Page 1

Ano 1 | Numero 1 | Junho 2008

informa

Informativo Trimestral do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed

Fórum dos Secretários debate avaliações educacionais

A

primeira Reunião Ordinária do Consed/2008, já adotando a estratégia de discutir temáticas comuns às secretarias estaduais de educação, colocou em foco a Avaliação Educacional. No primeiro dia do encontro, que foi realizado nos dias 13 e 14 de março, em Porto Ve l h o ( R O ) , o s s e c r e t á r i o s debateram, juntamente com especialistas como Francisco Soares (UFMG), Fátima Alves (PUC/RJ) e Amaury Gremaud (INEP/MEC), a avaliação em larga escala da educação básica. "Essas avaliações só têm sentido se servirem de instrumento para a escola e para os educadores e se garantirem aos brasileiros uma educação de qualidade", alertou a presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra Rezende. "Os limites das avaliações externas servem para a grande necessidade da gestão nacional da educação e não para as especificidades de uma rede municipal ou estadual", declarou o professor Francisco Soares. Já Fátima Alves, que fez uma apresentação sobre os resultados alcançados pelo Brasil no PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos), ressaltou que os dados internacionais revelam que é possível dar uma virada no sistema educacional brasileiro. “Não há qualidade de educação onde as taxas de reprovação são altas. É preciso buscar diferentes caminhos, mediante o compromisso da família, da sociedade e do governo”, destacou. O fórum também pôde vivenciar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e a socialização dos trabalhos das secretarias estaduais de educação. Izolda Cela de Arruda, secretária de educação do Ceará, e Maria Inês Barroso, diretora de avaliação da secretaria de educação de Minas Gerais, apresentaram os seus modelos de sistemas de avaliação estadual. "A avaliação educacional precisa ir além de uma simples constatação, necessitamos tratar esse assunto enquanto política pública nacional", afirmou a presidente do Consed. Profissionalização, valorização e responsabilização do docente, uma reavaliação dos currículos escolares, melhoria do transporte escolar, educação do campo e educação indígena e evasão escolar foram outros temas em pauta.


consed informa • junho/2008 Na noite do primeiro dia do fórum, o governador do estado de Rondônia, Ivo Cassol, ofereceu um jantar aos secretários de educação. Durante o evento, o governador agradeceu a escolha do Estado para o encontro dos secretários estaduais e enfatizou a força que o fórum tem para reivindicar interesses da educação junto ao governo federal. "Neste momento de reflexão em que todos estão voltados para o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), entendemos que é fundamental fomentar ações políticas e pedagógicas que ofereçam uma educação de boa qualidade para os brasileiros", concluiu Cassol. No segundo dia de reunião, os secretários começaram a manhã conversando sobre o Sistema Nacional de Formação de Profissionais da Educação e o Proinfo. Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de educação a distância do MEC, explicou ao Fórum o objetivo de organizar a oferta da educação inicial e continuada de maneira planejada, de modo que nos próximos anos o sistema possa amadurecer suas idéias principais na definição de cursos de graduação e especialização para atender aos interesses das secretarias municipais e estaduais.

No começo da tarde, André Lázaro, secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidades (Secad/MEC), demonstrou alguns projetos que são prioridades na área, como a Escola Ativa, o Brasil Profissionalizado, a Educação do Campo e Indígena, o Programa Saúde na Escola e outros. Em seguida, Luiz Caldas, Romeu Caputo e José Henrique Paim, também do MEC, colocaram em debate o Plano de Ação Articulada (PAR). "Com o PAR, o Ministério da Educação conseguiu fomentar a capacidade de análise do sistema educacional brasileiro", ressaltou Paim, lembrando, ainda, a importância do plano de metas dos estados e municípios para a melhoria contínua do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para finalizar a reunião, a professora Maria Auxiliadora enfatizou que a educação brasileira necessita de foco, metas e acompanhamento das ações e tem que ser encarada como prioridade. E, falando em acompanhando de ações, na reunião foram constituídas Comissões Especiais com o objetivo de realizar estudos e debater sobre temáticas prioritárias para subsidiar as decisões do Fórum de Secretários Estaduais de Educação.

Comissões Especiais e Estados participantes:

Comissão de Gestão e Valorização – CE, DF, MG, MT, MS, RS, SC e SP. Comissão de Financiamento - AL, BA, ES, MG, MS, PI, RS e TO. Comissão Ensino Médio e Educação Profissional - BA, CE, MG, MS, PR, RN, Comissão de Educação no Campo AC, MA, MT, RO, TO. Comissão de Educação Escolar Indígena – AC, AM, MA, MS, MT, RO, RR Distrito Federal

Comissão de Tecnologias Educacionais – DF, GO, MG, PR, RJ,


galeria Ana Cristina Medeiros, Márcia Valéria e Jucileide Dias Aragão.

Maria Inês Barroso, diretora de avaliação da secretaria de Minas Gerais, e Izolda Cela de Arruda, secretária de educação do Ceará, socializaram os modelos de avaliação educacional estadual.

O debate da I Reunião Ordinária dos secretários foi sobre avaliação educacional.

Visão geral da mesa.

O anfitrião da I Reunião Ordinária do Consed/2008, secretário de educação de Rondônia, Edinaldo da Silva Lustoza, agradeceu, emocionado, a escolha do seu estado.

O governo do estado de Rondônia ofereceu um jantar de boas-vindas aos secretários.

“Neste momento de reflexão em que todos estão voltados para o PDE, entendemos que é fundamental fomentar ações políticas e pedagógicas que ofereçam uma educação de boa qualidade para os brasileiros”, disse Ivo Cassol.

Mariza Abreu, secretária de educação do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Consed, recebe do governador e esposa o livro com a história do Rio Madeira.


frases Foto: Julio Cezar Oliveira/MEC

“O PDE é o resultado do esforço coletivo para uma educação de qualidade, integrando estados, municípios e governo”. Maria Auxiliadora Seabra Rezende, presidente do Consed, durante solenidade de abertura do Encontro de Prefeitos – em comemoração ao primeiro aniversário do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

“Na discussão sobre a Reforma Tributária não devemos estar focados em perdas, mas sim se haverá ganhos para a educação”. Paulo Sena, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados da Câmara, durante debate no Consed sobre a Reforma Tributária.

“A agenda da educação é urgente e precisa do envolvimento da sociedade. A educação tem que se transformar num valor social importante. Antes andávamos numa avenida esburacada, mas agora já está pavimentada e há muito que se fazer”. Fernando Haddad, Ministro da Educação, durante o lançamento do Relatório de Monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008, da Unesco.

GESTÃO 2007-2008 Presidente (Região Norte): Maria Auxiliadora Seabra Rezende Secretária de Estado da Educação e Cultura de Tocantins 1° Vice-presidente (Região Nordeste): Adeum Sauer Secretário de Estado da Educação da Bahia 2° Vice-presidente: (Região Centro-Oeste): Maria Nilene Badeca da Costa Secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul 3° Vice-presidente (Região Sul): Mariza Abreu Secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Sul 4° Vice-presidente (Região Sudeste): Haroldo Corrêa Rocha Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo Secretária-Executiva: Wanessa Zavarese Sechim

agenda Prêmio Nacional de ? Referência em Gestão Escolar Até 7 agosto: Avaliações dos Comitês Estudais/Regionais das escolas que se candidataram. A partir de 8 de agosto: Envio da documentação para o Comitê Nacional da primeira escola classificada pelo estado. Novembro: Premiação.

Nacional de Secretários de Educação – Consed desenvolvidos mediante parceria com a Embaixada Americana e o Conselho Britânico; e aprofundar e disseminar conhecimentos e experiências sobre gestão escolar adquiridos pelos participantes do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e pelo projeto Liderança nas Escolas.

Seminário: Diálogo e ? Participação Estudantil na Mudança da Escola Seminário sobre Educação ? Dias/Local: 11, 12 e 13 de “ F o r m a ç ã o I n i c i a l d e Docentes” agosto, em Brasília-DF. Resumo: O Ministério da Dias/Local: 13 de outubro, em Educação irá promover o 1º São Paulo-SP. Seminário Nacional de Entidades Resumo: A Fundação Victor Estudantis da Educação Básica, C i v i t a i r á p r o m o v e r e s t e com o objetivo de disseminar e seminário, em parceria com o resgatar as experiências dos Consed, para os secretários movimentos estudantis. São estudais de educação, com o parceiros do evento o Conselho objetivo de debater políticas Nacional de Secretários de r e l a t i v a s à f o r m a ç ã o d e Educação (Consed), a União professores, como concursos N a c i o n a l d e D i r i g e n t e s públicos e formação inicial e M u n i c i p a i s d e E d u c a ç ã o continuada. (Undime), a Secretaria Nacional Reunião Técnica Sobre o da Juventude, a União Nacional ? dos Conselhos Municipais de Ensino Médio Educação (Uncme), a União D i a s / L o c a l : 1 1 e 1 2 d e B r a s i l e i r a d o s E s t u d a n t e s novembro, Hotel Imperial Hall Secundaristas (Ubes), e o Fórum (Quality), em São Paulo-SP. N a c i o n a l d o s C o n s e l h o s Resumo: Organizado pelo Estaduais de Educação (FNCEE). Conselho Nacional de Secretários Secretarias Estaduais de de Educação – Consed e pela Educação: cada secretaria Organização dos Estados Iberoenviará 1 (um) representante e 1 Americanos – OEI, o evento tem o (um) aluno para participar do objetivo de debater questões evento. relacionadas a “Currículo”, “Formação Docente” e Seminário Internacional “Educação Profissional” no ? Sobre Gestão Escolar Ensino Médio. Dias/Local: 13, 14 e 15 de Secretarias Estaduais de agosto, no Hotel Nacional, em Educação: cada secretaria deve Brasília-DF. indicar 1 (um) técnico para Resumo: integrar projetos participar do evento. internacionais do Conselho EXPEDIENTE Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Consed Jornalista Responsável: Vivian Danielle Silva (MTb 4086/DF)

Diagramação: M. Felipe Fotos: João Luiz Kerdy e ... E-mail: comunicacao@consed.org.br Contato:(61) 3322.8759 Impressão:Gráfica XXX

Consed Informa 01  

Informativo Trismestral do Consed - Conselho Nacional de Secretário de Educação. Projeto Grafico e Diagramação: Marcos Felipe Jornalista:...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you