Page 1

Boletim Informativo

Edição 2 04 de Setembro de 2012

@

Universidade Estadual do Piauí ASCOM UESPI


Expediente: Elias Monteiro (Chefe da Ascom), Sammara Jericó (Chefe de redação), Wallace Rodrigues (Chefe de divisão), Luana Torres (Estagiária), Aldenice Sousa (Estagiária), Aldenora (Produtora), Pablo Henrique (Diagramador).


Sumário Reportagens Plano de Cargos, Carreiras, Salários dos servidores da UESPI é aprovado junto ao Governo do Estado

3

UESPI realiza I Colóquio Internacional de Literatura e Gênero do Piauí

5

Encerramento do I Simpósio Nacional de Crítica Genética

6

Clínica-Escola da FACIME é autorizada pelo Governo do Estado

9

II Congresso Piauiense de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

11

Notícias Programa Educação Popular e Justiça da UESPI visita Assentamento Marrecas

12

Professor da UESPI de São Raimundo Nonato lança livro sobre Política e os Espaços de Conflitos

13

Professor e alunos de Computação da UESPI/Parnaíba apresentam artigo em Simpósio Internacional

15

Notas Resultado do processo seletivo do Centro de Ciências da Saúde da UESPI

17

Nova redação no Edital PREX/DAAG

17

Curso de capacitação para Lousa Interativa

17

Professor da UESPI participa do V Seminário de Estudos Sartre no Ceará

18


Reportagens NEAD realiza 3 dias de capacitação junto aos Coordenadores de Pólos à Distância Como parte de seu Plano de trabalho, o Núcleo de Educação à Distância-NEAD, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou  o Curso de Capacitação com o tema “Gestão em EaD: Conhecer Mais para Fazer Melhor”. O curso foi destinado aos Coordenadores dos pólos do NEAD e aconteceu do dia 29 a 31 de Agosto de 2012.

Foto ASCOM

Segundo a Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), Eliana Maria Mendonça Sampaio, que fez a abertura do evento, esses cursos de capacitação são importantes porque aproximam e fortalecem o vínculo entre a Direção e a Coordenação dos pólos.

Coordenadores presentes no Auditório do NEAD

Em seu primeiro dia, no dia 29, o Curso de Capacitação contou com a participação do Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Raimundo da Paz Sobrinho, e do Vice- Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, que reafirmou o compromisso da instituição em contribuir com as ações 4

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


propostas pelo NEAD. ” É do interesse da Universidade Estadual que as atividades do Núcleo de Educação a Distância permaneçam e, iremos contribuir para isso”, afirmou o Vice-Reitor.

Foto ASCOM

O evento objetiva conhecer e discutir a gestão pedagógica e administrativo-financeira, bem como apresentar mecanismos didáticopedagógicos que orientam os projetos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Foto ASCOM

Da esquerda para a direita: Eliana Sampaio, Nouga Cardoso e Marcia Percilia

Prof. Dr. Manoel Luiz Silva

Um dos palestrantes, o Prof. Dr. Manoel Luiz Silva de Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense(UFF), destaca que os cursos de capacitação permitem a troca de experiências e auxiliam o gestor na superação de desafios. “O curso contribui para uma aprendizagem continuada através da solução de dúvidas. As vezes, a dificuldade é a mesma entre os Coordenadores e nesses encontros,  podemos trocar ideias, compartilhar soluções e, assim,

resolver uma dificuldade que parecia muito maior”, explica o professor que atua nas áreas de tecnologia institucional e educação à distância. De acordo com a Diretora do NEAD, Márcia Percilia Moura Parente, dos trinta pólos de Educação à distância que funcionam no Piauí, vinte e quatro são administrados pela UESPI sendo o curso de Espanhol o de maior abrangência estando presente em vinte e um pólos. “Todos os Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

5


pólos se destacam de forma diferenciada e isso pode ser confirmado pelas inúmeras atividades desenvolvidas, que vão desde capacitações internas até participações em projetos junto a importantes órgãos do País. Esses pólos promovem uma mudança em seu contexto local, a inclusão social e digital nas áreas alcançadas pelo programa”, afirma a Professora Márcia Percilia.

Secretário Estadual de Educação participa do segundo dia de capacitação dos coordenadores dos Pólos à Distância Foto ASCOM

O Secretário Estadual de Educação, Átila Lira esteve presente na capacitação do Coordenadores dos Pólos à Distância e na oportunidade falou da importância da modalidade para transfomação social.

O Secretário Estadual de Educação Àtila Lira

Na manhã do dia 30, terceiro e último dia do evento, o Prof. Msc. Silvar Ribeiro, VicePresidente do Fórum de Coordenadores UAB, ministrou uma palestra sobre planejamento em gestão. Este curso pode trazer muitos benefícios já que prepara o coordenador de pólo para a função de Direção”.

Foto ASCOM

O Prof. Silvar Ribeiro acrescentou que “o planejamento estratégico bem estruturado e com um bom suporte técnico contribui para que o pólo se desenvolva, estabelecendo metas que norteiam o gestor e leva a uma sinergia entre todos os colaboradores”, conclui.

Prof. Silvar Ribeiro

6

Boletim Informativo

Prof. Luiz Manoel, Profª Marcia Percília e Prof. Silvar Ribeiro Mais informações: http://www.uespi.br/


Foto ASCOM

Segundo o Prof. Silvar Ribeiro “a modalidade de Ensino à Distância é responsável por mais de 250 mil vagas nas universidades públicas, além da interiorização do ensino superior. Isso se deve a inovação na metodologia de ensino por meio do uso de  tecnologias, que por sua vez, tem levado as universidades a necessidade de reestruturação de comportamento frente à novas culturas”, explica.

Profa. Mª do Socorro

Maria do Socorro Carvalho é Coordenadora do pólo de Ensino à Distância, em Simões, município localizado próximo à divisa entre Piauí e Pernambuco. Ela afirma que a modalidade de ensino tem modificado a realidade local. “A Universidade muda a qualidade de vida das pessoas e promove o exercício da cidadania. Só o pólo em Simões atende  mais de onze municípios próximos e é bom ver a realidade dos alunos sendo transformada”, afirma a Professora Maria do Socorro. Foto ASCOM

O Coordenador do pólo de Canto do Buriti, Prof.Paulo Henrique Fontenele, concorda que as novas tecnologias representam uma importante revolução da modalidade de ensino à distância. “A possibilidade do acesso à internet proporcionam maior acesso ao nível superior, esse é o grande prêmio do NEAD”, finaliza Paulo Henrique Fontenele. Prof.Paulo Henrique Fontenele

De acordo com a Diretora do NEAD, professora Márcia Percilia, essa capacitação é a segunda de um total de quatro cursos que serão efetuados como parte do Plano de Trabalho estabelecido pelo NEAD. ”O primeiro curso realizado em Maio e contemplou os tutores. Nesse segundo momento, o público-alvo são os Coordenadores de pólo de Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

7


ensino. Os próximos eventos serão destinados à  capacitação  para uso da web e  produção de material pedagógico, que devem acontecer até o final deste ano”, finaliza  Márcia Percilia.

“Bullying”é tema de Palestra na UESPI

Foto ASCOM

“O Bullying é um termo recorrente e precisa ser debatido para ser combatido devido suas consequências”, afirma Mariane de Lima Siqueira, psicóloga da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), uma das palestrantes sobre Bullying no contexto universitário, que aconteceu nesta semana, dia 29, no Laboratório de Artes da instituição. A palestra faz parte da programação da 8ª Semana do Orgulho de Ser, parceria do grupo Matizes e a UESPI através da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

Palestra sobre Bullying na 8ª Semana do Orgulho de Ser

Após uma atividade lúdica, as palestrantes Mariane Siqueira juntamente com a assistente social da UESPI Yara Barroso Nascimento apresentaram a importância de se conhecer mais o conceito de bullying utilizando conceitos de autores que estudam o assunto, formas, agentes de atuação e consequências. “O termo é utilizado para conceituar comportamentos agressivos, que se manifestam tanto de forma física, verbal, intencional e repetitiva sem motivação evidente causando dor, problemas de saúde e psicológicos e sofrimento nas vítimas. No contexto escolar pode provocar elevado índice de evasão escolar e reprovação”, expõe Mariane.

8

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


Foto ASCOM

Psicóloga Mariane Siqueira e Assistente Social Jacqueline Assis

Foto ASCOM

Mariane ainda relata que o contexto do bullying não é recente e que a partir dos anos 1970 foi objeto de pesquisa. “Tratava-se de um problema mundial e necessitava de orientação sobre o tema. Percebe-se relações desiguais de poder e forças e essa prática pode acontecer em vários ambientes como a escola, família, local de trabalho, vizinhança”, declarou a psicóloga. Yara Barroso, assistente social expôs que quem pratica o bullying fere princípios constitucionais como o da dignidade e que o Código Civil implica condenação seja em serviços comunitários ou até mesmo chegar à prisão.

Comunidade acadêmica participa da palestra sobre Bullying

Logo após, Yara apresentou o papel da universidade quanto formadora de cidadãos no combate ao Bullying. “A universidade pode estar contribuindo através de movimentos preventivos como palestras, ações socioeducativas, reflexões, debates, programas de qualificação permanente, buscando trazer a ética e novas metodologias capazes de Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

9


fincar direitos e deveres. É necessário ter uma visão holística, analisar e enxergar os protagonistas (vítima, o agressor e o espectador) , caso seja diagnosticado casos de bullying e quem está sofrendo, não se silenciar e procurar ajuda”, pontua. Lidiane Maria, estudante do 5º período de Pedagogia/PARFOR, uma das participantes da palestra, ressalta a importância do tema. “Essa temática me chamou muito atenção, porque vou ser professora e isso acontece no contexto da educação infantil. Temos que procurar conhecer para saber contornar quando essas situações acontecerem e lidar melhor com os alunos na sala de aula”, declara.

Foto ASCOM

“Esse foi o primeiro passo para combater o bullying. As palestrantes foram felizes em suas colocações e com certeza sairemos diferentes. Precisamos romper as barreiras, os preconceitos e respeitar o outro com suas diferenças” finaliza Suelênia Reis, chefe da Divisão de Apoio ao Aluno Graduado (DAAG).

Organizadores do evento (PREX)

FACIME tem seu primeiro Mestrado Stricto Senso A Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deu início, no dia 30 de Agosto, às aulas do 1º Mestrado Stricto Sensu da FACIME, Pós-Graduação em Ciências da Saúde em parceria com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público (IAMSP) de São Paulo. No total de 50 alunos, dentre eles 10

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


egressos, fundadores da FACIME e conveniados com a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), em Timon . Estavam presentes na solenidade de abertura Prof Dr Nouga Batista, Vice-Reitor da UESPI, Prof. Geraldo da Luz, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Edina Maria Cruz, Coordenadora Geral de Pós Graduação, José Adail, Diretor da FACIME, Ednaldo Miranda, Diretor do Hospital Infantil e Professor da FACIME, Professores e Coordenadores dos cursos de Medicina, Mário Raulino Filho, de Enfermagem, Maria Amélia de Oliveira Costa, de Fisioterapia, Saulo Araújo, e Liliane Leite, Coordenadora do curso de Psicologia. Em cada pronunciamento por parte da mesa, todos exaltavam os grandes feitos da FACIME e que o Mestrado vem a acrescentar na qualidade dos cursos que são excelência no Brasil. Prof. Nouga, representando a administração superior, parabenizou aos que contribuíram e contribuem para o sucesso da instituição. “Parabéns aos diretores da FACIME, ao grande esforço do Prof. Ednaldo Miranda, que foi propositor e iniciador desse bom trabalho e aos demais diretores do interior. Parabenizo os alunos que se movem e se destacam, aos professores que lutam por qualidade. É hora de se orgulhar muito da nossa instituição”, declarou. Ednaldo Miranda exaltou a importância do Mestrado. “A conquista do Mestrado advém de esforços por parte dos alunos, professores e pela administração superior da UESPI pelos investimentos na FACIME, em melhorias na parte técnica e prática como mais equipamentos nos laboratórios, qualificação de profissionais, que buscam trazer recursos montando projetos científicos para servir à comunidade. Já tinhámos o módulo de Pós-Graduação Latu sensu, conquistamos o Stricto sensu e agora vamos trabalhar por um Mestrado 100% nosso. Todos os professores da FACIME serão Mestres depois deste mestrado e com certeza dará um salto de qualidade”, pontuou Ednaldo Miranda. José Adail, Diretor atual da FACIME, ressaltou que o Mestrado contribui para a formação de recursos humanos com Pós-Graduação Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

11


Stricto sensu e mudanças de níveis para professores. “Esse é o primeiro curso de Mestado da FACIME e impulsionará pesquisa e ensino”. Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof Dr. Geraldo da Luz, a conquista demonstra satisfação e revelou ser um momento ímpar para a academia. “Temos muitos doutores na instituição e essa Pós-Graduação aqui iniciada representa mais níveis de orientação e será passo importante para que tenhamos um curso de doutorado possivelmente”, exclama o Pró-Reitor. Mário Raulino, Coordenador e professor do curso de Medicina, exprime grande alegria  e revela que muitas outras conquistas virão. “Estamos batalhando por residências médicas em Fisioterapia e Enfermagem, pois também são formas de obtenção de recursos, através de bolsas de qualificação para alunos e professores. Existem áreas carentes no Piauí e só a UESPI tem Residência Infantil e de Nefrologia. Vamos progredir na ciência e o Mestrado é a essência do ensino”, exalta. Para Fernando Cronemberger, cirurgião, aluno do Mestrado e um dos professores fundadores da FACIME celebra a excelência e os profissionais da instituição e contou, no momento solene, as dificuldades do início e os avanços que impulsionaram o Centro da Saúde em evidência a ter nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). “A IES está se desenvolvendo, dando retorno à comunidade. Parabéns a essa turma do Mestrado, aos nossos objetivos de formação e à direção da UESPI pela resposta positiva que ajudou a nos fortalecer. Em 10 anos do curso de Medicina, demos um grande salto no número de professores efetivos e com certeza, o Mestrado em Saúde vai ser um sucesso”.

FACIME realiza Wokshop Internacional Promovido pelo Laboratório de Neurociência Cognitiva (LabNC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), foi realizado nos dias 25 a 27, no Auditório Pirajá, um Workshop Internacional sobre Terapia Cognitiva Processual 12

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


com o objetivo de treinar terapeutas na área Cognitivo Processual possibilitando uma futura formação/certificação. O treinamento durou 3 dias e totalizou 24h de aulas teórico-práticas, demonstrações com vídeos e contou com a presença do Prof Irismar Reis de Oliveira, criador da Terapia Cognitiva Processual e Prof Titular aposentado de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

Foto ASCOM

Fundador  e atual Coordenador do LabNC, o Ms. Eleonardo Rodrigues, Professor-Assistente do curso de Psicologia da FACIME, declarou que o evento foi muito importante para a comunidade pela contribuição científica e acadêmica. “O Workshop serviu para treinar profissionais e residentes em Psicologia, Psiquiatria e a equipe do LaboNC, que está desenvolvendo uma pesquisa experimental (Ensaio Clínico) para tratamento de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) sem uso da medicação, comparando os dois modelos de psicoterapias, uma cognitiva e outra processual. O principal objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição da Ressonância Magnética na mensuração do efeito da psicoterapia do TOC”, explicou.

Workshop Internacional sobre Terapia Cognitiva Processual no Auditório Pirajá

Para o Psiquiatra Irismar Reis o treinamento foi essencial para habilitar os participantes da pesquisa e sua condução. “A Terapia Cognitiva Processual foi desenvolvida para lidar com todos os níveis cognitivos (cognições aqui conceituadas com diferentes níveis de percepção). Então, a TCP reestrutura tais cognições, entretanto, sua maior força estar na capacidade de mudanças das crenças nucleares negativas que os pacientes alimentam de si mesma do tipo: “sou um Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

13


Foto ASCOM

fracasso”, “sou incapaz”. A Técnica da TCP consiste na metáfora de um julgamento jurídico onde o paciente pode identificar e reestruturar suas crenças de autoacusação”, esclarece.

Participantes e Prof Irismar Reis

Um dos participantes, Alexandre Aquino, ressalta a importância do evento. “Foi importante ter contato com uma nova abordagem de psicoterapia cognitiva com o potencial de agilizar e tornar o processo terapêutico mais rápido e produtivo. Com certeza, tudo que foi exposto aqui me ajudará na minha prática clínica. Valeu muito apena ter vindo de Fortaleza para este treinamento em Teresina”, disse Alexandre, que também é Coordenador da Especialização em Terapia Cognitiva da Faculdade Christus em Fortaleza (CE). O Laboratório de Neurociência Cognitiva começou a funcionar em Abril deste ano e de acordo com o Prof Eleonardo tem diversas funcionalidades. “O LabNC propõe desenvolver estudos e pesquisas nas áreas que compreendem o modelo integrador das Ciências Cognitivas: Psicologia Cognitiva, Terapia Cognitivo-Comportamental, Neurociência Cognitiva, Filosofia da Mente, Hipnose Terapêutica, e de forma interdisciplinar envolvendo docentes pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da UESPI. Também ter como meta criar condições para desenvolver habilidades de pesquisador nos discentes envolvidos e pleitear junto às agências de fomentos recursos para desenvolvimento de pesquisas envolvendo alunos dos cursos de psicologia e medicina como o Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC)”, conclui. Para saber mais sobre a Terapia Cognitiva Processual visite o site http://www.trial-basedcognitivetherapy.com/ 14

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


Notícias Inscrições abertas para XIV Semana de Biologia da UESPI A XIV Semana de Biologia em conjunto com o I Simpósio de Biologia da UESPI têm como tema “Meio Ambiente, Desenvolvimento e Educação” e como objetivos como promover o aprofundamento teórico-prático e a troca de experiências sobre assuntos da área de Ciências Biológicas e áreas afins. De acordo com a organização do evento, a Semana de Biologia irá  proporcionar a reflexão e discussão de dificuldades e proposições para a melhoria do ensino de Biologia através das seguintes atividades: minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. Promovidos pelo Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – CABIO/UESPI com apoio dos professores do Colegiado do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Natureza – CCN, Campus Poeta Torquato Neto e da Pró – Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, os eventos contribuirão de sobremaneira para alargar as discussões sobre temas pertinentes às Ciências Biológicas e áreas afins visando elucidar questões referentes tanto ao ensino quanto à aplicação desses conhecimentos em outros campos da atividade humana. Os eventos, que serão realizados nos dias 10 a 14 de setembro de 2012, estão com as inscrições abertas pelo site: www.semsimbio. Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

15


com. Para efetuar a inscrição, o participante deverá preencher a ficha de inscrição fornecida no site, depositar o valor da inscrição e enviar a documentação exigida por e-mail (comprovante de pagamento, comprovante de ser estudante, entre outros).

Estudantes de Direito da UESPI apresentam Artigo Científico em Encontro Nacional Estudantes de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Campus Clóvis Moura, apresentaram artigos científicos no 33° Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. O evento, que acontece anualmente em diferentes localidades do País, visa reunir, integrar e realizar a troca de experiências entre estudantes de direito de todo o Brasil. “Contratações Públicas Sustentáveis: O Surgimento de um Novo Modelo Econômico”, é o tema de um dos trabalhos apresentados de autoria de Leonardo Santana Passos, Antonio Emanuel Guedes da Cruz e José Luan de Carvalho Bezerra. O artigo se propõe a discutir a  política  de  aquisições orientadas para a sustentabilidade. O segundo trabalho, dos autores  Rui Larrion Neco de Sousa, Rodrigo Augusto Nunes Lopes, Leonardo Dimas Silva Portela Frazão, trata da temática dos Direitos trabalhistas e foi intitulado “Um estudo sobre a evolução dos Movimentos/Direitos Trabalhistas à luz dos Direitos Humanos” . De acordo com  José Luan de Carvalho Bezerra o incentivo dos professores da UIESPI foi fundamental para essa conquista.”Tudo isso somente se concretizou graças ao incentivo do corpo docente do campus e, principalmente, do apoio do professor Coordenador Francisco Ferreira Daves”, afirma o acadêmico  que cursa o 6° período de Direito. Os  trabalhos foram publicados nos anais do ENED e receberam selo ISBN- International Standard Book Number. O estudante Leonardo Santana Passos acrescenta que “a experiência teve uma importância fundamental, pois corrobora com os três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Sendo uma maneira de desenvolver e 16

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


incentivar a produção científica na instituição”, conclui. Os estudantes de Direito do Campus Clóvis Moura comemoraram, recentemente, o resultado de 50% de aprovação no resultado do VII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil(http://www.uespi.br/ novosite/2012/08/27/alunos-de-direito-da-uespi-destacam-se-no-viiexame-da-oab/).

UESPI de Campo Maior realiza Semana de Integração em comemoração aos 250 anos da cidade

Foto ASCOM

A Semana de Integração promovida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) campus Herois do Jenipapo, no município de Campo Maior, teve como tema “Campo Maior 250 anos: Construindo a cidade e a UESPI que queremos”. Segundo Prof Edmundo Ximenes Rodrigues Neto, um dos  Coordenadores do evento, a Semana começou bem porque as inscrições chegaram próximo de 200 inscritos.

Participantes da Semana de Integração

A Semana de Integração, que aconteceu na semana passada, apresentou uma programação diversa com exposições de vídeos, palestras, grupos de discussão com temáticas relativas à cidade e as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes e professores, sessões de comunicação, campanha preventiva contra o crack, celebração ecumênica e lançamento de livros. Na solenidade de abertura, estiveram presentes o Pró-reitor de Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

17


Extensão, Marcelo de Sousa Neto, o Diretor do Campus em Campo Maior, Guilherme Fernandez Gondolo, representante da Prefeitura,  João Alves, ex-diretores do Campus como a Profa Bernadete Silva, membros da Academia Campomaiorense e logo após foi proferida uma palestra com a Prof Msc Juliana Rodrigues sobre a Memória Social da Batalha do Jenipapo.

I Colóquio Internacional de Literatura e Gênero

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através da Coordenação Geral do I Colóquio Internacional de Literatura e Gênero do Piauí, evento que acontecerá nos dias 04 a 07 de Setembro, no Auditório Central da instituição, conta com mais de 500 pessoas inscritas, o que superou as expectativas dos organizadores. Com o objetivo de socializar resultados da pesquisa, da extensão e do ensino nas áreas de Literatura, História, Cultura e Gênero, e possibilitar o diálogo entre os eixos temáticos, o que diferencia o ICILG, de acordo com a Profa. Dra. em Letras, Algemira de Mâcedo, umas das organizadoras, é que será a primeira vez que se discute gênero aqui na universidade a partir da literatura, impulsionado pelo Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI. “Além da participação local, muitos participantes provém de outros Estados”, explica Algemira.

18

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


Seguindo o contexto de transformação social dos anos de 1970 e 1980 cresceu o número de estudos  à respeito de gêneros e o tema é visível em anais de eventos científicos, em publicação de livros e revistas científicas junto às comunidades acadêmicas brasileira e estrangeiras e, agora realizaremos aqui os espaços de discussão e troca de saberes. O Colóquio tem conferencistas confirmadas como a Profa. Dra. Luiza Lobo (UFRJ), Profa. Dra. Vera Teixeira (PUCRS) e contará com 73 apresentações de trabalhos em comunicação que abrange temas como identidade feminina, estereótipos, preconceito, representação da mulher em algumas obras literárias e 23 apresentação pôsters, além de lançamento de livros como “Antologia transcultural de poesia feminina” de Algemira de Mâcedo Mendes e Marleide Lins, escritora e produtora, onde contempa poetisas piauienses, portuguesas, angolanas, chilenas dentre outras; e “Diálogo de gêneros e representações literárias”, livro elaborado a partir dos alunos do Mestrado em Letras da UESPI e professores de Mestrado de outras instituições de ensino superior. Confira o link programacao.pdf

da

programação:

Mais informações: http://www.uespi.br/

http://icilg.uespi.br/arquivos/

Boletim Informativo

19


Notas EVENTO DO NEAD - PASOS A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), divulga a a homologação do aditivo II do edital 009/2012.2 Campus Alexandre Alves de Oliveira (ParnaíbaPI).

Resultados do processo seletivo para professor da área de Agronomia no Núcleo de Uruçuí A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), divulga Resultado da Prova de Títulos, Temas da Prova Didática e Ordem/Horário Prova Didática do Núcleo de Uruçuí, referente à Seleção de Professores para o Quadro Provisório do Núcleo de Uruçuí do Aditivo II ao Edital PREG nº 008/2012, na área de Agronomia (Forragicultura/Aquicultura – 20h).

Resultado da seleção para professor do quadro provisório do Campus de Parnaíba A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) divulga Resultado da Homologação de Inscrições referente à Seleção de Professores para o Quadro Provisório do Campus de Parnaíba do Aditivo II ao Edital PREG nº 009/2012, na 20

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


área de Pedagogia (20h).

Resultados do processo seletivo para professor do Centro de Ciências da Saúde A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG),divulga Resultado de Prova Didática e Resultado Final referente à Seleção de Professores para o Quadro Provisório do Centro de Ciências da Saúde – CCS do Edital PREG nº 011/2012.2, na área de Enfermagem (40h) Anatomia I e II.

Curso de Capacitação para uso da Plataforma Moodle O Coordenador Geral do Projeto de Fomento ao uso das TICs, COMUNICA aos professores que participam do Projeto das TICS, na AÇÃO DE OFERTA DE DISCIPLINA SEMESTRE 2012.2 que ocorrerá um curso de capacitação para uso da plataforma moodle nos 03, 04 e 05 de Setembro/2012, ocorrendo nos dois turnos (manhã e tarde) a partir das 08:00hr. Para participar, o professor interessado deve enviar email de confirmação para a Coordenação devido ao número limitado de vagas. A capacitação ocorrerá nos dois turnos os três dias. Contatos: (86) 3213-7771, ramal 334, e-mail: uespi.tic.graduacao@ gmail.com

Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

21


22

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


Mais informações: http://www.uespi.br/

Boletim Informativo

23


ASCOM UESPI


Boletim Uespi Ed. 2  

Boletim da Informativo da Uespi

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you