Issuu on Google+

MODA CADERNO ESPECIAL

Beleza

Fantástica Vnaesrpãaoss2ar0ela11s fala Carine Scalvim sobre sua carreira

apresenta Graziela Morelli estação as tendências da

Não pode ser vendido separadamente.

BRUSQUE

| TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

Moda nas ruas com Thaís Bogo

VITRINE

O que as maiores lojas de Brusque estão trazendo para o verão


2

CADERNO ESPECIAL

MODA EDITORIAL

Estação e roupa nova! A primavera já chegou e anuncia a próxima estação que brilha e ilumina em todos os sentidos a nossa vida: o verão! O sol vem para aquecer e nos despir, proporcionando-nos um visual mais despojado e alegre, com cores e estilo únicos. Junto com a magia das novas estações vem a vontade de estar bem, de mudar o guarda-roupa, de renovar o visual. Para ajudar você a ficar alinhada com a primavera e o verão, o Jornal Município Dia a Dia apresenta este caderno especial, que traz um editorial recheado de informação e bom gosto. A profissional Graziela Morelli traz um resumo do que foi visto nas principais passarelas do mundo. Thais Bogo, da equipe de estilistas da Colcci fala sobre o processo de criação de uma coleção. Você vai conhecer também quem são e o que usam os estilistas da CocaCola Clothing. E ainda tem a nossa “menina fantástica” e as vitrines das lojas mais bacanas que deixam Brusque sempre na moda. A intenção é encher os olhos, inspirar, e mudar de roupa junto com a nova estação. Compre seu look novo e arrase! Boa leitura!!!

EXPEDIENTE

Colaboradores desta edição Graziela Morelli, Thaís Bogo, Carine Scalvim e Assessoria de Imprensa Colcci

Projeto Gráfico e Diagramação Paulo Morelli Chess Design Gráfico

www.chessdesign.com.br

Editora-Chefe Letícia Schlindwein

Comercial comercial@municipiodiaadia.com.br

Jornal Município Dia a Dia Rua Felipe Schmidt, 31 - sl. 01 Centro - Brusque - SC Fone: (47) 3351-1980 www.municipiodiaadia.com.br

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

1 1 0 2 o Vnaesrpãassarelas Q

uem já andou pelas ruas e viu as vitrines que começam a trazer as novidades para a nova estação já deve ter percebido suas cores frescas e delicadas, muitas flores e um clima super gostoso nos aguardando para o verão. A ideia é essa mesma. Estamos passando por uma fase de transição, saindo de peças pesadas (não só pelo fato do inverno!) em direção a looks mais leves (em todos os sentidos). As macrotendências apontam três pontos principais baseados nesse aspecto: uma busca pelo equilíbrio entre corpo e mente resultando em peças que prezam o conforto, mas também alta qualidade de modelagem, acabamento e matéria-prima; um comprometimento com a sustentabilidade e um foco em peças com cores mais claras e neutras, assim como ênfase no uso de fibras naturais; a valorização e a presença da tecnologia como extensões do corpo, resultando então em tecidos desenvolvidos com muita tecnologia mas que parecem ser naturais; e ainda a valorização das texturas, vinda de uma onde 3D e também de toda essa valorização do natural e dos pequenos prazeres. Isso significa que na moda do verão que já se anuncia por aí vamos encontrar muitas dessas referências nas roupas e nos nossos desejos de consumo, mas de um modo leve e divertido. Vamos conhecer os principais temas da estação? Junto vão as dicas de peças chaves e das cores da estação!

Estamos passando por uma fase de transição, saindo de peças pesadas (não só pelo fato do inverno!) em direção a looks mais leves (em todos os sentidos).

Foto da Capa Carine Scalvim por Ricardo Ranguetti

GRAZIELA MORELLI

*Formada em Moda pela Udesc com especialização, mestre em Ciências da Linguagem e doutoranda no mesmo programa. Coordenou o curso de Design de Moda da Unifebe por 4 anos e lecionou no curso de Design de Moda da Univali. Trabalha com comunicação de moda colaborando com alguns veículos como a Revista Catarina e o Jornal Município Dia-a-dia de Brusque e foi editora do site Santa Moda quando fez cobertura de várias edições do São Paulo Fashion Week e eventos regionais. Desde que iniciou sua carreira, as atenções estão voltadas para a pesquisa de moda e tendências e a comunicação e produção de moda.

por Graziela Morelli* fotos Charles Naseh


| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

Tudo natural C

ores, tecidos e texturas que lembrem aspectos naturais estão em alta. Os tons nude que fazem parte da cartela há algumas estações continuam com força e esse tema reforça a preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar. Por isso, peças mais clássicas e tecidos naturais completam o tema.

Cores: tons nude, azul e branco Detalhe fashion: tranças no cabelo,

diversas versões do tressé nos acessórios e calçados e a cortiça

Peça chave: shorts e pantalonas bem confortáveis Acessório: os clássicos oxfords em materiais leves

Sixties minimalista U

ma onda minimalista inspirada pelos anos 60 começa a invadir a praia. Peças mais limpas, com cortes retos e geométricos e com uma certa referência futurista para cores e materiais apareceram nos últimos desfiles. Os vestidos tubinhos, materiais mais tecnológicos e cores como branco, azul e preto são os elementos fortes desse tema.

Cores: branco e azul escuro Detalhe fashion: estampas digitais, materiais plastificados e com certo brilho

Peça chave: vestidos geométrico

tubinho e peças com corte

Acessório: braceletes de acrílico e acessórios plásticos

Lady total E

ssa tendência reforça a vontade da mulher de ser feminina, de continuar mostrando que, apesar de conquistado seu espaço no mundo antes considerado masculino, ela gosta de parecer mulher frágil e feminina. Esse tema traz referências dos anos 50 nas saias rodadas, cinturas marcadas, casaquetos e tons pastéis, mas também elementos de peças super femininas como as lingeries.

Cores: tons “assorvetados” como rosas, verdes e azuis em tons pastéis

Detalhe fashion: os

recortes e referências da lingerie em vestidos, tops e moda praia, o uso das rendas, as estampas florais “liberty” e os laços

Peça chave:

vestidos com cintura marcada e casaquetos com decote careca

Acessório:

bolsas pequenas tipo carteira e tipo saco com muitos laços

Safári africano S

empre há uma corrente étnica e mesmo depois da Copa, a África continua despertando um interesse grande. Assim, as fantásticas estampas que lembram tribos e a cultura africana e as peças que lembram roupas de caçadores e de safári são fortes para o verão. É um tema que se relaciona bem com o tema natural pois a cartela de cores e as referências em tecido são parecidas.

Cores: cáquis, marrons, telha e laranja Detalhe fashion: maxicolares e peças com com lapela, bem ao estilo safári

Peça chave: casacos e macacões Acessório: os cintos de couro amarrados

bolsos

CADERNO ESPECIAL

MODA

3


4

CADERNO ESPECIAL

MODA

Beleza

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010 *

por Taiana Eberle

Fotos *Arquivo Pessoal **Ricardo Ranguetti

a c i t s á t Fan cinco catarinenses s a d a m u , im lv a Sc ne A brusquense Cari semifinal do concurso “Menina s a selecionadas para re carreira, trabalhos e planos futuro b Fantástica”, fala so

C

om corpo de mulher e jeito de menina, Carine chama a atenção por onde passa. A bela brusquense de 1,75m de altura, corpo escultural e beleza irradiante, não teve dificuldade em escolher a carreira que seguiria quando tinha apenas 13 anos. Atuando no mercado da moda há dez anos, Carine já realizou vários trabalhos e tem em seu currículo passagem por países como China, Tailândia e Coréia do Sul. A morena de 23 anos, que não dispensa salto alto, maquiagem e acessórios, conta que desde pequena brincava de desfilar e aos 12 anos resolveu se inscrever em um curso de modelo: “Fui gostando cada vez mais. No início foi difícil, mas com o tempo fui me aperfeiçoando”. Hoje ela é finalista do concurso promovido pelo programa Fantástico, da Rede Globo, chamado “Menina Fantástica”.

Em Brusque Após três anos longe de casa realizando trabalhos internacionais, Carine voltou para o Brasil e recentemente iniciou o curso de Engenharia de Produção, na Univer-

sidade Federal de Ouro Preto (MG). Acabou desistindo e optou em continuar no mundo fashion: “Não me identifiquei com o curso. Gostava de moda e lá não tinha campo. Voltei para Brusque”.

No concurso Nos últimos meses, Carine trabalhava com produção de moda e pensava em desistir da carreira de desfiles e fotografias: “Já estava querendo me aposentar. Fui ao ônibus do concurso, mas não pretendia me inscrever”. Os organizadores do evento convenceram a modelo a participar da seleção, em especial por ela ter um perfil que está sendo bastante procurado pelo mercado atual: “Eles estão querendo pessoas com mais idade, de 20 poucos anos, mais responsáveis, mais mulher”, comenta.

Dicas para futuras modelos Admiradora de Gisele Bündchen, Carine afirma que a concorrência no mundo da moda é grande, em

*

especial no sul do país: “Nossa região tem mulheres muito bonitas, meus amigos de fora ficam impressionados com a beleza daqui”. Para quem pretende ingressar na carreira disputada, a bela brusquense dá algumas dicas: “Modelo tem que ter muita disciplina, cuidar do corpo, da pele, da alimentação, principalmente quando está fora do país”. E reforça: “Não pode desistir com o primeiro não que recebe”. Carine declara ainda que determinação e profissionais adequados são necessários para construir uma boa carreira: “Tem que procurar a agência e os profissionais de acordo com aquilo que se quer”.

Próximos passos Após ter sido pré-selecionada para o concurso nacional da “Menina Fantástica”, a modelo brusquense segue agora para uma nova fase profissional: aguarda ansiosa pelo resultado no dia 9 de outubro, que irá definir as 12 candidatas que irão para a casa participar do quadro “Menina Fantástica”, da Rede Globo. Nós ficamos na torcida.

*

**

Modelo tem que ter muita disciplina, cuidar do corpo, da pele, da alimentação CARINE SCALVIM, modelo que é finalista do concurso nacional “Menina Fantástica”


| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

5


6

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

o ã ç a m r o f n i Inspiração, e criação

por Letícia Schlindwein e Thaís Bogo

do masculino da Thais Bogo, estilista ntece o processo co Colcci, fala como a coleção de criação de uma

fotos Arquivo Pessoal

Buenos Aires

E

la é uma das estilistas responspáveis pela criação da coleção masculina da marca Colcci. Catarinense de Rio do Campo, que mora em Brusque há seis anos, Thais Bogo fala com naturalidade quando o assunto é criar ou vestir. Dona de um estilo próprio, ela consegue se diferenciar pela maneira como se veste, sem agredir, nem impor aquilo “que está na moda”. Thais é meiga, simples e completamente antenada em tudo que acontece a sua volta. A estilista aceitou de imediato o convite do Jornal Município Dia a Dia para falar de algo que vive todos os dias: “inventar moda”.

“ Formação

Sou formada em Moda pela UDESC, trabalho com moda há dez anos e moro em Brusque há seis.

New York

Profissão

Amo o que eu faço, principalmente porque moda é uma forma de expressão e essa dinâmica fez com que eu me encontrasse na profissão. Preciso sempre estar absorvendo muita informação para me sentir bem, adoro mergulhar no mundo da decoração e da culinária... a música e o cinema também fazem parte desse complexo que me completa.

New York São Paulo

Inspiração

As viagens são totalmente inspiradoras, cada lugar desperta novas vontades, observar cada cultura e suas características e ainda a loucura das misturas... a dinamicidade dos grandes centros como NY e Londres são colírio para nós criadores porque pode-se parar e observar as pessoas, cada uma de um jeito, usando algo “velho” de uma nova forma ou algo completamente extravagante e inovador. A barraquinha de frutas pode resultar numa estampa linda, a arquitetura de um prédio antigo mixado a outro super moderno, a arte de rua, os grafites, as galerias, enfim a atmosfera toda contribui para os rabiscos no caderninho e cliques na câmera, que aliás são dois instrumentos inseparáveis. Cada viagem contribui muito para a criação. Visitar as lojas, ver de perto as criações dos grandes nomes da moda, viver uma outra realidade ou fantasia. É uma delícia.

Internet

Londres

Ver na tela do computador é bom, a internet é uma ferramenta muitíssimo importante, mas estar no lugar e sentir como as coisas estão acontecendo de verdade é inigualavel, é emocionante.

Criação

O processo de criação começa com a reunião e análise de todas as informaçoes possíveis, desfiles internacionais, blogs, moda de rua, revistas e viagens. Toda essa informação tem que ser adaptada ao público consumidor da marca, levando em consideração o que a moda aplicada na indústria necessita de cumprir algumas regras, calendários, datas, só assim é possível concretizá-la. Além disso ainda trabalhamos com antecedência de um ano, ou seja, o trabalho precisa ser muito bem feito para conseguir o resultado programado. Mas apesar dessas “regras” todas, a moda causa desejo no consumidor e é aí que está o encantamento.

Paris


| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

7


8

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

9


10

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

” o d n u m “ Oem nossas mãos por Letícia Schlindwein

B

olsa não é só coisa de mulher. Hoje os modelos masculinos também são indispensáveis para homens antenados. Pequenas, grandes, coloridas, estampadas, de couro ou tecido, enfim, os modelos se multiplicam nas lojas. Mas porque elas são tão necessárias? O que levamos nas bolsas que além de funcionais são, muitas vezes, objeto de desejo que chegam a custar mais de US$ 10 mil? Desafiamos os cinco estilistas da marca Coca Cola Clothing. Ana Patrícia Verwiebe, Cássia Siqueira, Magali Kreich, Raquel Visentainer e Fábio Garcia a abrir suas bolsas e nos mostrar porque não podemos viver sem elas, afinal, o “mundo” pode estar em nossas mãos. Confira o que cada um desses estilistas descolados leva dentro de suas bolsas preferidas.

Mais sobre a Coca-Cola Clothing A Coca-Cola Clothing é um dos principais licenciamento de moda no Mundo. Com uma coleção de mais de 800 itens que vão desde roupas, calçados e acessórios a marca integra o time da holding AMC Têxtil, maior administradora de marcas de moda do país. Por ano são produzidas mais de 600 mil peças, que possuem conceito exclusivo, forte trabalho de estamparia e inovações de modelagem.

Com uma equipe super descolada a CocaCola Clothing tem como foco o público jovem, que além de consumir gosta principalmente de inovar com a moda. Sob a coordenação de Thais Rossiter a marca tem cinco estilistas e mais cinco desenhistas no setor de criação.

Para eles, quais itens serão os hits da coleção? Shorts micros e bermudas anti-fit e muita jogging. As saias. Justas ou soltas, na cintura, lisas ou estampadas. Elas serão indispensáveis nesse verão. Para os meninos, as bermudas d´água entram como peça chave saindo da praia e invadindo as ruas para um look mais low profile.

O que eles consideram peça chave em qualquer guarda-roupa? O jeans, sempre Um vestido preto Uma jaqueta de couro Uma camiseta branca

Ana Patrícia Verwiebe Estilista

Ana Patrícia veste Jaqueta couro Forum T-shirt Zara Saia H&M

Feminino

Sapato Colcci Acessórios acervo pessoal

Bolsa Louis Vuitton Guarda-chuva H&M Carteira Marc Jacobs Make up Lancôme e M.A.C Câmera digital Sony Trident e Mentos iPod Protetor labial Carmex Espelho coração Marc Jacobs Cremes para mãos Loccitane Blackberry Curve Pen drive Coca-Cola Óculos Quiksilver Chaveiro Marc Jacobs Chave New Beettle Lápis WGSN Caneta Coca-Cola Lencinhos para rosto Shiseido Perfume YSL

Cássia Siqueira Estilista Feminino

Bolsa Zara Guarda-chuva Marc Jacobs Rádio Nextel Caderno Moleskine Make up M.A.C. Óculos aviator Ray-Ban Protetor labial Carmex Câmera digital Sony Fone de ouvidos Philips Pen drive Coca-Cola Neosaldina Visa internacional Chaveiro Marc Jacobs Chicletes Perfume Dior

Cássia veste

Camisa Topshop Regata acervo Saia Zara Sandálias Arezzo


CADERNO ESPECIAL

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

Fábio Garcia Estilista

MODA

11

Magali Kreich Estilista

Jeans

Feminino

Mochila Adidas

Bolsa Triton

Celular LG

Carteira Coca-Cola

Visa e Master

Visa

Camisinha Preserv

Make up M.A.C.

Pen drive

Nécessaire Coca-Cola

Carteira de habilitação

Espelho de coração

Cubo mágico

Relógio Casio

Estojo de escova de dentes

Pulseiras acervo pessoal

Fio dental Colgate

Barra de cereais Neston

Carregador de câmera

Câmera digital Sony

Chaveiro

Lixas de unhas fofas

Perfume Diesel

Óculos Ray-Ban Celular Samsung touchscreen Balinhas de menta Altoids

Fábio veste Jaqueta Zara Pólo AMP Jeans Triton

Magali veste

Tênis Nike

Look Colcci Coturno Arezzo

Raquel Visentainer Estilista

Thais Rossiter Coordenadora

Bolsa Marc Jacobs

Livro “Comer, Rezar, Amar” de Elizabeth Gilber

Masculino

Carteira Preta Colcci Maquiagem MAC e O Boticário Lip Balm Carmex Pincel Blush Espelho Coração Marc Jacobs Caixinha com balas de menta Caneta Caderninho de anotações Óculos de Sol Chave do carro e da casa Lixa de unha Pen Drive Celular Nokia Máquina fotográfica

de Estilo

Moleskine para anotar idéias e fotos de referências Fotografias do filho e marido Carteira da Coca-Cola Óculos de sol RayBan Câmera fotográfica Sony iPhone Maquiagem para salvar o dia Kit sobrevivência do filho (fraldas, lencinho e porta chupetas) Óculos de grau Carmex Chaves de casa Pen-drive em formato de Coca-Cola Canetas

Raquel veste Camisa Zara NY

Thais veste

Regata Coca-Cola Clothing

T-shirt Coca-Cola Clothing

Jeans Forum

Jeans Levi’s Acessórios H&M


12

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

13


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN 14

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN | BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

15


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN 16

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN | BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

17


18

CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN | BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

19


20 CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN | BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

21


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN 22 CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


N I R T I V E N I R T I V TRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V ITRINE N I R T I V E N I R T I V E ITRIN N I R T I V E N I R T I V E VITRIN I R T I V E N I R T I V E VITRIN | BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

CADERNO ESPECIAL

MODA

23


24 CADERNO ESPECIAL

MODA

| BRUSQUE | TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010


Caderno Moda