Page 1

Padre Afonso destina recursos à saúde e visita santas casas e hospitais da região SOS rio Paraíba do Sul A Expedição “SOS Rio Paraíba do Sul”, promovida pelo Partido Verde e coordenada pelo Deputado Padre Afonso, realizada em fevereiro, despertou a atenção da comunidade regional para a necessidade de recuperação do rio. Autoridades como o secretário de Recursos Hídricos Edson Giriboni e o prefeito de Tremembé, José Antonio de Barros (PV), além de vereadores e representantes de Ongs e órgãos públicos participaram do ato. Os participantes também se manifestaram contra a transposição do rio para abastacer São Paulo. Página 4.

Deputado Padre Afonso toma posse em 15 de março, na Assembleia Legislativa

Reeleito deputado estadual com quase 90 mil votos sendo quase 45 mil só em Taubaté, Padre Afonso assume o terceiro mandato com o compromisso de continuar representando e defendendo os interesses da população da cidade e região. Conheça algumas de suas realizações em benefício de Taubaté e saiba quais são suas principais metas na Página 3

Padre Afonso tem trabalhado muito para melhorar a saúde na região e para 2011 vai buscar mais investimentos para o setor. No mês de março, logo após a posse, juntamente com os deputados da Frente Parlamentar de Apoio ao Vale do Paraíba visitou estabelecimentos de saúde da região Página 2

Padre Afonso propõe ações conjuntas na luta contra as drogas O deputado tem agido para unir todas as forças a fim de organizar uma frente contra as drogas, reforçando apoio às entidades que cuidam de jovens envolvidos com drogas e já trabalha para a implantação de uma casa de tratamento pela Diocese de Taubaté, conforme proposta do bispo Dom Carmo João Rhoden. A casa seria administrada pela Comunidade Sede Santos e os recursos viriam de uma ação conjunta entre Padre Afonso e Padre Fábio de Melo. Página 3

Ações contra a violência em Taubaté O deputado Padre Afonso tem buscado soluções contra a crescente violência observada em Taubaté, que coloca a Segurança Pública em xeque. Ele esteve por duas vezes na Secretaria de Segurança Pública e se reuniu com o Comando da Polícia no Vale do Paraíba, para levar reivindicações a favor de Taubaté. Também sugere ações integradas entre o Estado e o município e a realização de programas nas quadras de esportes e de projetos culturais nos bairros, além de iluminação e limpeza pública adequadas. Confira na página 2.


Um novo tempo, um novo mandato Nesse início de meu terceiro mandato, quero agradecer a confiança de mais de 45 mil eleitores taubateanos em nossas propostas, além da ótima votação da nossa candidata à Presidência, Marina Silva. O desempenho eleitoral do Partido Verde, foi uma demonstração de Marina e que o povo quer idéias novas e men- Padre talidades mais arejadas, voltadas Afonso para o futuro, com qualidade de vida para todos, meio ambiente saudável e equilibrado, acesso à saúde e uma juventude livre das armadilhas das drogas e com oportunidades para realizar seus sonhos. São essas questões que estarão no foco do meu terceiro mandato que se iniciou em 15 de março. Espero que, unido a outras forças, seja possível cumprir essa missão que Deus me confiou. Conto com a sua ajuda.

Padre Afonso Lobato Deputado Estadual (PV)

Sáude é prioridade de Padre Afonso Deputado trabalha por serviço de saúde mental e lamenta perda do AME O Hospítal Universitário, que recebeu no ano passado emendas do deputado Padre Afonso Lobato, no valor de R$ 1,090 milhão e será contemplado no primeiro semestre desse ano, com mais R$ 300 mil. Padre Afonso trabalha também para que o Hospital Universitário seja revitalizado, saneando as dívidas e recebendo mais investimentos, além de melhoria salarial para os funcionários da FUST. Outra meta é a ampliação do Hospital Regional, com implantação de novos leitos, inclusive de UTI, para suprir a demanda. SAÚDE MENTAL - A implantação de um serviço regional de saúde mental é outra das suas metas, assim como a melhoraria do atendimento ao servidor público estadual, ampliando a rede conveniada do IAMSPE e a estrutura do Ceama, em Taubaté. Infelizmente Taubaté perdeu o AME - Ambulatório Médico de Especialidades, pelo qual Padre Afonso tanto lutou.

Padre Afonso trabalha pela revitalização do Hospital Universitário de Taubaté

Deputado quer barrar aumento da violência

Frente Parlamentar faz raio X de hospitais e santas casas

Padre Afonso com o secretário da Segurança

Primeira reunião da Frente Parlamentar em 2011

Visita da Frente às santas casas e hospitais do Vale

A Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba e Litoral Norte, presidida pelo deputado Padre Afonso (PV) agora também inclui os deputados federais com base na região, ampliando sua ação em favor dos municípios. Esses parlamentares iniciaram o mandato com uma agenda movimentada de visitas às santas casas e hospitais da região, para levantar a situação de cada uma delas. Eles estiveram em São José dos Campos,

Taubaté, Cruzeiro, Lorena, Guaratinguetá, e Pindamonhangaba. Posteriormente Padre Afonso visitou Campos do Jordão (Hospital São Paulo), Caraguatatuba (Santa Casa Stela Maris) e Ubatuba (Santa Casa). Os deputados agora vão destinar emendas conjuntas e reivindicar mais recursos junto aos governos estadual e federal do Estado e para ajudar esses estabelecimentos, principalmente no custeio.

Padre Afonso se reuniu em fevereiro com o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para apresentar dossiê sobre a situação da violência em Taubaté e pedir providências. Em 28 de março, reuniu-se com o coronel Manoel Messias de Melo, do Comando do Policiamento, em São José dos Campos, quando recebeu a notícia de que novos soldados viriam para a cidade, aumentando o efetivo. Os novos soldados 75 no total - já estão em serviço. Outra reivindicação foi a volta das bases comunitárias, em bairros em situação mais vulnerável.


Padre Afonso amplia apoio a entidades que cuidam de dependentes de drogas Casa de tratamento para jovens em Taubaté

Padre Afonso fala a representantes de entidades

Uma das preocupações do deputado Padre Afonso continua sendo o apoio ás entidades sociais, principalmente as que tratam de dependentes de drogas. Essas entidades tem sido orientadas sobre a forma como pode ser beneficiadas, por meio de emendas que ajudem a viabilizar seus projetos. COALIZÃO- A exemplo de Pindamonhangaba, Taubaté vai poder contar, com o trabalho do Coalizão, programa que tem apoio da ONU e atua no resgate de jovens usuários de álcool e outras drogas. A coordenação é do Padre José Júlio e da educadora Eliane Prado Marcondes. O projeto mobiliza as forças vivas da sociedade para que, unidas e organizadas enfrentem o problema. A vinda do projeto para Taubaté conta com o apoio do deputado.

Reunião com pastores discute propostas de combate

Pastores se comprometem com a causa Padre Afonso se reuniu com pastores de diversas denominações religiosas para discutir o problema das drogas, a fim de fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no combate a esse mal. “Esse gesto dos irmãos evangélicos, significa a união de pessoas de bem, que acreditam na política como ferramenta de transformação da sociedade. Isso nos deixa mais comprometidos”, disse Padre Afonso.

A Diocese de Taubaté quer uma casa de tratamento para dependentes químicos funcionando no município. Enquanto isso não ocorre, a Comunidade Sede Padre Marlon, Santos, presidida coordenador da Sede pelo Padre Marlon Comunidade Santos Múcio, assumiu, em agosto do ano passado, a administração do Instituto Tereza D’Ávila, em Caçapava. A entidade existe há 25 anos como comunidade terapêutica para tratamento de dependência química de álcool e outras drogas. A casa de Taubaté será construída num terreno de sete alqueires, no bairro do Pinheirinho, que já foi doado pela Diocese à Comunidade Sede Santos, que também será a responsável pela administração da futura clínica de tratamento. Padre Afonso e Padre Fábio de Melo se compromenteram em viabilizar juntos os recursos necessários para o projeto.

As 16 metas do deputado Padre Afonso para o terceiro mandato Extensão da rodovia Carvalho Pinto até Queluz e ligação com a Oswaldo Cruz. Duplicação da rodovia dos Tamoios, construção anel viário em Caraguatatuba e São Sebastião e recuperação das demais estradas da região. Ampliação dos leitos no Hospital Regional de Taubaté e em outras unidades hospitalares e implantação de hospital regional no Litoral Norte. Apoio às santas casas que são referências e que atendem os pequenos municípios. Clínicas para tratamento de jovens dependentes e programas de prevenção ao uso de drogas.

Atendimento de Saúde Mental e para idosos com doenças crônicas. Não permitir novos presídios e buscar compensação para os municípios que sediam esse tipo de estabelecimento. Melhorar e ampliar atendimento do IAMSPE. Defesa da várzea e do rio Paraíba e pela destinação adequada do lixo. Redistribuição do ICMS do eucalipto e das grandes redes, como Magazine Luiza, Lojas Cem e outras. Implantação de uma universidade pública no Vale do Paraíba.

Ampliação das obras de saneamento básico, como investimento em saúde. Novos investimentos para o Hospital Universitário e integração com o Hospítal Regional. Aumento do efetivo policial da região. Apoio às entidades, buscando recursos para viabilizar seus projetos. Soluções para o problema de ocupação de encostas e morros.


Padre Afonso mobiliza a região pela recuperação do rio Paraíba do Sul No dia 11 de fevereiro, mais de cem pessoas desceram um trecho do rio Paraíba do Sul, entre Caçapava e Tremembé. O ato foi um grito de socorro do rio que agoniza. Segundo Padre Afonso, a viagem serviu para constatar o que já era sabido: mata ciExpedição foi um ato de liar destruida, alerta para a situação do uma imensidão rio Paraíba de portos de areia explorando cavas e prejudicando o rio, invasão da Área de Proteção Permanente (APP) e muito esgoto. “A cena é triste e muito preocupante. O rio pede socorro e necessita de urgente recuperação”, disse Padre Afonso. A realização da expedição também alertou para a questão da transposição das águas do rio, pretendida pelo Governo estadual. A preocupação com o tema levou os deputados Padre Afonso (PV), Marco Aurélio de Souza (PT) e André do Prado (PR) a criarem a Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia do Rio Paraíba do Sul, prestes a ser lançada na Assembléia Legislativa.

REUNIÕES - Padre Afonso também vem realizando reuniões para discutir soluções. Isso ocorreu com o promotor de Caçapava e mais recentemente com a promotora Renata Betoni Vita, do Ministério Público Estadual, e técnicos do Inpe, em São José dos Campos.

Secretário de Recursos Hídricos, Edson Giriboni participa da expedição

Padre Afonso e Marialdo com lideranças rurais

Padre Afonso e o secretário Edson Giriboni

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Edson Giriboni, que é do PV, também participou da expedição e garantiu que não haverá transposição sem recuperação. Segundo ele, outras alternativas serão estudadas pelo Governo antes de se definir pela transposição, principalmente do rio Paraíba do Sul.

Sempre presente, Padre Afonso participa da discussão sobre a região metropolitana O deputado Padre Afonso tem participado ativamente da discussão sobre a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, juntamente com a Frente Parlamentar e pretende se posicionar de acordo com aquilo que for melhor para a região. O Governo paulista já definiu a realização de audiências públicas para que a população possa participar da discussão sobre o assunto e se posicionar. “Se vai ser uma região metropolitana ou um aglomerado urbano, é uma questão técnica. O que nos interessa é que os problemas possam ser trabalhados conjuntamente, com orçamento específico e fortalecerse politicamente para reivindicar”, afirma. Ele destaca algumas vantagens como o fim dos interurbanos e a criação de um

Padre Afonso se reúne com Sindicato Rural de Taubaté

Padre Afonso se reuniu com a diretoria do Sindicato Rural de Taubaté, no dia 18 de abril, para ouvir as dificuldades dos produtores e colocar-se à disposição deles. Também participou da reunião o chefe do Serviço da Defesa Agropecuária de Taubaté, Marialdo Correa de Araújo, que explicou as razões do atraso na emissão de guias para transporte de animais (GTA), entre outros assuntos.

Emendas beneficiam entidades de Taubaté Na destinação de suas emendas pessoais ao orçamento, Padre Afonso deu especial atenção à entidades de Taubaté, das quais 11 delas foram contempladas, nos setores de saúde e promoção social. Confira abaixo as entidades que irão receber os recursos nesse ano, desde que apresentem a documentação exigida. Instituição Hospital Universitário Agape/Casa de Recuperação Conselho Tutelar/Prefeitura

Valor R$ 300.000,00

R$ 50.000,00

Avape Casa S.Francisco/Idosos

R$ 30.000,00 R$ 50.000,00

Missão Sede Santos

R$ 100.000,00

R$ 30.000,00

Irmã Amália

R$ 30.000,00

Cidades como Taubaté, com grande concentração populacional podem ser beneficiadas com projeto

Obras Sociais V. Aparecida

R$ 50.000,00

Assid

R$ 30.000,00

conselho metropolitano para definir as prioridades do orçamento e investimentos a serem realizados na região, aumentando a força política dos municípios.

Casa da Criança

R$ 50.000,00

Fundação Dom Couto

R$ 100.000,00

TOTAL

R$ 790.000,00


Prestação de Contas / Março de 2011  

Informativo de Prestação de Contas do deputado estadual Padre Afonso Lobato

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you