Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


Carta ao leitor Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB:0056878/SP Repórteres AC Rezende / Camila Marcusso Juliana Cuani / Juliana Moreno Rafael Barbosa/ Vitor Quartezani Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta Thássia Moro Gabriela Barreto / Dr. Marcelo L. Galvão João Bidu / Talita Dias Revisão Juliana Moreno / Thássia Moro Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Vieira Veiga de Oliveira Produção de moda Gabriela Barreto Comercial Rodrigo Bezerra Patricia Pereira Agradecimento Amanda Galdino - FS Produções Artísticas Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho/Tietê Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br

Quem conhece pode afirmar que Thaeme & Thiago têm simpatia de sobra e talento também. E são eles quem abrilhantam nossa última capa do ano, numa entrevista repleta de detalhes sobre o nascimento da dupla, os primeiros passos na música, curiosidades sobre as composições e muito mais. E para fechar o ano com chave de ouro, eles se apresentarão em Boituva no dia 22 de dezembro, num show especial de Natal. E por falar nessa data tão bonita que se aproxima, em Gourmet você vai poder conferir a receita de um prato delicioso e perfeito para a ceia: lombo com molho de laranja. Vale a pena se arriscar na cozinha e surpreender seus convidados e familiares neste Natal! E como esta época também aquece o comércio, tratamos de um assunto muito importante: impostos pagos em serviços e produtos. Está em andamento um projeto que obrigará a discriminação dos impostos pagos pelos consumidores na nota fiscal do produto ou serviço. Entenda um pouco mais sobre isso na nossa editoria Finanças. Já em Esportes apresentamos os diferentes esportes Panna K.O e Slackline, modalidades que podem ser encontradas no SESC de Sorocaba. Com certeza uma ótima pedida para as férias da criançada! E se o assunto é férias, que tal conhecer a linda Praia do Francês, que fica no município de Marechal Deodoro, distante apenas 20 km de Maceió? Em Turismo você fica por dentro deste encantador local. Estes e muitos outros assuntos você poderá ler nesta última edição do ano. Já aproveitamos e deixamos aqui os nossos cumprimentos a todos os leitores e clientes, desejando um ótimo Natal e um excelente Ano Novo! Nos vemos em 2013, sempre com a certeza de uma Outdoor Regional feita especialmente para vocês!

Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Site www.outdoorregional.com.br Empresa CNPJ: 13.970.830/0001-93 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 - 2º andar sala 07, Boituva/SP Telefone: (15) 3263-5028 (15) 9114-2136 / ID 113*16815 contato@outdoorregional.com.br A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br 3


4 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


08 - Cinema 10 - Séries 12 - Literatura 14 - Música 16 - Ensaio 22 - Moda Feminina 24 - Moda Masculina 26 - Decoração 30 - Educação 32 - Social 40 - Capa 44 - Esportes 46 - Saúde 48 - Games 50 - Tecnologia 52 - Autos 54 - Finanças 56 - Turismo 58 - Direito 60 - Política 62 - Trabalho 64 - Gourmet 66 - Região 68 - Prata da casa 70 - Galeria 72 - Horóscopo 74 - Crônica

Índice 26 Decoração Escadas. Saiba como aproveitar o espaço debaixo delas

48 Games DMC: Devil May Cry O clássico Hack and Slash está de volta e de cara nova

60 Política

O desenrolar do mensalão

66 Região APAE promove ensaio fotográfico

6 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 7


Capama Cine

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Primeira parte da trilogia promete fazer valer a pena a longa espera dos fãs O Hobbit – Uma Jornada Inesperada, talvez um dos filmes mais aguardados pelos amantes do Senhor dos Anéis, finalmente chega às telas de cinema neste mês. Trata-se da primeira parte da trilogia que adapta a obra de J.R.R. Tolkien, sendo que os títulos seguintes serão O Hobbit – A Desolação de Smaug e O Hobbit – Lá e de Volta Outra Vez, com estreias previstas para dezembro de 2013 e julho de 2014, respectivamente.

A história

A trama central gira em torno de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), que enfrenta uma jornada épica a fim de retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistado há muito tempo pelo temível dragão Smaug (voz de Benedict Cumbertbatch). Contratado pelo mago Galdalf (Ian McKellen), Bilbo é posto junto com um grupo de 13 anões, liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. Eles partem para uma jornada até a Montanha Solitária, a fim de recuperarem pertences dos anões que haviam sido roubados pelo dragão. Entretanto, essa empreitada os leva a ter que encarar terras traiçoeiras, repletas de goblins, orcs, aranhas gigantes, magos e muitos outros perigos. E é nesse caminho, quando eles precisam escapar dos túneis dos Goblins, que Bilbo encontra Gollum, a criatura que mudará sua vida para sempre. Então, ele tem o primeiro contato com o precioso anel de Gollum, fato que desencadeia toda a trilogia de O Senhor dos Anéis.

O diretor

Em entrevista, Peter Jackson, diretor do filme, disse que, na verdade, nunca quis fazer O Hobbit, porque a ideia de reunir 13 anões o deixava desesperado. “Para mim, seria muito mais interessante ver outro cineasta lidar com isso enquanto eu observa-

8 | www.outdoorregional.com.br

va. Achava que seria um pesadelo ter que passar por tudo isso, mas o engraçado é que, estando na minha posição, hoje vejo que a maior graça do filme são os 13 anões. Demos personalidades muito específicas a cada um deles, os transformando na parte central de nossa história. Bilbo é a alma, mas os anões e a causa pela qual lutam são o coração da história”, afirmou.

Tecnologia

Um fato interessante é que O Hobbit usa pela primeira vez o formato de alta velocidade de fotogramas, o que significa que é capaz de mostrar 48 quadros por segundo, recurso que foi batizado como HFR 3D. Atualmente, as câmeras possuem tecnologia de 24 quadros por segundo. O orçamento do filme, que terá duas horas e quarenta minutos de duração, ficou na casa dos US$ 250 milhões.


www.outdoorregional.com.br | 9


Capa Sér ies

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Uma minissérie, dois atores e um único personagem A minissérie, que tem estreia prevista para o dia 6 de dezembro, na Inglaterra, pelo canal Sky Arts, é estrelada por ninguém menos que Jon Hamm, de Mad Men e Daniel Radcliffe, da saga Harry Potter. O interessante é que eles irão dividir o mesmo personagem, sendo que um será a versão jovem e o outro a adulta do médico Vladimir Bomgard.

A adaptação

A produção é, na verdade, uma adaptação da obra A Country Doctor’s Notebook, escrita pelo autor e dramaturgo russo Mikhail Bulgakov, falecido em 1940. O livro é uma coletânea de contos escritos por ele entre 1924 e 1927, e que possuem como referência as experiências dele próprio, como médico recém-formado, vivendo no período da Revolução Russa.

A história

Na história, o médico Vladimir Bomgard, ao ler seu antigo caderno de anotações, começa a recordar sua juventude, aos 25 anos, quando chegou à cidade rural de Muryovo, situada na Sibéria, a fim de exercer sua profissão. E é ao fazer isso que, incrivelmente, ele retorna a 1917, às vésperas da Revolução Russa, onde encontra a si mesmo, um jovem recém-formado diante

de uma comunidade extremamente carente de um médico. Entretanto, ele se verá obrigado a lidar com situações que o deixam apavorado, visto que ele é um iniciante na medicina, tendo que atuar em condições grotescas, sem ter qualquer apoio de equipamentos modernos e facilidades. Quando se vê frente à sua primeira paciente, uma mulher com dores de parto, ele recorre à sua biblioteca para tentar achar soluções às suas dúvidas. Entretanto, será a versão mais velha de si mesmo que irá auxiliá-lo, ensinando aquilo que ele precisa aprender para conseguir executar sua profissão com excelência. Fora isso, é também sua versão adulta que o impulsionará a prosseguir, quando, em decorrência das situações, ele começa a duvidar de sua própria capacidade profissional.

Produção

A minissérie, de apenas quatro episódios, é produzida pela Big Talk Productions em parceria com a Point West Productions que, inclusive pertence a Hamm e sua namorada, a atriz Jennifer Westfeldt. Já a distribuição internacional fica por conta da BBC Worldwide.

10 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 11


Literatura

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

O livro que deu origem a uma cultuada série de televisão “Seja lá o que me faz ser do jeito que sou, deixou um buraco vazio por dentro, incapaz de sentir. Não parece grande coisa. Tenho certeza de que a maioria das pessoas finge bastante no convívio diário com os outros. Eu apenas finjo completamente”.

Se você é fã de “Dexter” vai achar este livro uma ótima dica! Isto porque “A Mão Esquerda de Deus” é o primeiro livro de uma série escrita por Jeff Lindsay que deu origem a essa série, considerada uma das mais famosas dos últimos anos. No livro somos apresentados a Dexter, um perito forense em análise sanguínea e que trabalha no Departamento de Polícia de Miami. Aparentemente ele é um rapaz comum e até mesmo simpático, entretanto, longe de qualquer suspeita, ele é na verdade um serial killer. Seu padrão na escolha das vítimas é a seguinte: ele mata criminosos os quais a polícia não conseguiu trazer à Justiça, seguindo assim, o que ele chama de “Código de Harry”. Trata-se de regras e procedimentos que foram criados pelo seu pai adotivo, cujo código leva seu nome, a fim de garantir que Dexter nunca seja preso e, além disso, garantir que ele mate somente assassinos que conseguiram escapar ilesos quando postos perante a Lei. Além de tudo isso, Dexter também foi treinado por seu pai para ser capaz de interagir com outras pessoas de um modo muito convincente, em nada deixando transparecer o que ele é: um sociopata. Na história, o ápice acontece quando Dexter se envolve em uma investigação sobre um serial killer cujas vítimas são prostitutas em Miami, as quais ele corta os corpos e os deixa drenados, sem sangue algum. Fora isso, esse assassino começa a deixar mensagens subliminares para Dexter, que fica numa posição na qual ele não sabe se admira o serial killer, pela destreza dos assassinatos, ou se quer que ele realmente seja preso. O livro é narrado todo em primeira pessoa, pelo próprio Dexter e é uma adaptação exata da primeira temporada da série. Entretanto, não ache que você será repetitivo ao ler este livro se já assistiu, pois o desfecho é completamente diferente da adaptação para televisão. Outro fato é que o Dexter do livro acaba sendo bem mais sombrio que o da série, imerso em uma narrativa acelerada e que somente tira o pé do freio quando o personagem principal começa a filosofar e questionar suas próprias ações.

12 | www.outdoorregional.com.br

TÍTULO:A MÃO ESQUERDA DE DEUS AUTOR: Jeff Lindsay EDITORA: Planeta 272 páginas


www.outdoorregional.com.br | 13


Música

Juliana Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br

Jesuton O despontar de

Descoberta nas ruas, a cantora britânica lança o primeiro CD em novembro, com covers que vão de Adele à Cartola Rachel Jesuton Olaolu Amos chegou ao Rio em março de 2012 sem saber o que o destino lhe reservava. Veio com o marido argentino Javier Larroquet, mas pode- se dizer que essa aventura surgiu em Cuzco, no Peru.

Como aconteceu

“Comecei a cantar num bar local e vi que a música tinha se tornado o meu lado dominante, não mais uma alternativa. No Peru, conheci também meu marido e tudo ganhou mais sentido. Resolvemos vir para o Brasil em busca de trabalho, para ele, e de alguma coisa, que não sabia direito, para mim”, explica Jesuton em diversas entrevistas. De lá para cá, a londrina já apareceu em programas de TV, cantou ao lado de Seu Jorge e de Ana Carolina e até fez uma série de shows na badalada casa Miranda, na Lagoa. Quando foi descoberta pela revista Megazine, ela fazia apresentações nas ruas da Zona Sul carioca com um microfone e um aparelho de som. Hoje o Youtube guarda os registros de suas versões de Rolling Stones, Adele, James Taylor, Jeff Buckley e Amy Winehouse. Filha de mãe jamaicana e pai nigeriano, Rachel é formada em ciências humanas pela universidade de Oxford. A cantora de 27 anos já passou pela Jamaica, Nigéria e Peru. Mas a ideia de cantar pelas calçadas só surgiu por aqui. “O engraçado é que muita gente faz isso em Londres, mas a ideia nunca tinha me ocorrido”.

Músicas e inspirações

Ao citar músicos brasileiros que a inspiram, enumera: Cícero, Marcelo Camelo, Céu, Maria Gadú, Ana Carolina. Na adolescên-

Quando foi descoberta pela revista Megazine, ela fazia apresentações nas ruas da Zona Sul carioca com um microfone e um aparelho de som 14 | www.outdoorregional.com.br

cia, ouvia reggae e artistas de soul e r&b, como Brandy e Brownstone. Na universidade passou a gostar de rock alternativo, como Radiohead e Muse. O primeiro disco, gravado pela Som Livre, chamado “Encontros”, está previsto para novembro. Contará com regravações abrasileiradas de Rolling Stones, Cartola, Cássia Eller, entre outros. Até Gadú cedeu uma de suas composições, “Nothing changes”. “Um CD de covers é perfeito para mim agora, porque foi isso que fiz a vida inteira, cantando em casa e nos bares. Mas já estou pensando em um próximo álbum, que, com certeza, terá composições minhas. O disco está ficando bem legal. São versões bem pessoais, de artistas como Bon Iver, além de uma regravação de “O mundo é um moinho”, de Cartola. Vai ser também um momento de celebração dessa aventura brasileira, o começo de um novo ciclo. Não esqueço, porém, o que vivi o que passei e o que aprendi. Por isso, assim que o disco sair vou fazer uma apresentação na rua, talvez no Largo da Carioca”, finaliza.


www.outdoorregional.com.br | 15


Ensaio

As celebrações de fim de ano inspiram os looks em suas composições monocromáticas compostas de brilho, prata e dourado. A hora é do paetê!

Modelos: Isabela Barreto Fotos: Douglas Santos Styling: Gabriela Barreto Cabelo e Maquiagem: Paloma Gianotti Local: Zouk Bar | 16 www.outdoorregional.com.br | www.outdoorregional.com.br


Blusa em paetê Mob, calça vermelha vinho Mob e bolsa tira colo preta Mob

Empório Joaquina – Av. Ver. José Ângelo Biagioni, 660 (Boituva Park Shopping) / loja16 - Centro, Boituva/SP

www.outdoorregional.com.br | 17


Corselet branco estruturado com detalhes prateados

Madame Filó – R: Cel. Eugênio Motta, 398 – A, Centro, Boituva/SP – (15) 3363-2795 18 | www.outdoorregional.com.br


Vestido longo de paetê prata e brinco em strass prata

Livia Barros – R: Cel. Eugênio Motta, 521, loja 43, Shopping Villa D´ouro, Centro, Boituva/SP - (15) 3263-4347 www.outdoorregional.com.br | 19


Blusa em Cetim estampa cobra, shorts branco com detalhes em dourado e peep toe bege com listras em dourado

Fica a dica – Av. Ver. José Ângelo Biagioni, 660 (Boituva Park Shopping) / loja11 - Centro, Boituva/SP 20 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 21


Modafeminina

Gabriela Barreto g-barreto@outdoorregional.com.br

Uma tendência que atravessa estações

A última matéria do ano traz para vocês uma estampa “queridinha” do guarda-roupa de diversas mulheres e que já esteve presente no inverno e agora lidera, também, as coleções de verão: as estampas étnicas/tribais.

Muita cor

Presentes em muitas temporadas de moda, observamos que essas estampas podem ser coloridas ou apenas bicolores, contendo diversas estampas remetendo a desenhos tribais e étnicos. Elas estão diretamente ligadas aos anos 70 e toda a vibe “paz e amor” que, na época, queria modernizar o mundo. Por serem coloridas e alegres, as estampas tribais são a cara do verão, mas para aquelas mais discretas, existem também as estampas bicolores, como os modelos em preto e branco que também podem compor looks 22 | www.outdoorregional.com.br


combinações como camiseta de estampa tribal e calça metalizada, calça estampada tribal com camisa jeans, e casaco estampado tribal com camisa de seda. Esses modelos deixam seu look moderno, além de lindo! Se você for realmente mais ousada vale combinar até com uma calça jeans estilo flare, a boca de sino.

modernos. As atuais estampas, presentes no mundo da moda, foram inspiradas em vários povos ao redor do mundo, como os indianos e diversas tribos africanas. Porém, as estampas em alta no momento são as que vêm dos índios americanos, como a tribo Navajo e as inspiradas nos astecas.

As origens

A estampa étnica é muito democrática na hora da compra, podendo ser encontrada em diversos locais, desde feirinhas artesanais, até grandes lojas de grifes famosas. Essa moda tem em sua origem brasileira os índios tupis-guaranis que enfeitavam suas roupas com tintura caseira e adornos feitos com materiais encontrados na mata. Ela também remete à beleza do povo africano, pelas cores e cultura do continente quente.

Como usar

- Combine as peças de estampa étnica com peças lisas ou coloridas, mas que combinem com a cor da estampa escolhida - Abuse nos acessórios. Os maxi-colares, maxi-brincos e mix de pulseiras podem ser usados sem medo de errar! - Para as mais ousadas, combine uma peça tribal a uma calça jeans flare

Camisetas e blusas largas com estampa étnica/tribal ficam lindas quando usadas por dentro de saias de cintura alta. Aposte em

www.outdoorregional.com.br | 23


Modamasculina

Gabriela Barreto g-barreto@outdoorregional.com.br

O calçado do momento para eles

Docksides, deck shoes ou boat shoes. O nome é você quem escolhe, mas esse é o modelo de sapato que parece estar conquistando a moda masculina e os homens mais modernos. Eles lembram muito os modelos clássicos de mocassins, a diferença é que os boat shoes possuem um solado mais grosso, emborrachado e cadarços para amarrar no centro, super estilosos!

24 | www.outdoorregional.com.br


Onde surgiram

Esses modernos sapatos têm origem antiga e tradicional, inventados pelo inglês Paul Sperry. No início eles eram conhecidos como top-sider (na década de 30) na Segunda Guerra Mundial, pois foi o calçado escolhido pela marinha americana para uso dos marinheiros. Agregando, assim, ao calçado o status de item altamente atemporal. Foi então que os top-siders chegaram ao mercado de calçados náuticos, por conta de suas solas de borracha e material próprio para enfrentar o mar.

Como usar

Os boat shoes são sapatos para serem usados por esportistas de fim de semana ou velejadores profissionais, nos barcos ou nos decks. Foi a partir disso que surgiram os derivados nomes de deck shoes e docksides. Com sua origem navy, esses calçados combinam perfeitamente com bermudas e calças com a barra virada, ideal para o calor e o verão que se aproximam. O estilo cool do calçado passou a conquistar os universitários americanos que aderiram intensivamente ao modelo do tênis.

e preservado anda sendo chamado por Boat Shoes. Caracterizado como um sapato que tem vários estilos, todo preto, básico, boot, color blocking, de diversas cores, estilo navy, entre outros. O boat shoes esteve presente nas coleções desse último inverno e agora está se prolongando até o final do verão 2013. Além de muito estilo, pode ser combinado a qualquer composição, bem democrático, dentro das cores da roupa, combinando com o estilo de cada um.

- Pode abusar do modelo boat shoes tanto nos dias quentes, quanto nos dias mais frios

- Aposte em combinações de sobreposições, com um blazer, por exemplo

- Escolha acessórios para compor o estilo navy, do chapéu até os óculos mais descontraídos

Por aqui

Chegando ao Brasil, com um enorme contraste de nomes, passou-se a definir o mesmo por diversas marcas, mas o mais pedido

www.outdoorregional.com.br | 25


Decoração

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Veja dicas de como aproveitar bem esse espaço e criar novos ambientes Sua casa possui escada interna e um bom espaço sobrando embaixo dela? Perfeito! Aprenda como utilizar esses poucos metros quadrados e transformá-los em um cantinho todo especial da sua casa. Praticamente todos os tipos de escadas permitem que o espaço abaixo delas seja utilizado, pois basta existir um vão livre para que a imaginação possa tomar conta. O mais importante é planejar bem antes de começar a criar, sempre estando atento a detalhes como o estilo e a inclinação da escadaria, além da altura entre o piso e os degraus.

Um lugar para livros

É possível transformar seu espaço em uma pequena biblioteca, preenchendo o espaço com armários e nichos para guardar livros e revistas. É aconselhável, nesse caso, contar com a ajuda de um marceneiro, para que cada centímetro seja bem aproveitado, tornando a composição das peças algo harmonioso e útil.

Cantinho de relaxamento

Outra opção é fazer um “espaço zen”, fazendo uso de almofadas tipo futon, uma bancada planejada e até mesmo uma cadeira de escritório. Ambiente perfeito para relaxar, ler um livro e meditar. Para esse tipo de situação fique atento à iluminação, pois o ambiente sob a escada costuma ter menos luminosidade natural.

Adega

Se sua escada fica na sala de jantar, uma boa opção é transformar esse espaço numa pequena adega, que pode, dependendo do tamanho, comportar até mesmo um móvel planejado e decorado com bandejas, copos e outros itens.

Jardim

Já se a escada for localizada na sala de estar, você pode aproveitar e criar um lindo jardim, que com certeza deixará o ambiente muito mais bonito e alegre.

Destaque o local

Para realçar seu novo ambiente, você pode trocar a cor da parede embaixo da escada, lembrando sempre que as cores neutras são as mais aconselhadas, pois trarão amplitude ao espaço. Você também pode utilizar papéis de parede, desde que a estampa escolhida não faça o local parecer ainda menor.

26 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 27


InformePublicitário

Coquetel de reinauguração celebra nova fase No dia 17 de Novembro, um charmoso coquetel marcou o início de uma nova fase na Florença Presentes & Decorações. Sob nova direção, os clientes e amigos puderam conhecer os novos produtos e ofertas. “Preparamos tudo com muito carinho”, nos conta a proprietária Renata Aleixo. A Florença Presentes & Decorações oferece uma ampla linha de peças e produtos decorativos, além de uma vasta linha inox. Com atendimento personalizado, você pode montar desde listas de casamento, como listas de aniversário, chá bar e chá de cozinha. E o convite já está feito, venha conferir de perto esta nova Florença que, com certeza, irá surpreender você!

Florença Presentes & Decorações Endereço: Cel Eugênio Motta, 593, Centro, Boituva/SP Contato: (15) 3363-4847 / 9154-3003 florencapresentes@yahoo.com.br 28 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 29


Educação

Thássia Moro t-moro@outdoorregional.com.br

Não passei no vestibular

A época dos vestibulares está a todo vapor pelo Brasil. São provas e mais provas por todos os cantos do país, para todos os cursos superiores disponíveis. Esse é um dos períodos mais críticos e estressantes para os vestibulandos, o momento em que a hora da decisão chegou. E muitas vezes nosso planos positivos para o final dessa jornada não acontecem. O que fazer quando a aprovação não foi possível? Como lidar com a reprovação no vestibular?

Não desista

Como lidar com a frustração da reprovação e recomeçar os estudos

30 | www.outdoorregional.com.br

ficar chorando pelos cantos pensando no que deu errado, pois a decepção é inevitável, mas é preciso ter consciência de que passar no vestibular não é uma tarefa fácil e se você falhou nessa missão não quer dizer que você não se esforçou o suficiente, ou não é capaz de passar. A tristeza não pode persistir, pois um “não” hoje pode ser o “sim” do próximo ano.

Encontre suas falhas

Muitas vezes são pequenas desatenções que fazem com que algumas questões sejam respondidas da maneira errada. Um enunciado muito longo, cheio de pontos importantes escondi-


dos pode fazer com que você se confunda e erre a resposta. Se o erro em determinada matéria passar de dez questões o sinal de alerta precisa estar ligado, pois essa é uma disciplina que você precisa se dedicar mais.

Durma bem

A pressão sobre o vestibulando é extrema e pode vir de diversos lugares, seja da escola, passando pelos familiares, chegando até à própria pressão psicológica que o estudante se impõe. Tente sempre se atentar para esses aspectos, pois o vestibular condiciona o aluno a ficar tenso durante a prova; por isso é preciso sempre ter tranquilidade e concentração para não deixar o psicológico atrapalhar sua eficiência. Técnicas de relaxamento pós-estudos praticadas durante o ano todo podem auxiliar na hora do vestibular.

Uma longa jornada

Passar direto no vestibular é uma missão difícil e a maioria das pessoas já foi reprovada. Lembre-se que existem muito mais concorrentes do que vagas disponíveis e isso condiciona a prova a ficar mais concorrida. Entrar em uma universidade é uma tarefa complicada, mas prazerosa quando você atingir seu objetivo. Dessa forma, não desanime e recomece seus estudos. Desistir no primeiro obstáculo não faz da sua força uma aliada nos seus estudos. Dedicação é essencial.

Comece de novo

Não passar no vestibular pode ser uma grande decepção, mas também um estímulo para melhorar seus estudos. Encontre suas falhas, tente não se estressar tanto, aproveite os momentos de lazer e não ceda à pressão. As provas de vestibulares são oferecidas a cada seis meses ou a cada ano. Reorganize seu tempo e comece a estudar novamente. Seu esforço será recompensado e a reprovação de hoje será só mais um capítulo para a aprovação de amanhã!

www.outdoorregional.com.br | 31


Social

01

02

03

04

em parceria com

05

01 – Adriano, Gabriela, Nataly e Alexandre 02 – Ana Laura, Vivian e Letícia 03 – Gabriela, Netto e Gabriela 04 – Daiane, Lilian e Daniele 05 – Adriana e Renato 06 – Carolina e Marcelo 07 – Joyce e Carol 08 – Nayara e Andréia 09 – Rafael, Silmara, Eloíza e Gustavo 10 – Larissa, Simone, Patricia e Mariana 11 – Larissa, Flávia e Jaque 12 – Tamiris e Michele 13 –Lica, Alan e Luciane 14 – Patrícia, Joice e Priscila 15 – Mateus, Stephanie, Felipe e Thaíza

06

Créditos: Patricia Pereira 32 | www.outdoorregional.com.br 07

08


09

11

10

12

13

14

AGeNDA de NOVEMBRO 2012

15

15/12 - Banda Xisnando 20/12 - Quintaneja Zouk 21/12 - Esquenta Thaeme e Thiago com Aruan e Rodrigo Tiggre 25/12 - Jingle Bells com Waltinho Silva 27/12 - Quintaneja Zouk

www.outdoorregional.com.br | 33


Social

02 01

5ª Boitufest | Boituva/SP 01 – Ana Lu, Sandra, Ildete, Neide e Alex 02 – Rodrigo e Pedro 03 – Renata e Guilherme

03

Presença de Kleber Bam-Bam na Sportzone | Boituva/SP 04 – Elisa e Kleber Bam-Bam 05 – Ágda, Priscila, Kleber Bam-Bam e Kel 04

Jantar de Inauguração do Boituva Park Shopping | Boituva/SP 06 – Elaine e Rodrigo 07 – Kelly e Yuri 08 – Walter Faria, Alcides do Faria, Edson Marcusso e Márcio Guerra 09 –João Vitor Holtz e Juliana Thame

05

06

07 34 | www.outdoorregional.com.br

08

09


10

11

12

13

Baile do Hawaii | Boituva/SP 10 - Diogo, Ana, Vanessa e Rogério 11 – Tamiris e Vítor 12 – Ana, Kely e Rafiane 13 - Lilian e Danilo 11 14 – Kátia e Silvio 15 – Carol e Aline 16- Amanda e Mari 17 - Pedro e Diego

14

15

16 www.outdoorregional.com.br | 35 11

17 12

Créditos: Rafael Pereira Patricia Pereira


Social

01

02

03

04

em parceria com

05

Jantar de inauguração do Boituva Park Shopping

06

01 - Ariadne e Luiz Maffeis 02 – Edney e Lucélia 03 – Isaltino e Pref.ª Assunta 04 – Michael 05 – Antônio Miramontes 06 – Gilson e Andréa 07 – Neide Garcia 08 – Olegário

36 | www.outdoorregional.com.br 07

08


09

10

11

12

13

Inauguração do Boituva Park Shopping 09 - Adrian, Alex e Talita 10 – Marcos Borini e Cláudia 11 – Ana Carolina 12 – Andrei, Bruno e Felipe 13 – Bruna e Gugo 14 – Graziela e Alexandre 15 – Ingrid Créditos: Raphael Chespkassoff www.outdoorregional.com.br | 37 14

15


Social

02

01

04

03

em parceria com

05

Baile do Hawaii | Tatuí/SP

06

01 – Vanessa 02 – Marcelo Rosa e Ana Paula 03 – Leticia Medeiros 04 – Gabriela e Suelen 05 – Fernando e Amanda 06 - Vanessa

Sans Café | Tatuí/SP 07 – Carolina e Danilo 08 – Roberto 09 – Joao Sobral, Pamela Guedes e Debora Gonçalves 10 – Bruna

38 | www.outdoorregional.com.br 07

08


11

09

12

12

10

13

Millenium Boliche | Tatuí/SP 14

11 – Val, Fabi Piovesan, Gabi Marinho e Maira Domingues 12 – Flavia Naomi e Thais Bueno 13 – Bruna Reis 14 – Aron Maciel e Erica Leme 15 – Nina Felizatti e Silvio Cesar Créditos: Felipe Celino José Renato

15

www.outdoorregional.com.br | 39


Capa

40 | www.outdoorregional.com.br

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 41


M

ais de 50 milhões de acessos no Youtube, somando o canal oficial e as postagens de fãs, definem quão grande é o sucesso que essa dupla vem fazendo em pouco mais de um ano de carreira. E é um pouco mais sobre Thaeme & Thiago que você confere agora, numa entrevista super bacana que os dois deram a Outdoor Regional.

Os primeiros acordes

Sobre o início da trajetória deles juntos, Thaeme conta que houve uma paixão à primeira vista, musicalmente falando, quando eles se encontraram em 2011 em um show da dupla Fernando & Sorocaba. “Conversamos sobre música, mostramos composições um para o outro. Sorocaba passou, nos cumprimentou, mas não falou nada em um primeiro momento, mas ele tem o feeling. Uma semana depois entrou em contato com nós dois propondo a formação da dupla! E nós, que já estávamos pensando sobre o assunto, aceitamos e, graças a Deus, de lá pra cá tudo tem dado muito certo em nossas vidas”, conta ela. É por conta disso que a dupla Fernando & Sorocaba tem grande importância na vida dos dois, sendo considerados seus padrinhos. “Eles nos ajudam e orientam em relação a tudo, além de serem cuidadosos, sistemáticos e competentes. Eles fizeram participação em nosso DVD, nós participamos do deles e sempre é uma troca muito valiosa. A dupla Thaeme e Thiago cresceu muito com as dicas do Fernando & Sorocaba”, diz Thiago. Quando perguntado sobre o início individual de cada um no universo da música, Thaeme nos contou que é apaixonada por música desde os sete anos de idade, quando entrou para o coral da igreja. Depois disso, aos 12 anos, fez parte de um programa de TV infantil, que lhe rendeu uma nova experiência. Ela seguiu cantando e estudando, quando então decidiu entrar para um curso de farmácia e, um tempo depois concluiu uma pós-graduação em Engenharia Farmacêutica. Já nos últimos anos ela conta

que fez o curso de atores da escola Wolf Maya, que despertou nela a paixão por atuar. Foi em 2010 que ela entrou para a FS Produções, a princípio para realizar um projeto solo de sertanejo. “Não tinha pensado em montar dupla, mas tudo o que eu batalhei até hoje na música, estou realizando com a dupla Thaeme e Thiago”, diz. Já Thiago diz que morou grande parte de sua vida em Campo Grande – MS, onde montou, aos 12 anos, uma banda de pagode, na qual tocava cavaquinho. Depois, com 15 anos, começou a cantar, namorar e compor. “Junto à primeira desilusão amorosa veio a primeira letra. Aí não parei mais de compor. Entrei no curso de Direito quando voltei para Maringá, minha cidade natal, mas a música falou mais alto. Do ano de 2006 até 2009 eu cantei com o meu irmão, pois tínhamos uma dupla sertaneja chamada Mano & Manu. Foi só depois disso que comecei com o meu projeto solo”, conta Thiago.

O sucesso

Sobre o sucesso estrondoso que, em tão pouco tempo, já consegue arrastar multidões, eles dizem ser algo maravilhoso, quase como um sonho. “Nosso objetivo era ter nosso trabalho reconhecido pelo nosso público e ver nossas músicas entre as mais pedidas do Brasil e cantadas pela multidão, é gratificante

42 | www.outdoorregional.com.br


demais. Temos grande consideração e respeito pelo carinho dos nossos fãs e dedicamos todo nosso esforço e trabalho a eles, que nos presenteiam com seu reconhecimento”, diz Thiago. Quando perguntamos sobre o momento mais marcante na carreira da dupla, Thaeme diz que foi o lançamento do DVD “Thaeme & Thiago – Ao Vivo em Londrina”, um divisor de águas na carreira. “Foi onde o público passou a conhecer a nossa imagem, além da voz. Passou a conhecer também o nosso show, a nossa energia, a nossa alegria de estar em cima de um palco e isso, graças a Deus, foi transmitido a eles que nos acompanham e respeitam muito”, diz. E por falar em show, eles destacam que estão viajando o país com a “Tour 365 Dias”, um show animado e com um repertório marcante. Thiago também diz que as canções mais esperadas pelo público são “Ai que Dó”, “Tchá, tchá, tchá”, “365 Dias”, “Perdeu” e “Hoje Não”.

Planos

Sobre os planos para 2013, eles dizem que pretendem trabalhar com a divulgação do DVD “Thaeme e Thiago – Ao Vivo em Londrina” e também já estão preparando o repertório com muito carinho e cuidado para um novo trabalho que gravarão no ano que vem. Eles finalizam deixando uma mensagem toda especial para os leitores da Outdoor Regional. “Gostaríamos de agradecer por esse carinho e apoio com o nosso trabalho e dizer que tudo que fazemos é pensando em vocês. Beijo no coração de todos, fiquem com Deus!”.

Composições

Várias músicas do repertório da dupla são de autoria própria, inclusive a última canção lançada, “Sinto Saudade”, foi feita pelos dois. Além disso, eles também compuseram juntos “Opostos” e “365 Dias”. “A inspiração para compor varia muito conforme a época. Às vezes um término de relacionamento rende várias composições, mas na maioria das vezes a música vem pronta na nossa cabeça, independente do nosso estado emocional, não tem como explicar, deve ser a mão de Deus”, diz Thiago. Já Thaeme diz que se esforça bastante para isso, mas já não tem a mesma facilidade que Thiago para compor. “Ele recebeu um dom divino de compor. Ele fica o tempo todo criando, é uma máquina de compor e a cada música ele se supera”, diz ela. Thiago, além de compor para a dupla, tem inúmeras músicas suas interpretadas por outros artistas, como “Tô nem Aí”, de Hugo Pena e Gabriel e “Tchau tchau”, da dupla Maria Cecília e Rodolfo com o grupo Exaltasamba. Fora isso, ele também fez algumas parcerias de sucesso, como “Te Vivo”, “Nega” e “Incondicional” com Luan Santana e “Pega Eu” com Sorocaba.

Em Boituva!

E para os fãs, uma boa notícia: a dupla Thaeme & Thiago estará em Boituva – SP para um show especial de Natal, no dia 22 de dezembro, às 22h no Centro Municipal de Eventos Boituva.

www.outdoorregional.com.br | 43


Esportes

Vitor Quartezani v-quartezani@outdoorregional.com.br

Panna K.O e Slackline: esportes novos à disposição do público

44 | www.outdoorregional.com.br

SESC de Sorocaba traz as novas modalidades para o verão


Com a chegada do verão, há um aumento das práticas esportivas. Para fugir dos tradicionais esportes (futebol, voleibol e basquete) a cidade de Sorocaba, através do novo SESC, oferece duas opções distintas para o público: o Panna K.O e o Slackline.

Panna K.O

O Panna K.O é o que conhecemos como futebol de rua, ou Street Soccer, no qual a prática é feita em um espaço pequeno. A grande diferença na modalidade é que o principal objetivo não é o gol, e sim passar a bola por debaixo das pernas do adversário, a famosa “caneta”. E as regras são simples, cada partida tem duração de três minutos com um jogador de cada lado, em quadras infláveis. Quem conseguir aplicar a jogada primeiro, vence. Se após o tempo esgotado, ninguém conseguir fazer a jogada, ganha o adversário que fizer o maior número de gols.

Como surgiu

A história do esporte começou na Holanda e era praticado pelos imigrantes locais, sendo fortemente inspirado nas habilidades dos jogadores de futebol brasileiros. De lá para cá, o esporte cresce no país chegando, hoje, a possuir cerca de 200 campeonatos regionais. No Brasil, o Panna K.O é novo, chegou em 2010 e começou a ganhar adeptos principalmente por conta dos famosos jogos nas ruas das cidades.

Slackline

Outro esporte oferecido pelo SESC nesse verão é o Slackline, no qual o objetivo consiste na tentativa do esportista conseguir manter o equilíbrio sobre uma fita amarrada entre duas árvores ou pedras, que hoje já podem ser substituídas pela inserção de duas barras fixas, uma de cada lado. Criado na década de 80, por escaladores americanos, o esporte nasceu da necessidade dos seus

No Brasil, o grande pólo do esporte acontece no Rio de Janeiro graças ao número crescente de praticantes nas praias e praças da cidade, onde já é possível encontrar estruturas fixas para a prática do esporte

criadores de aprimorar a técnica de equilíbrio para que pudessem obter melhores desempenhos em suas aventuras nas montanhas.

Sucesso

Com o sucesso alcançado pela modalidade, o Slackline começou a se destacar e com eles vieram algumas categorias, como a travessia em cima de fitas com barras fixas, em pedras ou árvores, em cima de rios ou lagos e até mesmo em grandes alturas, o que torna mais impactante a categoria de seus praticantes. No Brasil, o grande pólo do esporte acontece no Rio de Janeiro graças ao número crescente de praticantes nas praias e praças da cidade, onde já é possível encontrar estruturas fixas para a prática do esporte. O sucesso da modalidade é tão grande que já existem campeonatos e demonstrações de manobras mais radicais. O que demonstra que o Brasil pode vir a ser uma potência nesse esporte, graças à criatividade das manobras na hora das execuções.

www.outdoorregional.com.br | 45


Saúde

Dr. Marcelo L. Galvão m-galvao@outdoorregional.com.br

O diagnóstico precoce do HIV faz muita diferença

O

dia 1 de Dezembro é marcado como Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Essa doença que há três décadas ainda assusta muita gente, mas os estudos e tratamentos vêm trazendo mais qualidade e aumento da expectativa de vida aos portadores do HIV. Bem, vamos colocar vários pontos nos “is”.

Esclarecendo

- HIV = Vírus de Imunodeficiência Humana. É o vírus que destrói o sistema de defesa do organismo. - AIDS = quando o número de cópias do vírus no sangue é muito alto e deixa o corpo sem defesa e outras doenças se aproveitam dessa situação, o corpo padece. Quem viveu a década de 80, sabe muito bem o terror que havia sobre esse assunto. Muita coisa mudou de lá para cá. A doença que se dizia ser de um grupo específico passou a ser alvo de qualquer pessoa. Hoje em dia, a preocupação é com os jovens que não viram o “boom” do surto e os idosos, que após o surgimento dos comprimidos contra a disfunção e melhora da saúde, não incluíram o hábito do preservativo (camisinha).

O coquetel

O governo brasileiro desde 1991 oferece os medicamentos (antirretrovirais) de graça. O Brasil lutou para obter a queda de patentes para produzi-los. Um marco! Hoje em dia, o coquetel (a combinação de alguns medicamentos) quando tomado corretamente, consegue deixar o vírus do HIV indetectável, ou seja, quando realizado o exame de sangue não se encontra o vírus. Mas indetectável não quer dizer curado. O vírus continua no corpo, mas não consegue derrubar o sistema imunológico. O coquetel causa, principalmente no início do tratamento, vários efeitos colaterais bastante desagradáveis, mas com o passar do tempo isso melhora muito. Estabilizado, a pessoa consegue ter qualidade de vida, mesmo sendo soropositiva, ou seja, que tem o vírus do HIV.

E para prevenir?

- Camisinha é fundamental. Sexo oral, vaginal e anal só com camisinha. Nas unidades de saúde você pode retirar gratuitamente camisinha e lubrificante íntimo. - Nunca compartilhe nada que corte e possa ter contato com sangue, como aparelhos de barbear, agulhas. Através de talhe-

46 | www.outdoorregional.com.br

res, copos e toalhas não se pega. - Casais sorodiscordantes (um tem o vírus e o outro não) podem ter uma vida normal. Casais soropositivos também. Camisinha sempre. Mesmo quando ambos têm o vírus, eles são diferentes e uso da camisinha é fundamental para o tratamento continuar tendo resultado.

O teste

Para realizar o teste do HIV é simples. Procure uma unidade de saúde que atenda pelo programa FIQUE SABENDO. É rápido. Em torno de 30 minutos você poderá fazer o teste de HIV, além de hepatite (B e C) e sífilis. Caso positivo, você terá todo suporte através de um serviço especializado. Caso você tenha sido abusado, feito sexo sem proteção ou a camisinha tenha estourado, procure imediatamente uma unidade de saúde. Existe um procedimento que precisa ser realizado em até 72 horas após a exposição ao vírus. Mães que possuem o vírus precisam fazer o pré-natal corretamente. Hoje em dia, filhos de mães soropositivas podem nascer sem o vírus. Basta seguir todas as recomendações e cuidados médicos.


www.outdoorregional.com.br | 47


Games

Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

Desenvolvedora: Ninja theory Produtora: Ninja Theory Plataformas: PS3, Xbox 360, PC Lançamento: 15 de janeiro (para PS3 e Xbox 360)

“Por mais que tenha mudado, DMC continua a ser um Hack and Slash, ou seja, muitos combates, combos mirabolantes e uma boa dose de violência”

“Enfrente seus demônios” O novo jogo da série “Devil May Cry” está recheado de polêmicas. O game será o primeiro título da franquia a não ser desenvolvido pela Capcom, que passou o projeto para Ninja Theory, graças ao seu excelente trabalho como desenvolvedora do “Heavenly Sword” (exclusivo para PS3). A desenvolvedora inglesa tem uma grande oportunidade em suas mãos, já que a Capcom queria reformular a franquia, tornando-a mais atrativa ao público ocidental. E foi exatamente o que foi feito pela Ninja Theory, a começar pelo protagonista da série. Dante ganhou uma nova aparência e sua origem também mudou. Ele passou a ser fruto da união entre um anjo e um demônio. Porém, mesmo que tenha um rosto novo, o herói ainda conserva muitas de suas características marcantes e sua língua continua 48 | www.outdoorregional.com.br

tão afiada quanto sua espada. O escritor Alex Garland, responsável pelo roteiro do filme “Extermínio” e do game “Enslaved”, trabalha como consultor da história que irá recontar a origem do herói e, segundo os produtores, trabalhará melhor sua personalidade. Na história, ao viajar para a fictícia cidade de Limbo, o herói descobre que ela é dominada por demônios, envolvendo-se, então, em uma campanha para derrotá-los.

Novo rosto, velhos hábitos

Por mais que tenha mudado, DMC continua a ser um Hack and Slash, ou seja, muitos combates, combos mirabolantes e uma boa dose de violência. Ao longo da aventura, o jogador poderá


optar entre três modos de combate: o primeiro é o modo padrão, que conta com botões para atirar, golpes de espada e ataques especiais. Porém, ao acionar os comandos certos, o jogador poderá alternar entre os modos angelical e demoníaco, cada um contando com movimentos e características distintas. Existe também uma barra de especial, que quando acionada, libera o modo Berserker, que aumenta a potência dos golpes e a velocidade de Dante. Com tantas possibilidades, é claro que um tempo para adaptação será necessário e para isso, o próprio jogo vai dar uma ajudinha. Em alguns momentos, o game adaptará sua dificuldade de acordo com o nível de experiência do jogador, liberando inimigos mais ou menos fortes de acordo com o seu desempenho. A direção artística do game promete surpreender, ao adotar um design mais contemporâneo, ao contrário do visual gótico que predominava nos jogos anteriores. Mas será o design de

fases que mais chamará a atenção do jogador, tudo isso graças à cidade de Limbo.

Um ambiente metamórfico

A cidade pode ser dividida em duas dimensões: a habitada por humanos e a por demônios. O problema é que muitas vezes estas dimensões parecem se fundir, criando cenários caóticos e perturbadores que mudam constantemente, conforme o jogador avança pelo estágio. Essa constante metamorfose nos ambientes geralmente criará obstáculos, o que confere ao jogo um ar nostálgico dos antigos jogos de plataforma. E levando em consideração o excelente aspecto gráfico do game, chega a ser impressionante que o título consiga manter o constante dinamismo dos estágios e uma estável taxa de frames por segundos (um fator essencial para um Hack and Slash).

www.outdoorregional.com.br | 49


Tecnologia

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Já existem ferramentas digitais para auxiliar na comprar de alimentos e evitar o desperdício Algo muito comum na vida de muitas pessoas é ir ao supermercado para comprar alimentos e acabar extrapolando na quantidade. Muitas vezes compramos coisas em demasia que, infelizmente, acabam indo parar no lixo. Para se ter ideia dessa realidade, uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que, todos os anos, 30% das frutas, ou seja, 5,3 milhões de toneladas, e 35% das hortaliças, o que equivale a 5,6 milhões de toneladas, acabam no lixo. Você deve estar pensando o que esse fato tem a ver com tecnologia, certo? Pois bem: justamente por causa disso, existem sites e aplicativos para celular com serviços criados para tentar acabar com essa indústria do desperdício.

O que é?

Funciona assim: os programas calculam a quantidade de ingredientes que devem ser comprados, de acordo com o número de pessoas que serão servidas. Existe também a função de avisar sobre alimentos que estão próximos da data de vencimento e ainda aqueles que, incrivelmente, sugerem pratos baseando-se na lista de produtos que foram comprados. Essa tecnologia, no exterior, já é bastante comum, enquanto que aqui no Brasil, está começando a ter adeptos. Aqui podemos encontrar sites que ajudam a organizar as comprar e até comparar preços, como o Boa Lista e o Meu Carrinho. Outro bom exemplo é o site Igluu, que monta cardápios semanais baseando-se nas preferências do usuário, de uma forma que o mesmo ingrediente seja aproveitado em receitas diferentes.

Existem sites e aplicativos para celular com serviços criados para tentar acabar com essa indústria do desperdício Na ponta do dedo Separamos aqui alguns dos sites e aplicativos que mais estão fazendo sucesso lá fora.

Love Food Hate Waste Sua função é planejar porções no tamanho exato e montar receitas de acordo com as sobras de alimento. Site e aplicativo para iPhone, iPad e Android; gratuito.

222 Million Tons Esta ferramenta monta uma lista de compras por semana e sugere receitas que aproveitam todos os ingredientes. Site e aplicativo para iPad; gratuito.

Green Egg Shopper Este aplicativo organiza os alimentos por validade e calcula quanto você está gastando em suas compras. Disponível para iPhone e iPad, sendo gratuita a versão light e US$ 3,99 a completa.

50 | www.outdoorregional.com.br 30


www.outdoorregional.com.br | 51


Capa Au tos

Juliana JulianaMoreno Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br j-moreno@outdoorregional.com.br

Saiba como proteger seu veículo da ação do sol e outros agentes danificadores É realidade para muitas pessoas hoje não ter uma vaga coberta para deixar seu veículo, sendo obrigadas a deixar o carro estacionado na rua que, além do sol, fica à mercê da chuva, dejetos de pássaros e até mesmo de seivas vegetais, provenientes de algumas árvores. Entretanto, há algumas medidas que podem minimizar os efeitos da exposição dos veículos ao tempo.

Ceras

Como já é de se esperar, um carro que fica ao relento sofre mais danos que os demais e, por conta disso, precisa de mais proteção para a pintura, o que pode ser conseguido através de utilização de uma cera de longa proteção, por exemplo. Para saber se seu veículo está precisando passar por esse processo, fique atento ao aspecto visual, pois se a cor perdeu o brilho é indicado que um novo enceramento seja feito. Você também pode observar se a água se acumula na lataria ou não, pois se as gotas escorrem com facilidade, significa que a carroceria ainda está sob ação de proteção da cera e não precisa ainda de uma nova aplicação.

Danos

Algo muito danoso para a pintura dos veículos são os dejetos de pombos, por isso, aconselha-se sempre ter uma garrafa com água no carro, para retirar esse tipo de sujeira o mais rápido possível, principalmente se ela estiver exposta ao sol. Já as marcas da seiva vegetal, proveniente de alguns tipos de árvores, devem ser retiradas com solventes à base de hidrocarbonetos, ou “tira-grude”, como é conhecido popularmente.

Capas

Uma boa saída para proteger o veículo é usar uma capa automotiva, entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher, pois algumas podem até mesmo manchar a lataria do carro. A mais indicada é feita de polietileno especial texturizado com forração total. Além disso, deve ter cabo de aço preso por um pequeno cadeado, o que evita que ela se solte com ventos fortes e também

52 | www.outdoorregional.com.br

previne furtos. Importante dizer que a capa não deve ser colocada se estiver com a parte interna molhada, ou ainda se o motor do carro estiver quente. Isso porque, pelo fato do material ser impermeável, não deixa a água penetrar e, consequentemente, em caso de mau uso, também não deixa a umidade sair, o que pode acarretar manchas. Esse tipo de modelo de capa custa, em média, de R$ 120 a R$ 200 reais, dependendo do tamanho. Evite os modelos mais baratos, que são feitos de PVC ou de polipropileno, pois não são resistentes ao sol e podem até mesmo esfarelar com o tempo.


www.outdoorregional.com.br | 53


Capa Fina nças

Juliana Fábio Sanqueta Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br f-sanqueta@outdoorregional.com.br

O valor de impostos pago em serviços e produtos terá de ser discriminado Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em matéria divulgada no final de novembro, vai à sanção presidencial um projeto que obrigará a discriminação dos impostos pagos pelos consumidores na nota fiscal do produto/serviço. Ou seja, verificaremos o quão absurda é a porcentagem de impostos em que pagamos em cada produto ou serviço solicitado.

ais e federal, se sentindo, como consumidores, humilhados e prejudicados.

O consumidor

A realidade

A iniciativa é muito boa, porém sabemos do nível de comprometimento das nossas autoridades e a possibilidade de não viabilizar certas medidas básicas e produtivas, quando elas afetam seus próprios mandatos. A simples identificação do percentual do preço dos produtos comprados pelos consumidores brasileiros referente a impostos, contribuições e taxas (mesmo que não seja possível desagregar em cada um deles) já seria um avanço. Mas seria um tiro no pé, pois cada consumidor terá o direito de saber todo valor que é retirado de sua renda e direcionado aos cofres dos governos municipais, estadu-

54 | www.outdoorregional.com.br

Tem razão o ministro Guido Mantega (Ministro da Fazenda) ao dizer que é preciso estudar a possibilidade de implementação da medida, mas a intenção, desde já, deve-se dizer, é correta. Precisamos dar ferramentas para que as pessoas entendam o peso do Estado na economia e, munidas de mais informações, possam cobrar mais, exigir qualidade na prestação dos serviços públicos. E, principalmente, demandar do governo uma conduta mais responsável, respeitadora dos recursos públicos e zeladora do dinheiro que, no fundo, sai dos bolsos de todos os brasileiros; essencialmente dos mais pobres, dada a elevada regressividade do nosso sistema tributário. De certo até o momento, é o exemplo dos Estados Unidos, onde qualquer produto ou serviço cobrado, pode ser verificado no ato do pagamento a discriminação do que exatamente vale o produto e qual valor é direcionado ao Estado. Assim, o consumidor se sente informado e ao mesmo tempo pode questionar, se necessário, a alta porcentagem dos impostos.


www.outdoorregional.com.br | 55


Turismo

Juliana Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br

Sol, mar, brisa fresca e muita sombra para o deleite dos visitantes 56 | www.outdoorregional.com.br


O imenso litoral da região, o desenvolvimento do ecoturismo e o investimento intenso na melhoria da infraestrutura são alguns fatores que contribuem com o turismo no Nordeste brasileiro, fazendo milhões de turistas desembarcarem por lá todos os anos. As praias belíssimas, muitas intocadas, chegam a ser comparadas com as do Caribe. Por isso, neste final de ano, já pintando o ar das férias, apresentamos a vocês a Praia do Francês em Alagoas, cheia de encantos e opções para divertir os turistas.

Surf ou mergulho?

Distante 20 km de Maceió, o município de Marechal Deodoro abriga a Praia do Francês. Protegida por um paredão de recife, oferta aos visitantes águas calmas e cristalinas. A parte de mar aberto foi cotada entre as dez melhores do Brasil para a prática de surf. De areia clara, fina e fofa, a praia do Francês é uma das mais badaladas e frequentadas do litoral nordestino, com barracas de infinitos pratos à base de frutos do mar, passeios de lancha e, claro, os mergulhos. Em época de vento fraco, o mar se torna uma piscina de águas azuis-esverdeadas, ideal para mergulhar nas enseadas. Também é possível conhecer naufrágios e outros pontos do litoral de Alagoas. A preocupação é a única que não encontra espaço: a praia conta com escola, venda e aluguel de equipamentos com instrutores especializados.

Os passeios de barco são os principais atrativos. Nos dias de maré é possível observar as formações de coral e a fauna marinha. A Praia do Francês possui uma área de Restinga de preservação permanente. Nessa área são encontradas as ruínas do antigo Leprosário, edificação usada como sede da administração do porto dos franceses e anteriormente como abrigo para leprosos.

Aliada a isso, vem a orientação ao visitante de procurar preservar o ambiente não jogando objetos na água; não retirando do mar conchas, corais, estrelas do mar e também não comprando artesanatos que envolvam estes tipos de vida marinha.

Opções de roteiro

Quem chega à Praia do Francês pode conhecer também outros roteiros no litoral sul de Alagoas, todos num raio de 6 a 70 km da Praia. Entre eles estão o Pontal da Barra com restaurantes às margens da Lagoa Mundaú, o bordado de filé, artesanato típico alagoano, e o passeio das Nove Ilhas. Em Marechal Deodoro são encontrados o Centro Histórico, o Museu de Arte Sacra e os casarões coloniais, exposições no Espaço Cultural Maria Madalena e apresentações das bandas filarmônicas e bandas de pífano, grupos folclóricos e do artista popular Nelson da Rabeca. Outras opções são: a Barra de São Miguel, com a criação de ostras no povoado da Palatéia; a Praia do Gunga e o Mirante do Gunga no município de Roteiro; a Barra de Jequiá da Praia; o Pontal de Coruripe e, artesanato da palha de taboa e a Oficina de Papel em Feliz Deserto.

Gastronomia

A gastronomia alagoana merece um capítulo à parte. São diversos pratos, incluindo os mais nobres frutos do mar, entre eles camarão, peixe, carapeba, siri e polvo. O sururu, por exemplo, é um molusco encontrado nas lagoas, preparado à base de leite de coco. Os turistas são sempre seduzidos pela variedade da comida regional, como a carne-de-sol com fava ou feijão verde, feijoada, galinha ao molho pardo, picanha grelhada e as nobres carnes de avestruz e de búfalo. Para acompanhar as refeições, deliciosos sucos de acerola, mangaba, graviola, caju, goiaba, maracujá, pinha, etc. E de sobremesa, doces, tapiocas e cocadas.

www.outdoorregional.com.br | 57


Direito

Bruno Fernandes b-fernandes@outdoorregional.com.br

Muito se fala sobre o bullying hoje, considerando se os praticantes devem ou não ser punidos severamente, ou até que ponto esse ato não passaria de brincadeira, ainda que de mau gosto A criminalização do bullying, trazido pela Comissão da reforma do Código Penal, torna crime a conduta, tipificando-a como “intimidação vexatória”, como inserta no artigo 147, § 2º do código supracitado. Crime aqui, também entendido como ato infracional, considerando os infratores ao qual também se pretende atingir, sendo eles menores de 18 anos de idade. As condutas agora “criminalizadas” já são velhas conhecidas de nossas leis penais, tais como intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, entre outras. Contudo, agora ganham um viés mais direcionado e unificado, focado na aplicação de um grupo mais direcionado.

estamos diante de bullying ou apenas brincadeiras de crianças? Levando-se em conta que uma das questões e principais fundamentos das “leis e discussões” sobre o assunto, tratam da ocorrência da intimidação vexatória em âmbito escolar. Talvez a maioria dos que lerem este texto, se tiver mais que vinte ou vinte cinco anos pensem que já sofreram bullying e sobreviveram; por que agora dar essa atenção excessiva ao tema? As agressões se potencializaram, as ofensas são mais efetivas e também graças às novas tecnologias e redes sociais, muito mais abrangentes, de divulgação imediata e na maioria das vezes, irremediáveis.

Bullying ou brincadeira?

A grande questão que precisa ser avaliada com atenção é, por conseguinte, considerarmos até que ponto, por exemplo,

“Talvez a maioria dos que lerem este texto, se tiver mais que vinte ou vinte cinco anos, pense que já sofreu bullying e sobreviveu...” Intervenções como estas nos mostram um Estado cada vez mais presente em nossas vidas, interferindo cada dia mais cedo em nossas condutas, nos obrigando a refletir sobre a conveniência desses atos. Em tese deve caber aos pais a educação dos filhos, aos quais devem mostrar o caminho a seguir, pautando-os de bom senso e respeito ao semelhante.

É preciso conscientização

Pois bem, a criminalização do bullying, doravante chamado de intimidação vexatória, surge talvez como uma tentativa de coerção precoce, a fim de evitar punição póstuma dos infratores. Caráter e bom senso, talvez sejam fatores inerentes à personalidade de cada ser, contudo, cabe aos pais, professores e responsáveis, direcionarem seu crescimento, começando por conscientizá-las sobre o certo e o errado, inclusive em termos de bullying. Começando pelos primeiros anos da infância, e talvez os salvando da responsabilização pelo ato infracional ora objeto do presente, e quem sabe, até mesmo da responsabilização por crimes mais graves futuramente, como roubos e homicídios.

58 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 59


Política

AC Rezende ac-rezende@outdoorregional.com.br

Quais as consequências da trama que envolveu milhões de reais em atividades criminosas de compra de votos, caixa dois e lavagem de dinheiro? Os réus envolvidos na ação penal 470, mais conhecida como “Mensalão”, conheceram, no final do mês de novembro, as penas que devem cumprir por seus desvios de conduta e atitudes criminosas, assim designadas pelo STF. Dos 37 acusados inicialmente, 12 foram absolvidos. Dos 25 réus condenados no processo do mensalão, 13 irão para a prisão, dentre eles, José Dirceu, apontado como “cabeça” do esquema de desvio de dinheiro público.

Prisão em regime fechado

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, foi condenado a dez anos e dez meses de pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele terá ainda de pagar multa de R$ 676 mil. Dirceu começará a cumprir a pena em regime fechado, mas poderá pedir a progressão de regime após 1/6 da pena, ou um ano e nove meses. Já Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, foi condenado a oito anos e onze meses de prisão, pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, além de multa de R$ 300 mil. Delúbio é apontado no processo como responsável por determinar, a Marcos Valério, quem (e quanto) deveria receber propina no Legislativo. O deputado federal pelo PT João Paulo Cunha foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção

60 | www.outdoorregional.com.br

passiva, peculato, e lavagem de dinheiro. Ele também terá de pagar multa de R$ 360 mil. Marcos Valério, acusado de ser o operador do Mensalão, deve ser condenado a 40 anos, um mês e seis dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas. Ele terá de pagar uma multa de R$ 2,78 milhões. O STF ainda precisa proclamar o voto sobre a sua dosimetria (cálculo das penas). Ramon Hollerbach, ex-sócio de Valério, foi condenado a 29 anos, sete meses e 20 dias de prisão, além de multa total de R$ 2,8 milhões. Cristiano Paz, publicitário e também ex-sócio de Valério, foi condenado a 25 anos, onze meses e 20 dias de prisão, e terá de pagar uma multa de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério, Rogério Tolentino, advogado de Valério, Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural, Vinícius Samarane, ex-vice-presidente do Banco Rural, e Pedro Corrêa, deputado cassado, foram condenados e cumprirão suas penas em regime fechado, além de pagar multas.

Regime Semiaberto

O ex-presidente do PT, José Genoino, foi condenado a seis anos e 11 meses, mais R$ 468 mil pelos crimes de for-


mação de quadrilha e corrupção ativa e poderá cumprir a pena no regime semiaberto,Genoino teria utilizado a estrutura e o poder do PT para, distribuir recursos em valores extraordinariamente elevados, em dinheiro vivo, destinados à compra de votos. O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do esquema do mensalão e atual presidente licenciado do PTB, foi condenado a 7 anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mais pagamento de multa no valor de R$ 688,8 mil. Jefferson, no entendimento dos ministros do STF, contribuiu para revelar detalhes do Mensalão, e decidiram, por isso, diminuir sua pena. O deputado Valdemar Costa Neto, do PR, foi condenado a 7 anos e 10 meses de prisão, além de multa de R$ 1,08 milhão. Pela ação 470, Costa Neto negociou e vendeu

apoio de seu partido e ainda o beneficiou na Câmara. Bispo Rodrigues, Romeu Queiroz, Pedro Henry, Breno Fischberg, Enivaldo Quadrado, Jacinto Lamas e João Cláudio Genú, também foram condenados e cumprirão pena em regime semiaberto.

Pena Restritiva de Direito

Sofreram pena restritiva de direito, o ex-deputado e atual prefeito de Jandaia do Sul (PR) pelo PP, José Borba, condenado ao pagamento de 300 salários mínimos, dinheiro destinado a entidade sem fins lucrativos, e à perda de direitos políticos, e Emerson Palmieri, ex-tesoureiro informal do PTB, que foi condenado à proibição de ser nomeado para cargos públicos e ao pagamento de 150 salários mínimos para uma instituição sem fins lucrativos.

www.outdoorregional.com.br | 61


Trabalho

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Conheça situações que podem indicar quando uma mudança de emprego é necessária Se você tem verdadeiro pavor de segundas-feiras, sente frio na barriga só de ouvir o despertador tocar e anunciar que mais um dia de trabalho vai começar fique atento, pois há chances de você estar no emprego errado.

Falta de motivação

O sintoma de “obrigação” muitas vezes indica a falta de motivação pelo trabalho. Todas as manhãs, ao acordar, a pessoa sente um pesar ao saber que logo estará a caminho do trabalho. Isso pode ocorrer pelo fato de não ter desafios em seu ambiente de trabalho ou simplesmente pelo fato de estar em um local que não apresenta nenhuma perspectiva de carreira. Em situações assim, talvez seja interessante pensar em uma transição, para que em outro lugar você consiga ver um futuro e possa lutar por ele. Pois se não há pelo que almejar, é certo que a falta de motivação virá em algum momento.

Aprisionado ao salário

Se o valor do seu salário for o único elo entre você e a empresa, isso pode também significar que você está no lugar errado. Quando você trabalha apenas porque tem contas para pagar, e não porque busca conhecimento, crescimento e relacionamento com os colegas de empresa, é muito fácil o desânimo chegar. Além disso, será cada vez mais difícil sustentar essa situação.

Sempre doente

É um caso extremo, mas a saúde física e mental pode ser comprometida em decorrência da insatisfação com o trabalho. A falta de motivação baixa a resistência do corpo, que fica mais suscetível a doenças. Isso também acontece quando, ao longo da jornada diária de trabalho não há nenhum momento de prazer, apenas obrigações. Se seu trabalho em nenhum momento é prazeroso, isso pode indicar que sua atividade profissional está deslocada daquilo que você realmente gosta de fazer. E se não for dada devida atenção a esse fator, seu corpo pode começar a apresentar sintomas, algo que a psicologia define como somatização, uma tendência para comunicar desconforto através de dores de cabeça que não passam, dores espalhadas pelo corpo, náuseas e diversos outros sintomas. Se você se identificou com alguma das situações, talvez seja o momento de pensar um pouco sobre sua carreira e identificar se não é a hora de mudar seu modo de encarar o trabalho ou até mesmo seu emprego em si. Estar no cargo certo é garantia de uma vida mais prazerosa não só profissionalmente, mas em todas as áreas de sua vida. 62 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 63


Gourmet

Talita Dias t-dias@outdoorregional.com.br

modo de preparo

01

Em uma tigela misture o suco de laranja, o sal, o alho, a cebola, o orégano e o cheiroverde. Com uma faca afiada, faça furos pequenos no lombo e tempere-o com a mistura. Deixe por 3 horas na geladeira, virando-o algumas vezes.

02

Coloque o lombo em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, por 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos ou até dourar.

03 04

Retire a assadeira do forno, fatie o lombo e passe-o para uma travessa. (Se preferir pode deixálo em um recipiente coberto, sobre uma panela com água quente para que não esfrie).

05

Retire do fogo, coe e passe para uma panela pequena. Junte a maionese e deixe ferver por 3 minutos, mexendo sempre até formar um molho homogêneo e sirva o lombo acompanhado do molho e de uma farofa de sua preferência.

64

Coloque a assadeira com o tempero sobre o fogão, junte a água e deixe ferver em fogo brando por 5 minutos, raspando o fundo.

Lombo com molho de laranja

C

om mais um ano chegando ao fim, os preparativos para o natal estão cada vez mais próximos: casa cheia, mesa farta. E a receita do mês sempre é Peru de Natal, certo? Que nada! Dias especiais merecem pratos especiais, e esse que separamos para você é pra surpreender seus convidados e fazer desse um natal diferente!

1 peça de lombo de porco de aproximadamente 1kg 2 xícaras (chá) de suco de laranja 1 colher (chá) de sal 2 dentes de alho picados 1 cebola grande ralada 1 colher (sopa) rasa de orégano ½ xícara (chá) de cheiro verde picado 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de maionese à base de leite


www.outdoorregional.com.br | 65


Capa Reg ião

Camila Marcusso c-marcusso@outdoorregional.com.br

Jéssica de Oliveira Almeida Livia Barros Boutique Atelier

Maria Luiza Ferrari Pereira Dionisio Vitória By Kids

Gabriel Eufrásio Tandy Bee

66| www.outdoorregional.com.br

Luan Vinicio de Queiroz Lojas Kiko’s


Lucia Kikue Miyashiro - Bazar São Benedito

Luana Carla do Nascimento - Madame Filó

Neste semestre, alguns alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Boituva realizaram um ensaio fotográfico. A iniciativa surgiu da psicóloga Maria Cecília Speranza Amendola, coordenadora técnica da APAE Boituva, e teve como objetivo valorizar a autoconfiança das pessoas com deficiência. “Trabalho na instituição há oito anos e sempre foquei minhas atividades no despertar da autoestima dos alunos. Realizei vários trabalhos e esse das fotos eu senti segurança para colocá-lo em prática devido ao apoio da mídia, que está abordando as diferenças intelectuais em novelas e programas”, conta Cecília. Para a concretização do projeto, os fotógrafos Francisco Pinto e Daniel Trabanca aceitaram o convite para tirar as fotos. Foram selecionados sete alunos na faixa etária de dois a 50 anos. “Tive o cuidado de mesclar alunos com idades e deficiências diversas”, diz a psicóloga.

Fernando Epaminondas Xavier - H.

Os alunos foram fotografados com roupas das lojas: Vitória by Kids, Livia Barros Boutique Atelier, Lojas Kiko’s, H., Bazar São Benedito, Tandy Bee e Madame Filó. “O resultado foi fantástico. As fotos ficaram lindas e todos bem animados em serem fotografados. As lojas gentilmente forneceram as roupas e os jovens escolheram montando o modelo com base em suas próprias preferências”. Foi o primeiro ensaio fotográfico, mas a instituição aprovou a primeira edição e pretende dar continuidade ao projeto. “Nossa ideia é lançar a possibilidade de trabalhos para as lojas, revistas e catálogos de moda, pois já passou da hora de integrar essas pessoas na sociedade de forma atuante”, comenta Cecília. Para mais informações sobre o ensaio fotográfico e sobre a entidade, entre em contato por telefone: (15) 3263-2300 ou e-mail: apaeboituva@terra.com.br.

www.outdoorregional.com.br | 67


CapadaCasa Prata

Juliana Thássia Moreno Moro t-moro@outdoorregional.com.br j-moreno@outdoorregional.com.br

A Outdoor apresenta a dupla de maior sucesso na nossa região: Aruan e Rodrigo Tiggre A música sertaneja está em alta atualmente no Brasil e isso já deixou de ser uma novidade. O cenário sertanejo para novas duplas vem crescendo gradativamente a partir desse sucesso, alcançando cada ponto do país. Aqui, na nossa região, não poderia ser diferente. A Prata da Casa desse mês apresenta uma dupla que vem conquistando seu espaço e fazendo um grande sucesso por onde passa: Aruan e Rodrigo Tiggre. Conversamos com Rodrigo sobre a trajetória da dupla e os planos para 2013.

O início e as influências

A música sempre fez parte da vida de Aruan e Rodrigo, os dois sempre tocaram na noite. Foi durante um momento dessa longa trajetória que os dois se conheceram. “Começamos a fazer parte de uma mesma banda, depois de algum tempo, percebemos que o mercado se estreitava para o segmento sertanejo e resolvemos, então, montar a dupla”, aponta Rodrigo. A escolha pelo sertanejo foi feita pela grande presença desse gênero musical na vida dos dois. Rodrigo comenta que suas maiores influências são as duplas que ambos ouviam quando eram crianças, como Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Tião Carreiro e Pardinho, entre outros. Hoje em dia, com a forte presença do sertanejo universitário, a dupla se espelha nos cantores atuais, como Jorge e Mateus, para compor seu repertório. Mas Rodrigo aponta que por tocarem muitos anos na noite aprenderam a variar seus repertórios de acordo com o gosto do público. “Nosso som é mix, a gente tem que atender o mercado trazendo ao público algo atual, novo, o que eles gostam, porém sem perder as raízes sertanejas”, afirma.

Músicas e shows

Mesmo com a forte presença das músicas dos artistas que os influenciaram a dupla, eles buscam utilizar de músicas próprias em seus shows. Rodrigo Tiggre nos conta que a dupla possui mais de 30 músicas compostas, porém somente algumas vão para o repertório das apresentações. “Fica difícil fazer um show somente com músicas autorais, então, fazemos a maior parte de interpretações e, aos poucos, vamos acrescentando nossas músicas”. Entretanto, a dupla acredita que o cenário da música sertaneja vem proporcionando a chance do crescimento e do reconhecimento nacional dos artistas que estão surgindo na nossa região. Rodrigo aponta que mesmo com a concorrência no mercado

68 | www.outdoorregional.com.br

musical, hoje em dia é mais fácil chegar até as pessoas, utilizando a internet, por exemplo. O segredo, para ele, é saber fazer com que seu trabalho chegue às mãos das pessoas que possam te impulsionar. Além disso, segundo ele, já é possível viver da música. “Já passamos pela fase de trabalhar, estudar e tocar ao mesmo tempo. Hoje, como estamos nos dedicando integralmente à música, conseguimos ter tempo suficiente para montar o show, compor, ensaiar”, finaliza. Para 2013 a dupla reserva grandes surpresas, como o lançamento do primeiro CD que já está em fase de pré-produção. E garante que até o final de 2012 pretendem lançar três faixas desse novo trabalho. Além disso, a dupla Aruan e Rodrigo Tiggre quer em 2013 alçar voos mais altos, como a possível gravação de um DVD. A agenda cheia e o sucesso pela região garantem que o futuro de Aruan e Rodrigo Tiggre está no caminho certo.

www.aruanerodrigo.com.br www.facebook.com/aruanerodrigo www.facebook.com/rodrigotiggre www.facebook.com/aruanpuertas


www.outdoorregional.com.br | 69


Galeria Pimenta Calçados Meia Pata Verniz Pitanga R$ 169,00 à Vista ou 4x de R$ 44,97 R: Av. Vereador José Ângelo Biagioni, 660, Centro, Boituva/SP (Boituva Park Shopping)

Rock Store Blusinha Inglaterra R$ 79,90 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) Fone: (15) 9700-8588

Atrevida Lingerie Top Plie 5x de R$ 13,80 Tanga Plie 5x de R$ 6,40 R: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 3363-2258

Rock Store Tênis Mad Bull unissex R$ 99,00 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) Fone: (15) 9700-8588

Único Outlet Várias opções e marcas, confira! R: Cel. Eugênio Motta, 521, Centro, Boituva/SP (Shopping Villa D´Ouro)

70


Mania de Biju Conjunto Colar, Brincos e Pulseira Rua Cel. Eugênio Motta, 216, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 9776-3958 / (15) 8152-8140

Vitória By Kids Tênis Bibi 4x de R$ 24,97 R: Cel. Eugênio Motta, 521, Loja 42, Centro, Boituva/SP (Shopping Villa D´Ouro) Fone: (15) 3363-2648

Rock Store Blusinha bandeira R$ 44,90 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) Fone: (15) 9700-8588

Miss Flora Saia Colcci Compras acima de R$ 1.000,00 em 10x no Cartão R: Camilo Thame, 47, loja 05, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 3363-1505

Rock Store Camise Bruce Dickinson R$ 44,90 Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP (Próx. a Escola Vercellino) Fone: (15) 9700-8588 www.outdoorregional.com.br | 71


Horóscopo

Escrito por: João Bidu www.joaobidu.com.br Twitter: @joaobidu

Signo do mês Sagitário - 22/11 a 21/12

j-bidu@outdoorregional.com.br

Áries

de 21/03 a 20/04

Neste período, você terá determinação e disposição de sobra! Então, aproveite para investir em seus objetivos profissionais. Caso tenha um projeto em mente, este é o mês ideal para tirá-lo do campo das ideias e fazer acontecer. Só não apresse o rumo dos acontecimentos. A presença de seus parentes em sua vida vai deixar você mais alegre, mas cuidado ao desabafar, pode acabar falando mais do que deveria. Na união, a fase é de grande sintonia: demonstre os seus sentimentos. Caso esteja em uma época mais carente, vença o orgulho e peça o carinho de sua cara-metade. Na conquista, ótimas oportunidades à vista. Seu jeito extrovertido e seu poder de sedução estarão em alta: curta o momento!

Touro

Muricy Ramalho 30/11/1955

Britney Spears 02/12/1981

Sua vontade de superar expectativas vai trazer bons frutos profissionais para você. Aproveite o momento para deixar seu trabalho mais alegre e prazeroso. Mas invista em tarefas que possa fazer sem a ajuda dos demais. Com tanta animação e agitação, sua vida social vai ferver, mas tente reservar um tempo para curtir a família e também descansar. A dois, tensões não estão descartadas, então, seja paciente e tenha jogo de cintura para contornar problemas. Tente equilibrar sua agitação com a calmaria do par e todos sairão ganhando. Com o Sol em seu signo, só ficará sozinho(a) se quiser, pois seu charme e encanto vão despertar o interesse dos demais. Aproxime-se do seu alvo e conquiste-o!

de 21/04 a 20/05

Aproveite o início do mês para colocar seu serviço em dia e organizar seus materiais de trabalho. O período será positivo para quem busca um curso de aperfeiçoamento. Depois do dia 16, seu otimismo vai dar as cartas e estimular seus colegas, mas contenha sua empolgação. No universo familiar, o seu alto-astral estará contagiante e vai garantir bons momentos ao lado de pessoas queridas. Mas os astros advertem: cuidado com o excesso de franqueza! No amor, não faltarão cumplicidade e maturidade. E apenas sua possessividade pode prejudicar a união, mas com diálogo, tudo se resolve. Na paquera, seu desejo será investir em uma relação estável: aproxime-se de quem oferece carinho e romance.

Gêmeos

de 21/05 a 20/06

Fique atenta às oportunidades no trabalho, pois tudo indica que elas surgirão neste momento. Use seu poder de comunicação para expor seus projetos, pois saberá convencer os que estão ao seu redor. Mas os resultados só virão se você se esforçar. Entre amigos e familiares, pense antes de falar e agir, pois pode acabar magoando pessoas queridas sem necessidade. Lembre-se de que o excesso de franqueza pode prejudicar suas relações. Depois do dia 11, o clima será de descontração em seu lar. Seu amor estará no centro de suas atenções e esta é uma boa fase para esclarecer mal-entendidos: busque a harmonia na relação. Está só? Se sentir que seu alvo vale a pena, vai mergulhar em um lance sério.


Câncer

de 21/06 a 21/07

Os astros enviam ótimas vibrações para o campo profissional. Então, batalhe por seus objetivos e receba o reconhecimento de seus superiores. Em casa, sua dedicação à família estará mais forte nas primeiras semanas, mas cuidado para não enxergar os problemas maiores do que eles são. Depois do dia 16, um astral leve estará presente em seu lar. No amor, se você tem uma relação sólida, um clima apaixonado vai melhorar o relacionamento entre você e seu par. Caso a união passe por uma fase de instabilidade, brigas podem agravar a situação: fuja delas! Depois do dia 22, o Sol vai iluminar o romance. Caso esteja livre, seu charme vai atrair pretendentes: aproxime-se de quem combina com você.

Leão

de 22/7 a 22/8

No trabalho, não resista às mudanças, aproveite para se livrar de tarefas chatas e deixar suas atividades mais interessantes. Mostre seu otimismo ao assumir desafios e conquiste de vez a confiança de seus chefes. A fase é de harmonia no cenário familiar e você saberá como agir para que todos colaborem com as obrigações domésticas. Demonstre seu carinho aos seus parentes. A dois, atritos devem desaparecer e dar espaço para um convívio descontraído. Depois do dia 11, Mercúrio favorece o diálogo. Na segunda quinzena, aposte em seu romantismo e melhore os momentos com o par. Quem está livre vai atrair pretendentes, mas para te conquistar, eles terão que investir em papos inteligentes.

Virgem

de 23/08 a 22/09

No início do mês, sua vida profissional vai precisar de uma atenção especial, pois imprevistos podem gerar alguns desafios. Depois do dia 14, tudo tende a voltar ao normal. Aposte na troca de ideias com os colegas de profissão e ganhe a confiança deles. O astral é de aconchego no seu ninho. Ouça o conselho dos parentes e reflita sobre eles, apenas não permita interferências em sua vida. Na união, sua sensibilidade estará a mil e vai investir no bem-estar da pessoa amada. Mas, depois do dia 11, cuidado com intromissões em sua vida afetiva. Caso esteja só e de olho em alguém, será fácil conquistar seu alvo. Mas, se está com o coração livre, uma paixão pode surgir: aproxime-se sem medo!

Libra

de 23/09 a 22/10

Seu poder de comunicação estará em alta e poderá usar esse trunfo na profissão. Participe das conversas e reuniões e troque ideias com os colegas: não vai se arrepender. Em família, mostre que sabe tomar a iniciativa, mas evite atitudes autoritárias ou poderá se afastar do pessoal. Reúna seus parentes para um bate-papo e conseguirá transformar o convívio sem brigas. No início do mês, ajustes serão necessários para quem já tem um amor. Mas logo a fase se torna deliciosa, apenas precisa controlar o seu ciúme. Valorize o diálogo e encontre metas em comum com o par. Se deseja conquistar, saberá encantar seu alvo. Mas cuidado ao se aproximar de um colega de trabalho: mantenha a discrição.

Escorpião

de 22/11 a 21/12

Há sinais de tumultos no trabalho no começo deste período. Mas, depois do dia 14, abra-se a mudanças, pois tudo indica que elas estarão a seu favor. Mostre sua garra no trabalho e tente se adaptar às transformações. Assim, conseguirá superar obstáculos. Em família, pensar antes de falar será a melhor maneira de evitar discussões e manter a sintonia. Momentos de muito romantismo vão embalar a sua relação afetiva, só evite cobranças e ceninhas de ciúme. Caso a união esteja instável, baixe a guarda e aposte em uma conversa sincera para resolver a situação. Caso esteja livre, contará com as forças de Vênus para conquistar na primeira quinzena. Tem alguém em vista? Saberá agarrar o alvo.

Capricórnio

de 22/12 a 20/01

Com tanta disposição, você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conquistar seus objetivos profissionais. Mas tenha cuidado com o excesso de ambição, pois pode acreditar em promessas de dinheiro fácil e se dar mal. Se quiser melhorar de vida, batalhe pelos seus sonhos. A família estará entre suas prioridades neste mês, mas com o Sol em seu inferno astral, talvez precise reavaliar alguns comportamentos. Na segunda quinzena, o clima de descontração volta a reinar em seu lar. Na união, você poderá refletir se tudo está do jeito que imaginava. Caso o romance esteja em crise, tome uma atitude e corrija o que achar necessário. Mas se está só, vai procurar um amor mais cúmplice.

Aquário

de 21/01 a 19/02

O trabalho vai exigir sua dedicação e todo o seu esforço, mas dessa forma conquistará os seus objetivos. Mercúrio vai ajudar você a defender suas ideias e melhorar o desempenho dos trabalhos em grupo. Há intensidade no cenário familiar e você vai batalhar para colocar antigos sonhos coletivos em prática. Depois do dia 16, curta o clima descontraído e alegre em seu lar. No campo afetivo, passeios e agitos vão dar mais ânimo ao seu relacionamento, então, quebre a rotina e curta a empolgação. Neste mês, seu desafio será resistir a um romance secreto. Na conquista, o excesso de confiança pode prejudicar sua aproximação. Então, moderação e bom-senso serão necessários na hora da paquera.

Peixes

de 20/02 a 20/03

Bons ventos sopram em direção ao seu campo profissional. É só ficar de olho nas oportunidades, definir objetivos e ir à luta! Neste período, suas atenções estarão divididas entre assuntos profissionais e familiares, então, organize melhor seu tempo para que consiga conciliar os interesses sem que nenhum setor saia perdendo. Para renovar suas energias, aposte em momentos em família. Não faltarão dias estimulantes ao lado da pessoa amada, aproveite o momento para demonstrar seus sentimentos sem rodeios. Depois do dia 11, passeios podem animar ainda mais o romance. Caso esteja só, movimente sua vida social e poderá conhecer pessoas interessantes. Uma amizade pode se transformar em amor.


Crônica

Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

Todo jovem acredita que será diferente dos pais quando tiver seus próprios filhos. Vendo seus progenitores como figuras amorosas, mas que não conseguem, ou não querem, entender a difícil situação pela qual passam como adolescentes, é extremamente normal que pensem “quando tiver meus filhos eu vou agir diferente”. Em suas perfeitas e ingênuas concepções de futuro, eles se veem como os “pais perfeitos”: amigos, amorosos e, sobre tudo, idealizam-se como os bastiões da compreensão, sempre capazes de entender perfeitamente a situação dos filhos e assim, ajudá-los da melhor maneira possível. Dentro de suas mentes sonhadoras, os jovens tendem a ver apenas o lado romântico da paternidade, um lado quase sempre isento de responsabilidades e não muito diferente daquela brincadeira de casinha que brincavam quando eram mais jovens. Mas o tempo passa, assim como a juventude, e os que antes eram jovens, agora se veem como adultos que precisam encarar as alegrias e tristezas da maturidade. Com o tempo, muitos se tornarão pais e mães e se verão obrigados a deixar aquela visão de “pais perfeitos” no passado, guardadas naquele lugarzinho especial, onde deixamos todos os nossos saudosos e ingênuos sonhos juvenis. Quando se assume o manto da paternidade as prioridades da vida mudam. Deixa-se para trás um estilo de vida egoísta e se passa a viver por mais alguém, uma pessoa que irá depender de você por toda a sua vida e então se descobre que para mantê-la a salvo (muitas vezes) é necessário passar por cima de suas vontades. O zelo passa a tomar o lugar da compreensão e a responsabilidade, o lugar da camaradagem e, assim, estes adultos perceberam que nunca poderão ser amigos dos filhos, pelo menos não da maneira que os pequenos imaginam que um amigo deva ser. E assim, deixarão que outros ocupem essa posição de destaque, pois sabem que muitas vezes terão que assumir o manto do vilão que, não há muito tempo, antagonizava com tanto afinco. Algumas vezes eles cometerão erros, porém todos serão perdoados, pois são cometidos com a melhor das intenções e afinal de contas, não existem “pais perfeitos”, assim como não existem pessoas perfeitas. E no final, olharão para os próprios pais (agora avós) de maneira diferente, com um misto de compreensão e cumplicidade, enquanto observam aquele antigo olhar de incompreensão e ingenuidade refletido nos olhos dos próprios filhos. Um olhar que eles conhecem muito bem e que seus filhos um dia também conhecerão, isto é, se tiverem sorte. 74 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 75


76 | www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

Edição 36 - Thaeme e Thiago

Advertisement