Page 1

PADDOCK ONLINE BRASIL, 13 DE OUTUBRO DE 2008, SEGUNDA-FEIRA - ANO I - EDIÇÃO 11 - www.paddockonline.com.br

Classificados: A solução para a venda do seu produto está aqui!!! P.16

Mod GT3 Brasil O GTR2 ainda não morreu

Coluna do Dytão Os contos do nosso amigo Fernando Dytz estão cada vez melhores. Agora com personagens “reais”. Nessa edição não teremos a coluna “Dormindo com o inimigo...” que volta na semana que vem.

P.07

Ligas brasileiras O clima esquenta nas principais ligas brasileiras de Automobilismo Virtual. Com destaque para a vitória do atual campeão da Light, Jeferson Richart pela liga Virtual Pilots Group.

P.10-14

GT3 Brasil online Foi lançado o primeiro mod brasileiro para o simulador GTR2. Confira!

P.04

mais

Truck: Mercedes-Benz põe quatro pilotos no pódio P.15


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

2

Editorial Olá amigo leitor, como a procura pelos classificados do jornal diminuiu consideravelmente vou mostrar aqui alguns números para que o pessoal volte a acreditar no poder do Paddock Online (risos): Nº de visitas no site/mês: 2.840 Nº de downloads jornal/mês: 1.660 Nº de IPs diferentes no site: 3.815 Nº de ligas parceiras: 11 Nº de usuários cadastrados: 190

EXPEDIENTE SUPERINTENDÊNCIA DE IMPRENSA E EDITORA Criado em vinte e oito de outubro de 2007 SITE www.paddockonline.com.br

São números bastante consideráveis se considerarmos os vistos nos tópicos de classificados dos fóruns das ligas. Claro que não estamos querendo competir com nossas parceiras, estamos apenas sugerindo que você amplie o seu leque de opções para que muito mais gente possa ver o seu produto aumentando as chances de sucesso na sua venda. Nessa edição conheça um pouco mais sobre um lançamento feito por brasileiros para o mundo das corridas virtuais: o mod da GT3 Brasil para o simulador GTR2. Saiba como foi feito, como surgiu a idéia e as dificuldades que a equipe de desenvolvedores tiveram para concluir esse projeto tão esperado por muitos.

CONTATO redacao@paddockonline.com.br CLASSIFICADOS classificados@paddockonline.com.br EDITOR - CHEFE João Carlos Nóbrega Teixeira REPORTERES João Carlos N. Teixeira e Thiago Alves

É só folhear as páginas do jornal e conferir! A redação

COLUNISTAS Ana Luiza Quirino e Fernando Dytz


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

Ana Luiza Quirino

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

3


www.paddockonline.com.br

EDIÇÃO 11

REPORTAGEM

4

GT3 Brasil Virtual Lançado mais um mod brasileiro agora para o simulador GTR2 Por João Carlos Nóbrega

im, o simulador GTR2 teima em não querer cair no esquecimento dos pilotos virtuais devido a chegada do seu sucessor, o GTR Evolution (ambos da SIMBIM). Muitos já anunciaram o “final dos dias” para o GTR2, mas são seus próprios usuários que não querem que isso aconteça.

S

Quando não é uma liga que monta um evento inédito no Brasil com o simulador, é um grupo de apaixonados que aparecem com uma novidade ainda maior. Como se não bastasse o aclamado mod da SuperClio para o simulador rFactor, desenvolvido pela BRDev, agora é a vez dos pilotos virtuais se deliciarem com o mod baseado na temporada 2008 da categoria brasileira GT3 Brasil. Para quem não conhece aí está um pouco da história da categoria retirada do site oficial: “O FIA GT3 estreou como Campeonato Europeu em 2006 e, logo na primeira etapa, em Silverstone (Inglaterra), nada menos do que 44 duplas estavam inscritas. Foi apenas a primeira mostra da força e do potencial desta modalidade, impulsi-

onada pelo carisma dos modelos participantes – todos deles verdadeiros carros de sonho dos amantes do automóvel. Com regras rígidas em relação aos seus inscritos, a categoria teve uma notável média de 42 carros durante todas as etapas que compuseram o torneio. Tamanha força logo na primeira temporada inspirou os organizadores a idealizar torneios em outros países com grande tradição automobilística, caso do Brasil. O Telefônica Speedy GT3 Brasil utiliza a mesma receita que determinou o sucesso da categoria na Europa. O projeto de 2008 prevê oito rodadas duplas, nas quais dois pilotos dividirão o volante de carros que poderão ser escolhidos entre algumas jóias da indústria mundial: Ferrari F430, Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Chevrolet Corvette Z06, Dodge Viper Competition Coupé, Ascari ZW1R, Morgan Aero V8, Ford GT e Jaguar XKR. A Telefônica passou a patrocinar o torneio em 2008. “ O mod foi lançado nessa semana e já atrai a atenção de muitos pilotos que já testaram e deram as suas opiniões aprovando o mod.

Todos os carros foram cuidadosamente pintados iguais aos reais


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008 Tudo isso começou por iniciativa de Raphael Nariga e contou com a ajuda de Bruno Bariani, Bruno Bariani, Eduardo Bonilha e Henrico Machado (pirata), tendo o apoio da VVR Online (www.vvronline.com)

equipes usam na GT3 Brasil, regulamos o peso e chegamos no equilíbrio e física quase perfeitas, uma das melhores na minha opinião. Posso dizer que esse MOD esta 100% real das Skins às reações dos carros.

No mesmo dia do seu lançamento (10/10) o Blog do Alex(www.blogdoalex.com) conseguiu uma entrevista exclusiva com Bariani. Devidamente autorizado, veja como foi a entrevista:

Alex - Como foram os teste? Muitas voltas? Alguns pilotos ajudaram ? Qual foi o método de desenvolvimento da equalização ?

Alex - Conte aí pra gente que história é essa de MOD da categoria GT3 Brasil para o GTR2 que vocês fizeram. Quem são e de quem foi a idéia de fazer esse projeto ? Bruno Bariani - A categoria GT3 chegou ao Brasil no ano passado com aqueles carros que todos sonham em pilotar. Sempre tive vontade de fazer esse MOD e um dia estava navegando pelos fóruns quando encontrei o Raphael Nariga dizendo que tinha a Base do MOD pronta e que faltavam as Skins. Não podia perder essa oportunidade e chamei o Eduardo Bonilha para me ajudar nisso. Alex - Foi um trabalho a 6 mãos? Você , Eduardo Bonilha ( do Blog do Bony ) e o Raphael Nariga, certo? O que fez cada um e qual a finalidade deste MOD ? Bruno Bariani - Sim, Começou com o Raphael Nariga fazendo a Base do MOD e eu fazendo as Skins, fiz todas e deixei os Vipers para o Bonilha. Paralelamente chamei o Henrico Machado (Pirata) para trabalhar com a física e equalização dos carros e pedi que fizesse o mais real possível. Utilizamos os mesmos conceitos de equalização que as

Bruno Bariani - Os testes foram muito duros, foram centenas de voltas com cada carro para chegar nesse resultado. Tinhamos três físicas diferentes e precisávamos decidir qual era a mais próxima da realidade e por incrível que pareça encontramos a fórmula perfeita. Assistimos muitos vídeos onboards para entender as reações dos carros, e se você comparar os tempos de voltas da categoria real para a virtual perceberá que são idênticas. Os carros estão com suas características preservadas, o Viper por exemplo é mais difícil de curva porém é mais rápido em reta. Até depoimentos de pilotos reais nós levamos em consideração. Nossos pilotos de testes Marcos Gomes e Henrique Scotton foram essenciais também.

“Sempre

tive vontade de fazer esse MOD “ Bariani Alex - Quais pistas foram usadas nos testes? Marcos Gomes e Scotton são pilotos altamente técnicos, o que sugere um MOD muito bem acabado. qual a expectativa

EDIÇÃO 11|PADDOCK ONLINE|

5

As vezes fica até difícil saber se a foto é do mod ou da categoria real de vocês com esse MOD ? Bruno Bariani - Tentamos utilizar pistas com características diferentes, utilizamos Monza, que é uma pista com uma reta longa e curvas de alta; Donington que é mais travada; Interlagos para ajustarmos os tempos com o tempo de volta real e por último Talladega para acertarmos os motores. Os pilotos de testes foram escolhidos justamente por serem bem técnicos, O Henrique Scotton ganhou uma corrida recentemente correndo na liga SRB - SimRace Brasil e o Marcos Gomes fez um guia Motec completo em português sobre setup de carros, por isso digo que foram essenciais para o MOD. Uma coisa engraçada é que sempre tive em mente foi feito para os pilotos reais treinarem para suas corridas. Digo isso porque quando estava pesquisando algumas fotos para as Skins, encontrei algumas fotos de cockpits com telão e um volante MOMO que eles utilizam para treinar. Agora eles poderão treinar com seus próprios pilotos virtuais (risos)

Alex - Quais as dificuldades encontradas num projeto tão detalhista e trabalhoso como este ? Bruno Bariani - Se pararmos para pensar no número de dificuldades que encontramos nesse MOD ele nunca deveria ter saído. Primeiro foi a Ferrari F430 da Equipe Grecco (Positron), pois ela possui chamas nas laterias muito difíceis de serem recriadas, foi um sufoco. Depois apareceram problemas com os sons, alguns carros possuiam limites de "Revs" maiores que o som gravado, mas conseguimos arrumar. O Problema mais complicado e que me deixou mais chateado foi o caso que o GTR2 não efetua a troca de pilotos AI (Artificial Intelligence) quando param nos boxes. Tentamos de tudo para que eles trocassem os pilotos nas paradas, sem sucesso. Outra dificuldade foi recriar os capacetes, o nível de detalhes esta tão grande que até o rosto dos pilotos são reais. Alex - Este MOD estará liberado para download no Blog do


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

6

As pistas brasileiras como Interlagos e Curitiba dão um toque todo especial ao mod Alex quando ? As ligas poderão usar livremente este MOD ? Bruno Bariani - O MOD estará liberado na Sexta-feira (10/10) e qualquer liga poderá utiliza-lo. Espero que todos gostem e divirtam-se bastante. Apenas gostaria de pedir para que se encontrarem algum Bug, defeito, etc, entrar em contato comigo no e-mail: brunobariani@gmail.com para que possamos resolver. Abraços à todos. O Paddock Online foi atrás de um dos pilotos que testaram o mod, Henrique Scotton:

Scotton - Não foi. Usei um setup meio que padrão, mais ou menos no meu estilo de pilotagem, sem mexer muito, e pelo que ouvimos falar da categoria real os carros ficaram muito parecidos com os reais: Ford GT muito estável, Viper dianteiro, mas muito pontente, etc e tal.

”Jamais se viu algo sequer semelhante em todos os sentidos.“ Racing Days

Paddon - como foi testar o mod? Scotton - Foi muito bom, porque adoro a categoria real e por ser uma produção brasileira dá mais orgulho ainda. A tempos esperávamos um categoria brasileiro no GTR2 Paddon - Foi difícil acertar todos os carros?

Paddon - Então você recomenda o mod? Scotton - Recomendo totalmente. Acelerem sem moderação. Vale a pena. Tomara que as ligas façam campeonatos em pistas brasileiras, ou pelo menos Fun Races. Tomara também que saia pro GTR Evo, pois o GTR2 está

sendo posto pra escanteio (risos) De uma coisa é certa, o mod está fazendo um sucesso muito grande no mundo virtual. Claro que vão existir falhas, mas a equipe já prontamente se dispôs e corrigi-las. O poder está em suas mãos para fazer com que o mod da categoria GT3 Brasil fique ainda melhor. A equipe de desenvolvedores, chamada de B & N Motorsports Team, já informou que, de acordo com a evolução da categoria real, vão existir atualizações para o mod, portanto espere que muita coisa boa ainda vem pela frente. Lembrando que esse é um mod para o simulador GTR2, da SIMBIM, por enquanto, porque a equipe do

Paddock Online trás em primeira mão que o mod já está sendo convertido para o simulador rFactor também. Ficou interessado em testar o mod? Entre no site: www.nogripracing.com baixe o mod oficial e tire suas próprias conclusões.


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

Fernando Dytz

CAPITULO II O dia amanheceu ensolarado como sempre acontecia na cidade. Marinho abriu as portas do bar e começava a colocar as mesinhas na calçada quando Thiago apareceu para tomar "a primeira" do dia.

dia de tudo, desde peças de computador até acessórios para bicicletas. O que fosse Paraguaio era com ele mesmo. E como ele sempre dizia ao vender alguma coisa: "La Garantia Soy Jô!" Tinha uma lojinha um pouco mais acima da praça, mas fazia suas entregas com o carrinho porque era entrega "direta" como ele mesmo dizia.

- Lindo o dia não Marinho? Perguntou Thiago sentandose na mesinha da calçada.

- E aí Péricles, tem alguma novidade para gente? Perguntou Thiago ansioso por uma resposta afirmativa.

- Pois é! Lindo como sempre acontece. Falou Marinho enquanto trazia a "branquinha" para o amigo.

- Olha, estou trazendo do "estrangeiro" uma placa de vídeo que é coisa fina!

- Olha só quem vem chegando a esta hora! Disse Thiago apontando a figura que chegava empurrando um carrinho tipo àqueles de cachorro quente, mas que na verdade estava cheio de bugigangas penduradas. - Fala camarada! Gritou Marinho ao ver Péricles. Péricles era o famoso "muambeiro" da região, ven-

- Pois encomenda uma para mim! Disse Thiago, cujo computador estava já "dando os doces", como ele gostava de dizer. - E se o peço for bom, traz uma pra mim também, falou Marinho que comprava tudo que os outros compravam, mesmo sem saber para que servia a tal placa de vídeo, pois seu filho o Felizinho, era quem arrumava o micro para ele.

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

Estavam os três bebericando umas pingas, quando ao longe surgiu uma nuvem de poeira. - Será o pai zuname? Pergunto Marinho meio assustado. - Quem? Falou Péricles largando o copo em cima da mesa. E levantando-se para olhar melhor. - Que pai zuname esse? Falou Thiago, é tio zuname, aquela maré enorme que mata tudo! - Ah! Agora entendi, disse Péricles é tsuname! O nome é de uma vaga enorme, mas aqui nem tem mar para ter isso! - Nem tio, nem pai nem mãe zuname, é o C.Dytz correndo que nem louco com aquele carrinho envenenado dele! Falou Péricles que havia pegado um binóculo paraguaio para enxergar melhor. E de repente, encosta cantando pneus, um Fiat 147 ano 78, e dentro dele sai o C.Dytz, mais conhecido como Demon.

7

Vinha totalmente coberto de poeira, pois seu carro não tinha a porta do lado direito, que ele havia perdido na trepidação da estrada. O para brisa era de uma chapa de acrílico que ele havia comprado no ferro velho e o único banco que tinha, o do motorista é lógico, era de um sofá velho da casa, adaptado. Mas o motor! Ah bom, o motor do carrinho era uma loucura! - Tudo o que interessa num carro para mim é o motor, dizia Demon satisfeito ao abrir o cadeado que prendia o capô do carro e mostrar o motor aos amigos. Estavam os quatros assim reunidos e tomando umas que outras quando Feruti atravessa a pracinha correndo e gritando com aquela sua bocona de jacaré. - Gente! Gente! Dizia ele escancarando a boca para fazer mais barulho ainda


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

8

AGENDA SEMANAL Confira agora a agenda das ligas parceiras do Jornal Paddock Online no período de 13 à 19 de outubro:

13/10/08 - Eurospeedway (Championship)

16/10/08 - Puebla (WTCC) 19/10/08 - Lowes (COT)

19/10/08 - Dover (Nascar)

13/10/08 - Surfers Paradise (Indy) 18/10/08 - New Hampshire (SuperClio)

19/10/08 - Fern Bay Black (FOX)

15/10/08 - Interlagos (Megane)

15/10/08 - Silverstone (SS)

15/10/08 - Imola (GT1)

13/10/09 - ROTS Short (PRO)

Of


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

9

Luis vence com facilidade a 1ª bateria. Em destaque a SVR, vencedora da 2ª


www.paddockonline.com.br

10

GERAL

EDIÇÃO 11

VIRTUAL PILOTS GROUP

Jeferson Richart começa bem

A Light começa como terminou a temporada passada O atual campeão da categoria começa bem a defesa do seu título e vence a etapa de abertura da nova temporada da Light. Jeferson Richart, da equipe R4F Team S1, venceu depois de 33 voltas no circuito de Albi, na França. E por muito pouco não houve a dobradinha da equipe campeã da temporada passada. Ernesto Brock (Skyline) conseguiu superar Jonatan Richart (R4F Team S1) faltando um pouco mais de dez voltas para terminar a corrida. Apesar de algumas reclamações no final da corrida em relação a imprudências na pista de pilotos veteranos e novatos, o que imperou entre os 29 pilotos que alinharam no grid foi o respeito na hora de disputar e quem ganhou foi o público que pôde assistir ao vivo pela Virtual Race a uma das melhores etapas da liga nesses últimos tempos.

O pole position, Eduardo Hemkemaier, da HP Racing SE liderou 13 voltas sem sofrer ameaças por parte de Jeferson, segundo no grid. Os dois abriram uma boa distância para os demais no início da prova, mas Hemkemaier não teve sorte e abandonou a prova por problemas em seu carro. Melhor para Jeferson que ficou com a pista livre para conquistar sua primeira vitória nessa atual temporada. Outro que não teve sorte foi Pietro Todesco (Brsd Team ) que largou em terceiro mas se atrapalhou com um retardatário na metade da corrida e abandonou a prova. Brock largou em décimo fazendo uma grande corrida ultrapassando vários pilotos e por fim terminou em segundo. Outro que fez uma bela corrida foi Jonatan, que largou em quinto, mas ainda na primeira volta errou e caiu para a 15ª posição, fazendo

Jeferson contou com a sorte e mostrou porque é o atual campeão uma corrida de recuperação chegando em terceiro fechando o pódio dessa primeira etapa da categoria. Michel Mendonça (HP Racing Light) saiu da décima segunda posição no grid de largada para terminar a corrida em quarto com seu companheiro de equipe, Gustavo Koehler, em quinto depois d elargar em

16º. Fechando os seis primeiros chegou Mauro Botosso (Viracopos Racing Green) que reclamou muito dos retardatários no final. A segunda etapa será realizada no circuito francês de Ruen-Les-Essarts, no dia 20 de outubro.

F1BC

Liga estréia nova categoria: Indy 95 A liga F1 Brasil Challenge estreou nessa semana, dia 06, a categoria baseada na antiga Cart do ano de 1995, a Indy 95. A primeira etapa contou com a presença de 18 pilotos no circuito misto de Sebring, nos Estados Unidos. Para a primeira etapa, o balanço feito pela diretoria foi muito bom. A corrida se definiu na estratégia de parada com a vitória para Carlos Cambará, com Eduardo Marque na segunda posição e Carlos Cunha em terceiro.

A próxima etapa será realizada em outro circuito misto: Surfes Paradise, Austrália, no dia 13 de outubro. Promessa de muitas disputas nessa etapa. Confira os cinco primeiros da etapa de abertura da categoria: 1º C. Cambará 2º E. Marques 3º C. Cunha 4º A. Chiara 5º D. Santana

Cambará vence na estréia da Indy 95


www.paddockonline.com.br

GERAL

EDIÇÃO 11

11

BRASIL SIMDRIVERS

Início conturbado na Júnior

Muitos acidentes marcaram a abertura da categoria A largada e as primeiras voltas da etapa de abertura da categoria Júnior, da liga Brasil SimDrivers, não poderia ter sido pior. A etapa foi realizada na parte mista circuito de oval de Lausitz, Alemanha. Um circuito travado, onde os carros andam muito próximos e quase não tem pontos de ultrapassagem. Melhor para quem largou na frente, como foi o caso de Marcos Perazo, da equipe Naja Motorsports, que largou na pole position e venceu a primeira etapa de ponta a ponta, com Jorge Hernandes (Escuderia Piratas) em segundo. Na segunda bateria a vitória ficou por conta de Rafael Keoui, da Copersucar 2, com Fábio Tessarolo (Escuderia Sul-Brasil) terminando em segundo. A corrida da primeira bateria, depois das primeiras voltas onde os pilotos estavam com os ânimos mais alterados, transcorreu mais

a frente e escapou dos toques. Mesmo assim Machado perdeu a liderança da prova logo na quarta volta, porque Keoui, que largou em décimo, fez uma grande largada também escapando dos toques ficando em quarto logo na primeira volta e em segundo duas voltas depois. Chegou em Machado, passou e abriu distância vencendo a segunda bateria com folga.

Perazo vence a 1ª bateria e Keoui (no destaque) vence a segunda tranqüila e muitos pegas aconteceram, mas apenas no pelotão de trás, porque na frente Perazo tratou de acelerar e abrir distância. Ao contrário de Hernandes, que chegou a ficar na quarta posição, mas logo se recuperou chegando em segundo. Keoui largou na sétima posição e veio “abrindo passagem”, às vezes até tocando em seus adversários, e pulou para a

terceira posição já na quarta volta e terminou assim a primeira bateria. Na segunda bateria aconteceu a mesma afobação dos pilotos no início da prova, mas agora também no pelotão da frente. Quem não quis saber de confusão foi o pole por causa do grid invertido, Giovani Machado (Go Fast Racing Team) que se manteve

DRIVING FORCE

WTCC chega à Laguna Seca Em noite de estreantes no campeonato WTCC da Driving Force, os novatos mostraram que são pilotos muito rápidos, porém ainda necessitam de mais experiência. Na primeira bateria, Roberto Fonseca debutou na categoria fazendo a pole position no tradicional circuito de Laguna Seca, nos Estado Unidos. Na largada, Fonseca cometeu uma falha e queimou a largada, sendo obrigado a cumprir uma punição

que acabou com suas chances de vitória. Edu Junqueira venceu, seguido de perto por Egner Cione e Miguel Giudicissi. Na segunda bateria, a pole ficou com outro estreante, José Carlos. Mas novamente na largada, o pode não fez uma boa largada e foi tocado no começo da bateria. Durante o desenrolar da prova, Egner Cione e Miguel Giudicissi travaram uma emocio-

nante disputa, onde Miguel levou a melhor, faturando a prova. Edu Junqueira foi o segundo e Erick Krevellin completou o pódio. Com um erro no final, Egner Cione completou a prova na quinta posição, provocando um empate triplo na disputa do campeonato. A próxima etapa será realizada no circuito mexicano de Puebla.

Quatro voltas depois foi a vez de Tessarolo chegar e ultrapassar Machado para assumir a segunda posição da prova. Quando se achava que as posições do final já estavam definidas foi que Marcos Silveira, da MM Racing, resolveu agir. Silveira abriu a última volta na quinta posição colado atrás de Pancho Favoretto (Dark Side Racers) em quarto também muito próximo de Machado. Silveira fez duas grandes ultrapassagens e chegou em terceiro, com Machado em quarto e Favoretto em quinto.

CLASSIFICAÇÃO DA WTCC: Confira a classificação geral da categoria: 1º Erick krevellin - 48 pts 2º Egner Cione - 48 pts 3º Edu Junqueira - 48 pts 4º Miguel Giudicissi - 46 pts 5º Alexandre Costa - 29 pts 6º André Phonex - 26 pts 7º JCarlos Nóbrega - 14 pts 8º Péricles Silva - 13 pts 9º David Costa - 12 pts 10º Ernesto Brock - 11 pts


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

12

BRASIL SIMDRIVERS

Skyline faz dobradinha Abertura da F-BMW em Laguna

Paulo Roberto venceu sua terceira corrida na temporada

F1 BRASIL CHALLENGE

Paulo Roberto³ Só dá ele na SuperClio RT3 Muitos toques marcaram essa terceira etapa da categoria RT3 da liga F1 Brasil Challenge. A pista de Melbourne foi palco de mais um show de pilotagem e constância de Paulo Roberto, que até agora foi o único piloto a vencer corridas na temporada. Com um início de temporada impecável vencendo as três primeiras provas e faltando apenas cinco etapas para terminar o campeonato, Paulo Roberto pode ser considerado franco favorito ao título de campeão do primeiro campeonato de rFactor da liga. Carlos Júnior, segundo colocado na prova, até tentou e assumiu a liderança da corrida por duas vezes, mas Paulo Roberto se recuperou a tempo retomando a liderança da corrida para vencer no final de 19 voltas. Júnior terminou em segundo, mesmo resultado da etapa passada em Norisring.

Mesma posição de Norisring também chegou o terceiro colocado, Carlos Cunha. Depois de largar na oitava posição, André Chiara conseguiu terminar a corrida numa excelente quarta posição, com Mauro Botosso, estreando na categoria, em quinto e Lucas Sena fechando os seis primeiros. A classificação agora conta com Paulo Roberto liderando absoluto com 50 pontos. Na segunda posição nada definido com um empate entre Cunha e Júnior, 41 pontos. A próxima etapa será realizada no circuito oval de New Hampshire, novidade para muitos pilotos. Confira os cinco primeiros: 1º Paulo Roberto 2º Carlos Junior 3º Carlos Cunha 4º André Chiara 5º Mauro Botosso

Petry venceu a 1ª bateria. Daisson (em destaque) a 2ª A abertura da temporada de estréia da nova categoria da liga Brasil SimDrivers foi um show! As largadas das duas baterias aconteceram sem acidentes mais graves . Um show o número de carros no grid, 22. Show também na emoção das muitas ultrapassagens que teve durante as duas baterias, mas infelizmente também teve um show de erros, rodadas, acidentes e abandonos. Em parte explicado pela pista, Laguna Seca é bastante seletiva. Em parte explicado por causa do carro e de muitos estarem guiando um F-BMW pela primeira vez. Quem errou menos se deu bem nessa etapa e, na primeira bateria, a dupla da Skyline fez a primeira dobradinha da temporada. João Petry chegou em primeiro com Ernesto Brock em segundo depois de liderar a corrida por três vezes e ser atrapalhado por um retardatário faltando duas voltas para o fim da bateria. Márcio

José, da MM Racing, foi o terceiro com Romar Arns (Romar VRacing) em quinto. Na segunda bateria os erros diminuíram bastante, mas aconteceram. Vitor Daisson, da equipe Brasil SimDrivers, largou na terceira posição devido o grid invertido dos 12 primeiros da primeira bateria, e conseguiu vencer. Márcio José fez outra grande bateria e chegou na segunda posição com Romar Arns em terceiro e Fábio Tessarolo (Sul-Brasil) em quarto. O destaque dessa segunda bateria ficou por conta de Eduardo Bonilha (Skyline) que largou em 22º e conseguiu uma excelente quinta posição com Petry em sexto. A classificação geral depois dessa primeira etapa trás Petry na liderança com Márcio José em segundo e Daisson em terceiro. A próxima etapa será em Interlagos no próximo dia 25.


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

13

LFSBR Equipe Fachini vence em Kyoto

Erick Ambrósio contou com a sorte e com a sua competência para vencer a sua primeira corrida na SC

SPEED ZONE

Ambrósio vence pela 1ª vez A categoria SuperClio está em festa com Erick A terceira etapa da categoria SuperClio, realizada no circuito de Toban, ainda está dando o que falar nos bastidores. Houve muita reclamação dos pilotos em relação a toques desnecessários provocados, segundo eles, por falta de treino de alguns pilotos. Vários acidentes aconteceram, inclusive acidentes que decidiram a etapa em favor de Eirck Ambrósio (Spyder). Com a vitória de Ambrósio a categoria agora tem três etapas e três vencedores diferentes. Gabryel Ribeiro (SpeedLight) e Elmo Ellan completaram o pódio dessa etapa. Logo na largada se notou que a etapa seria conturbada. Não pelo pelotão da frente que fez uma largada limpa com Ellan saindo da quarta posição pulando para primeiro antes mesmo da primeira curva, mas no pelotão de trás onde ocorreram muitos acidentes. Mas, como em uma corrida tudo pode acontecer, na terceira volta um acidente no mínimo curi-

oso aconteceu envolvendo vários carros do pelotão da frente. Felipe Pegoraro, terceiro no grid, estava em quarto e escapou da pista rodando e voltando para a pista desgovernado. Na volta tocou em Erick Rabello (Spyder) e em Jaison Corrêa (JF Competições) que por sua vez tocou em Arthur Justine (SpeedLight). Até ai um acidente normal, se não fosse um pequeno detalhe, Pegoraro, que provocou todo o acidente, por sorte permaneceu na quarta posição. Quem se beneficiou com tudo isso foi Ambrósio que ganhou várias posições, inclusive a do próprio Pegoraro umas voltas depois ficando com a quarta colocação. Lá na frente os três primeiros, Ellan, Ribeiro e Daniel Knob, pole position, fizeram uma bela disputa que terminou na quinta volta com uma perda de controle por parte de Ellan no momento em que Ribeiro tentava uma ultrapassagem. Com isso Ellan caiu para sexto e a

briga pela liderança da prova continuou entre Ribeiro e Knob. Até que na nona volta Knob erra sozinho e Ambrósio assume a segunda posição. Com a parada dos boxes de Ribeiro, Ambrósio assumiu a liderança da corrida para não deixá-la mais. E a etapa permaneceu assim até o seu final, com Ambrósio em primeiro, Ribeiro em segundo e Knob chegaria em terceiro, se não tivesse errado várias vezes na penúltima volta da corrida terminando em sétimo. Com isso Ellan chegou na terceira posição com Justini em quarto e Moacyr Silva, da Nostravamus Team SCS, chegando em quinto depois de largar na oitava posição. Corrêa terminou em sexto. A tabela de classificação do campeonato depois dessa terceira etapa conta com Justini ainda na liderança, agora com Ambrósio em segundo e Ellan em terceiro. A próxima etapa será no famoso circuito de Laguna Seca, no próximo dia 23.

A quinta etapa da categoria GTR foi realizada no circuito de Kyoto. O líder do campeonato, Hugo Luis (Fachini Racing) venceu novamente a primeira bateria e, mais uma vez, não conseguiu completar a segunda. Mesmo assim Luis ainda lidera o campeonato com uma diferença de nove postos para Mogar Filho (Green Racing), segundo colocado na tabela. A segunda bateria foi vencida por Marcel Fachini, companheiro de Luis, que agora é o terceiro na tabela. Na primeira bateria Luis, que largou na pole, teve problemas para ultrapassar Fábio Pires, que pulou da quarta colocação para liderar a corrida no início da primeira volta. Luis reassumiu a ponta na segunda volta e voltou a perde-la quatro voltas depois quando errou e Pires reassumiu a ponta. Na nona volta Luis ultrapassou Pires e venceu a bateria com folga. Mogar Filho cruzou para a última volta na quarta posição, passou Krissak e, depois de um erro de Pires na última curva cruzou a linha de chegada em segundo. Na segunda bateria Fachini largou na pole, chegou a perder a posição para Felipe Penna (Drunked Racers), mas logo recuperou e venceu com folga devido a um toque entre Luis e Pires na disputa pela segunda posição. Pires ainda continuou na prova chegando em segundo com Tiago Furigo (Forza Team) em terceiro.


www.paddockonline.com.br

SEGUNDA, 13 DE OUTUBRO DE 2008

EDIÇÃO 11 |PADDOCK ONLINE|

14

DRIVING FORCE SIM RACE BRASIL

Feruti vence na Viagras

O piloto Carlos Feruti, da equipe Ghost Racing Team, venceu pela primeira vez na categoria Viagra’s pela liga Driving Force. A quinta etapa da categoria foi realizada no circuito de South Boston, nesse sábado, dia 10. Mesmo com o baixo número de pilotos na pista, o que se viu foi uma corrida com muitas disputas e apenas uma bandeira amarela em um acidente envolvendo os pilotos José Carlos, que tinha liderado o maior número de voltas até o momento, e Michelangelo Vianei. Depois desse acidente a corrida ficou por conta da disputa entre Feruti e Márcio Gatuno, da SportVirtual. No final Feruti venceu a corrida e Gatuno chegou em segundo. Com a ausência de Carlos Dytz nessa etapa, Gatuno assumiu a ponta na tabela de classificação com Emerson Bracisievicz em segundo e Marinho Felix em terceiro. Dytz caiu para a quarta posição. A próxima etapa da categoria Viagra’s será realizada no dia 24 de outubro, no famoso circuito de Talladega.

Said volta a vencer na GT1 Depois de um jejum de 3 etapas Said vence A sexta etapa da categoria GT1 da liga SimRace Brasil foi realizada no famoso circuito de SpaFrancorchamps. Famoso por vários motivos, por ser adorado pelos pilotos e também por ser de grande dificuldade chegar até o final de uma corrida nela, principalmente com corridas longas como nessa etapa da GT1. Repetindo o que ocorreu na segunda etapa da categoria, no circuito de Enna Pergusa, onde os abandonos foram a tônica da corrida, Spa foi palco de muitas disputas, mas também de muitos abandonos. Portanto, quem conseguiu “sobreviver” às curvas do circuito foi gratificado no final. Na Série A Bruno Said, da equipe R2 Racing, venceu sua terceira corrida e lidera o campeonato com folga. Beto Graça (Aliance A) chegou em segundo e assumiu a quinta colocação na tabela de classificação de pilotos, enquanto Rogério Jesus, companheiro de Said, chegou em terceiro e agora é o sexto na tabela geral. Edenilson Penco, da Aliance A, agora é o vice-líder do campeonato com Marlon Bastos (B2 Racing) em terceiro. Houve nove abandonos nessa etapa, metade do grid. Na Série B a vitória ficou por conta de Murillo Passos, da Puma Racing Team, que agora ocupa a 11ª posição na tabela, mesmo com duas vitórias na temporada. O piloto da Gela Goela Motorsports, Diogo Marquezini, chegou em segundo com Fabricio Matheussi (Senna Marlboro Racing Team) em

Said venceu em Spa-Francorchamps e dispara na liderança da Série A da GT1 terceiro. O líder do campeonato, Júlio Cesar (Black Arrow Racing) não completou essa prova e viu Matheussi e Antônio Netto (Aliance S), se aproximarem ainda mais. Netto chegou em quarto nessa etapa, que teve 10 abandonos de 17 carros no grid. Já na Série C houve uma reviravolta no campeonato já que Fábio Loyola (WF Racing), até então líder do campeonato, se envolveu em um acidente e não completou a prova. Com isso Ricardo Miranda, da Cazida Motorsport, assumiu a ponta da tabela depois de chegar em segundo nessa etapa. Quem venceu a corrida foi Celso Zima (Fuel Racing) dando uma volta até no segundo colocado. Em terceiro terminou o piloto da Imobnet Racing, Alex Almeida, que vem em ascensão na temporada e já é o terceiro na tabela de classificação geral. Apenas quatro pilotos terminaram a corrida, dos treze que largaram. A próxima etapa da categoria será no circuito de Ímola, no dia 15 de outubro.

Confira os cinco primeiros de cada série: Série A 1º Bruno Said (R-2 Racing) 2º Beto Graça (Aliance A) 3º Rogério Jesus (R-2 Racing) 4º Evandro Fracalossi (Snake Racers) 5º Lucas Albuquerque (Extreme Sim Racing A) Série B 1º Murillo Passos (Puma Racing Team) 2º Diogo Marquezini (Gela Goela Motorsports) 3º Fabricio Matheussi (Senna Marlboro Racing) 4º Antônio Netto (Aliance S) 5º Yalam Caroso (Team Brasil Racing – One) Série C 1º Celso Zima (Fuel Racing) 2º Ricardo Miranda (Cazida Motorsport) 3º Alex Almeida (Imobnet Racing) 4º Alexandre Valeriano (R&A Motorsport) 5º Nuno Areias (Carvon Team)


www.paddockonline.com.br

NA REAL

EDIÇÃO 11

15

FÓRMULA TRUCK

Mercedes-Benz põe quatro pilotos no pódio Sete anos e meio depois, a Volvo voltou a festejar uma vitória no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Coube ao catarinense Luís Zappelini a quebra do jejum. Largando em último, o piloto da ABF atribuiu à economia do equipamento à vitória na desgastante oitava e antepenúltima etapa, disputada neste domingo (12) no Autódromo Internacional de Curitiba. O pódio teve, ainda, quatro pilotos da MercedesBenz.Vignaldo Fízio, Geraldo Piquet e Gastón Mazzacane, todos competindo pela ABF, foram segundo, terceiro e quinto colocados, respectivamente, após as 31 voltas da corrida. Em quarto ficou Vini-

cius Ramires, com o Mercedes-Benz da RRT2. Ele largou em décimo, caiu para a última posição na primeira volta e teve de se submeter a uma corrida estratégica para subir ao pódio pela primeira vez na temporada de 2008 da Fórmula Truck.“Na largada, meu caminhão ficou queimando embreagem. Eu só consegui engatar a marcha quando já estávamos na reta oposta, perdi muito contato com o pelotão”, narrou Ramires, que tem no caminhão número 80 as cores de Empresas Rod ob en s e Ren ov/ Remanufatura MercedesBenz. “A recuperação na cor-

rida só foi possível porque o novo motor, que estreamos na etapa passada, é muito forte. Fui ao final da corrida, mesmo exigindo bastante dele”. Ramires contou que, nas voltas finais da prova, teve de dosar o ritmo, por conta do desgaste excessivo dos freios. “Eu estava quase sem freios, todo mundo teve

essa dificuldade, foi uma corrida muito desgastante. Minha meta era ajudar a Mercedes-Benz no campeonato de marcas. O Zappelini fez uma corrida brilhante, mas ainda acho que a Mercedes foi a grande vitoriosa desta etapa”, declarou. A marca foi a 303 pontos, contra 250 da Volkswagen. Fonte: www.formulatruck.com.br

PICK-UPS

Tarumã recebe apróxima disputa O Autódromo de Tarumã, que recebe a próxima etapa da Copa Webmotors Pick Up Racing, foi inaugurado no dia oito de novembro de 1970. É considerado um dos mais tradicionais do automobilismo nacional. Tarumã fica localizado no município de Viamão, 30 km de Porto Alegre. É o único autódromo privado do Brasil e também considerado um dos mais técnicos. “Corri em Tarumã de Stock Jr., em 2007, considero uma pista de média para alta

velocidade. Também é um dos Autódromos mais técnicos do país”, declara Thiago Riberi, da equipe Gramacho Stedile (Chevrolet). O piloto está em segundo lugar e briga para manter a liderança. “Em Tarumã é necessário ter algumas

manhas, os pilotos que são do sul tem alguma vantagem”, explica.

emoção de sobra para a sétima etapa. Fonte: www.pickupracing.com.br

Com tantas curvas e retas conhecidas pelos amantes do automobilismo, como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove. Pode-se esperar

Oferecimento:


www.paddockonline.com.br

16

EDIÇÃO 11

CLASSIFICADOS VENDAS

Volantes Volante Logitech G25 Racing Wheel; Estado: Novo Localização: Florianópolis - SC Contato: (47) 99074430 gabiloto@hotmail.com Volante Logitech G25 Racing Wheel; Estado: Novo Localização: Santa Cruz do Sul - RS Contato: 51 81434852 marcos_bicca@yahoo.com.br Volante Logitech MOMO; Estado: Usado Localização: Curitiba - PR Contato: (41) 3287-7212 fabio100stocco@hotmail.com Volante Logitech Formula Force GP (Brinde jogo GP4 Original) Estado: Semi-Novo Localização: Rio de Janeiro Contato: 21 3327-3195 marcomemoria@hotmail.com Volante Driving Force Pro; Estado: Novo Localização: Santa Cruz do Sul - RS Contato: 51 81434852 marcos_bicca@yahoo.com.br

Volante Genius Speed Wheel FF (Brinde jogo GP3 original) Estado: Usado Localização: Rio de Janeiro -RJ Contato: 21 3327-3195 marcomemoria@hotmail.com Volante Logitech Momo; Estado: semi-novo Localização: São Paulo - SP Contato: 11 - 8161 4296 bruminero@uol.com.br Volante Genius Speed Wheel 3 Vibration ; Estado: usado Localização: Jacutinga, MG Contato: 35 9103 0229 sir.coutinho@gmail.com

Placas de Vídeo Placa de vídeo GeForce 9600GT XFX; Estado: Usado Localização: Santa Cruz do Sul - RS Contato: 51 81434852 marcos_bicca@yahoo.com.br Placa de Vídeo XFX 7600GT Estado: usado Localização: Capinzal - SC contato: dcjunior06@gmail.com

MSI NX8800 GTS 640Megas Estado: (usado) Localização: Porto Alegre - RS Contato: 51-99694131 semparar@hotmail.com

Monitores Monitor LCD 19" Wide Estado: usado Localização: São Paulo - SP Contato: 11 8193-7180 thiago.farina@gep.com.br Monitor 17´ Samsung Tela Plana Estado: USADO Localização: São Paulo - SP Contato: 11 7863-6952 egnercione@gmail.com

Equip. Inform. Processador Intel Core 2 Duo E6400 + cooler original Estado: usado Localização: Capinzal - SC contato: dcjunior06@gmail.com Memória Markvision DDR2 533 mhz (2x1gb = 2gb) Estado: Usado Localização: Capinzal - SC contato: dcjunior06@gmail.com

Coller Zalman CNPS 7000-B c/ controle de rotação Estado: (usado) Localização: Porto Alegre - RS Contato: 51-99694131 semparar@hotmail.com Roteador TPLINK 108G Estado: NOVO Localização: São Paulo - SP Contato: 11 7863-6952 egnercione@gmail.com Câmeras Digitais, diversos modelos; Estado: Novo Localização: Santa Cruz do Sul - RS Contato: 51 81434852 marcos_bicca@yahoo.com.br Banco Concha estilo San Marino; Estado: Novo Localização: Santa Cruz do Sul - RS Contato: 51 81434852 marcos_bicca@yahoo.com.br

COMPRAS Placa Mãe Asus P5Q-E e Processador Intel E8400 ou E8500 Estado: novo ou usado Localização: Porto Alegre - RS Contato: 51-99694131 semparar@hotmail.com

ANUNCIE NOS CLASSIFICADOS DO PADDON

classificados@paddockonline.com.br

edicao_11-08  

GT3 Brasil online Ligas brasileiras Classificados: A solução para a venda do seu produto está aqui!!! P.16 Coluna do Dytão P.10-14 O clima e...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you