Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB:0056878/SP Repórteres AC Rezende / Camila Marcusso Juliana Cuani / Juliana Moreno Rafael Barbosa/ Vitor Quartezani Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta Thássia Moro / Valdely Dantas Gabriela Barreto / Marcelo Galvão João Bidu / Talita Dias Revisão Juliana Moreno / Mariele Rosa Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Oliveira Foto Estúdio Daniel Trabanca Produção de moda Gabriela Barreto Comercial Patricia Pereira Agradecimento Ana Paula Aschenbach Perfexx Assessoria de Comunicação Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho/Tietê Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br

Carta ao leitor A palavra do mês é inovação. Sim, isso mesmo. Mudar, fazer algo novo, reinventar. É ótima a sensação quando você sabe que conseguiu fazer algo diferente ou que, com um toque, fez de algo já existente uma coisa inovadora. Prova viva disso é a linda Mallu, nossa capa deste mês. Ao lançar seu novo álbum, “Pitanga”, ela apareceu completamente repaginada e mostrando amadurecimento pessoal e também profissional. Ela afirmou que esse é o primeiro CD que ela considera decidido e firme. Isso, talvez, possa ser um reflexo dela mesma. E como o tema é inovar, é isso que vocês verão no nosso Especial, com o Trio Bravana, que trouxe à tona o diferente estilo, definido por eles, como Pop-Sertanejo Universitário. Pelo jeito a novidade agradou, já que o vídeo deles da música de trabalho já ultrapassou a assustadora marca de um milhão de visualizações no Youtube! Inovação você também verá na história de El Camargo, pintor natural de Boituva e que já expôs seus quadros nos Emirados Árabes, na China e fará a próxima exposição em Londres que, por sinal, é o nosso destaque em Turismo. Seguindo a linha, em Autos você conhecerá o elegante JAC J5, o sedan que chegou para tentar desbancar os outros já existentes na categoria. Na nossa editoria de Decoração, você aprenderá a como usar os baús para dar um toque de charme aos seus ambientes. Já em Finanças uma dúvida que assombra a muitos será respondida: manter um investimento ou pagar as dívidas? O que compensa mais? E para estar sempre na moda e elegante, trazemos o metalizado para as mulheres e o listrado para os homens. Tem para todos os gostos! Isso é só um pouco do que você encontra nesta edição, que vem cheia de assuntos interessantes. Boa leitura!

Site www.outdoorregional.com.br Empresa CNPJ: 13.970.830/0001-93 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 - 2º andar sala 07 - Telefone: (15) 3263-5028 (15) 9114-2136 / ID 113*16815 contato@outdoorregional.com.br Foto Capa: My Shoes A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br www.outdoorregional.com.br | 3


4 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


08 - Cinema 10 - Séries 12 - Literatura 14 - Música 16 - Tecnologia 20 - Ensaio 24 - Moda Feminina 26 - Moda Masculina 28 - Educação 30 - Decoração 32 - Especial 34 - Social 40 - Capa 46 - Esportes 48 - Saúde 50 - Games 52 - Autos 54 - Finanças 56 - Turismo 58 - Direito 60 - Política 62 - Trabalho 64 - Gourmet 66 - Prata da Casa 68 - Região 70 - Galeria 72 - Horóscopo 74 - Crônica 6 | www.outdoorregional.com.br

Índice 14 Música

Veja mais sobre esse grande destaque do festival Lollapalooza

16 Tecnologia

Como administrar o assustador crescimento do Facebook?

58 Direito

Entenda mais sobre a alienação parental

64 Gourmet

Sobrou chocolate da páscoa? Saiba o que fazer


www.outdoorregional.com.br | 7


Cinema

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

T

rês alunos do último ano do colegial querem deixar o anonimato e se tornarem populares. Solução: dar uma festa de arromba, regada a muita música, álcool e outras coisas mais. Resultado: mais pessoas do que o esperado aparecem e a festa toma dimensões inimagináveis, tornando-se, como diz o título, fora de controle.

O filme Bom, vamos começar pelo fato de que a produção procura assumir o tom de documentário, tendo os próprios personagens como cinegrafistas da festa, meio no estilo “Bruxa de Blair”. O filme, que estreou nos EUA no dia 2 de março, tem direção de Nima Nourizadeh e produção de Todd Philips, o mesmo do filme “Se Beber, Não Case”. Os três amigos protagonistas são Thomas, Costa e Jonathan. Fora eles, também há o Dax, responsável por filmar todos os momentos. Não só ele, mas boa parte do elenco também gravou várias cenas usando celulares.

A realidade A princípio criado com o intuito de mostrar as aspirações da juventude de classe média, que prega a necessidade de ser popular não importando o custo, o longa levanta a questão “será que isso realmente acontece?”. A resposta é, infelizmente, sim. Apesar de assumir todo esse tom quase de deboche, desde que

8 | www.outdoorregional.com.br

estreou nos EUA já proliferaram várias festas querendo imitar a mostrada em “Projeto X”. Uma delas, em março, terminou com a morte de um dos convidados, segundo a revista “The Hollywood Reporter”. Da mesma forma que a história do filme, alguns jovens organizaram a festa que foi promovida através das redes sociais e que recebeu por volta de 300 a 600 pessoas.

A questão Tudo isso leva ao seguinte questionamento: até que ponto um filme, classificado como mera ficção, pode influenciar a vida de uma pessoa? A produção do filme recebeu várias críticas dizendo que estaria influenciando os jovens a promoverem festas com irresponsabilidade, acusação que foi rebatida pelo diretor com a seguinte declaração: “é um filme para o público adulto. Depende de cada um como inspirar-se nele”, disse Nima Nourizadeh. Pois bem, depende de cada um agora também avaliar o que é ficção e o que é realidade, ou se, até mesmo, não existe essa separação.


www.outdoorregional.com.br | 9


Séries

A

proposta dessa coluna que aborda os seriados de TV é trazer aos leitores tudo de relevante que acontece dentro desse universo. Fazer com que o leitor saia do mainstream popularesco. E para isso, esse mês o escolhido foi um seriado de um gênero que fez muito sucesso no Brasil nos anos 80, os Super Sentais. E como em 2012 faz 35 anos que esses seriados são produzidos no Japão, nada melhor que falar sobre a série que homenageia todos os heróis já criados.

O seriado

“Gokaiger” é o 35º quinto super sentai produzido e ao longo de 51 episódios conta a história de um grupo de cinco guerreiros que estão na Terra em busca do que eles chamam de “tesouro do universo”. Quando chegam ao Japão, se deparam com uma realidade diferente, onde são obrigados a lutar contra as forças do Império Zangyack, que está em busca da dominação do universo e pretende atrapalhar os planos dos piratas espaciais.

A história

O que deixa a história de Gokaiger interessante, principalmente entre os saudosistas, é que os heróis descobrem que para chegar

10 | www.outdoorregional.com.br

Vitor Quartezani v-quartezani@outdoorregional.com.br

ao paradeiro do tesouro, eles terão que obter todos os poderes especiais dos outros 34 sentais existentes. E é aí que o público brasileiro começa a se identificar com o seriado, pois alguns dos grupos de lutadores que fizeram sucesso no Brasil aparecem para ajudar os piratas, como Changeman, Flashman, Maskman e Goggle Five, sendo os dois primeiros os mais famosos entre os fãs brasileiros.

Sucesso

Aos olhos de quem não conhece, todas essas informações podem parecer um tanto quanto obsoletas, uma vez que nos dias atuais, em nossos canais de TV, com exceção da franquia Power Rangers, não existe nenhum seriado japonês em exibição. Contudo, para aqueles que já estão perto da casa dos 30 anos, a importância desse gênero é muito grande, pois eram os seriados que podíamos acompanhar. Os roteiros de “Gokaiger” são bem trabalhados e, aliados à ótima filmagem, proporcionam dinamismo digno de uma série de ação de Hollywood. Gokaiger homenageia um gênero esquecido entre os brasileiros e merece que os mesmos deem uma chance para as aventuras dos piratas espaciais e assistam a toda sua temporada e seus especiais de cinema.


www.outdoorregional.com.br | 11


Literatura

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

“O cemitério do Sarriá é um dos lugares mais escondidos de Barcelona. Quem procura no mapa não vai achar nada. (...) - Isso está meio morto, não? – Sugeri, consciente da ironia. (...) Marina me deu uma olhada que não consegui decifrar. – Está enganado. Aqui estão lembranças de centenas de pessoas, suas vidas, seus sentimentos, suas ilusões, sua ausência, os sonhos que nunca conseguiram realizar, as decepções, os enganos e os amores não correspondidos que envenenaram suas vidas.Tudo isso está preso aqui para sempre”.

Q

uem já assistiu algum filme de Tim Burton, todos sombrios e enigmáticos, com personagens ansiosos por encontrar amor e perdão, ou então “O Labirinto de Fauno”, dirigido por Guilherme Del Toro, com certeza vai se familiarizar com o cenário em que se passa esta história. Sim, estamos falando de um livro! Mas com cenários e personagens tão característicos, que até conseguimos imaginar as cenas ao ler cada página. Sim, Zafón tem esse poder! Naturalmente você conseguirá vislumbrar com os olhos da imaginação o que está lendo, pois o autor possui esse dom, tal como um bom contador de histórias deve ter. “Marina” é o terceiro livro de Ruiz Zafón, sendo os dois anteriores “A Sombra do Vento” e “O Jogo do Anjo”. Se você não leu nenhum dos anteriores, não se desespere, pois eles não possuem ligação com esse terceiro livro, diferente do que acontece com os dois primeiros, pois um é sequência do outro. O livro, podemos dizer, é um thriller que Zafón consegue conduzir com sublime maestria, num ambiente quase gótico da Barcelona da década de 1970, regado a muito mistério, suspense, com pitadas do sobrenatural e, como não poderia deixar de ser, romance. Narrado em primeira pessoa, na ótica do personagem Óscar, um adolescente que mora em um internato, a história nos leva a conhecer a vida de Marina, uma menina que vive com o pai em um casarão abandonado e também na mesma medida nos aprofunda num mistério acerca da “Dama de Negro”, uma mulher que visita um cemitério em Barcelona. Então, Óscar e Marina passam a investigar juntos uma trágica e até mesmo estranha história de amor que ocorreu no passado de Barcelona, envolvendo uma cantora e um milionário. O mais incrível é que em 192 páginas, Zafón consegue desenrolar toda uma história e te prender do início ao fim, ao utilizar uma narrativa intensa, regada por um drama intrigante e doloroso, sempre com doses de suspense e mistério. E apesar de parecer tudo meio fantasioso à primeira vista, na verdade o drama apresentado em “Marina” é bem verdadeiro.

12 | www.outdoorregional.com.br

TÍTULO: MARINA AUTOR: Carlos Ruiz Zafón EDITORA:Planeta 192 páginas


www.outdoorregional.com.br | 13


Música

Juliana Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br

-americaasnos e t r o n s o ir e u q Os ro siderados umas d são conais bandas do cenário princip l mundia

Q

uem esteve presente na Califórnia, mais precisamente no Jambalaya Club, em 23 de março de 1995, nem sequer imaginava que seria testemunha de um grande acontecimento: esse foi considerado o primeiro show da banda de rock norte-americana Foo Fighters. O nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na época da Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos. Composta por Dave Grohl (vocal e guitarra), Nate Mendel (baixo), Taylor Hawkins (bateria), Chris Shiflett (guitarra) e Pat Smear (guitarras), a banda possui oito CDs lançados, contando com o acústico “Skin and Bones”, sendo o mais recente “Wasting Light”.

A História

Dave Grohl se tornou conhecido a partir de 1991 quando era baterista do Nirvana. Em 1994, após o suicídio do vocalista Kurt Cobain e o consequente fim da banda, Dave entrou no Robert Lang’s Studio em Seattle com Barrett Jones. Posteriormente, as faixas se tornaram o primeiro álbum do Foo Fighters. O single “This Is a Call” foi lançado em junho de 1995, seguido por “Big Me” e “I’ll Stick Around”.

14 | www.outdoorregional.com.br

FOO FIGHTERS, YEAH!

Premiações

Com direito a homenagem póstuma à Whitney Houston, falecida em fevereiro, a edição 2012 do Grammy rendeu ao Foo Fighters cinco prêmios. Nas categorias Música de Rock, Performance hard rock/metal e Performance Rock, com “White Limo” e “Walk”, Álbum Rock e Melhor Longa Metragem Musical. Em seu discurso, Dave explicou como o álbum foi feito: em uma garagem. ”Ganhar esse prêmio mostra que o elemento humano de fazer música  é o mais importante. Cantar no microfone, aprender a tocar um instrumento, isso é a coisa mais importante. Não é ser perfeito, ser absolutamente correto. É sobre o que acontece no coração e na cabeça”. Outros quatro álbuns,  “There Is Nothing Left to Lose”,  “One by One”, “Echoes”, “Silence, Patience & Grace” e “Wasting Light” ganharam o  Grammy  por “melhor álbum de rock”.

Lollapalooza

A primeira edição brasileira do festival em abril trouxe grandes astros do rock alternativo internacional. Considerada hoje uma das principais bandas do rock mundial, o Foo Fighters foi a atração mais aguardada, trazendo aos palcos brasileiros o mesmo show que apresentou em Chicago.


www.outdoorregional.com.br | 15


Mús icalogia Tecno

Juliana Juliana Moreno Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br j-moreno@outdoorregional.com.br

O Brasil está na corrida pelo ranking de 2º país com maior número de usuários, mas é preciso administrar bem essa popularidade

N

inguém pode negar: o Facebook chegou entre os brasileiros para ficar e seu sucesso aumenta a cada dia, como é comprovado através do número de usuários, que já alcança a surpreendente marca de 42 milhões de adeptos.

Os números Esse número de usuários coloca o Brasil como o quarto maior dentro da rede social, ficando atrás do Estados Unidos, que possui 156 milhões de contas, da Índia, com 45 milhões, e da Indonésia, hoje com 43,5 milhões. Entretanto, as estatísticas mostram que se o ritmo de crescimento se mantiver, no próximo mês o Brasil pode alcançar o segundo lugar no ranking.

O crescimento é bom? Depende. Recentemente rolou um boato na internet de que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, estaria decepcionado com os usuários brasileiros. Os engenheiros do site estariam pensando em permitir a inserção de imagens no formato gifs animados, ação que foi vetada por Mark por causa do Brasil, temendo que o Facebook se transformasse num Orkut. Essa informação não foi confirmada, mas tem muito nexo, afinal, imagine que terrível seria se isso acontecesse! Entretanto, muitos já dizem que isso já está acontecendo sem ao menos essa nova ferramenta

16 | www.outdoorregional.com.br

ser liberada. Isso em decorrência de algumas coisa que, sejamos francos, já estão irritando no Facebook.

As coisas que mais irritam no Facebook - Ser marcado em flyers de festas ou eventos que você nem sabe do que se trata e não tem a mínima intenção de comparecer. - Por que as pessoas acham que todo mundo deve ser adepto dos joguinhos? Você nega uma vez, duas, três, até que percebe que todo dia as mesmas pessoas mandam as solicitações para você participar também. - Quando você menos percebe, já te colocaram em um grupo que você nem ao menos sabe de onde surgiu, com pessoas que você nem conhece. - É imenso o número de pessoas que usam a rede só para compartilhar fotos de acidentes, crueldade com animais e pessoas.

O que fazer? Em alguns casos é possível você adequar seu perfil de forma a evitar as coisas que você não gosta. De qualquer forma, sempre vão existir coisas que agradam uns e outros não. O importante é todos saberem usar essa mídia social de forma responsável, levando em conta regras de boa vizinhança, afinal, hoje em dia você já encontra todos – ou quase todos – no Facebook.


www.outdoorregional.com.br | 17


Mús ica publicitário Informe

O

Atelier Boutique Livia Barros está em novo endereço. “O local foi escolhido com muito carinho para proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento”, nos conta Livia. Livia Maria Barros Sartorelli é formada pela faculdade Santa Marcelina no curso de Desenho de Moda – Estilista e está no mercado há 13 anos. Suas coleções são marcadas por um ar onírico e poético, mas sem perder a sensualidade. Laços e flores estão sempre presentes em suas roupas, seja como estamparia, apliques ou até mesmo acabamentos. Nos tecidos, preza pelo uso de materiais naturais, como o algodão, o tafetá e a seda para garantir o conforto de suas roupas. Seu ponto alto são os vestidos, batas e a cintura marcada. “Trabalhamos com peças exclusivas e, além da coleção prêt-à-porter (pronta para levar), desenvolvemos alta costura, vestidos para festas e noivas exclusivos”, diz. Aqueles que desejam conhecer melhor o trabalho de Livia Barros e possuir uma peça exclusiva e sob medida, fica o convite da própria estilista. “Espero uma visita de todos em nosso novo espaço”.

18 | www.outdoorregional.com.br

Endereço: Cel. Eugênio Motta, 521, Loja 43, Shopping Villa D’Ouro, Centro, Boituva/SP (15) 3263-4347


www.outdoorregional.com.br | 19


Ensaio

Sempre elegante, a combinação dessas duas cores nunca sai de moda. Abuse em todas as estações do ano, do pretinho básico ao branco clássico!

Modelo: Quézia Genesini Fotógrafo: Daniel Trabanca Styling: Gabriela Barreto Edição de imagens: Bruno Veiga de Oliveira Local: Passarela Antônio Lopes da Silva 20 | www.outdoorregional.com.br


T-shirt de cetim preto, saia em paetê preta,brinco de strass dourado e preto e pulseiras de couro douradas

Livia Barros Rua Coronel Eugênio Motta 521 - Shopping Vila D’ouro Loja 43 - Centro - Boituva/SP (15) 3263 - 4347 www.outdoorregional.com.br | 21


Manga comprida preta com aplicaçoes,saia branca de tricô e cinto preto com predrarias

Socila Rua Expedicionário Souza Filho, 110, Centro Boituva/SP (15) 3263-5042 22 | www.outdoorregional.com.br


Camisola preta rendada com bojo e robe preto em chiffon

Madame Fil贸 Rua Cel. Eug锚nio Motta 398 A - Centro - Boituva/SP (15) 3363-2795 www.outdoorregional.com.br | 23


MĂşs ica Moda feminina

24 | www.outdoorregional.com.br

Gabriela Barreto g-barreto@outdoorregional.com.br


METALIZANDO! Modificar e brincar mais facilmente com o look é a grande graça do Outono que chega em 2012 com combinações inusitadas

É

o metalizado que comanda a estação, então, vale apostar desde o dourado metálico, preto metálico, até o azul, bronze ou ouro rosa. Para as mais discretas, o preto também é uma opção.

Os tecidos Serão vários tipos de tecidos e modelagens para o metalizado, até os tricôs e malhas ganharam fios de lurex para ganhar espaço nas vitrines. Já o grande triunfo será o paetê de couro, que trará uma textura mais confortável à pele, mas com o mesmo brilho do paetê comum. Diversas marcas investem no Paetê Leather, por ser  um dos tecidos mais diferenciados e modernos, pois feito de couro sob um tule, ele possui o brilho do paetê unindo-se com o conforto do couro. Para quem anda antenado, acompanhando sempre os grandes desfiles e eventos de moda, passou a observar que o metalizado é uma das grandes apostas para a próxima estação.

Acessórios e bolsas As cores metalizadas estarão nos diversos tipos de acessórios e bolsas. Os maxi acessórios continuam em alta, o maxi colar, anel, cluthes, braceletes. Não dá para escapar, por isso, algo dessa tendência você terá que ter no guarda-roupa! E tem como não se apaixonar por esse estilo? São

lindos, alegram os looks e estarão por toda parte na próxima estação.

Como usar? Com essa nova tendência vem sempre o questionamento sobre usá-la durante o dia também, mas pode-se notar que o mundo da moda atualmente está muito mais democrático, não há mais regras sobre peças usadas de dia e peças usadas à noite. Pode sim, usar e abusar do metalizado seja durante o dia ou durante a noite, pois brilhos e mais brilhos são a aposta. Foi-se o tempo em que eram itens antes usados somente para ocasiões e festas no período noturno.

Pull metalizado Outra grande tendência de peça para o metalizado é o Pull de tricô. Leve e ideal para a estação, ele chega com muito mais charme em 2012. O metálico toma conta dessa peça também, que fica linda e altamente diferente do simples tricô, muitas vezes sem graça e sem tanto charme. Versátil, ele pode ser composto à noite com peças mais badalas e muitos acessórios e durante o dia com um jeans mais despojado. Já se observa em várias coleções de outono-inverno de marcas famosas o pull metalizado. Alguma peça metalizada terá que fazer parte dos looks outono-inverno, pois no momento são elas que altamente reinam nas vitrines, dando up para abusarmos do brilho.

DICAS -A peça metálica é a principal do look, por isso, componha com peças mais despojadas, como o jeans. - Para eventos mais sofisticados, invista em peças mais básicas e acessórios mais discretos.

www.outdoorregional.com.br | 25


MĂşs ica Moda masculina

26 | www.outdoorregional.com.br

Gabriela Barreto g-barreto@outdoorregional.com.br


LISTRADO Apesar de ser uma estampa nada democrática, as listras devem acompanhar o xadrez e ocupar um lugar especial nos guarda-roupas masculinos

D

esde as mais coloridas até as mais discretas, aparecendo tanto nas roupas quanto nos sapatos, assim como são essenciais no verão, as listras virão com força total no inverno também.

Listrado em todas as peças

Camisas, camisetas, suéter, shorts e até mesmo calças entram na estação com essa estamparia. Modelos em gola “v” estão sempre em alta e caem bem com essa estampa. Para deixar a composição mais despojada, usa-se com uma bermuda xadrez, brincando com o estilo de listras, mas ornando sempre as cores das peças. Já na escolha dos acessórios, opte por algo mais jovial no modelo dos relógios e sapatênis ou tênis.

Listras ao seu favor

Por não ser tão democrática vale ressaltar que as listras dão aparência de dimensões maiores. Na vertical alongam, tendem a e, já na horizontal acentuam, ou seja, tendem a emagrecer. E como toda peça de roupa, a estampa em listras também pode favorecer ho-

mens que tem o quadril mais largo a equilibrar o visual.

Como usar

Cardigãs listrados são a boa pedida para o outono-inverno, pois além de muito confortáveis, são estilosos e práticos para a meia estação. São também uma ótima pedida para programas mais despojados, como um churrasco com os amigos ou uma tarde no clube. Já para ocasiões mais formais, opte por listras em tom sobre tom, do preto ao cinza, que são versáteis e funcionam super bem com terno preto, mais formal. O sempre clássico azul marinho com branco aparece na próxima estação no pull de tricô e também em camisetas de manga longa. Chegando às listras mais coloridas, estas caem muito bem com calças jeans ou diversos modelos no tom do bege, para um estilo menos casual, proposto para uma reuniãozinha no final de semana.

Listrar é a pedida do momento!

DICAS -Apesar de serem muito democráticas deve-se levar em conta o tipo do tecido usado, a modelagem da roupa e a largura das listras. -Para misturar listra com outras estampas é necessário combinar a peça listrada com outras que tenham cores em comum.

www.outdoorregional.com.br | 27


Mús icação Educa

Thássia Moro t-moro@outdoorregional.com.br

Reunião de pais e mestres A importância da proximidade dos pais no ambiente escolar

O

papel dos pais na vida escolar dos filhos não se limita apenas a levá-los e buscá-los todos os dias, vai muito além dessa tarefa. Os pais possuem função determinante em todos os períodos da vida escolar dos filhos, desde o interesse em que demonstram no dia a dia da escola, no auxílio nas atividades e, principalmente, na presença frequente nas reuniões de pais e mestres. Participar ativamente do convívio dos filhos na escola é essencial no estabelecimento de uma relação de confiança entre pais, professores e alunos.

As reuniões escolares As reuniões escolares em que os pais participam têm como objetivo compartilhar os interesses de pais e professores para o bom desenvolvimento da criança na escola. Trocar experiências auxilia no meio de campo entre a vivência escolar e as atividades domésticas. Conhecer os

28 | www.outdoorregional.com.br

pais é conhecer cada vez melhor o aluno. A Outdoor reuniu para você alguns motivos cruciais para que você não falte mais às reuniões escolares do seu filho.

Participar das reuniões é importante Proporciona melhor conhecimento da escola. É conhecendo melhor o ambiente cotidiano do seu filho que você pode avaliar se as formas educacionais utilizadas pela escola são compatíveis com as necessidades pensadas por você. Além disso, conhecer a escola implica em conhecer o corpo escolar, funcionários, diretores e principalmente os professores, aqueles que convivem em tempo integral com seu filho.

Ser ativo na vida escolar dos filhos Conhecer melhor o desempenho do seu filho é fundamental para poder ajudá-lo quando ele precisar. Seu filho pode ser um bom aluno no seu entender, mas ao conhe-


cer seus resultados na escola nem sempre ele é o excelente aluno que você imaginava. É essencial que os pais e os professores estejam unidos nas cobranças e nos discursos para que os conflitos das crianças sejam resolvidos em cooperação.

Adquirir uma visão diferente sobre seu próprio filho Escutar a opinião dos outros é importante para que os olhos dos pais não ofusquem a personalidade do filho. A vida escolar das crianças nem sempre é a mesma da que ela demonstra em casa, por isso as reuniões podem ser fundamentais para você observar seu filho através de uma nova perspectiva. Especialistas apontam que é a postura da criança que determina o seu aprendizado e suas formas de se relacionar com colegas e professores.

Estabelecer uma relação de troca entre a escola e os pais Educar vai além de ensinar conteúdos e conhecimentos, pois parte do princípio de desenvolver novos indivíduos esclarecidos e conscientes de suas atividades na sociedade. Por isso é essencial a relação de cumplicidade entre a escola, entre pais e professores, pois a divisão de responsabilidades faz com que esse percurso seja mais proveitoso para ambas as partes, ou seja, educar é um ato de

complemento entre o que vem de casa e o que se aprende na escola. O trabalho em parceria precisa ser estabelecido através de um contato direto entre os pais e a escola.

Acompanhamento é fundamental Estar presente nas reuniões de pais e professores é muito importante para o processo de formação do seu filho na escola. A criança ao se sentir segura em poder ter as duas pontas que a sustentam, a casa e a escola, possui uma postura de aprendizado melhor do que aquelas que possuem lacunas nessa sustentação. Os pais e os professores precisam estabelecer uma relação de confiança e compatibilidade para o trabalho de ambos na arte de educar, para que seja completo e proveitoso. Por isso, não falte mais às reuniões do seu filho na escola, pois elas podem ser fundamentais para o futuro dele.

www.outdoorregional.com.br | 29


Mús ica Deco ração

Valdely Juliana Dantas Cuani v-dantas@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

Modernos e muito úteis, eles guardam tudo o que você precisa e dão um toque de charme ao ambiente

N

o passado, baús eram usados como malas, principalmente em viagens transatlânticas. Vários imigrantes, a maioria sem muito dinheiro, chegava ao Brasil com todos os seus pertences em um grande baú. Muitas dessas peças eram extremamente pesadas, para evitar roubos. E algumas, as mais valiosas, possuíam fechaduras secretas bem elaboradas, fabricadas por companhias européias, que construíam baús com o que havia de mais tecnológico na época.

Como utilizar

Eles remetem ao passado, mas podem ficar bem modernos e serem muito úteis para guardar tudo que você precisa: brinquedos no quarto das crianças, louças sem muito uso na cozinha, edredons e travesseiros no quarto do casal e o que mais você puder imaginar. Os baús são ótimos aliados em espaços menores e muito versáteis.

Charme e história

Novos ou antigos, os baús além de charmosos, são peças úteis, que servem para guardar objetos ou como apoio em salas de estar. Baús antigos geralmente vêm com boas histórias para contar. Quem nunca ouviu falar de uma peça que acompanhou uma tia avó durante sua viagem ao Brasil no início do século passado?

Onde deixá-los

O cuidado que se deve tomar é com a altura e as dimensões de cada baú. Se for pra ficar próximo à cama, deixe na mesma medida. Se for usado como mesa de centro, deve ficar mais baixinho para não atrapalhar. Prestando atenção nas dimensões do ambiente onde você pretende instalar, não tem como errar na escolha deste acessório de decoração.

30 | www.outdoorregional.com.br

O novo que parece antigo

Existem no mercado vários baús novos, com cara de antigo, que funcionam muito bem na decoração. A vantagem é que as ferragens são novinhas e muitos deles já vêm adaptados para funcionar como bar, com espaço para garrafas e copos. E numa casa de campo ou de praia, por que não guardar jogos de tabuleiro dentro de um baú? Mesmo que sua casa tenha uma decoração moderna, um baú pode dar aquela quebrada e deixar o ambiente muito acolhedor.


www.outdoorregional.com.br | 31


Especial

Trio Bravana mistura ritmos e cai no gosto do público 32 | www.outdoorregional.com.br

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

D

esde o lançamento da música “Mãe, Tô na Balada”, em dezembro, eles têm tocado nas rádios do Brasil e conquistado ouvintes que se encantaram por esse novo estilo da música sertaneja, que eles definiram como Pop-Sertanejo Universitário.


Quem são eles

O Trio Bravana é formado pelos amigos Bruno, Allan e Thiago, que são da cidade de Americana, interior de São Paulo. Inclusive o nome nasceu da junção de Brasil com Americana, salientando essa mistura de ritmos que é marca registrada do trio. O projeto Bravana nasceu no início de 2009, quando eles foram impulsionados pelo sonho de levar até o público brasileiro algo novo, com sonoridades e timbres de qualidade.

Que ritmo é esse?

É um ritmo vibrante e explosivo que tem dado o que falar e contagiado o público por todo lugar por onde passam. Eles se dizem influenciados pela cultura norte americana, sendo pioneiros em divulgar e conseguir interpretar grandes sucessos da country music, sempre valorizando as raízes da cidade nascida com essa cultura que cada vez mais adquire força em nosso país. Têm como influência o Lady Antebellum, trio que também toca o estilo country.

O sucesso

A música de trabalho é de autoria de Giuliano Mateus, produtor oficial, amigo e parceiro do Trio Bravana e o clipe de “Mãe, Tô na Balada” já possui mais de um milhão de visualizações noYoutube!

www.outdoorregional.com.br | 33


Social

01 02 01 01

Iperó Fest 2012 - Iperó/SP 01 - Thaís e Natália / 02 - Thaeme e Thiago / 03 - Cris e Hamilton Serrão 04 - Alexandre e Laressa / 05 - Carla e Ticiane / 06 - Pref.º Marcão / 07 - Nátalia e Fábio 08 - Isabela e César / 09 - Rogério Flausino / 10 - Michele, Thamaris, Halana e Mariele 11 - Rodrigo e Tatiana / 12 - Juliana, Marco e Isabela / 13 - Flávio e Marcelo / 14 - Camila e Beatriz / 15 - Daniele e Paloma / 16 - Gil, Rafaela e Adriana 17 - Hellen e Maria Fernanda

01 03

01 04

01 07 34 | www.outdoorregional.com.br

Créditos: Rafael Pereira Patricia Pereira

01 05

01 06

01 08

01 09


01 10

1101

01 12

01 13

14

01 15

01 16

www.outdoorregional.com.br | 35

1701


Social

02

em parceria com

03

01

Iperó Fest 2012 - Iperó/SP 01 - Agda e Naiane / 02 - Ana e Tainá / 03 - Alan e Sueli / 04 - Bruno e Rhaissa / 05 - Cyntia e Stephany / 06 - Diego e Leandro / 07 - Gabriela e Bruno 08 - Jéssica / 09 - Isabela e Rafaella 10 - Mateus Namikawa / 11 - Larissa e Valxs Ferreira 12 - Michelle e Natacha / 13 - Silvana Queiróz 14 - Márcia e Lilian / 15 - Milena e Sâmh Lisboa 16 - Pâmela e Brena / 17 - Patrícia França 18 - Rafaela Moro

05

04

07

36 | www.outdoorregional.com.br

06

08

09


11

10

12

13

14

16

15

17

www.outdoorregional.com.br | 37

18


02

Social

03

02

em parceria com

01

04

Iperó Fest 2012 - Iperó/SP 01 - Katia e Jomara / 02 - Elaine, Suzana e Valquíria / 03 - Maiara e Bruno 04 - Suelen e Rafael / 05 - Marília e Paula 06 - Sofia e Taciana / 07 - Raissa e Kell Mota / 08 - Daniele, Edson e Patrícia 09 - Susy e Marcos / 10 - Luan e Natália 06

05

08

38 | www.outdoorregional.com.br

07

09

10


11

11

Choupana - Tatuí/SP 11 - Raquel, Rose e Harumy 12 - Camila e Felipe / 13 - Luciana, Paulo e Sú Fornazza / 14 - Larissa, Fernanda e Leandro / 15 - Rafael e Lorena 16 - Glauber e Flaviana / 17 - Bruna Zuccolotti / 18 - Jessica Créditos: Cintia Rodrigues

13

15

14

17

16

www.outdoorregional.com.br | 39

18


Capa

40 | www.outdoorregional.com.br


Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br | 41


Velha e Louca

“Eu tô ficando velha, eu tô ficando louca” diz o verso de uma das músicas de Mallu, gravada para o seu último álbum. Você pode estar se perguntado como alguém pode se considerar velha e louca aos 19 anos, não é? “Velha, na verdade, é uma sensação, um sentimento. ‘Eu tô ficando velha’, ou seja, já vivi bastante, estou vivendo e vou viver mais. Refere-se às experiências, às aventuras, ao tempo como conjunto de sensações e vivências, não ao tempo contado em anos”, explica a cantora.

A composição

Desde o começo fazendo suas próprias músicas, Mallu diz que a arte de compor, para ela, é algo essencial para viver. “Compor, para mim, é mais necessário que comer. Componho para existir. No próprio ato de compor, costumo gravar algumas coisinhas, ideias, instrumentos, sons e melodias no meu próprio computador em casa”, diz. Foi assim que começou o processo que gerou “Pitanga”, seis meses depois do lançamento do segundo álbum. Ela conta que pouco a pouco as coisas foram se encaixando e ganhando forma de uma obra consistente. Depois disso, foram mais 50 dias de gravação em estúdio e algumas semanas para mixagem e masterização. Nascia, então, “Pitanga”.

Pitanga

Em outubro do ano passado, Mallu lançou o seu terceiro CD, que veio como um marco dessa sua nova fase de amadurecimento que, inclusive, tem muita relação com o nome escolhido para o álbum e também com toda a composição do mesmo. “Pitanga é um retrato de uma fase da minha vida muito rica em transformações e decisões. Um grande amadurecimento marca este trabalho em diversos pontos”, diz ela. Esse amadurecimento ao qual ela se refere pode ser notado na composição das letras, nas temáticas, na musicalidade e também na coragem de assumir a sinceridade e a intimidade ao extremo, como ela própria diz. “Existe uma grande busca por uma estética autoral e única, cujo caminho é sempre procurar em mim mesma, em meu ponto mais abstrato, alguma resposta para cada detalhe de sonoridade, acorde e nota. Sinto que me conheci e me fortaleci como artista me entregando inteira e intensamente à minha arte e, naturalmente, à minha personalidade e existência”, conta Mallu. Ainda sobre o novo CD, Mallu compartilhou conosco como foi a escolha desse nome tão peculiar. “Estava eu sentada e esperando a água ferver na panela. Minha cabeça borbulhava milhões de afazeres, mas uma das tarefas ganhava mais importância: o nome do álbum. Queria uma palavra só; forte, firme, porém rara e delicada, mas nada vinha além do lamento ‘puxa, bem que podia me vir assim, de repente, a palavra’. E assim me veio de fato, de repente, do nada, a palavra, o nome, o

42 | www.outdoorregional.com.br


título, a bandeira: Pitanga”, diz ela. Ela ainda contou que tem uma pitangueira na janela de seu apartamento e outra na porta do estúdio. Além disso, ela cresceu com uma pitangueira na casa de seus pais e, como não podia deixar de ser, sempre foi apaixonada pela frutinha.

www.outdoorregional.com.br | 43


O amadurecimento

Muito tem se falado na evolução que é nitidamente vista e ouvida ao se comparar “Tchubaruba”, primeiro álbum de Mallu, e “Pitanga”. A cantora diz que sua participação no recente álbum foi muito mais intensa. “Minha entrega e dedicação criaram uma estética muito pessoal, única e completa. Minhas composições também têm, agora, mais força, mais coragem. Sinto que ‘Pitanga’ é meu primeiro álbum decidido, firme, que me dá vontade de levantar em forma de bandeira”, diz ela. Ela também comentou a respeito da importância da internet para que possa ser mostrado esse amadurecimento. “A internet proporciona ao artista que mostre seu trabalho sem barreiras da realidade vivida no mercado físico. Nada impede o internauta de se expressar e, consequentemente, o artista de surgir”, diz. É inclusive com a ajuda da internet que a cantora consegue saber como está sendo a recepção dos fãs em relação às novas músicas. “Recebi muitas notícias boas, vi algumas coisas no Twitter, Youtube, Google +. Fico muito orgulhosa, sinto que meu esforço, minha dedicação e fé têm uma razão de ser”, conta.

.

As inspirações

Quando perguntada sobre bandas e artistas que são suas inspirações, ela mostra que tem um gosto musical bastante peculiar. “Meus artistas preferidos são Leo Nilson, Yayoi Kusama, Yoko Ono. Também gosto de Los Panchos, Manu Chao, Luiz Bonfá, Os mutantes, Billie Holiday, Moacir Santos, Bob Dylan, Adam Green, Serge Gainsbourg, Le dorsey, Beach Boys, the Rooftop Singers, Novos Baianos”, conta Mallu. Ela também já fez uma participação no álbum “Samba 808” do cantor Wado. “Admiro muito a autoridade e a coragem do Wado. Ele tem a capacidade, tanto como compositor, como quanto músico e cantor, de expressar uma estética própria nas canções. As letras, arranjos e acentuações no canto são bonitos de um jeito único e improvável”, conta.

Os planos

Sobre os planos para este ano, Mallu conta que está se preparando para começar uma turnê do novo disco, junto com clipes e até outros trabalhos que vem por aí. “Quero trabalhar muito, com mais amor e alegria ainda!”, diz. 44 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 45


Esportes

46 | www.outdoorregional.com.br

Vitor Quartezani v-quartezani@outdoorregional.com.br


Dia 12 de março de 2012 pode ser considerada uma data de mudança dentro do cenário do futebol brasileiro. Após ficar 23 anos à frente do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o então presidente Ricardo Teixeira renunciou ao seu cargo, e de quebra abandonou o Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL). O motivo para o desligamento segundo nota oficial divulgada é que Teixeira vai se afastar do futebol para tratar de problemas de saúde.

O motivo

Alegar problemas de saúde foi a alternativa mais aceitável que o dirigente encontrou para justificar sua desistência. Porém, a renúncia acontece depois que o dirigente esteve envolvido em uma série de acusações graves desde o ano passado. Uma das últimas é o suposto envolvimento de Teixeira com a empresa suíça de marketing esportivo ISL (que, vale lembrar, esteve envolvida dentro do futebol brasileiro em uma parceria um tanto quanto polêmica com o Flamengo, onde praticamente destruiu os cofres da equipe carioca), sendo o dirigente acusado de aceitar propina da empresa para que pudesse garantir os direitos de transmissão e anúncios publicitários em uma boa parte da década de 90. Importante salientar que a ISL abriu falência em 2001. O escândalo ISL é tão grave que envolve outro nome importante do cenário esportivo nacional, o ex-presidente da FIFA João Havelange, que pode ter recebido, juntamente com seu então genro, mais de US$ 9,5 milhões de propina.

Os fracassos

Mesmo que se gabe a todos que sua gestão foi vitoriosa, graças aos dois títulos mundiais conquistados no ano de 1994 e 2002, Ricardo Teixeira teve em sua gestão nada menos que 13 técnicos no comando da Seleção Brasileira e ainda amarga algumas frustrações. A primeira de não ter conseguido fazer com que o Brasil conquistasse o único título de relevância que falta em nossa história, a medalha de ouro olímpica. Conquista essa que pode acontecer daqui a poucos meses nas Olimpíadas de Londres com Neymar, Lucas e companhia. A segunda e ainda mais dolorosa é a de não ser mais o todo poderoso da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Em termos de Copa de 2014, a sua saída pode dar início, mesmo que de uma forma tardia, a um processo de maior transparência, mesmo que falte menos de dois anos para o evento e com obras a essa altura um tanto quanto comprometidas no que diz respeito à credibilidade.

O sucessor

Contudo, mesmo que a sua saída seja um motivo de comemoração para nós brasileiros, seu sucessor não inspira tantas alegrias. José Maria Marin já foi governador no estado de São Paulo e presidente da Federação Paulista de Futebol. E com todos esses cargos de importância, ele é mais lembrado pelos torcedores brasileiros por ter sido flagrado pelas câmeras de TV embolsando uma medalha de campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores de 2012, onde o Corinthians conquistou o título diante do Fluminense por 2 a 1. Com esse “belo” cartão de visitas, o cenário não parece ser muito animador.

O futuro

Com essa lacuna que se abre, está na hora dos principais clubes do nosso futebol e suas respectivas federações se unirem e elaborarem um sistema eleitoral que não permita, nem ao menos de margem, para que uma pessoa fique por tantos anos no poder, intocável, sem ser questionada e quase que totalmente apoiada pelos dirigentes de futebol. É a chance que o futebol brasileiro tem para reconquistar a credibilidade perdida há muitos anos fora das quatro linhas. E que isso também se reflita dentro dos gramados brasileiros.

www.outdoorregional.com.br | 47


Saúde

Marcelo Galvão m-galvao@outdoorregional.com.br

Conhecer o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para ter um cabelo de capa de revista

C

abelo é um dilema, principalmente para as mulheres! Se está curto, quer longo e vice-versa, se ondulado, quer liso e assim se repete. Mas cabelo saudável é aquele cheio de vida, brilho e maciez, não importando sua forma.

Tipos de Cabelos

Normais – Fios com brilho natural e textura sedosa. Suas cutículas (escamas) estão totalmente fechadas. Oleosos – Fios com aspecto sujo poucas horas depois de lavados e sem volume. Secos e Danificados – Fios ressecados, arrepiados ou frizados, opacos e pontas duplas. Suas cutículas estão abertas.

Como resolver?

- Ter um cabelo igual das atrizes começa pela boca. Boa alimentação ajuda a ter madeixas fortes. - A queratina dos fios vem das proteínas de alimentos como ovos, peixes, iogurtes desnatados e carnes. Para ter um couro cabeludo nutrido, devem-se incluir vitaminas do complexo B, como de frutos do mar, folhas e cereais integrais. - Castanhas, amendoins, nozes, entre outras, podem garantir

48 | www.outdoorregional.com.br

mais brilho aos fios por serem ricos em óleos saudáveis, minerais e antirradicais livres como selênio, ferro, cobre, zinco e vitamina E. Dupla básica: ainda existem pessoas que não utilizam condicionador. Shampoo retira a sujeira do cabelo e do couro cabeludo, como poeira e produtos utilizados anteriormente, além da oleosidade. O condicionador (que deve ser aplicado somente 4 dedos acima da raiz até as pontas) repõe uma oleosidade natural, deixando os fios hidratados e macios. Coloque sempre o produto na palma das mãos e nunca diretamente nos fios- Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, mas devem ser secados. - Use uma toalha sem esfregar e depois um secador. Isso vale para todos os tipos. - Cabelos secos e danificados exigem hidratação semanal. Uso de químicas, chapinhas, babyliss ou secador precisam de cuidados também para não ressecar. Antes do uso desses aparelhos, utilize um spray termoativado ou termoprotetor. - A água ao lavar deve ser de morna à fria. Água fria mantém as cutículas fechadas. Isso vale para o secador. Após usar o calor, dê um jato de ar frio para finalizar. Seu penteado irá durar mais! Se mesmo assim seu cabelo ainda tiver algum problema, procure um dermatologista.


www.outdoorregional.com.br | 49


Games

Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

“The Walking Dead” é um dos maiores produtos pop dos últimos anos e, desde seu lançamento em 2003, a HQ transformou-se em um grande sucesso. Com o tempo, o universo criado por Robert Kirkman expandiu-se e migrou para outras mídias, através de livros, jogos de tabuleiros, a famosa série de TV e agora, para os games O game “The Walking Dead: The Game” será composto de cinco capítulos, distribuídos digitalmente através de redes como a Xbox Live, PSN e Stream. O game se passará antes dos eventos retratados nas HQs e na série de TV, quando a infestação zumbi estava apenas começando. O protagonista será Lee Everett, um criminoso condenado por matar sua mulher e que acaba entrando na história quando o carro que o transportava para a penitenciária sofre um acidente.

você não os esteja vendo, a presença deles poderá ser sentida durante todo o game, como um lembrete macabro do mundo cruel em que Lee e Clementine agora tem que viver.

Mantendo a essência dos quadrinhos Por tomar os quadrinhos como base para sua história, o game contará com um visual cartunesco. Embora trate de uma infestação zumbi, “The Walking Dead” nunca foi uma série de ação e sim dramática, focada nas escolhas e provações enfrentadas por pessoas que se veem perdidas em um mundo caótico. O game também seguirá esta premissa, focando-se muito mais na exploração e interação entre os personagens, do que no combate. Entretanto, os zumbis estarão por todos os lugares, famintos e brutais em sua busca por alimento e, mesmo que 50 | www.outdoorregional.com.br

Desenvolvido pela Telltale Games, exploraremos um ambiente 3D, interagindo com os objetos dos cenários e com cut scenes, em um sistema muito parecido com o já clássico point and click. Segundo o escritor e consultor do game, Gary Whitta, no decorrer da aventura, o jogador será obrigado a fazer escolhas difíces e lidar com situações sombrias e até mesmo doentias, enquanto tenta sobreviver mais um dia e cada escolha feita pelo jogador terá impacto em outros capítulos da série.


www.outdoorregional.com.br | 51


Mús ica Autos

R

ecentemente chegou ao mercado brasileiro mais um carro para compor o segmento dos sedãs médios. O J5, da chinesa JAC Motors, se junta ao time que já tem J3, J3 Turin e J6.

Juliana Juliana Moreno Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br j-moreno@outdoorregional.com.br

co Nevada que, segundo o presidente da marca, seria mais branco que os brancos fornecidos por outras marcas no país.

O mercado

Até então, a JAC tinha, de um lado, o J3, que é um carro mais compacto e barato, e de outro, o J6, uma minivan que agrada mais o público que precisa de bastante espaço. Já o J5 chega para brigar com rivais de peso e de muita tradição no mercado nacional: os amados sedans. É certo que a JAC não irá conseguir alcançar a liderança em vendas, mas a grande questão está no fato de que, ao oferecer requinte em um carro chinês, estará ajudando a reduzir a desconfiança que muitos consumidores têm com produtos da China. O J5 está sendo vendido nas concessionárias a JAC por R$ 53,800, ou seja, cerca de R$ 6 mil a menos que os sedans médios rivais mais baratos.

Características

A principal característica do J5 é a distância entre-eixos, sendo 2,71 m, ou seja, 11 cm a mais que o líder Toyota Corolla. Como precisou apostar no conforto, o J5 vem com direção hidráulica, volante com regulagem de altura, ar-condicionado digital, CD MP3 player com entrada USB, abertura interna da tampa do tanque de combustível e seis alto-falantes. Um detalhe interessante é que foi incluído na paleta de cores o inédito bran-

52 | www.outdoorregional.com.br

Comodidade

O J5 possui vidros elétricos dianteiros e traseiros, desembaçador traseiro, lanternas de neblina, retrovisor interno antiofuscante, brake light, lâmpadas halógenas, luzes de leitura, retrovisores elétricos com repetidor de direção, alças de segurança dianteiras e traseiras, parassol iluminado com espelho de cortesia, acendedor de cigarros, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina e retrovisores elétricos. No acabamento interno conta com iluminação do porta malas, luzes de segurança nas portas, porta revistas e volante revestido em couro. O banco traseiro é bipartido 60/40, todo em veludo, o assento do motorista possui ajuste de altura e os apoios de cabeça dianteiros permitem o ajuste de altura.


www.outdoorregional.com.br | 53


Finanças

J

Fábio Sanqueta f-sanqueta@outdoorregional.com.br

Seu investimento muitas vezes se torna um prejuízo

uro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. O juro pode ser compreendido como uma espécie de “aluguel sobre o dinheiro”. A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta.

A grande questão

Está aí uma dúvida que assombra uma grande parte da população brasileira: se você continua mantendo seus investimentos ou paga suas dívidas, retornando a investir posteriormente. Se a taxa de retorno de seu investimento for maior que a taxa de juro cobrada por sua dívida, deixe do jeito que está, ou seja, mantenha seu investimento e continue pagando sua dívida normalmente. Caso contrário, quita-se a dívida, pois o valor dos juros tende a subir em longo prazo.

te uma aplicação de R$ 1.000,00 em uma poupança no ano de 2011. Ao final de um ano, você teria pagado ao cartão de crédito parcelas de R$ 152,00 para a quitação da dívida, totalizando um valor de R$ 1.824,00, considerando um juro total

Exemplificando

Veja o que aconteceria, se você tivesse uma dívida atrasada no cartão de crédito no valor de R$ 1.000,00 e paralelamende 10,7% ao mês sobre o valor em atraso. Enquanto isso, sua aplicação na poupança de R$ 1.000,00 renderia ao final do ano apenas R$ 68,40 (taxa de 0,57% ao mês), somando um total de R$ 1.068,40, sendo insuficiente para pagar a dívida do cartão. Nesse caso seria muito mais interessante quitar sua dívida.

Uma dica

É interessante que no momento de negociar o pagamento de suas dívidas, comece com as mais caras. Analise o custo de cada uma delas (cheque especial, cartão de crédito, financiamentos) e pague primeiro a que obter a taxa mais alta. Aqui vai um alerta: cuidado, pois o efeito bola de neve se torna claro e sua situação pode piorar com um acúmulo exagerado de prestações a pagar. Pense bem antes de fazer qualquer dívida, analise se não é compensatório esperar alguns meses ou anos economizando e, depois sim, adquirir algo à vista ou dar uma ótima entrada, restando poucas parcelas.

54 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 55


Turismo

Juliana Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br

A pontualidade londrina e o tradicional “chá das 5” são marcas dessa charmosa cidade 56 | www.outdoorregional.com.br


Londres é a capital e a maior e mais importante cidade da Inglaterra  e do  Reino Unido. Fundada pelos  romanos, foi nomeada  Londinium.  O centro de Londres, também conhecido como The Square Mile (“a milha quadrada”), ainda preserva suas fronteiras medievais. Quatro Patrimônios Mundiais estão em seu território: a Torre de Londres, o sítio do acordo histórico de Greenwich, o Royal Botanic Gardens Kew e o sítio que compreende o Palácio, Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão em 1908 e1948 e será a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, ou simplesmente as Olimpíadas 2012.

Algumas curiosidades

A rede de ônibus de Londres funciona 24 horas por dia e carrega mais passageiros que o metrô entre as quase 700 rotas espalhadas pela cidade. Assim como os táxis, os ônibus são símbolos da cidade, principalmente os de dois andares chamados Routemaster. O táxi preto, chamado de cab, é um dos símbolos da cidade e hoje pode ser encontrado em cores como verde, rosa, amarelo e azul. Outra curiosidade é que o Metrô de Londres é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo e possui o aeroporto mais movimentado em número de passageiros internacionais.

Influências e destinos

A cidade de Londres possui forte influência na educação, política, finanças, além de entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, e também é um importante destino turístico, sendo que esse setor representa 10% do produto nacional bruto. Os principais pontos turísticos compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street onde também se localiza a famosa loja Harrods e lojas de grandes marcas. Entre os monumentos mais conhecidos estão a Abadia de Westminster  junto ao sino Big Ben, maior símbolo da pontualidade londrina; o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico,

o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge construída sobre o rio Tâmisa em 1894 é a ponte mais famosa do mundo; a Torre de Londres e a Catedral de São Paulo.

Outro ponto importante é o London Eye, inaugurado em 1999 e considerada como um ponto turístico singular pela ousadia do projeto e também pelas dificuldades em sua execução. A roda-gigante foi criada pelos arquitetos David Marks e Julia Barfield para marcar a passagem do novo milênio. Eles tiveram a ideia de criar uma grande roda-gigante que possibilitaria uma vista de toda a Londres, ao invés de simples gôndolas, com 32 grandes cabines, dotadas de amplas janelas de vidro, fixadas à roda, que se movimentam de acordo com a rotação, isso tudo a 135 metros de altura.

Galerias de arte, museus e parques

Londres abriga muitos museus, galerias e centros culturais que desempenham um importante papel de pesquisa, como o Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e Victoria and Albert Museum (moda e design). A  biblioteca nacional do Reino Unido guarda mais de 150 milhões de itens. As extensas coleções de arte ficam principalmente na  National Gallery,Tate Britain, Tate Modern e Instituto Courtauld de Arte. Os famosos Parques Reais de Londres são áreas que no passado eram propriedade da monarquia. Originalmente seu acesso era proibido, existiam exclusivamente para a recreação da família real. Com a urbanização da cidade, aos poucos a entrada dos parques foi liberada ao público em geral. No total há oito áreas oficialmente reconhecidas como parques reais, entre eles o  Hyde Park bem no centro de Londres.

www.outdoorregional.com.br | 57


Direito

A

Bruno Fernandes b-fernandes@outdoorregional.com.br

Dificuldades, impedimentos, proibições e mentiras são as principais ocorrências em casos de alienação parental, conduta bastante comum nos dias de hoje e que merece nossa atenção

alienação parental trata da conduta adotada pelo genitor do menor, em criar circunstâncias ou inventar situações inverídicas, a fim de colocar o filho contra o outro genitor. Importante esclarecer que o termo genitor aqui tem caráter abrangente, importando tanto no pai como na mãe, ou seja, geralmente o alienador é aquele que detém a guarda do filho, contudo comportando exceções. Bastante comum em casos de separações recentes, onde sentimentos ainda estão aflorados, no intento de atingir o ex-cônjuge, aquele que é responsável por cuidar dos filhos, se utiliza deste como arma, no intuito exclusivo de ferir o antigo companheiro. Seja por detalhes não resolvidos, ressentimentos, ciúmes ou qualquer outro motivo, o genitor alienador cria impedimentos para visitas, gera dificuldades no convívio com os familiares do

58 | www.outdoorregional.com.br

ex-companheiro e até mesmo inventa mentiras, a fim de afastar o filho do genitor. Tais condutas são corriqueiras e causam muitas vezes problemas irreversíveis aos menores. Tal situação merece a guarida legal, e é amparada tanto pela Constituição Federal, como pelo estatuto da Criança e do Adolescente, embora não mencione exatamente esta terminologia, e, em razão da importância do tema e falta de regulamentação específica, existe projeto de lei criado a fim de regular o assunto da forma devida e necessária. Se aprovada, tal lei implicaria ao pai alienador sanções que vão desde a multa pecuniária, limitação de visitas e até mesmo suspender ou cassar o pátrio poder. Hoje, até que tenhamos a devida regulamentação, quando se verificar a ocorrência da alienação parental, pode-se buscar socorro judicial através de ação de regulamentação de visitas ou ação de guarda, para resguardar o direito do menor, bem como evitar a ocorrência de tal abuso. Ressentimentos ou situações mal resolvidas entre ex-companheiros não podem atingir os filhos, maculando a imagem dos pais, apenas para servir de meio de vingança de um ou outro. Muita coisa mais importante é posta em jogo por sentimentos menos dignos, ficando tal situação profundamente merecedora da atenção legal.


www.outdoorregional.com.br | 59


Política

AC Rezende ac-rezende@outdoorregional.com.br

A 60 | www.outdoorregional.com.br

tribo Awá, situada a leste da Amazônia está sendo exterminada pelos interesses irrefreáveis das madeireiras e dos pecuaristas, que adentram os limites da reserva legal delimitada para aquele povo indígena, que já se vê reduzido ao número de 355 pessoas, segundo dados da Ond Internacional Survival. A diminuição do número dos Awá se deve a um fenômeno fortemente conhecido pelos brasileiros, pela Funai, pela justiça, pelo Congresso Nacional, pela Presidência da República. Não é segredo para ninguém que, dentro da mata, ocorre um verdadeiro genocídio. Grupos de extermínio “caçam” os Awá. Os grupos são contratados para limpar as áreas habitadas por esse povo, que são uma das últimas tribos de caçadores-coletores nômades do mundo. As florestas dos Awá registram uma das maiores áreas de desmatamento entre todas as áreas indígenas da Amazônia. A Fundação Nacional do Índio (Funai), criou, em 2010, a Frente de Proteção Awá-Guará, que até hoje não tem uma estrutura para entrar em funcionamento. A culpa pela situação


calamitosa é do nosso Congresso Nacional e da nossa Presidência da República, que dividem-se entre fazer os gostos dos ruralistas e ouvir os clamores de um povo em extinção. Entre um e outro, preferem o primeiro.

Enquanto isso

Uma proposta de transferir para o Congresso Nacional a responsabilidade exclusiva para a aprovação da demarcação de terras indígenas, quilombolas e criação de unidades de conservação ambiental, conseguiu 38 votos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na quarta-feira (21). É flagrante a inconstitucionalidade da proposta, que está sendo encabeçada por ninguém menos do que a própria bancada ruralista do congresso. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. Osmar Serraglio (PMDB-PR), vice-líder do Governo na Câmara, foi o relator da proposta. Votaram pela constitucionalidade da PEC os partidos de oposição DEM, PSDB e PPS mais deputados do PMDB, PDT, PTdoB, PR, PP e PSD, partidos que, de uma maneira ou de outra, compõe a base do governo. Entraram em obstrução PT, PCdoB, PSB e PV. O PSOL também se opôs à PEC. Para o deputado Moreira Mendes (PSD-RO) não há qualquer inconstitucionalidade. “O Congresso é soberano, o Congresso pode tudo, o Congresso pode mudar a regra”. Fica a dúvida: se o Congresso pode tudo, por qual razão não freiam o assassinato de indígenas, o desmatamento de reservas legais, o trabalho escravo? A PEC 215, na verdade, busca a criação de uma nova fronteira agrícola por parte dos ruralistas, que possuem uma bancada própria no Congresso e seriam beneficiados com mais poder para manobras políticas, em prol do setor agropecuário e em detrimento da preservação do meio ambiente.

Trabalho escravo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) levou para a Esplanada dos Ministérios cerca de 4 mil trabalhadores rurais , em uma manifestação onde cobravam, do governo federal e do Congresso Nacional, melhores condições de trabalho. A manifestação contou com 27 caixões, que representavam cada um dos estados brasileiro mais o Distrito Federal, simbolizando a morte dos trabalhadores por trabalho extenuante e contaminação por agrotóxicos. Uma das reivindicações é a aprovação da PEC 438, que enrijece as penas para quem for flagrado mantendo condições de trabalho degradantes. Em 15 anos, de 1995 a 2010, 39.180 trabalhadores foram resgatados de locais onde trabalhavam em situação análoga à da escravidão. Estima-se que 25 mil pessoas ainda trabalhem no Brasil nessas condições.

www.outdoorregional.com.br | 61


Trabalho

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Minha mesa é

uma bagunça! Se você é adepto dessa frase, saiba como você pode organizá-la para que seu trabalho flua melhor

62 | www.outdoorregional.com.br


V

ocê há de concordar que não há nada mais desesperador do que chegar à sua mesa de trabalho e não conseguir nem enxergar a cor da mesa devido à quantidade de coisas em cima dela.

A situação

Chega uma hora em que tudo se acumula: papéis de todos os tipos, jornais, revistas e uma imensidão de coisas que vão sendo depositadas em sua estação de trabalho e ficam por ali. E o pior é que, quando a situação chega a esse ponto, sempre chega o momento em que você precisa urgentemente de um bloco de anotações e uma caneta e, nessa hora, tudo some! Sim, acontece com todos. Por conta disso, para que seu trabalho flua melhor, é importante sempre ter sua mesa de trabalho arrumada, pois você irá render mais e, com certeza, passará menos stress quando tiver que achar algo.

Como começar a organizar

Primeiramente, tire tudo que está em cima da sua mesa e empilhe no chão. Pegue um saco de lixo bem grande, pois acredite: você irá se surpreender com a quantidade de coisas que irá jogar fora. Provavelmente 80% dos papéis que estão acumulados em sua mesa não servirão mais para nada, podendo ser facilmente descartados. Você irá ver a quantidade de catálogos, revistas e jornais velhos que é capaz de acumular!

Segundo passo

Depois que tiver separado os papéis que realmente importam, procure separá-los deixando os que não são usados com tanta frequência em um gabinete de arquivos ou

algum lugar separado, a fim de que sua mesa apenas sirva como lugar para papéis usados frequentemente. Na hora de colocar seu telefone sobre a mesa, se você é canhoto deixe o telefone do lado direito e vice versa, pois dessa forma você pode falar ao telefone e escrever ao mesmo tempo. Da mesma forma, o bloco de anotações deve ficar visível e próximo ao telefone. Para não se descabelar cada vez que tiver que achar uma caneta para fazer uma anotação rápida, procure deixá-las sempre num lugar específico, como um porta canetas. Também é importante se desfazer daquelas que não funcionam mais.

Como manter

Para evitar que seu trabalho seja mais árduo a cada vez que a cor da mesa sumir novamente, você pode tentar fazer manutenções na sua mesa em curtos períodos de tempo, como uma vez por semana, por exemplo.

www.outdoorregional.com.br | 63


Gourmet

Talita Dias t-dias@outdoorregional.com.br

modo de preparo

01 02 03 04 05

Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. Aqueça o conteúdo de uma lata do creme de leite e misture-o ao chocolate. Despeje a mistura em um refratário e reserve.

Coloque em uma panela o leite condensado, a manteiga e a outra lata de creme de leite e mexa em fogo médio até engrossar. Reserve. Ferva a água com o achocolatado. Mergulhe as bolachas nessa calda ainda quente para que absorvam bem o líquido e arrume-as sobre o creme de chocolate no refratário. Despeje por cima o creme branco e leve para gelar.

Enfeite com raspas de chocolate e sirva.

Dica: você pode incrementar a receita colocando morangos, uvas, pêssego em calda, ou qualquer fruta de sua preferência na montagem do pavê. Fica uma delícia!

64 | www.outdoorregional.com.br

A

Páscoa nem passou direito e você já está pensando no que fazer com tanto chocolate? Uma boa dica é pensar em receitas nas quais se podem aproveitar as sobras dessa guloseima. Seja chocolate ao leite, amargo ou branco, o resultado sempre surpreende. Para quem ficou com água na boca, mas está sem muita inspiração, separamos uma receita descomplicada que vai lhe render muitos elogios!

- 1 ¹/2 xícara (chá) de chocolate (ao leite e/ou meio amargo) picado - 2 latas de creme de leite - 1 lata de leite condensado - 1 colher (sopa) de manteiga - 2 xícaras (chá) de água - 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó - Bolacha champanhe


Talita N. Dias t-dias@outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br | 65


Pratadacasa

Thássia Moro t-moro@outdoorregional.com.br

A Outdoor traz para você a vida e arte do pintor El Camargo É natural da cidade de Boituva um dos grandes artistas contemporâneos da nossa região, Edson Benedito Leite Camargo, o El Camargo, um dos maiores destaques das artes plásticas paulistas. Julio Vial

O começo El Camargo começou sua vida como pintor de paredes e somente aos 22 anos iniciou sua carreira como artista plástico ao ingressar na Academia Real de Belas Artes em Avaré- SP. Ele nos contou que somente se deu conta de que poderia ser um artista quando observou outro pintor de paredes utilizando técnicas de pinturas com esponjas que se assemelhavam ao mármore. Foi a partir desse momento que seu olhar mudou e os ambientes do cotidiano ganharam outro sentido para ele.

O reconhecimento El Camargo já expôs e conquistou prêmios em diversos lugares do Brasil e chegou a ter seus quadros expostos nos Emirados Árabes e até na China. Em julho o pintor irá expor mais uma obra fora do país, dessa vez em Londres e, para ele, mesmo com esse reconhecimento, os artistas brasileiros ainda precisam de diversos auxílios para divulgar seus trabalhos. As dificuldades são inúmeras e viver de arte hoje em dia no Brasil é uma realidade ainda distante. O pintor boituvense ainda trabalha como pintor de paredes e faz desse o seu sustento para continuar sua arte, mas luta para Rede Guma

que um dia consiga viver somente com sua arte. “Eu não cheguei onde estou sozinho. Tenho apoio de minha esposa e de amigos a quem devo muito: professor Salina, Geléia(Fator Sign) e Cristiano (J&C Tintas)”. Recentemente El Camargo presenteou o cantor Luan Santana com uma obra confeccionada por ele. Segundo ele, a obra oferecida ao cantor, denominada “Meteoro”, foi pintada após ele ler a matéria sobre o Luan na Outdoor Regional. “O meteoro, em meu quadro, simboliza o bem e o amor”, comenta o artista.

A obra e a vida A arte de El Camargo simboliza a realidade e o cotidiano das pessoas, sendo que suas obras são, na maioria das vezes, baseadas em aspectos da nossa rotina. Ele é um homem comum que tem em seu talento, em seu sonho e na vontade de vencer, estímulos à sua arte. Quem quiser saber mais sobre o artista, ajudar no seu trabalho ou patrocinar é só entrar em contato pelos telefones: (15) 3263.5129 / 9715.5977 / 9766.6400

Email: el-camargo@hotmail.com

66| www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 67


Região

Camila Marcusso c-marcusso@outdoorregional.com.br

A música popular brasileira, mais conhecida como MPB, é um gênero musical que surgiu nos anos 60 unindo estilos como a bossa nova, o rock, o soul e o samba e também representando uma frente cultural contra o regime militar vivido no

país naquela época

A

MPB e outros ritmos brasileiros como baião, choro, frevo e forró, são frutos de uma rica cultura encontrada no nosso país, que muitas vezes não é valorizada ou nem conhecida pelo seu próprio povo. É o que afirma o baterista e estudante da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, Camilo Ottonello. “Falta um pouco de conhecimento da população sobre a sua própria cultura. Muitas vezes, a MPB é mais reconhecida fora do país do que no Brasil, por isso, considero muito importante a realização de eventos que divulgam a Música Popular Brasileira, como o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí”, diz.

68 | www.outdoorregional.com.br


O evento

O Jazz Combo do Conservatório de Tatuí – da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – tem como objetivo resgatar a música brasileira. No mês de março foram realizados dois concertos didáticos, sendo o primeiro homenageando Moacir Santos e o segundo, Tom Jobim.

Os homenageados

Desconhecido pela maioria dos brasileiros, Moacir Santos é um dos grandes expoentes da música popular do país, reconhecido como “mestre” na harmonia da MPB. Tom Jobim foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista dos mais consagrados do Brasil. É o criador, em parceria com Vinícius de Moraes, da canção “Garota de Ipanema”. “A música brasileira popular ou de concerto faz parte de nossa história. Compreendê-la melhor e encontrar estilos e linguagens que sejam de nosso agrado nos motiva a buscar essas fontes culturais e desta forma valorizá-las. O Brasil possui uma pluralidade cultural imensa e estamos fazendo nossa parte em divulgar e desmistificar a cultura musical que ensinamos em nossa instituição”, ressalta Erik Heiman Paes, assessor artístico do Conservatório de Tatuí.

O público

Erik diz ainda que um público bem diversificado tem prestigiado as apresentações. “Em todos os concertos didáticos há presença de alunos do Conservatório, estudantes de música de outras escolas e também estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de educação do município de Tatuí e

região. Nos concertos realizados no salão Villa-Lobos, temos recebido uma média de 100 pessoas por apresentação e no Teatro Procópio Ferreira de 400”, conta.

A importância

Para a professora de música e artes Beatriz Barbosa Braz, é preciso divulgar a MPB para que mais pessoas possam apreciá-la. “Vemo-nos diariamente frente a qualidades baixíssimas de músicas nacionais e internacionais, tanto do ponto de vista letra quanto de harmonia e melodia. É muito comum crianças e jovens ‘torcerem o nariz’ para a MPB, mas por experiência própria em sala de aula, sei que se tiverem mais oportunidades para ouvirem a música brasileira, passarão a apreciá-la mais. A divulgação da MPB é tão importante quanto o seu conteúdo, portanto, concertos didáticos são sempre bem-vindos”, expõe a professora.

www.outdoorregional.com.br | 69


Galeria

Atrevida Lingerie Coleção Outono Inverno Fitness Calça R$58,00 / Blusa R$79,90 R: Nove de Julho, 40, Centro, Boituva/SP Tel: (15) 3363-2258

Vitória By Kids Bota Bibi Masculina 3x R$32,63 ou 10% de Desconto à Vista R: Cel. Eugênio Motta, 521, Loja 42, Centro, Boituva/SP Tel: (15) 3363-2648

Miss Flora Acima de R$ 500,00 em 6x no Cartão ou Cheque Rua Camilo Thame, 47, Loja 05, Centro, Boituva/SP Tel: (15) 3263-1505

Florença Presentes e Decorações Kit Retrô para pipoca. Vendidos separadamente. Cel. Eugênio Motta, 593, Centro, Boituva/SP R$ - Consulte Tel: (15) 3363-4847 70 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 71


Horóscopo

Escrito por: João Bidu www.joaobidu.com.br Twitter: @joaobidu

Signo do mês Touro - 21/04 a 20/05

j-bidu@outdoorregional.com.br

Capricórnio

de 22/12 a 20/01

Este mês, sua prioridade estará em sua família, mas não deixe as questões profissionais de lado. Sua produtividade estará em alta e deve cumprir com suas responsabilidades durante o expediente. Em casa, seja flexível e otimista. Na união, valorize o convívio e não tenha receio de demonstrar seus sentimentos. Os momentos a dois vão trazer mais energia para sua vida. Participe dos interesses de seu amor e mostre sua disposição em ajudá-lo no que for preciso. Só não deixe sua possessividade vir à tona ou poderão se desentender. Se está em busca de um par, alguém do passado pode mexer com seu coração. Mas, não se prenda ao que já passou e permita-se ser feliz com quem está por perto.

Aquário

Ricardo Kaká 22/04/1982

Megan Fox 16/05/1986

Para cuidar de seus interesses profissionais neste mês, é melhor agir com perseverança e cautela e evitar tomar atitudes impulsivas. Em família, demonstre o carinho que sente pelo pessoal de casa e aproxime-se deles, assim, você diminui seu desconforto emocional. Entre amigos, valorize aqueles que estão sempre por perto. Na vida sentimental, as incertezas podem afetar o relacionamento afetivo. Não dê espaço para desconfianças infundadas, pelo contrário, cerque seu amor de carinho e tente reforçar os laços afetivos entre vocês. Se está em busca de um amor, é melhor refletir sobre o que realmente quer antes de ir à luta. No final do mês, suas chances de conquistar um amor serão maiores. 72 | www.outdoorregional.com.br

de 21/01 a 19/02

No trabalho, aproveite o início do mês para defender suas ideias e fazer aliados para que seus projetos saiam do papel. Depois do dia 10, Plutão pode dificultar algumas conquistas: seja paciente! Em casa, use sua criatividade para criar um ambiente descontraído e participativo entre familiares. A vida a dois está protegida. Neste período, conseguirá expressar seus sentimentos com liberdade. Problemas podem surgir, mas serão superados com facilidade. Só não deixe fatos passados acabarem com o clima de união. Na paquera, os ventos sopram a seu favor. Explore seus encantos e aproxime-se do seu alvo. Mas cuidado com a impulsividade, reflita sobre o que deseja antes de tomar uma atitude.

Peixes

de 20/02 a 20/03

Se deseja conquistar a estabilidade em sua vida profissional, aproveite o momento! Uma pitada de dinamismo poderá ajudar a trazer mais qualidade para sua carreira. Só tenha cautela com rivalidades. Em família, é tempo de resolver impasses e devolver a harmonia aos relacionamentos. Na união, exercite a paciência e contenha sua vontade de cobrar posturas e atitudes de quem ama. Não dê motivos para seu par desconfiar de você e esclareça qualquer mal-entendido que surgir com muita maturidade. Se está só, seu maior desejo será conquistar a segurança emocional. Mas, antes de começar um relacionamento, fortaleça sua autoestima. Alguém do passado pode reacender um sentimento em seu coração.


Aries

de 21/03 a 20/04

No campo profissional, exercite sua paciência e mantenha suas responsabilidades em dia para não ser cobrado(a). Mas, na segunda semana, Mercúrio vai renovar suas energias, anunciando uma fase de realizações. Em casa e com os amigos, a troca de experiências vai imperar – aposte em seu carisma para afastar as tensões do início do mês. No romance, tensões não estão descartadas neste início de mês, mas essas vibrações negativas logo ficarão para trás. Então, intensifique o diálogo e traga um clima de entrosamento e união ao seu relacionamento. Se deseja conquistar, aproveite os bons ventos. Você estará esbanjando sensualidade e tudo indica que vai se aproximar de algum amigo(a) próximo.

Gêmeos

de 21/05 a 20/06

Nos primeiros dias do mês, exercite sua paciência no trabalho. Depois do dia 04, aproveite as boas vibrações de Mercúrio e siga em busca de seus objetivos. Em família, pense mais antes de falar ou poderá entrar em conflito com alguém especial. Na segunda quinzena, dê andamento aos assuntos que estavam parados e precisam de uma solução. Neste mês, terá mais disposição para compartilhar seus sentimentos com a pessoa amada e você tende a colocar sua vida afetiva em primeiro lugar. Aproveite para se divertir ao lado do par. Se pretende conquistar, depois do dia 03, não faltará carisma e charme para brilhar na hora da paquera. Saia, vá a festas e conheça novas pessoas e encontrará um amor.

Câncer

de 21/06 a 21/07

O Sol brilha no ponto mais alto de seu Horóscopo trazendo ótimas vibrações para sua vida profissional. Dedique-se às suas ambições e vai se destacar perante os superiores. Este mês seu foco estará mais voltado aos assuntos profissionais, mas não pode deixar as pessoas queridas em segundo plano ou os laços de carinho podem se desgastar. Se você tem um romance, fique de olho! Altos e baixos podem marcar sua vida afetiva nesta fase. Evite discussões e tente compreender melhor os motivos de seu par. Na última semana, bons ventos voltam a soprar em sua união. Mas, se procura um novo amor, deve confiar mais em seu poder de encantamento e não deixar que contratempos atrapalhem a sua busca.

Leão

de 22/07 a 22/08

No campo profissional, retome projetos engavetados com o auxílio dos colegas que têm objetivos parecidos com os seus. Se somar forças, o sucesso estará mais próximo de se tornar realidade. O contato com os familiares tende a ser harmonioso neste período, mas o destaque ficará por conta de sua vida social. Seu romance se encontra em uma fase positiva, aproveite para aumentar a cumplicidade e a sintonia entre você e sua alma gêmea. Os planos feitos neste mês receberão boas energias astrais. Se procura um amor, seu brilho e sua sensualidade estarão ainda maiores, facilitando a paquera. Pode conhecer alguém ou reencontrar uma pessoa especial que vai fazer seu coração bater mais forte.

Virgem

de 23/08 a 22/09

No trabalho, sua persistência ajudará você a conquistar seus objetivos e receber o merecido reconhecimento. Sua criatividade estará em alta, ajudando a desenrolar projetos audaciosos. Em casa, mudanças serão necessárias, então, não sofra, apenas se esforce para se adaptar a elas. O início do mês não será muito positivo para o romance, já que Mercúrio estará caminhando ao contrário. Então, para evitar conflitos, seja paciente. Mas, depois do dia 05, tudo vai mudar e os momentos a dois prometem ser inesquecíveis. Na conquista, as vibrações estão ao seu favor e, assim, não há timidez que atrapalhe a paquera. Só tenha cuidado com a ansiedade para não se precipitar ao escolher um par.

Libra

de 23/09 a 22/10

Aproveite a primeira quinzena deste mês para explorar sua inteligência no trabalho e investir em seu aperfeiçoamento. Depois disso, alguns obstáculos podem surgir e será melhor manter o foco em seus afazeres. Amigos e familiares estarão em destaque em sua vida este mês, principalmente na primeira quinzena. No campo sentimental, será preciso mais paciência e jogo de cintura para enfrentar os obstáculos que surgirem em seu caminho na primeira metade do mês. Invista na amizade e nos objetivos comuns e tudo vai melhorar. Depois do dia 15, os conflitos dão lugar ao romance. Na paquera, o interesse por um colega tende a crescer. Saia com os amigos e permita-se se aproximar de outras pessoas.

Escorpião

de 23/10 a 21/11

Bons ventos sopram a favor da sua profissão. O Sol transita por sua Casa do Trabalho e traz inspiração para você brilhar na carreira. Mostre sua determinação e seus esforços serão reconhecidos. Como seu foco estará em seu trabalho, o tempo para estar com pessoas queridas pode ser reduzido, então, traga qualidade aos momentos em que estiver com amigos e familiares. Instabilidades devem surgir em sua vida amorosa e você terá que controlar suas atitudes para que o clima volte a ser de harmonia na companhia de sua cara-metade. Aprenda a conciliar interesses, assim, você vai garantir momentos de alegria a dois. Na paquera, não faltarão charme e sensualidade para atrair muitos pretendentes.

Sagitário

de 22/11 a 21/12

O céu envia ótimas energias para o mês de abril, mas no trabalho você precisará exercitar sua paciência e fazer a política da boa vizinhança. Cuidado com disputas e diferenças de opiniões. Na segunda quinzena, será mais fácil de lidar com colegas e superiores. Sua vida social estará em destaque e vai atrair novas amizades facilmente. Na união, o momento é ideal para resolver mal-entendidos, conciliar interesses e fazer planos com sua cara-metade. Você vai surpreender seu par com o romantismo que conseguirá demonstrar a ele neste período. Para quem procura um novo romance, o Sol em seu paraíso astral traz motivos para comemorar. Uma conquista feita agora tem tudo para ser duradoura.

www.outdoorregional.com.br | 73


Crônica

Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

BONITO, BANAL E BOBOCA

G

ostaria, antes de mais nada, de me despedir antecipadamente de você leitor, pois provavelmente não nos encontraremos mais nas páginas desta revista. Embora tenha adorado todo o tempo que passamos juntos entre letras, frases e parágrafos, decidi que é hora de abandonar o jornalismo para me dedicar ao meu sonho: participar do próximo Big Brother Brasil. Sim, eu sei que esta é uma meta dificílima de ser alcançada, porém para a perseverança não há barreiras e, desde já, me preparo física e psicologicamente para suportar os extenuantes desafios ao qual este programa, amado por muitos, impõe aos seus participantes. Para compor minha rotina de treinamento, me espelhei na rotina diária enfrentada pelos participantes do programa. Logo, tenho passado grande parte do meu tempo comendo, dormindo,

relaxando na piscina e todas estas coisas importantíssimas que as pessoas, por algum motivo, adoram ver em suas TVs. Também pensei em ler um livro, mais aí lembrei que ninguém entra ou ganha estes programas por ser inteligente e, sem demora, me inscrevi em uma academia. Meu treinamento acabou sendo mais fácil do que imaginei, porém também tenho passando por situações difíceis, como on74 | www.outdoorregional.com.br

tem, quando fui obrigado a mandar minha mãe para o paredão. Não que tenha algo contra ela, mas ela começou a fazer intrigas com meu pai, me chamando de vagabundo. Mas acredito que todo este esforço dará resultado, pois quando entrar na casa, já estarei preparado para a difícil rotina enfrentada pelos participantes do programa (tudo bem, nem é tão difícil

assim). Estarei preparado para tudo, exceto é claro para as crônicas sensíveis, sofisticadas e insuportáveis do Pedro Bial. Mas o BBB é apenas o começo. Após sair do programa, iniciarei minha carreira artística, primeiro fazendo uns bicos como arroz de festa, participando do Faustão e do “Zorra Total”, ou se as coisas ficarem difíceis, posando nu para uma revista. Porém, estes serão apenas trabalhos temporários enquanto me dedico à carreira de ator, afinal, como muitos dos ex-participantes do programa, também estudei teatro em minha juventude, o que sem dúvida me qualifica para a profissão. Se bem que, depois de uma semana vendo “Malhação”, aprendi que qualquer um pode atuar, pelo menos na Globo. E mesmo que nada do que planejei dê certo, pelo menos estarei ganhando uns pontinhos a mais no meu currículo, afinal, ex-BBB já é uma profissão e todos sabem que uma segunda qualificação profissional é algo importantíssimo no mercado de trabalho.


www.outdoorregional.com.br | 75


76 | www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

edição 29 - Mallu Magalhães

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you