Page 1

Número 8 - Ano 1 - Outubro de 2013

Bruno Silva de Melo TRIO DE OURO Maria Lúcia, Dona Liliu e Mada. Servindo simpatia a todos. pág.3

DESBRAVADORES Eles identificam e desenvolvem áreas para novos parques. pág.7

OUTUBRO ROSA Renova adere à campanha de prevenção ao câncer de mama. pág.7


EDITORIAL Olá, galera, tudo bem? Esta edição de nosso Renova + News traz alguns destaques bacanas. Realizamos pela primeira vez o Dia da Família e conseguimos reunir cerca de 400 participantes, nas três unidades da empresa. Um sucesso! Nosso público feminino também fez bonito e marcou presença nas ações do Outubro Rosa, veja no Acontece. Na seção Você, o dia a dia de três pessoas pra lá de especiais – Dona Liliu, Maria Lúcia e Madalena – “cuidadoras” do pessoal de São Paulo. No Balaio de Gatos desbravamos como funciona e quem é quem na área de Prospecção. Vamos conhecer verdadeiros Indianas Jones do Nordeste brasileiro. A edição tá bem interessante! Curta.

FALA, GALERA

1.

Pessoal, agora em outubro estamos engajados na campanha Outubro Rosa. Seria importante divulgar isso para todos, até como forma de conscientização sobre o tema do câncer de mama.

Enviada por Aline Becker, Recursos Humanos, Caetité

Resposta da redação: Muito legal, Aline. O Renova+News entra nessa campanha com toda a Renova, confira na página 7.

2.

Nossa colega Maria Gravina agora é doutora, título conquistado no mês passado, lá na Espanha. Que tal divulgarmos o êxito aos leitores do Renova+News?

Enviada por Ney Maron, Sustentabilidade e Comunicação, Salvador

Resposta da redação: Muito obrigado pela dica, Ney. Boas “fontes” sempre ajudam em nossa tarefa jornalística de informar. Na página 7, deixamos uma singela homenagem à nossa colega, a doutora Gravina. Parabéns!

Abraços, Josy Alves

ABORÍGENE

Guarajuba 2013 E aí, pessoal, tudo bem? Ansiosos por Guarajuba 2013?! Este ano vai ser show de bola. E, caraca, falta só um mês! Pois é, toda vez que começam os preparativos para esta grande festa, eu fico mais reflexívo. São muitos detalhes, orçamos tudo há 10 meses, considerando um certo número de pessoas o famoso headcount, mas esses aborígenes reproduziram igual coelho em 2013... E aí, como fazer pra superar o que aconteceu no ano passado pra esse povo todo? E fala com RH, surgem várias ideias, mas já aviso, este ano, nada de vôlei, detesto vôlei em Guarajuba. Fala com COMEX e eles vão logo dizendo que a parte deles é liberar o DJ Pedro pra gente gastar menos com outros DJs’ (não posso esquecer do Hércules). A galera também manda sugestões, algumas bem legais, outras pelo amor de Deus... Viajo a Guarajuba, com minha fiel escudeira Dilminha, que divide comigo

as ideias para a programação. Afinal, temos que ter representantes dos dois lados (Bahia e São Paulo). Brigamos o tempo todo, só nos entendemos quando é para brigar com outra pessoa, rsrs. Brincadeiras à parte, este ano estamos desfalcados do nosso ponto de equilíbrio, Luciana Barros, que está se dedicando a sua mudança profissional, e vai apenas como convidada. Começam as inspirações, e aquele lugar inspira...ohhh se inspira! Conversamos com a agência de eventos e partimos para desenhar o projeto. Fiquei logo com vontade de batizar com o nome de algum deus grego famoso, tipo Dionísio, Hermes, Poseidon… mas a vontade passou logo (tem muito champanhe na geladeira ainda). Projeto definido, começam as conversas com os artistas. Uma pede mil toalhas brancas; outro pede litros de água de côco; outro quer hospedar o gato, o cachorro e a sogra no hotel... #SQN. Ô povo

mal-acostumado! E seleciona vôos, verifica e-tickets, organiza as turmas, contrata ônibus, seleciona apoios, faz a divisão dos quartos (isso, em especial, dá uma dor de cabeça...). Mas a verdade é que todo esse trabalho é gratificante. O que vivemos quando essa família Renova se reúne é surreal. Nosso espírito de coletividade e companheirismo é único. De fato, Juntos Somos sempre mais. Estou contando os minutos para mais este momento chegar, e você?

EXPEDIENTE . Renova+News é uma publicação interna, com periodicidade mensal, dirigida aos colaboradores da Renova Energia. Diretor de Comunicação: Ney Maron. Comitê Editorial: Aline Becker, Analista de RH; Dilma Lisboa, Assistente Administrativo; Emanuela Cabib, Gerente Jurídica; Josy Alves, Gerente de Comunicação; Marcio Douglas, Coordenador de Comunicação; Taric Santos de Andrade, Gerente de Planejamento Estratégico e Patrícia Fátima Pietro, Superintendente de RH. Jornalista responsável: Silvio Monteiro, MTb 18.089. Produção Editorial: Vox Comunicação, Vinícius Carvalho. Fotografias: Arquivo Renova. Editoração: Leela Estúdio. Impressão: Alphagraphics Tiragem: 300 exemplares.

2


VOCÊ

Humor sempre em alta Maria , Mada e Dona Liliu são exemplos de energia, simpatia e alto astral Sempre sorridentes, dispostas a ajudar e prontas para um bom bate papo. Assim são as nossas três “anjos da guarda” da Renova em São Paulo, Maria Lúcia de Arruda, Maria Madalena Machado e Elilda Virgínia de Souza. Entre um cafezinho e outro servido, elas sempre acham um tempinho para conversar com todos e distribuir simpatia. Veterana entre as colegas, com pouco mais de três anos de casa, Maria Lúcia é também a mais falante das três. Casada com Antonio e mãe de Guilherme, Natalia e Beatriz, Maria se define essencialmente como mãe. Afinal, dedica todo o tempo livre aos filhos, levando-os para passear e se divertir.

Mãe de Gabriel e casada com João, Dona Liliu gosta de passar suas horas livres na igreja que frequenta, onde canta no coral e coordena a área de assistência social da congregação. Outra paixão são os seus gatos.

“Faço tudo que posso por eles”, comenta.

À vontade na Renova, considera a empresa a sua segunda casa e tem carinho por todos, como se realmente fizessem parte de sua família.

“Graças à Renova tive uma das experiências mais legais da minha vida, quando tivemos nossa primeira festa de final de ano. Além de ter andado de avião pela primeira vez para ir à Bahia, onde foi realizada a confraternização, foi também a minha primeira vez em uma praia. Uma emoção indescritível”, revela.

Se a Maria teve a oportunidade de andar de avião, a Elilda, ou Dona Liliu, como todos a conhecem, foi ainda além. Na confraternização do ano passado, ela ganhou um passeio de helicóptero!

“Deu um pouquinho de medo, mas foi ótimo”, confessa.

“Como meu filho já tem 28 anos, hoje eles é que são os meus bebês”, brinca.

Por ser a mais experiente das três, está sempre disposta a dar conselhos às colegas e ser um ombro amigo para todas as horas. Madalena, ou Mada como prefere ser chamada, é a mais nova de casa, mas isso não a impede de já estar totalmente entrosada com a equipe da empresa e com as duas colegas. Casada com Edmar e com quatro filhos, Vinicius, Bárbara, Beatriz e Paulo Henrique, Mada divide seu tempo entre a Renova, os filhos e também a igreja que frequenta.

“O momento da igreja para mim é a hora de me conectar com Deus e agradecer por tudo que tenho conquistado”, fala.

Ela também se sente muito feliz em trabalhar na Renova e destaca a forma como todos na empresa são tratados.

“Aqui não tem diferença entre diretor e os demais funcionários, somos todos iguais”, conclui.

Dona Liliu, Mada e Maria (da esq. para dir.)

3


ESPECIAL

Dia da No dia 5 de outubro, foi realizado o 1º Dia da Família Renova. O evento, realizado simultaneamente nas cidades de Caetité, Salvador e São Paulo, reuniu cerca de 400 pessoas, entre colaboradores e familiares, em um clima de descontração, amizade e muita integração. A iniciativa foi um grande sucesso e, certamente, o 2º Dia da Família já está garantido no calendário do próximo ano. Acompanhe nestas páginas depoimentos e alguns dos momentos marcantes dessa grande festa.

“No caminho pra casa, voltando da festa, enquanto TOOODOS no carro dormiam... rsrs... eu pensava: ‘cara, o ambiente onde estávamos, era um ambiente de família, como se estivéssemos almoçando na casa da mãe almoçando, entre irmãos, primos…’ Enfim, tinha muita coisa boa pairando no ar.
 É esse sentimento que tenho, e sempre tive, desde o meu primeiro dia na Renova. É muito bom trabalhar com pessoas como vocês. Sinto-me honrado em fazer parte desta família!” Rafael Alencar, São Paulo

“O dia foi bem agradável. A criançada curtiu bastante os brinquedos e alguns adultos também os aproveitaram! Teve até gente grande se revezando no pula-pula, rsrs... Eu trouxe até minha mãe, lá de Salvador. Acho um tema muito bacana. O dia da família Renova é uma chance de proporcionarmos diversão e integração entre os colegas e nossas famílias.” Maria Alice, Caetité.

Esta edição do Renova+News traz na capa o desenho criado por Bruno Silva de Melo, 13 anos, filho da Leila Aparecida, do Jurídico. João Pedro e Cláudia tiveram suas criações selecionadas entre as dezenas de desenhos enviados pelos filhos dos colaboradores e que foram expostos durante o evento.

4

Desenho da Claudia, filha do Daladier, Caetité

Desenho do Bruno, filho da Leila, São Paulo

Desenho do João Pedro, filho da Bárbara da Cruz, Salvador


“Na noite de sábado, após a festa, meu filho Yuri me procurou para pedir perdão por tudo que tinha feito de errado, pelas vezes que foi maleducado… tudo porque, segundo ele, o Dia da Família foi o dia mais feliz da vida dele. E terminou dizendo: – Oh, Mãe, não quero nem dormir para esse dia não acabar!” Domingas, Salvador.

Brinde do evento: foto de Ana Luiza (esq.) e sua família.

Tudo começou quando a minha mãe me disse que sua empresa faria uma festa chamada ‘ Família também é Renova Energia‘ uma festa que também seria associada ao dia das crianças. Ela me disse que todos os filhos dos funcionários deveriam ir. Eu achei boa essa idéia, minha mãe anda sempre me falando das pessoas, das coisas que fazem lá e do modo como ela trabalha. Ela me conta histórias da empresa, ela sempre diz que fala muito de mim para as pessoas lá então eu fiquei curiosa em conhecer mais tudo aquilo. Aconteceu lá no Planeta Festa, eu já tinha ido lá uma vez para um aniversário de uma amiga, então eu não teria problemas com o local, pois achava aquele lugar ótimo. Assim que passamos pela porta, fomos recebidos por um palhaço bem divertido nos dando as boas vindas pelo microfone, também achei isso legal pois nada melhor do que ser recebida de braços abertos pelas pessoas. Depois que demos o nome de todas as pessoas da família, um fotógrafo mandou que a gente se unisse para uma foto. Subimos, e quando eu vi a decoração do lugar fiquei boquiaberta: A sala estava cheia de bolas com as cores da empresa, uma mesa cheia de doces e outra mesinha pequena com o bolo da Renova Energia no centro. Eu amei a criatividade que eles tiveram em fazer um mural com os desenhos dos filhos dos funcionários com menos de 12 anos. Minha mãe começou a me apresentar para as pessoas e recebi todas com meu sorriso simpático afinal, eu queria conhecer as pessoas que convivem com a minha mãe todos os dias. Lá também tinha uma sala que estava repleta de jogos eletrônicos e luzes de neon. Depois disso tudo, fiquei na mesa, eu ainda estava me sentindo tímida. Cada vez mais pessoas iam chegando e eu me sentia ainda mais tímida quando minha mãe me apresentava como ‘ meu bebê ‘ eu até gosto quando ela faz isso. Depois recebi várias dicas dos próprios funcionários de lá dizendo que era pra eu perder essa timidez, e quando eu via até os adultos dançando e brincando nos jogos eletrônicos, eu resolvi ir também afinal, que problema teria nisso? Eu iria ficar parada a festa toda? Não. Tinha um jogo que a gente usava uma vara de pescar e pegar o maior número de peixes possíveis. Consegui ganhar da minha mãe. Outra coisa que eu achei maravilhosa também foi o almoço. A lasanha de lá era muito boa e os doces também. No começo achei que não gostaria, mas foi completamente o contrário do que eu achava. Depois de experimentar outros jogos que tinham naquela sala, eu voltei pra mesa e depois vi minha mãe se despedindo das pessoas. Era a hora de ir. O Tempo tinha passado rápido, eu estava gostando. No final todos os funcionários, inclusive minha mãe foram chamados para tirar outra foto em grupo. As pessoas eram legais, alegres e divertidas, depois que falamos com todo mundo, nós recebemos a foto revelada que tiramos no início e eu pude escolher um brinde. Minha opinião sobre isso? Excelente. Posso dizer que estou extremamente orgulhosa por minha mãe ser a coordenadora de tesouraria daquela empresa. Ela trabalha com pessoas maravilhosas e a empresa também fez um ótimo trabalho com a festa. Eu simplesmente acho que minha mãe não seria assim tão feliz em nenhum lugar como ela é na Renova Energia. Ana Luiza, 14 anos, filha da Jamile Maia 5


BALAIO DE GATOS

Caçadores de vento Profissionais da Prospecção são os responsáveis por identificar e desenvolver áreas para novos empreendimentos Se há um lugar na estrutura da Renova onde profissionais com diferentes formações trabalham juntos, esse é a área de Desenvolvimento de Projetos Eólicos, estruturada em um time técnico e um time de prospecção, propriamente dito. A área de Prospecção conta com 14 colaboradores, entre eles, engenheiros, economistas, administradores, biólogos, advogados e profissionais de logística, responsáveis por abrirem caminho para cada novo empreendimento da empresa.

Abel Couto - gestor de Osvaldo Cruz - analista Ceará E Piauí

“Na prática, somos caçadores de vento. Por isso, contamos com uma equipe altamente qualificada para aproveitar ao máximo este precioso recurso que temos em abundância em nosso País”, afirma Flávio Scapim, superintendente de Desenvolvimento de Projetos Eólicos. Multitarefas

A equipe atua na captação de terras nos moldes de arrendamento para a formação dos parques, fomentando o crescimento e o desenvolvimento do portfólio da Renova. É também a Prospecção que faz o meio de campo entre a empresa, as comunidades e o poder público nos municípios onde a companhia está presente, além de atuar na regularização e licenciamento dos empreendimentos.

(Da esq. para dir.) Ronan Vasconcelos, Carliane Pais, Maurão e Ueliton de Santana. CaetiTé - BA

Renato Figueroa, gerente de Prospecção Eólica, afirma que o amplo escopo de atuação faz com que a área tenha que lidar, todos os dias, com muitas e complicadas decisões: desde a logística para a chegada dos equipamentos, na fase de obras, até o impacto que as atividades da empresa causarão nas regiões escolhidas. “A natureza do trabalho exige de nossos profissionais um extenso leque de conhecimentos, tanto práticos quanto teóricos”, diz. Desafios

Para os próximos anos, o foco da área continua sendo garantir que a Renova desenvolva projetos cada vez mais competitivos. Para fazer frente a esse desafio, Flávio afirma que é preciso investir na gestão de pessoas com vistas a atrair e reter talentos. O superintendente aposta também no reconhecimento como importante fator motivacional. “Cuidando das pessoas, os processos e produtos estão garantidos. Com uma equipe motivada, reconhecida e com propósito, teremos uma entrega cada vez melhor”, conclui.

6

Renato Figueroa - Gerente e Aline Proeti. São Paulo


ACONTECE

OUTUBRO ROSA

e Projetos (esq.) e a de Prospecção. Júlio Horta (esq.) e Fábio Saturnino. Rio Grande do Norte e Paraíba

O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama: o Outubro Rosa. O nome da ação remete à cor do laço que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação de empresas, entidades e da população em geral. No mundo todo, várias cidades já abraçaram o movimento. Prédios e monumentos são iluminados pela cor rosa, e as pessoas vestem camisas na mesma cor em alusão à campanha. A Renova também aderiu à iniciativa: os colaboradores estão utilizando o símbolo da prevenção ao câncer de mama em suas camisas e, em todas as unidades, estão sendo realizadas palestras educativas sobre os meios de prevenção do câncer de mama feminino e masculino.

Denis Bellini (esq.) e Luiz Saturnino. Pernambuco e Alagoas

Diego Figueroa - coordenador de Desenvolvimento de Projetos (Projeto Mina de Ouro e Botuporã) (esq.) e Iberê Rodrigues (Barra e demais projetos). BAHIA

Doutorado internacional No último dia 17 de setembro, a gerente de Planejamento Ambiental da Renova, Maria Gravina Ogata, apresentou na Faculdad de Ciencias Y Politicas Y Sociologia, da Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha, a sua tese “A Gestão Participativa das Águas no Brasil: aspectos legais, políticos e institucionais”. Fruto de mais de 10 anos de estudo, pesquisa e edição, a tese levou Gravina à conquista do título de Doutora, com a avaliação Destaque da banca examinadora. Parabéns à Gravina pela importante conquista!

7


NA MÍDIA

DIA A DIA NAS OBRAS

Mais uma etapa concluída Equipes da Implantação, Fundiário, Meio Ambiente, Segurança e Relacionamento Comunitário comemoram a concretagem da base SERAÍMA 04, última base do LER-2010, fechando assim 100 bases concretadas. A conclusão de mais esta importante etapa é o resultado da disciplina, perseverança, garra e união de todas equipes que, direta ou indiretamente, contribuem para a implantação do maior

complexo eólico da América Latina – o Alto Sertão II. Tão importante quanto a conquista da entrega das 100 bases do LER 2010 é que já temos 70 bases concretadas do LEN 2011, ou seja, a entrega no prazo do Alto Sertão II está, praticamente, garantida. Parabéns a todos!

RECURSOS HUMANOS

Obrigado a todos que participaram, respondendo à pesquisa. Obtivemos 87% de adesão!

Fala, Renova A partir de dezembro, fique ligado na divulgacão dos resultados.

AS SELETAS

8

A Renova foi destaque na grande imprensa e também na mídia especializada. A empresa foi tema de uma grande reportagem na revista Recharge News, com circulação no Brasil e no exterior. O jornal O Estado de S.Paulo abordou o setor de energia e trouxe como matéria de capa do caderno uma imensa foto do Parque Alto Sertão I.

Renova + News out/13