Issuu on Google+

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Diário da Manhã

Opinião.

Hiperidrose, o desconforto do suor excessivo Diversas formas de tratamento estão disponíveis para o problema, dentre elas, medicações orais, aplicadas no local e até cirurgias.

“Estudo indica que os bancos possuem tantas opções de cartões de crédito, que dificultam a avaliação dos consumidores em relação às diferenças de modalidades”.

Luciano Duarte Peres

Classificados Nahida Tamimi bateu um papo descontraído com a Bella, e conta sobre a história de sua vida nos países onde já viveu, sem deixar de fora a importância de suas origens.

CARazinho, SÁBADO E DOMINGO, 29 e 30.03.2014

www.diariodamanha.com 33 ANOS - Nº 358 - R$ 2,00

1

As melhores ofertas de veículos e imóveis


2

DA REDAÇÃO

Diário da Manhã

Carazinho em Imagens www.facebook.com.br/carazinhoemimagens

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Pessoa com deficiência precisa de respeito e amor Sérgio Almeida

Construção do Ed. Lauxen (foto entre 1969 e 1972): No centro, Hotel Liberal (em funcionamento). Ao lado direito um “Aero Willys Itamarati”. Imagem por Foto Cinerama. Arquivo Família Capeleto. (*) Essa é uma parceria do DM Carazinho com a Página Carazinho em Imagens. O setor trará diariamente imagens históricas do município. Aproveite!

DATA COMEMORATIVAS 29 . Dia de São Constantino 30 . Dia Mundial da Juventude 31 · Dia da Integração Nacional 31 · Dia da Saúde e Nutrição 31 . Aniversário do Golpe Militar - 1964

Instagram

@diariodamanhacrz

Jocélio Cunha postou uma foto no Instagram do Monumento ao Gaúcho Laçador, em homenagem ao aniversário de Porto Alegre. “Parabéns Porto Alegre pelos 242 anos de história e por ser a capital de todos os gaúchos”, disse ele.

No sábado, eu aproveitei minha estada em Cachoeira do Sul para fazer uma visita de estímulo a Rodrigo da Costa Pereira, que usou a internet para denunciar a rejeição social que sofre por ser portador de uma doença genética rara que provoca deformidades no crânio e na face. Rodrigo relatou que as crianças e adolescentes debocham dele quando o veem na rua. “Está na hora de ter mais respeito com qualquer pessoa que tenha deficiência”, desabafou. Batemos um longo papo – na verdade, eu falava e ele, às vezes, balbuciava umas poucas palavras, já que, devido à doença, o rapaz de 31 anos tem dificuldades de audição e fala – e, após o abraço de despedida, saí com a certeza de que resgatei um pouco de sua autoestima e dignidade. Meus pais sentiram na carne o que é ter uma filha com deficiência. Minha irmã Jane, devido à perda total das possibilidades auditivas sonoras aos 6 meses de idade, cresceu tímida e introvertida, era zombada pelos colegas de escola, vivia trancafiada no quarto e não saía de casa para se divertir. E, quando jovem, apesar de passar em todas as etapas das seleções de emprego, esbarrava na entrevista e não conseguia visualizar um horizonte profissional. Um empresário chegou a dizer para minha mãe: “A senhora não vê que ela é surda? Não vai dar certo!”. Felizmente, em 1993, minha irmã prestou concurso público na condição de deficiente auditiva e, desde então, trabalha na Justiça do Trabalho, atualmente na cidade de Estrela. Jane mostrou que deficiência pode não ser sinônimo de incapacidade. Em 2011, a MTV teve que indenizar uma família que se sentiu ofendida pelo teor do quadro “Casa dos autistas”, onde os humoristas simulavam trejeitos caricatos supostamente típicos de pessoas que sofrem de autismo. A Justiça entendeu que a cena causou “danos gravíssimos aos autistas e seus familiares”. O ator Paulinho Serra lamentou a sentença: “Fico triste que estejamos no caminho da condenação”. Acredita? Todo preconceito é desumano. Mesmo assim, vemos seguidamente jovens zombando de idosos, torcidas chamando atletas e árbitros negros de macaco, comunidades do Facebook zoando os deficientes físicos... Como escreveu Jaqueline Machado, cadeirante desde o nascimento, em seu quarto livro, “Vou tentar”: “Pena que a maldade existe e que ela costuma morar justamente no coração daqueles que deveriam nos amar”.

(*) Colunista

Mande seu artigo para avaliação para redacao.carazinho@diariodamanha.net. Não garantimos a publicação. O Grupo Diário da Manhã não se responsabiliza pelas opiniões expressas neste espaço e todo material enviado não será devolvido. Máximo de 35 linhas, fonte times tamanho 10.

Envie #eunoDM Fundador Jornalista Túlio Fontoura (1935 1979) Presidente-Emérito Dyógenes Auildo Martins Pinto (1972 1998) Vinícius Martins Pinto (1997 2003)

Presidente Janesca Maria Martins Pinto Vice-Presidente Ilânia Pretto Martins Pinto Diretor Executivo Rogel Mello

Diretora Comercial: Jussara Alberton Sirena Editora: Mayara Dalla Libera (SRTE/RS 16983)

www.diariodamanha.com www.facebook.com/diariodamanha

@jornal_dm


GERAL

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Diário da Manhã

3

Vereadores cobram solução de problemas relacionados à água Os edis estão organizando um manifesto em frente a Corsan, para o dia 11 de abril. Gerente da companhia em Carazinho rebate críticas Foto: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

Mara Steffens Nogueira mc-steffens@bol.com.br Um grupo de vereadores carazinhenses está organizando um manifesto para o dia 11 de abril, a partir das 16h, em frente a Corsan. Em entrevista ao programa Diário Cidade da Rádio Diário AM 780Khz, Alaor Tomaz, Anselmo Britzke, Gian Pedroso (PDT), Paulino de Moura (Solidariedade) e Rudinei Brombilla (PROS) colocaram os motivos do movimento. Segundo eles, a iniciativa é motivada por várias reclamações de usuários quanto ao atendimento e o abastecimento de água na cidade. Na visão deles, a falta de água seria o principal problema enfrentado pela população atualmente. O grupo pensa inclusive em custear transporte para os moradores que desejam participar do ato.

Vereadores concederam entrevista à Rádio Diário A falta de água, conforme eles, estaria atingindo várias regiões, especialmente a parte sul da cidade, nos bairros Planalto e São Sebastião. Os buracos ocasionados por obras realizadas pela Corsan para manutenção da rede também foram questionados. “Percebemos a demora das obras, a precariedade que acontece. Eu mesmo já senti na pele porque abri um comércio e em um domingo ficamos sem água, imagina o resto da cidade. As pessoas pagam em dia

e pagam muito bem. O mínimo que deve ter é um bom atendimento. Os vereadores são cobrados neste sentido porque a população confia neles e então temos que dar este respaldo”, opinou Gian Pedroso. Anselmo Britzke informou estar monitorando alguns buracos que teriam sido abertos pela Corsan. “A gente vê buracos que a Corsan abre e demora para fechar. Na Coronel Camisão, no Bairro Princesa, existe um que está lá desde

que assumi de vereador. As pessoas me pedem, eu solicito providências e até agora nada. Então a companhia não está realizando um bom trabalho”, enfatizou. Brombilla também questionou o trabalho realizado pela empresa terceirizada pela companhia que presta serviços de abertura e fechamento de valas. “Ela vence a licitação e presta um serviço horrível. Faz abertura de vala e quando faz o fechamento, não passa o rolo compactador e o prejuízo fica para o município. Na Rua João Pessoa tem um buraco aberto há 23 dias. Fico triste com isso”, menciona.

CPI O presidente do Legislativo destacou o contrato assinado entre município e a estatal em 2010 para a renovar a concessão do serviço teria sido modificado depois de ter pas-

O gerente da Corsan de Carazinho, Sandro Loureiro afirmou estar triste com as declarações dos vereadores e que as considera um desrespeito com as entidades públicas. “Não tenho nada contra o trabalho dos vereadores, mas o que chama atenção são as inverdades ditas, tentar jogar a população contra uma empresa que está completando 48 anos de serviços na cidade da melhor forma possível. Temos problemas sim. Todas as empresas que eu conheço passam por problemas. Sempre que dou entrevista eu questiono ‘você nunca foi a um supermercado e faltou um produto?’ Em determinado momento você pode não encontrar e nem por isso chama o vereador”, declarou, mencionando que as declarações tem cunho pessoal. “É uma questão pessoal pelo que a gente sente. Acho que é um desrespeito o cidadão de Carazinho ouvir o que ouviu hoje (sexta-feira). Vamos receber todos os manifestantes que vieram até aqui, não somente no dia 11. Todos os dias recebemos usuários que nos procuraram para resolver seus problemas e temos conseguido”, detalhou. Segundo Loureiro, desde dezembro quando houve a queda de uma torre na subestação Santa Marta ocasionando uma interrupção de energia de mais de 10 horas o abastecimento de água foi prejudicado. “O sistema tem que ter sincronia. Temos que captar a água do rio, tratar e aí distribuir para a população. Tudo tem que funcionar perfeitamente e isso se faz também com energia elétrica. Qualquer problema que acontecer durante este processo irá ocasionar problemas futuros. Desde aquela época estamos enfrentando dificuldades porque a pressão não chega aos pontos altos”, comentou, ressaltando que a comunidade tem sido abastecida da mesma forma. Já sobre o abastecimento na região sul da cidade, Loureiro informa que quando o abastecimento é interrompido para manutenção ou conserto, aquela região é a última a ser reabastecida por sua posição geográfica. “É mais distante e mais alto. Além da rede precária que foi feita lá quando tinha 20 pessoas no Bairro Planalto. Quantos moradores têm hoje? Digo mais, tem pontos naquela região que não falta água. Outro dia pesquisamos algumas moradias em todas tinha água. Aí dizem que tem morador que enche panela com água para usar no outro dia. Gostaria de saber este endereço para verificar qual é o problema”, informou. O gerente rebateu também as críticas feitas em relação a um material publicitário que circula na cidade informando os investimentos feitos pela Corsan. Ele citou como exemplo a tubulação instalada no Distrito Iron Albuquerque, a reforma da sede da companhia que estava deteriorada, os veículos adquiridos para facilitar o atendimento à população, a contratação de novos funcionários. “Tudo isso passa despercebido? Acho que os vereadores não conhecem a Corsan. Dizer que não fizemos um centímetro de tubulação de esgoto? Convenhamos, só não estamos tratando por causa da empresa que foi contratada no governo passado e foi à falência. Esse

Foto: DM/Mara Steffens Nogueira

O que diz Sandro Loureiro

sado pela aprovação na Câmara. “O contrato em vigência é diferente daquele que foi aprovado pelos vereadores. Solicitamos uma análise da assessoria jurídica que deve apresentar um relatório semana que vem. Pedimos para o jurídico revisar cláusula por cláusula e fazer um relatório sobre supostas irregularidades, pois cada alteração que fosse feita, o contrato deveria retornar ao Legislativo”, acrescentou. Os vereadores entendem que este fato poderá dar origem a uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “É lamentável. Queremos ouvir este parecer do jurídico, mas recordo que na época eu me rebelei porque deveria ter sido feita uma licitação para a concessão do fornecimento de água”, informou Paulino de Moura, dizendo que se trata de um problema administrativo. “O que estamos vendo é que a coisa não funciona administrativamente. Não há voz de comando”, argumentou. “O mais importante é pensar na comunidade”, destacou Alaor Tomaz, afirmando ser a favor de uma CPI se ela realmente se fizer necessária. “Se tiver necessidade iremos instaurar, mas se obtermos as informações necessárias através da própria Corsan ou da Prefeitura sobre o que está acontecendo acredito que não será preciso”, disse

.

Investimentos Gerente da Corsan, Sandro Loureiro

sim é nosso grande problema”, alegou. Sobre o contrato entre Corsan e Município, questionado pelos vereadores, Loureiro disse que “são esferas diferentes e que os vereadores tem o poder de fiscalizar a prefeitura. É uma estão entre poder legislativo e poder executivo”. Também recordou que na época das discussões sobre o contrato, os vereadores tinham a intenção de legalizar os poços artesianos, o que seria ilegal diante leis federal e estadual que proíbe abertura de poços onde há rede pública de abastecimento em função da contaminação. “Será que é isso que eles querem investigar? Que este item não consta no contrato?”, questionou.

De acordo com Sandro Loureiro, a Corsan está executando mais 22 quilômetros de tubulação de esgoto. São 1.800 ramais no bairro Ouro Preto. Lá está iniciando a terceira etapa da obra. Já estão prontos 7.150 metros de rede, com 790 ramais prediais só aguardando a conclusão da estação de tratamento para que o sistema opere. O recurso de R$ 65 milhões, conforme o gerente, foi destinado para serem gastos durante todo o contrato. “Estamos fazendo agora investimentos que deveriam ter começado há 30 anos que não foram feitos porque não tinha recursos. Agora tem. Carazinho foi escolhido a dedo para receber investimento”, concluiu.


4

ESPECIAL

Diário da Manhã

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Recanto

Conclusão da obra da nova ala irá proporcionar uma melhor qualidade de vida aos 75 idosos que vivem no Recanto São Vicente de Paulo. Atualmente 11 vovós estão sem madrinhas sergio.cornelio@bol.com.br O Recanto São Vicente de Paulo é uma entidade filantrópica, que oferece abrigo à população idosa de Carazinho e região, inserida em contextos de vulnerabilidade social, sem visar lucros. Ainda com o nome de Asilo, sua fundação foi em 19 de julho de 1950, pela Sociedade São Vicente de Paulo e a Sociedade Carazinhense de Auxílio aos Necessitados. Inicialmente, acolheu crianças pobres e sem referências familiares, em regime de internato, prioritariamente meninas. Nas dependências da instituição havia uma escola, na qual elas eram alfabetizadas, recebiam orientações de serviços domésticos e cursos diversos, como crochê, bordado, pintura e culinária, entre outros. Mais tarde, em 8 de maio de 1955 passou a acolher pessoas idosas, somente do sexo feminino e a partir do dia 13 de março de 1955, quan-

do ocorreu a solenidade de inauguração, passou a pertencer à Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A instituição possui capacidade física para 100 vagas, mas hoje abriga 75 idosos, entre homens e mulheres, distri-

“Graças a Deus o povo está muito participativo, colaborando”, agradece a diretora administrativa da entidade, Irmã Iracema Marques

buídos em duas alas. “No entanto, caso aumente o número de idosos, automaticamente será necessário contratar mais funcionários. Hoje 45 pessoas fazem parte do quadro efetivo, sendo dez técnicos de enfermagem, seis cuidadores, equipe de manutenção e limpeza da casa, além de dez irmãs, que dão todo apoio aos colaboradores e também atu-

am diretamente com os idosos”, explica a diretora administrativa da entidade, Irmã Iracema Marques. Na esfera financeira o Recanto vive hoje um momento mais estável, contando com serviço de telemarketing que está tendo boa aceitação. “Está superando

Fotos: DM/Sérgio Augusto Cornélio

Sérgio Augusto Cornélio

as expectativas, a comunidade está colaborando com a entidade. Isso deu uma boa aliviada na parte financeira da casa. Antes estávamos sempre no vermelho, todo final de mês era aquela correria. Hoje podemos respirar um pouquinho melhor. Graças a Deus o povo está muito participativo, colaborando”, destaca a irmã. Segundo ela, a comunidade

sempre prestigia as tradicionais promoções do Recanto, como os galetos com massa, pedágios e o café colonial, cuja próxima edição acontecerá no dia 31 de maio, para angariar recursos para a instituição. A expectativa é de que mais de 1.000 cartões sejam comercializados.

Campanha do metro quadrado A grande meta da direção para 2014, conforme Irmã Iracema é a continuidade e conclusão da obra da nova ala, até o final do ano. “Os trabalhos foram reiniciados no mês de fevereiro. A Província está colaborando com 70% dos recursos e o restante, na última quinta-feira iniciamos uma campanha, através do telemarketing, pedindo ajuda à população, para custear o metro quadrado de materiais de construção, avaliado em R$ 500”, revela. A diretora administrativa comemora o fato de que algumas pessoas já aderiram à causa, até mesmo parcelando sua colaboração. Para concluir a obra são necessários mais 1.600 metros quadrados, o que demanda de um recurso considerável. “Isso que 70% dos recursos a Província está fornecendo e o restante ficou para buscarmos junto à comunidade carazinhense e da região, uma vez que também há idosos de outros municípios que utilizam o Recanto São Vicente de Paulo”, argumenta. Irmã Iracema irmã acredita que ainda falta ter-


ESPECIAL

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

de afeto minar metade da obra. A parte concluída já está sendo utilizada e conta com ampla e moderna infraestrutura física e material. O objetivo é de até o final do ano, já estarem todos idosos na nova ala. Em relação ao que será feito com a estrutura mais antiga, onde também fica a parte administrativa, a diretora revela que ainda não há uma decisão. Atualmente o espaço é ocupado por cerca de 50 idosas, que posteriormente serão transferidas para a nova ala que irá proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Diário da Manhã

5

Fotos: DM/Sérgio Augusto Cornélio

Falta concluir mais 1.600 metros quadrados da nova ala

A importância das madrinhas Atualmente 11 vovós estão sem madrinhas, função esta de grande responsabilidade para quem assume o compromisso, tendo em vista os fortes vínculos que se criam. “Elas se apegam de tal maneira, que no dia do encontro com as madrinhas, que é toda segunda terça-feira de cada mês, não dormem direito na noite anterior, tamanha a ansiedade do encontro. Quando amanhece querem usar a melhor roupa, porque aquele dia é especial para elas, é o dia que a madrinha vem. Quando a madrinha não aparece, mesmo justificando, elas não comem, ficam tristes, deprimidas, doentes”, explica a diretora. Quem quiser ser madrinha pode procurar alguma das coordenadoras ou a direção da casa. A única exigência para tal, conforme a Irmã é o compromisso de dar carinho e atenção e aos idosos, não existindo formalidades. “Basta assumir a função de ser madrinha, onde o principal de tudo é o amor, ter a disponibilidade de passar uma tarde com a sua afilhada, uma terça-feira de cada mês. Duas horas de contato elas já ficam satisfeitas. A presença da madrinha, para elas é tudo”, enfatiza. Algumas idosas residem no local desde o tempo de que eram jovens, há casos com 30, 40, até com mais de 50 anos de Recanto. “Muitas não têm nenhum vínculo familiar, são pessoas que inclusive foram abandonadas na porta do antigo Asilo ou que algum familiar trouxe e nunca mais voltou para visitar. A vida, a história delas é aqui. Este é seu verdadeiro lar. Elas se sentem em casa, ajudam a lavar a louça, têm seus pequenos ofícios”, observa. Na última segunda-feira (24), durante reunião com vários participantes, foi eleita a nova diretoria social do Recanto São Vicente de Paulo, tendo como responsáveis a partir de agora, Emílio Moraes e Mari Meira. Já o grupo de madrinhas das vovós será coordenado por Mara Pedrozo, Marisa Fávero e Odete Nodari. No dia 10 de abril será realizado um retiro espiritual para as madrinhas, com ênfase na espiritualidade vicentina. A atividade será realizada no Juvenato Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Oriental.

Carinho, atenção e muitas atividades Além das exigências legais de adequação da instituição, a grande procura por vagas no Recanto, tanto de mulheres quanto de homens, instigou a diretoria e as irmãs responsáveis, a intensificar a realização de promoções beneficentes e a elaboração de projetos sociais de captação de recursos, buscando a ampliação dos serviços prestados e, principalmente, dar continuidade à construção do novo prédio, obra iniciada em 1999, que devido à insuficiência de recursos, não teve continuidade. No antigo prédio, onde está estabelecida a Ala São Vicente de Paulo, que acolhe hoje, cerca de 50 mulheres, a infraestrutura está precária, o que estampa a necessidade de conclusão do novo espaço, inaugurado em 14 de janeiro deste ano, a qual se denomina Ala São José, a qual oferece toda infraestrutura necessária para o acolhimento da população idosa. No local estão abrigados atualmente cerca de 30 pessoas de ambos os sexos. Os idosos em ambas as alas têm idade superior a 60 anos.

A maioria recebe benefício social ou previdenciário, correspondente a um salário mínimo. No geral, o contexto de saúde dos idosos é caracterizado por diversos graus de deficiência física, mental e psicológica. É constatada a presença de doenças como Alzheimer, depressão, hipertensão, diabetes, esquizofrenia e o Mal de Parkinson. Alguns idosos utilizam medicação de uso contínuo, bolsa de urostomia ou colostomia, são cadeirantes ou se locomovem com dificuldades, se alimentam através de sonda, se tornando total ou parcialmente dependentes para realizarem suas atividades diárias. Além do atendimento básico, o Recanto São Vicente oferece à população idosa institucionalizada, atividades de socialização e recreação, que contemplam a valorização das relações de pertencimento do idoso ao espaço onde vive; da preservação dos seus hábitos e valores; de integração social; festividades em datas comemorativas, com a participação dos seus familiares e amigos, empresas e

entidades locais e regionais, a fim de fortalecer os vínculos afetivos. Os idosos participam ainda, de programações culturais, lúdicas, cultos, missas, rodadas de conversa e reflexões, que contribuem para o fortalecimento da orientação espiritual e valorização da vida.

Protetora dos animais Uma das usuárias do Recanto São Vicente de Paulo é Sueli Borges (70) que está no local há mais de cinco anos, desde que um incêndio destruiu sua residência. Mesmo com problemas de saúde, em uma cadeira de rodas e com dificuldades de dicção, ela lembra com orgulho que dedicou sua vida aos animais, sendo delegada regional contra crueldade com os animais e uma das fundadoras da Associação Carazinhense de Proteção aos Animais (ACAPA). “Aqui e bom, as irmãs e outras vovós cuidam de mim.

Sueli Borges é uma das fundadoras da ACAPA Mas tenho muita saudade dos meus bichinhos, eles eram tudo de bom em minha vida”, disse em meio às lágrimas.

Vovó voluntária

O contexto de saúde dos idosos é caracterizado por diversos graus de deficiência física, mental e psicológica

Marli Michels (68) completará um ano de Recanto, no próximo mês de maio. “Aqui é bom, eu vim por minha própria vontade, porque sou sozinha. Mesmo tendo sobrinhos e uma irmã, decidi vir morar aqui. As irmãs me autorizaram sair quando eu quero. Solidão não é bom para ninguém”, diz. Marli ajuda as cadeirantes, e também auxilio as pessoas que têm dificuldades para caminhar. “Gosto de ser voluntária”, sintetiza.

Marli Michels decidiu morar no Recanto por escolha própria


6

GERAL

Diário da Manhã

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Cãominhada chega a quarta edição Evento está marcado para domingo no centro da cidade Foto: DM/Arquivo

A quarta edição da Cãominhada está prevista para este domingo (30), a partir das 15h. Os participantes irão se concentrar na Rua 1º de Maio, em frente ao Pet Shop Reino Animal, um dos parceiros da iniciativa junto com a Academia Studio Personal Fitness e o Grupo Diário da Manhã. O objetivo, segundo Vladinei Meirelles, um dos organizadores, é arrecadar ração e mostrar para a comunidade carazinhense as dificuldades enfrentadas por animais que estão em situação de abandono. “O evento pode ser encarado como um pedido de ajuda dos cães que sentem fome,

frio e necessidades como os seres humanos”, comenta. Animais e seus donos irão caminhar pela Avenida Flores da Cunha, entre a Rua 1º de Maio e a Gonçalves Ledo (esquina do Supermercado Economia Centro) – ida e volta. Meirelles observa que cães de grande porte deverão estar com fucinheiras e os donos são responsáveis por eventuais danos que o animal possa causar. A inscrição é um saco de ração. Haverá sorteio de prêmios e concursos, inclusive o tradicional jogo no Jornal Diário da Manhã, para descobrir cães e proprietários

4ª Cãominhada será neste domingo

.

Frente fria chega à região no domingo Apesar disso, os primeiros dias de abril devem ter tempo claro a parcialmente nublado Foto: Arquivo DM

No domingo (30), podem ocorrer temporais em pontos isolados

O ar seco predominou durante toda a semana, com temperaturas voltando à variação normal para a estação. Mas, já no fim da tarde de sexta-feira (28), a possibilidade de pancadas de chuva da tarde para a noite aumentou. O sábado (29), o dia será nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas, com trovoadas e rajadas de vento com moderada intensidade. A mínima fica em 16°

e a máxima 28°C. A chegada de uma frente fria no domingo (30), em choque com a massa de ar quente e seco, há risco de temporais localizados na região. A mínima também fica em 16° e máxima de 26°. A madrugada de segunda-feira (31) deve manter as características de domingo, mas com melhoria ao longo do período. Já na terça-feira (1º), pode ocorrer a formação de nevoeiro, mas, sem previsão de chuva até sexta-feira (4), sendo claro a parcialmen-

te nublado nos três primeiros dias de abril. O outono continuará sendo uma estação neutra, sem indicativos dos fenômenos El Niño e La Niña, com temperaturas dentro da média. O que chama a atenção é a quantidade de chuva no mês de março, sendo este o mês mais chuvoso do ano. Foram 230 mm, 70% mais que a média prevista, que eram 134,9 mm, bem distribuídos. Já abril, é quando a menos média do ano, 99,7 mm

.

287 eleitores não se recadastraram Na quarta-feira (26), terminou o prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Almirante Tamandaré do Sul O Cartório Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral encerrou nesta semana o trabalho de recadastramento biométrico e revisão do eleitorado. Nesta primeira etapa de trabalho, participaram os municípios de Santo Antônio do Planalto, Coqueiros do Sul e Almirante Tamandaré do Sul. Nesta quarta-feira (26), terminou o prazo para o recadastramento dos eleitores tamandarenses, os últimos da região a fazer o procedimento. De acordo com informações do Cartório Eleitoral, dos 1.988 eleitores,

287 não compareceram para fazer o procedimento. Esses eleitores deverão ter o título cancelado. Um dos objetivos do trabalho da Justiça Eleitoral, realizado em todo o país, é justamente fazer uma revisão e manter na lista de votantes somente quem reside, de fato, no município. O recadastramento biométrico busca a identificação dos eleitores por meio de fotografia e impressão digital, procedimentos que são realizados pela equipe do próprio Cartório Eleitoral

.

Ainda não há data definida para que Carazinho e Chapada, os outros dois municípios integrantes da 15ª Zona Eleitoral, façam o recadastramento biométrico. O mais provável é que eles façam o procedimento em 2015. Os eleitores também devem estar atentos ao prazo para mudanças no título, como troca de domicílio eleitoral. O dia 7 de maio é o último para que essas alterações sejam realizadas. O Cartório Eleitoral funciona das 12h às 19h.


RADAR GERAL

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Diário da Manhã

7

SESC apresenta peças teatrais Esta semana ocorreram ações culturais em Carazinho, através do projeto Palco Giratório e Teatro a Mil, com sessões de espetáculos em Carazinho Através do projeto Palco Giratório e Teatro a Mil, o SESC Carazinho promoveu apresentação de espetáculos. Na segunda-feira (24), aconteceu apresentação do espetáculo Salada Mista do Grupo Luz e Cena de Novo Hamburgo. “De uma forma muito humorada, o es-

Foto: Divulgação

petáculo incentivou toda a criançada a alimentação saudável em sua rotina”, explica a gerente da unidade local do SESC, Giana Groth, acrescentando que durante as três sessões, foram mais de mil crianças que participaram gratuitamente.

Próximo evento No próximo dia 4 de abril (sexta-feira), será apresentado “Iotti Stand Up Comedy”, a partir das 20h, no Auditório do Colégio Aparecida, com classificação etária de 14 anos. No Stand Up Comedy, Iotti incorpora em suas apresentações a figura do imigrante italiano típico, fazendo uma performance que mescla o humor do gaúcho com personagens de sua criação. Entre eles, o inconfundível Radicci ou o irmão Benildo, que sofre de transtorno bipolar e que dão à suas apresentações características fortes e marcantes que fazem o público identificar-se com suas histórias e relatos humorísticos Os ingressos custarão: R$ 5, para comerciários e dependentes – com cartão Sesc/ Senac; R$ 10 para empresários e dependentes – com cartão Sesc/Senac; e R$ 15 para o público em geral.

Nessa semana, duas peças teatrais foram apresentadas em Carazinho

Além disso, na quarta-feira (26), ocorreu a apresentação do espetáculo teatral Homens de Solas e Ventos, da Cia. Solas de Vento (SP) – no Auditório do Colégio Aparecida. O espetáculo contou a história de dois viajantes prestes a embarcar, que ficam retidos numa aduana, impossibilitados de seguir adiante. Limitados a viver

num saguão, num limbo suspenso desconhecido, cada um tenta se instalar, tendo somente suas malas para criar um espaço pessoal. Enquanto aguardam a decisão para seguir seus destinos, esses dois estrangeiros vão aproximar-se, afrontar-se, dialogar para talvez e afinal, encontrar-se

.

Carazinho elenca prioridades da região na primeira interiorização do Fopemepe Evento do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul reuniu representantes de entidades e lideranças empresariais Implantação de distrito industrial, mais acesso a crédito para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), apoio a novos negócios e melhoria da infraestrutura rodoviária da região Planalto são algumas das demandas de comunidade de Carazinho, para a construção de políticas públicas, elencadas durante a primeira interiorização do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul – Fopemepe/RS. O evento ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de março, na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). Segundo a técnica do SEBRAE/ RS que representou a entidade no evento, Claudia Cittolin, o Fopemepe/RS tem como me-

tas, este ano, buscar demandas dos empresários de pequeno porte e entidades de representação com relações a diversos temas: compras governamentais, desburocratização e desoneração, comércio exterior, investimento e crédito, inovação e tecnologia, disseminação, capacitação e informação. “As demandas levantadas em Carazinho já foram apresentadas ao prefeito municipal Renato Süss e serão encaminhadas para o Grupo de Assessoria Técnica (GAT) do Fopemepe, para análise e elaboração de parecer técnico e, então, serem enviadas aos órgãos competentes”, explica Claudia. A segunda interiorização do Fórum será realizada em Camaquã, entre os dias 28, 29 e 30 de abril. Até o final do ano, deverão ocorrer cinco interiorização.

Confira todas as demandas elencadas pela comunidade de Carazinho: – Implantação de Distrito Industrial no Município de Carazinho; – Acesso a treinamento e capacitação dos MPEs; – Melhoria do acesso ao crédito das MPEs; – Apoio a novos negócios no Município de Carazinho; – Treinamento da mão-de-obra; – Melhoria no fornecimento da energia elétrica do Município de Carazinho; – Acesso a compras governamentais municipais; – Melhoria na infraestrutura rodoviária da região; – Implantação e melhoria da estrutura carcerária da região; – Imposto de Fronteira. Questão do impasse da DIFA entre Governo Estadual e Assembleia Legislativa do RS.


8

ESPECIAL

Diário da Manhã

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Astral

Novelas GLOBO

GLOBO

Em família

Além do horizonte

Selma se confunde com as contas da casa e se preocupa com seus lapsos de memória. Luiza sugere a Alice que Laerte e Verônica façam uma apresentação na casa de repouso. Clara aceita voltar a trabalhar no estúdio de Marina. Cadu vai com Nando conhecer o galpão de Laerte e passa mal, deixando todos preocupados. Leto diz a Shirley que quer ir para Goiânia ver a exposição de Virgílio. Helena e Felipe conversam sobre a inauguração do consultório. Virgílio pergunta a Luiza se há algo entre ela e Laerte.

Kleber captura Tereza e William. Nilson afirma que não voltará para Tapiré com Selma e Rita. Júlia conta para Priscila que Flávio pedirá Heloísa em casamento. Álvaro reclama de Líder Jorge para Inês. Selma pede para Fátima organizar uma festa para ela e Rita. Kleber informa a Tereza que não trabalha mais para a Comunidade. William se encontra com Rafa na casa de Vó Tita. LC flagra Lili com Celina, Guto e André. William deixa o pingente de Marlon com Fátima. Lili engana LC e finge brigar com os cúmplices do ex-namorado.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Pecado capital (Rel.) Uva italiana muito apreciada na vinicultura argentina Idioma africano dos rituais do Candomblé

Reservatório para grãos

Arquipélago da Tanzânia Resina usada como incenso Noz, em inglês Galvão (?), locutor

Ingrid Bergman, atriz de "Casablanca"

Prefixo de "analgia": ausência

Arma branca maior que o punhal Um dos sete Emirados Árabes Unidos A relação entre Édipo e Jocasta (Mit.)

Sintoma aliviado por paracetamol

Arco que enfeita o cabelo

(?) street, a rua principal (inglês) Praticante da técnica indiana de posturas

Estado da cidade de Oiapoque Música como "A Marselhesa"

O período de rotação da Terra (Astr.) Peixe carnívoro de corpo alongado

Signo regido pelo elemento Terra

Estado que mais produz cacau (sigla)

Romance de Raul Pompeia

União monetária em crise Nascido Corte circular do cabelo de clérigos Divisão da peça teatral

Ponto de saque, no tênis

Entusiasmo criador Antigo barCinza, em inglês corocostei(BR)

Região grega (Ant.) Um, em francês

A vogal marcada no jogo da velha Equipamento da quadra de vôlei

B A T N

www.coquetel.com.br

BO

Nas bancas e livrarias

I R B A N O A N A G A O R A D B A A U R O U R A A T A C E U N E D E B A U

sua maneira de pensar

Solução I B A I B U A D R D I I N H C E N S A TO T O E R G A

50 Desafios para mudar

40

C S Z A N Z I U T O L B U E N O I A R A N B D O M A P A E M A H I N O T O U R O A G T O U N E D E E O A I L H A S T A A N H A N

BANCO

Início de uma nova ordem de fatos

2/un. 3/ash — bag — nut. 4/main. 5/hasta — hidra. 7/bonarda.

Buchada de (?), prato nordestino Lança; chuço Vale do (?), palco de eventos culturais no centro paulistano

Airton Camine Alberto Hexsel Aldino B. Cerutti Antônio Carlito Johann Darci Escarton Edilene Donato Eduardo Wieber Elizabete Daloglio Erotides Barroso Gema Zolet Henrique Bohm Karin S. Born Leonardo Airton Jost Leandra Costa Hahn Lúcia Rita Piva Marcelo Paviani

Maria de Jesus da Fonseca Sperry Maria Aparecida Pedroso de Senna Marli de Oliveira Nadlaine Morige Calcão Orlando Dall Olivo Raquel Wehrmann Rodolfo Aramis Metzdorf Rosa Maria P. Arend Rozelei Maria Laabs Sayuni de Paula Anhaya Sônia Mara M. Figueiró Terezinha J. S. Oliveira Vasco Ernani Cinchowicz Vera Lúcia Martins

30.03.14 Alessandra Stein Ludvig Alessandro Audino Silva Ana Cristina Xavier Ari Luis Hartmann Claudia Valeria Sauthier Diani Sebastiani Elisabethe Seffrin Henrys Gloch Irene Wiebrantz Irineu Gruenewald João Galvão Rodrigues Paz

Leonardo Airton Jost Lorena T. Kolling Maria Elisabeth Seffrin Marco Roberto Klein Cezar Sandra Rejane Begrow Sarmento Tatiana Corvalan dos Santos

Otto Rank, psicanalista austríaco

Celenterado que se regenera facilmente

Bolsa, em Entidade inglês estudantil Rodada (?), ciclo de negociações da OMC

29.03.14

© Revistas COQUETEL 2013

Termo usado para regiões onde alpinistas necessitam de equipamento de respiração

Maestro in- Bebida de diano, di- propriedarige a Fi- des afrodilarmônica síacas de Israel

Parabéns

31.03.14 Adilsa Ibagy Kuhn Alvair Marcos Muller Aneli Maria da Cruz Ana Paula Mann Edi Algayer Elmute G. Behrend Fábio José Brentano Georgina de Brum Pereira Germano Bratz Guilherme P. Scharnovski Irineo Giacomolli Izidora Conrad Scheimantel João Rogério Bohn Liane Knop Lisandra da Silva

Mara Regina Bohn Maria Inês de Quadros Marilisa Polidoro Mariluce Pavão Marlon Ecco Odemir José Dias Machado Onira Baccarin Lima Raquel Schmitt Romildo Quevedo dos Santos Rosane Fontoura Sandra Maria Oliveira Stéfani Karoline Muller Vinícius Felix

ÁRIES No dia de hoje, pode esperar uma expansão em seus horizontes de conhecimentos e relações. Não dê importância aos obstáculos que surgirem no período da manhã. Tarde e noite propícios. Visitas e agradáveis notícias. TOURO O sucesso que obtiver será repetido nos próximos dias, pois terá a colaboração de amigos, e pessoas bem situadas financeiramente. Fará passeios agradáveis que redundarão em lucros. Êxito no campo profissional. GÊMEOS Sexualmente, você entra em um período muito positivo. Influenciado pelo aspecto de Vênus, você estará criando momentos intensos de amor e de fantasias sexuais. Imagine antes o assunto no amor, nas amizades, férias, vida social e nos intercâmbios de ideias. CÂNCER Momento em que terá sucesso, em negócios relacionados com construções. Algum aborrecimento passageiro poderá ser esperado, em seu lar. Cuidado com um romance clandestino. Seja mais seletivo. LEÃO A elevação de sua inteligência, será evidente nesta fase. Todavia, deverá evitar atritos e discussões e tudo que possa de uma forma, prejudicá-lo, física, mental e moralmente. VIRGEM Ainda um período de disposição favorável e conciliatório nos assuntos amorosos, nas associações e no relacionamento humano. Algumas pequenas surpresas no ambiente do trabalho e na saúde poderão quebrar seu ritmo e prejudicá-lo. LIBRA Sua natividade astral estará sendo beneficiada neste dia. Presságios benéficos para as amizades, os contatos com o sexo oposto e o auxílio de avós e sogros. Ótimo para publicidade, filantropia e caridade. ESCORPIÃO Tenha muito cuidado com a precipitação, principalmente ao dirigir veículos. Cuide, também, da saúde e não intente nada de novo. Algumas oportunidades no campo profissional deverão ser aproveitadas. SAGITÁRIO Os fluxos indicam um bom dia que se inicia para você. As pessoas a sua volta deverão colaborar bastante. A felicidade matrimonial, familiar e amorosa será evidente e lucrará pelo esforço no trabalho e nos negócios que fizer. CAPRICÓRNIO Uma fase difícil, em que deverá agir com muita cautela e vivacidade, para que tudo saia a seu modo. Tome cuidado com os inimigos declarados e cuide da saúde. Fará bons negócios e bons planos com relação ao futuro. AQUÁRIO Será bem sucedido hoje, se adotar uma atitude otimista. Dia excelente para estudos, férias, amor e contatos pessoais. Uma viagem inesperada fará com que você encontre neste período uma pessoa que há muito tempo não vê. PEIXES Vigor físico, agressividade e impulsividade no seu modo de agir são qualidades que estarão reforçadas em seu caráter. A vida amorosa fará com que tenha impulsos apaixonados, que podem criar situações tensas.


Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

GERAL

Diário da Manhã

9

A maior prova de velocidade da América do Sul Turfistas de todo o país e do exterior participam até terça-feira, do GP Haras Ponta Porã e do GP Paulo Irineu Pelanda, no Jockey Club Carazinhense Foto: Arquivo DM/Mara Steffens Nogueira

sergio.cornelio@bol.com.br Desde sexta-feira (28) até a próxima terça (1), as atenções do turfe nacional estarão voltadas para Carazinho, para as disputas do IV GP Haras Ponta Porã e do I GP Paulo Irineu Pelanda, as pencas em uma distância de 500 metros, com a presença de 43 animais. A expectativa do presidente do Jockey Club Carazinhense, Miltras Pasqualotto, o “Foguinho”, é que mais de 10 mil pessoas prestigiem o evento, que terá participantes de vários estados brasileiros, além da Argentina, Uruguai e Paraguai. No sábado (29) a partir do meio-dia haverá o leilão de 80 animais Puro Sangue Inglês

.

foi nos anos setenta”, destaca Charlie Marques Georges, proprietário da Leiloporã Leilões, empresa organizadora do evento

Sérgio Augusto Cornélio

Emocionantes pencas serão disputadas na cancha reta, em uma distância de 500 metros

(PSI) que irão disputar os grandes prêmios que serão realizados no ano que vem, no calendário do turfe nacional. O IV GP Haras Ponta Porã será disputado por 25 potros. As provas eliminatórias serão disputadas no domingo (30) e a final na segunda-feira (31). O presidente do Jockey Club destaca que a segunda etapa desse evento será realizada no dia 31 de maio. “Este ano

GP Paulo Irineu Pelanda

teremos cinco grandes promoções que serão realizadas em parceria com o Haras Ponta Porã”, ressalta Pasqualotto. O prêmio previsto ao proprietário do animal ganhador será de R$ 300 mil. “Esta é a maior prova de velocidade da América do Sul. Há trinta anos não tínhamos uma penca dessa proporção. A última com essa quantidade

O I GP Paulo Irineu Pelanda será disputado por 18 animais adultos, a partir dos 3 anos de idade. As provas eliminatórias serão disputadas na segunda-feira (31) e a grande final na terça (1). O proprietário do animal vitorioso levará um prêmio de R$ 50 mil. A entrada será franca para o público, tanto para as provas quanto para o leilão de animais. Ambas as finais serão disputadas a partir das 15h.


10

Diário da Manhã

CLASSIFICADOS.AUTOMÓVEIS ALUGUEL APARTAMENO CASAS TERRENO

(54)

3329-9666

Página 10

Anuncios Vendo Terreno 450 m² c/ kioski e piscina – valor r$ 155.000,00 – B. Braganholo Fone pra contato: 549923-3541 Vilmar B. Bellenzier Vendo Vectra GLS 1997, 2.0, 8válvulas, 04 pneus novos,em ótimo estado, todo revisado. R$.17.000,00 à vista ou R$11.000,00 de entrada e mais financiamento. Fone 9929-6407 Vendo KA 2003, 60 mil km, prata, R$ 10.900,00. Vectra GT 2011, preto, completo R$ 37.000,00. Fone para contato: 33312498 Albino C. Hofstater SALMO 38 Para conseguir algo impossível. Leia na Bíblia, o Salmo 38, durante 3 dias. No 3º dia mandar publicar e no 4º dia observará o que aconteceu. Agradece.

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho


POLÍCIA

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

Réu é condenado a 29 anos e 6 meses de reclusão

Diário da Manhã

E mais... Ação da BM prende dois por tráfico Foto: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

Luiz Carlos Zang foi condenado pelos dois assassinatos cometidos no Bairro São Miguel

Ação da BM ocorreu na Rua Quinze de Novembro

Fotos: DM/Sérgio Augusto Cornélio

Sérgio Augusto Cornélio

sergio.cornelio@bol.com.br Em sessão realizada na sexta-feira (28), o Tribunal do Júri de Carazinho, sob a presidência da juíza de direito da 2ª Vara Criminal, Rossana Gelain, julgou Luiz Carlos Zang, acusado da prática de duplo homicídio. O réu foi condenado pelo Conselho de Sentença, pela autoria dos dois assassinatos, a uma pena de 29 anos e 6 meses de reclusão, a ser cumprida em regime fechado no Presídio Estadual de Carazinho (PECAR). Zang, que já estava preso preventivamente desde a época do crime, não recebeu o benefício de recorrer da sentença em liberdade. Os jurados também reconheceram as três qualificadoras

Após desarticular um ponto de venda de drogas no Centro de Carazinho, no final da tarde desta quinta-feira (27), a Brigada Militar (BM) encaminhou os suspeitos de tráfico até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Dois homens acabaram presos e encaminhados até o Presídio Estadual de Carazinho (Pecar) por tráfico de drogas. A ação da BM ocorreu após monitoramento do local e abordagem de um usuário que afirmou ter adquirido droga no local. Com o usuário, a BM encontrou 5,6 gramas de uma substância semelhante à maconha. Ele terá de comparecer em juízo.

Incêndio em lavoura Foto: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

Meio hectare de soja foi consumido pelo fogo

Promotora de justiça Melissa Passos Soares atuou na acusação do réu denunciadas pelo Ministério Público, sendo elas o motivo fútil; o emprego de meio

.

cruel, e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas

Por volta das 15h dessa sexta-feira (28), o Corpo de Bombeiros de Carazinho compareceu à uma propriedade rural na estrada velha que vai para São Bento, para atender uma ocorrência de fogo em vegetação. Conforme o proprietário, o sinistro iniciou em uma colheitadeira, que, provavelmente, sofreu problemas na parte elétrica. Após isso, parte da área colhida pegou fogo, que se espalhou para a área plantada, quando foi consumido meio hectare de soja. Para controlar, o proprietário passou grade e conseguiu conter o fogo.

Entenda o caso De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 26 de maio de 2012, por volta das 20h45min, na Rua Castelo Branco, Bairro São Miguel, utilizando-se de um machado e um facão, o denunciado matou Leocádia Rockemback e Ademir Rockemback Zang. As vítimas, de acordo com os laudos de necropsia expedidos pelo Instituto Médico Legal (IML) morreram por traumatismo crânio-encefálico. Segundo apurado, Zang, juntamente de Leocádia, sua companheira, e de Ademir, seu irmão, bebiam cachaça na casa das vítimas, sendo que em certo momento discutiram e até brigaram, em razão de tal bebida. Na sequência, conforme a denúncia, o acusado saiu da casa, armando-se de machado e facão, e retornou ao local, por duas vezes, oportunidade em que atingiu ambas as vítimas

11

Roubo em supermercado em Lagoa dos Três Cantos

Luiz Carlos Zang foi condenado pela autoria do duplo homicídio

No final da tarde desta quinta-feira (27), foi registrado um roubo em um supermercado em Lagoa dos Três Cantos. Dois homens chegaram de moto no estabelecimento, anunciaram o assalto e levaram dinheiro e folhas de cheque. Em seguida eles fugiram. Ninguém ficou ferido.

Roubo a motorista violentamente, de forma cruel e sem que elas tivessem qualquer chance de defesa, causando-lhes as lesões apontadas nos laudos de necropsia, que as levaram à morte, sendo Leocádia no mesmo dia e Ademir, dias depois. Segundo o Ministério Público, os crimes foram praticados com emprego de meio cruel, tendo em conta a violência do ataque, causando-lhes lesões múltiplas, principalmente na cabeça, ocasionando com isso, sofrimento desnecessário. Os hom-

icídios foram praticados mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que ambas estavam bebendo com o denunciado, sendo todos vinculados por laços familiares e não podiam esperar tamanha fúria assassina, sendo surpreendidos com a ação do acusado. Na acusação do réu atuou a promotora de justiça Melissa Passos Soares, e na defesa o defensor público Antônio Marcos Wentz Brum.

Um motorista parou seu veículo em um cruzamento no bairro Conceição e foi roubado. Conforme ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), dois homens armados se aproximaram da vítima em uma motocicleta sem placa. Eles anunciaram o assalto e pediram sua carteira. Eles levaram o dinheiro e fugiram. O fato ocorreu na noite de quinta-feira (27).

Furto em veículo Na noite da quarta-feira (26), o proprietário de um Escort foi vítima de furto em seu veículo, que estava estacionado no pátio da residência. A porta estava com marcas de que havia sido forçada e o capô estava aberto. Foram levados o rádio e o extintor do automóvel. Conforme o registro policial, havia um buraco na tela que cerca o terreno da residência.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão Agentes da Polícia Civil foram cumprir um mandado de prisão na casa do foragido. Como não encontraram o homem, deixaram um aviso para que ele fosse prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia. Na manhã da quinta-feira (27), o homem foi até a Delegacia e acabou preso.

Materiais são apreendidos Após receber denúncia, uma guarnição da Brigada Militar deslocou-se até o bairro Fey, onde encontrou abandonados em um matagal materiais utilizados em construções. Policiais militares se dirigiram até algumas obras, mas ninguém afirmou ser proprietário dos objetos. Os materiais foram apreendidos.


12

Diário da Manhã

Sábado e Domingo, 29 e 30.03.2014, Carazinho

www.diariodamanha.com

DIÁRIO PASSO FUNDO redacao@diariodamanha.net - (54) 3316.4800 DIÁRIO CARAZINHO redacao.carazinho@ diariodamanha.net - 54.3329.9666 DIÁRIO ERECHIM redacao.erechim@diariodamanha.net - 54.3321.2223 DIÁRIO FM 97.7 MHz diariofm@diariodamanha.net - 54.3311.1309 DIÁRIO AM - 570 KHz diarioam570@diariodamanha.net 54.3311.7756 DIÁRIO AM CARAZINHO - 780KHz diarioam780@diariodamanha.net - 54.3331.2422

dm Sábado e Domingo 29 e 30.03.2014

PREVISÃO PARA HOJE PASSO FUNDO

CARAZINHO

18ºC

19ºC

Mínima

27ºC Máxima

PORTO ALEGRE

20ºC Mínima

31ºC Máxima

Mínima

ERECHIM

27ºC Máxima

16ºC

26ºC

Mínima

Máxima

LUAS Nova 30-3

Crescente 7-4

Minguante 23-3

Cheia 15-4

Jogo Beneficente é neste sábado Ação que homenageia ex-zagueiro é no Grêmio Aquático Mara Steffens Nogueira esporte.carazinho@diariodamanha.net A carreira vitoriosa de Fábio Zambiasi no futebol será celebrada na manhã deste sábado (29), a partir das 10h, no Grêmio Aquático com o Jogo Beneficente. Enfrentam-se Amigos do Zambiasi x Combinado de Carazinho. Ao meio haverá almoço com os atletas e show com Os Verdinhos. Zambiasi admite que só soube que iria homenageado na iniciativa do desportista Alaor Gaudino Tomaz, há alguns dias atrás e destaca que este reconhecimento é motivo de orgulho. “Acho que a homenagem não acontece somente nesta ocasião, mas sempre que as pessoas lembram de mim e convidam-me para jogar em algum time de Carazinho ou da região”, analisa. Para assistir o jogo, a comunidade deve contribuir com dois quilos de alimento não perecível. O Centro de Apoio Social Conceição (CASC) e o Centro de Juventude São Sebastião serão as entidades beneficiadas

Vereadores entregam relatório no Ministério da Justiça

com os donativos. A carreira dele iniciou quando tinha 25 anos. Foram 13 anos jogando futebol profissional. Hoje, com 47, ele lembra com emoção dos muitos momentos marcantes que teve no futebol profissional. Zambiasi diz que nunca planejou jogar, já tinha concluído graduação em agronomia quando surgiu a oportunidade. “Foi um pouco por acaso. Jogava na várzea e um dia fui defender a Associação de Santa Bárbara. Este foi meu primeiro time profissional. Aí um pessoal de Santana do Livramento me viu jogar e fez o convite. Depois do Grêmio Santanense, fui para Alemanha, voltei ao Brasil para defender o Coritiba, depois times de São Paulo e assim por diante”, recorda. Apesar de jogar na defesa, o zagueiro orgulha-se de ter marcado muitos gols. “Em três anos de Coritiba, fui o maior zagueiro artilheiro do time. Foram 18 gols e ganhou

Presenças O Jogo Solidário contará com jogadores que atuaram com Zambiasi durante sua carreira profissional. Alguns nomes ainda não estão confirmados, como o do atacante Washington Coração Valente, que defendeu Caixas, Ponte Preta, São Paulo e mais recentemente Fluminense. Devem estar em Carazinho o ex-lateral Dida (Grêmio, Corinthians, Flamengo), Fábio de Los Santos (Grêmio, Náutico e Chapecoense), Brandão (Corinthians, Coritiba, Caxias), Adailton (Parma/Iália, PSG/França e Juventude), Paulo Gaúcho (Glória de Vacaria, Santa Cruz, SER Santo Ângelo), Ademir Alcântara (Corinthians, Internacional, Benfica/Portugal), além de Nuno, natural de Carazinho e que defendeu Inter, ACBF, Lázio/Itália. Todos os jogadores chegaram a Seleção Brasileira.

o apelido de “Zagueiro Artilheiro”. Tiveram outros que superaram minha marca, mas ficaram por mais tempo no time que eu”, aponta. Outro fato que ele recorda é que o Coxa empatou um clássico com Atlético-PR, em 2x2, com dois gols dele. “As pessoas lembram até hoje. O jogo era num domingo e no treino de quinta-feira eu quebrei dois dedos da mão. Joguei mesmo assim e fiz os dois gols. O clássico no Paraná é tão disputado, talvez mais, que o nosso Gre-Nal”, afirma o ex-zagueiro. Zambiasi diz que é praticamente impossível listar apenas um ou dois momentos marcantes da carreira, mas um deles, foi a classificação do Grêmio Santanense para a Série A do Gauchão. “Precisamos ganhar do Guarani de Garibaldi para subir. Entrei em campo, olhei para a goleira e disse: ‘vou fazer um gol ali’. Aos 7min do primeiro tempo eu marquei. Vencemos o jogo de 3x1”, lembra. A trajetória do carazinhense é lembrada até hoje no Coritiba. “Não tem como apagar a história. Quando fui para o Coxa, o clube estava numa situação financeira complicada, mas era um time grande e tive várias conquistas importantes. Depois de um longo período, ajudei o time a chegar a uma final do campeonato paranaense. Outro momento marcante foi a subida para a Série A. Marquei gols decisivos para eles. Acho que eu era um poço predestinado”, argumenta

.

Na tarde da última quarta-feira, dia (26), estiveram reunidos na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, os vereadores Eduardo Assis (PSD) e Fernando Santana de Moraes (PP). Na oportunidade, os vereadores foram recebidos pelo secretário do Ministro da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira. Durante o encontro foi entregue um relatório expondo todos os problemas que a instalação do novo Presídio Regional de Passo Fundo trará para Carazinho, caso a obra seja efetivada. Segundo Assis, o secretário encaminhou o relatório ao setor do Departamento de Penitenciarias (DEPEN), para prévia análise. O encontro foi agendado pelo deputado federal Jerônimo Gorgen que esteve representado pelo assessor parlamentar Odilon Burtet. Foto: Divulgação

Alaor e Zambiasi

Sobre o esporte em Carazinho Atualmente, o ex-jogador exerce as funções de engenheiro agrônomo, mas não abandonou o futebol. Está sempre defendendo algum time em campeonatos amadores. Analisando o esporte local, Zambiasi diz que falta estrutura. “Acho que falta tratar o assunto com mais seriedade. Além do envolvimento das crianças com esporte que é bem importante, tem muita gente em Carazinho que teria condições de seguir carreira profissional, não somente no futebol, mas em outras modalidades”, coloca. “Não temos campo e ginásio com condições ideais. Falta investimento em estrutura. É daí que temos que começar e alguém têm que vestir a camiseta. Penso que também deve haver vontade política para criar as condições necessárias. É algo cíclico. Se você tem estrutura, amanhã ou depois você pode ter alguém que se destaque”, analisa.


Conexão

Sábado e domingo, 29 e 30-03-2014 - www.diariodamanha.com

PASSO FUNDO - CARAZINHO - ERECHIM

Bazar do Lions: artesanato reinventado Evento que ocorre neste final de semana deverá reverter lucros para entidades de caridade

Fotos JULIA MAZIERO POSSA

Liliana Crivello Julia Maziero Possa julia@diariodamanha.net

A variedade artesanal é uma das atrações mais procuradas no Bazar do Lions. O evento, que ocorre até este domingo (30) no Bourbon Shopping, traz à tona os profissionais que trabalham com diferentes tipos de materiais e visa divulgar e contribuir com o negócio de peças alternativas. Todo o lucro ganho no bazar será revertido a uma entidade de caridade, ainda não decidida pelo conselho do Lions. A coordenadora do evento, Jaci Benck de Albuquerque, pontua que a real intenção do evento é estimu-

lar o processo de reconhecimento de trabalhos artísticos de Passo Fundo e região. “A cada vez existem mais produtos de qualidade, o que soma muito na nossa intenção que é mostrar novos trabalhos de pessoas comprometidas com seus artefatos”, declara. Entre os produtos vendidos estão artesanatos com diferentes panos, madeiras, acessórios, bijuterias, alimentos, roupas e objetos de decoração. “Todos estão convidados a vir e participar do evento. Teremos o prazer de estar realizando novamente esta atividade”, finaliza Jaci. O Bazar do Lions de Páscoa estará aberto durante todo o horário de serviço do Bourbon, que vai das 8h às 21h.

Quem vende

Mais de 100 expositores fazem parte das vendas do Bazar. Entre eles, Khady Dioum. A senegalesa está em Passo Fundo há quatro anos e, desde lá, já participou três vezes do evento. Segundo ela, esta é a oportunidade para mostrar o artesanato que faz com a ajuda do marido. Khady conta que traz a madeira que constitui suas esculturas diretamente da África – uma espécie macia de tons terrosos fortes que, conforme ela, ainda não foi encontrada no Brasil. Com sotaque e voz alegre, Khady comemora as vendas e capricha na frase final: “As vendas são boas, dá para vender bastante, vale a pena”. Quem também vê produtividade – e venda – alta é a costureira Geni Trewiczenski. Há três anos, começou a vender no bazar por acaso e, do mesmo jeito, iniciou a costurar roupinhas para bonecas. Segundo ela, é recompensador. “Estou deixando de costurar para fazer só isso. É prazeroso, não só para a gente, mas por ver as crianças felizes, o pessoal gostando”, relata. Para ela, o ápice das vendas ocorre no domin-

go, quando o número de pessoas aumenta e a venda cresce quase 50%. Marisa Taccon da Silva vende doces e já viu resultados nas vendas desde o primeiro dia. “Por causa da Páscoa, as pessoas começam a procurar por estes artigos, vem até aqui e aproveitam as promoções. É muito bom”, conta. Rosemari Catarini e Kika Parizi dividem o estande e a profissão de artesãs. As duas, que estão no bazar desde sua primeira edição, comemoram as vendas e garantem que o sucesso foi tanto que hoje seus produtos saem por encomenda. “Tem muita coisa que as pessoas precisam, mas que não se encontram nas lojas. Tem coisas diferenciadas que só são feitas por encomenda e, por isso, tornam-se mais caras. A coisa boa do bazar é tornar os produtos artesanais mais próximos do público”, comenta Rosemari. Kika concorda: “Também começamos a ter mais valorização, o que antes não se via tanto. Houve a ascensão que fez crescer o nosso trabalho. É proveitoso para quem vende e para quem compra”.

Geni é costureira e, no Bazar, já vende suas roupas para bonecas há três anos

Khady Dioum esculpe uma espécie de madeira vinda da África e está vendendo seu artesanato no Bazar do Lions


Região Diário da Manhã

2

Sábado e domingo, 29 e 30.03.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Cotações moedas

Fechamento Variação%

Dólar 2,262 -0,265 Euro 3,114 +0,106

CBOT

Fechamento Variação%

Soja (U$d/bu) 1436,50 -3,50 Milho (U$/bu) 492,00 7,50 Trio(U$/bu) 710,50 13,75 Óleo (U$/bu) 40,43 -0,30 Farelo (U$/tonO) 470,50 1,40 As cotações foram apuradas às 17h30. Horário de BR bm&f

Fechamento Variação%

Soja (U$d/bu) 29,85 0,5389 Milho (U$/bu) 29,81 -0,7987 Boi(U$/bu) 117,8 0,1701 Ouro/bm&f zid (R$/gr) 96,35

agrícolas Fechamento Soja Passo Fundo (R$/SC) 68,15 Milho Passo Fundo (R$/SC) 27,50 Trigo Carazinho (R$/SC) 35,00 www. agroinvvesti.com.br Av. Gal Neto, 789 - 2104-2300

bolsa 28/03/2014

Bovespa

+0,24% 49.768 pontos

INCC / Passo Fundo VARIAÇÃO NO MÊS

0,44%

**tjlp

jANEIRO A MARÇO

5% a.a.

SALÁRIO MÍNIMO SALÁRIO Região

Menor: R$ 770,00 Maior: R$ 1.100,00

NORMATIVO

dos comerciários Fechamento

R$ 860,00 R$ 806,00 R$ 862,00

TABELA INSS Até 1.317,07 De 1.317,08 até 2.195,12 De 2.195,13 até 4.390,24

Evento reuniu representantes de 36 municípios da região

O Conselho Tutelar de Tapera e o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizaram o 91º Encontro Regional de Conselheiros Tutelares do Planalto Médio (COPLAME). O evento foi promovido quinta-feira (27), na Afuco, e reuniu representantes de 36 municípios da região. A mesa oficial foi formada pelo vice-prefeito Volmar Kuhn, representante do COMDICA Solange Vieira Goettems, promotora Marisaura Raber Fior, presidente do COPLAME, Marli Bressani Lusa, coordenadora do Conselho Tutelar de Tapera, Cláudia Lupatini, e os palestrantes Volmir Miki Breier, Tadeu Matos Guterres Martins e Rodrigo Farias dos Reis. Durante os pronunciamentos, o vice-prefeito de Tapera enfatizou que o município se preocupa com a educação da criança e do adolescente, ressaltando a importância do encontro para que sejam promovidas ações. A promotora declarou que a função do Conselheiro Tutelar é uma missão que exige dedicação de quem exerce esse papel e frisou que há um grande emprenho de toda sociedade para que se evite o trabalho infantil.

FOTO DIVULGAÇÃO

Encontro debateu o papel dos conselheiros tutelares O deputado estadual e tuação de trabalho no litoral próximos municípios a recoordenador da Frente Par- norte. Segundo ele, no Rio ceber o conjunto de equipalamentar em Defesa dos Grande do Sul, os menores gem, formado por um veícuDireitos da Criança e do de idade trabalham por in- lo, cinco computadores, uma Adolescente, Miki Breier, centivo da família, enquan- impressora, um refrigerador apresentou as leis que fo- to no nordeste do país é por e um bebedouro, para uso ram aprovadas em prol das necessidade. Durante sua exclusivo do Conselho Tutecrianças e dos adolescentes, explanação, o auditor apre- lar. Para finalizar, o deputado citando a Lei da Palmada. sentou dados e maneiras de estadual e coordenador da combater o trabalho infantil. “Não adianta bater para tenfrente parlamentar em deO terceiro painel foi apretar educar. Não é porque eu fesa das prerrogativas dos sentado pelo presidente da apanhei quando criança que Conselheiros Tutelares, JorACONTURS (Associação dos o meu filho deve receber o mesmo tratamento. Nesse Conselheiros e Ex-Conse- ge Pozzobom, falou sobre os caso, quem foi escravizado lheiros Tutelares do Estado direitos e deveres dos condeveria continuar escravi- do Rio Grande do Sul), Ro- selheiros, frisando que “todrigo Farias dos Reis, que dos asseguram os direitos zando”, comentou. O auditor fiscal do traba- lembrou a aprovação recente da criança e do adolescente, lho, Tadeu Matos Guterres da lei que garante os direitos mas ninguém pensa nos diMartins, falou sobre o desa- trabalhistas aos conselheiros reitos dos conselheiros tutefio de retirar crianças em si- tutelares. Também citou os lares”.

Mais um veículo para a frota de Não-Me-Toque

R$ 724,00

Passo Fundo Erechim Carazinho

Conselheiros tutelares da região do Planalto Médio realizam encontro

8% 9% 11%

A Administração Municipal fez a entrega oficial de mais um veículo para a frota da Secretaria de Saúde, na quinta-feira (27). O veículo foi entregue pelo Prefeito Antônio Vicente Piva, pela vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretários e vereadores. O veículo é um Fiat Doblo 1.8, tipo van, ano 2013/2014 com um motor de 132 cv no valor de R$ 63.980,00. O veículo foi adquirido

FOTO DIVULGAÇÃO

com recursos da Secretaria Estadual da Saúde de R$ 51.480,00 e com R$ 12.500,00 que foi a contrapartida do município. O Secretário de Saúde Marco Costa ressalta a importância de mais um veículo para a frota, “Esta Doblo vem auxiliar ainda mais no transporte dos nossos pacientes para outros municípios, por se tratar de um veículo de 7 lugares não temos a necessidade de colocar

Veículo será utilizado pela secretaria de Saúde

www.diariodamanha.com Presidente

Vice-Presidente

Janesca Maria Martins Pinto

Diretor Executivo

Ilânia Pretto Martins Pinto

Rogel Mello

@jornal_dm www.facebook.com/diariodamanha

Clélia Fontoura Martins Pinto - ME Matriz: Rua Independência,917, sala 3 - Passo Fundo Contato: (54) 3316-4800

ambulâncias para viagens, podendo assim gerenciar melhor o fluxo de veículos”. Destacou o Secretário. “Ficamos muito contentes com mais essa aquisição realizada pela Secretaria de

Saúde, que dá uma atenção especial à melhoria de sua infraestrutura e sua frota para melhor atender a população de Não-MeToque” destacou o Prefeito Antônio Vicente Piva.


REGIão

Um espaço para prática da educação ambiental Sala de educação ambiental deve intensificar as ações que já vem sendo desenvolvidas junto a Fazenda da Brigada. Além de explicação teórica, espaço oferece vivência prática e se reafirma como elemento importante na educação de jovens e crianças

Diário da Manhã

3

Sábado e domingo, 29 e 30.03.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

onde foram delimitadas as áreas que devem ser preservadas, não sendo usadas para atividades comerciais e foi definida como medida indenizatória a construção dessa sala”, explica ele.

FOTO ALESSANDRA PASINATO

ALESSANDRA PASINATO

Trabalho consciente e constante

ale@diariodamanha.net

Um recanto da natureza que além da tranquilidade do interior, esconde uma grande riqueza preservada. Assim é a Fazenda da Brigada Militar, um espaço que concentra a abundância hídrica com 17 nascentes – do Rio Passo Fundo e Arroio Miranda, abastecendo a cidade de Passo Fundo com água; que desenvolve um trabalho amplo em desenvolvimento sustentável e, dentre tantas iniciativas, comemora a inauguração de uma sala de educação ambiental, mais um passo importante em uma caminhada que tem bases ecologicamente fortes. Uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (28) marcou a abertura da sala, que agora pode estender o trabalho de educação que já vem sendo praticado.

Inauguração aconteceu na tarde desta sexta-feira (28)

Aquisição da área Comandante do 3º RPMon, o Tenente Coronel Fernando Carlos Bicca conta que a área que hoje é a Fazenda da Brigada Militar foi adquirida no ano de 1933, quando os integrantes do 3º Regimento retornaram de uma campanha guerreira no Estado de São Paulo - durante a revolução de 30. “Com as sobras de campanha, com o dinheiro economizado na alimentação dos militares e com valores descontados dos seus soldos mensalmente, o comando adquiriu a fazenda. Hoje inauguramos esse centro de educação ambiental que entendemos que a destinação desta fazenda é a preservação ambiental. Por isso a nossa insistência em

inaugurar esse cento e de trazer os nossos parceiros para pensar na preservação a partir daqui”, considera ele. Para Bicca, a unidade vem ao encontro de um trabalho que já é promovido pela instituição. “Já tínhamos um trabalho de educação ambiental nesse espaço, promovido pelo Batalhão Ambiental através do Patrulha Ambiental Mirim, temos atividades extraclasse do Colégio Tiradentes que se desenvolvem nesse local, temos trilhas ecológicas demarcadas pela UPF e que são objeto de visitação, então, esse centro nos dá suporte para a realização de todas essas atividades”, constata.

Ação do Ministério Público

A sala de educação ambiental é uma das medidas compensatórias definidas pelo Ministério Público em uma ação que foi ajuizada contra a Fundação da Brigada Militar - proprietária da área - em razão de que há alguns anos havia sido feito um arrendamento da propriedade para uso agrícola. Conforme o promotor de Justiça, Paulo Cirne, as pessoas que estavam utilizando a área, cometeram vários danos ambientais, dentre eles desmatamento, descapoeiramento e ocupação de área de preservação permanente. “A ação foi suspensa e fizemos um acordo,

Responsável pelo trabalho que vem sendo destaque na Fazenda da Brigada, o Tenente Coronel João Ignácio do Canto avalia que a inauguração da sala representa a conquista de uma ação que foi originada na ação do Ministério Público, mas que a Brigada Militar se associou dessas definições e as potencializou. “Começamos a trabalhar no sentido de executar aquilo que tinha sido definido no acordo judicial, no sentido de preservar e respeitar a legislação do Código Florestal, com relação ao georreferencimento das áreas de preservação permanente, referente aos cursos de água doces, banhados e a própria barragem que abastece a cidade, com relação a demarcação de área de preservação do bioma de matas e campos nativos e com a inauguração formal perante a comunidade gestora do centro de educação ambiental”, comenta o Tenente Coronel. Segundo ele, a Brigada Militar, juntamente com outros segmentos da sociedade civil, tem trabalho unidos no sentido de fazer com que a área seja reconhecida pela importância pública e que seja preservada sob a titularidade da instituição. “Com isso, queremos que as novas gerações possam se relacionar com o complexo conceito do desenvolvimento sustentável, na questão da produção, preservando os recursos naturais”, conclui.

Gastrobese completa 15 anos Clínica melhora a qualidade de vida de seus pacientes Próximo de completar 15 anos de atuação em Passo Fundo e região, a clínica Gastrobese já promoveu a qualidade de vida de milhares de pacientes. Um de seus fundadores, Dr. Carlos Augusto S. Madalosso, em visita ao Grupo Diário da Manhã destacou o objetivo dos procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar, um realto das ações realizadas além dos projetos futuros da Gastrobese. A clínica é composta por uma equipe multiprofissional formada por cirurgiões do aparelho digestivo, gastroenterologistas, anestesistas, clinico, nutrólogo, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e enfermeiros dedicados ao diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo e ao tratamento cirúr-

gico da obesidade mórbida. Na área de obesidade, possui uma experiência com mais de 1000 cirurgias bariátricas realizadas. A equipe faz parte da IFSO (Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders) e conta com titularidade no Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Na área de gastroenterologia e cirurgia do aparelho digestivo, possui origem no tradicional Instituto de Gastroenterologia e Proctologia, há mais de 40 anos em atuação. A clínica possui uma equipe de profissionais especializados que atuam na área de diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das patologias gastroenterológicas.

FOTO LILIANA CRIVELLO

Dr Madalosso foi recebido pela presidente do Grupo Diário da Manhã, Janesca Martisn Pinto


REGIão Diário da Manhã

4

Sábado e domingo, 29 e 30.03.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Solenidade comemora os 25 anos do TRF4 Evento reuniu magistrados, autoridades, servidores e jurisdicionados

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou nesta tarde as comemorações dos 25 anos de sua instalação. No domingo (30), a instituição, criada pela Constituição Federal de 1988, completa um quarto de século de existência. Uma solenidade aconteceu no Plenário e reuniu magistrados, autoridades, servidores e jurisdicionados. A audição do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Orquestra de Câmara do Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE), abriu a cerimônia. Regidos pela maestra Valquíria Morato, a orquestra é formada por jovens carentes da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, a mais antiga da corte, fez a saudação de aniversário. Ela falou de momentos relevantes na história do TRF4 e da preocupação dos diversos dirigentes de fazer uma boa prestação jurisdicional. Aprimoramento de servidores, instalação dos Juizados Especiais Federais (JEFs), interiorização, especialização de varas, julgamentos por videoconferência, entre outras iniciativas, foram apontadas por Mar-

ga. “Hoje comemoramos os 25 anos da instituição e se pode afirmar que o TRF4 é um tribunal adulto”. Ela frisou a importância do processo eletrônico (eproc), instalado inicialmente apenas nos JEFs, em 2003, e estendido para toda a 4ª Região em 2010. “Essa transformação no tradicional modo de distribuir justiça gerou economia em muitos aspectos, melhorou o acesso à Justiça, contribuiu para conferir celeridade aos julgamentos e representa a irreversível entrada do Poder Judiciário no futuro”. Marga ressaltou ainda a virtualização dos processos administrativos por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e a preocupação da corte com a área social, citando o reassentamento da Vila Chocolatão e o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) como exemplos de ações de sucesso do tribunal nesse campo. “Recentemente o Conselho Nacional de Justiça considerou o TRF4 o mais informatizado do Brasil e cumpridor de metas estabelecidas. Na gestão que ora se realiza, o TRF4 tem o futuro não como hóspede, mas na centralidade da administração judiciária”, concluiu.

Tribunal cidadão Em nome do Ministério Público Federal, discursou o procuradorchefe substituto da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) Domingos Sávio Dresch da Silveira. “O maior desafio enfrentado por esta corte nesses 25 anos foi dar vida com atos concretos à Constituição Federal de 1988”. Silveira lembrou que as ações no Tribunal Federal de Recursos, substituído pelos TRFs, eram em sua maioria questões tributárias e que isso mudou com o advento das novas cortes. “A Justiça Federal passou

a discutir e decidir sobre temas sociais como saúde, educação e luta contra a corrupção”. Ele ressaltou que um tribunal não é feito de prédios, móveis e computadores, mas é uma obra humana e coletiva. “A grande obra desta instituição são suas decisões judiciais, que estão construindo nossa democracia. O Ministério Público homenageia a todas as pessoas que tornaram possível essa evolução”, declarou o procurador. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) Marcelo Machado Bertoluci

falou em nome dos advogados da 4ª Região. “Louvamos a sintonia deste tribunal com as OABs, uma corte que nunca fugiu de dialogar. Esperamos seguir o trabalho conjunto, sempre buscando as garantias individuais e as liberdades públicas”. “As instituições devem enaltecer seu passado e suas conquistas em nome das novas gerações. Agradecemos e saudamos esse tribunal, uma corte de Justiça com ações comprometidas, concretas e eficientes, que merecem nosso reconhecimento”, finalizou Bertoluci.

Tribunal da inovação “Celebrações como esta homenageiam, em verdade, um marco na democracia de nosso país, inaugurada pela Constituição Federal de 1988. Muitos foram os obstáculos ao longo dessa trajetória. As vicissitudes, contudo, ao contrário do que se poderia imaginar, acabaram por contribuir ao reconhecimento desta casa como uma instituição sólida e ao mesmo tempo de vanguarda no cenário jurídico nacional”. Assim o presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, iniciou seu pronunciamento. Segundo Hirose, nesses 25 anos, o tribunal tem mantido o mesmo caráter inovador dos tempos de sua criação. “Nos atualizamos constantemente a bem de atender as novas demandas impostas pela sociedade hipermoderna, sem esquecer de sua identidade institucional, sempre dirigida a otimizar a resolução dos conflitos e a distribuição da Justiça social”, afirmou, destacando a posição do TRF4 como o que mais cumpriu a Meta 2 do Conselho Na-

cional de Justiça, referente à aceleração do julgamento de processos mais antigos. O presidente lembrou que cinco desembargadores do tribunal foram para cortes superiores. Ari Pargendler, Gilson Dipp e Néfi Cordeiro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teori Zavascki e Ellen Gracie Northfleet, no Supremo Tribunal Federal (STF). Hirose ressaltou a importância de Ellen, que foi a primeira mulher a exercer a presidência do STF. “Hoje somos 27 desembargadores federais, 10 juízes federais convocados, cerca de mil servidores ativos e 230 estagiários. O reconhecimento deste Regional como um tribunal de excelência em nosso país não seria possível sem o trabalho conjunto de todos os seus componentes”, finalizou Hirose. A solenidade foi encerrada com a execução pela Orquestra do IPDAE da obra musical “Reunião”, composta pelo servidor Rodrigo Meine, da Escola da Magistratura do tribunal, especialmente para o evento.


Sexta-feira, 29 e 30.03.2014, Passo Fundo, Erechim,Carazinho

5


REGIÃO Diário da Manhã

6

Sábado e domingo, 29 e 30.03.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Comaja se reuniu em Soledade

Representante do Governo do Estado não trouxe nenhuma novidade sobre o Projeto de Videomonitoramento que continua parado O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) realizou importante assembleia na quarta-feira (26), em Soledade. O encontro que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores municipais, aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, às 13h30min. A reunião foi coordenada pelo presidente do Consórcio e prefeito de Tapera, Ireneu Orth. Participaram ainda o prefeito anfitrião Paulo Cattaneo, o presidente eleito da Amaja e prefeito de Colorado, Lírio Riva; e o delegado Marcos Coelho, do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que veio a Soledade para dar uma resposta aos prefeitos sobre o projeto de monitoramento por câmeras que o Comaja acertou com o Governo do Estado, com aval do governador Tarso Genro. Na ordem do dia estavam a apresentação das contas do Comaja, que foram aprovadas por unanimidade, assim como a tabela de consultas, exames e procedimentos médicos. Tratou-se ainda sobre a regionalização dos licenciamentos ambientais, a renovação do contrato com a Acisa de Ijuí, a implantação do sistema de administração pública sem papel e a construção de aterro sanitário regional. O assunto principal do encontro foi o Projeto de Videomonitoramento. O delegado Marcos Coelho frustrou os prefeitos e vice-prefeitos presentes que queriam ouvir dele um posicionamento definitivo e positivo por parte do Palácio Piratini, o que não aconteceu. O jovem delegado apenas

reforçou o que o governo já havia dito ao Comaja de que, ao invés de repassar os R$ 4,6 milhões prometidos, repassaria apenas R$ 1,5 milhão, o que revoltou os mandatários municipais presentes. “Nós esperávamos um sinal melhor do Governo do Estado e ele não veio. Foi-nos prometido uma coisa e ela não foi cumprida. Dá a impressão de que o governo não sabe o que fazer para dizer não, para retirar-se de uma parceria que foi proposta por ele mesmo e de ter empenhado a sua palavra de que o Estado cumpriria a sua parte nesta parceria”, disse um dos prefeitos presentes. “O Governo do Estado dando apenas R$ 1,5 milhão dos R$ 4,6 milhões prometidos, inviabiliza o projeto e deixa os municípios frustrados e nós, governantes muitíssimo constrangidos perante o nosso povo, pois foi criada toda uma expectativa em torno disso”, disse outro. O delegado Marcos Coelho deixou a reunião levando junto o pedido para agendamento de uma audiência com o governador Tarso Genro, para a próxima semana, para se definir de vez a questão. Os prefeitos querem saber se o governo gaúcho continua na parceria, honrando o que prometeu ou se os municípios terão de arcar com a despesa para a implantação do projeto, o que espanta a maioria deles tendo em vista a situação de seus caixas. O Comaja aguarda a confirmação da audiência. Os prefeitos dos 29 municípios do Comaja, que participam do projeto, de um total de 30, querem nesta última

tentativa de negociação com o governador Tarso Genro, saber o que o Estado pensa fazer a respeito de uma parceria que foi procurada e proposta por ele e que ele próprio propôs todas as regras da mesma. Se o Estado não entrar com o que prometeu, o projeto não se concretizará porque a maioria dos municípios não possui recurso para aplicar no mesmo. “Nós não vamos tirar dinheiro do caixa, que está minguado, para cobrir uma promessa do governador. Isso não faz sentido. Se ele prometeu, que cumpra. Isso ele afirmou e reafirmou nas três passagens que teve pela região entre 2010 e 2014. Nós vamos ficar sem as câmeras e pagando mico com a nossa população devido à falta de palavra do Estado”, disse um vice-prefeito presente à reunião de Soledade.

Entenda o caso O Projeto de Videomonitoramento proposto pelo Comaja, foi colocado no papel em 2010 e apresentado ao governador Tarso Genro, que o aprovou e acenou com a participação do Estado com o repasse de recurso. O Estado entraria com R$ 4,6 milhões, a União com R$ 1,8 milhão, que já foi repassado ao Consórcio; as prefeituras com R$ 2,1 milhões e os restantes R$ 3,5 milhões, que completariam os R$ 12 milhões do total do projeto, seriam buscados junto às empresas, nos municípios. De 2010 para cá, várias reuniões foram feitas e muitos documentos foram assinados, alguns deles pelo próprio governador do Estado. Conforme o secretário-executivo do Comaja, João Ernesto Schemmer, que fez um desabafo na reunião sobre o assunto, ele perdeu as contas de quantas viagens fez a Porto Alegre para tratar do projeto e do número de ligações efetuadas para secretarias e autarquias para falar sobre o mesmo. Sobre gastos, Schemmer acredita que nestes quatro anos foram gastos mais de R$ 250 mil com as idas e vindas. “Nos últimos tempos ninguém mais atendia os meus telefonemas”, disse ele, decepcionado. O governo gaúcho prometeu ainda ao Comaja pagar o valor – R$ 4,6 milhões – em duas parcelas até 13 de setembro de 1013, e depois, em uma parcela única, no dia 28 de fevereiro de 2014. A data passou e o dinheiro não entrou no caixa do Consórcio.


Economia Resumo financeiro Confira o resumo financeiro da semana, elaborado pela Privatto Investimento MERCADO

Ibovespa: O Ibovespa fechou a 49.768,06 pontos registrando uma alta na semana de 5,04% (fechamento de 28/03/2014). Dólar: A moeda norte-americana fechou a R$ 2,2590, queda de -2,88% na semana. Petróleo: O barril (WTI) é cotado a US$ 101,58 FTSE 100 (ING): 6.615,58 pontos, com uma alta na semana de 0,89%. DAX 30 (ALE): 9.587,19 pontos, encerrando a semana com uma variação de 2,61%. CDI (Taxa diária 27/03 - anualizada): 10,55%

EUA Indicadores

A alta do Produto Interno Bruto (PIB) americano ficou em 2,6% de outubro a dezembro, em projeção anual e com dados corrigidos de variações sazonais, contra um precedente estimado em 2,4%. Este ritmo de expansão representa uma desaceleração sobre o terceiro trimestre de forte aumento (4,1%) e se situa de acordo com as expectativas dos analistas, que esperavam em média um aumento de 2,6% para o quarto

trimestre.Outro dado positivo foi a queda inesperada dos pedidos de seguro-desemprego no país na semana encerrada em 22 de março, segundo informou o departamento do Trabalho. Em dados corrigidos de variações sazonais, os pedidos registrados foram de 311 mil, ou seja, um retrocesso de 10 mil em relação aos 321 mil apresentados na semana anterior (cifra revisada). Os analistas esperavam leve alta no total de pedidos, para 330 mil.

BRASIL Indicadores A estimativa para a expansão do PIB, segue em 1,70%, este ano, e em 2%, em 2015. Essas projeções fazem parte da pesquisa semanal do BC em instituições financeiras, envolvendo os principais indicadores econômicos. A projeção para a cotação do dólar segue em R$ 2,49, em 2014, e foi ajustada de R$ 2,54 para R$ 2,55, no próximo ano. A expectativa das instituições financeiras para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) passou de US$ 58,8 bilhões para US$ 55,4 bilhões neste ano, e segue em US$ 55 bilhões, em 2015. A projeção das instituições financeiras para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB foi alterada de 34,60% para 34,75%

Corporativo

neste ano, e permanece em 35%, em 2015. A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou a nota de avaliação de crédito do Brasil de BBB para BBB-, o menor rating com grau de investimento. A perspectiva foi alterada de negativa para estável. A ação encerra uma década de altas da nota da maior economia da América Latina pela agência. “O rebaixamento reflete a combinação de derrapagem fiscal, perspectiva de que a execução fiscal continuará fraca em meio a um crescimento moderado nos próximos anos, uma habilidade reprimida de ajustar a política frente à aproximação das eleições presidenciais de outubro e certo enfraquecimento das contas externas do Brasil”, disse a S&P em nota.

A Espanha, quarta economia da Eurozona, terminou o ano de 2013 com um déficit público de 6,62% do PIB, levemente superior ao limite com o qual havia se comprometido a respeitar (6,5%), anunciou nesta sexta-feira o ministro da Fazenda, Cristóbal Montoro. Em 2013, o PIB espanhol retrocedeu 1,2% O crescimento econômico do Reino Unido em 2013 foi revisado, com leve queda, a 1,7%, contra a estimativa anterior de 1,8%, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) em seu cálculo final. Fonte: Brasil Econômico e InfoMoney

Diário da Manhã

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

7

A movimentação da economia na região e no Estado „„* Passo Fundo, Erechim e Carazinho

Resultado fiscal recorde em fevereiro

Maior arrecadação de impostos ajudam estados e municípios a apresentar resultado fiscal recorde em fevereiro. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados sexta-feira (28), os governo regionais (estados e municípios) apresentaram superávit primário de R$ 5,468 bilhões, o maior resultado para meses de fevereiro, na série histórica, iniciada em dezembro de 2001. De acordo com o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, o início do ano é um período favorável para os resultados fiscais dos governos regionais, em razão da concentração de receita de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Além da concentração de tributos, ainda há volume significativo de transferência da União”, disse Maciel.

Gasolina e etanol têm preços reajustados no Distrito Federal Os consumidores de combustíveis do Distrito Federal estão pagando mais caro pela gasolina e pelo álcool desde o início da semana. Segundo levantamento divulgado sexta-feira (28), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina no DF passou de R$ 3,072 para R$ 3,128 entre o início do mês e o último

domingo (23). No mesmo período, o preço do etanol subiu de R$ 2,364 para R$ 2,685. A pesquisa da ANP levou em conta preços de 80 postos de combustíveis do DF. O preço mínimo encontrado para a gasolina foi R$ 3,09, e o máximo ficou em R$ 3,15. Para o etanol, o menor preço encontrado foi R$ 2,67, e o máximo R$ 2,699.

Grandes investimentos no país nos próximos oito anos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu sexta (28) que o Brasil terá ainda de enfrentar desafios para manter o crescimento econômico, nos próximos anos, e um deles é o aumento dos investimentos em infraestrutura. Ele prevê, no entanto, uma melhora no ritmo de evolução do setor, com alta de 7% na média anual de investimentos até 2022 - taxa acima da média de 6,2%, registrada entre 2003 e 2013.

Sábado e domingo, 29 e 30.03.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Eletrobras teve prejuízo em 2013, mas prevê lucro em 2014

O presidente da Eletrobras, José da Costa, disse ontem (28) que estudos feitos pela estatal indicam que será possível reverter o prejuízo de R$ 4 bilhões em 2013 em lucro em 2014. Isso porque parte dos gastos feitos pela empresa ao longo do período (cerca de R$ 6,3 bilhões) são de efeitos não recorrentes. Ou seja: não se repetirão ou, em alguns casos, serão revertidos, deixando de ser considerados gastos e passando a ser contabilizados como investimentos. E, sendo investimentos, poderão ser repassados às tarifas, resultando em lucro para a estatal. Entre os lançamentos contábeis não recorrentes, ele citou o programa de incentivo ao desligamento de empregados, que resultou em gasto de R$ 1,7 bilhão, e os R$ 800 milhões em investimentos que, por ainda não terem sido reconhecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acabaram sendo contabilizados como prejuízo.


ESPORTE Diário da Manhã

8

Sábado e domingo, 29 e 30.03.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Domingo de Gre-Nal na Arena Clássico 400 da história inicia às 16h, valendo pelas finais do Campeonato Gaúcho

Grêmio e Internacional começam a medir forças e decidir o título do Campeonato Gaúcho de 2014 neste domingo (30). A Dupla vai se reencontrar pela 400ª vez, na disputa de um Gre-Nal que promete ser dos mais emocionantes. A tendência é que os técnicos Enderson Moreira e Abel Braga escalem o que têm de melhor. O Grêmio, que terminou a fase de grupos na ponta do “B”, vem embalado pelo bom momento do time na Taça Libertadores da América (onde ainda não perdeu) e pela classificação à final após vitória sobre o Brasil-Pe. Para o jogo na Arena, o técnico Enderson Moreira tem como boa notícia o fato de poder repetir a escalação. Sem problemas de jogadores suspensos ou lesionados (exceção a Zé Roberto, já substituído por Dudu), o Grêmio vai a campo com Marcelo Grohe, Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros

e Dudu; Luan e Barcos. No treino de sexta-feira (28), fechado para a imprensa, Enderson Moreira comandou uma atividade de chutes ao gol. O Inter, que despachou o Remo com goleada na Copa do Brasil (6x1) e obteve grande campanha na fase de classificação do Campeonato Gaúcho, deve apresentar uma mudança em relação ao time titular que eliminou o Caxias, na última quarta-feira (26). Recuperado de uma lesão no joelho direito, que o afastou de dois jogos, o centroavante Rafael Moura treinou normalmente quinta e sexta-feira, podendo ocupar a vaga de Wellington Paulista, que fez dois gols sobre o time caxiense. Na sexta-feira (28) o time colorado treinou com portões fechados e deposita todo o foco no primeiro dos dois confrontos que podem dar ao Inter o tetracampeonato estadual. No ensaio, foi realizado um treino tático entre titulares e reservas, encaminhando a equipe para a partida.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Grêmio treinou com portões fechados para o Gre-Nal

Arbitragem

A Federação Gaúcha de Futebol definiu nesta quinta-feira (27/3) os árbitros que atuarão nas finais do Gauchão. Leandro Vuaden foi escalado para o Gre-Nal deste domingo, auxiliado por José Antônio Filho e Rafael da Silva Alves. Já Márcio Chagas da Silva será o árbitro do clássico do dia 13 de abril, que terá o Inter como mandante. Marcelo Bertanha Barison e Júlio César dos Santos serão os assistentes.

Regulamento

De acordo com as regras do Campeonato Gaúcho, o campeão será conhecido após dois jogos. “Ocorrendo o empate em pontos conquistados ao término do 2º jogo, serão adotados os seguintes critérios: A) Maior saldo de gols simples; B) Saldo de gols qualificado (contando em dobro os gols marcados na casa do adversário; C) Persistindo, ainda, o empate, a decisão ocorrerá através da cobrança de penalidades máximas” diz o regulamento.

Equipe colorada treina forte para o clássico de domingo


Passo Fundo I Carazinho I Erechim 29 e 30.03.2014

Turismo p5

Confira as dicas da Avalon Viagens para o destino capital do Ceará: Fortaleza!

Sua Casa p4

Paredes criativas! Conheça mais sobre o versátil papel de parede vinílico com o Schuster & Medeiros

Moda p8

Inspiração: costas em evidência. Confira o look Ive La Vie e também as promoções da loja

Foto | Divulgação

CRISTIANE ALBERTON FRANCO Professora formada em Letras, mãe, esposa e atual prefeita da cidade de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco conta à Bella sobre sua deliciosa infância, sobre sua vida em meio à política e sobre o amor e apoio que recebe de sua família. p3


2 VARIEDADES

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 15 e 16.03.2014

ÁRIES 21/3 a 20/4

HORÓSCOPO

l Novas amizades trarão chances para o amor. A primeira quinzena será movimentada, com encontros estimulantes e conversas encantadoras. Mudanças internas, sintonia com os sentimentos e crescimento espiritual imprimirão um sentido maior à vida.

TOURO 21/4 a 20/5

l Aproveite o início do mês para viajar, aliviar o estresse e curtir o parceiro. A vida a dois ficará mais gostosa longe da rotina.

GÊMEOS 21/5 a 20/6

l Confiança e prazer darão um sabor mais intenso à relação íntima. Se estiver só, poderá se apaixonar numa viagem ou num encontro casual no ambiente acadêmico.

CÂNCER 21/6 a 22/7

l Bom período para trocar confidências e resolver assuntos delicados. Poder, prestígio e motivação não faltarão nessa fase de expansão profissional. Terá chances de assumir uma nova posição e alavancar a carreira no fim do mês.

LEÃO 23/7 a 22/8

l Se estiver disponível, dificilmente ficará sozinha. Numa relação já assumida, haverá mais harmonia e sensualidade. Compromissos familiares também pedirão mais atenção.

VIRGEM 23/8 a 22/9

l A vida íntima ficará mais excitante, com novos objetivos em comum. Se o coração estiver livre, poderá se apaixonar loucamente. Projetos pessoais ficarão mais claros,

LIBRA 23/9 a 22/10

l Novo projeto, promoção e reconhecimento da sua compe¬tência aumentarão

PARA LER E PARA VER

sua motivação no trabalho neste mês. Prepare-se para receber elogios do chefe e aproveite uma oportunidade para assumir uma posição que tem tudo a ver com você.

A COR DO INVISÍVEL Em A Cor do Invisível, de 1989, Quintana já octogenário exercitava mais uma vez a força poética de seu olhar de menino, potência reveladora do lírico que aborda o mundo como quem o vê pela primeira vez. Ao reunir poemas novos e antigos, até então inéditos, que incluem textos mais acabados a simples frases e fragmentos dotados de grande poder de sugestão, o título tem tudo o que se espera de um livro de Quintana: a capacidade de tatuar a emoção e fabricar a memória afetiva de seus leitores. Talvez o mais marcante traço de A cor do invisível seja a abertura não só dos temas poéticos, mas da própria voz poética. Como assinala Viviana Bosi no prefácio, já no primeiro poema fica claro que a abertura do livro é também abertura de vida: “Quando abro cada manhã a janela do meu quarto/ É como se abrisse o mesmo livro/ Numa página nova...”

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11

l Um toque pessoal na decoração tornará a casa mais bonita e acolhedora. Ótimo período para receber amigos, curtir a família e as delícias da intimidade. Se estiver só, um antigo amor tende a reaparecer.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12

l Palavras doces e declarações de amor vão trazer mais emoção para a vida íntima. Gastos com os filhos ou com o seu prazer poderão abalar o orçamento. Prepare-se para despesas extras e investimentos.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1

l A segunda quinzena começará com sabor de vitória. Comemore suas últimas conquistas com uma viagem romântica. Fase positiva também para decidir assuntos jurídicos e ampliar sua bagagem cultural.

AQUÁRIO 21/1 a 19/2

l A segunda quinzena trará mais liberdade na vida pessoal e chances inesperadas para o amor. Viagens curtas e maior participação social ampliarão sua rede de influências. O crescimento financeiro estará garantido, com harmonia entre Mercúrio e Júpiter, no 26.

PEIXES 20/2 a 20/3

l Otimismo, autoconfiança e paixão aumentarão seu brilho neste mês, que começará com Lua Nova em seu signo, inspirando projetos criativos. Valores divergentes poderão provocar afastamento de alguma amizade.

FAROESTE CABOCLO João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

CINEMA

FESTAS e EVENTOS

Bella Cittá (54) 3045-2814 // Bourbon(54) 3581-1920 NEED FOR SPEED

Tobey Marshall (Aaron Paul) herdou do pai uma oficina mecânica, onde, juntamente com sua equipe, modifica carros para que se tornem o mais rápido possível. Além disto, Tobey é um exímio piloto e volta e meia participa de rachas. Um dia, o ex-piloto da Fórmula Indy Dino Brewster (Dominic West) o procura para que Tobey possa concluir um Mustang desenvolvido por um gênio da mecânica que já faleceu. Apesar das divergências entre eles, Tobey aceita a proposta por precisar muito do pagamento oferecido por Dino. O carro é concluído e posteriormente vendido.

BELLA CITTÁ 2 TODOS OS DIAS

14:00 16:30 19:00

300 - A ASCENSÃO DO IMPÉRIO - 3D

BELLA CITTÁ I

QUINTAS 19:20 21:20

O LOBO DE WALL STREET

Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade e seus três filhotes, Carla , Bia e Tiago. Seus donos, Linda e Túlio, estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Blu inicialmente reluta, mas acaba aceitando a ideia. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel. BELLA CITTÁ

AJUSTES DE CONTAS

BELLA CITTÁ I

TODOS OS DIAS 21:00

AS AVENTURAS DE PEABODY & SHERMAN- Sr. Peabody (Ty Burrell) é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman (Max Charles) os fatos históricos estando presentes nele. Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola. Lá ele se torna alvo de provocações de Penny (Ariel Winter), com quem acaba brigando no pátio.

BOURBON

TODOS OS DIAS

15:00 16:50 18:40

ROBOCOP

BOURBON

TODOS OS DIAS

16:40 19:00 21:20

O LOBO DE WALL STREET

29-03 MOINHO LOUNGE Passo Fundo 29-03 Marginal Alado, Um tributo a Charlie Brown JR. Bier Site _______ 29-03 Galeto com Massa Rotary Club Local: João Marek Horário: A partir das 18h Carazinho

BOURBON

TODOS OS DIAS 20:30

DIÁRIO DA MANHÃ www.diariodamanha.com Editora Mayara Dalla Libera SRTE/RS 16983

Coordenadora Bruna Roberta Toso

www.facebook.com/revistabellacarazinho

Diagramação Bruna Roberta Toso Rua Pedro Vargas, 486 Centro - Carazinho/RS


PERFIL 3

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 29 e 30.03.2014 Foto | Tatsch Fotografia

Professora formada em Letras, esposa de Marcelo Franco, mãe de João Luis e Larissa e atual prefeita da cidade de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco conta a Bella sobre sua deliciosa infância, sobre sua vida em meio à política e sobre o amor e apoio que recebe de sua família. Confira!

Cristiane Alberton Franco Revista Bella: Conte-nos um pouco sobre sua história.

sei em como eu poderia ajudar esses alunos que precisavam de uma motivação real para estudar. E foi assim que nasceu e cresceu a idéia de que, como prefeita, eu teria a oportunidade de fazer algo concreto por eles, já que eu não via nas administrações de até então tal preocupação. E esta tem sido minha maior luta até agora: concretizar essa oportunidade para aqueles que não querem sair do Município para poder trabalhar e construir sua família.

Cristiane Alberton Franco: Nasci no interior de Não-Me-Toque, na localidade de Rincão Doce. Tive uma infância daquelas que se pode chamar de infância de verdade. Brinquei muito com meus primos, andei de bicicleta, subi em árvores, fiz piquenique no quintal da casa dos meus avós, ganhei muito carinho de meus tios nos encontros e festas de família. Sempre tive muitos amigos na escola e, com eles, participava de grupos de dança, Bella: Como é ser mulher e estar envolvida na política? É canto, poesia e teatro. tranquilo ou ainda existe uma certa resistência de algumas Bella: Conte-nos um pouco partes? sobre sua profissão. Cristiane: Decidi seguir o magistério no segundo ano do Ensino Médio e cursei no Colégio Nossa Senhora da Glória. Depois entrei na faculdade de Letras, na UPF, e logo fiz um concurso público e comecei a dar aula na escola onde estudei na minha infância e onde fiz meu primeiro estágio, a escola Amália Kerber, de São José do Centro. Depois, trabalhei em outras escolas em Carazinho até passar no concurso do Estado e ser designada para atuar na Escola Estadual em Santo Antônio do Planalto. Fiz Mestrado em Linguística Aplicada e passei a dar aulas na Universidade também.

Cristiane: Resistência, infelizmente, ainda há. E não só no meu Município, mas em todo o mundo. Nós crescemos numa sociedade que não aprendeu a dar à mulher o valor que hoje ela está conquistando com muita luta. Apesar de ela sempre ter sido a base das famílias, muito ainda precisa ser feito para que qualquer tipo de discriminação seja erradicado da nossa sociedade. Ser mulher e estar na política é duplamente desafiador, porque se está buscando espaço numa área que tradicionalmente foi ocupada por homens.

Bella: Quando você descobriu essa vocação para a política?

Bella: Qual você diria que é o segredo para realizar-se profissionalmente?

Cristiane: Eu sempre ouvi falar muito em política em casa, pois era uma paixão de meu pai, mas nunca me envolvi diretamente. Claro que, como professora de produção textual, sempre discuti este tema nas aulas e busquei fazer com que meus alunos pensassem na situação política do país. E foi numa dessas aulas, na qual eu tentava motivar os alunos ao estudo, que ouvi de um deles a frase “estudar pra quê, profe? Aqui em santo Antônio a gente não tem o que fazer (referindo-se a oportunidades de emprego).” Essa frase nunca saiu do meu pensamento e eu sempre pen-

Cristiane: Acredito que não há um segredo. Há uma série de fatores necessários: a busca pelo conhecimento que, com certeza, será seu suporte para enfrentar as situações difíceis; o respeito e o bom relacionamento com as pessoas que trabalham com você, independentemente das crenças e das opções que elas têm; a consciência de que devemos estar sempre buscando interagir com as mudanças que acontecem na sociedade e, principalmente, de que devemos nos perguntar “o que eu posso fazer por esta sociedade” e não o contrário; e, claro, se pudermos aliar a isso o gosto pelo que

fazemos será especialmente encantador. Bella: Como você equilibra a vida pessoal da vida profissional? Cristiane: Fácil não é, mas sempre nós todos sabíamos que ia ser assim. São muitos compromissos e agendas diárias e, muitas vezes, nos finais de semana também. Então procuro explorar o máximo possível os momentos com minha família, principalmente com meus filhos. Bella: Sua família sempre apoiou sua escolha de trabalhar na política? Cristiane: Sempre e foram os primeiros que consultei quando decidi entrar na política e eles sempre compreenderam que eu estava fazendo isso por eles também, para melhorar a vida de toda a comunidade na qual convivemos. Bella: Mudando um pouco de assunto, quando você começou a construir sua família? Cristiane: Em 2005, quando casei com meu marido Marcelo. Logo em 2007 nasceu nosso primeiro filho, João Luís. Foi um momento muito especial. Da mesma forma, o nascimento da Larissa em 2012 foi marcante e mudou o rumo e o significado das nossas vidas. Bella: E como família, quais os programas que vocês mais gostam de fazer? Cristiane: Gostamos de estar junto, visitar os parentes e amigos. Bella: Como é presença dos amigos e família na sua vida? É constante? Cristiane: Hoje em dia é menor do que eu gostaria pela falta de tempo da minha parte. Mas sempre que posso procuro estar com eles. E eles compreendem também e continuam companheiros como sempre foram.

Uma viagem que ficou marcada: Conhecer Brasília, sem dúvida, foi um momento marcante. Estar no lugar onde são decididos os rumos do país foi especial e me fez ver que são pessoas como nós que estão lá. Por isso, é tão importante participarmos ativamente de tudo o que diz respeito à política do nosso Brasil, principalmente, porque somos nós os que sentem na pele os resultados de tudo o que é discutido e decidido por lá. Uma viagem que gostaria de fazer: Viajar sempre é bom. Conhecer outras culturas me encanta. Infelizmente muitas só conhecemos pelos livros. Se puder, quero conhecer outros países como Portugal, Espanha que fazem parte da construção da nossa história enquanto país. França, Itália, Alemanha também desafiam a minha curiosidade, enquanto culturas que também contribuíram para nossa formação, especialmente em relação à formação da nossa linguagem. Um sonho: Eu sonho o que John Lennon tão bem sonhou em “Imagine”. Acredito que quando conseguirmos viver em paz de verdade teremos conquistas inimagináveis. E isso não depende de tecnologia nem de recursos financeiros. Depende apenas da nossa vontade e das nossas atitudes para com o outro. Momentos inesquecíveis: O nascimento dos meus filhos, sem dúvida. É inexplicável a sensação de ser mãe! O nascimento da minha primeira sobrinha, a Laiza Carolina, também foi muito fofo. Minha primeira turma depois de formada (uma turma de alunos do Jardim). A defesa da minha tese no Mestrado. Momentos que marcaram muito a minha vida e definiram o caminho profissional que eu iria seguir. O que é felicidade para você? É algo que sentimos em momentos tão simples que nem percebemos. Quando ouvimos o primeiro choro dos nossos filhos, quando eles buscam nossa proteção em momentos difíceis... Quando aquele aluno em quem ninguém mais, além de você, apostava supera o primeiro obstáculo, quando aquele aluno volta adulto e agradece por você ter sido tão chata ao insistir com ele sobre como a leitura é importante. Quando você consegue ser um pouquinho o personagem Marco Polo, do livro O Futuro da Humanidade, de Augusto Cury, e perceber que por trás de cada rosto existem complexas histórias, construídas muitas vezes com lágrimas, perdas, decepções e conquistas interiores tão complexas que o mais singelo sorriso é suficiente para mostrar o quanto seu apoio foi importante.

Eu sonho o que John Lennon tão bem sonhou em “Imagine”. Acredito que quando conseguirmos viver em paz de verdade teremos conquistas inimagináveis. E isso não depende de tecnologia nem de recursos financeiros. Depende apenas da nossa vontade e das nossas atitudes para com o outro.


4 SUA CASA

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 29e 30.03.2014

Fotos | Divulgação

Paredes criativas!

No Schuster & Medeiros você encontra diversas opções para revestir sua parede de forma criativa, entre os mais usados: papeis de parede vinílicos. A Linha Wallpaper de Papel de Parede Porto Design combina opções modernas e tradicionais, oferecendo a seus clientes composições criativas para seus projetos. Confira!

Com características

que unem o moderno ao clássico e o masculino ao feminino, esta coleção afirma a elegância e o conforto através de uma textura aveludada, que proporciona sofisticação e suavidade ao ambiente. Recheada de desenhos diferenciados, a coleção conquista e agrada a todos os estilos. As fibras especiais de alta qualidade conferem aos papéis o toque macio, característico desta coleção, e devem ser aplicados com escovas macias.

O que é PAPEL DE PAREDE VINÍLICO? O papel de parede vinílico é um verdadeiro clássico no mundo dos papéis de parede. Suas vantagens práticas do dia-a-dia são óbvias: são laváveis, resistentes à luz, e extremamente duráveis, o que faz deles candidatos a espaços com bastante movimento. Decoração de vinil consiste numa camada de revestimento, papel ou fibra, e um revestimento superior de plástico (PVC, PU).


TURISMO

SOCIAL 5

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 29 e 30.03.2014

PARABÉNS PEDRO!

Destino FORTALEZA com a Avalon!

Foto | Unidunitê

Atrações não faltam na capital cearense. A começar pela bonita

orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores na hora do pôr do sol. A 11 quilômetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia - as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo e o pargo assado no sal grosso, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação. Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará. A bordo de bugues, são apreciadas nas praias de Morro Branco e das Fontes, na Costa Leste ou do Sol Nascente. Por lá está ainda Porto das Dunas, o cenário do Beach Park. O Litoral Oeste (Sol Poente) tem como destaque as lagoas de Cumbuco e os bons ventos, que atraem adeptos do windsurf e do kitesurf. Fotos | Divulgação

Pedro ao lado dos pais Juliana e Alexandre e do mano Augusto

Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda - a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta. Vale conferir a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares; ou simplesmente, apreciar a moderna arquitetura da construção. Não deixe de vislumbrar também a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar, seja durante um espetáculo ou através de uma visita guiada. Quando chega a hora de provar as delícias típicas da região, basta definir o cardápio e consultar o mapa. Caso a opção seja uma saborosa lagosta o endereço é a praia de Mucuripe, onde aportam as jangadas repletas de frutos do mar. A comida do sertão, com direito a baião de dois e carne de sol, é encontrada nos bairros de Varjota e Aldeota, que também oferecem restaurantes de cozinha variada. As tapiocas também ganharam um cantinho só para elas – fica no bairro de Messejana e reúne mais de 20 barracas que oferecem as delícias com os mais variados recheios. Já o artesanato está espalhado por toda a cidade. São diversas feiras e mercados onde os bonitos trabalhos em renda de labirinto, a mais tradicional do estado, dividem espaço com as redes de dormir, as garrafinhas com desenhos de areia colorida, os objetos em argila e madeira... A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte... A programação intensa trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda o Memorial da Cultura Cearense, um museu com obras de arte popular; e o Planetário.

Vá até a AVALON VIAGENS e planeje sua próxima viagem!

Completou cinco aninhos de idade neste domingo (23), Pedro Ritter Linck. Ele é filho de Juliana Ritter Linck e Alexandre Linck. O aniversário foi comemorado na Unidunitê ao lado dos pais e do mano Augusto, além de seus amigos e familiares. Parabéns!

COT CONTA COM NOVA REUMATOLOGISTA A COT Carazinho Ortopedia e Traumatologia agora conta com uma nova profissional reumatologista em sua equipe. Thais Rohde Pavan passou a atender nas manhãs de segunda-feira junto ao COT - Carazinho Ortopedia e Traumatologia (Rua 14 de Julho, 220 – Fundos do Hospital de Caridade de Carazinho. Fones: (54) 33301101 / 3331-2532). Thais cursou graduação em Medicina na UPF Passo Fundo e escolheu esta especialidade por influência de um professor. Fez residência em Clínica Médica no Hospital da Cidade, também em Passo Fundo e depois residência em reumatologia na Santa Casa em Porto Alegre. Atualmente cursa mestrado em ciências médicas no Hospital de Clínica de Porto Alegre. Foto | Mara Steffens

Reumatologista Thais Rohde Pavan


6 SOCIAL

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 29 e 30.03.2014

Carazinhense participa do Beleza Verão RS 2014 Nos dias 21 e 22 de março, na praia de Capão da Canoa, Yasmin Dreifke da Silva representou Carazinho no Beleza Verão Rio Grande do Sul, concorrendo com várias meninas de outras cidades e conquistou o título de Primeira Princesa do Beleza Verão RS 2014. Yasmin é filha de Fába Barbosa da Silva (in memorian) e Carla Eliane Dreifke. Fotos | Divulgação

GALETO COM MASSA ROTARY CLUB! Neste sábado (29) será realizado o Galeto com Massa do Rotary Club, com intuito de arrecadar fundos para adquirir cadeiras de roda. Estas cadeiras (e também muletas) são emprestadas para pessoas que necessitam; entrando em contato com o Rotary Club e será encaminhado ao HCC, que administra e organiza as cadeiras. A pessoa usa pelo tempo que precisar e depois devolve a cadeira, ficando disponível novamente para outras pessoas. O Galeto com Massa será servido no João Marek, a partir das 18h. Para quem quiser pegar o galeto e massa crus, a partir das 16h. Para adquirir cartão entrar em contato com Nelson Walber pelo telefone (54) 3331-1082. Fotos | Divulgação

NOVA BOSA VISTA

Prefeito de Almirante Tmanadaré prestigia jantar italiano em Nova Boa Vista O prefeito de Almirante Tamandaré, Ironi José Sebben e a primeira dama Sandra Sebben estiveram prestigiando o aniversário de 22 anos de emancipação político/administrativa de Nova Boa Vista que se realizou no Salão Pe Urbano na noite de sábado (22). Na ocasião foi servido um jantar típico com culinária italiana, o qual foi uma das ações realizadas durante a programação da semana de aniversário do município. Ainda houve show com o cantor típico Valdir Anzolin e homenagem aos governantes do município. Além do prefeito municipal e sua esposa estiveram presentes o assessor jurídico Maiquel Adam e esposa, organizadora do VIII Gaitaço Gislaine Marmitt e representantes do Grupo de Italianos de Linha Vitória. O prefeito municipal Ironi José Sebben saudou o convite e convidou para o VIII Gaitaço o prefeito municipal Márcio Thums e o vice-prefeito Vilson Colli. Fotos | Divulgação

Vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e demais autoridades


SOCIAL 7

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 29 e 30.03.2014

INTEGRAÇÃO RUI BARBOSA!

FERRO CARRIL DE CARA NOVA!

Na terça-feira (25), aconteceu no Juvenato, com o Terceiro ano do Rui Barbosa, um gostoso encontro dentro do Programa de Orientação Vocacional. As conversas sobre a escolha profissional, a importância do autoconhecimento e a realização de alguns testes vocacionais aconteceram em um clima de muita descontração e interação. No início da tarde, para aproveitar tudo o que o local oferecia, o grupo aventurouse em uma trilha com direito a saltos sobre riachos e subidas em árvores. A integração do grupo foi o ponto alto do encontro que deixou um gostinho de quero mais.

A Ferro Carril Comércio de Ferro e Aço está de cara nova. O endereço continua o mesmo, mas as mudanças são para a melhor! De acordo com o sócio proprietário Jorge Luiz da Silva Dutra, as mudanças ocorreram para atender melhor os seus clientes. “Valorizamos muito nossos clientes, que são fieis há bastante tempo e queremos trazer um espaço otimizado para melhor atende-los”, diz ele. Ainda este ano, a Ferro Carril irá contar com novos maquinários, investimento que valorizará ainda mais a loja e segundo Jorge, trará novos empregos para Carazinho e atenderá uma demanda para toda a região. Jorge tem uma experiência de 23 anos na área e conta que a Ferro Carril já está há 10 anos no mercado. “Nossos profissionais são qualificados assim como nossa mãe de obra. Buscamos sempre crescer e estar a altura da exigência de nosso clientes”.

Foto | Divulgação

Jorge juntamente de sua esposa Elena do Amaral, e também sócia-proprietária, receberam um ofício de aplauso da Câmara de Vereadores de Carazinho, parabenizando pelos 10 anos de loja pelos seus serviços prestados à comunidade, trabalhando para melhor atender seu público, sendo uma empresa séria e sempre inovando e assim contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade.

CAMPANHA ACAPA!

Foto | Bruna Roberta Toso

A Ferro Carril está localizada na Avenida Flores da Cunha, nº 2766. O telefone para contato é o (54) 33296109.

NÃO-ME-TOQUE

Nova posse CTG Galpão Amigo Na noite de sábado, 22, a Vice-prefeita Teodora Lütkemeyer esteve prestigiando a posse da nova patronagem do CTG Galpão Amigo. O evento contou com a presença de vereadores, sócios do CTG e comunidade em geral. O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Amigo foi fundado em 1973 por um grupo de não-me-toquenses dispostos a preservar as tradições e a cultura gaúcha em nosso município. Em 1977 inaugurou sua sede própria e este ano o CTG completa 41 anos de existência. Fotos | Divulgação

Vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e demais autoridades

Neste sábado (29), a ACAPA irá realizar uma Campanha de Arrecadação de Ração em frente ao Economia da Praça. As voluntárias estarão recebendo as doações das 9h às 20h. É através das campanhas de arrecadação de ração que a entidade consegue manter cheia a barriguinha dos 450 animais que vivem no abrigo. Faça parte da corrente do bem! Passe lá no Economia e deixe a sua contribuição. “Não importa o tipo, a quantidade ou o tamanho. O que importa é ajudar!”, diz uma das voluntárias. A ACAPA também estará realizando uma feirinha de adoção de cães e gatos na praça! Quem quiser adotar um amigo para a vida inteira, pode aproveitar a oportunidade! Divulgação


8 MODA

COSTAS EM EVIDÊNCIA! C

om a chegada do outono vem também os dias mais fresquinhos. Para não passar frio e ainda usar um look com estilo, invista em peças chave como o clássico jeans e uma blusa mais ousada. Confira looks de inspiração e o look montado pela loja IVE LA VIE! Olha só:

O ESTILO:

Blusas na IVE LA VIE a partir de R$ 29,90!

Fotos | Divulgação

O LOOK IVE LA VIE:

Diário da Manhã Passo Fundo I Carazinho I Erechim, 29 e 30.03.2014

Calças ALPHORRIA na IVE LA VIE com 70% de desconto!

Foto | Bru

na R Toso

Blusas abertas nas costas dão aquele ar elegante e sexy que toda mulher adora passar. Cuidado para não exagerar: equilibre as peças para não cair na vulgaridade!

Para completar o look, botas e bolsas com descontos especiais IVE LA VIE!


Carazinho