Press Release " Simulação G7+2 Summit"

Page 1

Press Release:

“Simulação G7+2 Summit” Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais

Nos dias 22 e 23 de março decorreu a “Simulação G20 Summit” organizadao pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais. A mesma por motivos logísticos teve de transformar-se em “G7+2”. O primeiro dia iniciou-se com a realização da Cerimónia de Abertura que contou com a presença da VicePresidente do ISCSP, Professora Doutora Alice Trindade e com o Coordenador da Licenciatura em Relações Internacionais, Professor Catedrático António de Sousa Lara.

1


“Simulação G7+2 Summit”

Após a Cerimónia de Abertura realizou-se a Conferência “Food Sustainability” com o Professor Luís Vicente. A questão central abordada pelo orador foca-se em como dar alimento a toda a população mundial quando se estima que esta chegue aos 10.000.000.000 em 2050.

“Todo o edifício humano é sustentado pela Natureza”, nas palavras do Professor, porém à medida que a população humana cresce, diminui a quantidade de outras espécies, o que resulta numa homogeneidade preocupante. O Homem é o responsável por essa diminuição de diversidade, sendo que todos os seus ganhos económicos têm um custo elevadíssimo para a Natureza. O Presidente do Partido da Terra alerta para a necessidade d tomar medidas para combater este problema e reconhece um conflito mortal entre a nossa sociedade e a Natureza.

Presidente do Partido da Terra - MPT Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Etologia e da Associação Portuguesa de Primatologia

2


“Simulação G7+2 Summit”

Os interesses e a procura de maior lucro resulta do produzir e também do destruir sem limites.

É referido o exemplo dos organismos genéticamente modificados, que não são a única solução para dar alimento a todos. O orador menciona a fator humanitário como bastante importante referindo que o “nível de pobreza permanece alto e as desigualdades estão a crescer”, consequência de um sistema económico descontrolado de acumulação constante de capital. É preciso uma melhor distribuição de riqueza e uma relação sustentável entre as comunidades.

Glossário: • Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento ambiental das sociedades, aliado aos desenvolvimentos econômico e social.; • Organismos genéticamente modificados: organismos nos quais o material genético (DNA) foi alterado de modo que não ocorre na natureza por reprodução ou recombinação natural

Luís Vicente conclui dizendo que é necessária uma epidemia de lucidez para que o impacto da nossa sociedade inverta o sentido negativo que tem estado a seguir.

3


“Simulação G7+2 Summit”

Já numa fase mais avançada da cimeira, na manhã do dia 23, os grupos reuniram-se para definir a estratégia de defesa das moções que iriam ser apresentadas aquando do inicio do debate. Depois de definidas as regras do modelo de debate pela mesa, procedeu-se à apresentação das moções do primeiro grupo representado pela delegação do Reino Unido. As várias delegações dos Estados presentes centraram o debate numa das alíneas que sugeria a criação de uma rede de partilha de informação, através de empresas de comunicação britânicas, entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América como forma de combater o terrorismo.

Glossário: • Privacidade: é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida privada. Pode ser também entendida como a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo, o que é chamado de regulação dos limites.[

Alínea esta que acendeu o debate, fazendo com que os Estados fora deste acordo reclamassem a violação da privacidade dos seus cidadãos.

4


“Simulação G7+2 Summit”

O conflito sírio e a sua resolução são lançados para debate, sendo que as posições se extremam entre a não intervenção externa e a legitimação do regime de Bashar Al-assad tendo como oposição manutenção dos status quo, não apoiando a reconstituição livre do regime de Al-assad. A criação de um acordo para a exploração de petróleo na Zona Económica Exclusiva do Canadá em parceria com os Estados Unidos foi também introduzida no debate por parte da União Europeia, que enfatizou a pouca transparência do acordo e a consequente perda de poder relativo do Canadá sobre o Estados Unidos.

Glossário: • Zona Económica Exclusiva: a ZEE é delimitada, em princípio, por uma linha situada a 200 milhas marítimas da costa, mas pode ter uma extensão maior, de acordo com a da plataforma continental. A ZEE separa as águas nacionais das águas internacionais.

Já no fim do debate das moções do grupo 1, acordou-se que todos os membros da cimeira deveriam participar na troca de informações estratégicas, passando todas as outras moções e cláusulas sem nenhum alteração..

5


“Simulação G7+2 Summit”

Glossário: Finalizado o debate em torno das moções apresentadas pelo primeiro grupo, passouse então à apresentação das moções do segundo grupo representado pela União Europeia. As principais questões discutidas pelas delegações presentes na cimeira consistiram principalmente no acolhimento de refugiados por parte dos Estados através da criação de fundos monetários e humanitários; regulação das criptomoedas; e na promoção da igualdade de género através do acesso igualitário à educação nos países em desenvolvimento.

• Criptomoeda: meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.

O debate centrou-se principalmente na questão dos refugiados, resultando na aprovação de todas as moções apresentadas, sendo apenas alterada a formulação de uma cláusula referente às questões de género.

6


“Simulação G7+2 Summit”

A última sessão da simulação G7+2 terminou com as moções apresentadas pelo grupo da Federação Russa e pelo grupo do Canadá e Japão. As moções expostas da Federação Russa consistiam no seguinte, 1. Apoio das forças governamentais na Síria, 2. Posição de primazia no Ártico e realização de um acordo com os Estados da região, 3. Soberania russa comprometida pela intervenção da NATO perto do seu território. Após o debate aceso, as três moções apresentadas foram chumbadas. Subsequentemente o grupo do Canadá e Japão apresentaram as seguintes moções, 1. Estabelecer uma linha de atuação externa com vista à pacificação da península coreana, 2. Intensificação da cooperação com economias emergentes por parte dos membros presentes, 3. Estabelecimento de novos acordos climáticos. Do resultado final do debate a moção 1 foi chumbada com 4 votos contra, 1 abstenção e 3 votos a favor. Consequentemente, a moção 2 foi aprovada com 4 a favor e 5 abstenções. Por fim a moção 3 foi igualmente chumbada com 4 votos a favor e 5 contra. A equipa vencedora do G7 foi a Rússia e o participante vencedor foi Pedro Correia.

7


Escrito por: Rita Gonรงalves, Gonรงalo Matos e Barbara Marques


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.