Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


EXPEDIENTE

CARTA AO LEITOR

Sophia Abrahão, que embeleza a capa desta edição, está em um mês muito especial: acaba de lançar o primeiro álbum da carreira solo! Ela, que já tem uma sólida caminhada como atriz e modelo, conversou conosco para contar a respeito dessa nova etapa de sua vida.

Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Criação DGM Consultoria & Comunicação Comercial (15) 3263 - 5028 Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues Juliana Moreno / Rafael Barbosa

Em Esportes o assunto é a corrida de rua, modalidade que se tornou queridinha e ganha mais adeptos a cada dia. Inclusive, em Boituva, há um grupo que se reúne exclusivamente para praticar o esporte e já possui 55 integrantes. Moda Feminina destaca as sandálias gladiadoras, modelo que é amado e odiado na mesma proporção. Se você é daquelas que ama, confira as dicas para não errar na hora da escolha e tirar o máximo de proveito delas. Desde o início do mês muito tem se falado sobre o Outubro Rosa, campanha para a prevenção ao câncer de mama. Ele também é assunto por aqui, já que os cuidados com a saúde devem ser constantes e levados a sério. Os assuntos são diversos e escolhidos especialmente para você. Aproveite!

Colaboradores Fábio Sanqueta / Aline Franceschin Gabriela Barreto / Dr. Marcelo L. Galvão Laura Baggio / Luana Dourado Revisão Juliana Moreno Diagramação / Projeto Gráfico Bruno Vieira Veiga de Oliveira Agradecimento Amanda Galdino – FS Produções Artísticas Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

www.outdoorregional.com.br | 3


ÍNDICE

70 10

06 08 10 12 14 16 18 22 24 28 30 32 34 56 62 64 66 68 70 74 76 78 80 82

Cinema Literatura Séries Música Web Moda Masculina Moda Feminina Beleza Transformação Kids Arquitetura e Decoração Bem Estar Social Capa Esportes Saúde Games Turismo Autos Finanças Direito Política Gourmet Crônica

76 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 99114-2136 contato@outdoorregional.com.br

80 4 | www.outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


CINEMA

6 | www.outdoorregional.com.br


Chegou aos cinemas brasileiros, no dia 15 de outubro, o filme que marca a quarta parceria entre o ator Tom Hanks e o cineasta Steven Spielberg.

Direção e roteiro Eles já estiveram juntos em “O Resgate do Soldado Ryan” (1988), “Prenda-me Se For Capaz” (2002) e “O Terminal” (2004). Como se não bastasse essa dupla de peso na linha de frente, o roteiro ficou por conta dos irmãos Joel e Ethan Cohen, diretores do premiado “Onde os Fracos Não Têm Vez”.

Enredo No longa, que é baseado em fatos reais, Hanks dá vida à James Donovan, um advogado do Brooklyn que, durante a Guerra Fria, aceita defender um espião soviético que foi capturado pelas autoridades americanas. Anos mais tarde, ele se encontra novamente em uma situação delicada, quando é escolhido para negociar uma troca de prisioneiros entre EUA e União Soviética.

A história captura a essência de um homem que arriscou tudo em uma jornada

O título O título, “Ponte dos Espiões”, faz referência a uma ponte que fazia a ligação entre a antiga Berlim Ocidental e o centro da cidade de Potsdam, antes sob o controle da Alemanha Oriental. Nos anos 60 recebeu o apelido de “Ponte dos Espiões”, justamente porque era ali que agências de inteligência americana e soviética realizavam trocas de prisioneiros.

Elenco O elenco ainda conta com Billy Magnussen, Alan Alda, Austin Stowell, Amy Ryan e Mark Rylance. Com nomes de peso na produção e no elenco, e tratando de um tema histórico, o filme tem grandes chances de aparecer na lista dos indicados ao próximo Oscar.

O longa marca mais uma parceria de sucesso entre Hanks e Spielberg

O filme estreou aqui um dia antes de chegar aos cinemas dos EUA

www.outdoorregional.com.br | 7


LITERATURA

“A Lista” Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorr egional.com.br

Cem nomes. Uma promessa

Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando capas de jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho

“A Lista” é um romance escrito por Cecelia Ahern, bastante conhecida pelo seu best-seller “P.s. Eu te Amo”, que mais tarde foi adaptado para as telas de cinema. Lá fora, o livro foi lançado em 2012, mas somente em maio deste ano “A Lista” chegou às nossas livrarias. A protagonista da história é Kitty Logan, uma jornalista que está com a carreira em declínio. Isso devido ao fato de ter feito uma matéria acusatória, com fatos inverídicos e em plena televisão. Ela “simplesmente” acusou um pai de família de estupro, ao vivo e em um programa nacional! Como se não bastasse ser demitida, a vida social de Kitty também não está lá essas coisas: seu namorado saiu do apartamento sem motivo algum, seu melhor amigo está chateado com ela e, pra terminar, sua melhor amiga está com câncer terminal. Definitivamente a roda-gigante da vida de Kitty está lá embaixo. Sua melhor amiga, Constance, também é sua mentora e dona da revista onde ela começou a trabalhar depois de ter sido mandada embora do último emprego. Numa visita a ela no hospital, já em seus últimos momentos de vida, Constance entrega uma lista com 100 nomes, mas acaba

8 | www.outdoorregional.com.br

Ficha Técnica Título: “A Lista” Autora: Cecelia Ahern Editora: Novo Conceito 384 páginas

falecendo antes de explicar à Kitty o que deve ser feito. Com a perda, a revista decide fazer uma homenagem para Constance e incube Kitty de escrever essa matéria. Entretanto, ela tem apenas duas semanas para cumprir com essa missão cujo propósito ela mesma desconhece. Então, ela começa a contatar os nomes da lista, conhecendo a história de cada um, para tentar descobrir o ponto que os relacionam entre si. E essa jornada rende uma descoberta fascinante e emocionante!


www.outdoorregional.com.br | 9


SÉRIES

LIMITLESS Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Nova produção da CBS é baseada no filme de 2011, “Sem Limites”, estrelado por Bradley Cooper

Estreou no dia 22 de setembro a série “Limitless”, criada pelo ator Bradley Cooper e pelos produtores Todd Philips, Alex Kurtzman e Roberto Orci.

A proposta da série é ser uma continuação do filme lançado em 2011

Enredo A história narrada tem início exatamente onde o filme encerrou e a proposta é justamente ser uma continuação do longa. Brian Finch (Jake McDorman) é um escritor que conseguiu maravilhosamente acessar 100% de sua habilidade cerebral, depois de usar uma misteriosa droga chamada NZT. Por conta disso, ele é coagido a utilizar esse poder para ajudar o FBI a solucionar casos em aberto. Entretanto, ele continua a manter contato, sem que ninguém saiba, com o seu mentor, o Senador Edward Mora. Este, por sua vez, é interpretado pelo próprio Cooper, que volta a dar vida ao seu personagem do filme.

Personagens No FBI, Brian começa a trabalhar com Rebecca Harris (Jennifer Carpenter), uma agente bem posicionada dentro da agência, mas que ainda precisa lidar com algumas coisas do passado. Veremos ainda Boyle (Hill Harper), um exmilitar que agora trabalha com o FBI testando os efeitos da droga NZT no agente e Nasreen Pouran (Mary Elizabeth Mastrantonio), agente especial encarregada da divisão que investiga os efeitos do NZT e ex-promotora.

Dica Para quem já tinha gostado filme, com certeza a série é um prato cheio! Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, é uma boa pedida. E vamos continuar acompanhando a série que, embora ainda no comecinho, já tem agradado bastante!

10 | www.outdoorregional.com.br

Brian é coagido a usar suas novas habilidades para resolver casos do FBI


www.outdoorregional.com.br | 11


MĂšSICA

12 | www.outdoorregional.com.br


A dupla Zé Neto e Cristiano foram criados na zona rural e foi lá que a música começou a fazer história na vida dos artistas. Desde a infância, Zé Neto esteve envolvido com a música sertaneja, já Cristiano começou carreira na música gospel. José Toscano Martins Neto sempre foi ligado à música sertaneja raiz, influenciado pela família e tendo como motivação diversas duplas como João Paulo e Daniel, Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo. Já Irineu Táparo Vaccari - o Cristiano entrou no mundo da música através da igreja, desde criança sempre fez parte de corais. Os dois nasceram em São José do Rio Preto e moram no mesmo bairro desde crianças. Em 2011, Zé Neto e Cristiano se juntam na parceria pela busca de um mesmo sonho: cantar. Dos barzinhos aos grandes palcos, a dupla assinou no início de 2014 com a WorkShow, escritório de agenciamento artístico que assessora músicos de sucesso como Henrique & Juliano, por exemplo. Em maio deste ano a dupla gravou o primeiro DVD da carreira em São José do Rio Preto. Dentre os sucessos, o single “Eu Ligo Pra Você” e a entrada instantânea no 14º lugar do Hot 100 Brasil na mesma semana, se juntando a “Te Amo”, 46ª colocada no ranking semanal das músicas mais tocadas no país atingindo a marca de mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.

Na região Sucesso no mundo do sertanejo universitário, os cantores precisam lidar com as comparações às outras duplas. No

no dia 14 de novembro eles se apresentam em Sorocaba

Os dois nasceram em São José do Rio Preto e moram no mesmo bairro desde crianças

entanto, eles alegam que não se incomodam com os críticos e tampouco com os desafios da rotina de pessoas públicas. De todo modo, 2015 parece estar alavancando o percurso da Zé Neto e Cristiano. A dupla se apresentou em Barretos esse ano e ganhou ainda mais evidência na carreira. No mês passado deram o ar da graça no programa “Encontro com Fátima” da Rede Globo, atingiram a marca de mais de 100 mil curtidas no Facebook e estrearam novo site. Para quem estiver afim de curtir o som dos caras, no dia 14 de novembro eles se apresentam em Sorocaba no Tim Music na Estrada Sorocaba na Arena Ayres. Evento que contará com mais três atrações: Henrique e Juliano, Sorriso Maroto e Naldo.

Em maio deste ano a dupla gravou o primeiro DVD da carreira

www.outdoorregional.com.br | 13


WEB

Climatologia Geográfica Por:Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Um site repleto de curiosidades que vão da natureza microscópica às dimensões cósmicas espaciais. Credibilidade nas informações científicas fazem do site uma grande fonte de estudo

Esse projeto, que visa a divulgação de conteúdo inteiramente científico, teve início em 2011

Show de ciência O projeto que visa divulgação do conteúdo científico teve início em 2011. Expandiu de tal forma que abrange as mais variadas redes sociais num âmbito muito popular. Atualmente a fanpage no Facebook conta com mais de 2,7 milhões de curtidas. As abordagens vão desde natureza, meteorologia, animais e tecnologia, até curiosidades e imagens incríveis. Para quem gosta de aprender mais sobre o Universo e viajar pelos caminhos da ciência, a página é um prato cheio. Além de informações científicas, o Climatologia Geográfica promove eventos para fomentar a interação de seus seguidores. O exemplo mais recente se deu pelo eclipse lunar total com a super lua, em que o site transmitiu ao vivo o acontecimento e ainda sorteou um telescópio para os telespectadores online. A atualização é diária e a equipe produz diversos materiais para estudos, revelando diversos mistérios a cada descoberta feita por pensadores e cientistas ao redor do planeta.

Como participar? O site se mostra completamente interessado em novos colaboradores e deixa alguns requisitos necessários para quem quiser ser um editor de conteúdo. Ter mais de 17 anos, disponibilidade para postar artigos de segunda a sexta e materiais com textos originais e referências bibliográficas puramente científicas. O Climatologia Geográfica possui ligações com diversos outros sites, entre eles o Fontes Científicas e Referências Bibliográficas. www.climatologiageografica.com.br /Climatologia Geográfica

14 | www.outdoorregional.com.br

A atualização da fanpage é diária e a equipe produz diversos materiais para estudo


www.outdoorregional.com.br | 15


MODA MASCULINA

Vai de Vans Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br

Seja por um filho ou sobrinho adolescente, ou até mesmo por lembrar deles do passado, todo mundo já ouvi falar do tal Vans, mesmo que por relance A Vans foi criado em 1966 pelos irmãos Paul e James Van Doren, e ficou mundialmente conhecida por ter concebido o primeiro tênis destinado à prática de skate no mundo.

Evolução Nos anos 80, os Vans viraram símbolo da geração punk e começaram a ser usados por diversas bandas mais alternativas. Antes os tênis não tinham tantas variações, porém, foi no começo dos anos 90 que as cores e estampas tomaram conta dos modelos Slip-On, Old School e SK8.

Variedade Atualmente encontramos uma variedade gigante de cores e modelos dos clássicos Vans Authentic, que vão desde estampas de desenhos da Disney, até personagens do Star Wars. Divertidos e descolados, os Vans agradam diversos gostos e estilos.

Na moda Recentemente esse clássico voltou a ser moda. Não tem como não gostar do modelo Authentic da Vans, pois além de ser super confortável, é um dos tênis mais versáteis que existe. E agora, a Vans têm desenvolvido ainda mais parcerias com as grandes marcas pelo mundo, como a Kenzo e a Hérmes! O clássico e democrático Authentic está conquistando públicos ainda mais diferentes e tornou-se uma das peças favoritas do guarda-roupa masculino e também feminino. 

Looks Para a composição, é possível usar desde um mais básico para ir para a faculdade, com uma calça skinny e camisetão, ou até mesmo escolher um modelo mais moderno de couro e usar com um terno skinny para ir em eventos mais formais.

16 | www.outdoorregional.com.br

Vans + bermuda + camiseta = não tem como errar, é só aproveitar o conforto da composição

Vans + calça caqui + camisa xadrez = despojado e autêntico

Vans + calça jeans + camisa jeans = moderno


www.outdoorregional.com.br | 17


MODA FEMININA

18 | www.outdoorregional.com.br


Como já pudemos reparar, a moda é eternamente cíclica, e o vai e volta de tendências é o que alimenta o mundo da moda. Por isso, para o próximo Verão, o destaque para os calçados é uma tendência dos anos 2000: a sandália gladiadora.

A tendência O modelo polêmico, entre amor e ódio, apareceu nas passarelas e aparecerá nas vitrines de lojas, na versão longa, com tiras que chegam até os joelhos. Com um estilo peculiar e nada discreto, sua inspiração vem dos tempos medievais, do Império Romano. As grandes marcas apostam em uma variedade de modelos e estilos, saltos e rasteiras com diferentes trançados, que prometem cair no gosto das mais modernas de plantão.

Modelos As versões flat, com amarração na altura do tornozelo, ficam ótimas nos tons naturais, em couro, e são perfeitas para usar durante o dia, com shorts, macaquinhos, saias flare, jeans, vestidos. As sandálias gladiadoras podem ser perfeitamente combinadas com vestidos longos estampados ou em tricot rendado, assim como vestidinhos tipo cigana e as queridas batinhas, paixões da primavera.

Como usar Para o uso das gladiadoras deve-se atentar para o fato de que o foco geral é nas pernas. Então, mulheres um pouco acima do peso devem evitar usar as flats e optar por tiras largas nos tornozelos para esconder gordurinhas indesejadas. Já as mulheres muito magras devem optar pelo modelo longo, em cor sempre contrastante com a pele, para ajudar a engrossar a batata da perna. E para as de pernas muito grossas, a dica é evitar a gladiadora muito apertada e sem salto.

Atenção Como as sandálias apresentam as tiras altas, trazendo um estilo mais pesado e estruturado ao look, o bom é combiná-las, principalmente, com shorts jeans e saias larguinhas para um contraste atemporal da composição. Outro ponto que deve sempre estar atenta ao escolher o look com as gladiadoras é de que essas peças chamam muita atenção, então, o melhor é ter cuidado nos acessórios para não carregar o visual.

Aposte nas gladiadoras com vestidos e shorts jeans

Combine a gladiadora a um look mais folk, que inclua muitos acessórios, tecidos leves e franjas As mulheres com a batata da perna mais grossa devem optar pelas gladiadoras mais largas nas pernas e com salto

www.outdoorregional.com.br | 19


INFORME

Verão 2016

Pilates é uma das opções para chegar na estação mais quente com o corpo em forma

Verão lembra férias, praia, mar, piscina e, sem dúvida, é a estação mais querida daqueles que gostam de exibir um corpo escultural.

Corpo em forma

Para a conquista disso, o Pilates aparece como um excelente aliado, já que além de proporcionar um corpo em forma, prioriza o bem-estar e a qualidade de vida. Com o método, você poderá conquistar fortalecimento ósseo, alinhamento postural e aumento da flexibilidade das articulações. Isso quer dizer que, além de poder desfilar um corpo em forma no Verão, será possível também o mais importante: qualidade de vida!

Estética

Na Baptistella Estética & Cia, clínica que busca sempre trazer a seus clientes o que há de mais novo e avançado no ramo dos tratamentos estéticos, você tem à sua disposição aulas de Pilates, bem como outros procedimentos que irão a te ajudar a chegar na estação mais quente desfrutando inteiramente de um corpo saudável e bonito.

Atividade Stúdio do Bem Estar, Saúde e Estética R. João Domingos Barreto, 143, Centro - Boituva/SP Tel:(15) 3363 - 1559

20 | www.outdoorregional.com.br

Para perda de peso, é ideal aliar o Pilates a uma atividade aeróbica

O método mistura conceitos de exercícios que movimentam o corpo e a mente


www.outdoorregional.com.br | 21


Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

BELEZA

ESFOLIAÇÃO LABIAL Os lábios costumam desidratar com frequência e, por conta disso, aparecem aquelas chatas “pelinhas”, que deixam o batom com um aspecto não muito bonito. Para tratar isso, o ideal é fazer uma boa esfoliação para eliminar as células mortas e recuperar a maciez. Você pode fazer esse processo em casa, com a ajuda de apenas dois ingredientes: mel e açúcar! Espalhe mel nos lábios, formando uma camada bem fina, e depois faça movimentos circulares aplicando o açúcar. Retire com a ajuda de um algodão umedecido e repita o processo, dessa vez fazendo uma camada mais grossinha de mel. Depois de finalizado, aplique um hidratante nos lábios.

LAVAR O ROSTO Muito já se ouviu falar que lavar o rosto diariamente é uma tarefa que deve ser feita de manhã e à noite, para deixar a pele livre de resíduos. Mas será que isso está sendo feito da maneira certa? O primeiro erro pode estar sendo cometido já na escolha do limpador, pois o sabão normal remove os óleos naturais da pele, tornando-a mais vulnerável. O ideal é optar por uma loção suave ou sabonete específico para o rosto, que possuirá componentes hidratantes. A temperatura da água também é importante, pois quando é muito quente, elimina os óleos naturais que protegem a derme. Prefira sempre a água morna ou fria. A esfoliação também é importante, mas deve ser controlada: uma vez por semana em peles secas e duas vezes nas oleosas.

MAKE DE PRIMAVERA A Primavera traz consigo as tendências em maquiagem que estarão em alta na nova estação. O batom laranja será a grande estrela desta Primavera/Verão e, por isso, diversas marcas já estão investindo em lindos tons! Já nos olhos, a dica é usar esfumados em tons amarronzados, bem como sombras laranja e salmão, que também estarão em destaque. Para o blush, opte pelo tom de pêssego, que funciona muito bem para o dia a dia, bem como o de tons terrosos. O grande segredo é manter a maquiagem mais clara e iluminada, com o aspecto de suavidade que irá combinar perfeitamente com a estação!

22 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 23


TRANSFORMAÇÂO

Aprender a ouvir Por: Laura Baggio l-baggio@outdoorregional.com.br

Praticar o altruísmo

Queremos ser ouvidos e compreendidos, isto é fato. Na verdade, querer ser escutado vem da nossa vontade natural e humana de ser amado e aceito. Todos nós queremos isso. É o desejo intrínseco mais verdadeiro da nossa espécie. E que bom é ser ouvido! Como nos faz bem quando sentimos que a pessoa entende a nossa essência, os nossos problemas e angústias. Mas quantos de nós praticamos a arte de ouvir? De oferecer

Querer ser escutado vem da vontade natural e humana de ser amado e aceito

Quando conseguimos sair do nosso egocentrismo e praticar essa escuta empática muitas vezes ajudamos o outro a compreender-se. Porque também é no nosso discurso que descobrimos nossas facetas e entendemos nossos sentimentos mais profundos. Por isso, fica aqui a minha sugestão, vamos nos ouvir mais. Ouvir com compaixão e carinho, não com julgamentos e análises, pois mudando um pouco a frase de Antoine de Saint-Exupéry, “só se (ou)vê bem com o coração”. Para mais textos acesse: www.oombrodaborboleta.blogspot.com.br ao outro o que sabemos ser bom? Geralmente estamos desatentos, esperando o nosso momento de falar, para então colocar a nossa questão em foco, ou então apontar soluções e defeitos na história recém contada do outro. Parece-me que não estamos de fato ouvindo, estamos sempre prontos a argumentar, retrucar, analisar e julgar a situação alheia, e não tentar compreendê-la. É, de certo, um exercício desafiador conseguir abster-se das próprias opiniões e por algum tempo tentar olhar o mundo pelas lentes de um amigo ou familiar, conseguir, de verdade, “vestir os sapatos” do outro e esforçar-se para apenas compreender, e dar a esse alguém a oportunidade de ser ouvido e respeitado como a pessoa que ele ou ela é. Estamos sempre prontos a julgar a situação alheia, e não tentar compreendê-la

24 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 25


INFORME

4º ano – tema: Agricultura em Boituva

26 | www.outdoorregional.com.br


No início do mês, foi realizada a 13ª edição da ExpoAnglo, promovida pelo Colégio Anglo de Boituva. Neste ano, o tema abordado foi “Boituva, quem chegou ficou”. Os alunos, apoiados pela direção, coordenação, professores e equipe administrativa da escola, apresentaram pesquisas acerca da história do município, bem como, turismo, agricultura, entre outros assuntos. Todo este trabalho trouxe um olhar diferenciado aos pais e visitantes, que conseguiram entender o porquê de todos se apaixonarem por essa cidade.

5º ano – tema: Indústrias e Transportes de Boituva

1º ano A e 1º ano B – tema: História de Boituva

6º ano – tema: Imigração e Migração em Boituva

2º ano A e 2º ano B – tema: Parque Ecológico

7º ano – tema: Paraquedismo e Balonismo

3º ano A e 3º ano B – tema: História do Colégio Anglo de Boituva

8º ano – tema: Artistas de Boituva

www.outdoorregional.com.br | 27


Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

KIDS

BANHO DE SOL O banho de sol tem uma importância significativa para os bebês. Além de trazer diversos benefícios para saúde, como a síntese da vitamina D, responsável pela fixação de cálcio e formação óssea, é também um ótimo momento de interação entre pais e filhos a céu aberto. Entretanto, isso deve ser feito com alguns cuidados, afinal a pele das crianças é bastante sensível. O chapéu é um item indispensável, pois protege a cabeça e os olhos dos bebês. Já a duração do banho de sol depende do clima e da quantidade de pele exposta. O horário recomendado é até as 10h e depois das 16h, momentos em que a radiação é menos agressiva. O protetor solar pode ser utilizado depois do sexto mês de vida, para evitar reações como alergia e irritação.

QUALIDADE DO SONO Pesquisas recentes apontam que houve uma diminuição na duração do sono das crianças ao decorrer dos anos. Segundo os pesquisadores, o principal motivo pode ser a superestimulação causada pela tecnologia e pela vida moderna, ou seja, além da internet, televisão, celular, computador e tablet, as crianças ainda possuem muitas atividades extracurriculares ao longo do dia. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de duas horas diárias de telas em geral e, de preferência, antes das 18h. Isso porque esses tipos de aparelhos são responsáveis por gerar uma dose extra de adrenalina no corpo, o que influencia bastante na qualidade do sono.

COMER FORA O desafio de fazer as crianças se alimentarem de forma saudável é diário. Entretanto, quando surge a oportunidade – ou a necessidade – de uma refeição fora de casa, eis o dilema. Para tentar contornar a situação em um fast-food, por exemplo, escolha sanduíches com hambúrgueres grelhados, salada e dê preferência aos queijos mais claros, pois quanto mais amarelo, mais gordura possui. Se possível, troque a batata por uma salada, e o refrigerante por suco natural. Não deixe que os pequenos abusem do catchup e mostarda, que são cheios de sódio. De qualquer forma, o importante é que as refeições em fast-foods sejam uma exceção na rotina alimentar e não algo constante.

28 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 29


ARQUITETURA E DECORAÇÃO

30 | www.outdoorregional.com.br


Pisos de pedra Quando chega a fase de acabamento da área de uma piscina é preciso escolher o tipo de piso que irá fazer parte desta região, levando em conta que fica boa parte do tempo molhada e constantemente exposta ao sol. O piso não pode ser do tipo que esquenta muito e nem escorregadio. Uma boa escolha são as pedras, como as do tipo Mineira, Goiás e São Thomé, mais utilizadas no Brasil. Todas elas são atérmicas e antiderrapantes. Pedras como mármore ou granito devem ser utilizadas na sua versão bruta e jamais polida, para evitar acidentes. É preciso verificar ainda o quão porosa a pedra é, porque isso pode fazer com que ela suje com o tempo.

piscinas. Já existem cerâmicas produzidas especialmente para esse fim, com tratamentos para que não desbotem, manchem ou escorreguem. Já os porcelanatos precisam de mais atenção, por serem geralmente mais lisos. É preciso ainda conferir sua resistência, para que não quebrem com o passar dos anos.

Bordas A borda da sua piscina não precisa necessariamente seguir apenas um estilo. Revestimentos de diferentes dimensões e materiais podem tornar esta área bastante moderna e interessante!

Revestimentos e decks Existe ainda recente no mercado a opção de revestimentos atérmicos, feitos a partir do cimento, o que os torna mais resistente às manchas do que os pisos mais comuns. É fabricado em várias cores e tamanhos. Tradicionais e ainda muito utilizados, os decks de madeira podem ser instalados acima da água, para que a madeira não apodreça com o tempo. As madeiras escolhidas devem ser próprias para esse fim. Existem ainda decks já prontos, que tornam a aplicação mais fácil.

Cerâmica e porcelanato

Uma boa escolha são as pedras, como as do tipo Mineira, Goiás e São Thomé

Mais utilizados no interior das residências, a cerâmica e o porcelanato também podem revestir as áreas perto das

www.outdoorregional.com.br | 31


BEM ESTAR

Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

Câncer de próstata De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o tumor de próstata é o mais incidente no universo masculino, fazendo 60 mil novas vítimas todos os anos. Parte da prevenção pode ser feita com o consumo de determinados alimentos que, cientificamente, apresentam boa influência tanto para prevenir, como para auxiliar no tratamento. São eles: tomate, brócolis, linhaça, goiaba vermelha, cenoura, repolho, soja, mamão papaia, couve-flor e melancia. Ainda, segundo os nutricionistas, além dos alimentos protetores, é necessário o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes.

Consumo de frutas Existem algumas formas de conseguir cumprir corretamente a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que orienta o consumo de cinco porções de frutas por dia. A ingestão pode ser distribuída ao longo do dia, ou seja, nas três refeições e nos lanches, de preferência com uma boa variedade entre elas. Importante salientar que a porção varia de acordo com a fruta, não sendo necessário o consumo de uma fruta inteira, por exemplo, para a contagem de uma porção. Pode ser meia manga, uma maçã, uma fatia de mamão ou um cacho com 10 ou 12 uvas. Já os sucos contam como uma porção, mas é preciso ter atenção, pois alguns concentram muito mais frutose que a fruta in natura. É o caso de um copo de suco de laranja, que facilmente concentra o açúcar presente em três frutas.

Bom sono Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Entretanto, para muitas pessoas, ter uma boa noite de sono, entre sete e oito horas, é algo muito remoto por conta da terrível insônia. É válido avaliar se você está tendo hábitos saudáveis antes de dormir, que muito podem influenciar na qualidade do sono. Tudo começa na escolha do travesseiro e do colchão, que devem proporcionar comodidade. Uma boa dica também é não usar a cama para atividades como comer, usar o computador ou mesmo ler um livro, pois esses hábitos podem tornar a sonolência mais difícil. Outra antiga e valiosa dica é proporcionar o relaxamento antes de dormir tomando um chá de camomila, erva doce ou cidreira.

32 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 33


SOCIAL

Fotos: Vincenzo Daldoss

34 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 35


SOCIAL

Cultura Alternativa

36 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 37


SOCIAL

Sans 149 Snooker Bar

38 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 39


SOCIAL

Temacon Temakeria e Cia Fotos: Vincenzo Daldoss

40 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 41


SOCIAL

Lançamento Residencial Portal Ville Gardênia Fotos: Renato Salles

42 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 43


SOCIAL

1ÂŞ Feijoada Absoluta Fotos: Felipe Celino

44 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 45


SOCIAL

Velharia Pub Bar Capit達o XV

46 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 47


SOCIAL

Deck Bar & Restaurante Fotos: Vincenzo Daldoss

48 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 49


SOCIAL

Absoluto Chopp & Food Show Matogrosso e Mathias

50 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 51


SOCIAL

XIII ExploAnglo do Colégio Fotos: Colégio Anglo de Boituva

52 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 53


SOCIAL

Blitz da Saúde - Farmácia Santa Cruz Fotos: Farmácia Santa Cruz / Renato Salles

54 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 55


CAPA

56 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 57


No clipe de “Náufrago”, Sophia é Julia, uma jovem que fica dividida entre o amor e o sucesso profissional

Televisão Quando retornou ao Brasil, entrou para um curso de teatro e não demorou muito para ser aprovada e fazer parte do elenco de “Malhação”, em 2007, onde viveu a patricinha Felipa. Já em 2001, alcançou grande visibilidade ao interpretar Alice Albuquerque na novela “Rebelde”, que inclusive deu origem à banda Rebeldes, onde Sophia teve o primeiro contato profissional com a música. Após isso ela ainda atuou no filme “Confissões de Adolescente” e nas novelas “Amor à Vida” e Alto Astral”. Em sua carreira de atriz, ela destacou os momentos mais marcantes. “A temporada de ‘Rebeldes’ foi muito especial e marcante para mim. Principalmente por causa do meu envolvimento com a música, que se tornou mais forte a partir daí. Outro momento muito especial na minha carreira foi o meu retorno à Rede Globo, com um papel de destaque na novela ‘Amor à Vida’”, afirma ela.

58 | www.outdoorregional.com.br

A temporada de ‘Rebeldes’ foi muito especial e marcante para mim. Principalmente por causa do meu envolvimento com a música, que se tornou mais forte a partir daí


O álbum Depois de se despedir de sua personagem Gaby, em “Alto Astral”, que se encerrou em maio deste ano, Sophia voltou seu foco inteiramente para a carreira musical, um sonho que ela disse que sempre existiu. “Agora como a prioridade na minha vida é a música, tudo está girando em torno dela! Estou me dedicando a essa nova carreira e dando toda atenção e disciplina que ela demanda”, afirma. Para produzir o CD, ela passou cerca de um ano em estúdio e o resultado tem se mostrando imensamente satisfatório. Para se ter ideia, no final de setembro, quando foi liberada a pré-venda do álbum, em menos de três horas ele já havia conquistado o título de álbum brasileiro mais vendido no iTunes!

quando foi liberada a prévenda do álbum, em menos de três horas ele já havia conquistado o título de álbum brasileiro mais vendido no iTunes

Uma das locações escolhidas para a gravação do clipe foi um bar em Sorocaba www.outdoorregional.com.br | 59


Colocar voz e dar vida a cada música foi incrível

Lançamento Na mesma época, foi criado um hotsite sobre o novo trabalho, mas este só seria liberado após 30 mil tweets fazendo menção a ele. Em poucas horas os fãs realizaram a tarefa e puderam ter acesso ao making of do projeto, o que causou ainda mais expectativa. Alguns dias mais tarde, foi lançado o videoclipe da primeira música de trabalho, intitulada “Náufrago”. Já o álbum completo foi liberado para venda no dia 16 de outubro. Ao todo são 11 faixas inéditas e o trabalho foi produzido por ninguém menos que Fernando Zor, da dupla Fernando & Sorocaba, que comanda a FS Produções Artísticas.

Produção e repertório Sobre a produção do álbum e escolha do repertório, a cantora afirma que foi um processo difícil, porém muito

60 | www.outdoorregional.com.br

Cena do clipe “Náufrago”

prazeroso. “Difícil porque foram centenas de músicas enviadas para que pudéssemos selecionar apenas 11 faixas para o álbum. O nosso desafio era fazer uma compilação de músicas que falassem a mesma língua. Queríamos em primeiro lugar um CD coeso. E a partir do momento que batemos o martelo nas faixas escolhidas foi só alegria! Colocar voz e dar vida a cada música foi incrível”, diz ela.

Planos Para o final de ano e início de 2016, o foco de Sophia é a turnê desse trabalho. “Quero muito encontrar meus fãs pelo país todo. Mas antes disso existe todo um planejamento a ser cumprido. Há divulgações da música, presença em rádios e programas de TV antes de sair para a estrada”, afirma. No término da entrevista, a cantora deixou um recado aos leitores da Outdoor. “Espero que vocês curtam e compartilhem comigo o que acharam do álbum! Um super beijo”, finalizou Sophia.


www.outdoorregional.com.br | 61


ESPORTES

62 | www.outdoorregional.com.br


A origem O esporte que tomou as ruas do país com diversos adeptos ganha popularidade com uma proporção animadora. Afinal, os benefícios são diversos. Embora a atividade seja recente para muita gente, as corridas de rua surgiram na Inglaterra por volta do século 18. Com o tempo as corridas ganharam impulso depois do grande sucesso da primeira Maratona Olímpica, popularizando-se particularmente nos Estados Unidos. Na década de 1970, aconteceu o “jogging boom” baseado na teoria do médico norte-americano Kenneth Cooper, que difundiu seu famoso “Teste de Cooper” e, a partir de então, a prática da modalidade cresceu de maneira sem precedentes na história. Paralelamente, ainda na década de 70 surgiram provas onde era permitida a participação popular junto com os corredores de elite – cada grupo largando nos respectivos pelotões. Atualmente, o critério da Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) define as Corridas de Rua, provas de pedestrianismo, como disputadas em circuitos de rua com distâncias oficiais variando de 5 Km a 100 Km.

A prática O designer gráfico de 29 anos, Diogo Nunes, pratica o esporte e é um dos organizadores do Cornetas Running, grupo de corrida de rua que começou a ser formado em 2012 numa pequena reunião de amigos de Boituva e Iperó que se juntaram para a prática da modalidade. Desde o ano passado os agendamentos de treinos e corridas são feitos pelo WhatsApp num grupo criado pelos integrantes. Atualmente, a equipe é composta por aproximadamente 55 integrantes e possui uma estrutura propícia até mesmo para competidores profissionais com direito a tenda, uniformes, vestiário para dias de prova, estatuto, além do apoio das Prefeituras de Boituva e Iperó para o transporte em dias de provas em cidade mais distantes. “O grande objetivo é incentivar a prática de exercício físico de forma saudável visando melhora

Diogo Nunes Um dos organizadores do Cornetas Running

“Atualmente, a equipe é composta por aproximadamente 55 integrantes” da qualidade de vida, sempre respeitando os limites do corpo e o clima de amizade. A sensação de superação ao atingir uma nova distância ou de melhorar seu tempo em uma quilometragem já percorrida traz satisfação e prazer para o corredor”, afirma Diogo.

www.outdoorregional.com.br | 63


SAĂšDE

64 | www.outdoorregional.com.br


As mamas, a princípio, têm a função de amamentar e de suprir as necessidades alimentares dos bebês. Além disso, são uma identificação importante na feminilidade, correlacionada à autoestima. Por isso, quando o câncer de mama exige a retirada das mesmas, o impacto nessa autoestima é muita grande.

Conheça-se Tocar-se é fundamental. Você faz isso de vez em quando? Não? Então como saberá quando algo mudar? Registrar o próprio corpo através do tato é uma forma do cérebro associar quando algo de diferente acontece conosco.

Exames A mamografia deve ser realizada a partir dos 50 anos. Caso você tenha casos na família, os exames de rotinas devem acontecer um pouco mais cedo, por volta dos 40 anos. Mas desde a adolescência, você pode realizar o autoexame/autocuidado. Realize uma vez por mês, oito dias após início da menstruação. Caso seja diagnosticado algo pelo mastologista, pode ser realizada uma biópsia para análise mais precisa.

Propriamente dito O câncer de mama nada mais é do que o crescimento desordenado das células do tecido mamário. Ele é classificado de estágio zero até o estágio quatro (conforme o local e ao seu tamanho). Na maioria dos casos, não tem dor.

Tratamento

Como assim, doutor?! Sim, homens também podem ter câncer de mama Homens Como assim, doutor?! Sim, homens também podem ter câncer de mama. É muito mais raro, mas pode acontecer. É porque temos tecido mamário, só que não desenvolvido como nas mulheres. Casos na família devem ser considerados e o autoexame deve ser rotina.

Prevenção Algumas atitudes podem ajudar a prevenir o câncer de mama. O não consumo de bebidas alcoólicas, atividade física com regularidade, alimentação saudável. A gestação e a amamentação têm forte ligação nessa prevenção. E lembrese: quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura! E como sempre é dito por aqui, prevenção é fundamental em tudo! Cuide-se, faça o autoexame e os exames de rotina! Toque-se! Ame-se!

Caso diagnosticado, o importante é começar o mais rápido o tratamento. No Brasil, temos vários centros especializados. Dependendo do caso pode ocorrer cirurgia, quimioterapia e/ ou radioterapia. Hoje em dia, a reconstrução da mama muitas vezes é realizada logo após a cirurgia. Com isso, a mulher sofre menos, psicologicamente.

www.outdoorregional.com.br | 65


GAMES

66| www.outdoorregional.com.br


Ficha Técnica Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360, XO Estúdio: Treyarch Editora: Activision Lançamento: novembro de 2015 Ao se passar 40 anos após os eventos de “Black Ops 2”, o título leva a franquia para um futuro onde o governo americano passou a investir em implantes cibernéticos para aumentar as habilidades de seus soldados. Estes novos guerreiros mudaram a guerra e dentre eles os Especialistas, soldados equipados com as melhores armas e equipamentos, são os mais temidos.

O soldado é a arma Estes soldados usam próteses que lhes conferem habilidades únicas no campo de batalha e é justamente na utilização destes poderes que está o diferencial do game, já que ele está sempre incentivando o jogador a usar e abusar destas habilidades. A estrutura de “Black Ops 3” lembra a utilizada em outro jogo produzido pela Activision, “Destiny”, onde utilizamos nossas habilidades a todo o momento, alternando entre poderes e tiros e as possibilidades são as mais variadas. Poderemos enfrentar um inimigo de frente, interferir em seus circuitos e incapacitá-los ou assumir o controle de máquinas para que lidem por nós; tudo dependerá da evolução que você dará ao seu personagem. A Treyarch promete deixar o jogador livre para escolher a tática que lhe agrade mais, por isso, investiu em um sistema de fases “aberto”, onde existem caminhos alternativos e possibilidades variadas de se alcançar um objetivo. Outro foco da desenvolvedora foi investir no lado social do game e, para isso, a campanha recebeu inúmeras influências do modo multiplayer e agora poderemos jogar com um amigo, com tela dividida, ou com até quatro companheiros on-line.

os Especialistas também são o grande destaque deste modo

Liberdade e verticalidade Mas isso não quer dizer que o game não terá um modo multiplayer padrão e ele também traz uma série de mudanças. Lembrando um pouco o sistema de “Titanfall”, o game usa a verticalidade para manter o ritmo das partidas, o que quer dizer que poderemos usar nossos pulos duplos e corridas pelas paredes aqui também. Embora isso já tenha começado a ser implantado em “Advanced Warfare” aqui os controles estão mais fluídos. Temos uma precisão muito maior dos nossos saltos, das corridas através de paredes e agora também poderemos combater embaixo da água, o que torna os ambientes muito mais interessantes de serem explorados em combate. Entretanto, os Especialistas também são o grande destaque deste modo. Podemos a princípio escolher entre quatro soldados (de um total de nove que poderão ser destravados com o tempo). Cada um conta com características e poderes próprios que podem ser acessados quando completamos um medidor, que se enche conforme derrotamos inimigos ou completamos desafios de cada fase, nos tornando verdadeiros caçadores cibernéticos .

www.outdoorregional.com.br | 67


TURISMO

68 | www.outdoorregional.com.br


Características Localizada a 562 km de Fortaleza, a terra do jornalista e escritor Xico Sá está situada ao pé da Chapada do Araripe. Estamos falando de Crato, cidade considerada a capital da região do Cariri. O local possui uma farta gama de atrativos naturais. Além da Chapada, está a Floresta Nacional do Araripe, repleta de variados vegetais e a Cascata do Sítio Rosto. O artesanato local mostra trabalhos de couro, cipó, madeira, tecidos e metal, além de doces e licores de frutas tropicais. A cidade conta com extensa rede educacional, tanto pública como privada, nos três níveis de ensino, formada pelas seguintes instituições: Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Vale do Acaraú - Unidade Crato, Universidade Federal do Cariri com o Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da UFCA, Faculdade Católica do Cariri e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Crato. Frequentam-se também as faculdades e universidades localizadas nas cidades vizinhas de Juazeiro do Norte e Barbalha.

A exposição do Crato, que acontece durante o meio do ano, traz diversos tipos de gados, materiais e equipamentos agropecuários

Riqueza Cultural A exposição do Crato, que acontece durante o meio do ano, traz diversos tipos de gados, materiais e equipamentos agropecuários. Todavia, o que faz mais sucesso mesmo são as festas e shows que acontecem na cidade durante a semana do evento. No parque da exposição, são montadas dezenas de barracas que servem comidas e bebidas e atrai milhares de pessoas da região. Se você visitar o Crato durante a exposição, não deixe de conhecer o bar Lozetas. Lá é possível experimentar o chá do Santo Daime, só que sem o cogumelo que provoca a tal alucinação. O Museu de História Natural da URCA (Universidade Regional do Cariri) e o Museu de

Fósseis são ótimas dicas para quem gosta de ampliar conhecimento. Os pontos turísticos referentes às arquiteturas antigas imperdíveis são: a Igreja da Sé (Matriz de Nossa Senhora da Penha), Palácio Episcopal, Teatro Raquel de Queiroz – Gruta de Lourdes (construída em 1938) e a histórica estação ferroviária que foi inaugurada em 1926. Sem dúvida, calor e história de montão são as verdadeiras fontes do DNA da bela Crato.

www.outdoorregional.com.br | 69


AUTOS

Elantra Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

A nova versão investiu pesado em tecnologia e caprichou na central multimídia com TV e espelhamento Destaques O novo Hyundai Elantra traz algumas atualizações em seu pacote de itens de série ao Brasil. A grande novidade vai fazer a alegria dos donos de celulares com sistema Android: a nova central multimídia do Elantra tem integração com sistema operacional do Google, e permite utilizar os aplicativos do celular diretamente na tela. O sedã ainda passa a contar com painel de led e Wi-Fi a bordo. No quesito dirigibilidade, quem investir quase R$ 80 mil terá à disposição o sistema de direção elétrica Flex Steer, que oferece três modos de direção: Normal, Comfort e Sport. Em praticidade, os retrovisores agora têm rebatimento elétrico. Vendido em versão única, o preço do sedã é de R$ 79.990. As primeiras unidades do Elantra serão vendidas com cores especiais. Serão 130 carros na cor Cinza Metálico e 40 na cor Vermelho Pérola. Pensando bem, nem tão especiais assim.

Divergências Os trunfos do sedã ficam por conta do motor 2.0 16V flex, que gera 178 cv de potência e 21,5 kgfm de torque com

Os retrovisores agora têm rebatimento elétrico

70 | www.outdoorregional.com.br

O motor 2.0 16V flex gera 178 cv de potência

etanol. A transmissão automática de seis marchas tem opção de trocas manuais. Seu interior se destaca pelo acabamento de boa qualidade e pela quantidade de equipamentos com central multimídia com TV e espelhamento. O ponto fraco da linha é o fato de trazer poucas mudanças em relação à anterior, o que não dá muito fôlego ao sedã frente aos concorrentes Civic e Corolla. Além disso, não traz freio de mão com acionamento elétrico, presente no irmão menor i30.

A central multimídia permite utilizar aplicativos do celular diretamente na tela


www.outdoorregional.com.br | 71


BOITUVA

CONFIRA AS NOVIDADES DO MUNICÍPIO Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Boituva

O prazo estimado para o término da obra é dia 28 de outubro

Novas armas e coletes para a Guarda Civil e início de obras de recapeamento Prefeito entrega novas armas e coletes para a GCM de Boituva O prefeito Edson Marcusso esteve na sede da Guarda Civil Municipal de Boituva, onde efetuou a entrega das novas armas e coletes para a corporação. Em rápidas palavras, o prefeito agradeceu os relevantes serviços prestados pela corporação junto a população boituvense. “Estamos aqui para oferecer um instrumental de trabalho mais adequado, para que vocês continuem produzindo bons resultados em favor da segurança e atender a população, com serviços de qualidade, como tem sido”, disse.

A entrega simbólica foi feita ao inspetor Marcos Roberto Gomes e ao subinspetor Ismael Ferrari

Defesa Civil Além das novas armas e coletes, o prefeito Edson Marcusso também efetuou a entrega de equipamentos que compõem o kit de operação verão e Kit estiagem, ao presidente da Comissão da Devesa Civil de Boituva, o bombeiro municipal Francisco Lucielton Martins. Os kits são compostos por pluviômetros manuais; coletes e bonés operacionais caracterizados; luvas de raspa, botas e capas de chuvas; abafadores, bombas costais, enxadões, facões, lanternas, cantis e óculos, que juntos totalizam aproximadamente 10 mil reais em equipamentos.

Prefeito acompanha segunda etapa de recapeamento de ruas no Novo Mundo Acompanhado do secretário Nivaldo de Assis (Obras e Serviços Municipais), o prefeito Edson Marcusso esteve no

72 | www.outdoorregional.com.br

Os serviços de recapeamento estão sendo realizados pela DNP Terraplanagem e Pavimentadora Foreston Ltda Parque Novo Mundo, para inspecionar o início das obras de recapeamento no bairro. Nesta segunda etapa serão recapeados dois importantes corredores do bairro: a João de Camargo e a rua Gerson Ferriello (parcial), perfazendo 17 mil metros quadrados de rua. Os recursos para a realização desta segunda etapa, na ordem de 282,4 mil reais, foram viabilizados por meio de emenda parlamentar viabilizada pelo deputado Federal Alexandre Leite, através do vereador Adilson Leite, e contrapartida da Prefeitura. Em janeiro deste ano, a Prefeitura já havia efetuado a pavimentação de outras 6 ruas do bairro, dentro da primeira etapa do recape.


www.outdoorregional.com.br | 73


FINANÇAS

Financiamento Imobiliário com mais restrição Com a piora na poupança e cenário econômico, Caixa eleva a taxa de juros no financiamento imobiliário pela terceira vez no ano

Por: Fabio Sanqueta f-sanqueta@outdoorregional.com.br

No dia 1º de outubro, a Caixa Econômica Federal aumentou pela terceira vez no ano a taxa de juros para financiamento da casa própria. Além do aumento da taxa, o percentual de entrada foi elevado. Todas as mudanças realizadas só valem para as novas operações e contratos, sendo que os financiamentos em andamento ficam sem reajustes, bem como os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.

Os financiamentos em andamento ficam sem reajustes, assim como os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida

Confira as mudanças

Sistema Financeiro da Habitação (SFH) – Imóveis custando até R$ 750mil nos estados de SP, RJ, MG e DF, demais estados R$ 650mil - Não cliente do banco: de 9,45% para 9,9% - Cliente do banco: de 8,8% para 9,3% - Servidores públicos: entre 9,3% e 9,8%

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

– Regulamento de todas as transações não enquadradas no SFH (voltado para grandes investidores) - Não cliente do banco (residenciais): de 11% para 11,5% - Não cliente do banco (comerciais): de 12% para 14% - Cliente do banco: era entre 10,2% e 10,7% para 10,5% e 11,2% - Servidores públicos: era entre 10,2% e 10,7% subindo para 10,5% e 11,2%

Queda relevante na Poupança

Devido os depósitos em poupança sofrerem uma queda considerável em 2015, onde a diferença entre sacado e

74 | www.outdoorregional.com.br

Todas as mudanças realizadas só valem para as novas operações e contratos depositado está negativo em R$ 38,5 bilhões somente no primeiro semestre, a Caixa vem perdendo seu funding (uma das fontes de recursos emprestados para o financiamento imobiliário), ficando com menos alternativas para empréstimos. Com o aumento da Caixa, os outros bancos públicos e privados, como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander, também acompanham o movimento de subida.


www.outdoorregional.com.br | 75


DIREITO

Imposto de renda Como funcionam as isenções para portadores de doenças graves

Por: Aline Franceschini Antunes de Oliveira direito@ outdoorr egional.com.br

A administração tributária concede isenção do imposto de renda para portadores de doenças graves, sobre os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo também a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentícia.

Doenças

Algumas doenças que dão direito a isenção: AIDS; Alienação mental; Cardiopatia grave; Doença de Parkinson; Esclerose múltipla; Espondiloartrose anquilosante; Fibrose cística (Mucoviscidose); Hanseníase; Nefropatia grave; Hepatopatia grave (somente serão isentos os rendimentos auferidos a partir de 01/01/2005); Neoplasia maligna; Paralisia irreversível e incapacitante; Tuberculose ativa.

Não Geram Isenção

- Os rendimentos decorrentes de atividade (se o contribuinte for portador de uma moléstia, mas ainda não se aposentou); - Os rendimentos decorrentes de atividade empregatícia ou de atividade autônoma, recebidos concomitantemente com os de aposentadoria, reforma ou pensão; - Os rendimentos de outra natureza como, por exemplo, aluguéis recebidos concomitantemente com os valores de aposentadoria, reforma ou pensão.

Procedimentos para Usufruir da Isenção

Caso se enquadre na situação de isenção, o contribuinte deverá procurar serviço médico oficial da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios para que seja emitido laudo pericial comprovando a moléstia. O laudo deverá ser apresentado na fonte pagadora para que esta deixe de reter o imposto. Caso a fonte pagadora reconheça a isenção retroativamente, podem ocorrer as seguintes situações: - Se a retenção do IRPF ocorreu no exercício corrente, o contribuinte pode solicitar a restituição na respectiva Declaração

76 | www.outdoorregional.com.br

As isenções são sobre os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma de Ajuste Anual; - Se houve retenção ou pagamento em exercícios anteriores, o contribuinte deve apresentar declaração retificadora para os referidos exercícios;

O laudo deverá ser apresentado na fonte pagadora para que esta deixe de reter o imposto - Se as declarações de anos anteriores resultaram em saldo de imposto a pagar deverá ser elaborado e transmitido um pedido para restituição ou compensação dos valores pagos a mais que o devido.


www.outdoorregional.com.br | 77


POLĂ?TICA

78 | www.outdoorregional.com.br


O Plenário do Senado aprovou no final de setembro dois projetos de lei que modificam o Código de Defesa do Consumidor. As propostas incluem novas normas sobre crédito e sobre prevenção ao superendividamento dos consumidores.

Publicidade infantil As novas regras também definem e proíbem a publicidade infantil abusiva, como já estabelecia o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para o gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Tadeu Oliveira, as mudanças para o exame da propaganda publicitária voltada às crianças são importantes, já que aumenta a segurança jurídica.

As propostas incluem novas normas sobre crédito e sobre prevenção ao superendividamento dos consumidoreS

Superendividamento

A expectativa do especialista é que a Câmara dos Deputados só analise as propostas do Senado em 2016, ano de eleição municipal em que os parlamentares estarão atentos a pautas de grande apelo, como a inclusão de regras sobre superendividamento no Código de Defesa do Consumidor. A proposta define como superendividamento o “comprometimento de mais de 30% da renda líquida mensal do consumidor” e institui mecanismos de prevenção e tratamento extrajudicial e judicial. Para Carlos Tadeu, do Idec, as mudanças atualizam o código do consumidor ao contexto econômico atual.

Brasileiros em dívidas

De acordo com o texto aprovado, os consumidores superendividados passam a ter processo de repactuação de dívidas de forma conciliatória, para que o consumidor consiga estabelecer um plano de pagamento das dívidas conjuntamente com os credores. Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, 60% das famílias brasileiras têm dívidas. Duas em cada dez tinham contas em atraso em julho e 13% se declararam “muito endividadas”.

www.outdoorregional.com.br | 79


GOURMET

Frozen Iogurte de Mamão Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorr egional.com.br

Esta Primavera já está com cara de Verão, por isso, refrescar-se é preciso! Melhor ainda se for com um doce delicioso e feito com apenas três ingredientes

INGREDIENTES

650 gramas de mamão Formosa 400 gramas de iogurte natural 3 colheres de sopa de mel

01

Antes de tudo, coloque o iogurte no congelador

02

Enquanto isso, descasque o mamão e corte em cubinhos

03

Coloque em um recipiente e leve ao congelador até ficar bem durinho. Se possível, deixe o mamão no freezer de um dia para o outro, pois isso deixará o resultado ainda mais cremoso

80 | www.outdoorregional.com.br

04

No liquidificador, coloque o iogurte, o mel e os cubos de mamão aos poucos até virar um creme

05

Coloque em um refratário ou em taças individuais, cubra com filme plástico e leve ao congelador por aproximadamente três horas

06

Feito isso, é só servir e se deliciar


www.outdoorregional.com.br | 81


CRÔNICA

A pluralidade da traição Por: Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

Todos nós somos familiares à traição, afinal, quem nunca fez ou conhece alguém que tenha dado aquela “puladinha de cerca”. Mesmo que você seja um recluso e nunca tenha tido contato direto com este pecado, mais antigo que a própria humanidade, não faltam exemplos pelo mundo e recentemente até tivemos um caso famoso, quando um guitarrista de uma banda famosa resolveu balançar o seu “topete” para outra mulher.

Quem é traído sabe que, independente do resultado, será considerado culpado

Foi um escândalo daqueles. A mulher traída não poupou esforços para mostrar o que o marido tinha feito e apontou o dedo, exigiu liminar judicial e até cantou sobre o que aconteceu, embora todos soubessem que não tinha sido a Lua que tinha dado mancada. Já o marido, teve que aguentar calado enquanto era chamado de safado pelos próprios fãs e via sua vida e o pior lado de sua personalidade ganhar as telas da TV.

82 | www.outdoorregional.com.br

Raramente a traição é um caso que fica entre quatro paredes, e por isso ela se torna um problema tão difícil de ser resolvido. A pessoa traída não tem que lidar apenas com a humilhação. Não. O problema é muito maior do que isso. Quem “leva chifre” geralmente é o último a saber das estripulias do parceiro. Todos em volta sabem ou desconfiavam que alguma coisa estava errada, e é aí que mora o perigo, pois quando o tribunal da fofoca se une, não existe absolvição e quem é traído sabe que, independe do resultado, será considerado culpado. Se perdoar, será a chifruda, o corno, a pessoa que não tem vergonha ou respeito próprio. Mas se decide seguir com a vida sozinho e deixar o companheiro, passa a ser a impulsiva, o homem que não sabe perdoar. Sem escapatória deste julgamento cruel, resta à pessoa traída lidar com esta terrível situação social, juntar os cacos da sua dignidade enquanto sente o ressentimento vindo da confirmação devastadora de que não foi suficiente para a pessoa amada. Resta saber se vai conseguir reconstruir sua vida com o parceiro, afinal, depois deste tipo de atitude, sempre existirá uma dúvida cruel na mente da pessoa. Afinal, o ladrão que é pego se arrepende por ter roubado ou por ter sido apanhado com a boca na botija?


www.outdoorregional.com.br | 83


84 | www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

Edição 68 - Sophia Abrahão