Page 1

Relatório das ações novembro - 2011


Relat贸rio mensal novembro - 2011

#dados


Relatório mensal novembro - 2011

Ouvidoria Geral respondeu a 75% dos cidadãos No mês de novembro, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia recebeu 4.761 manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e atuação do Governo do Estado. Deste total, 3.565 já foram encerradas, ou seja 75%. Durante o período a OGE visitou 21 municípios baianos, em parceria com o SAC Móvel, com o objetivo de interiorizar o serviço de ouvidoria do Governo do Estado. Confira no gráfico abaixo as 10 ouvidorias mais demandadas do mês de novembro:

873

509

341

327

314

302

274

247 186 121

SEC

O GE

SINTUR

SESA B

EMBA SA

DETRA N

PMBA

SSP

A GERBA

SA C


Relatório mensal novembro - 2011

Tipologia

Meio de contato 2272

1.963

26% 896 688 460

Reclamação Informação

Denúncia

Solicitação

128

70

Elogio

Sugestão

das manifestações classificadas como reclamação referemse à demora no andamento do processo

1257

238

Internet Telefone Cx ColetoraPresencial

Procedência

26% 1053

Servidor público

128

102

Ouv. E-mail Itinerante

23

12

5

4

Carta

Ofício

Fax

Tel/Cx mensagem

Gênero

3013

Pessoa física

164

65

41

33

Pessoa Jurídica

Abaixo assinado

Agente político

2075 1893

das manifestações classificadas como elogios referem-se ao funcionamento de órgãos público

291

Feminino

Masculino

Não identificado


Relatório mensal novembro - 2011

Assuntos mais demandados Manifestações com pedidos de informações turísticas (contato telefônico, funcionamento e localização de espaços culturais) foram os registros mais frequentes no mês de novembro, seguidas de reclamações sobre a “demora no andamento do processo”. Confira os 10 assuntos com maior volume de registro no período citado no gráfico abaixo:

216 203

110

99 77

Informação sobre contato/telefone

Demora no andamento do processo

Informação sobre horário de funcionamento

Atraso no pagamento de salário

68

64

Mau atendimento Infor. Sobre seriços Atendimento prestado pelo serv. regulados pelo inadequado em Público Estado seriço público

62

59

58

Infor. Evento/espaços culturais

Agilidade no andamento de processo

Falta de água


Relatório mensal novembro - 2011

Municípios com maior número de registro na Ouvidoria Geral A partir das modificações realizadas no Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), os relatórios apresentam os municípios que mais contactaram a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia. No gráfico abaixo é possível visualizar as 10 cidades com maior número de registros junto a OGE. Confira: 1501

127

Salvador

Fe ira de Santana

75

67

57

56

51

42

34

32

Vitória da Conquista

Ilhé us

Cande ias

Itabuna

Lauro de Fre itas

Juaze iro

Je quié

Porto Se guro


Relat贸rio mensal novembro - 2011

#not铆cias


Relatório mensal novembro - 2011

Ouvidoria Geral participa de audiência no Subúrbio Ferroviário

OGE capacita ouvidores

Moradores do Subúrbio Fe r r o v i á r i o d e S a l v a d o r apresentaram a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) suas principais demandas durante audiência pública, realizada no bairro de Paripe Antônio dos Santos, presidente da Associação de Moradores de Colinas III de Periperi, destacou que a audiência pública “aproximou o cidadão dos poderes públicos, deixando a comunidade mais segura e com esperanças de melhorias para a região”. Marcos Reis, titular da Ouvidoria Popular do Subúrbio, entidade que organizou a audiência, classificou o encontro como uma “aula de cidadania”.

A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia realizou treinamento dos ouvidores para utilização do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG). Participaram da capacitação ouvidores da AGERBA, SUCAB, SEDIR, SEPLAN e SEPROMI.

O ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, frisou que a “responsabilidade da Ouvidoria não é apenas ouvir, mas sim, responder, e auxiliar a sociedade a encontrar alternativas para suas necessidades”. Segundo Carvalho, todas as manifestações realizadas durante a audiência terão resposta individual e a Ouvidoria Geral irá dialogar com os órgãos demandados pelos cidadãos para buscar melhorias para a região.

Durante o treinamento, os ouvidores puderam conhecer os processos de registro de uma manifestação, triagem, encaminhamento e modos de respostas do TAG. Além disso foi explicado ainda como extrair dados gerenciais do TAG.


Relatório mensal novembro - 2011

Experiência da Ouvidoria Geral foi apresentada em Congresso Nacional da ABO A experiência da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia foi apresentada no XIV Congresso Brasileiro de Ouvidores/Omdudsman, organizado pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO). O ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, participou do painel “Modelos e melhores práticas de ouvidorias no Brasil”, onde foram apresentadas tendências sobre a função e a atuação do Ouvidor e da Ouvidoria, seus conceitos e aplicação no Modelo Brasileiro de Ouvidorias

21 municípios foram visitados No mês de novembro foram realizados atendimentos em 19 cidades do interior baiano, em parceria com o SAC Móvel. Com a presença da OGE os cidadãos puderam registrar reclamações, sugestões, denúncias, elogios ou solicitar informações sobre os serviços públicos estaduais.


Relatório mensal novembro - 2011

Prefeitura de Buritirama firma parceria com a Ouvidoria Geral O ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, participou de reunião com o prefeito de Buritirama, Oslindo Jacobina de Almeida, e o secretariado municipal, sobre a implantação do serviço de ouvidoria na Prefeitura da cidade. A Prefeitura de Buritirama já firmou parceria com a Ouvidoria Geral (OGE), que garante assistência técnica para implantação da Ouvidoria, assim como o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), sistema de atendimento e gerenciamento das demandas dos cidadãos, que é disponibilizado gratuitamente pela OGE. Durante o encontro, o ouvidor-geral apresentou o TAG, as funcionalidades da OGE, assim como a importância da ouvidoria para administração pública. “O papel principal de uma ouvidoria é responder ao cidadão. Porém podemos auxiliar também a gestão pública, a partir do momento em que analisamos as demandas da sociedade e convertemos as manifestações em indicadores de avaliação dos serviços públicos estaduais”, diz Carvalho. Atualmente, outros dois estados (Espírito Santo, Minas Gerais), 14 prefeituras do Brasil e a Câmara de Vereadores de Salvador assinaram convênio com a Ouvidoria Geral do Estado mediante assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. Fora firmada parceria também com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH/PR, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, CREA-MT, CREA-RS e com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR.


Relatório mensal novembro - 2011

TAG completa um ano A versão web do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) completou um ano no dia 8 de novembro. Desenvolvida pela Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, a nova versão moderniza o funcionamento da ouvidoria. Para o ouvidor-geral do estado, Jones Carvalho, a nova versão consolida o serviço de ouvidoria do Governo do Estado como uma ferramenta para gestão pública e canal de interlocução com os cidadãos. A nova versão do TAG possibilita ampliar o detalhamento das informações dos registros e, consequentemente, a elaboração de relatórios fidedignos que proporcionará uma noção exata dos pontos fortes e fracos da administração pública. Histórico O Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) é uma versão aprimorada do Sistema de Gestão de Ouvidoria (SGO). O SGO foi criado em 2005 e atendia apenas as demandas de cada Órgão. Em 2007, o Sistema de Ouvidoria otimizou as funcionalidade operacionais e evoluiu para uma ferramenta analítica, utilizada para o diagnóstico e prognóstico em gestão pública. A versão Web do TAG, lançada em 2010 pela Ouvidoria Geral, é resultado do intercâmbio com as ouvidorias parcerias de outros estados, prefeituras e instituições.


Elaboração

+ conteúdo Confira a nossa galeria de vídeos no YouTube www.youtube.com/user/ouvidoriageralbahia

www.ouvidoriageral.ba.gov.br 0800-284-0011 @ouvidoriageral Assessoria de Comunicação (71) 3115-6918

Nos adicione no Facebook /www.facebook.com/ouvidoriageralbahia

Siga-nos e acompanhe as nossas ações www.twitter.com/ouvidoriageral

Nos adicione também no Orkut http://migre.me/4dVsq

*Notas 465 manifestações, oriundas da SSP, AGERBA e da SESAB, não foram inseridas nos gráficos da página 3 pois a integração entre o banco de dados destas Secretarias com o da Ouvidoria Geral não foi concluída.

Relatório Ouvidoria Geral | Novembro 2011  

Relatório com dados e ações da Ouvidoria Geral do Estado a Bahia, do mês de novembro de 2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you