Issuu on Google+

Relatório das ações fevereiro - 2012


Relat贸rio mensal fevereiro - 2012

#dados


Relatório mensal fevereiro - 2012

Ouvidoria Geral respondeu a 75% dos cidadãos A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia recebeu 4.630 manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e atuação do Governo do Estado, no mês de fevereiro. Deste total, 3.442 já foram encerradas, ou seja 75%. Durante o período, a OGE, visitou bairros das cidades de Salvador, e as cidades de Paulo Afonso, Santa Brígida, Pedro Alexandre e Antônio Cardoso, em parceria com o SAC Móvel, com o objetivo de aproximar o cidadão do Governo do Estado. Confira no gráfico abaixo as 10 ouvidorias mais demandadas do mês de fevereiro:

801

610

592 482

341 259

225

221

187 99

SEC

O GE

SINTUR

SESA B

SSP

EMBA SA

PMBA

DETRA N

A GERBA

SA C


Relatório mensal fevereiro - 2012

Tipologia

Meio de contato

1.579

19%

1300

453

451 129

Reclamação

Informação

Solicitação

Denúncia

Elogio

87

das manifestações classificadas como reclamação referemse à demora no andamento do processo

2049

1427

165

Internet Telefone

Sugestão

Procedência

Cx Coletora

143

119

46

44

5

1

E-mail

Presencial

Carta

Ouv. Itinerante

Ofício

Fax

Gênero

3109

30%

1943 1775

das manifestações classificadas como elogios referem-se ao atendimento em órgão público

795

44

35

281

16

Pessoa física Servidor público Pessoa Jurídica Abaixo assinado Agente político

Feminino

Masculino

Não identificado


Relatório mensal fevereiro - 2012

Assuntos mais demandados Pedidos de informação turísticas foram os itens mais frequente, no mês de fevereiro, registrado na Ouvidoria Geral do Estado. Em seguida, reclamações sobre a demora no andamento do processo e solicitação para realização de Concurso Público. Confira os 10 assuntos com maior volume de registro no mês no gráfico abaixo:

223 192

133 120

111 85

informação sobre contato/telefone

Informação sobre Infor. sobre horário ações do governo funcionamento

Conteudo insuficiente para prosseguir

Demora no andamento do processo

73

Infor. sobre Concurso Público localização/endereço

66

63

62

Mau atendimento prestado pelo serv. Público

Agilidade no andamento de processo

Falta de professor na rede de educação


Relatório mensal fevereiro - 2012

Municípios com maior número de registro na Ouvidoria Geral Moradores de Salvador e Feira de Santana foram os que mais contactaram a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia. No gráfico abaixo é possível visualizar as 10 cidades com maior número de registros junto a OGE. Confira:

1712

156

Salvador

Fe ira de Santana

125

93

85

69

60

60

46

45

Curaç a

Vitória da Conquista

São José do Jac uípe

Ilhé us

Camaç ari

Je quié

P aulo A fonso

A lagoinhas


Relat贸rio mensal fevereiro - 2012

#not铆cias


Relatório mensal fevereiro - 2012

Ouvidoria-geral participa de evento da ABO na Bahia O ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, participou da posse do presidende da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), secção Bahia, Humberto Viana. O evento, realizado no auditório da UNIFACS, reuniu ouvidores de órgãos estaduais, municipais e do setor privado, além de autoridades e políticos. Em sua fala, o ouvidor-geral do Estado pontuou que a ouvidoria é um instrumento fundamental para democracia. “Na esfera pública a ouvidoria deve ser também uma ferramenta de gestão, para auxiliar o Estado na condução e formulação de políticas sociais”, disse. Apesar da ABO representar/reunir ouvidores da iniciativa privada, Carvalho diz que a parceria entre as Ouvidorias públicas e Ouvidorias privadas é essencial para fortelecer a cidadania e o setor no Brasil. Já a presidenta da ABO Nacional, Maria Inês Fornazaro, elogiou a atuação das Ouvidorias na Bahia, que é marcada “pelo vigor e bons exemplos”. Fornazaro disse acreditar que o fortalecimento das ouvidorias no estado será importante para potencializar o funcionamento das ouvidorias em todo Brasil. Por fim, Humberto Viana, que é ouvidor do município de Salvador, explicou que a secção Bahia irá atuar para fortelecer as ouvidorias e a ABO no estado. Segundo Viana, a ouvidoria é o canal de contato com o cidadão, “a sua voz, por isso devemos lutar para otimizá-la em todas as esferas”.

Da esquerda para direita: Humberto Viana (OGM), Maria Inês (ABO), Jones Carvalho (OGE) e Claudia Correira (CMS)


Relatório mensal fevereiro - 2012

OGE atendeu população de Salvador e mais quatro cidades Durante o mês de fevereiro a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, em parceria com o SAC Móvel, reforçou o projeto Operação Verão, cujo objetivo foi complementar o atendimento da rede SAC em Salvador. Com a presença da Ouvidoria Geral, o cidadão pode manifestar suas reclamações, sugestões, denúncias, elogios ou solicitar informações sobre os serviços públicos estaduais. Além de atuar no Carnaval de Salvador, a Ouvidoria Geral prestou atendimento em bairros da capital baiana e visitou ainda os municípios de Paulo Afonso, Santa Brígida, Pedro Alexandre e Antônio Cardoso . No SAC Móvel são oferecidos serviços básicos, como a emissão da Carteira de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento (para crianças de até 11 anos), documentos necessários para o exercício da cidadania. Também é possível realizar o recadastramento de pensionistas do Estado, retirar Antecedentes Criminais e além do atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.


Relatório mensal fevereiro - 2012

Ouvidoria Geral do Estado prestou 728 atendimentos no Carnaval Durante o Carnaval, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia prestou 728 atendimentos aos cidadãos durante a folia momesca. Deste total, 67% foi classificado como informação, seguido de reclamação (17%), denúncia (8%), solicitação (6%), sugestão (1%) e elogio (1%). Pedidos de informações turísticas foram as manifestações mais frequentes durante a folia. Neste período, a Ouvidoria da SETUR/SINTUR (responsável pelo Disque Bahia Turismo) foi a mais acionada pelos cidadãos. 63% das ocorrências foram registradas por meio do telefone e 30% pela Internet. Na avaliação do ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, a participação da Ouvidoria Geral no Carnaval potencializou o diálogo com os cidadãos. “Montamos um esquema especial de funcionamento para atender os foliões, em parceria com a Secretaria do Turismo, da Saúde, da Administração e a Polícia Militar do Estado da Bahia. Atuamos nos circuitos do Carnaval e nas redes sociais prestando informações e recebendo demandas dos cidadãos durante o Carnaval”, pontua.

Foto: Manu Dias/SECOM


Elaboração

+ conteúdo Confira a nossa galeria de vídeos no YouTube www.youtube.com/user/ouvidoriageralbahia

www.ouvidoriageral.ba.gov.br 0800-284-0011 @ouvidoriageral Assessoria de Comunicação (71) 3115-6918

Nos adicione no Facebook /www.facebook.com/ouvidoriageralbahia

Siga-nos e acompanhe as nossas ações www.twitter.com/ouvidoriageral

Nos adicione também no Orkut http://migre.me/4dVsq

*Notas 631 manifestações, oriundas da SSP, AGERBA e da SESAB, não foram inseridas nos gráficos da página 3 pois a integração entre o banco de dados destas Secretarias com o da Ouvidoria Geral não foi concluída.


Relatório Ouvidoria Geral | Fevereiro 2012