Issuu on Google+

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

www.diariodamanha.com 33 ANOS - Nยบ 370 - R$ 2,00

CARAZINHO, quarta - Feira 02.04.2014

Diรกrio da Manhรฃ

1


2

DA REDAÇÃO

Diário da Manhã

Carazinho em Imagens www.facebook.com.br/carazinhoemimagens

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Preconceito de gênero Rodrigo Ludwig

Paraquedistas de Carazinho durante torneio em Passo Fundo (1973): da esquerda para a direita (em pé) Milton Kraemer (piloto), Alfeu Borchardt e Sérgio Lauxen. Agachados: Rui Simplemsen, Otacilio Batista e Irani Gomes do Oliveira. Arquivo Sérgio Lauxen. (*) Essa é uma parceria do DM Carazinho com a Página Carazinho em Imagens. O setor trará diariamente imagens históricas do município. Aproveite!

DATA COMEMORATIVAS 02 · Dia Mundial de Conscientização do Autismo 02 · Dia Internacional do Livro Infantil

Instagram

@diariodamanhacrz

O repórter da Rádio Diário AM 780, Tiago Borges, flagrou ocorrência de lixo no Cemitério Municipal. “A população ainda usa o lugar para se livrar do lixo”, observa Borges. Recolhimento dos resíduos deve ser feito nos próximos dias.

Na última quinta-feira o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) divulgou através do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) os resultados acerca da tolerância social à violência contra as mulheres, onde foram entrevistadas 3.810 pessoas em 212 cidades, abrangendo todas as unidades da federação. Em conformidade com a pesquisa realizada pelo Ipea/SIPS, 65,1% dos entrevistados concordam totalmente ou parcialmente que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. No mesmo sentido, 58,5% das pessoas que foram submetidas à entrevista concordam totalmente ou parcialmente que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. Baseando-se em tais afirmativas, a conclusão do Ipea/SIPS é que a culpabilização da mulher pela violência sexual está ligada à noção de incapacidade do homem de controlar seus apetites sexuais. De acordo com o levantamento, a responsabilidade pelo estupro seria da mulher ao não se comportar adequadamente, eximindo o estuprador de culpa ao estabelecer um propósito corretivo na prática do crime. O resultado da pesquisa revelou que a cultura machista e o preconceito de gênero permanecem arraigados no comportamento da sociedade brasileira. Não obstante a mulher ter vivenciado a brutalidade do crime de estupro, seria justo, ético e moral ser responsabilizada pela violência sofrida em razão de suas roupas? Não é crível que uma mulher seja responsabilizada pela violência com o fundamento de que não se coaduna aos padrões preconizados pela sociedade. A adoção do uso de estereótipos sociais e comportamentais banaliza a violência sexual que milhares de mulheres sofreram, sofrem e, infelizmente, ainda sofrerão no Brasil. Limitar-se a analisar o comportamento e a conduta social das mulheres, separando-as de acordo com a sua maneira de se vestir, não alterará o crime, tampouco atenuará a violência, apenas denotará uma atitude de natureza essencialmente discriminatória. Nesse contexto, impõe-se crer que quando uma mulher for obrigada a praticar o ato sexual sob violência ou grave ameaça, independentemente dos estereótipos sociais e comportamentais apresentados, este ato será severamente punido, especialmente com o intento de dissuadir a reincidência por parte do estuprador. Não há conduta apta a justificar e, muito menos, amenizar o crime de estupro. Para que esta lastimável constatação não venha a fincar raízes nefastas, faz-se necessária uma urgente mobilização com a finalidade de coibir tal abuso, fazendo-se uso de manifestações públicas aptas a demonstrar o desprezo à violência contra as mulheres e, desse modo, contribuir para uma sociedade isonômica que se opõe ao machismo e ao preconceito de gênero que lamentavelmente ainda permeiam a sociedade brasileira.

(*) Advogado

Mande seu artigo para avaliação para redacao.carazinho@diariodamanha.net. Não garantimos a publicação. O Grupo Diário da Manhã não se responsabiliza pelas opiniões expressas neste espaço e todo material enviado não será devolvido. Máximo de 35 linhas, fonte times tamanho 10.

Envie #eunoDM Fundador Jornalista Túlio Fontoura (1935 1979) Presidente-Emérito Dyógenes Auildo Martins Pinto (1972 1998) Vinícius Martins Pinto (1997 2003)

Presidente Janesca Maria Martins Pinto Vice-Presidente Ilânia Pretto Martins Pinto Diretor Executivo Rogel Mello

Diretora Comercial: Jussara Alberton Sirena Editora: Mayara Dalla Libera (SRTE/RS 16983)

www.diariodamanha.com www.facebook.com/diariodamanha

@jornal_dm


POLÍTICA

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Diário da Manhã

3

Vereadores devem se encontrar com presidente da Corsan Parlamentares foram a Porto Alegre pedir providências na prestação de serviços e não descartam possibilidade de instalar CPI Sérgio Augusto Cornélio

sergio.cornelio@bol.com.br Os vereadores Rudinei Brombilla, Paulino de Moura e Erlei Vieira se deslocaram a Porto Alegre, para tentar uma audiência nesta quarta-feira (2) com o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra. No encontro, os parlamentares entregarão cópia de parecer jurídico que foi lido em plenário, na sessão ordinária de segunda-feira (31), sobre possíveis irregularidades no contrato celebrado em 2010, bem como pedir providências para a constante falta de abastecimento em alguns bairros de Carazinho. Além disso, pretendem reforçar formalmente o convite para o presidente estar presente na sessão ordinária do próximo dia 28, para usar a Tribuna Livre, durante o espaço do Grande Expediente, para prestar esclarecimentos à comunidade.

Os vereadores não descartam a possibilidade de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na prestação de serviços no município. O presidente do Legislativo Municipal ressalta que ainda no dia 26 de março foi solicitado ao presidente da Corsan, cópia do contrato com a empresa terceirizada que presta serviços de abertura e fechamento de valas em Carazinho. “Fizemos esse pedido, porque o serviço não está sendo de qualidade. Nas ruas de calçamento, retiram o paralelepípedo, deixam um monte de terra amontoado em um canto, não realizam limpeza e quando recolocam o paralelepípedo, não passam o rolo compactador”, enumera Brombilla, argumentando que a Câmara de Vereadores recebe muitas reclamações da comunida-

de e pedidos de providência. “A empresa terceirizada faz o serviço, cobra do Esta-

do e deixa o problema para o Município resolver, o qual também é responsável, pela

.

falta de fiscalização e cobrança da Corsan”, critica Brombilla

O que diz o parecer jurídico O parecer jurídico assinado pela procuradora geral do Legislativo, Gislaine Chagas Hüning refere-se ao contrato de programa para prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário entre o Município de Carazinho e a Corsan, Projeto de Lei nº 143/10. Conforme a procuradora o Executivo celebra este convênio, ou seja, entre administração e conveniado, e, para tanto descabe autorização do Legislativo, entretanto, conforme o art.17 da Lei Orgânica do Município, “compete exclusivamente à Câmara Municipal, além de outras atribuições previstas nesta Lei Orgãnica:...IX – autorizar a concessão de serviços públicos”. Conforme Gislaine, o referido projeto tramitou na Casa Legislativa com cópia do contrato que seria assinado, tendo inclusive aprovação em plenário. “Não pode o mesmo, sofrer alterações sem que tramite novamente e seja aprovado em plenário pelos nobres vereadores”, indica. Salienta que a intromissão do Legislativo sem ter sido chamado, seria um desequilíbrio entre os poderes, ou seja, afrontaria o princípio da separação dos poderes, tornando-se inconstitucional, “o que o caso em tela não condiz, pois conforme a Lei Orgânica do Município, o Legislativo deve autorizar a concessão dos serviços públicos. O referido projeto torna-se inviável, também, por não ter ocorrido o processo de licitação, pois mesmo que tenha sido por dispensa, deveria estar presente no corpo do projeto”. O parecer também questiona o fato de que no contrato enviado ao Legislativo fazia parte o diretor de operações e no contrato assinado consta o diretor de expansão. Cita ainda, entre outros itens, que na cláusula IV foi suprimida a parte “incluindo a captação, adução de água bruta, tratamento, adução de água tratada...”. Até o momento, o Poder Legislativo desconhece as condições técnicas e financeiras, bem como os prazos de conclusão das obras.

Legislativo homenageia Brombilla e Paulino divulgam nota de esclarecimento mulheres de destaque Foto: DM/Mayara Dalla Libera Foto: Divulgação

Na sessão ordinária de segunda-feira (31), o Poder Legislativo de Carazinho, ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, homenageou duas mulheres de destaque na comunidade, que receberam a distinção em nome das demais mulheres carazinhenses. Atendendo requerimento de autoria do vereador Márcio Hoppen, a primeira homenageada da noite foi Maria Nerci Link, microempresária na área de trufas a qual possui diversos trabalhos sociais e comunitários, com envolvimento no futebol amador e nos bastidores da política partidária, com forte militância. A outra homenageada, atendendo requerimento do vereador Daniel Weber, foi Denise Marchezan Cavol, formada em publicidade e propaganda, empresária e integrante do Sindicato Rural de Carazinho, sendo uma das idealizadoras da Comis-

Denise Marchezan Cavol (e) e Maria Nerci Link são de Produtoras Rurais, onde foi a primeira coordenadora do grupo e grande batalhadora pelas causas femininas. Denise também é integrante da Comissão da Expo Carazinho, sendo responsável pelo marketing da feira. Ambos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Os vereadores Rudinei Brombilla (PROS) e Paulino de Moura (SDD) divulgaram na segunda-feira (31) uma nota assinada por ambos, esclarecendo publicamente, que não fazem parte da atual administração. Segundo eles, “nosso grupo da Mesa Diretoria na Câmara não nos condiciona ao alinhamento com o Executivo. Estamos sim e vamos sempre dar apoio aos projetos e assuntos de interesse da comunidade, pois o vereador é um servidor do povo e se as coisas dão certas ou erradas é para o povo que temos que dar satisfação, não para o prefeito”, dizem. “Voltamos a afirmar que, sempre que os projetos apresentados pelo Executivo forem em benefício da população, nosso voto será favorável, como foi até agora, mesmo que o PROS e o Solidariedade não façam parte da atual administração”, complementam. Ainda segundo a nota dos dois parlamentares, um administrador tem que estabelecer prioridades e trabalhar voltado para sanar as dificuldades, primei-

Paulino de Moura (SDD) e Rudinei Brombilla (PROS) ramente naquilo que é mais importante para a população. “E neste sentido vamos estar sempre ao seu lado, voltando a afirmar que não fazemos parte da atual administração, mas sempre vamos apoiar tudo que for feito em benefício do nosso povo. Mais que isso, nós vamos cobrar as melhorias prometidas e tudo que for direito do cidadão, doa a quem doer”, advertem

.


4

Diテ。rio da Manhテ」

OPINIテグ

Nadja Hartmann

nadja@diariodamanha.net

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho


GERAL

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Diário da Manhã

5

Nova licitação para transporte coletivo em trinta dias Prefeitura deverá publicar edital baseado na legislação vigente e nos apontamentos feitos pelo MP durante processo judicial que inviabilizou certame anterior Foto: Arquivo DM

Em trinta dias deverá ser publicado o novo edital para licitação da concessão do transporte público em Carazinho. A assessora de licitações da prefeitura, Michele Francke, esclarece que a partir da divulgação do documento as empresas interessadas poderão se habilitar para participar do processo. Estima-se que depois de mais 20 dias a empresa que deverá oferecer o transporte coletivo na cidade seja conhecida. “Faltam apenas resolver algumas pendências de documentação contábil para que o edital seja publicado. As empresas encaminham um envelope fechado com toda sua documentação e então será marcado um dia para a abertura destes envelopes pela Comissão de Licitações que é nomeada por portaria”, confirma. Carazinho já havia dado iní-

Edital será publicado em trinta dias

cio ao processo licitatório na administração anterior, mas uma discussão judicial sobre a habilitação de uma das empresas este processo acabou revogado havendo a necessidade de se realizar

um novo trâmite. “A proposta quando é apresentada no certame, a princípio, tem validade de 60 dias e como ficou muito tempo sendo discutido na justiça, não teve como ser aproveitado o mesmo pro-

cesso havendo a necessidade da elaboração de um novo”, justifica. Michele explica que depois de conhecida a empresa, será publicado edital com os prazos a serem cumpri-

dos pela vencedora. “Ela assina um contrato de 12 anos, que poderá ser prorrogado por mais três, e terá um tempo para colocar o serviço a disposição da comunidade”, diz. O edital a ser publicando anunciado o certame deverá ser semelhante aquele que já havia sido publicado anteriormente, com algumas alterações nos itens que foram apontados pelo Ministério Público. “Como o transporte coletivo de Carazinho já possui uma lei, e existe uma legislação de licitações, a ideia é se enquadrar nestas exigências, fazendo adequações observando o que foi apontado na discussão judicial, que foram as exigências contábeis”, pontua ela, acrescentando que a qualificação econômica e financeira das empresas foi a principal observação feita durante o processo judicial

.

Em abril, vista azul Em todo o mês de abril, atividades serão realizadas para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente hoje (2). Para celebrar esse dia, ocorre uma concentração na Praça Albino Hillebrand a partir das 8h30min. O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. Em 2013, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, a estimativa é que haja 2 milhões de pessoas com autismo, cerca de 1,0% da população. No mundo, a ONU estima que tenhamos 70 milhões de autistas. No Centro Municipal de Educação (CEME), 15 alunos possuem o transtorno, entre 3 e 20 anos. “Na segunda-feira (31), fizemos a entrega das camisetas confec-

cionadas especialmente para a campanha, para chamar a atenção de que temos crianças autistas em nossa cidade e que hoje são atendidas em nossa cidade, no CEME”, afirma a coordenadora do centro, Celsoni Luiza Danieli. De acordo com ela, o autismo tem vindo mais a tona, pois os pais têm percebido certos comportamentos mais frequência. “O autismo são questões comportamentais, de linguagem, onde a criança tem dificuldade em fazer uma interação, essa relação termo a termo. Muitas vezes, eles não tem uma linguagem adequada, então, temos aqueles que são verbais, não verbais, aqueles que são apenas repetitivos e, tudo isso, varia de criança para criança”, observa, completando que algumas tem um desenvolvimento maior, enquanto

Foto: DM/Gabriella Bellé

Hoje (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado pela cor azul. Por isso, o CEME realiza atividades em alusão a data durante todo o mês

A coordenadora do CEME, Celsoni Luiza Danieli outros são mais reservados, pois isso que dificulta muito em determinar se ela tem o transtorno do espectro autista (TEA), tendo em vista que muitas doenças são semelhantes. Celsoni ressalta que são crianças mais sensíveis, o som os perturba com frequência, além do convívio com muitas pessoas. “Hoje, nós vemos que eles tem sim que estar dentro de um convívio da escola regular. Mais que isso, nós temos que dar um auxilio para as famílias e para as

crianças para que, aos poucos, também seja inserida na comunidade. As famílias sofrem com essa situação, por isso é necessária essa conscientização da sociedade”, comenta, ressaltando que todas as crianças atendidas pelo CEME frenquentam a escola regular, levando em conta as limitações que são enfrentadas por eles. Pensando nisso, foi criado o grupo Estrela Azul de Pais e Amigos dos Autistas de Carazinho, com o intuito de fornecer não só apoio nas questões médicas, bem como apoio e conhecimento entre as famílias. “O grupo surgiu no início de 2013 e, este ano, estamos fortalecendo ainda mais. Uma das coisas boas desse grupo, é que eles compartilham suas dificuldades conosco e entre eles, para eu

possamos trabalhar juntos, afinal de contas, não deve ser feito somente na escola, mas, também, em casa. Esse grupo não é para ficar somente do CEME, nós gostaríamos que outros pais se juntassem a eles. É bom para todos”, finaliza Celsoni

.

Programação 02/04 – Concentração na Praça Central, durante todo o dia com a entrega de panfletos explicativos e fitas azuis, simbolizando o autismo. Durante o fechamento das sinaleiras em frente a praça, serão expostas faixas com dizeres referentes ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo;


6

Diário da Manhã

SOCIAL

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Integração entre cães e donos na 4ª Cãominhada Fotos: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

Durante a quarta edição da Cãominhada, mais de 100 pessoas passearam com seus cães pela Avenida Flores da Cunha, na tarde deste domingo (30). Além do viés de entretenimento os donos prestaram um ato de solidariedade, em vista que o evento arrecadou cerca de 300 quilos de ração que serão doados para entidades de apoio aos animais. Vladinei Meireles, um dos organizadores da Cãominhada, lembra: “A ideia é auxiliar as entidades e mostrar que existe uma dificuldade no controle da população de cães de rua”, afirma Meireles, que também é sócio proprietário da Academia Studio Personal Fitness. Confira quem participou da Cãominhada com seus amiguinhos de quatro patas!

Vanessa Rotta e seu yorkshire Thor

A pequena Andressa Agne, com o seu amiguinho Snoopy

Armando Capitânio e o mascote Bono

Ana Laís Kissmann e Raquel Wohlmeister e seus cãezinhos

Eduarda Schubert levou a pequena Mag para o evento Rodrigo do Amaral com o pastor alemão Lobo


RADAR GERAL

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Parceria para a produção de biodiesel a partir de óleo usado O biodiesel gerado a partir da coleta do óleo, poderá ser utilizado nas máquinas da Prefeitura, sendo que geram uma grande economia para os cofres públicos Foto: Divulgação

Projeto será realizado através de uma parceria entre UPF e Prefeitura

Na tarde desta quinta-feira (27), o chefe de gabinete Vilson Paese recebeu no gabinete do prefeito Renato Süss representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na ocasião, estiveram presentes a professora Clóvia Marozzin Mistura, os professores Álvaro Becker da Rosa e Fábio Roberto Barão e a auxiliar administrativa Juliana Leocádio Teixeira Vigânigo. O assunto tratado foi o Projeto de Produção de biodiesel com óleo usado, proveniente da região de abrangência da UPF, município de Carazinho. Através deste projeto, a Prefeitura, em parceria com a UPF, organizará um levantamento de dados na área urbana (pesquisa nas escolas sobre a produção do óleo residual pelas famílias),

discutindo com os diversos órgãos envolvidos e implementando a campanha de coleta seletiva do óleo usado e a logística de recolhimento e armazenamento destes resíduos. O grupo explicou sobre a importância da parceria da Prefeitura para a implantação deste projeto no município. Paese parabenizou a iniciativa da UPF e disse que a Prefeitura tem sim muito interesse em participar, pois, o meio ambiente também é uma preocupação desta administração. Os professores salientaram que o mesmo projeto já está em execução no município de Marau. Conforme os professores, o biodiesel gerado a partir da coleta do óleo, poderá ser utilizado nas máquinas da Prefeitura, sendo que

geram uma grande economia para os cofres públicos. A UPF precisa, para a execução do projeto, construir um reator, que seria patrocinado pela Prefeitura, depois, combinado com o município, a Instituição instala o equipamento onde o município decidir. O grupo vai manter contato, pois, a parceria foi firmada e a ideia é colocar o projeto em prática a partir de 2015, iniciando com a conscientização, implantação e execução. “É um projeto que envolve toda a comunidade e todos ganham com a implantação do mesmo”, finalizou Paese. Também participaram do encontro a secretária da Educação, Eloisa Dreyer e a diretora de Meio Ambiente, Liana Barbizan Tissiani que vão se envolver diretamente com o projeto

.

Diário da Manhã

7

Novo diretor do Banrisul toma posse Tomou posse nessa segunda-feira (31), o novo diretor Administrativo do Banrisul, Vicente Rauber. Ele assume a função no lugar do então vice-presidente, Flavio Lammel, que se afastou da diretoria do Banco, a pedido. A função de vice-presidente será exercida pelo atual diretor de Crédito e Marketing, Guilherme Cassel. Durante a cerimônia, o presidente Túlio Zamin agradeceu a dedicação e solidariedade de Flavio Lammel no desempenho de suas atividades como

executivo do Banco. Lammel lembrou que a atual gestão desenvolveu diversos projetos importantes para a expansão da instituição e, em especial, citou a ampliação da rede de atendimento que, atualmente, conta com 513 agências. Ao assumir sua função, Vicente Rauber destacou a excelência da empresa e o reconhecimento do trabalho de toda a equipe de empregados e executivos que faz do Banrisul uma dentre as 10 maiores instituições financeiras do Brasil

.

Secretaria da Saúde recebe Prêmio Master Diamante Foto: Divulgação

Prefeito Renato Süss, o secretário Anderson Kurtz e o motorista Jorge Albuquerque

A Secretaria Municipal da Saúde de Carazinho recebeu um prêmio de gestão no último final de semana. O secretário municipal da Saúde, Anderson Kurtz, está entre os 50 melhores gestores municipais de Saúde Pública. A Master Eventos acompanhou as ações da Secretaria Municipal da Saúde de Carazinho durante o ano de 2013 e no último sábado (29), aconteceu a solenidade de premiação, que foi na Churrascaria Montana Grill, em Porto Alegre. O Prêmio é a nível Estadual e serve de requisito para disputa do Prêmio Internacional de Gestão. Através do levantamento de dados da Master Eventos, o secretário foi indicado para receber o “Prêmio Master Diamante” em qualidade e excelência, nos serviços prestados à Saúde Pública. A avaliação deu-se em duas etapas: Primeiramente foram selecionados 50 municípios dentre os 497 existen-

tes no Rio Grande do Sul, que obtiveram melhor desempenho na área da Gestão Pública no ano de 2013, considerando todas as secretarias municipais. Posteriormente, procedeu-se com avaliação dos gestores das cidades selecionadas, dentre elas Carazinho. Ao fim da análise dos dados, constatou-se que Carazinho teve o melhor desempenho. “Sempre trabalhamos para obter a satisfação de nossos munícipes. Estamos diuturnamente buscando servir nossa comunidade com transparência, dedicação, responsabilidade e planejamento. Sempre almejamos conseguir bons resultados. Muito temos a realizar ainda, porém muito importante e gratificante podermos saber que estamos no caminho certo, pois somente com planejamento e organização poderemos melhorar a saúde de Carazinho”, comentou o secretário da Saúde

.


8

VARIEDADES

Diário da Manhã

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Astral

Novelas Globo

GLOBO

Além do Horizonte

Jóia Rara

Chiquititas

Clara vai com Cadu ao galpão e sugere que Laerte contrate Marina para fotografar o espaço. Os idosos convencem Miss Lauren a manter Felipe como médico. Verônica e Marina conversam sobre a possibilidade de um curso de fotografia no galpão. Shirley compra um haras e pensa em chamar Virgílio para conhecê-lo. Laerte e Nando saem juntos e falam sobre suas respectivas mulheres. André percebe que Luiza está distante, mas ela não conta o que a aflige.

Lili explica a William o plano de LC. Marlon coloca em prática o plano para a fuga de Celina, André e Guto. Os seguranças percebem a fuga dos prisioneiros antes do previsto, e Marlon fica preocupado. Fátima mostra o dossiê para Lili. Lili reencontra Selma e Rita. Assis toma a frente das investigações sobre a fuga dos prisioneiros. William percebe a alegria de Lili ao receber de volta o pingente de Marlon. Priscila não acredita nos sentimentos que Heloísa diz ter por Flávio.

Apolícia corre para tentar prender Manfred, mas, ao chegar ao local, se depara com uma casa vazia. Amélia se desespera ao ver que sua filha não está por lá. Gertrude vai ao endereço correto do esconderijo com o Dr. Fernando para que ele possa tratar Pérola. Aurora e Lola se reconciliam com Davi e Fabrício.O médico diz que Pérola precisa ser internada, mas Manfred não aceita a ideia e o ameaça. Gaia não resiste e falece. Gertrude vai à farmácia comprar os medicamentos para Pérola, e o farmacêutico liga para a polícia.

Junior chama a atenção de Armando por mandar Beto ficar vestido de CupCake. Dani está no hospital e Fernando consola Carol. Junior também vai ao hospital. Dani passa por uma cirurgia. Matilde acha a Brunilda na escada. Chico chega a conclusão de que o acidente com a Dani foi ocasionado pela aranha. Matilde diz que pegaram sua aranha. A mulher questiona os meninos, que se sentem culpados. Fernando avisa que o caso de Dani é grave, pois ela fraturou uma vértebra.

Em família

GLOBO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Grupo étnico turcomano Canção de ninar Tornar favorável

© Revistas COQUETEL 2013

Dispositivo destinado Corresà projeção (?) de pondente Entocar potássio: Princípio (a caça) o salitre de Lao-tse

Eletrodoméstico Agir como como o o maratoMini nista System

Singular; indivisível O direito do escritor (?) Seixas, cantor À (?): à superfície

(?) shop, loja típica de aeroportos Área nobre de Fertilizancidades te natural litorâneas Cada parte do investimento em um fundo Grupo de Em lugar bandidos posterior

Agente de calor em churrasqueiras

Erasmo Carlos, cantor brasileiro

Erguidos; aprumados (?)-seca: babá

Símbolos do Windows (Inform.) Código de conduta profissional A arte das igrejas barrocas

Antiga civilização andina Amaciar Cozinham no forno (?) de chá: confeitaria 4/free — humo. 5/slide. 6/ícones. 7/autoral — nitrato. 8/tártaros. 9/correlato. T A P R T A F R O S

A N C I U T A R R A T M O A E E T I E C C A

I C O N E S O

N

U T A O

R A C

A

S C O R R E L A T O

Nas bancas e livrarias.

S C A L O P I R A D R R E E E R L A H U C O T N D O E R A S A M O L A M

de Dante em 100 eNigmas

B A T B R A S

iNferNo

Solução S

Uma viagem fantástica pelo

38

A

BANCO

Parabéns 02.04.2014

Aquele que faz legenda para filme Aparelhar (a cavalgadura)

rede SBT

Acácio Souza Adriana Silveira Della Senta Ademar Drey Ana K. Barzotto Antônio Flávio Sturmer Dionea M. S. Nunes Elizabete Fátima de Souza Ernesto Hirt Francisco Markes de Mello Gilza Maria Sampaio Ionara Notare Ivete T. Rezende Borges Jairo Storchide Souza Jair Rogério Neuhaus Jean César de Almeida José Antônio Birckan Jussara Eggres de Oliveira Karine Ribeiro Kauã de Moraes Leonardo Dias Miguel Lucas Reali Ribeiro Lucas Della Senta Luiz Fernando Meira Mário Luiz Soares Maristela Schwalbert Pinto Marilei Gonçalves Nelson Patines Alves Patrícia A. Schamitt Pedro Henrique Orsato Portella Rosane Knop

ÁRIES O excesso de confiança em si e de otimismo, princi-palmente ao lidar com seu dinheiro, poderá acarretar-lhe sérios problemas. Faça tudo dentro de suas condições. Êxito, todavia, social. Aproveite este benéfico dia para promover seu sucesso social, profissional e material. TOURO Talvez não consiga gozar da inteira liberdade que quer e precisa. Mas é provável que, se meditar sobre a opinião dos outros terá maior recompensa num futuro próximo. Boa in-fluência para o romance e o casamento. GÊMEOS Você está vivendo um dia que muito o favorece. Faça tudo para evitar atritos, discussões e cena de ciúme. Boas notícias à tarde e novos conhecimentos de bons resultados para o futuro. Se for livre de compromissos, pode iniciar romance. CÂNCER Boas notícias estarão previstas para você hoje. O fluxo é dos melhores às associações, ao casamento, a vida conjugal e para unir se a outra pessoa. Bom na saúde. A cor da sorte é a vermelha. Evite desavenças na vida familiar e amoro-sa. Nervosismo exagerado cuide-se. LEÃO Neste dia, você será beneficiado em questões comerci-ais e na solução que deseja para um problema profissional. Por outro lado, procure não perder de vista seus principais objeti-vos financeiros. Os meios de comunicações, transportes estão favorecidos. Evite discussões. VIRGEM Alguém de sua família ou de sua amizade poderá perturbá-lo, no período da manhã. Pense positivamente, pois muitas serão suas chances de sucesso profissional, financeiro e social. Os amigos estarão disposto a colaborar e a vida amorosa e familiar. Dinheiro e amor sob bons fluxos astrais. LIBRA Seu forte magnetismo pessoal hoje deverá atrair a sim-patia alheia, o que lhe trará muitos benefícios. Novas e dura-douras amizades também estão previstas. Sucesso nos negócios e nas novas empresas que fizer. Pode tratar de assuntos impor-tantes. O trabalho renderá o necessário. ESCORPIÃO O período lhe favorecerá nas investigações, estu-dos, pesquisas e na medicina. Por outro lado, deverá evitar acidentes, aos negócios arriscados, não crer em falsas notícias e boatos maldosos. No campo conjugal e sentimental, procure ser cauteloso. SAGITÁRIO Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Dia favorável para novas amizades que o ajudarão a progredir muito. Sucesso nas associações, nos negócios, nos assuntos de dinheiro e no amor. Indecisão para tomar atitudes. Lucros através de associações. CAPRICÓRNIO Bons contatos com pessoas de posse financei-ra elevada e melhoras de sua condição material é o que denota o fluxo astral de hoje para você. Boa disposição para o traba-lho. Pensamentos pessimistas, sem razão de ser. Seja mais confiante em si mesmo. AQUÁRIO Dia dos mais afortunados para os negócios, traba-lho, a prosperidade financeira e social. Poderá lucrar, também pela ciência e educação. Evite desentendimentos com a pessoa amada. Negativo fluxo astral as mudanças de emprego, ativi-dades ou de residência. PEIXES Procure não criar nenhum obstáculo no que se refira ao amor. Sua atitude poderá ser interpretada de mil maneiras. Procure ser otimista e os resultados serão satisfatórios. Com a ajuda do planeta Marte, o setor mais favorecido de sua vida será o amoroso.


GERAL

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Diário da Manhã

9

Animais de Lages e Palmeira das Missões vencem GPs no Jockey West By East venceu o IV GP Haras Ponta Porã e Verdigris o I GP Paulo Irineu Pelanda Fotos: DM/Mara Steffens Nogueira

De sexta-feira (29) até ontem (1º) o Jockey Club Carazinhense foi palco novamente de disputas do calendário do turfe nacional. De acordo com o presidente, Miltras Pasqualotto, o “Foguinho”, nos últimos dois anos a entidade está em ascensão voltando a fazer parte do cenário do esporte, como acontecia nas décadas de 70 e 80, quando o turfe movimentava a cidade. “Estamos encerrando um e já temos outro evento agendado para o último fim de semana deste mês. Além disso, teremos competições em maio e agosto”, coloca. Na visão do presidente, o evento foi sucesso, sendo registrando um bom número de expectadores. “Somente no domingo tivemos 10 mil pessoas. Segunda e terça-feira, dias úteis, também tiveram grande público, o que nos deixou bastante contentes”, observa, acrescentando que o leilão de potros também atingiu as expectativas. “Foi comercializada 90%

Baitaca montou cavalo vencedor

Proprietário de Verdigris, vencedor da terça-feira, é de Palmeira das Missões

dos 85 animais que estavam à venda. A média de comercialização é de R$ 33 mil por animal”, menciona. Os dois Grandes Prêmios disputados tiveram a participação de 36 animais, 16 somente no GP que homenageou Paulo Irineu Pelanda. Este foi vencido, na tarde desta terça-feira (2) pelo cavalo Verdigris, de propriedade de

Djalma Oliveira, de Palmeira das Missões. O animal, criado no Haras Ponta Porã, foi montado pelo jóquei carazinhense Bernardo Marques Neves, conhecido como Baitaca. A disputa foi tão acirrada que para se conhecer o campeão foi preciso consultar o sistema que apura o resultado para se ter o campeão. A diferença

na linha de chegada foi bem pequena. Aos 16 anos, Baitaca carrega no sangue o amor pelo esporte já que aprendeu com o pai e o avô os segredos para ser um bom jóquei. Mesmo com pouca idade já possui pelo

menos oito anos de carreira, contando o período que era apenas aprendiz. Ele já participou de grandes competições em várias partes do país e diz se sentir muito feliz em poder competir e vencer em Carazinho

.

GP Haras Ponta Porã A final do IV GP Haras Ponta Porã aconteceu na tarde de segunda-feira (31). Desta etapa da competição participaram 20 cavalos. O vencedor foi West By East, de propriedade de Studio Aparício, de Lages-SC.


10

Diário da Manhã

CLASSIFICADOS.AUTOMÓVEIS ALUGUEL APARTAMENO CASAS TERRENO

(54)

3329-9666

Página 10

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Rua Venâncio Aires, 279 - Carazinho/RS Fone: (54) 3329-5588 Sílvia Regina de Assumpção Carbonari, faz saber que pretendem casar-se: Dione Alexandre Knob de Oliveira e Lisiara Aparecida de Quadros Mendonça Quem souber de algum impedimento acuse-o na forma da lei. Carazinho, 18 de Março de 2014.

Anuncios “Aluga-se apartamento em Balneario Camboriú 1 quadra e meia do mar, apartir de 1 de fevereiro, 250,00 a diária Tratar 3329-5220 ou 99694378”

Rayra Mendes Oficial Escrevente Autorizada

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho


POLÍCIA

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

Diário da Manhã

Meninos devem se alistar até 30 de junho Desde o dia 2 de janeiro e, até o momento, apenas 150 jovens se alistaram O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderá, na Mobilização de Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional. O Delegado do Serviço Militar, 1º Tenente Edson Carlos Berreta, fala que o alistamento vai até o último dia útil do mês de junho, no dia 30. “A recomendação é que o pessoal não deixe para a última hora. Os jovens brasileiros, do sexo masculino, que tenham 18 anos completos ou completará até o final do ano, ou seja, aqueles que nasceram em 1996”, informa. Para aqueles que perderam

o período de alistamento em 2013, Berreta orienta para que procurem a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. “Ele se alista novamente e concorre a seleção agora para servir. Ele passa pelo Alistamento Fora do Prazo, então paga um multa e pode se alistar”, afirma. Depois do alistamento, entre os dias 15 e 21 de outubro, os meninos passam pela seleção para o serviço militar, que ocorre no Ginásio da Acapesu. Para se alistar, basta comparecer a JSM de seu município, munido de uma foto 3X4, documento de identidade, comprovante de residência e CPF. Até agora, cerca de 150 jovens se alistaram em Carazinho, mas, são es-

perados pelo menos 600 até o fim da campanha.

Dever O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar

.

Quem deve se alistar: jovens nascidos em 1996 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima da sua residência, levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência, CPF e uma foto recente, tamanho 3x4. O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 de junho de 2014.

A Junta de Serviço Militar de Carazinho fica no Edifício Avenida, 1184, na Av. flores da Cunha, sala 114 térreo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 17h.

Tenente da 10ª Junta de Serviço Militar visita gabinete Foto: Divulgação

Na semana passada, esteve visitando a Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul o Tenente e Delegado 10ª Junta de Serviço Militar, Edson Carlos Berretta, e o Auxiliar Administrativo José Dutra. A visita foi para atribuir o cargo a nova secretária Guiomar Teresinha Heckhler na Junta de Serviço Militar de Almirante Tamandaré do Sul, a qual ocupará o lugar de Rosangela Strack. Além da substituição eles tiveram verificando alguns documentos da Junta de Serviço Militar 253 e passou algumas orientações para a nova secretária.

11

E mais... Caminhão incendeia na BR 386 Um caminhão pegou fogo depois de colidir contra a mureta de proteção de uma ponte na BR 386, em São José das Missões, nesta terça-feira (1°). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sarandi, o fogo foi controlado e o motorista não se feriu. O trânsito chegou a ficar em meia pista durante parte do dia até a chegada do guincho para remover o caminhão. Foto: Divulgação/Beatriz Potrick/DiárioRS

Acidente ocorreu na manhã de terça-feira (1°)

Furto no Jockey Club Carazinhense De acordo com o registro policial efetuado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), um homem teve uma pasta furtada na noite de domingo (30) no Jockey Club Carazinhense. Segundo a ocorrência, a pasta continha documentos pessoais e R$ 650. A vítima é do Estado de Mato Grosso do Sul.


12

Diário da Manhã

Quarta - Feira, 02.04.2014, Carazinho

www.diariodamanha.com

DIÁRIO PASSO FUNDO redacao@diariodamanha.net - (54) 3316.4800 DIÁRIO CARAZINHO redacao.carazinho@ diariodamanha.net - 54.3329.9666 DIÁRIO ERECHIM redacao.erechim@diariodamanha.net - 54.3321.2223 DIÁRIO FM 97.7 MHz diariofm@diariodamanha.net - 54.3311.1309 DIÁRIO AM - 570 KHz diarioam570@diariodamanha.net 54.3311.7756 DIÁRIO AM CARAZINHO - 780KHz diarioam780@diariodamanha.net - 54.3331.2422

PREVISÃO PARA HOJE

dm

PASSO FUNDO

CARAZINHO

17ºC

18ºC

Mínima

27ºC Máxima

PORTO ALEGRE

21ºC

Quarta - Feira, 02.04.2014

Mínima

27ºC Máxima

Mínima

ERECHIM

28ºC

16ºC

Crescente 7-4

Cheia 15-4

Máxima

Mínima

26ºC Máxima

LUAS Nova 30 -3

Minguante 22-4

Decreto dispõe sobre o agendamento de consultas preferenciais O prefeito de Carazinho, Renato Süss, considerando a necessidade de garantir um serviço mais eficiente e digno aos idosos e as pessoas com deficiência, devido a dificuldade de locomoção e acesso que muitos destes enfrentam, decretou que os pacientes idosos e pessoas com deficiência já cadastradas nas unidades de saúde do Município de Carazinho poderão agendar suas consultas nessas unidades. O número de consultas agendadas será limitado a 20% das consultas diárias disponíveis na unidade de saúde. A disponibilidade de atendimento de até 10 fichas, referente à Tarde do Idoso, prática já adotada nas Unidades Básicas de Saúde, permanece inalterada. Além disso, para receber o atendimento agendado previamente, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades de saúde deverão afixar, em local visível à população, material indicativo do conteúdo deste Decreto.

Mais um título para a coleção de Anselmo Souza

Um dos campeonatos mais tradicionais da região chegou ao fim no final de semana

Anselmo Souza foi campeão recentemente da 6ª Rústica Cidade de Coronel Barros. O atleta foi destaque mais uma vez em sua categoria, fazendo os 7,2 quilômetros da prova em 29min30s. Foram cerca de 200 participantes e Souza foi o único participante de Carazinho. No dia 13 de abril ele pretende participar de uma prova em Planalto, onde deve correr os 5,5 quilômetros que ligam a cidade a Alpestre. Também está nos planos dele competir em Carlos Gomes (próximo a Getúlio Vargas) no dia 27 de abril, numa rústica de 5 quilômetros.

O Campeonato Municipal de Futebol de Não-Me-Toque chegou ao fim domingo (30), no Estádio Dr. Waldomiro Graeff. Na categoria principal, a taça ficou com o Sabiá Branco (Posse São Miguel) que derrotou o Harmonia (São João do Gramado) na decisão, de 2x1. Na categoria aspirante o Santo Antônio (Bairro Santo Antônio) faturou o título vencendo o Harmonia de 1x0.

Foto: Divulgação/JE Acontece

Sabiá Branco e Santo Antônio são os campeões em Não-Me-Toque quarta com o Ipiranga. O goleador foi Luan Borges (Harmonia) e Djony (Harmonia) foi o Luan Borges goleiro menos vazado. A Taça foi goleador Disciplina ficou com o União. na categoria Na categoria Sub 23, o União principal terminou o certame em terceiro lugar. O Gaúcho ficou em quarto. Lucas Soares (Santo A premiação foi entregue logo Antônio) foi goleador e Michael depois dos confrontos. Na ca(Santo Antônio), o goleiro metegoria principal, a terceira conos vazado. O Guarani levou a locação coube ao Gaúcho e a taça disciplina

.

Atleta conquistou prova em Coronel Barros

Carazinho no Nordeste Adroaldo Martini e Soeli Magalhães embarcaram ontem (1º) para Natal (RN) para participar, mais uma vez, das competições da V Funacef, da Caixa econômica Federal. Os carazinhenses estarão nas corridas de 10 quilômetros que acontecem no dia 6 de abril de 5 quilômetros marcadas para o dia 8 de abril.


Conexão

PASSO FUNDO - CARAZINHO - ERECHIM

Quarta-feira, 2-04-2014 - www.diariodamanha.com

Medicina: especialistas de renome internacional reunidos em Passo Fundo

O 9° Congresso Médico de Passo Fundo, que inicia hoje segue até o dia 5 na UPF, deve reunir mais de 1,8 mil profissionais e acadêmicos de medicina para uma intensa programação, com a abordagem de diversas especialidades e temas atuais Sirlei Pazinato

sirlei@diariodamanha.net

Conhecido como um polo em saúde, nesta semana, Passo Fundo ganha ainda mais destaque na área com a realização do 9° Congresso Médico do município, que inicia hoje (2) e segue até o próximo sábado (5) com a presença de médicos de destaque nacional e internacional. Conforme o médico Paulo Reichert, coordenador científico desta edição, os temas que serão abordados no evento foram decididos pelos membros da Associação Médica do Planalto (Ameplan) em diversas reuniões, nas quais se chegou ao consenso de seguir um modelo em que nas salas principais fossem abordados temas de interesse amplo e nas

salas paralelas houvessem sessões para os especialistas. “Na verdade, temos dois congressos dentro de um. Um generalista e outro de especialistas”, acrescenta o coordenador científico. Os palestrantes também foram sugeridos e definidos pelos associados da Ameplan. “São nomes de grande importância no cenário médico”, destaca Reicher, citando nomes como o do Dr. José Camargo, do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Farid Hakme, do oncologista Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff, do professor titular da cirurgia do aparelho digestivo da USP, Dr. Ivan Cecconello, do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Dr. Henrique Sérgio,

dentre outros nomes de destaque nacional e internacional. “O que nós esperamos com a realização do congresso é uma atualização importante sem a necessidade de os profissionais da região terem a necessidade de se deslocar para centros longínquos. Queremos consolidar este congresso para que a cada dois anos os profissionais da região se reúnam aqui para atualizarem o seu conhecimento”, acrescenta o coordenador científico. O Congresso, que está em sua 9ª edição, ocorre em Passo Fundo desde a década de 1990, porém, teve alguns anos de recesso e desde 2010 voltou a ocorrer bienalmente. O evento ocorre no Centro de Eventos, Campus I da UPF, e deve reunir

cerca de 1,8 mil profissionais e acadêmicos de Medicina. “O Congresso Médico de Passo Fundo já entrou no calendário

do município e tem crescido a cada edição. O próximo, em 2016, será ainda maior”, acredita Reicher.

Temas

A programação contempla diversas especialidades e temas atuais. Amanhã (02), a primeira palestra da manhã será proferida pela Dra. Ângela Moreira Vitória sobre Controvérsias e Perspectivas da Atenção Primária em Saúde. No mesmo dia, às 20h, a conferência de abertura será proferida pelo Dr. José Camargo que é idealizador e diretor médico do Hospital Dom Vicente Scherer. O congresso também contará com a presença do Dr. Farid Hakme que abordará o tema do rejuvenescimento corporal; do Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff que falará sobre o rastreamento do câncer digestivo; do Dr. Ivan Cecconello que discorrerá

sobre a área de tratamento cirúrgico do refluxo; e do Dr. Ângelo Alves de Mattos que palestrará sobre hepatite gordurosa. O evento também contará com atividades relacionadas ao trânsito e aos traumas, organizadas pela Fundação Tiago Gonzaga. A programação também contará com temas livres, em que serão apresentados estudos de relevância na área médica e que foram previamente aprovados. A programação completa e demais informações sobre o congresso podem ser conferidas no site: www.congressomedicopf.com. br. A organização das atividades é da Ameplan e da UPF, em parceria com outras entidades e instituições.

Recursos da Participação Popular podem não ser empenhados em 2014

E a responsabilidade maior, desta vez, será dos gestores municipais que ainda não encaminharam os projetos para o Governo do Estado. Prazo encerra nesta sexta-feira (04) para as verbas referentes a investimentos em saúde Cristian Puhl

cristian@diariodamanha.net

Sexta-feira (04) encerram os últimos prazos para os municípios encaminharem à Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã os projetos para a aplicação de recursos destinados pelo Governo do Estado as demandas eleitas pela população durante o proces-

so de Participação Popular de 2013. Até o final da semana passada, muitos gestores ainda não haviam encaminhado a documentação necessária para terem suas propostas analisadas e as verbas, posteriormente, liberadas. “A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por exemplo, encerrou na segunda-feira (31) o recebimento dos pla-

nos de trabalho e a de Saúde estendeu até o final desta semana por conta do grande número de projetos que teriam de ser analisados”, explicou o coordenador Regional da Participação Popular, Rodrigo Roman. Abrangendo a coordenação de 21 municípios, Roman argumentou que o Estado ainda não divulgou um le-

Períodos antecipados Em função do período eleitoral deste ano, os prazos para entrega dos planos de trabalho foram antecipados em alguns meses, mas, de acordo com Roman, todos os administradores foram comunicados sobre o fato. “Desde o dia 18 de fevereiro nós estamos alertando sobre as datas e dessa urgência em encaminhar as informações”, declarou, lembrando que os recursos não empenhados para os municípios em 2014 não vão estar, necessariamente, perdidos. “O nosso problema é de execução, porque a lei eleitoral nos bloqueia a partir de julho. Sem os planos aprovados pelo Estado, as verbas ficam bloqueadas, mas podem ser acessadas em outras oportunidades. Agora, por

exemplo, nós vamos liberar um recurso conquistado em 2010 pelo município de Alvorada. Ou seja, se passaram quatro anos desde que a população elegeu a demanda”. Na região, o valor da Participação destinada aos municípios é de mais de R$ 5 milhões, em áreas diversas, como saúde, segurança e educação. “Ainda não é possível determinar quanto será efetivamente depositado aos municípios, porque o prazo ainda está vigendo. Mas, no ano passado, foram pagos, ainda dentro do exercício de 2013, projetos para 18 municípios. Os outros receberam no início deste ano. Ou seja, o problema maior está na execução da demanda, não no recurso, que já está disponível”, esclareceu.

vantamento atualizado sobre quantas localidades não efetivaram seus planos junto as Secretarias correspondentes às demandas apontas pela população. “Até a quartafeira passada, por exemplo, apenas 13 municípios tinham entregues planos de ação na área de Saúde, mas esse quadro deve ter se alterado, porque entramos em contato

com todas as administrações para reforçar a necessidade de cumprir o cronograma”, reiterou ele, apontando também que a elaboração destes projetos não é novidade para nenhuma das municipalidades da região. “Todos já sabem como proceder e quais informações são necessárias constar nos documentos enviados ao Estado”.


REGIÃO Diário da Manhã

2

Quarta-feira, 2.04.2014

Previdência Social e Você

Passo Fundo Erechim Carazinho

Cotações moedas

Fechamento Variação%

Dólar 2,2690 Euro 3,1261

CBOT

0,00 0,06

Fechamento Variação%

Soja (U$d/bu) 1484,50 20,50 Milho (U$/bu) 507,50 5,50 Trio(U$/bu) 685,25 -12,00 Óleo (U$/bu) 41,40 0,98 Farelo (U$/tonO) 482,70 3,40 As cotações foram apuradas às 17h30. Horário de BR bm&f

Fechamento Variação%

Soja (U$d/bu) 30,70 Milho (U$/bu) 30,90 Boi(U$/bu) 122,50 Ouro/bm&f zid (R$/gr) 94,00

agrícolas Fechamento Soja Passo Fundo (R$/SC) 66,50 Milho Passo Fundo (R$/SC) 26,50 Trigo Carazinho (R$/SC) 39,00 www. agroinvvesti.com.br Av. Gal Neto, 789 - 2104-2300

bolsa 1º/04/2014

Bovespa

-0,29% 50.270 pontos

INCC / Passo Fundo VARIAÇÃO NO MÊS

0,22%

**tjlp

jANEIRO A MARÇO

5% a.a.

SALÁRIO MÍNIMO R$ 724,00

SALÁRIO Região

Menor: R$ 770,00 Maior: R$ 1.100,00

NORMATIVO

dos comerciários Fechamento

Passo Fundo Erechim Carazinho

R$ 860,00 R$ 806,00 R$ 862,00

TABELA INSS Até 1.317,07 De 1.317,08 até 2.195,12 De 2.195,13 até 4.390,24

8% 9% 11%

Cotrijal está entre as 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa 2014 A seleção para a escolha levanta informações nos quatro pilares e a cooperativa demonstrou atender os itens de avaliação através de eventos, projetos, programas, estruturas e ações Editora Gestão e RH divulgou no dia 21 de março que a Cotrijal está entre as 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa do Brasil. É a única cooperativa listada na pesquisa, desenvolvida desde 2006, a partir da avaliação de quatro pilares: Responsabilidade Social, Gestão Ambiental, Qualidade de Vida e Ética e Relacionamento com Stakeholders. O resultado foi divulgado em solenidade realizada em São Paulo, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi. O levantamento com as organizações participantes é feito após estudos realizados entre as empresas que constam entre as 1.000 Maiores e Melhores (Exame), As Melhores Empresas para você Trabalhar (Você S.A. - Exame), Great Place to Work - Melhores Empresas para Trabalhar (Época), dados fornecidos pelo Instituto Ethos, Ibase, BM&FBOVESPA, IBGC e pesquisas anteriores realizadas pela Gestão e RH. A seleção para a escolha levanta informações nos quatro pilares acima, identificando de que forma as empresas atendem aos requisitos e a Cotrijal demonstrou atender os itens de avaliação através de eventos, projetos, programas, estruturas e ações, como: - Área dedicada às questões ambientais - Setor de Meio Ambiente e ações ambientais em diversos setores da Cotrijal; Expodireto Cotrijal; Princí-

pios da Cotrijal alinhados aos quatro pilares de cidadania, definidos através de concurso com a participação dos colaboradores; Implantação do Código de Conduta com orientações de comportamento englobando os pilares de cidadania incluindo relacionamento com Stakeholders: associados, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade. “Ser uma das 100 melhores empresas do Brasil em Cidadania Corporativa representa que estamos no caminho certo e que devemos continuar a olhar para estas questões tão importantes: investir nas pessoas e nas comunidades, pensar no meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento regional e do agronegócio”, afirma o Presidente Nei César Mânica. “Este destaque mostra que há muitas coisas boas na Cotrijal em todos os setores e que vivenciamos os princípios de cooperação e cidadania. Só nos damos conta quando estamos no ranking junto com empresas renomadas, pois nos desafios do dia a dia não percebemos o conjunto de ações que fazem o diferencial da Cotrijal”. Finalizando, o Presidente diz que com este reconhecimento, a Cotrijal reforça seu papel de buscar soluções inovadoras e sustentáveis para seus negócios através de pessoas conscientes, cidadãs e que pensam na coletividade.

www.diariodamanha.com Presidente

Vice-Presidente

Janesca Maria Martins Pinto

Diretor Executivo

Ilânia Pretto Martins Pinto

Rogel Mello

@jornal_dm www.facebook.com/diariodamanha

Clélia Fontoura Martins Pinto - ME Matriz: Rua Independência,917, sala 3 - Passo Fundo Contato: (54) 3316-4800

Marlise Vieira Melo de Araújo e Sérgio Luis Costella

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: Mais de 3.8 milhões de trabalhadores já garantiram a proteção da Previdência Social Quase 4 milhões de empreendedores individuais (EI) já se se formalizaram e passaram a usufruir das vantagens de se tornar um trabalhador por conta própria com a proteção da Previdência Social. Segundo dados da Receita Federal do Brasil, até o dia 11 de março, o número de cidadãos cadastrados como EI foi de 3.823.649. No RS 222.750 trabalhadores já aderiram ao MEI. A novidade é que a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República já começou o envio pelos Correios dos carnês de pagamento da contribuição dos empreendedores individuais relativos ao ano de 2014. A ideia é estimular a adimplência deste público. Isto porque para ter acesso aos benefícios da Previdência Social, tais como auxílio-doença e aposentadoria, é indispensável que o trabalhador esteja em dia com suas contribuições, mantendo, assim, sua qualidade de segurado.

Governo já está enviando o carnê para pagamento das contribuições individuais do EI Em maio/2014 serão enviados os carnês de pagamentos para EI dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, contendo as guias com vencimento entre Maio/2014 a Janeiro/2015 (competências 04/2014 a 12/2014); Benefícios - Formalizados, os trabalhadores passam a ter CNPJ, o que facilita a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e emissão de notas fiscais. Além disso, esses empreendedores e suas famílias ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade, (mulher aos 60 anos e homem aos 65 anos, após 15 anos de contribuição), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Inscrição - Para se inscrever como empreendedor individual é simples, basta acessar o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), no ícone Formalize-se, preencher os dados e imprimir o carnê de contribuição para ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica. A inscrição é rápida, simples e segura. Não há qualquer taxa para inscrição. Todo processo é gratuito. Contribuição - O empreendedor individual paga mensalmente 5% do salário mínimo (R$ 36,20) para Previdência Social mais R$ 5,00 de Imposto sobre Serviços (ISS) ou R$ 1,00 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços (ICMS), conforme a atividade desempenhada. Para saber mais informações sobre o Programa do Empreendedor Individual, o cidadão deve ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, 135, ou para o Sebrae, por meio do telefone 0800 570 0800. O atendimento da Previdência Social é gratuito, simples, seguro e dispensa intermediários.


REGIÃO

Caso Dal Agnol: Ex-ministro recebeu comissão sobre valores ilícitos

Diário da Manhã

3

Quarta-feira, 2.04.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Acordo entre empresário e Brasil Telecom, ainda trouxe outros nomes de pessoas públicas envolvidas no caso FOTO REPRODUÇÃO

Jonas Lima

policia@diariodamanha.net

Uma informação divulgada nesta semana pela Polícia Federal mudou a concepção que se tinha a respeito dos envolvidos no golpe milionário aplicado pelo empresário Maurício Dal Agnol em diversos clientes que processaram empresas de telefonia. Um contrato, encontrado em fundo falso nos fundos da casa de Dal Agnol comprova acordo entre o empresário e a companhia Brasil Telecom. No contrato confirma-se que a BrasilTelecom teria pago R$50 milhões para ele interceder nos processos movidos pelos clientes, através de donos de ações da empresa. Além disso, metade dos valores que conseguisse devolver para a companhia seria repassados para o empresário, firmando-se como um dos maiores casos de estelionato do Brasil. Entre os nomes presentes no contrato estão do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, como recebedor de 12,5% das comissões repassadas para Dal Agnol. Além disso, assinou como testemunha do acordo, o vice-presidente de relações institucionais da maior empresa de comunicação do País, Paulo Tonet Camargo.

Caso se entregue no Brasil, Maurício Dal Agnol pode responder em liberdade

Detalhes do contrato

O Grupo Diário da Manhã obteve acesso a todo o contrato onde em uma das cláusulas está expressamente proibido qualquer tipo de divulgação sobre tal acordo para qualquer pessoa que não estiver descrito no papel. Nas sete folhas que compõe o “acordão”, está descrito que os primeiros R$20 milhões foram pagos adiantados em dezembro de 2009. O restante foram acertados em cinco parcelas nos meses de agosto, setembro, outubro e dezembro de 2010 e ainda em fevereiro de 2011. Conforme a Polícia Federal, o empresário possuía mais de R$1,5 bilhão de reais somente das ações movidas contra a Brasil Telecom e advogava para ambos os envolvidos no caso. Mais de 30mil processos foram movidos pela Dal Agnol advogados. Até 2009, a Brasil Telecom já havia perdido na justiça mais de R$640 milhões em processos movidos por clientes. Os representantes da companhia telefônica serão procurados para prestar esclarecimentos à polícia e possivelmente indiciados pela fraude milionária. Maurício Dal Agnol e família continuam desaparecidos. Conforme a PF, se for capturado no Brasil, o empresário poderá responder pelo crime em liberdade. Caso seja preso pela Polícia Internacional – Interpol, deverá ser submetido ao processo de extradição submetendo-se à justiça do País em que for capturado.

Operação Canudos investiga fraude em concessão de seguro-desemprego A Polícia Federal e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE/ RS) deflagraram na manhã de ontem (1º), a Operação Canudos, para desarticular duas organizações criminosas estabelecidas a partir de escritórios de contabilidade sediados em Novo Hamburgo (RS). A investigação teve início em dezembro de 2013. Informações da Seção de Fiscalização do Trabalho e Emprego apontaram que dois escritórios teriam sido responsáveis por um prejuízo de aproximadamente 3 milhões de reais no período

de 2012 e 2013. A fraude era realizada a partir da inserção de dados falsos no sistema CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego. Os escritórios incluíam contratações e demissões fictícias de trabalhadores para empresas clientes, gerando o pagamento de seguro-desemprego. Muitas das empresas nem sabiam da prática criminosa e foram vítimas dos grupos. O escritório responsável pela fraude recebeu uma parcela do benefício como pagamento. Oitenta policiais federais acompanhados de auditores

fiscais e servidores da SRTE cumprem seis mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão em Novo Hamburgo. Também são cumpridas 17 ordens judiciais de condução coercitiva de empresários que serão ouvidos na Polícia Federal. Os investigados irão responder por organização criminosa e estelionato em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência. No período investigado, foram gerados cerca de 600 benefícios fraudulentos.


ESPORTE Diário da Manhã

4

Quarta-feira 2.04.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Grêmio joga hoje pela Libertadores Tricolor encara o Atlético Nacional na Colômbia e pode ser líder do Grupo 6 FOTO CRISTIANO OLIVESKI/ DIVULGAÇÃO

Nada de Gre-Nal. Após a surpreendente derrota para o Internacional na Arena, pelo Gauchão, o foco do Grêmio agora é outro. Mirando a liderança do Grupo 6 e buscando encaminhar a sua classificação para a 2ª fase da Taça Libertadores da América (tendo uma das melhores campanhas no geral), o Tricolor encara a parGrêmio quer fazer um jogo parelho tir das 22h de hoje (02) e buscar pontos na Colômbia o Atlético Nacional, em Medelín, na so objetivo é fazer um jogo parelho, Colômbia. disputado, buscar o maior número O placo do jogo é mítico na hisde pontos. Quem atua para empatar tória tricolor: foi no Estádio Atanáfica muito tempo na retranca. Não é sio Girardot que Dinho marcou um o nosso caso. O Grupo 6 é sem dúvida gol de pênalti e deu o bicampeonao mais difícil da Libertadores. Hoje, to da Libertadores ao Grêmio, em três equipes têm possibilidades de 1995. Em terras colombianas desde classificar” disse o goleiro Marcelo a segunda-feira (31), os jogadores Grohe, em entrevista coletiva. gremistas treinaram duas vezes – no dia da chegada e ontem (01). Nos dois treinos, o técnico Enderson Moreira foi enfático em corrigir os defeitos da defesa, a fim de não perder hoje. Mais uma vez, Enderson Moreira poderá repetir a escalação do Grêmio. Sem problemas de lesões ou suspensões, o Tricolor deve ir a campo com Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro e Riveros; Luan, Barcos e Dudu. “Nos-

Empates nos jogos da UCL Barcelona x Atlético do Madrid e Manchester United x Bayern não teve vencedores

FOTO AI GRÊMIO/ DIVULGAÇÃO

Nada de vencedores nos primeiros dois jogos válidos pelas quartas de finais da Uefa Champions League. Nas duas partidas de ontem (01), Barcelona e Manchester United não conseguiram ganhar jogando em casa, empatando, respectivamente, com Atlético de Madrid e Bayern de Manchester United e Bayern de Munique empataram em 1x1 Munique. Os jogos de volta serão dis- guiu ganhar em seus domínios foi o putados na semana que vem. Manchester United. Contra o podeAtuando no Camp Nou, o Barcelo- roso Bayern de Munique, atual camna não conseguiu fazer valer o man- peão da UCL, os ingleses até saíram do de campo para sair em vantagem em vantagem, com um gol no segunsobre o Atlético de Madrid. No clás- do tempo, de Vidic. Porém, o volante sico espanhol, o time madrilenho foi Schweinsteiger empatou o placar em quem saiu na frente no placar, com 1x1. um lindo gol marcado pelo meia braJogos de hoje sileiro Diego (ex-Santos). No final do Real Madrid x Borussia Dortmund e de jogo, outro gol brasileiro: Neymar fez Paris Saint-Germain x Chelsea (ambos o seu, após passe de Iniesta. às 15h45min). Outro mandante que não conse-

Olímpico será Campo de Treinamento na Copa Estádio foi escolhido pelo Comitê Organizador Local (COL), em detrimento ao CT do Grêmio O Comitê Organizador Local da Copa 2014 oficializou, ontem (01), o Estádio Olímpico Monumental como Campo Oficial de Treinamento (COT). A antiga casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense substitui o CT do Grêmio no Humaitá – que não deve ter suas obras concluídas até a Copa do Mundo. Dessa forma, o estádio, que já foi sede das Universíades 1963, pode-

rá receber treinos de delegações como a Argentina, que jogará em Porto Alegre no próximo dia 25 de junho. O Olímpico, juntamente com a Arena do Grêmio e o Sesc Campestre são os três campos de treinamentos oferecidos pela capital gaúcha para a preparação das seleções que jogarão no Beira -Rio durante a Copa do Mundo da Fifa 2014.


Carazinho