Issuu on Google+

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

CARAZINHO, QUINTA - Feira 29.05.2014

Diário da Manhã

1

www.diariodamanha.com 33 ANOS - Nº 409 - R$ 2,00

DNIT autoriza estudo para apuração de viabilidade da duplicação da BR 386 O anúncio foi feito ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Leandro Walber. Além disso, na próxima semana, técnicos do DNIT estarão em Carazinho para discutir a duplicação da BR 285. Pág.3 Foto: DM/Gabriella Bellé

Dia do Desafio movimenta 24 mil pessoas

Grupo Diário promove disputa de pênaltis Foto: DM/Mayara Dalla Libera

A atividade ocorreu dentro da programação do Dia do Desafio com colaboradores do Grupo e convidados. A competição foi vencida por uma dupla de “Eduardos” – Fluzer e Assis ganharam a final por 9x5. Pág.4

Desde o primeiro minuto de ontem (28), a competição que serve como um incentivo à prática de exercícios físicos, movimentou Carazinho por um dia. Até o fechamento da edição, o Sesc estimou a participação de 24 mil pessoas, o que condiz com mais de 40% da população. Pág.5


2

DA REDAÇÃO

Diário da Manhã

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Carazinho em Imagens www.facebook.com.br/carazinhoemimagens

Palanque Alessandro Tavares alessandro@diariodamanha.net

O novo Gabinete

Casa localizada na rua Alexandre da Mota próxima a escola Princesa Isabel.Sabe-se que a casa foi construída no início do século XX. Foto por Mateus Sohne, 2012.

(*) Essa é uma parceria do DM Carazinho com a Página Carazinho em Imagens. O setor trará diariamente imagens históricas do município. Aproveite!

DATA COMEMORATIVAS

Gabinete Integrado de Segurança. Este deve ser o novo órgão da Prefeitura de Carazinho e que ao que tudo indica será criado entre os meses de junho e julho. A criação do Gabinete seria uma alternativa para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma vez que o orçamento da Prefeitura tem suas limitações para criação de uma nova pasta. O gabinete que pode vir a abranger setores como Trânsito e Defesa Civil, faria a captação de recursos do Governo Federal e Estadual para tal finalidade. Ainda não há um nome confirmado de quem será o chefe de tal gabinete, mas vale lembrar que o atual coordenador da Defesa Civil Flavio Maioki, já está a frente do projeto das Câmeras de Videomonitoramento e no pleito do município por mais uma turma do curso de formação de policiais militares.

Coração que não me ajuda Um dia depois de ter confirmado que é mesmo pré-candidato a deputado estadual, o vereador Paulino de Moura anunciou que fará um cateterismo cardíaco. Depois de ter feito outros dois exames, o diagnóstico mais preciso foi indicado. Moura acredita que não precisará ficar afastado devido ao procedimento e afirma que o plano de disputar o pleito se mantém. Atribui o problema coronário aos estresses da função política. “E esse tipo de coisa que tenho conseguido com a política. Aqui eu xingo, brigo me estresso”, comenta Paulino.

Como chimarrão: Amargo, mas o gostoso Outro que têm se estressado com a política é o prefeito Renato Süss. Nesta semana quando esteve na Câmara, o chefe do Executivo disse: “A política é estressante e por isso atraente. Parece que não se consegue sair”. Será que ele já queria ter saído, ou Süss já pensa em reeleição em 2016.

Um “não” de possibilidades?

29 · Dia do Estatístico 29 · Dia do Geógrafo

Volte e meia algumas correntes políticas comentam que Taíse Albuquerque será a candidata do PSDB a prefeita nas próximas eleições. Nesta semana, em entrevista ao Programa Plantão Diário a Secretária de Assistência Social afirmou que momentaneamente, se candidatar, não faz parte de suas prioridades.

Se a moda pega, vai faltar parede

Instagram @diariodamanhacrz

A prefeitura, representada pelo PDT, tem realizado a campanha “Ame sua cidade, não cole cartaz nas paradas”. Mas, nesta semana cartazes com as palavras “Brizola vive” foram colocados nas caixas de ramais de redes de telefonia e outros pontos cidade. Certo que o partido está completando 34 anos, que nesta semana deputados da sigla estiveram em Carazinho, que houve a inauguração de uma creche com o nome de Brizola. Mas vai que a moda pegue, certo que nem todos tem um Brizola, mas não são poucas as siglas partidárias para colar cartazes pela cidade.

Irineu Orth e a região fazendo pressão Próxima semana. Este é o prazo estipulado pelo prefeito de Tapera e Presidente do Comaja Irineu Orth para que o Estado confirme em depósito de valores ao Consórcio, se o Projeto de Videomonitoramento pretendido desde 2010 por 29 municípios da região será viabilizado ou não. Nesta quarta-feira (28) foi assinado com a Secretaria de Segurança Pública as alterações do projeto e o novo convênio, mas o que Prefeito de Tapera espera mesmo, é o dinheiro em conta do Comaja para então assinar os contratos com os municípios.

É sábado Sábado (31) o deputado Ronaldo Nogueira lançará seu livro “O trabalhismo no Brasil do século XXI”. O evento será ao meio dia no CTG Rincão Serrano. Inspirado nos ideais getulistas, o parlamentar defende que as novas relações trabalhistas no Brasil devam acompanhar a evolução da sociedade que cada vez é mais inovadora.

Mandando recado Suplente de vereador, Roque dos Santos - o Roque do Lixão - trabalha atualmente na Secretaria de Saúde e é um dos responsáveis pelos serviços de roçadas e limpezas nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta semana ao ser chamado para a Câmara, diante da ausência de Orion Albuquerque, Roque pediu aos demais vereadores que se tiverem alguma reivindicação de limpeza que liguem diretamente para ele, ao invés de fazer requerimento. “É só me ligar. O órgão competente é minha roçadeira”, disse Roque.

Campanha de Sant’Anna por Vieira

Envie #eunoDM

Lucas Citolin registrou a participação da família toda na corrida noturna que abriu o Dia do Desafio em Carazinho. Com ele (C) estão os pais Sandra e Gilberto, a irmã Gabriela Citolin e Alan Barriquel.

Fundador Jornalista Túlio Fontoura (1935 1979) Presidente-Emérito Dyógenes Auildo Martins Pinto (1972 1998) Vinícius Martins Pinto (1997 2003)

Eles já tiveram suas diferenças sendo discutidas em um tom mais áspero, mas nesta semana Fernando Sant’Anna pediu ao prefeito que dê uma chance a Erlei Viera como Secretário de Saúde. O progressista também pediu que o interior do município seja olhado com maior atenção. Sobre a vaga na Secretaria de Saúde, com a anunciada saída de Anderson Kurtz, o prefeito revelou que já tem um nome definido para a função. Mas o anuncio, sé será feito na terça-feira (03). E mistério.

Presidente Janesca Maria Martins Pinto Vice-Presidente Ilânia Pretto Martins Pinto Diretor Executivo Rogel Mello

Diretora Comercial: Jussara Alberton Sirena Editora: Mayara Dalla Libera (SRTE/RS 16983)

www.diariodamanha.com www.facebook.com/diariodamanha

@jornal_dm


GERAL

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Diário da Manhã

3

DNIT autoriza estudo para apuração de viabilidade da duplicação da BR 386 O anúncio foi feito ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Leandro Walber. Na próxima semana, técnicos do DNIT estarão em Carazinho para discutir a duplicação da BR 285 O secretário de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana de Carazinho, Leandro Walber, participou na tarde de ontem (28), em Porto Alegre, de reunião junto ao DNIT, onde recebeu a confirmação de que foi aprovado o início do estudo de viabilidade da duplicação da BR 386. Em Carazinho, o estudo deve contemplar a duplicação da rodovia no perímetro urbano bem como a construção de ruas paralelas. O trecho alvo da discussão, desta quarta-feira (28), foram os cerca de 300 km de extensão da BR entre os municípios de Jaboticaba a Marques de Souza. Não há previsão de quando o estudo de viabilidade será concluído, o relatório que deve apurar condições como o fluxo e tipo de trafego, por exemplo, foi colocado como uma exigência para análise da necessidade da obra ou não. Sobre a BR 285, o secretário informou que na próxima semana representantes do Departamento estarão em Carazinho para tratar do assunto

Em Carazinho, o estudo deve contemplar a duplicação da rodovia no perímetro urbano bem como a construção de ruas paralelas

.

Secretário de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana de Carazinho, Leandro Walber

Comunidade tem responsabilidade na conquista do Instituto Federal Sexta-feira (31), a Câmara de Vereadores de Carazinho será sede de uma audiência pública para discutir a possibilidade de implementação de um campus de um instituto federal, que provavelmente pode ser o IF Farroupilha, sediado em Santa Maria. A implementação de uma unidade remota do Pronatec, junto ao Centro Municipal de Educação Profissional (Pronatec) foi o primeiro passo para a instalação do instituto. A assinatura acontecerá durante a audiência. Beatriz Zuglianello, que integra a comissão que busca a concretização do projeto, destacou ontem em entrevista a Rádio Diário AM 780Khz que o campus que poderá ser criado em Carazinho possibilitará a oferta de cursos técnico de nível médio onde os alunos estudarão em turno integral e com o passar do tempo ensino superior tanto a nível de especialização quanto a mestrado e doutorado. “Não há como negar a importância do instituto para nossa cidade. Somos quase 70 mil habitantes, se levarmos em consideração a região são 100 mil pessoa. Já conhecemos alguns institutos federais e percebemos que uma instituição dessas pode fazer a diferença. Tudo está se encaminhando para que seja o Instituto Federal Farroupilha, que tem sede em Santa Maria”, observou. Beatriz comentou que na audiência também

Foto: DM/Mara Steffens Nogueira

Integrante da comissão que busca implementação destaca que presença da sociedade regional será fundamental para convencer Governo Federal de que Carazinho precisa e merece um campus está circulado pela cidade a fim de coletar assinaturas de pessoas que apóiam a vinda do Instituto Federal. O objetivo é mostrar o interesse dos carazinhenses e da região no projeto. Os escoteiros, conforme Beatriz, estão auxiliando neste trabalho

.

Beatriz Zuglianello

serão discutidas as demandas que a região tem no que se refere a cursos profissionalizantes. “Por isso a participação da comunidade pode ser decisiva na busca da realização deste sonho. Precisamos mostrar para as forças políticas locais, regionais, estaduais e até federais que estarão presentes que Carazinho precisa e merece ter um instituto de educação”, ressaltou. No que se refere aos cursos, Beatriz colocou que as formações seguem 13 eixos preconizados pelo Governo Federal e se houver interesse em outro curso que não integra este programa também há possibilidade de implementação. “Estas sugestões deverão estar no projeto que a Secretaria de Educação irá encaminhar para o Ministério da Educação”, mencionou. Ela ainda comentou que um abaixo-assinado

Força política O vereador Otto Gerhardt (PT) destacou que o projeto representa uma oportunidade ímpar para Carazinho que com a implementação do instituto poderá vir a ser a Capital Gaúcha do Ensino. “Já temos duas universidades, uma em cada extremo da cidade e agora poderemos contar com mais este instituto. Isso é de fundamental importância e as forças políticas farão sua parte. Porém, quem dará respaldo para isso é a população que tem que marcar presença. Precisamos mostrar que queremos. Foi assim com a UPF, com a Ulbra e pode ser novamente com o Instituto Federal”, colocou acrescentando que Carazinho tem carência de profissionais em várias áreas e com este projeto surge mais uma possibilidade de formação. Para o vereador Márcio Hoppen (PMDB) concorda que no depender das lideranças locais a implantação do instituto está bem encaminhada. “Visitamos municípios de toda região e todas as pessoas, quando se fala em educação, querem estar junto do processo, como agora”, comentou, ressaltando que a comissão da Assembléia Legislativa que acompanha o assunto, integrada por deputados como Márcio Biolchi, Gilberto Capoani e Altemir Tortelli estarão em Carazinho. Existe inclusive a possibilidade da vinda do Senador Pedro Simon.


4

GERAL

Diário da Manhã

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Grupo Diário promove disputa de pênaltis A competição foi vencida por uma dupla de “Eduardos” – Fluzer e Assis ganharam a final por 9x5 Mara Steffens Nogueira esporte.carazinho@diariodamanha.net Como acontece todos os anos o Grupo Diário não ficou de fora do Dia do Desafio. Durante todo o dia colaboradores da Rádio Diário AM 780Khz e do Jornal Diário da Manhã disputaram pênaltis com fontes, parceiros e lideranças locais. Cada dupla tinha direito a dez cobranças e aquela que fizesse mais gols seria a campeã. Na decisão, a dupla formada pelo operador Eduardo Fluzer e o vereador Eduardo Assis venceu a coordenadora administrativa Maria Ermínia Weingartner e o diretor do Colégio La Salle, Irmão Jorge Bieluczyk, de 9x5. Como prêmio eles levaram para casa uma cesta com produtos diversos. Ao receber o prêmio, Eduardo Assis declarou estar muito feliz em competir. “Eu não esperava chegar a final, tampouco ser o vencedor com meu parceiro. Acho bem válida esta competição porque envolve diversas pessoas em prol da atividade física”, disse ele,

que participou pela segunda fez da atividade promovida pelo Grupo Diário. Eduardo Fluzer estava especialmente contente. “Estou retornando de férias hoje e fiquei bem feliz em conquistar um prêmio já no primeiro dia de trabalho”, comemorou. A diretora comercial do Grupo Diário da Manhã em Carazinho, Jussara Alberton Sirena, destacou a participação dos funcionários e convidados especiais que juntos tornaram o Dia do Desafio uma dia diferente com muita movimentação e entretenimento. “É muito bom participar e integrar-se com a comunidade através do esporte. Neste ano escolhemos como tema a Copa do Mundo e muitos gols foram comemorados durante a promoção. Tomara que possamos durante os jogos do Brasil também comemorar muito e levantarmos a taça do hexacampeonato”, finalizando a diretora do Diário da Manhã, Jussara Sirena, agradeceu a todos que colaboraram para o êxito do evento em especial ao Colégio La Salle, através do Irmão Jorge Bieluczyk, pelo empréstimo da Goleira

.

Fotos: DM/Mayara Dalla Libera

Ana Cristiana, Bruna, Sérgio e Jeferson

Andreson, Cladir, Volnei e Marinês

Clarice, Mateus, Irmão Jorge e Maria Ermínia

Lucas, Jovânia, João e Otto

Sérgio Cornélio e Jeferson Nied: 6x0 Bruna Toso e Ana Cristiana Mendes João Sawoff e Otto Gerhardt 6x3 Lucas Mello e Jovânia Girardi Mayara Dalla Libera e Cláudio Hoffmann: 5x6 Gabriella Bellé e Vitor Xavier Camila Quadros e Gustavo Foltz: 2x4 Tiago Almeida e Clayton Pereira Mara Steffens Nogueira e Antídio Barroso: 1x7 Alessandro Tavares e Tenente Lissandro Ribeiro Eduardo Salvadori Magnos Scheeren 6x4 Tiago Borges e Fernando Sant’Anna Jussara Sirena e Marcelo Soares Berlando 5x3 Sabrina Gomes Teixeira e Silvano do Nascimento Marinês Gonzatto e Volnei Puhl 4x4 Cladir Demamann e Anderson Dias Maria Ermínia Weingartner e Irmão Jorge Bieluczyk 7x2 Clarice Linck Pedroso e Mateus Chagas dos Reis Eduardo Fluzer e Eduardo Assis 7x4 Terris Jr e Henrique Leonhardt Marcos Custódio e Francisco Sanderson 5x7 Daltro Kemmerich e Chico Citron

Antídio, Mara, Lissandro e Alessandro

Marcos, Daltro, Francisco e Chico

Vitor, Mayara, Gabriella e Cláudio

Resultados

Tiago, Gustavo, Camila e Clayton

Fernando, Eduardo, Magnos e Tiago Borges

Silvano, Sabrina, Jussara e Marcelo

Henrique, Eduardo Fluzer, Eduardo Assis eTerris Jr


Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

GERAL

Diário da Manhã

Sesc estima que mais de 24 mil pessoas tenham participado do Dia do Desafio

5

Desde o primeiro minuto de ontem (28), a competição que serve como um incentivo à prática de exercícios físicos, movimentou Carazinho por um dia. Até o fechamento da edição, o Sesc estimou a participação de 24 mil pessoas, o que condiz com mais de 40% da população Gabriella Bellé gabriella@diariodamanha.net

O Dia do Desafio 2014 ocorreu ontem (28) e, logo no primeiro minuto do dia, com a Corrida Noturna. O evento contou com a participação de 100 competidores que enfrentaram o frio da madrugada desta quarta-feira para dar a largada no evento que movimentou Carazinho. Um desses corredores noturnos foi o auxiliar de almoxarifado, Jeferson Matos – que ainda participou da competição pela manhã. “Eu adoro praticar esportes e achei a iniciativa da rústica a meia noite muito interessante, um estímulo a mais para praticar um esporte”, comenta, ressaltando que completou o percurso de 7,6 km. De acordo com o técnico em esporte e lazer do Sesc, Márcio Paulus, a corrida ocorreu como uma forma de integração, e não competição. “Foi uma maneira de incentivo a prática de esportes, tanto que, todos aqueles que completaram os percursos, de 1,5 km, 3,5 km e 7,6 km ganharam medalhas. Ficamos muito felizes com o resultado”, comenta. Durante o dia, o Trio Elétrico animou os funcionários das empresas do município, como a Eletrocar. “Foi muito legal para integrar o pessoal. Já fazemos todos os anos e achamos importante para sair da rotina, como um desa-

A banda Full House venceu o Desafio de Bandas e garantiu o show no dia 5

Fotos: DM/Gabriella Bellé

fio mesmo”, observa a coordenadora de gestão de pessoas da Eletrocar, Maria Adélia de Quadros. Ainda pensando em competições para estimular a população, o Desafio Circuito Fitness colocou empresas do município umas contra as outras no intuito de tirar ainda mais pessoas do sedentarismo. “Achei muito bacana, porque é uma maneira de nos movimentarmos e nos estimula a praticar esportes o ano todo”, fala a técnica em enfermagem, Tâmires dos Santos, que representou a equipe do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). Para ultrapassar os 39,85% de participação do ano passado, a equipe do Sesc ainda organizou uma Gincana Municipal, onde alunos das escolas do município competiram entre si. Além disso, a criançada dos bairros Ouro Preto, Vila Rica, na Av. São Bento e no Patronato tiveram recreação com brinquedos infláveis e brincadeiras. Ainda, para celebrar o Dia do Desafio, contou com o Show de Talentos da Terceira Idade e o Show de Biker’s, que se apresentaram na Praça Albino Hillebrand e no Campus da UPF, e, também, a Competição de Bandas, que vai levar os meninos da Full House para abrir o show do Cidadão Quem, no dia 5, em mais uma promoção do Sesc. Por fim, a gerente do Sesc de Carazinho, Giana Groth, avalia positivamente a participação dos carazinhenses.

A Gincana Municipal movimentou os alunos das escolas de Carazinho Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Giana Groth

O Trio Elétrico fez com que os funcionários das empresas carazinhenses se movimentassem

Dia do Desafio com prefeito, Renato Süss, vereador, Alaor Thomas, e representantes da prefeitura

Os servidores do HCC, Tâmires dos Santos e Jeferson Matos, no Desafio Circuito Fitness “O dia ajudou, o clima ajudou, nós sabemos que as interações nos bairros teve muita participação das escolas, a Gincana e a Competição de bandas o movimentou a Praça, enfim, tudo positivo para que vençamos a cidade cubana de Cólon no fim do dia”, ressalta. Até as 14h, 13.251 pessoas participaram e, a equipe do Sesc acredita que esse número será ainda maior que o do ano passado, quando mais de 23 mil pessoas competiram e trouxeram a vitória para a cidade

.

Show de Biker’s, equipe de São Paulo Foto: DM/Mara Steffens Nogueira

A criançada fez a festa nas atividades de recreação no Patronato


6

Diário da Manhã

ECONOMIA DIREITO E CIDADANIA

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Foto: Reprodução

Giovana Cecconello - Advogada - OAB/RS 70.453 Daiana Maria da Silva Canfild - Advogada - OAB/RS 65.547

APOSENTADORIA ESPECIAL É modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, todavia, é concedida com redução do tempo de contribuição àqueles trabalhadores sujeitos a atividades nocivas à saúde. Por atividade laboral nociva à saúde entende-se aquelas insalubres, perigosas e as penosas, ou seja, prejudiciais à integridade física ou à saúde do trabalhador, através da exposição constante a agentes perigosos ou nocivos, podendo ser químicos, físicos ou biológicos. Importante referir que quando se fala em “atividades penosas” como requisito à aposentadoria especial deve-se ter certa cautela, sobretudo porque é certo que todo trabalho braçal – o de pedreiro, por exemplo – é algo penoso de ser realizado, mas nem por isso se configura, para efeitos de aposentadoria, uma atividade penosa. Deve-se observar que, para a obtenção do benefício, não é necessária a comprovação de qualquer prejuízo físico ou mental do segurado – o direito ao benefício de aposentadoria especial decorre do tempo de exposição, independente da existência de sequela, sendo que esta é presumida. O tempo mínimo de labor em condições especiais varia de acordo com a atividade exercida, coexistindo o tempo mínimo de 15 anos, 20 anos e 25 anos, conforme o caso, independentemente do sexo, enquanto na aposentadoria por tempo de contribuição o período mínimo de contribuição é de 35 anos se homem e 30 anos se mulher. Em nenhuma hipótese é exigido idade mínima. O trabalho em condições especiais, para que o segurado faça jus ao benefício de aposentadoria especial deve se dar mediante exposição habitual e permanente, ou seja, é aquele exercido de forma não ocasional nem intermitente, no qual a exposição do trabalhador seja indissociável da produção do bem ou da prestação do serviço. Habitual é aquele trabalho realizado durante todos os dias da jornada de trabalho do segurado. Desta forma, não tem direito à aposentadoria especial o segurado que trabalha ocasionalmente ou de maneira intermitente em condições prejudiciais à saúde. Para as atividades insalubres e perigosas ou penosas desenvolvidas antes das alterações legais trazidas pela Lei 9.032/95, basta o segurado comprovar o exercício da atividade – com a apresentação da CTPS na qual conste a anotação da função desempenhada, por exemplo – para obtenção do beneficio na condição especial referente ao período. Importa salientar, entretanto, que desde 29/04/1995 não existe mais a Aposentadoria Especial por categoria, de forma que necessária a comprovação da efetiva exposição a agentes nocivos ou perigosos à saúde e integridade física do trabalhador, ou seja, são necessários documentos – por exemplo, Laudos Técnicos e Perfil Profissiográfico Previdenciário – que comprovem o labor em condições prejudiciais à saúde. Imperioso advertir que somente se durante todo o período contributivo do trabalhador o mesmo estiver exposto a condições nocivas ou perigosas à sua integridade física ou saúde é que fará jus à aposentadoria especial, caso contrário, o tempo trabalhado sujeito a condições especiais deverá ser convertido em tempo de serviço comum e, consequentemente, será deferida a aposentadoria por tempo de serviço comum (integral ou proporcional, conforme o caso). Por fim, tem-se como requisitos essenciais à obtenção da aposentadoria especial, o recolhimento mínimo de 180 contribuições mensais (carência) e o trabalho de forma contínua e efetiva sob condições prejudiciais à saúde durante 15, 20 ou 25 anos, conforme o caso. O benefício previdenciário de aposentadoria especial é instrumento de grande valia ao trabalhador sujeito ao exercício de atividades sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, uma vez que, pela degradação promovida por tais atividades ao organismo, o desgaste físico, mental e biológico necessitam um descanso precoce do ser humano, o que é amparado pela Previdência Social.


DMGERAL REGIÃO

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Diário da Manhã

7

Não-Me-Toque – Victor Graeff

Natal Étnico Premiado em novo Formato

Victor Graeff conta com mais médicos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na foto a médica Gabriela Barbacovi

Poder Executivo e ACINT se reuniram para debater a realização do Natal Étnico Premiado

Desde o começo deste ano, a prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen e o Secretário de Finanças Naor Kümpel, estão em tratativas junto à diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (ACINT) – representada pelo seu Presidente Paulo Junior da Silva e membros da diretoria – para debater um novo formato ao projeto Natal Étnico Premiado. A Administração Municipal com o apoio do quadro de Secretários e do Poder Legislativo, decidiu custear todo o Natal Étnico Premiado, possibilitando que a ACINT ofereça a adesão do programa ao comércio local sem custo. Assim, as notas fiscais de todos os comércios emitidas neste ano terão validade e estarão aptas a serem trocadas por cautelas. As novidades são frutos das reuniões realizadas nos dias 6 e 26 de maio. Este ano serão realizados o total de seis sorteios, iniciando o primeiro em agosto. Com o objetivo de contemplar mais munícipes será sorteado ao invés de um automóvel como prêmio principal,

seis motos e outros prêmios como televisores e notebooks que estão em estudo junto ao Setor de Finanças para levantamento de custo. Novidade este ano, também será o projeto de Educação Fiscal que está sendo promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura que já estão fazendo capacitações para a elaboração deste projeto, o qual será desenvolvido em todas as escolas do município, trabalhando a importância da educação fiscal e da emissão de notas. “A pretensão é que muito em breve possamos estar fazendo o lançamento do programa para toda a nossa comunidade, juntamente com a ACINT que é e sempre será nossa grande parceira. Estamos todos empolgados com esse novo formato que irá trabalhar com adultos e crianças, trazendo assim a importância da emissão de notas fiscais e a valorização de nosso comércio”, destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer

.

Associação dos Caminhoneiros busca área para construção de Sede Foto: Divulgação

Na tarde da segunda-feira (26), a prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, recebeu em seu gabinete o Presidente da Associação dos Caminhoneiros do Norte Gaúcho (ACNG), Dioen Adir Batista, e representantes da associação para tratativas da possibilidade do município doar uma área para a construção da sede da ACNG, com pátio de estacionamento dos associados e demais veículos pesados do município. A associação protocolou um pedido de uma área para construção da sede em torno de dois hectares, justificando que hoje vários caminhões são estacionados em frente a residências antes ou após chegar de viagens, também em postos de gasolina, locais que não dispõem de segurança e infraestrutura para manobrar. A Administração, devido ao grande desenvolvimento da cidade, e com obras em andamento não tem uma área de dois hectares disponível, para tanto a Prefeita Teodora, apresentou como alternativa uma área de 3.000 m² localizada na RS 142 antiga escola (ao lado da empresa Monsanto). O presidente da Associação e seus representan-

Teodora Lütkemeyer recebeu em seu gabinete o Presidente da Associação dos Caminhoneiros do Norte Gaúcho tes acharam positiva a alternativa, e irão apresentar a mesma para todos os associados, o que motivou uma possível visita ao local. “Com certeza é uma causa justa e merece nossa atenção, a qual a associação irá estudar a possibilidade de construção da sede, na área ofertada. O trabalho dos caminheiros é digno e seus veículos devem estar num lugar seguro, faremos o possível para atender as reivindicações desta classe. Após a posição da associação encaminharemos as providencias necessárias”, destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer

.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Victor Graeff por meio de um processo seletivo simplificado realizou a contratação de dois novos médicos para atenderem a população de Victor Graeff, na Unidade Básica de Saúde (UBS). Os novos médicos são um clínico geral Raphael Guttieres e a médica pediatra Gabriela Barbacovi, ambos contratados para prestarem serviços 20 horas semanais e que já atendem a comunidade municipal. Outra novidade de acordo com o Secretário de Saúde e Assistência Social, Marcos Roberto Petri, são os procedimentos cirúrgicos realizados no PADU pelo Igor Gehler. “O Dr. Igor atende consultas e procedimentos cirúrgicos (pequenas cirurgias) no PADU em dias pré-agendados com os pacientes conforme a demanda, vale salientar que os procedimentos são realizados no próprio PADU. Ele também atende consultas pré-operatórias, tendo em vista isso realizando cirurgias eletivas na cidade de Espumoso no Hospital São Sebastião” explica o Secretário. Com a contratação de mais esses profissionais os horários de atendimento sofreram algumas alterações

.

Confira os novos horários: Dr. Raphael - segunda, quarta, sexta à tarde na UBS do centro - terças e quintas pela parte da tarde no Posto de Saúde de São José da Glória; Dra. Gabriela – Atendimentos na UBS do centro - segunda/manhã; terça/tarde; quarta, quinta e sexta/manhã; Dr. Luiz Hartmann – Atendimentos na UBS do centro – segunda/ manhã; terça/manhã e tarde; quarta e quinta/manhã; Dr. Admilson da Silva – segunda de manhã Planejamento do ESF; segunda/tarde atendimento UBS do Centro; terças/manhã nas escolas com o PSE; terças/tarde atendimento na UBS do Centro; quartas/ manhã atendimentos em São José da Glória, quartas/ tarde atendimento na UBS do Centro; quintas/manhã PSE nas escolas; quintas/tarde atendimento UBS do centro; sextas atendimento na UBS do Centro durante o dia todo; Dra. Grasieli Sassi – Ginecologista - atendimentos na UBS do Centro – quartas e sextas pela parte da manhã;


8

Diário da Manhã

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Astral

Novelas GLOBO

Globo

GLOBO

Em família

Geração Brasil

Virgílio dá um sermão em Jairo por ter faltado ao trabalho. Alice diz a Malu que aceita mais um desafio de dar um flagrante em um suspeito de estupro. Shirley garante a Selma e Rafaela que não deixará Laerte se casar com Luiza. Clara pensa na proposta que Marina fez sobre viajarem juntas para Londres. Matias se preocupa com a segurança de Alice. Helena não se conforma com o casamento de Luiza. Juliana sente cólicas e fica de repouso para preservar o bebê. André incentiva Bárbara a posar para as fotos da campanha, mas no fundo fica incomodado.

Herval marca um encontro com Pamela. Jonas tem um pesadelo e sai de casa sem revelar seu paradeiro, deixando Pamela preocupada. Lara conversa com Shin sobre Tomás. Verônica se encontra com Jonas e fica nervosa. Pamela chega para falar com Herval. Pamela e Jonas discutem. Gláucia perde a pensão do marido. Brian pede Evangelina em casamento. Sílvio quase flagra Marisa com Vander. Maria tira satisfações com Brian ao saber de seu noivado com Evangelina. Jonas procura a mãe. Jonas se desentende com Gláucia e suspende sua mesada.

Meu pedacinho de chão

Chiquititas

Dona Tê diz para Juliana e Gina que é capaz de largar Pedro se ele mudar por causa da política. Catarina alerta para que Ferdinando não acuse o atual prefeito sem provas. Padre Santo alerta o prefeito das Antas sobre a intenção de Ferdinando de destruir sua imagem. O prefeito das Antas pergunta a Giácomo quem o chamou de ladrão, ameaçando processar quem o difamou. O prefeito vai até a casa de Pedro Falcão para tirar satisfação, mas Gina o expulsa. Padre Santo avisa ao prefeito das Antas que todo mundo o chama de ladrão.

Eduarda surta ao saber da decisão de Maria Cecília em ficar com Tobias. Cris e Vivi ajudam Mili a criar um novo caminhar e jeito de falar para que JP não perceba que Açucena é ela. Todos chegam à sala de aula. Na lousa uma mensagem escrita por Janu para Pata: “Sai Fora Menina de Rua”. Pata fica irritada. Matilde chega à conclusão que Carmen está tentando tirar proveito dela. Pata pede ajuda de Bia para darem o troco em Janu. Bia mexe nas coisas de Janu e descobre um coração no caderno dela com o nome de André. Pata e Bia vão usar essa descoberta para se vingarem.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Ferramenta disponível por sites que permite consultar seu banco Crime cujo de dados mais longo já registrado durou 13 anos

© Revistas COQUETEL 2013

Dinheiro (pop.) Condição Tribunal do Hino Regional do Brasil Eleitoral

Fios de ca(?) belo com Espíndola, cor distinta cantora (do restante) 5ª vogal

Situação da empresa após vencer uma licitação

Déspota

Origem (fig.) Mulher bonita

Alcançá-lo é meta do alpinista "Quebrando o (?)", documentário com FHC

Tipo de leite de vaca

Tapeçaria ornamental francesa Arte, em latim Faz sair

Condição da mulher no filme erótico

(?) Coutinho, cartunista brasileiro Aquele que só valoriza a nata da sociedade

A Morena, em "Salve Jorge" (TV)

Último nome do "descobridor" do Brasil

Quantidade de línguas faladas pelo bilíngue Método de ensino não presencial (sigla)

Ridley (?), diretor do filme "Hannibal"

Cidade capixaba Líquido de frutas

Oposto de "vinde" Mais uma vez! (pop.)

B I

País de origem do golfe O papa, por sua faixa etária

(?) Campbell, modelo britânica Nota do Tradutor (abrev.)

S Vai ao chão Interno; íntimo

Voz de comando da ordemunida (Mil.) Remédios que revigoram o organismo

Cândido Rondon, sertanista

Monograma de "Tânia"

Conjunção usada para indicar restrições

Palavra que antecede o nome do destinatário, no cartão Coleção de textos

3/ars — ead. 4/para. 5/serra. 6/laerte — surdas.

52

Solução 6 3 , 6 7 ' ( 0 1 $ ' ( % 2 8 & 6 & 3 $

0 ( 4 8 & 2 + 6 $ % 8 6 ( 5 / ' 1 ' $ 8 $ 6 $ ' ( 6& 6 2 ( 1 7 5 7 5 $ $ 1 7

7 * ( 6 7 5 7 , 5 $ ( 0 ( 1 % $ 7 2 5 / $ 5 ( & 2 6 7 1 , & $ % 5 2 & , $ , 6 , & ' 2 2 1 , & 6 $ 0 2 / 2 *

1 $ 2 0 ,

& 2 1 2 7 ( 5 6 $ 7 7 ( $ ' ( $ / , 7 , 6 7 $

BANCO

Parabéns 29.05.2014

O lado esquerdo de mapas As alunas do Ines

O militar que abandona o quartel

rede SBT

Adenia Beulke Guarienti Aline Muller Caetano André Segat Cleder da Silva Schneider Damiano Saule Marchese Elis Regina Ebert Fábio Rodrigo de Lima Giulia Giovana Rodrigues Joice da Silva Jorge Nelson da Silva Leonardo De Bortoli de Paula Lisiane Arsego Vargas Luciana Arend Maria Beatriz Dumoncel Mariazinha Graeff Marília Pagnussatt Miguel Pery Marcondes Nilva Pauletti Lopes Ramão José Soares Selma Carolina Ninoth Sérgio Juarez Rico da Luz

ÁRIES Reveja suas disponibilidades financeiras e faça algum bom investimento se puder. Êxito no campo profissional, social e nos negócios comerciais que realizar. Muito bom ao amor, viagens e a loteria. TOURO Notícias e novidades com maior interesse podem surgir no final deste dia. Ao tratar de negócios com outras pessoas, saiba avaliar suas possibilidades e as dos outros. Até depois de amanhã, algo poderá dar muito lucro. Quanto ao amor, excelente. GÊMEOS Hoje poderá receber correspondência do seu interesse. Saiba incentivar o seu otimismo. Deixe de lado o seu ciúme, o seu espírito de vingança. Aja de maneira prática e alcançará maior sucesso. CÂNCER Será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou dizer a seu respeito. Ninguém é perfeito. Mais vale uma orientação do que uma crítica amarga. Pequenos problemas familiares. LEÃO Pense no seu êxito e não dê importância a boatos e impressões negativas. Você atravessa um bom período material do ano e poderá progredir muito através do próprio esforço. VIRGEM Melhores oportunidades de soluções em assuntos jurídicos. O dia indica favorabilidade para consultas a médicos ou dentistas. Evite discutir ou brigar com pessoas amigas. LIBRA A posição dos planetas é ótima para compra e venda de propriedades, e para construir casa própria se ainda não tem. Ótimo para o amor, mas cuidado em seu ambiente de trabalho. ESCORPIÃO Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Dia favorável para novas amizades que o ajudarão a progredir muito. Sucesso nas associações e nos negócios. SAGITÁRIO Dia propício para tratar de assuntos importantes com autoridades civis e militares. Evite, porém assinar documentos que possam comprometê-lo, assim como atritos com filhos, pais e as pessoas amigas. Ótimo ao romance. CAPRICÓRNIO A partir de hoje os fluxos astrais estarão favorecendo o seu signo. Portanto, terá bastante favorabilidade no trabalho e será bem sucedido ao solicitar favores. Excelente saúde. AQUÁRIO Dia pouco propício para tratar de assuntos jurídicos e financeiros e para impor ideias em seu campo profissional. Igualmente, tudo que se diz ser novo (negócios, empresa, etc.) deve ser posto de lado. PEIXES Dia dos mais propícios para investigações, pesquisas, química, medicina e tudo que está relacionado com ocultismo. Todavia, terá aborrecimentos, proporcionados pelos familiares. Cuide da saúde e evite acidentes.


GERAL

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Diário da Manhã

9

Votação da Participação Popular e Cidadã ocorre na próxima semana A escolha das demandas para destinação dos quase R$ 5 milhões será realizada nos dias 2, 3 e 4 de junho Gabriella Bellé gabriella@diariodamanha.net Nos dias 2,3 e 4 de junho, os cidadãos poderão votar as demandas do Processo de Participação Popular e Cidadã, Ciclo Orçamentário 2015. Nos dois primeiros dias, a votação é apenas pela internet e, no último, urnas serão dispostas pela cidade. De acordo com a coordenadora da consulta em Carazinho, Aline Zirbes, são aproximadamente 18 urnas espalhadas pela cidade e alguns pontos com computadores para a votação online, como, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. “São R$ 4,8 milhões para as demandas. Destes, R$ 3 milhões serão encaminhados para a saúde, segurança e educação, que são as maiores verbas. Nós pedimos uma atenção especial para algumas demandas pré-definidas”, comenta. Ela orienta aos votantes que

optem pelas demandas na área de saúde, que são para equipamentos das unidades básicas de saúde, que é a primeira opção da cédula. “Outra, é para reforma e adequação do nosso hospital. Dentro da segurança pública, nós estamos pedindo o voto aparelhamento dos órgãos de segurança, que isso envolve a compra de veículos e equipamentos para a Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de uma demanda nova, que é para o Centro Regional de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiências, que é um pleito do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas do Deficiência (CMPD), onde eles estão pedindo uma verba de R$ 300 para a construção deste centro aqui em Carazinho. Por fim, também estamos pedindo o voto para a educação básica, que são equipamentos para os espaços culturais das escolas estaduais”, explica Aline. Para votar é simples: o votante pode

escolher até quatro demandas, das 20 opções. “É uma cédula bem extensa, como nos outros anos, mas a pessoa pode optar por aquelas demandas que o recurso será destinado para Carazinho. É importante orientar sobre quais as demandas que efetivamente vão beneficiar nosso município. Esse valo Ra cédula é para 21 municípios que fazem parte do Corede da Produção”, afirma. Em 2013, foram 6 mil votos e, as expectativa para este ano, é de que pelo menos 10 mil pessoas participem. “Nós pedimos para que o pessoal vote pelo site www.participa.gov.br e, na quarta-feira (4), que procurem os postos de votação nos postos de saúde, principais supermercados, Brigada Militar e outros pontos estratégicos da cidade. Basta estar munido de um documento de identidade ou Título de Eleitor”, finaliza

Tio Hugo A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Tio Hugo (Comude), Denir Mühl, destaca que a participação maciça da comunidade é imprescindível, uma vez que a destinação de recursos para diferentes áreas é definida através da consulta popular. “Pedimos para que os munícipes participem deste processo, que votem pela internet, se não puderem que participem votando nas urnas espalhadas pelo município. Através do voto da população é que serão definidos o direcionamento de recursos para áreas como a agricultura, segurança pública, educação entre outras. Portanto fizemos esse apelo, para que todos participem deste importante processo”, enfatizou Denir. As demandas que compõe a cédula de votação foram definidas através de audiência pública regional, realizada no início do mês de maio.

. Dormindo ao relento

2 e 3 de junho a votação ocorre através do site www. participa.gov.br 4 de junho votação em urnas dispostas pela cidade

Andarilho há dois meses dorme embaixo das árvores da Praça 1º de Maio ou da marquise da Igreja da Glória Foto: DM/Sérgio Augusto Cornélio

Há mais de dois meses um andarilho vem chamando a atenção dos moradores e demais pessoas que transitam pelo Bairro Glória. O homem que se identifica como Emerson Almeida da Rosa e que afirma ter 43 anos tem enfrentado as temperaturas mais frias do ano, registradas até o momento, dormindo ao relento, embaixo das árvores da Praça 1º de Maio. “Quando chove eu durmo embaixo da marquise da igreja”, revela. Munido de um colchão, um cobertor e alguns pedaços de plástico o qual se enrola para aquecer o corpo, Rosa diz que o cigarro de palha e a garrafa de pinga têm sido seus grandes companheiros nos últimos dias, para espantar o frio. “Eu fumo um palheiro e tomo um trago. Ai fica mais fácil para dormir”, justifica. Rosa afirma ser natural de Passo Fundo, ter passado grande parte da vida em Goiânia, mas há dois anos, depois que se separou da segunda esposa, alega que deixou a casa e os bens materiais com ela e seguiu sem rumo pelas estradas, de uma cidade para outra. “Às vezes consigo carona ou passagens para ir de ônibus, mas já fui a pé mesmo”, explica o andarilho. Ele diz que tem um filho de quatro anos, que reside com sua ex-mulher, no Bairro Santa Terezinha, em Carazinho. O andarilho revela que já foi ferreiro profissional, antes de ir morar na rua e que gosta-

Emerson dispõe de um colchão e se protege do frio com um coberto e pedaços de plástico

O que diz a Assistência Social

ria de ter novamente emprego e um lugar para morar. “Eu gostaria de trabalhar e residir para fora, em uma chácara, cuidar dos animais. Eu gosto disso, sei tirar leite, domar, castrar, faço de tudo”, ressalta Rosa, destacando que enquanto não tiver um local definido para ir, irá permanecer na pracinha da Glória, enfrentando as intempéries climáticas, contando com doações de alimentos das pessoas com bom coração. “Sempre alguém olha para a gente e ajuda com alguma coisa”, elogia o morador de rua

.

Em entrevista à Rádio Diário AM 780 kHz, a secretária municipal de Assistência Social, Taíse Albuquerque disse que o Município tem ciência, quando eventualmente aparece alguma pessoa em situação de rua em Carazinho, destacando que o setor já entrou em contato com esses andarilhos, encaminhando-os para um abrigo conveniado. Segundo a secretária, se outro órgão, como a Brigada Militar, Conselho Tutelar, entre outros, for chamado para atender alguma pessoa nessa situação, pode acionar o plantão da Assistência Social, que por sua vez fará o encaminhamento necessário para a referida pousada. Taíse disse ainda em sua entrevista, que não está descartada a hipótese de Carazinho ter no futuro uma casa de acolhimento ou abrigo, no entanto, no momento não é necessário esse investimento, para a demanda que é pequena.


10

Diário da Manhã

CLASSIFICADOS.AUTOMÓVEIS ALUGUEL APARTAMENO CASAS TERRENO

(54)

3329-9666

Página 10

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Rua Venâncio Aires, 279 - Carazinho/RS Fone: (54) 3329-5588 Sílvia Regina de Assumpção Carbonari, faz saber que pretendem casar-se: Graciano Bordignon e Deise Maria Lima. Quem souber de algum impedimento acuse-o na forma da lei. Carazinho, 21 de Maio de 2014.

Anuncios Aluga-se : Pavilhão de 800m², pé direito de 5m, vão livre , c/ terreno a frente de 600m², à Rua Dr.Eurico Araújo, 150, Carazinho. tratar com paulo - (54)9981-2593. Vendo Verreno 450 m² c/ kioski e piscina – valor r$ 155.000,00 – B. Braganholo fone pra contato: 549923-3541 Vilmar b. Bellenzier Vendo Coleção long play, Roberto Carlos, Ray Conniff, Seara da Canção e outros. Tratar: 9982-8704 Enio Vendo Vendo um Kitinet, vendo apartamento de um quarto, recebo soja no negócio. Fone para contato: 54-3331-1976/ 54-9957-1503 Pessoa para contato: Evaldo S. Moura. Vendo Vectra GLS 1997, 2.0, 8válvulas, 04 pneus novos,em ótimo estado, todo revisado. R$.17.000,00 à vista ou R$11.000,00 de entrada e mais financiamento. Fone 9929-6407

Rayra Mendes Oficial Escrevente Autorizada

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho


GERAL

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

Diário da Manhã

E mais...

COMAJA e Estado assinam novo acordo para implantação de videomonitoramento

Foragido é recapturado no centro

Fotos: Arquivo DM

Pela proposta, o Estado custeará R$ 2,3 milhões e os municípios e setor privado bancarão a outra parte do projeto. Cada um dos 29 municípios conveniados deve receber duas câmeras, o cabeamento de fibra ótica e ainda a instalação das salas de monitoramento

Prefeito de Tapera e Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA), Ireneu Orth

Coordenador Municipal da Defesa Civil, Flávio Mayoki

11

Um rapaz de 28 anos que cumpria pena no regime semi-aberto do Presídio Estadual de Carazinho era considerado foragido da justiça desde o dia 3 de maio. Na terça-feira ele foi localizado pela Brigada Militar no centro da cidade. Ele tentou se passar pelo irmão que não possui nenhum antecedente, mas acabou identificado. Com ele os policiais também encontraram algumas lâminas de barbear que ele confessou ter furtado de uma farmácia próxima. O suspeito foi levado até o local e os produtos foram reconhecidos pelos funcionários do estabelecimento. Depois do registro na Delegacia de Polícia, o homem foi levado ao PECAR.

Homem é flagrado dirigindo bêbado e com CNH suspensa

Alessandro Tavares alessandro@diariodamanha.net O Prefeito de Tapera e Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA), Ireneu Orth, assinou nesta quarta feira (28), na Secretaria Estadual de Segurança Pública em Porto Alegre, o novo documento que prevê instalação de sistema de videomonitoramento em 29 municípios da região. Orth explica que o projeto original pleiteado desde 2010, previa a aplicação de R$ 12 milhões, destes pouco mais de R$ 4 milhões seriam custeados pelo Estado e o restante seriam recursos dos municípios e da iniciativa privada. No entanto, o Estado em abril deste ano anunciou que aplicaria somente R$ 1,5 milhões, mas depois da pressão dos municípios a serem beneficiados reanunciou que aplicaria R$ 2,3 milhões. Com a reformatação do plano, os municípios agora, ao invés de R$ 2,1 milhões precisarão arcar com R$ 2,8 milhões e os outros R$ 9 milhões terão de ser buscados em parce-

ria com iniciativa privada. “Acho que agora a coisa volta a andar. Assinamos nesta quarta-feira (28) na Secretaria de Segurança o novo projeto com as alterações. O Estado prometeu o empenho da verba ainda nesta semana e assinatura do novo convenio nos próximos dias dentro do prazo pré eleitoral, assim como o depósito dos valores na conta do COMAJA. Isto acontecendo, os municípios deverão depositar as suas participações nos projetos de acordo com o projeto individual de cada prefeitura para darmos inicio a licitação”, comenta Orth. O prefeito de Tapera comenta que o contrato assinado entre o Estado e o COMAJA é padrão, e a partir de então o Consórcio assinará contratos individuais com as prefeituras. Pela nova proposta, cada um dos municípios deverá receber duas câmeras, o cabeamento de fibra ótica e ainda a instalação das salas de monitoramento que ficarão nos quartéis da BM. O gestor comenta que se de fato o Governo cumprir com o que foi prometido ontem, os municípios a serem contemplados terão de assinalar em breve a suas contra partidas

.

Carazinho busca parceria privada para instalar 20 câmeras Em Carazinho, conforme o Coordenador Municipal da Defesa Civil Flávio Mayoki, pelo projeto original, a cidade receberia 20 câmeras de videomonitoramento, mas o projeto teve de ser reformatado devido ao corte de recursos para tal finalidade anunciado pelo Estado, com isso, Carazinho deverá ser contemplado com duas câmeras, a estrutura da sala de vídeomonitoramento que ficará na sede do 38º BPM e o cabeamento de fibra ótica no perímetro urbano e no distrito industrial. A expectativa é de que, se o projeto for mesmo viabilizado, até setembro, as câmeras possam ser instaladas no município. O coordenador da Defesa Civil revela que o maior custo do sistema é o cabeamento de fibra ótica e por isso se buscará parcerias com o setor privado, para aquisição de câmeras. “Nossa idéia agora é de buscar parceiros no setor privado para que já de largada possamos instalar pelo menos sete câmeras. Estamos assinando convênios com os bancos. Já temos o Sicredi e o Banco do Brasil que irão disponibilizar duas câmeras, uma cada”, comenta Mayoki. Conforme o servidor, já foi realizado um mapeamento prévio da cidade e a intenção é de que além da área comercial, seja privilegiado o monitoramento nos acessos ao município.

Como funcionará o monitoramento O coordenador da Defesa Civil em Carazinho explica que o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres) é um dos mais modernos aplicáveis ao setor de segurança. O ex- militar comenta que, se caso haja o registro de furto ou roubo de um veículo e se este passar por uma das câmeras nos 29 municípios que tenham o sistema, automaticamente é imitido um alerta informando que o veículo passou por ali, agilizando o trabalho policial de acompanhamento da ocorrência.

Moradores do Bairro Alvorada chamaram a polícia quando perceberam que um homem de 50 anos dirigia um versailles prata em zigue-zague pela Rua Léo Neuls. Ao chegar ao local a BM encontrou o veículo em cima de um canteiro e o condutor, com visíveis sinais de embriagues, do lado de fora do carro. Ao verificar a documentação, os policiais descobriram que ele estava com a CNH suspensa. O suspeito foi preso em flagrante por dois crimes. Na DP foi estipulada fiança de R$ 1.448 que ele não pagou e por isso acabou sendo encaminhado ao PECAR.

Caminhão é alvo de furto Um homem estacionou seu caminhão na Avenida São Bento durante o almoço e quando retornou sentiu a falta de uma pasta com documentos, cheques e uma quantia em dinheiro que estava dentro da cabine. Ele acredita que a pessoa que a furtou usou uma chave especial para ter acesso, já que ele encontrou a porta perfeitamente trancada e sem sinais de arrombamento.

Ladrões entram em residência em construção Uma casa que ainda não foi concluída foi atacada por ladrões na Rua Leonel Frezza, no Bairro Winckler. Uma das janelas foi arrombada e do interior foram levados um colchão de solteiro e duas latas de tinta. Já na Rua Fioravante Barleze, no Bairro Glória, outra casa foi arrombada. Os moradores haviam saído pela manhã para trabalhar e quando retornaram para o almoço perceberam o arrombamento. Levaram dois notebooks, dois aparelhos celulares e R$ 600.


12

Diário da Manhã

DIÁRIO PASSO FUNDO redacao@diariodamanha.net - (54) 3316.4800 DIÁRIO CARAZINHO redacao.carazinho@ diariodamanha.net - 54.3329.9666 DIÁRIO ERECHIM redacao.erechim@diariodamanha.net - 54.3321.2223 DIÁRIO FM 97.7 MHz diariofm@diariodamanha.net - 54.3311.1309 DIÁRIO AM - 570 KHz diarioam570@diariodamanha.net 54.3311.7756 DIÁRIO AM CARAZINHO - 780KHz diarioam780@diariodamanha.net - 54.3331.2422

dm

Quinta - Feira, 29.05.2014

Quinta - Feira, 29.05.2014, Carazinho

www.diariodamanha.com

PREVISÃO PARA HOJE PASSO FUNDO

07ºC Mínima

18ºC Máxima

PORTO ALEGRE

10ºC Mínima

21ºC Máxima

ERECHIM

CARAZINHO

08ºC Mínima

18ºC 08ºC Mínima

17ºC Máxima

Máxima

LUAS Nova 28-5

Crescente 5-6

Minguante 19-6

Cheia 13-6

Médico da seleção descarta cortes e diz que jogadores estão aptos para a Copa O chefe do Departamento Médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, disse ontem (28) que os 23 jogadores convocados estão aptos para continuar a preparação para a Copa do Mundo. Nos dois primeiros dias de concentração na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, cada atleta passou por uma bateria de exames para avaliar a capacidade muscular, a resistência, a composição corporal e as condições cardíacas, entre outras. “Todos estão em perfeitas condições. Nenhum jogador encontra-se em vias de corte [do elenco]. No momento, não há chance de corte ou perspectiva de lesão”, disse Runco, destacando a necessidade de realização de trabalhos para colocá-los no mesmo nível físico e muscular, principalmente porque a maioria do elenco chegou ao Brasil depois de uma longa temporada na Europa. Fonte: Agência Brasil

Marchetti é campeã em Passo Fundo Equipe disputou campeonato estadual de trios veteranos Fotos: Divulgação

Clube Harmonia e Construtora Jarré protagonizaram

Milton, Irlei e Luizinho representaram a Marchetti no 9º Campeonato Estadual de Trios Veteranos. A competição é organizada pela Federação Gaúcha de Bocha e aconteceu em Passo Fundo nos dias 24 e 25 de maio. Os atletas carazinhenses foram campeões, destacando-se entre os 25 times que participaram. Já pela competição organizada pela Liga Carazinho de Bocha o Clube Harmonia, defendido por Toso, Branquinho e Mercedes, superou a Construtora Jarré, de Nego, Chiquinho e Gerson. O duelo levou 2h14min para terminar o que demonstra o equilibro da partida que foi recheada de muita técnica e estratégia. Por fim, o Clube Harmonia venceu de 15x10. A partida era válida pelas oitavas de final do Campeonato Municipal de Trios

.

Marchetti foi campeã em Passo Fundo


Conexão

Quinta-feira, 29-05-2014 - www.diariodamanha.com

PASSO FUNDO - CARAZINHO - ERECHIM

Agricultores bloqueiam BR 285 Rodovia foi bloqueada para lembrar o conflito de Faxinalzinho e chamar atenção para a demarcação de terras. A manifestação foi organizada pelos agricultores de forma antecipada para exigir uma resposta das autoridades sobre a situação das propriedades em Cruzaltinha Para lembrar os trinta dias da morte dos irmãos Anderson e Alcemar Souza, assassinados por índios kaingangs em Faxinalzinho, e chamar atenção sobre o processo de demarcação de terras, que põe em risco as propriedades rurais de Ciríaco, agricultores bloquearam a partir das 9h30 da manhã de quartafeira (28) a BR 285. Usando tratores, caminhões e colheitadeiras para impedir o fluxo de carros e caminhões, cerca de 500 agricultores ocuparam o Km 248 na localidade de Cruzaltinha, na divisa entre Ciríaco e Água Santa. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Círiaco, Salete Meirelles, a manifestação é um ato preventivo que busca evitar que a tragédia de Faxinalzinho se repita. “Estamos nos antecipando para que novos confrontos não aconteçam. Nossos agricultores estão sendo prejudi-

FOTO DIVULGAÇÃO/PRF

Mesmo não estando em conflito com indígenas a área está no mapa das demarcações cados pela demarcação de terras”, ressalta. Embora no local não exista comunidades indígenas, e nem conflitos entre produtores rurais e índios, os agricultores convivem com o risco de que impasses venham a acontecer, já que trata-se de uma área de risco, que está no mapa das demarcações. “Nós tomamos uma atitude antecipada. Queremos uma resposta das autoridades que seja boa para os agricultores e para os índios”, defende. Conhecendo os riscos que a região corre, os agricultores têm uma posição definida caso a

demarcação aconteça. “Nós não vamos deixar ninguém entrar. Seja em área de risco ou não, os agricultores estão se apoiando”. Prova da organização dos produtores é que há cerca de oito meses alguns índios estiveram analisando a região e foram expulsos do local. Demonstrando apoio aos produtores de Ciríaco, lideranças políticas e representantes de Sindicatos Rurais de Gentil, Santa Cecília, Mato Castelhano, Marau, Tapejara, Passo Fundo e outros municípios, além da população de Ciríaco participaram da mobilização. “Foi muito positivo, muito válido. Tivemos o apoio de pessoas de toda a região, como imaginávamos”, avalia. A Polícia Rodoviária Federal monitorou a movimentação no trânsito, que era liberado em intervalos variados de 8 a 15 minutos. A fila de veículos na pista não passou de mil metros.

Homenagem

Às 15 horas um altar foi improvisado na pista para a missa que lembrou o dia 28 de abril, data do assassinato dos pequenos agricultores de Faxinalzinho. Na homenagem mais pessoas se juntaram aos manifestantes, somando quase mil participantes. A celebração durou 45 minutos, tempo em que a pista ficou bloqueada no tempo máximo. Segundo Salete, apesar do transtorno os motoristas entenderam e apoiaram o movimento, aplaudindo em vários momentos durante a celebração. O trânsito foi liberado a partir das 16h.

Kaingangs continuam presos

Detidos pela Polícia Federal no dia 09 deste mês, cinco índios Kaingangs continuam presos na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas. A previsão é que os indígenas permaneçam detidos por pelo menos um mês. Entre os presos está o cacique Deoclídes de Paula, além dos índios Daniel Rodrigues Fortes, Nelson Reko de Oliveira, Celinho de Oliveira e Delmiro de Paula, todos supespeitos de participação no assassinato dos irmãos Souza. O grupo foi preso em meio a uma reunião de conciliação envolvendo agricultores e representantes do governo federal, realizada na Prefeitura de Faxinalzinho.


REGIÃO Diário da Manhã

2

Quinta-feira, 29.05.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Coprel Energia e Coprel Geração empossam suas CIPA’s

As comissões possuem mandato de um ano Na manhã de 28 de maio, junto à Ascoprel, em Ibirubá, foram empossados os novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), em duas comissões, uma representando a Coprel Energia, e outra, composta pelos colaboradores da Coprel Geração e Desenvolvimento. Participaram da posse o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, colaboradores da cooperativa e os cipeiros eleitos. As comissões possuem mandato de um ano. Cumprindo a legislação do setor e exercendo uma importante função em cada cooperativa, as CIPA’s zelam pela segurança no trabalho. As comissões também realizam anualmente a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Na Coprel, as CIPA’s colaboram e fiscalizam as ações da cooperativa: em treinamentos, equipamentos de segurança, condições adequadas nas instalações e locais de trabalho, sempre

FOTOS DIVULGAÇÃO

São duas comissões, uma representando a Coprel Energia, e outra, composta pelos colaboradores da Coprel Geração e Desenvolvimento objetivando a segurança dos colaboradores e a prevenção de acidentes do trabalho. Na CIPA da Coprel Cooperativa de Energia, o presidente é Leandro Faoro, e a vice -presidente, Andreia Cristina dos Santos de Jesus. Pela empresa, os membros titulares são: Leandro Faoro, Norton Luiz Lemos, Claudiomiro dos Santos e Adriano Severo. Os suplentes são Raquel Mariotti Soares Hoffmann, Altemir do Nascimento Mendes e Ricardo Soares de Farias. Pelos colaboradores, os titulares são Ademir Miguel dos Santos, Gilson Roberto

Abreu, Douglas Cristiano Scapini e Vinicius Murussi. Os suplentes são Marcelo Henrique Frank, Andreia Cristina dos Santos de Jesus, Mariana Pagnussat Helder e Fernando Pedroso. Na CIPA da Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento, o presidente é Alexandre Revelante Vieira, e o vice-presidente, Diones Breitenbach. Pela empresa, o membro titular é Alexandre Revelante Vieira e o suplente é Valcir da Silva. Pelos colaboradores, o titular é Diones Breitenbach e o suplente, Telmo de Souza.

Coprel Energia

Coprel Geração e Desenvolvimento

FDS apoia iniciativas comunitárias transformadoras Fundo de Solidariedade da Arquidiocese aprova três projetos comunitários O Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo, em reunião na manhã da última sexta-feira (23), aprovou mais três projetos solidários, beneficiando a comunidade de cinco bairros de Passo Fundo, além de um grupo de São Domingos do Sul. O FDS, formado para apoiar iniciativas comunitárias transformadoras nos 47 municípios que abrange, chega em 2014 com 176 pro-

jetos aprovados. Atualmente, o fundo é voltado para iniciativas nas áreas de formação, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, meio ambiente e inclusão social. Um dos três projetos apoiados pelo conselho desta vez, “Videoteca São José Operário”, é desenvolvido no Bairro Vera Cruz, em Passo Fundo. A iniciativa propõe disponibilizar livros e DVD’s

para a comunidade local, facilitando o acesso à cultura e a informação e realizando exibições para pequenos grupos nas vilas e bairros da região. Já o segundo projeto apoiado nesta reunião olha atentamente para o público de idosos e deficientes de São Domingo do Sul, Rio Grande do Sul. A iniciativa, denominada “Arte Sem Idade”, quer proporcionar uma melhor qualidade para a população

www.diariodamanha.com Presidente

Vice-Presidente

Janesca Maria Martins Pinto

Diretor Executivo

Ilânia Pretto Martins Pinto

Rogel Mello

@jornal_dm www.facebook.com/diariodamanha

Clélia Fontoura Martins Pinto - ME Matriz: Rua Independência,917, sala 3 - Passo Fundo Contato: (54) 3316-4800

local, através da aprendizagem e partilha de habilidades artísticas, como coral, dança, culinária, teatro, orações, ditados populares e resgate da cultura. O coordenador de pastoral da arquidiocese e membro do conselho do Fundo de Solidariedade, Pe. Renato Biasi, explica que os projetos se destacam especialmente pela preocupação com a realidade. “Podemos perceber dois pontos de essencial importância destas ações: primeiro que elas fazem com que as pessoas se organizem em grupo, e, em segundo lugar, o interesse de cada um em fazer o bem para os outros”. Por fim, o terceiro projeto apoiado nesta reunião do conselho beneficia quatro grupos acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana:

Unidas Venceremos, Amigos em Ação, Divino Sorriso e Horto Medicinal. Entre o objetivo do projeto está o fortalecimento dos grupos na produção e qualificação de artesanatos, melhorando a qualidade de vida. Além disso, a iniciativa busca também cuidar e manter o cultivo das ervas medicinais, proporcionando diversificação e contínua produção de remédios fitoterápicos. Nesta reunião, o fundo definiu também a data do repasse do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que este ano beneficia o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência. Estes quatro projetos são apenas uma parte do total apoiado pelo FDS anualmente, que normalmente chega à média de 12 projetos ao ano.


PAÍS

Taxa de homicídio em elevação Prévia do Mapa da Violência mostra taxa crescente de assassinatos no Brasil Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), apresentados na terça (27), mostram que a taxa de homicídios é crescente no Brasil. Em 2012, o país registrou 56.337 homicídios, a maior taxa anual no período analisado, de 2002 a 2012, para traçar o Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil. O número de homicídios, de 2004 a 2007, é menor que em 2002 (49.695) e em 2003 (51.043) - ano em que foi aprovado e entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento, com reflexo nos anos seguintes. Razão pela qual os números de assassinatos tiveram redução gradativa de 2004 a 2007, quando foram registrados 47.707 homicídios - o número mais baixo do período em análise. Mas, a partir de então, houve evolução gradativa. Para o responsável pela análise, Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da Área de Estudos da Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, as políticas para redução das mortes não tiveram o efeito esperado a longo prazo. “Resulta evidente, pelos dados até aqui arrolados, que nas três áreas analisadas [mortes por homicídios, acidentes de trânsito e suicídios] os esforços até aqui dispendidos resultaram insuficientes”.

Os números apresentados preliminarmente mostram também que há uma tendência de crescimento em número de vítimas fatais em acidentes de transporte. O ano de 2002 teve a taxa mais baixa, com 33.288 vítimas, enquanto 2012 teve o número mais alto desse tipo de morte: 46.051. “Nos acidentes de trânsito, a mor-

talidade continua sua espiral de crescimento praticamente incontrolável, tomando como base quase exclusiva a morte de motociclistas”, explica a pesquisa. O crescimento nas mortes é maior em 2012, nas três áreas analisadas. A taxa de suicídios também apresenta alta em relação aos anos anteriores.

Policiais federais rejeitam proposta do governo para evitar greve O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro decidiu rejeitar a proposta apresentada pelo governo no último domingo (25) como resposta às reivindicações trabalhistas. De acordo com nota publicada na internet, não houve novidades em relação à oferta rejeitada por todos os sindicatos do país na última quinta. “Por entenderem que os novos termos não apresentam mudança significativa e que não atendem satisfatoriamente às reivindicações da categoria, os sindicatos do Rio

de Janeiro e de Minas Gerais – integrantes do grupo de cinco estados que representam 80% da categoria em todo o Brasil – decidiram manter a rejeição. O posicionamento de todos os sindicatos será divulgado até a próxima sexta-feira, dia 30”, diz a nota. A nota afirma que o reajuste de 15,8% não cobre as perdas salariais dos últimos sete anos, e manifesta desconfiança em relação à criação de um grupo de trabalho para analisar possíveis mudanças na carreira dos cargos de escrivães, papiloscopistas e agentes. “Em 2011, com o objetivo de

acabar com a histórica greve nacional dos policiais federais que durou 72 dias, o governo já havia formado um grupo de trabalho que não apresentou qualquer resultado à categoria”, informou a assessoria de imprensa do sindicato. No fim de abril, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que não acreditava em uma paralisação da categoria durante a Copa do Mundo, por haver uma decisão do Supremo Tribunal Federal que afirma a ilegalidade de greves nas polícias Civil e Militar. A Polícia Federal afirmou que não se manifestaria sobre a questão.

Diário da Manhã

3

Quinta-feira, 29.05.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Aumenta participação de mulheres no mercado de trabalho, constata IBGE A participação das mulheres no grupo de pessoas ocupadas nas 5,2 milhões de empresas e outras organizações formais ativas no país registrou alta de 3,2% entre 2011 e 2012 – crescimento de 1,5 ponto percentual em relação ao aumento da participação dos homens no período (1,7%). Além disso, a participação feminina na variação de pessoal ocupado assalariado, de um ano para outro, foi pela primeira vez superior à presença masculina. Enquanto os homens somaram 41,5% (438,9 mil pessoas), as mulheres, 58,5% (619,8 mil pessoas). Essa melhoria da participação das mulheres no mercado de trabalho também ocorreu em termos salariais. Embora em 2012 os homens tenham recebido, em média, R$ 2.126,67, e as mulheres, R$ 1.697,30, a pesquisa constatou, em relação a 2011, que em 2012 os salários das mulheres tiveram um aumento real superior ao dos homens: 2,4% contra 2%. A informação consta da pesquisa Cadastro Central de Empresas (Cempre), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje (28), com informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organizações formalmente constituída no país. No setor público, as mulheres já vêm ocupando a maioria dos postos de trabalho, como explicou à Agência Brasil, o gerente da pesquisa,

Bruno Erbisti Garcia. Segundo ele, “58,9% das pessoas ocupadas na administração pública são mulheres e 41,1% são homens”. Os dados da pesquisa, ao analisar a escolaridade, indicam que apenas 17,7% haviam cursado nível superior. O pessoal assalariado com nível superior cresceu 6%, enquanto o pessoal assalariado sem nível superior cresceu apenas 1,6%. A média salarial de quem cursou faculdade chegou, em média, a R$ 4.405,55, enquanto o pessoal sem nível superior recebeu R$ 1.398,74 – diferença de 215%. A administração pública é o local onde há o maior predomínio de pessoal assalariado com nível superior: 35,8% em 2009 e 41,3% em 2012. “É possível observar, ao longo dos anos, aumento na participação dos assalariados com nível superior em todas as naturezas jurídicas. Nas entidades sem fins lucrativos, esse percentual subiu de 25,9%, em 2009, para 27,3% em 2012.”


ESPORTE Diário da Manhã

4

Quinta-feira 29.05.2014

Passo Fundo Erechim Carazinho

Sobe o ronco dos motores em Erechim Acontece nesta quinta-feira a largada promocional de mais uma edição do Rally Internacional de Erechim. A prova de 2014 pode credenciar a cidade para promover uma etapa o Mundial WRC na próxima temporada

A maior e mais importante corrida de rali de velocidade do Brasil terá sua largada promocional na noite desta quinta-feira. Milhares de pessoas são esperadas a partir das 20 horas na Praça da Bandeira, no centro de Erechim, para acompanhar o evento. É neste momento que público e competidores ficam mais próximos e tem um contato mais direto. Neste ano a prova recebe 80 duplas para competir de forma simultânea, para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade. O Rally de Erechim se transformou ao longo dos anos na mais importante prova de rali de velocidade do Brasil e uma das principais da América do Sul. Já recebeu competidores de inúmeros países. Américas Central e do Sul, e também a Europa já tiveram competidores andando na prova. Este ano, serão 80 carros largando no grid, divididos em

Foto Arquivo/DM

Todos os anos milhares de pessoas acompanham a largada promocional na Praça da Bandeira seis categorias: RC2, RC2N, estas duas de carros de tração 4x4, além dos tração 4x2, enquadrados nas categorias RC3, RC4, RC5 e RCR. Serão pelo menos 29 duplas de outros países como Argen-

tina, Paraguai, Uruguai e Finlândia. Esta será a primeira vez que um finlandês competirá na prova. O piloto Esa Ruotsalainen é da região central da Finlândia, terra de excelentes pilotos como Juha Kankkunen,

Tommi Makinen, Jarkko Nikara e tantos outros. A Finlândia é conhecida por ter revelado vários campeões do Mundial de Rali e também onde o esporte é um dos mais populares entre todos disputados naque-

le país. Se dentro do grid tem novidades, fora também. Este ano, mais de 100 mil pessoas são esperadas para ver o rali. A prova também se credenciou junto à Federação Internacional de Automobilismo buscando homologação para poder sediar uma etapa do Mundial – WRC, nos próximos anos. Neste sentido, o promotor do Mundial – WRC, Simon Larkin, chegou nesta quarta em Erechim. Ele vem para conhecer a região e o Rally. Mais de 1.200 voluntários também fazem parte da comissão que organiza o evento, gerida pelo Erechim Auto Esporte Clube, entidade promotora do Rally de Erechim. Esta será a 17ª edição do Rally. Também será a mais longa, com 177 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em 13 especiais, em estradas de terra no interior dos municípios de Erechim, Paulo Bento, Quatro Irmãos e Barão de Cotegipe.

Grêmio empata e Inter vence no Brasileirão Jogos da Dupla ocorreram na noite de ontem e valeram pela 8ª rodada FOTO LANCEPRESS/ DIVULGAÇÃO

Kleiton Vasconcellos kleiton@diariodamanha.net

Grêmio e Internacional cumpriram na noite de ontem (28) os seus compromissos pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Grêmio visitou o Sport, ficou no 0x0 e saiu do G4, com 14 pontos. Já o Inter recebeu a Chapecoense em Caxias do Sul e venceu por 2x0, chegando aos 15 pontos. A Dupla volta a campo no domingo: Fluminense x Inter e Grêmio x Palmeiras. O primeiro time gaúcho atuar ontem foi o Grêmio. O Tricolor encarou o Sport na Ilha do Retiro e não aproveitou o mau momento do adversário, ficando no 0x0. Na etapa inicial, o jogo foi equilibrado, com chances para as duas equipes. Alán Ruiz, em duas oportunidades, bateu de fora de área e a bola desviou na defesa. Além dele, Barcos, aos 26min, também levou perigo, mas o goleiro Magrão espalmou. Já o Sport assustou em chute perigoso de Rithely, que passou ao lado da trave. Na segunda etapa, Werley quase

Grêmio, de Dudu, não marcou gols no Sport FOTO ALENXANDRE LOPS/ DIVULGAÇÃO

abriu o placar em cabeçada, mas Magrão fez boa defesa. O zagueiro Ferron, do Sport, também cabeceou e quase marcou. Aos 29min, Marcelo Grohe foi fundamental, pois evitou um gol de Ananias, que cabeceou livre. Pouco depois, quem entrou em campo foi o Internacional. Pela última vez, o Colorado mandou a partida no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. E diante da Chapecoense, destaque para Wellington Paulista, autor de dois gols. O camisa 9 quase abriu o placar

aos 13min, após cruzamento de Fabrício. Em jogada semelhante, aos 24min, o camisa 6 cruzou e o centroavante, de cabeça, marcou o 1x0. A Chapecoense comemorou um gol, aos 42min, mas o lance foi anulado por impedimento de Tiago Luis. No segundo tempo, o jogo caiu de qualidade e o time catarinense até pressionou, criando boas chances. Porém, aos 32min, o garoto Leonardo cruzou da direita e Wellington Paulista cabeceou no contrapé do goleiro Danilo, assinalando o 2x0.

Sport 0x0 Grêmio Sport (0): Magrão; Patric, Ferron, Ewerton Páscoa e Renê; Rodrigo Mancha, Ritchely, Augusto (Wendel) e Ananias (Flores); Leonardo e Érico Júnior (Mike). Técnico: Eduardo Baptista. Grêmio (0): Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan (Saimon) e Breno; Edinho, Zé Roberto, Alán Ruiz e Rodriguinho (Mateus Biteco); Dudu (Kleber) e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

Internacional 2x0 Chapecoense

Wellington Paulista fez os dois gols do Inter

Internacional (2): Dida; Diogo (Cláudio Winck, aos 36min do 2º tempo), Ernando, Juan e Fabrício; Willians, Wellington, Valdívia (Jorge Henrique, aos 23min do 2º tempo), Eduardo Sasha (Leandro, aos 23min do 2º tempo) e D’Alessandro; Wellington Paulista. Técnico: Abel Braga. Chapecoense (2): Danilo; Fabiano, Rafael Lima, André Paulino e Neuton; Wanderson, Diones, Dedé (Bergson), Nenén (Fabinho Alves), Tiago Luis e Roni. Técnico: Celso Rodrigues


Melhor Idade

Terça-feira, 10.12.2013, Passo Fundo

Guia

Quinta-feira, 29.05.2014 - www.diariodamanha.com

Diário da Manhã -

1

CARAZINHO

Foto: Divulgação

A próstata e os problemas mais comuns

O câncer, ao contrário do que muitos pensam, não é o problema mais comum que atinge a próstata. Entre as enfermidades mais frequentes que atingem a glândula está a hipertrofia prostática benigna, que é o crescimento da próstata. Outra doença que atinge a próstata e é considerada bastante comum é a prostatite, consequência de uma infecção urinária que pode ter duas causas


2 - Diário da Manhã

Terça-feira, 10.12.2013, Passo Fundo

Diário da Manhã

2

Quinta-Feira, 29.05.2014

Foto: Divulgação/Minha Saúde

Carazinho

Vacina da gripe também previne pneumonia

Pneumonia é a oitava doença que mais acomete idosos

Doença é a oitava enfermidade que mais acomete idosos, por isso a imunização se torna importante A pneumonia é a oitava doença que mais acometem idosos. Muita gente não sabe, mas a vacina contra a gripe também previne esta doença, por isso importante que pessoas com mais de 60 anos sejam imunizados. Outra forma de prevenir a pneumonia é cuidar de outras doenças, para que a pessoa não fique acamada ou de outra forma debilitada. Informações do portal Minha Vida esclarecem que pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Há pelo menos quatro tipos de pneumonia: provocada por vírus, por fungos, por bactérias e a pneumonia química. Entre os fatores de risco estão fumo – porque provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes, o álcool – que interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório, o ar condicionado – que deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias, além de resfriados mal cuidados e mudanças bruscas de temperatura.

Vacina da gripe

A vacina contra gripe é uma arma importante para prevenir a pneumonia. Uma pesquisa realizada em 11 capitais do Brasil no último ano mostrou que 59% da população nas capitais brasileiras sabem da importância de tomar vacinas, mas a grande maioria desconhece quais são as vacinas mais recomendadas para cada idade. A pesquisa apontou que 72% já se vacinaram depois dos 50 anos de idade. Desse percentual, 58% se vacinaram contra a gripe H1N1 em épocas de campanhas governamentais, 32% se vacinaram contra o tétano, 5% contra a hepatite B e somente 4% contra a pneumonia, o que é

muito preocupante para os idosos. Quando o inverno se aproxima começa a corrida para garantir a imunização, especialmente contra a gripe. O farmacêutico e sócio proprietário da Rede de Farmácias Glória, Mauro Mazzutti, destaca que o vírus da gripe é mutante e todo ano os cientistas descobrem as principais mutações e formulam uma nova vacina que deve ser aplicada todo ano. “Os idosos possuem um sistema imunológico mais sensível e por isso as complicações podem ser muito mais severas. Dentre as mais perigosas destaco a pneumonia”, diz ele, ressaltando que a eficácia da vacina é de 89%. Algumas pessoas estão impedidas de realizar a vacina que imuniza contra a gripe. Mauro Mazzutti esclarece que são aquelas que apresentam doença febril aguda, pessoas com doença neurológica em atividade, ou aquelas com antecedentes de alergia grave a componentes do ovo, ao timerosal (Merthiolate®) e à neomicina. “Nos casos de doença febril aguda, passada esta fase, a vacina poderá ser administrada normalmente”, completa. A vacina A vacina é trivalente, ou seja, tem a da influenza H1N1 associada a duas para influenza sazonais (H3N2 e B).

Fundador Jornalista Túlio Fontoura (1935 1979) Presidente-Emérito Dyógenes Auildo Martins Pinto (1972 1998) Vinícius Martins Pinto (1997 2003)

www.diariodamanha.com

Editora: Mara Steffens Nogueira Diagramação: Tiago A. Moreira Contato: (54) 3329-9666

Presidente Janesca Maria Martins Pinto Vice-Presidente Ilânia Pretto Martins Pinto Diretor Executivo Rogel Mello @jornal_dm www.facebook.com/diariodamanha


Terça-feira, 10.12.2013, Passo Fundo Foto: Divulgação/ADOM

Diário da Manhã -

Descoberta precoce é fundamental para tratamento

3

Diário da Manhã

3

Quinta-Feira, 29.05.2014 Carazinho

A próstata e os problemas mais comuns

Urologista aponta que evolução de medicamentos e técnicas de tratamento, aliados ao diagnóstico precoce tem contribuído para tratamento de pacientes O câncer, ao contrário do que muitos pensam, não é o problema mais comum que atinge a próstata. Além disso, a descoberta precoce deste mal é fundamental para garantir a cura. Durante o Programa Diário Saúde, que foi ao ar pela Rádio Diário AM 780Khz no início do mês, o urologista Gilberto Amaral destacou que quando se fala em câncer muita gente fica assustada, mas, conforme dados do Organização Mundial de Saúde, apenas 15% dos homens com mais de 50 anos tem mais chance de desenvolver a doença. “O que significa que a cada 100 homens, 15 irão ter a doença e a grande maioria não. Pessoas com histórico familiar precisam ter atenção especial”, observou. A melhoria das técnicas medicinais especialmente no que se refere aos medicamentos e, sobretudo a descoberta precoce do problema – o que facilita muito a cura – são fatores que contribuem para a queda do índice da doença. “Hoje a morte por câncer de próstata ocorre com a descoberta tardia da enfermidade. Percebe-se que os homens procuram investigar cada vez mais cedo e isto é muito importante porque a sobrevida é muito grande. Assim podemos dizer que o câncer não é mal mais comum que acomete a próstata”, colocou. Entre as enfermidades mais frequentes que atingem a glândula está a hipertrofia prostática benig-

Foto: DM/Arquivo

Gilberto Amaral é medico urologista

na, que é o crescimento da próstata. “Há alguns anos a cirurgia para corrigir o problema era quase semanal e hoje a incidência da intervenção é muito pequena porque os medicamentos evoluíram bastante e estão sendo muito eficientes no tratamento. Até a rede pública conta com uma gama interessante de remédios em sua lista que são usados em paciente com esta enfermidade. Outra doença que atinge a próstata e é considerada bastante comum é a prostatite, consequência de uma infecção urinária que pode ter duas causas. Uma delas é venéria e outra é uma alteração do crescimen-

to da glândula e que acaba alterando a função urinária. Amaral explicou que a principal função da próstata é alimentar o espermatozóide com nutrientes importantes para que ele seja viável para a reprodução. “A partir de um determinado tempo de vida, depois dos 40, 45 anos, por influência do envelhecimento, a próstata passa por algumas alterações que ocasionam um crescimento anormal e então podem surgir as enfermidades”, comentou

Toque retal

O toque retal para o diagnóstico de alterações na próstata ainda é assunto tabu entre a maioria dos homens. Segundo Amaral, partindo-se do princípio de que quanto mais maneiras se tiverem para precisar um diagnóstico melhor, o exame tem grande importância. “Quanto mais armas você tiver para detectar qualquer alteração ou errar menos, melhor. O exame de sangue é fundamental até porque a primeira alteração que irá ocorrer será no sangue, mas ele não detecta nódulos”, justificou

Estudo aposta que idosos estão mais cautelosos para evitar fraturas Muitos optam até por mudar o tipo de calçado para garantir maior segurança Um estudo feito no Hospital St. Michael, em Toronto, no Canadá, apontou que idosos – especialmente os que já tem mais de 65 anos – estão mais cautelosos e dispostos para mudar hábitos que os ajudem a evitar quedas e consequentemente lesões como as fra-

turas. De acordo com a médica Joanna Sale, pesquisadora da instituição, entre as medidas tomadas pelas pessoas desta faixa etária objetivando uma maior qualidade de vida está a modificação de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas. Também integram a lista itens como consumo de suplementos e até mudança no tipo de calçado, tudo para evitar quedas. “Os idosos que não tinham muita informação sobre o problema acabavam adotando medidas

negativas na tentativa de evitar quedas, como reduzir atividades domésticas ou de lazer”, informa. A profissional destaca que quase metade das mulheres e um a cada cinco homens acima dos 50 anos sofre fraturas após quedas. “E, após a primeira ocorrência, o risco de que o acidente se repita é dobrado. A saúde fica especialmente fragilizada entre aqueles que quebram o quadril, já que cerca de 50% destes morrem ou perdem permanentemente a mobili-

dade”, argumenta. O estudo, publicado na revista Osteoporosis International, avaliou pacientes do Programa de Atendimento Exemplar à Osteoporose da Clínica de Fraturas do St. Michael. Os idosos responderam a um questionário que mediu o quanto eles sabiam sobre os riscos de fraturas e quais atitudes tomavam para preveni-las. Além disso, foram submetidos a testes de densidade óssea.


Opinião

4 - Diário da Manhã Diário da Manhã

Quinta-Feira, 29.05.2014 Carazinho

Terça-feira, 10.12.2013, Passo Fundo

A vida: um mar de riquezas sem fim!

Lovaine Streit Junges Há quem diga que não quer aprender mais nada! Se recusa a fazer qualquer movimento que o retire da sua zona de conforto. Já, outros se recusam a aceitar a situação incômoda desse “nada fazer”, buscam de forma incessante colaborar com aquilo que tiveram o privilégio de aprender durante a vida. Mas o que os diferencia, o que faz de algumas pessoas eternas caçadoras de sonhos enquanto, outras dormem num sono sem fim? Será que a diferença entre ambos, se deve às situações que vivenciaram na vida? Como aquele dito popular: “só uma ostra que foi ferida produz pérolas”, seria correto afirmar que o fato de alguém ter vivido situações extremas de estresse, habilita-a a autotransformação? O que leva alguém a mover-se para uma ou para outra direção? Lembro-me do senhor Ovídio, com sessenta e três anos, quando se sentou num banco da varanda da sua casa e

Foto: Reprodução

ali ficou pelo resto da sua vida assistindo a vida passar! Talvez as decepções, as tristezas, a falta de compreensão já o tivessem tornado ausente das coisas e das pessoas e como na música de Lenine: “Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma até quando o corpo pede um pouco mais de alma a vida não pára.” Seu corpo ali sentado, o olhar parado no espaço, num tempo que não sei quando, não autorizava acordá-lo! Por outro lado, pessoas como a dona Guilhermina, que com muita naturalidade veem a vida como um eterno caminhar. Ela já não podia estar em sala de aula diariamente, então, engajou-se como recurso de apoio em trabalhos sociais na área da educação. Essa senhora segue dobrando esquinas, ora artista, ora dona de casa, ora avó. Só interrompe a caminhada apenas para reavaliar as próprias possibilidades, de acordo com seus limites físicos. Na área do esporte, Gustavo Kuerten, o rei Pelé, o fenômeno Ro-

naldinho, e tantos outros, deixaram de fazer o que faziam, mas continuaram a se dedicar dando apoio, suporte às gerações vindouras na paixão que continua fazendo parte de suas vidas, o esporte. Adequaram as suas rotas e vão tocando em frente. Como na música de Almir Satler “... num dia a gente chega noutro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz.” Ah, como essas pessoas são chatas e incomodas! Porque incansáveis, não esmorecem com as dificuldades. Pelo contrário, usam os obstáculos para se fortalecer na sua disposição de estar sempre aprendendo e ensinando na vida. As respostas para tantas perguntas, talvez esteja dentro de outra pergunta: o que me fará mais feliz? Estar dentro da vida ou deixá-la passar à minha frente sem me envolver? Se a sua resposta for enfrentar

os perigos e lançar-se nas profundezas desse mar em busca dos seus tesouros, Bingo! Vamos seguindo pela estrada na firme disposição de repartir as riquezas conquistadas, conhecimentos que tivemos o privilegio de acumular na vida. Vamos dividi-los com as escolas, mas se isso não for possível, com crianças da nossa rua, mas se isso ainda não for possível, com as crianças da nossa família, mas se isso também não for possível, coloquemo-nos na posição de jogador reserva na eterna esperança de contribuir com o que somos para o gol da vitória. E, como diz Luís Augusto Fisher: “A percepção é um território entre a alma e a inteligência, que a arte visita sempre que consegue furar a barreira da indiferença.” Então, demos permissão para que a vida com sua arte nos envolva e nos transforme na mais bela pérola!


Carazinho