Page 1

Francisco de Assis Lira.

Volume 1, edição 1

10/ 03/ 2012

JORNAL

PACATUBA DIGITAL

Pacatuba faz parceria com Ceara Periferia.

escolha da mulher de meia idade mais bela do município. As ações de mobilização e formação acontecem, durante os próximos três anos, em outros dois municípios de Quixadá e Ocara, Interior do Estado. Legenda da imagem ou do elemento gráfico.

A FORÇA DA MULHER

Compondo as atividades em

EDITORIAL "Em 1683, a 7 de outubro, o Capitão-Mor Bento de Macedo Faria concedeu a João Pinto Correia e outros, do Rio Grande do Norte, data e sesmaria ""do rio que nasce do pé da serra da Pacatuba, cortando para o nascente com seu comprimento e várzeas anexas ao dito rio, com uma légua de largo que será meia de cada banda até os últimos providos"". Esta concessão, primeira de uma série, deu início, por assim dizer ao povoamento da serra da Pacatuba, origem do atual Município.

comemoração ao Mês Internacional da Mulher, Pacatuba ganha uma boa notícia. Com financiamento da Delegação da União Européia no Brasil, será lançado neste sábado, às 18h, em solenidade na Praça da Juventude, o projeto ‘A Força da Mulher’. Trata-se de uma parceria entre o Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia) e o Centro de Pesquisa e Assesoria (Esplar), com apoio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Pacatuba.

É

uma iniciativa do Cearah

Periferia e visa contribuir com o fortalecimento político e econômico de grupos de mulheres no Interior do Ceará, ao mesmo tempo em que também favorece o desenvolvimento local sustentável, geração de renda e garantia de direitos sociais. O objetivo inicial é capacitar, diretamente, 900 mulheres – 300 em cada município - para a atuação política qualificada e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários e/ou empreendimentos coletivos solidários.

Entre os resultados esperados A solenidade será realizada durante a final da

estão: o aumento e reforço da participação de mulheres na economia local, com efetivação de empreendimentos coletivos e solidários, o fortalecimento e/ou criação de uma cooperativa por cada

um dos municípios, contemplando a participação política feminina nas decisões e a constituição de grupos de mulheres com capacidade política e de articulação para reivindicar uma atuação efetiva nos espaços e formulação de políticas públicas sustentáveis nas localidades. Público

Durante os próximos três anos, até 2014, pretende-se fomentar a estruturação de, pelos menos, 15 grupos de mulheres em cada um dos municípios compostos. As atividades serão desenvolvidas, principalmente, através de momentos teóricos e práticos com diversas oficinas, cursos, intercâmbios, feiras, encontros, busca de parcerias para os empreendimentos produtivos e formação de cooperativas autônomas e independentes.


jornal pacatuba digital  

Á serviço do povo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you