias instituições, da Rádio Renascença a várias editoras e artistas (que nos cederam os direitos de uso das músicas), e também com a empenhada colaboração de tantos voluntários, das “vozes” do www.passo-a-rezar.net aos escritores dos pontos de oração que ouvirás cada dia. Este projecto não teria sido possível sem o generoso e voluntário apoio de muitas pessoas, comunidades e organizações. A todos, MUITO OBRIGADO!

8


Despertador

Pré-Seminário

Algo está a acontecer comigo... Etty Hillesum "Algo está a acontecer comigo e não sei se é só um estado de espírito ou outra coisa mais fundamental. É como se tivesse regressado à base, de repelão. Um bocadinho mais independente e autónoma. Ontem à noite, de bicicleta pela fria e escura rua Lairesse, desejava poder repetir o que então murmurei em voz baixa: "Deus, pega-me pela mão, acompanhar-te-ei bem-comportadamente, sem muita resistência. Não me desviarei de nada do que nesta vida vier de encontro a mim, tentarei integrar tudo em mim com as minhas melhores forças. Mas dá-me de vez em quando um momento de sossego. Também não pensarei mais, na minha ingenuidade, que essa paz, se ela vier, será eterna; hei-de aceitar igualmente o desassossego e a luta que hão-de vir outra vez. Gosto de me sentir abrigada e segura, mas não irei revoltar-me se for exposta ao relento, desde que seja pela Tua mão. Hei-de acompanhar-te sempre guiada pela tua mão e tentarei não ter medo. Hei-de tentar irradiar algo do amor, do verdadeiro amor ao próximo, que tenho dentro de mim, onde quer que eu esteja." Contudo também não deves andar a exibir-te com esse «amor ao próximo». Não sabes se o tens. Não quero ser especial, somente quero tentar ser aquela que em mim ainda procura o desenvolvimento total. Às vezes penso que desejo a reclusão de um convento. Porém, é com as pessoas e o mundo que terei de lidar. E hei-de fazê-lo, apesar da aversão e do cansaço, por vezes. Mas prometo que hei-de viver a vida em pleno e até ao fim. Às vezes penso que a minha vida só agora é que começa."

9

Fevereiro 2010  

fevereiro 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you