Page 1

www.outdoorregional.com.br | 1


2 | www.outdoorregional.com.br


Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB:0056878/SP Repórteres AC Rezende / Camila Marcusso Juliana Cuani / Juliana Moreno Rafael Barbosa/ Vitor Quartezani Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta Thássia Moro / Valdely Dantas Gabriela Barreto / Marcelo Galvão João Bidu / Talita Dias Revisão Juliana Moreno / Mariele Rosa Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Vieira Veiga de Oliveira Foto Estúdio Daniel Trabanca Produção de moda Gabriela Barreto Comercial Patricia Pereira Agradecimento Simone Catto Joia Tiragem / Impressão 8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges

Carta ao leitor Esta edição tem duas palavras que a definem perfeitamente: ousadia e alegria. Tudo isso por conta da presença super especial do cantor Thiaguinho em nossa capa, que tem alcançado novos voos e recentemente embarcou em sua carreira solo, depois de 10 anos à frente do Exaltasamba. Ele nos contou um pouco a respeito desse novo trabalho e de como está sendo essa nova fase de sua vida. E por falar em ousadia, na editoria Música você vai conhecer um pouco mais sobre Nicki Minaj, a cantora repleta de alter-egos, e em Cinema você confere o sucesso estrondoso de “Os Vingadores”. E como todos perceberam – e sentiram – o frio realmente está batendo à porta. E para encarar essa estação do ano, em Decoração você vai aprender a como deixar sua casa aconchegante e acolhedora para se aquecer. E como um bom acompanhamento para um lugar perfeito, que tal fazer um delicioso escondidinho de carne seca? Corre lá pra Gourmet para aprender essa delícia que também tem a cara do inverno. E pra se vestir bem nessa estação fria, não podemos esquecer os calçados! Lá em Moda você confere os lindos e simpáticos slippers para elas e, para eles, as tradicionais botas, que estão com tudo! Conheça também um pouco mais da tradicional Festa Junina da APAE Boituva que, no mês de junho, trará à cidade as comidas típicas, músicas e brincadeiras características da época. Boa leitura!

Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho/Tietê Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Site www.outdoorregional.com.br Empresa CNPJ: 13.970.830/0001-93 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 - 2º andar sala 07, Boituva/SP Telefone: (15) 3263-5028 (15) 9114-2136 / ID 113*16815 contato@outdoorregional.com.br A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br www.outdoorregional.com.br | 3


4 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 5


6 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 7


10 - Cinema 12 - Séries 14 - Literatura 16 - Música 18 - Tecnologia 20 - Ensaio 24 - Moda Feminina 26 - Moda Masculina 28 - Educação 30 - Decoração 32 - Especial 34 - Social 40 - Capa 44 - Esportes 46 - Saúde 48 - Games 50 - Autos 52 - Finanças 54 - Turismo 56 - Direito 58 - Política 60 - Trabalho 62 - Gourmet 64 - Prata da Casa 66 - Região 68 - Lançamentos 70 - Galeria 72 - Horóscopo 74 - Crônica 8 | www.outdoorregional.com.br

Índice 12 Séries Saiba quais séries continuam a brilhar na temporada 2012 / 2013

44 Esportes Campeonatos estaduais estão com a bola murcha

56 Direito

Ainda não entregou seu Imposto de Renda? Há esperança

62 Gourmet Aprenda a fazer essa delícia que combina muito bem com festa junina


www.outdoorregional.com.br | 9


Mús Cineica ma

N

Vitor Quartezani Juliana Cuani v-quartezani@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

Longa já é um dos grandes blockbusters de 2012

o final do mês de abril chegou às salas de cinemas um dos filmes mais aguardados pelos fãs de quadrinhos, “Os Vingadores”, que reúne em um único filme os principais heróis do Universo Marvel: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Viúva Negra, Nick Fury e Gavião Arqueiro. A única ausência no seleto grupo é o Homem Aranha que, por ser produzido pela Sony, ainda não pode ser usado juntos aos demais.

A história

Dirigido por Joss Whedon, criador da série de TV “Buffy – A Caça Vampiros”, o longa mostra a descoberta de uma ameaça à segurança da Terra liderada por Loki, irmão de Thor. Ciente da situação, o então diretor da S.H.I.E.L.D, Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson, resolve ir em busca de recrutar os mais poderosos heróis do universo para proteger toda a sociedade da terrível iminência de destruição e dominação. As expectativas pelo

filme já vêm de algum tempo, mais precisamente desde 2008, quando chegou às telas o primeiro filme do “Homem de Ferro”, que abriu as portas para que os outros personagens fossem inseridos aos poucos, de forma individual, e que possibilitasse a execução e reunião do grupo, o que culminou com a estreia de “Capitão América”, último dos heróis a integrar a equipe dos “Vingadores”.

O que vem por aí

Agora, para os amantes de histórias em quadrinhos, o sucesso de “Os Vingadores” pode representar muito mais do que mais uma série de novos filmes; pode fazer com que o outro principal grupo de heróis, dessa vez da DC Comics, “Liga da Justiça”, possa ganhar vida, já que existe um projeto há pelo menos dez anos engavetado para unir Superman, Batman e Mulher Maravilha, juntos em ação.

Sucesso absoluto

Comprovando as expectativas, “Os Vingadores” chegou arrebentando os índices de faturamento em sua estreia, e apenas no primeiro final de semana de exibição nos Estados Unidos, o longa se tornou o mais visto da história do cinema em uma estreia com arrecadação de mais de US$ 200,3 milhões, superando “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”. Em todo o mundo, até o dia 07 de maio o filme já havia ultrapassado a marca dos US$ 600 milhões, e não foi diferente no Brasil, que apenas no primeiro final de semana, 1,6 milhões de pessoas assistiram “Os Vingadores”, um recorde na história do cinema no país.

10 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 11


Mús ica Séries

VitorJuliana Quartezani Cuaniv-quartezani@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

C

om a chegada do verão nos Estados Unidos, as redes de televisão começam a definir seus carros chefes dentro das suas grades de programação. E os programas que mais sofrem nesse período são as séries de TV, responsáveis por alavancar as audiências dos respectivos canais.

Boas e más notícias

Também nesse processo, os telespectadores aficionados por seus programas vivem a expectativa de saber se suas séries continuarão ou serão canceladas. Nesse ano já tivemos algumas baixas como a excelente série “Luck”, protagonizada por Dustin Hoffman, que foi cancelada devido aos recorrentes acidentes nas filmagens, que culminaram na morte de três cavalos. Ao mesmo tempo, tivemos a confirmação da renovação, pouco tempo depois da estreia de sua segunda temporada, de uma das séries mais aclamadas entre os especialistas e telespectadores, “Game of Thrones”, que chegará à sua terceira temporada.

Novas temporadas e cancelamentos

Dentro desse panorama, a Outdoor Regional traz aos nossos leitores a relação das principais séries renovadas e quais não veremos mais em nossas televisões. Esperamos que a série que você tanto gosta esteja garantida para mais um ano de vida e de diversão.

Séries renovadas – “American Horror Story” (2ª temporada); “Blue Bloods” (3ª temporada); “Boardwalk Empire” (3ª temporada); “Bones”  (8ª temporada); “Breaking Bad”  (5ª temporada); “Californication”  (6ª temporada); “CSI”  (13ª temporada); “Dexter”  (8ª temporada); “Game of Thrones”  (3ª temporada); “Glee” (4ª temporada); “Homeland” (2ª temporada); “How I Met Your Mother” (8ª temporada); “Mike & Molly” (3ª temporada); “New Girl” (2ª temporada); “Person of Interest” (2ª temporada); “Pretty Little Liars”  (3ª temporada); “Psych”  (7ª temporada); “Smash”  (2ª temporada); “Sons of Anarchy”  (6ª temporada); “South Park” (até 17ª temporada); “The Big Bang Theory” (até 7ª temporada); “The Good Wife” (4ª temporada); “The Mentalist” (5ª temporada); “The Simpsons” (até a 25ª temporada); “The Walking Dead” (3ª temporada); “Two Broke Girls” (2ª temporada); “Weeds” (8ª Temporada). Séries canceladas – “Charlie’s Angels 2011”  (Cancelada na 1ª Temporada); “House”  (finalizada na 8ª Temporada); “Luck” (Cancelada na 1ª Temporada); “Terra Nova” (Cancelada na 1ª Temporada).

12 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 13


Literatura

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

A vida não é justa; é apenas a vida. Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva, abandonados mesmo. Mas não é verdade. Não para quem tem fé.” Na última semana de abril, o livro ficou em primeiro lugar no ranking dos mais vendidos e o seu sucesso só tem aumentado, talvez pelo fato de levantar o interesse das pessoas quando descobrem que, na verdade, a história contada é verídica.

Oprah Show”. A história também poderá ser vista nas telonas, já que em junho chega por aqui o filme “Para Sempre”, inspirado na vida de Kim e Krickitt.

O começo

O leitor será convidado a mergulhar na história de Kim e Krickitt Carpenter, que se conheceram através de um telefonema. Kim, um treinador de um time universitário de beisebol numa cidade do Novo México, ligou para uma loja de esportes na Califórnia e quem atendeu foi Krickitt, então funcionária do local. Logo na primeira conversa ele já se encantou pela moça e começou a ligar sempre, apenas para conversarem. Depois de muitos telefonemas, eles resolvem se conhecer pessoalmente. Como toda boa história de amor, acabam se apaixonando e logo depois se casam. Esse acontecido é um tanto fantasioso demais, mas, como se trata de uma história real, quem somos nós pra duvidar, certo?

O drama

Tudo seria lindo se não fosse uma tragédia que cruzou a vida do casal. Dois meses depois do casamento, eles vão passar o feriado de Ação de Graças com a família de Krickitt. É então que eles sofrem um grave acidente de carro, no qual ambos se ferem e ela escapa por um milagre. Em decorrência disso, ela fica em coma por várias semanas e, quando enfim acorda, não se recorda dos fatos recentes que aconteceram em sua vida, incluindo o casamento. É então que começa o desenrolar do drama vivido por eles, pois imagine que angustiante é o fato da pessoa que você ama, e com quem acabou de se casar, não se lembrar de você. Kim então precisa aprender a lidar com uma nova Krickitt, que, apesar de tratá-lo como um estranho, ele não desanima e, dia após dia, se empenha em reconquistar a mulher de sua vida.

Na vida real

Como já dito, é difícil acreditar que seja realmente uma história real, mas o que aconteceu com eles, no ano de 1993, foi noticiado em vários veículos de comunicação, sendo que a história do casal foi destaque até mesmo no famoso programa da Oprah, o “The 14 | www.outdoorregional.com.br

TÍTULO: PARA SEMPRE AUTOR: Kim e Krickitt Carpenter EDITORA:Editora Novo Conceito 144 páginas


www.outdoorregional.com.br | 15


Mús Músiica ca

N

icki Minaj lançou seu álbum de estreia, “Pink Friday”, em novembro de 2010, depois de lançados três mixtapes entre 2007 e 2009 e ter assinado contrato com a gravadora Young Money. Rapidamente se tornou um sucesso comercial e a primeira artista a ter sete canções na lista de músicas Billboard Hot 100 ao mesmo tempo. A rapper já foi indicada como uma das dez figuras mais proeminentes do gênero hip-hop em 2011 e “Estrela em Ascensão” no mesmo ano. O segundo álbum de estúdio foi lançado em abril de 2012, chamado “Pink Friday: Roman Reloaded”. 

Vida pessoal Onika Tanya Manaj nasceu em dezembro de 1982, mas boatos dizem que seria 1984, em Saint James, subúrbio de Trinidad e Tobago. Viveu em Saint James com a avó até os cinco anos de idade, enquanto os pais procuravam por um lugar para morar em Nova Iorque. De acordo com Minaj, o pai bebia muito, usava drogas e uma vez tentou matar a mãe após colocar fogo na casa onde moravam. Ela estudou na escola de música Elizabeth Blackwell Middle School, onde tocava clarinete. Cresceu cercada de problemas como o vício em drogas

16 | www.outdoorregional.com.br

Juliana Juliana Cuani Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

do pai e sendo criada pela mãe. Para fugir dos problemas, Minaj criou personagens (alter-egos) e vivia através deles, como declarou em entrevista à revista New York Magazine. “Eu ficava longe de toda aquela luta, imaginava ser uma nova pessoa. ‘Cookie’ foi a minha primeira identidade, que ficou comigo por um tempo. Fui para a ‘Harajuku Barbie’, depois ‘Nicki Minaj’. A fantasia era a minha realidade”.

Influências e gêneros musicais Minaj afirma que os artistas que influenciaram seu estilo musical são Lisa “Left Eye” Lopes, Lil Wayne, Lauryn Hill, Jadakiss, Natasha Bedingfield, Foxy Brown, Lil’ Kim e Missy Elliott. Ela também diz ser inspirada por  Madonna,  Marilyn Monroe,  Grace Jones M.I.A e Cyndi Lauper. David Jeffries, do portal Allmusic, classificou os momentos de Minaj com os gêneros musicais dizendo que “Nicki Barbie” usa pop e R&B e a “Nicki cadela” deriva do  hip-hop.  Mariel Concepcion, da revista  Billboard, notou que há hip-hop turbulento, pop brilhante e um R&B vulnerável. Além dos três gêneros predominantes, a  rapper  mistura em suas canções  dance-pop e eletrônica.


www.outdoorregional.com.br | 17


Mús icalogia Tecno

Juliana Juliana Moreno Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br j-moreno@outdoorregional.com.br

Popularidade dos dispositivos móveis só aumenta, mas o desempenho das baterias deixa a desejar

S

martphones, tablets e notebooks são itens que fazem parte da vida da maioria das pessoas atualmente. No trabalho, em um restaurante no horário de almoço ou até mesmo à beira da piscina num fim de semana, esteja onde estiver, pelo menos um deles estará ali do seu lado.

A questão da bateria Entretanto, apesar do sucesso desses dispositivos móveis, uma questão está deixando os usuários insatisfeitos: a duração da bateria dos aparelhos. Prova disso foi o que aconteceu há pouco mais de dois meses, logo após o lançamento no novo Ipad 3. O analista Raymond Soneira, presidente da DisplayMate, se queixou que quando o mostrador da tela indicava que a bateria estava completamente carregada, na verdade ela apresentaria apenas 90% da carga total, ou seja, uma hora a menos com o aparelho ligado.

A explicação Mediante isso, o vice-presidente de marketing da Apple, Michael Tchao, fez uma declaração na qual explicou que isso ocorre devido ao modo de administração do aparelho no processo de carregamento da bateria. iPad, iPhone e iPod mostram a bateria como carregada pouco antes de isso realmente acontecer. Depois disso,

18 | www.outdoorregional.com.br

ela continua sendo abastecida até alcançar os 100%, descarrega um pouco e volta a atingir capacidade máxima, repetindo esse processo até que o aparelho seja desplugado da rede elétrica.

O que podemos esperar Mesmo com esse fato esclarecido, ainda paira uma crítica por parte dos usuários: as baterias duram muito pouco! Ainda mais pelo fato já citado de que esses aparelhos nos acompanham praticamente 24 horas por dia. Mediante a isso, pesquisadores no mundo todo tentam criar novas baterias que atendam à necessidade das pessoas de estarem conectadas. Prova disso é a empresa NEC, que promete até 2013 criar uma bateria mais durável e totalmente dobrável. Para fazer uso, a Samsung já anunciou sua tela flexível ainda para este ano. Da mesma forma, cientistas da Northwestern University, nos EUA, estão desenvolvendo uma nova bateria de íons de lítio que dura até 100 horas, ou seja, dez vezes mais que as atuais, e seria recarregada em apenas 15 minutos. Entretanto, pra desfrutar disso, só daqui cinco anos. Então, o que nos resta é esperar essas novidades que vão revolucionar o mundo tecnológico e, com certeza, nos deixar muito mais felizes.


www.outdoorregional.com.br | 19


Ensaio

Os tons iluminadores estão em alta e o amarelo promete aparecer em grande evidência no outono, dando up de ousadia e sofisticação na produção!

Modelo: Larissa Angelim Fotógrafo: Daniel Trabanca Styling: Gabriela Barreto Edição de imagens: Bruno Veiga de Oliveira Local: Condomínio Portal das Estrelas 20 | www.outdoorregional.com.br


Camisa amarela, cinto de onça pelica, calça montaria marrom-clara de pele castor, colar dourado cascata, pulseiras douradas e brinco de bola dourada.

Livia Barros Rua Coronel Eugênio Motta 521 - Shopping Vila D’ouro Loja 43 - Centro - Boituva/SP (15) 3263 - 4347 www.outdoorregional.com.br | 21


Macacão estampado azul e amarelo e blusa de malha fina amarela.

Madame Filó Rua Cel. Eugênio Motta 398 A - Centro - Boituva/SP (15) 3363-2795 22 | www.outdoorregional.com.br


Vestido estampado sport-aporter amarelo, azul e branco com ombreiras.

Socila Rua Expedicionรกrio Souza Filho, 110, Centro Boituva/SP (15) 3263-5042 www.outdoorregional.com.br | 23


MĂşs ica Moda feminina

Gabriela Barreto g-barreto@outdoorregional.com.br foto - www.chitass.wordpress.com/

24 | www.outdoorregional.com.br


Modelo usado antes de dormir volta em alta!

N

essa temporada o armário dos homens é que inspira os mais diversos looks femininos. Após o sapato Oxford estar em grande evidência, agora os queridinhos da vez são os slippers ou, como chamados antigamente, mocassim.

O que são?

O nome slipper é uma inspiração dos velhos e bons chinelos de quarto, usados antes de dormir, que une o conforto da sapatilha com o charme do mocassim. Entrando como grande tendência de sapato no outono-inverno 2012, os slippers estão fazendo a cabeça das mulheres e já em moda nos pés das fashionistas.

Como surgiu

Criado pelos índios norte-americanos, este possuía a sola costurada na parte superior do bico do sapato e fe-

chado com ponto rústico. Foi na década de XV que o mocassim esteve em alta, como símbolo de nobreza, quando se usava o sapato baixo antes de dormir. Agora, o mesmo está de volta, mas com um ar mais modernizado através do slipper, que vem sem as antigas costuras ou franjas.

Como usar

Mais confortáveis, versáteis e práticos, os slippers aparecem nas coleções da estação em diversas marcas. Úteis para acompanhar looks formais e também combinações para o dia a dia, transmitindo elegância às produções femininas. Aparecem em diversos modelos, podendo criar inúmeros looks modernos e diferenciados, sejam em estampas de poá,tachas,camurça,animal print ou nos modelos mais sofisticados com aplicações de cristais e glitters, brilhantes e metalizados. Usando o Slippers, não tem como errar!

DICAS Os slippers vão bem com uma calça cropped ou skinny, shorts ou vestidos. As mais baixinhas devem aderir sem medo ao slipper, pois este tende a alongar, devido a sua modelagem.

www.outdoorregional.com.br | 25


MĂşs ica Moda masculina

26 | www.outdoorregional.com.br

Gabriela Barreto g-barreto@outdoorregional.com.br


Do couro à camurça, a bota apresenta versatilidade na temporada

S

em se restringir às botas masculinas em estilo country, nesta temporada diversas coleções apostam em modelos de botas com cano curto ou médio, couro ou camurça.

aposta de diversas marcas nacionais e internacionais, com superfície lustrosa ou em tecido de cores coloridas entre o preto e o marrom combinados.

Os coturnos

Os famosos coturnos continuam em alta, visam o social do tradicional sapato ao conforto e proteção das botas, garantindo assim boas opções para todos os tipos de homens e ocasiões a serem usados.

As botas e os tecidos

A camurça atualiza os modelos mais tradicionais, passando com modernidade às estampas e tecidos baseados nos animais. As botas aparecem como grande tendência, já que para a estação são ideais para maior proteção, seja da chuva ou do frio,sendo que aparecem em diversas texturas de couro e tecidos. Já as botas com sola alta, estilo trator, são a grande

Tem pra todo gosto

Assim, entre botas de cano curto, médio ou alto, pesados coturnos e solas altas ou tradicionais, as tendências de calçados masculinos outono-inverno 2012 chegam bastante amplas, garantindo boas e modernas opções para todos os tipos de gostos masculinos.

DICAS - Podem ser usadas com calças jeans e de sarja, mas nada de calça social! - Camisetas e camisas xadrez caem muito bem na combinação!

www.outdoorregional.com.br | 27


Mús icação Educa

Thássia JulianaMoro Cuanit-moro@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

A educação de jovens e adultos é hoje parte essencial na educação brasileira. Nunca foi tão forte a vontade e a necessidade de voltar a estudar e recuperar o tempo perdido. Se você abandonou a escola há muitos anos e sente vontade de voltar a frequentar a escola, ou ter essa experiência pela primeira vez, saiba que isso é uma realidade e um direito que você possui. 28 | www.outdoorregional.com.br


O EJA

Abandono escolar

Muitos brasileiros por diversos motivos tiverem que abandonar a escola em sua infância e juventude, pois a necessidade de trabalhar e ajudar em casa acabou por forçar a interrupção dos estudos. Entretanto, nos dias atuais é cada vez mais importante e fator de destaque em qualquer carreira profissional a qualificação e os estudos completos. É por esse motivo que a falta de instrução se torna motivo de exclusão na hora de conquistar novas posições no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 14,2 milhões de analfabetos com mais de 15 anos em todo país.

Muito mais do que completar os estudos, o EJA busca fazer com que seus alunos sejam incluídos na sociedade através da educação. A confiança é outro fator que essa modalidade de ensino busca despertar, pois o conhecimento é capaz de fazer com que aquele que antes não o dominava se sinta confiante para exercer novas habilidades. Confiança, novos conhecimentos, capacitação e inclusão social: essas são as principais características da educação para jovens e adultos. Se você faz parte desse imenso número de pessoas que não conseguiram completar seus estudos no período correto e sente vontade de terminar essa importante e necessária etapa da vida, saiba que as oportunidades estão dadas e muito mais que um direito, é um dever do Estado proporcionar que aqueles que não tiveram a chance possam se igualar a todos que concluíram seus estudos. Nunca é tarde para estudar e recomeçar a conquistar um sonho.

As dificuldades

Retomar os estudos na fase adulta não é uma tarefa fácil, os obstáculos são maiores, pois em muitos casos, há dificuldade em conciliar trabalho, família e estudos. Por esse motivo nas escolas brasileiras existe o EJA, Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade que atende essa parcela da população que não concluiu os estudos nos níveis do ensino fundamental e médio. O EJA, na maioria das vezes, é aplicado no período noturno e seu tempo de duração em cada série é diferente das existentes na educação básica para crianças e adolescentes. Além da necessidade que a carreira profissional e o mercado de trabalho exigem, concluir ou iniciar os estudos é para muitos um sonho. E esse sonho hoje pode se tornar uma realidade, pois as possibilidades estão abertas e se renovam a cada ano.

www.outdoorregional.com.br | 29


Mús ica Deco ração

Valdely Juliana Dantas Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br v-dantas@outdoorregional.com.br

Pequenas mudanças podem trazer para a sua casa um clima acolhedor para a estação mais fria do ano

O

inverno ainda não começou oficialmente, mas você já pode começar a fazer algumas alterações no seu ambiente para deixar aquele clima de aconchego para curtir um bom filme, aquele livro que mexe com a sua imaginação ou criar momentos de encontros com a família e os amigos sem precisar sair da atmosfera gostosa da sua casa.

Nas paredes

Pinte as paredes com tons mais escuros, como vermelho queimado, bege, cinza, marrom ou intercale as cores com papéis de parede em tecido que também dão um toque bem aconchegante ao ambiente. Boas opções são os tecidos mais pesados, o que pode misturar listras e florais tanto na parede quanto em algumas peças de móvel ou decoração. Cortinas com cores leves remetem bastante ao verão. Para a mudança de estação, troque-as por uma cortina de tecido mais robusto, como veludo ou seda. Abuse em tons como grafite, preto, marrom e café.

Estofados

Em tempo de frio, aproveite para revestir os sofás com tecidos pesados como veludos, que podem dar um clima bastante agradável ao espaço. Tecidos com tons mais quentes como veludos, camurças e até mesmo o couro também podem ser utilizados em almofadas.

Detalhes

Velas trazem uma atmosfera de meia luz para o ambiente, sendo uma boa opção para quem não tem lareira em casa. Em um abajur ou luminária, instale uma lâmpada de 220 volts em uma fonte 110 watts. O filamento ficará vermelho, deixando o ambiente com uma iluminação típica de casas antigas. Cúpulas de abajur revestidas em tecidos leves fazem um contraponto colorido no ambiente mais escuro. Aposte em tons vibrantes como verde esmeralda, azul-turquesa e vermelho bordô.

Tapetes

Tapetes são fundamentais para ambientar o espaço no inverno, principalmente se o piso for frio. Aposte em modelos com pelos mais encorpados e altos, que deixam os ambientes mais aconchegantes. Invista em acessórios como mantas dobradas no pé das camas, ou em um canto do sofá, para que possam ser usadas a qualquer momento do dia ou da noite. Essas peças podem ser colocadas com tons de contraste dos estofados, da colcha da cama ou mesmo sobressair à decoração convencional. Para deixar o ambiente mais acolhedor, use incensos e aromatizadores, especialmente com fragrâncias amadeiradas, que ajudam a promover uma sensação de conforto e relaxamento.

Para não errar

Procure utilizar as peças já existentes no ambiente e faça contraste com as cores. O importante é não deixar um ponto muito escuro de um lado e outro muito claro do outro. Deixe as cores sérias para as paredes e as extravagantes para os objetos, fazendo sobreposições para não deixar o ambiente todo muito escuro. 30 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 31


Especial

32 | www.outdoorregional.com.br

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br


“Eu corro pro mar pra não lembrar você E o vento me traz o que eu quero esquecer Entre os soluços do meu choro eu tento te explicar Nos teus braços é o meu lugar...” Esse trecho, que com certeza lhe é familiar, é da música “Sem Ar”, hit que ficou famoso da voz de Vinícius de Abreu ou D’black, como ficou conhecido. Segundo o cantor, essa é umas das músicas mais pedidas em seus shows, pois marcou a vida de muitas pessoas e parece encontrar mais ouvintes todos os dias.

Os primeiros passos

D’Black nasceu no Rio de Janeiro e começou a cantar aos 10 anos de idade no coral da escola. Mais tarde, quando já estava decidido a seguir a carreira musical, ingressou na escola de música Villa Lobos, onde estudou canto e piano. Em 2005 lançou seu primeiro álbum, que recebeu o nome “Soul Brasileiro” que, inclusive, foi berço da famosa “Sem Ar” que se tornou sucesso em 2007 através da internet. Já no ano de 2008, o cantor lançou o CD “Sem Ar”, com 14 composições próprias.

Trabalhos recentes

O CD mais recente do cantor é o “D’black Music”, lançado em 2010. “Nesse álbum eu continuo a falar de amor em suas infinitas formas e ainda tive a ideia de fazer um CD valorizando o som de cada instrumento tocado. Dou destaque para as canções ‘Se eu for embora’ e ‘Só você e eu’. O CD ainda tem a participação do grande músico brasileiro, Toninho Horta, na canção ‘Rosas Vermelhas’”, diz ele.

Os melhores momentos

Ao recordar os passos de sua carreira, D’black fala sobre os momentos que mais o marcaram. “São tantos momentos importantes em tão pouco tempo. O lançamento do CD “Sem Ar”, que já ganhou Disco de Ouro, com 50 mil cópias, o prêmio de Revelação no programa do Faustão em 2009, o lançamento do filme “Maré”,

no qual fui protagonista, viajar por países como Espanha, Angola, Japão e tantas outras maravilhas que estão acontecendo. Seria impossível escolher um momento especial, pois recentemente cheguei à conclusão de que a verdadeira felicidade não está no objetivo e sim no caminho que se faz até ele”, conta.

Os planos

Quando perguntado sobre os planos para este ano, o cantor resume em: cantar, compor e falar de amor. “Não falo de amor porque sei do amor, mas sim porque o procuro constantemente. Sei que através disso me conecto a uma infinidade de pessoas que procuram o mesmo, então, acho que tenho muito trabalho a fazer”, diz.

A internet e a música

Visto que a música “Sem Ar” alcançou grande conhecimento e caiu no gosto do público graças à internet, D’black destaca os outros motivos pelos quais esse meio de comunicação é uma ferramenta muito importante no cenário musical atual. “Você pode ouvir canções de qualquer cantor, de qualquer época, a qualquer momento e, se quiser repetir 100 vezes a mesma música, também pode. A música é capaz de mudar tudo ao seu alcance, para melhor ou para a pior e, com a internet, isso só depende de alguns cliques”, argumenta o cantor.

Uma mensagem

Carinhosamente, o cantor deixou uma mensagem para os leitores da Outdoor Regional e também para toda a equipe! “Levante a cabeça, não desanime, a fé te dá asas no abismo e o sol continua atrás das nuvens. Mude o foco. Se você ainda está vivo não diga que perdeu tudo, pois tudo que se pode ter ainda é pouco em relação ao maior presente que Deus nos deu: a vida. Desejo a todos os amigos da Outdoor Regional muito sucesso nesse trabalho tão importante de levar informações de qualidade através das palavras. Muito obrigado por compartilharem esse espaço maravilhoso comigo. Estaremos juntos em pensamento, não importa a distância de nossos corações”, finaliza ele.

www.outdoorregional.com.br | 33


Social

01 02

Black Party - Aterruá - Boituva/SP 01 01

01 - Ana Paula e Lilian / 02 - Silene, Adriana e Patricia / 03 - Natalin e Ana 04 - Isabela e Gabriela / 05 - Talia e Daniele / 06 - Mayara e Jéssica / 07 - Jéssica, Taciane, Nina e Amália / 08 - Mara, Rejane, Driely e Priscila / 09 - Caio, Gabriela, Milene e Giovani / 10 - Nicole e Ariane / 11 - Isabela e Thomaz 12 - Yasmim, Valdilene e Jaqueline

Coquetel de Aniversário Madame Filó – Boituva/SP 13 - Sonia Alves, Valdely Dantas e Mariane Piva / 14 - Valdely Dantas, Giuliana Lazari e Hellen Tesoto

Olimpíadas do Colégio Anglo de Boituva – Boituva/SP 01 03

15 - Bruno, Norton e Mariana / 16 - Profª. Jaqueline, Prof. Carlos e Simone 17 - Pedro e Ingrid

01 04

34 | www.outdoorregional.com.br

01 05

01 07

01 06

0801


01 09

01 10

1101

01 12

13

15

14

01 16

www.outdoorregional.com.br | 35

1701


Social

02 04

01 03

em parceria com

05

Inauguração Rotary Club Boituva Sul – Boituva/SP

06

01 - Rinaldo Luiz da Silva / 02 - Fabio Aleixo, José Walter Viotto e Edvaldo da Silva / 03 - Marco Antonio Colenci, Ana Luiza Colenci, Leonilde Felici Viotto, José Walter Viotto e Hernando Aquino

Show do Trabalhador – Boituva/SP 04 - Beatriz e Camila / 05 - Cléo e Aline 06 - Felipe e Patrine / 07 - Daniela e Rafael 08 - Giovana, Laura e Giovana / 09 - Vera e Marcos 10 - Thaysa e Rayla

36 | www.outdoorregional.com.br

07

08

09

10


www.outdoorregional.com.br | 37


Social

02 03 01

em parceria com

Capitão XV - Tatuí/SP 01 - Beto e Aline / 02 - Adriano e Mara 03 - Maiara e Marília 04 - Viviane, Shiczuo,Elaine e Ramon

04

República Botequim – Tatuí/SP 05

05 - Adriano Machado e Fernanda 06 - Amanda, Renata e Isa / 07 - Giovana e Guga / 08 - Taline, Isabela e Adriane 09 - Rafael, Marcelo e Cristiano 10 - Juliano e Rayane 06

38 | www.outdoorregional.com.br 07

08


09

11

10

Rota 11 - Tatuí/SP 11 - Haryn e Bárbara / 12 - Rogério, Josy, Camila e Caio 13 - Carlos, Roberta, Eduardo e Etiene 14 - Marquinho, Gabriel e Rodrigo

Opera Mix - Tatuí/SP 15 - Renan e Regina / 16 - Natália e Caio Créditos: Cintia Rodrigues

12

13

14

15

www.outdoorregional.com.br | 39

16


Capa

40 | www.outdoorregional.com.br

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br


“As pessoas me perguntam se eu tenho medo. Medo?! Não. Eu sei que é alto, mas vou pular! Sou ousado!”. É com essa frase que se depara quem visita o site do cantor, a qual revela um pouco essa nova fase de sua vida e como ele tem encarado as mudanças: com ousadia e alegria!

O início

Ele veio lá de Presidente Prudente, interior de São Paulo, e conquistou o Brasil. Viveu a infância na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde, ainda garoto, a música começou a surgir em sua vida. Por influência de sua mãe,cantou e tocou em missas desde os 10 anos de idade. Mas a grande paixão de sua vida viria a revelar-se anos mais tarde quando, em um Natal em família, aos 14 anos, se apaixonou à primeira vista pelo cavaquinho, instrumento que aprendeu a tocar sozinho, apenas guiado pela garra e determinação.

www.outdoorregional.com.br | 41


Novo trabalho

E é nesse clima que o CD que marca essa nova fase foi concebido, evidenciando o que o cantor está vivendo. “O DVD ‘Ousadia e Alegria’ está a minha cara! Com uma alegria contagiante e uma musicalidade incrível”, descreve ele. E o momento vivido por Thiaguinho está estampado em seu rosto, na escolha do nome do novo trabalho e em cada música. “O DVD traduz o que eu vivi sempre até chegar onde cheguei. Ousado e alegre, sempre fui e sempre serei!”. A gravação do novo trabalho aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de abril, no Credcard Hall, em São Paulo e contou com participações especiais de Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Luiza Possi, Alexandre Pires e Neymar. Já o lançamento do DVD irá acontecer no dia 17 de junho, no Anhembi, em São Paulo.

Os primeiros passos

O cantor começou a cantar na noite aos 17 anos e, um ano depois, com apenas 18 anos, foi selecionado para participar da 2ª edição do reality show musical Fama, em 2002. Apesar de não ter chegado à fase final, a participação no programa lhe rendeu boa visibilidade e um ano mais tarde foi convidado para tornar-se o novo integrante do Exaltasamba, dividindo, então, os vocais com um de seus ídolos, Péricles. À frente, então, do Exaltasamba, Thiaguinho não só conquistou os fãs do grupo, como também milhões de novos fãs em todo país, se tornando ídolo em todo o Brasil.

Novos passos

Após aproximadamente 10 anos de muitos shows e sucesso junto com o Exaltasamba, o cantor decidiu por dar novos rumos à sua vida e anunciou a carreira solo. “Essa decisão foi algo pensado aos poucos. Fui amadurecendo a ideia até o fim do ano retrasado, quando tomei a decisão. E os meus fãs entenderam, pois eles me dão muita força e carinho”, diz ele. Ele também nos falou um pouco como está sendo essa nova fase de sua vida e como tem sido a recepção dos fãs à mudança. “Ótima! Estou no caminho certo. Está tudo como planejei. Meu Deus, nem eu sabia que era tão querido assim! A força que os fãs estão me dando e o carinho que eu tenho recebido parece que duplicaram. Estou transbordando de alegria”, conta. A primeira vez que subiu ao palco desacompanhado foi no dia 23 de março, num show em Fortaleza. Sobre essa nova emoção, ele diz que foi algo indescritível e que isso tem se repetido em todos os shows, fato que o tem feito muito feliz. 42 | www.outdoorregional.com.br


As composições

Tendo ele mesmo como produtor musical, ao lado do diretor musical Pezinho, o repertório traz seis regravações e 16 músicas inéditas, cujas quais ele assina sozinho ou com parceiros como Pezinho e Gabriel Barriga. Thiaguinho é um compositor de mão cheia, visto que já teve suas canções gravadas por vários artistas de peso e de todos os gêneros, como Michel Teló, Marcos & Belutti, Fiuk, Luiza Possi, Alexandre Pires, Sorriso Maroto, Jeito Moleque, Parangolé, entre outros.

O que vem a seguir

Thiaguinho diz que tem como planos futuros apenas colher os frutos do DVD de trabalho e continuar cantando muito por esse país. O que cabe a nós, então, é continuar acompanhando os passos de sucesso desse menino tão querido pelo Brasil e que tem, com certeza, encantado a todos com sua história de vida e talento. Para terminar, o cantor deixou um recado para os fãs e leitores da Outdoor Regional e também para os fãs. “Muito obrigado por tanto carinho! Tudo que sou agradeço a vocês. E não se esqueçam: ousadia e alegria!”.

www.outdoorregional.com.br | 43


Esporte

A

Vitor Quartezani v-quartezani@outdoorregional.com.br

ntes festejado como um dos maiores campeonatos existentes no Brasil, os estaduais estão cada vez mais perdendo espaço e prestígio em todas as esferas, seja entre os torcedores, mídia e até mesmo na televisão, que faz questão de transmitir a competição, mas já começa a repensar suas fórmulas de disputa.

44 | www.outdoorregional.com.br


O passado e o presente

Há cerca de 20 anos, os estaduais representavam as competições onde se podiam acompanhar os principais jogadores e ídolos do futebol nacional. Muitos passaram e se destacaram como Zico, Sócrates, Reinaldo, Cerezo, Júnior, Roberto Dinamite, Careca, enfim, craques que justificavam a existência de um grande público e interesse da mídia. Contudo, ao passar do tempo, os número de grandes atletas foi diminuindo e, aos poucos, o antes celebrado campeonato passou a ser apenas uma espécie de pré-temporada para os clubes.

Um bom exemplo

Esse enfraquecimento não acontece só em São Paulo, mas na maioria dos grandes centros do futebol brasileiro, sendo que os estaduais já começam a ser encarados como uma pedra no sapato dos clubes. Um exemplo claro disso acontece no Campeonato Carioca, antes considerado como a melhor maneira de disputa no país, mas neste ano de 2012 amargou uma média de apenas 1.925 pessoas pagantes nos estádios, a 11ª marca entre os estaduais do Brasil. O ápice do absurdo aconteceu no jogo entre Bonsucesso e Macaé, que contou com o “espetacular” público de dez pagantes. Em São Paulo o panorama não é muito diferente e, se olharmos por outro ponto de vista, pode ser preocupante para um futuro próximo, já que com 20 clubes disputando a primeira divisão, o Paulistão conta com 19 rodadas que só apresentam emoção mesmo nos clássicos disputados, e mesmo assim sem levar grandes públicos ao estádio. Assim como no Carioca, os quatro times grandes de São Paulo, antes mesmo de começarem a disputa, têm prati-

camente a vaga assegurada para a próxima fase, devido ao baixo nível técnico das demais equipes.

Qual o motivo?

Na grande maioria dos estaduais o principal problema é o inchaço de equipes participantes, sendo que, no caso de São Paulo, são 20, o que prolonga as datas e diminui muito a qualidade técnica da disputa. O ideal seria que 14 times disputassem a competição, para que ela pudesse ter um nível técnico pelo menos mediano e que houvesse mais datas para que as equipes realizassem uma preparação física mais homogênea e eficaz.

O futuro e a solução

Dentro desse panorama, acredito que futuramente os campeonatos estaduais serão reservados a apenas clubes de menor expressão, uma vez que os times importantes do país estão cada vez mais envolvidos em outras competições mais significativas como Copa do Brasil e Libertadores. Uma alternativa seria a entrada dos grandes apenas nas fases decisivas, pois assim os clubes poderiam realizar uma melhor pré-temporada, possibilitaria que os times pudessem buscar mais dinheiro e exposição da marca em amistosos pelo mundo, enfim, ações comuns no mercado europeu, que por conta do nosso calendário inchado se torna impossível. A curto prazo, a interferência deve acontecer diretamente das redes de TV que transmitem os jogos, que por conta de rodadas insossas, começam a perder a antes audiência garantida para programas dominicais de auditório. No futebol moderno, não existe mais espaço para a rivalidade local entre os grandes clubes, e sim, essa rivalidade tem que ser levada a âmbito nacional, onde os mesmos encontros acontecem e valem uma disputa muito maior: a soberania do futebol nacional.

www.outdoorregional.com.br | 45


Saúde

Marcelo Galvão m-galvao@outdoorregional.com.br

Tosse por mais de três semanas é sinal de alerta Com esse tema, o Ministério da Saúde reafirmou a campanha para prevenção e tratamento da doença, por isso, achei interessante focar neste tema esse mês, já que o Governo investiu pesado nesse projeto.

O que é

A Tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) e é infectocontagiosa, ou seja, pode ser transmitida direta ou indiretamente. Pode atingir as meninges, os rins, os ossos ou a pele, mas quase sua totalidade acontece nos pulmões. Com o surgimento da AIDS, pacientes imunodeficientes podem contrair mais facilmente a Tuberculose, sendo que 25% dos portadores de HIV possuem Tuberculose, segundo dados do Ministério da Saúde. O Governo previne as crianças através da vacina BCG que é aplicada nos bebês no seu primeiro mês de vida, mas infelizmente não protege os adultos.

dimento imediatamente se sentir os sintomas descritos anteriormente. O tratamento deverá ser realizado durante seis meses sem parar, mesmo quando os sintomas desaparecem. Isso é muito importante para ser curado! Quem para de tomar os medicamentos, pode fazer com que o bacilo crie resistência.

Acompanhamento

Devido ao grande número de pessoas que não cumprem o tratamento completo, o Governo implantou o “Programa de Tratamento Supervisionado da Tuberculose” em cidades com alta quantidade de casos, onde um profissional da saúde acompanha e verifica se o paciente está tomando certinho o medicamento.

Transmissão Pega - Ficar em ambiente fechado - Ficar perto de pessoas tossindo e que estejam com Tuberculose - Ficar em ambiente mal ventilado

Os sintomas

- Febre no final do dia, na maioria das vezes - Falta de apetite - Tosse com catarro há mais de três semanas - Muito suor durante a noite - Sente-se cansado facilmente - Perda de peso

Em caso de suspeita

O SUS está capacitado para diagnosticar os pacientes com Tuberculose, por isso, procure uma unidade de aten46 | www.outdoorregional.com.br

Não pega - Através de abraço ou beijo - Talheres e copos - Banheiros e toalhas


www.outdoorregional.com.br | 47


Games

Rafael Barbosa r-barbosa@outdoorregional.com.br

Porque onde há Guerra, há Morte

D

arksiders foi uma das grandes surpresas de 2010. O título chegou de mansinho e, sem fazer muito alarde, o game que narra a aventura de Guerra (um dos quatro cavaleiros do apocalipse) conquistou a todos, graças à sua ótima história e jogabilidade que trazia uma inusitada mistura entre “God of War” e “The Legend of Zelda”.

A sequência

Com tamanho sucesso, uma sequência era certa e agora a Virgil Games traz o segundo capítulo da franquia, desta vez contando com um protagonista ainda mais mortal, sendo que, desta vez, estaremos no comando de outro cavaleiro do apocalipse: Morte. O game se passará paralelamente com os eventos do primeiro “Darksiders”, onde acompanharemos a luta do mortal cavaleiro para limpar o nome de seu irmão Guerra. A mudança de protagonista é um dos grandes destaques do título, pois Morte é diferente de seu irmão em vários aspectos, desde a aparência, que conta com um design menos poluído, até seu estilo de luta, muito mais ágil e ofensivo.

De outro mundo

O design artístico da franquia continua nas mãos do famoso desenhista Joe Madureira. Ao contrário do

48 | www.outdoorregional.com.br

primeiro game, que se passava no mundo humano, “Darksiders 2” se passará no mundo espiritual de Nether Realms, um cenário perfeito para que Madureira soltasse a imaginação para além dos meros limites humanos e nos apresentasse um mundo totalmente novo e mais criativo. O cenário do novo game será duas vezes maior que o do primeiro, contendo diversas construções colossais e inimigos gigantescos.

Curiosidades

O game trará uma estrutura diferente da encontrada no primeiro “Darksiders”, a começar pela a adição de minibosses, sidequests e uma mecânica com diversos elementos de RPG. Haverá também uma “árvore de evolução”, onde teremos que escolher qual característica iremos evoluir.

Segundo os desenvolvedores, com esta nova adição o jogador não poderá maximizar todos os poderes de Morte, porém poderá criar um personagem único e perfeito para seu estilo de jogo.


www.outdoorregional.com.br | 49


Mús ica Autos

Juliana Juliana Moreno Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br j-moreno@outdoorregional.com.br

Será que a moda pega no Brasil?

S

egundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), atualmente existem 3 milhões de carros elétricos circulando no mundo, porém, no Brasil há apenas 72 unidades em circulação. Será que esse número vai aumentar?

em 1997, já ultrapassou a marca de 2,3 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Equipado com um motor 1.8 e um elétrico de 650 volts, o Prius possibilita ao condutor quatro modos diferentes de condução. Quanto ao consumo, segundo a Toyota, o

O motivo

Talvez a causa de um número tão baixo esteja no fato do país não oferecer nenhum tipo de incentivo para os veículos sustentáveis. Quando houve o anúncio de um plano de ação para veículos elétricos, em 2010, ele simplesmente foi cancelado sem que fosse dado nenhum tipo de explicação para o ocorrido. Como se isso não bastasse, o aumento do IPI ocorrido em setembro do ano passado agravou ainda mais a situação. Como disse o presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, sem incentivos, não há a menor chance de um carro elétrico ser produzido em fábricas brasileiras.

Prius

O Prius é um dos carros híbridos, aqueles que, apesar de terem motor à combustão, a rodagem é alimentada por baterias elétricas com as quais ele também circula. Ao contrário das previsões negativas, a Toyota anunciou que o híbrido Prius, será vendido no Brasil a partir do segundo semestre deste ano. Equipado com motores à gasolina e elétrico, o veículo, desde o seu lançamento

50 | www.outdoorregional.com.br

veículo pode fazer uma média de 21 km por litro de combustível. Resta conferir se o Prius será vendido aqui por um valor abaixo de R$ 100 mil, como estão dizendo. Vale ressaltar que, lá fora, ele custa o equivalente a R$ 39 mil reais.

E lá fora?

Segundo dados levantados recentemente por um grupo de pesquisa polonês, apenas 35% dos proprietários de um veículo híbrido nos Estados Unidos comprariam outro modelo ecológico, apesar dos modelos terem mais que dobrado de 2007 para 2011. Isso pelo fato de que os preços ainda são muito altos e há muita novidade envolvida. E como tudo que é novo, gera um pouco de desconfiança.


www.outdoorregional.com.br | 51


Mús Finaica nças

Spread bancário

Spread bancário, em termos simplificados, é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro, ou seja, o banco paga ao cliente pelo “empréstimo” que ele faz ao banco, no caso o depósito, para assim emprestar esse dinheiro pra outro cliente com taxas maiores do que pagou ao cliente que fez o depósito.

Fábio Juliana Sanqueta Cuani f-sanqueta@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas têm o salário deduzido das prestações que são devidas ao banco.

Redução dos juros

Nos últimos dias, impulsionados pela intenção de baixar o spread bancário, os bancos oficiais – Banco do Brasil e Caixa Econômica – anunciaram importantes mudanças em relação às taxas de empréstimos. As casas bancárias decidiram fazer uma redução considerável nas taxas de

Tipos de empréstimos

No Brasil, é possível encontrar diversas modalidades de créditos, as quais possuem requisitos únicos e que se destinam a diferentes pessoas e rendas. Dentre os tipos de empréstimos mais praticados no mercado, podem ser destacados: o crédito pessoal, financiamento de imóveis, o crédito consignado e a aquisição de veículos.

Crédito consignado

O crédito consignado é um modelo de empréstimo com benefícios bem diferentes do que os concedidos por outros modelos de créditos, pois as prestações são descontadas da folha de pagamento, não é necessária garantia como avalista e fiador e não se consulta SPC ou SERASA para checar se o cliente está com o nome sujo. Diferente do que acontece com a linha de crédito pessoal, os trabalhadores

52 | www.outdoorregional.com.br

juros dos principais serviços de linhas de crédito. Enquanto o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal iniciaram o corte, outras instituições financeiras (Santander, Itaú, Bradesco, HSBC) também anunciaram a redução do spread bancário para não perder clientes. É importante entender as modificações e avaliar a conveniência da ocasião. A quitação de dívidas, por exemplo, se faz oportuna neste cenário atual.


www.outdoorregional.com.br | 53


Turismo

Juliana Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br

Paraty Paraty oferece atrações imperdíveis tanto para os que gostam de leitura e sossego, quanto para os amantes de cachoeiras e passeios de barco

54 | www.outdoorregional.com.br


P

ertinho do oceano e entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Devido à sua localização quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas ruas são periodicamente inundadas pela maré alta, o que lhe rendeu o título de “Veneza brasileira”. O nome vem do tupi  que significa “peixe branco”, referindo-se a uma espécie de tainha abundante na região. Na cidade, o turista pode se encontrar com diversas celebridades como a atriz Maria Della Costa, o navegador Amyr Klink ou algum membro da família imperial brasileira, como o príncipe Dom João Henrique de Orleans e Bragança, que é proprietário de um hotel na cidade, entre outras tantas personalidades que escolheram Paraty para viver.

Contando História De 1530 a 1815, o período colonial brasileiro, foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. A cidade foi fundada em 1667, em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira e, com sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornou-se uma vila independente de Angra dos Reis. Possuiu grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar chegando a ter mais de 100 deles, sendo considerada sinônimo de uma boa aguardente. Após a abertura da Estrada Paraty– Cunha e a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 70, Paraty tornou-se um importante pólo de turismo nacional e internacional, devido ao bom estado de conservação de seus casarões coloniais e graças às suas belezas naturais.

Dos parques ao Centro Histórico Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, a Vila da Trindade, a

Reserva da Joatinga e faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. As águas calmas, cristalinas e sempre mornas da Baía da Ilha Grande são ideais para a prática de mergulho, atraindo grande número de visitantes. Pelas ruas de pedra irregular do Centro Histórico, circulam a pé turistas do mundo inteiro - a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro - atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia. As casas históricas foram transformadas em pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus, em meio a apresentações de músicos populares e estátuas vivas. O calçamento “pé de moleque” remonta aos anos de 1820: todas as ruas foram traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, e a maçonaria determinaram a formação do Centro Histórico de Paraty.

Eventos culturais e folclóricos O mais concorrido dentre os vários eventos culturais sediados na cidade é a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) realizada desde 2003. Escritores nacionais e estrangeiros participam de palestras e debates nos prédios históricos ou em tendas armadas ali mesmo nas ruas. A cada ano, a FLIP é dedicada à memória de um grande escritor já morto. Em 2003, o homenageado foi Vinícius de Moraes; outros nomes que já receberam homenagem foram Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado,  Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira e Gilberto Freyre. Outros eventos importantes que ocorrem na cidade são o Festival da Cachaça, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Festa de Santa Rita, Paraty em Foco, Festival de Música Sacra e a Mostra Rio - São Paulo de Teatro de Rua.

www.outdoorregional.com.br | 55


Direito

Bruno Fernandes b-fernandes@outdoorregional.com.br

Durante 60 dias esteve aberto o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2012, que terminou em 30 de maio. Você não entregou, e agora?

E

m regra geral, e dentre outras condições, toda pessoa que recebeu no ano de 2011 rendimentos tributáveis cuja soma for superior a R$ 23.499,15, está obrigado a enviar a Declaração de Imposto de Renda.

A multa

O prazo para a apresentação do exercício referente ao ano de 2011 expirou em 30 de maio e, para os esquecidinhos, será devida multa pelo tempo em que demorar a entregar, considerando valor mínimo de R$ 165,74, mesmo que não possua imposto devido.

As consequências

No entanto, a punição pecuniária pode ainda não ser a pior parte da história, pois a não declaração do imposto pode gerar diversas outras sanções, como, por exemplo, a suspensão da inscrição no CPF, impossibilidade de contratar financiamentos bancários, participar de programas de financiamento estudantil e aquisição de imóveis e até mesmo viajar para fora do país. Alguns vistos são imediatamente negados pelo simples fato do solicitante não ter apresentado a declaração no prazo hábil, como é o caso de países como Estados Unidos e Japão, o que pode gerar dissabores enormes, causando a frustração de uma viagem de férias ou a perda de uma oportunidade de negócios ímpar.

O que fazer

Contudo, se você se encaixa nessa situação, não se desespere, ainda há luz no final do túnel. Quem ainda não apresentou a declaração de imposto de renda, deve fazê-

56 | www.outdoorregional.com.br

-lo o quanto antes, pois em determinados casos, a multa é proporcional ao tempo de atraso. O meio para solução do problema é através da própria apresentação da declaração, como se dentro do prazo, enviando nos termos normais, e após, efetuando o recolhimento da multa, através da guia fornecida pela própria Receita Federal, regularizando a situação e evitando maiores dissabores e contratempos.


www.outdoorregional.com.br | 57


PolĂ­tica

58 | www.outdoorregional.com.br

AC Rezende ac-rezende@outdoorregional.com.br


Demóstenes Torres (ex-DEM), o senador que representou, por alguns anos, a direita raivosa que salivou diante do banquete de denúncias contra o PT que a imprensa serviu durante a crise do Mensalão, é considerado, hoje, um cadáver político, cuja reputação foi assassinada pelas suas ligações com o acusado de contravenções e bicheiro Carlos Cachoeira. Demóstenes Torres, hoje, é um solitário entre iguais.

As reações

Diferentemente das reações que a maior parte da esquerda teve quando das acusações contra o PT e partidos aliados, saindo em defesa dos mensaleiros canhestros do partido e citando hipocritamente Max Weber, para quem a ética é dividida em duas - a ética do cidadão comum (ética das convicções) e a ética da responsabilidade, ou dos governantes, que podem “violar” a ética comum em prol da “responsabilidade” - a direita tratou de pedir o extermínio da reputação de Demóstenes.

O Democratas

O Democratas, partido do Senador-moribundo, afirmou estridentemente que expulsar Demóstenes de suas fileiras tratava-se de uma questão fundamental para o partido, que não comporta nenhum “criminoso” na legenda, esta “baluarte da ética e reserva moral do nosso país”. Trata-se na verdade, antes, de uma questão de sobrevivência, que quase toca a hipocrisia: se o maior algoz da corrupção mantiver um “criminoso” (assim pré-julgado para ser expulso do partido, antes das investigações chegarem a conclusões de fato e incriminá-lo de forma contundente – ou não) sob sua legenda, como poderá responder às demandas da sociedade, que exige ética e moral elevadas dos nossos mandatários? O acaso não deixou de mostrar seu humor na escolha do relator do Conselho de Ética do Senado, quando, por sorteio, sugeriu o nome de Renan Calheiros (PMDB, que não aceitou o cargo) para a vaga “maldita”. O Conselho é o responsável por avaliar as cir-

cunstâncias que envolvem Demóstenes e se deve-se abrir um processo de quebra de decoro parlamentar, resultando em cassação de mandato. Hoje o processo está aberto, e a defesa do Senador-cadavérico afirma que faltam provas para se proceder ao processo de quebra de decoro.

Enquanto isso...

O Democratas, atrás das cortinas políticas, cogita uma fusão com o PSDB, como forma de sobreviver. Mas o tucanato também vive às voltas com um de seus políticos: Carlos Alberto Leréia, que teria recebido propina de Carlos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo. O relatório da PF mostra de forma esmiuçada as relações de proximidade do parlamentar tucano e de Cachoeira. Os dados constam no capítulo intitulado “Transações Financeiras”, do relatório da PF. Novamente, foram os grampos, ou interceptações telefônicas, como gostam os mais preciosistas, que flagraram os diálogos entre os dois. As investigações envolvendo Cachoeira tocam os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Ministros do Supremo Tribunal Federal estão assombrados com a possibilidade de serem atingidos pelas investigações, uma vez que gravações telefônicas mostram um Demóstenes comprometido em intervir junto a Corte Suprema para favorecer o grupo de Cachoeira. Demóstenes tinha trânsito no Judiciário. Os ministros que recebiam o Senador eram Gilmar Mendes, o controverso ex-Presidente do STF, José Antonio Dias Tofolli e Luiz Fux. A Presidente Dilma Rousseff também anda perdendo o sono com as investigações, pois acredita que elas podem impactar de duas formas diferentes: primeiro, a CPI pode levar o escândalo para dentro de seu governo, por meio do Ministério dos Transportes, segundo, porque pode paralisar o Congresso, atrasando votações importantes. Fato é que, quando a política foi definida como a arte do possível e aceita como tal, a moral deixou de ser um órgão vital e passou ao nível de acessório, posto e deposto ao sabor dos ventos, como o termo “possível” exige.

www.outdoorregional.com.br | 59


Trabalho

Saiba como lidar com a sua vida profissional para que o trabalho em excesso não prejudique as outras áreas da sua vida 60 | www.outdoorregional.com.br

Juliana Moreno j-moreno@outdoorregional.com.br

S

e você não tem mais tempo para nada a não ser o trabalho, vive com a cabeça cheia de preocupações e coisas a fazer, dorme mal e o stress assombra seus dias, é hora de dar uma pausa e pensar em qualidade de vida, que envolve equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


Os sintomas

Para saber se você está colocando sua vida profissional à frente de tudo e prejudicando todo o restante, é simples. Veja se você tem algum destes sintomas:

- fala sobre o seu trabalho o tempo todo e com qualquer pessoa, mesmo nos dias de folga e momentos de lazer - possui muita dor de cabeça - perde o sono por diversas noites - tem ansiedade, indícios de depressão e facilmente se irrita Se você balançou a cabeça positivamente em um dos itens, você pode estar trabalhando demais e prejudicando a sua vida por conta disso.

Os agravamentos

Quando uma pessoa se dedica somente ao trabalho e não possui mais tempo e disposição para cuidar do relacionamento com a família e amigos, isso pode causar um efeito contrário ao desejado, pois tal atitude levará a pessoa à exaustão. Consequentemente, isso acarretará em baixa produtividade no trabalho, como também a pessoa pode vir até mesmo a adoecer. O segredo para conseguir administrar vida profissional

e pessoal é reavaliar prioridades e, depois disso, estabelecer metas diárias que possam ser cumpridas dentro do horário de expediente, sem que você precise ficar horas a mais para concluí-las. O grande problema é que as pessoas estão acostumadas a sempre ficar no trabalho depois que o expediente em si acaba, ou seja, inconscientemente, ela já se programa achando que terá horas a mais em seu dia de trabalho.

Algumas dicas

Existem outros pontos que devem ser pensados para que você consiga viver bem, conciliando sua vida profissional com todo o restante.

- seu trabalho é, sim, muito importante, mas não tem que ser o ponto principal da sua vida. Se ele sugar todo seu tempo e disposição, ficará em falha com sua saúde e família - aprenda a dizer “não” quando perceber que sua vida profissional está ultrapassando os limites, pois o reconhecimento é um passo muito importante para a mudança - lembre-se sempre de não se programar apenas para trabalhar, mas também para se alimentar corretamente, fazer exercícios físicos, ter momentos de lazer e descansar

www.outdoorregional.com.br | 61


Gourmet

Talita Dias t-dias@outdoorregional.com.br

O modo de preparo

01

Na véspera, deixe a carne-seca de molho, trocando a água algumas vezes.

02

Cozinhe a carne imersa em água, em panela de pressão, por cerca de 40 minutos. Escorra a água e desfie a carne.

03 04 05

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte a carne seca e deixe refogar. Acrescente a polpa de tomate, tampe a panela e cozinhe por cerca de 5 minutos. Polvilhe a farinha de trigo, acrescente a salsa, misture bem e retire do fogo. Reserve. Para o purê misture a mandioca espremida com o caldo dissolvido no leite Coloque metade do purê em um refratário médio e cubra com o recheio. Espalhe o restante do purê, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

62 | www.outdoorregional.com.br

mês de maio está acabando e nos preparamos para dar boas-vindas a Junho, época do ano que nos traz a alegria das festas juninas com suas músicas, danças, gente bonita e, o melhor, as guloseimas! Comida caipira, feita com capricho e servida ainda quentinha. Quem resiste? E é pra dar água na boca de qualquer dançarino de quadrilha que trouxemos essa receita para os nossos leitores.

Recheio ½ kg de carne-seca 2 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 4 colheres (sopa) de polpa de tomate 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de salsa picada ½ copo de requeijão

Purê 1 kg de mandioca cozida e espremida 2 tabletes de  caldo de costela 1 xícara (chá) de leite quente 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Talita N. Dias t-dias@outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br | 63


Mús ica Prata dacasa

Thássia JulianaMoro Cuanit-moro@outdoorregional.com.br j-cuani@outdoorregional.com.br

Gri Alves e a técnica do Point Art

O

Point Art é uma técnica artística baseada em pequenos pontos que se ligam criando diferentes imagens e representações. Essa é a técnica utilizada pela artista plástica Gri Alves, uma paranaense que com sua arte se aproximou e se apaixonou por Boituva e região. A artista transforma linhas de tecido em imagens marcantes, seja retratando a natureza, arquitetura ou figuras humanas. É um pouco da trajetória dessa artista plástica e de sua relação com nossa região que a Prata da Casa traz para você!

O começo

A carreira de Gri Alves com o Point Art é recente, sendo que há cinco anos seus trabalhos foram iniciados com duas exposições em Belo Horizonte (cidade onde ela vive) em tributo ao centenário de Oscar Niemeyer e os 110 anos de BH. Foi nesse momento que as portas se abriram e o mundo das artes descobriu o valor

dos seus quadros. Mesmo com seu prestígio meteórico, Gri Alves aponta que nesses cinco anos os obstáculos foram grandes, mas sua luta e força de vontade foram maiores.

A inspiração e o destaque

A inspiração é papel essencial no trabalho de qualquer artista para que se possa retratar o belo e transformar essa beleza em arte. Ao fazer o jogo mágico entre a agulha e o tecido, Gri Alves transforma as pessoas em obras de arte. Em 2009 seu trabalho entrou para o Guinnes Book Brasil com uma série de 10 quadros em tributo a grandes pintores. Recentemente dois de seus quadros obtiveram grande destaque para sua carreira e para divulgação de seu trabalho. No final de 2011 um quadro em homenagem à presidente Dilma Rousseff passou a fazer parte do acervo presidencial do Palácio do Planalto. E em abril desse ano a própria presidente Dilma entregou uma das obras de Gri Alves, representando o presidente americano Barack Obama e sua esposa Michele, como presente oficial do Brasil. Esses eventos foram divisores de águas em sua carreira, pois o prestígio e a credibilidade de seu trabalho aumentam a cada dia.

Em Boituva

Boituva e Gri Alves possuem uma relação de amor e arte. Em uma de suas exposições ela foi convidada a fazer parte da Academia Boituvense de Letras e Artes (ABLA), seu primeiro, seu primeiro contato com nossa região. Quando veio à cidade, foi convidada a criar o troféu em uma campanha do Rotary Club de Boituva em prol da erradicação da Pólio no mundo. Nesse momento a relação entre Boituva e a arte de Gri Alves se tornou intensa, sendo que esse mês a artista foi convidada a ser sócia fundadora do novo clube Rotary Boituva Sul na cidade, estreitando cada vez mais esse laço. A arte aproximou Gri Alves de nossa região e seu vínculo com a cidade de Boituva faz com que seu destaque e seu sucesso façam da cidade um importante degrau na carreira da artista. A técnica do point art e a sabedoria de fazer de agulhas e linhas expressões artísticas faz do trabalho de Gri Alves um exemplo aos novos artistas da região para que nunca desistam de lutar pela sua própria arte, pois “até em coisas inimagináveis do nosso dia a dia pode surgir uma grande obra”, diz ela.

64 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 65


Região

No mês de junho as comidas típicas, as músicas e as brincadeiras de festa junina ganham destaque nas cidades. Em Boituva, a Festa Junina da APAE é uma das que atraem mais pessoas para se deliciarem e se esquentarem com um pouco do frio típico dessa época.

66| www.outdoorregional.com.br

Camila Marcusso c-marcusso@outdoorregional.com.br

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, acontece a tradicional Festa Junina da APAE de Boituva (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Boituva). Alegrando a cidade há mais de 15 anos, a festa recebe um grande público atraído pelas delícias culinárias, boa música, bingos e apresentações dos alunos da instituição.

A festa

De acordo com o presidente da APAE de Boituva, João Pedro Pacheco, o público vem aumentando muito e a festa só traz benefícios para a instituição. “Nos últimos três anos, a festa junina recebeu, em cada uma das edições, cerca de 4.000 pessoas. Além de divulgar a entidade, a festa tem como objetivo angariar fundos para complementação de receitas e cobrir despesas de manutenção”, diz. Segundo a advogada Gabriela Rosa Cancian, de Boituva, a festa já virou tradição no município. “Eu amo a festa e acredito que já se tornou tradicional na cidade. Além dos bingos e das comidas deliciosas, ajudamos o próximo”, fala. A festa conta com rodadas de bingo, sorteios, apresentações musicais, barracas de pescaria, vinho quente, quentão, churrasco, espetinhos, cuscuz, pizza, doces, entre outros. Além disso, os alunos da entidade fazem apresentações de danças típicas, como a quadrilha. “Os alunos adoram participar de apresentações e mostrar o que eles sabem fazer. É uma realização e tanto pra eles, e mais importante ainda, é


fazer com que eles possam se integrar à sociedade comum”, conta o presidente da APAE de Boituva. Roselene Fernandes Moraes, de Boituva, frequenta a festa há oito anos e afirma gostar muito. “Eu adoro a festa, o cuscuz e as danças de quadrilha”. Para a farmacêutica Karine Serrão Franco, o crescimento da festa deve ser acompanhado do aumento da segurança. “Acredito que é uma festa tradicional, que abrange não só os moradores do bairro como de toda a cidade e a cada ano que passa está tomando maiores dimensões. Por conta disso, creio que deveriam aumentar mais a segurança no local e em sua região. No mais, é uma belíssima festa, que todos devem prestigiar”, expõe Karine.

A APAE

Sobre o trabalho desenvolvido na APAE, o presidente expõe a alegria e o aprendizado diário. “Conviver com esses alunos é uma lição de vida, principalmente para aqueles que reclamam de tudo e de todos. Vale a pena estar com eles, são ações que sempre marcam nossas vidas”. João Pedro Pacheco fala ainda do preconceito e da acessibilidade: “Não há motivos para tratá-los com desigualdade, eles tem as suas deficiências, mas o que as pessoas precisam ter em mente é que cada um de nós tem a sua deficiência, seja nas ações como um todo, seja no trabalho, no estudo, no comportamento ou em qualquer outra área. A diferença é que muitas vezes não percebemos essas deficiências ou não queremos perceber. Em Boituva, na última conferência dos deficientes, foi dito que levantamentos mostram que há 7.500 pessoas com algum tipo de deficiência na cidade. É preciso que o poder público e que a sociedade fiquem atentos a isso e possam conceder a todos o respeito e as devidas condições de acessibilidade física, na educação, na cultura e em todas as demais áreas que qualquer cidadão tenha acesso”, conclui o presidente.

www.outdoorregional.com.br | 67


Mús ica Lança mentos

MÚSICA | Linkin Park

CINEMA | The Tomb

O Linkin Park disponibilizou seu novo single, “Burn It Down’”. Sobre a escolha, o vocalista Chester Bennington disse que ele abrange tudo o que desejavam fazer em seu novo disco. “Todas as nossas canções sofrem mudanças criativas no processo. Às vezes, começam como uma melodia ou como progressões de cordas. Outras vezes, elas começam como batidas e depois evoluem. Mas o que é interessante em relação a essa faixa é a forte energia e as fortes melodias eletrônicas e refrões que a distinguem”, disse em entrevista à MTV. O quinto LP de estúdio do Linkin Park deve chegar às lojas em junho.

Os dois maiores brucutus da história do cinema de ação, Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, podem estrelar um filme inteiro juntos, o thriller “The Tomb”, que mostrará a história de um especialista em engenharia de prisões que precisa escapar de um prédio que ele mesmo ajudou a criar. De acordo com o site Ain´t It Cool News, existe a possibilidade dos dois trabalharem em parceria na produção, e ainda mais, Stallone pode dirigir Schwarzenegger, já que a vaga de diretor ainda não está preenchida. Enquanto a confirmação não é anunciada, os fãs podem se preparar, pois no dia 31 de agosto desse ano os dois estarão mais uma vez frente a frente em “Os Mercenários 2”, que promete ser um dos maiores filmes de ação do ano.

GAME | Mass Effect 3

BioWare e Electronic Arts anunciaram oficialmente o lançamento de “Mass Effect 3: Extended Cut”. A DLC será lançada no verão americano e trará novas cinemáticas e um epílogo para o final de “Mass Effect 3”, que ajudarão os jogadores a entenderem o final do título. O conteúdo é uma resposta a avalanche de críticas por parte dos fãs que ficaram insatisfeitos com o final do game.

68 76 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 69


Galeria

Atrevida Lingerie Camisola Floral R$114,00 à Vista R: Nove de Julho, 40, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 3363 - 2258

Atrevida Lingerie Espartilho Floral 5x no Cartão ou Crediário Próprio R: Nove de Julho, 40, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 3363 - 2258

Miss Flora Tênis Feminino Acima de R$500,00 em 6x no Cartão ou Cheque R: Camilo Thame, 47, Loja 05, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 3363 - 1505

Vitória By Kids Macacão Feminino/Masculino Zigmund À Vista 10% de desconto R: Cel: Eugênio Motta, 521, Loja 42, Centro, Boituva/SP Fone: (15) 3363 - 2648

70 | www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br | 71


Horóscopo

Escrito por: João Bidu www.joaobidu.com.br Twitter: @joaobidu

Signo do mês Gêmeos - 21/05 a 20/06

j-bidu@outdoorregional.com.br

Aries

de 21/03 a 20/04

Com Marte enviando ótimas energias para o seu signo, há grandes chances de se destacar no trabalho. Sua ousadia, sua determinação e seu dinamismo vão ajudar a vencer os desafios profissionais. Consulte amigos e familiares próximos antes de tomar uma decisão importante. Este mês, você vai buscar segurança emocional, valorizando os pequenos gestos de carinho da pessoa amada. Mas, tome cuidado com desconfianças bobas. Na segunda quinzena, a harmonia total tomará conta do astral e você saberá como contornar os conflitos. Se deseja conquistar, fique de olho em alguém do seu convívio e aproxime-se, mas não demore muito, pois tudo indica que existirão imprevistos na segunda metade do mês.

Touro

Johnny Depp 09/06/1963

Natalie Portman 09/06/1981

No trabalho, mantenha o foco em suas atividades, pois há uma tendência a se distrair com assuntos pequenos e diminuir sua produtividade neste período. Organize prioridades no começo do mês, que na última semana o astral deve melhorar. Em casa e com os amigos, você vai se sentir à vontade e eles ajudarão a melhorar seu humor. Só tenha cuidado para não se envolver em briguinhas bobas. Para quem já tem um amor, o mês não é dos melhores, pois há muitos planetas em seu inferno astral. Você terá oscilações comportamentais e deve se esforçar para não se isolar em um período e sufocar o par no outro. Na conquista, seu charme vai dar as cartas, mas cuidado com decepções na segunda quinzena. 72 | www.outdoorregional.com.br

de 21/04 a 20/05

O Sol brilha em seu signo neste mês. No trabalho, suas qualidades típicas como responsabilidade e perseverança, vão ajudar você a se destacar. Aproveite o período para retomar grandes projetos, mas evite se arriscar em situações novas. O setor familiar recebe excelentes energias dos astros e vai querer passar mais tempo em casa e ao lado das pessoas que ama. A dois, não faltará determinação para mudar os pontos negativos do relacionamento e deixá-lo mais feliz que nunca, mas deve ter cuidado com a possessividade na segunda quinzena: use seu charme e para driblar tensões e restabelecer a harmonia. Para quem deseja conquistar um coração, este será o momento ideal para começar um namoro.

Câncer

de 21/06 a 21/07

Você estará com uma disposição e vontade de crescer na carreira que dará inveja. Então, não fique parado(a), tome a iniciativa e aproveite as oportunidades que surgirem em seu caminho. Em casa, contratempos e desentendimentos não estão descartados. Respire fundo e mantenha a calma com seus familiares. Com os amigos, espere por bons momentos. Na vida a dois, seu jeito reservado vai dar espaço para encontros, festinhas e agitos. Mas aprenda a lidar com a situação e saia para se divertir ao lado da pessoa amada, assim, você ainda fortalece os vínculos de afeto. Se você deseja conquistar um amor, não desanime diante dos obstáculos: saia com os seus amigos para conhecer alguns pretendentes.


Leão

de 22/07 a 22/08

É tempo de direcionar suas energias para conquistar suas metas. Não desanime diante de desafios profissionais, aja com confiança e conquiste o destaque que tanto sonhava. Com a agitação profissional, pode deixar familiares em segundo plano e receber cobranças, então, reserve um tempo para dar atenção aos familiares. Ótimas vibrações em sua vida social e tudo indica que sua popularidade aumentará, inclusive entre pessoas bem-sucedidas. A vida a dois estará mais emocionante do que nunca, basta envolver sua cara-metade em seus projetos: some forças com quem ama. Na conquista, seu carisma vai brilhar e sua lista de admiradores tende a crescer. Desencontros estão previstos depois do dia 16.

Virgem

de 23/08 a 22/09

Conte com as boas influências astrais para progredir na carreira. Invista em seu aperfeiçoamento profissional e prepare-se para as perspectivas promissoras que vem por aí, inclusive com possibilidades de melhores resultados financeiros. Em família, o clima estará animado: aproveite para sair da rotina e curtir passeios diferentes e divertidos com seus parentes. Vida a dois cheia de estímulos. Tudo indica que os momentos de intimidade vão esquentar: aproveite! Mas, se deseja conquistar um amor, deverá tomar a iniciativa. Saia com os amigos e conheça pessoas novas. Caso se interesse por alguém especial, aproveite seu poder de sedução para se aproximar e fisgar o coração do seu alvo.

Libra

de 23/09 a 22/10

É tempo de refletir, avaliar e fazer escolhas. No trabalho, não se intimide diante de obstáculos: use sua criatividade e vai superar qualquer desafio. Em casa, alguns aborrecimentos podem surgir, use sua diplomacia e seu bom-senso e conseguirá devolver o clima harmonioso ao convívio familiar. Neste mês, talvez tenha que selecionar melhor suas amizades. Na vida afetiva, sua sensualidade vai dar as cartas e saberá como envolver seu amor, mas cuidado com exigências demais. Só cobre do par o que você já oferece a ele. Mas, se deseja conquistar um amor, vá com calma! Seu jeito sedutor vai encantar muitos pretendentes, então, pense antes de agir para não se envolver com quem só quer curtir.

Escorpião

de 23/10 a 21/11

Aproveite os bons estímulos vindos de Marte para transformar ideias em projetos e colocá-los em prática no campo profissional. Conte com a ajuda de colegas de trabalho e alcançará bons resultados, mas não se esqueça de retribuir o apoio recebido. Seu relacionamento familiar e com os amigos estará mais intenso do que nunca e você conseguirá demonstrar todo o seu carinho às pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Neste mês, seu romance conta com a proteção das estrelas. Converse mais com o par e mostre seus interesses, assim fortalece o relacionamento de vocês. Se está só, o desejo de conquistar um grande amor pode se tornar mais forte e tudo indica que vai encontrar alguém especial.

Sagitário

de 22/11 a 21/12

Este é um bom momento para fazer alianças profissionais e tirar seus projetos de trabalho do papel. Cursos de aperfeiçoamento e treinamentos contam com boas vibrações neste período. Em casa, suas atitudes e palavras vão favorecer a proximidade com seus familiares. Entre amigos, a primeira quinzena promete ser mais divertida: aproveite para reunir pessoas queridas e curtir o momento. Para quem já tem um amor, seu jeito prestativo estará em evidência e vai querer participar mais da vida da sua alma gêmea. Mas, a partir do dia 16, fique de olho para não deixar seu romance se tornar alvo de fofocas. Se pretende conquistar alguém especial, aposte no seu charme para atrair o pretendente.

Capricórnio

de 22/12 a 20/01

Use sua criatividade para trazer alegrias a este mês. Envolva-se com o trabalho e não tenha receio de mostrar seus talentos para se sobressair perante chefes e superiores. Em casa, você estará com um jeito leve e espontâneo, então, curta ao máximo os momentos em família, pois a alegria de estar entre pessoas queridas vai renovar suas energias. Vida social agitada neste período. Na união, os astros indicam uma fase de sintonia e diversão. Com um comportamento mais solto e sedutor, os laços de afetivos se fortalecerão. Na paquera, há uma tendência a deixar a prudência de lado e se aventurar. Reflita sobre o que deseja de uma paixão antes de se envolver para não se decepcionar depois.

Aquário

de 21/01 a 19/02

No trabalho, pare e reflita sobre experiências passadas antes de dar os próximos passos em algum projeto. Seus familiares ocuparão uma posição de destaque em sua vida neste mês e seu bom relacionamento com eles vão renovar sua alegria interior. O tempo passado com os amigos queridos tem tudo para ser especial. No romance, sua vontade de curtir seu amor estará mais forte do que nunca e você trocará passeios interessantes apenas por momentos de paixão ao lado do seu par. Vênus envia poderosas vibrações para quem está só e deseja conquistar um amor. Mesmo que não esteja interessado(a) em ninguém, poderá surgir uma pessoa especial da noite para o dia e garantirá o seu sucesso na paquera.

Peixes

de 20/02 a 20/03

É tempo de desenvolver suas habilidades, expor suas ideias e aperfeiçoar seu trabalho. Tudo que envolva aprendizado conta com bons estímulos. Em família, a primeira quinzena promete ser agradável, mas, depois do dia 16, imprevistos e aborrecimentos podem surgir. Respire fundo e evite atitudes impensadas, só assim conseguirá superar os transtornos desta fase. Na união, será preciso jogo de cintura e paciência. Valorize a confiança e o diálogo para trazer momentos de harmonia ao romance. Na segunda quinzena, faça uma surpresa ao seu amor e fuja da rotina por alguns instantes. Se deseja laçar um coração, deixe a timidez de lado e encante a pessoa que deseja conquistar com seu bate-papo.

www.outdoorregional.com.br | 73


Mús ica Crôni ca

A cultura do corpo alcançou a infância. Não é mais suficiente vermos mulheres lutando para ter corpos perfeitos e competindo em concursos narcisistas para descobrir quem é a mais bonita, pois agora começamos a ver nossas crianças seguindo o mesmo caminho. Passamos a doutrinar nossas filhas nesta nova sociedade de vaidades ao incitá-las a entrar em competições de estética, concursos onde serão julgadas, não pela sua capacidade em determinada área e sim pelo que elas são exteriormente. E se mesmo mulheres adultas têm dificuldade em lidar com tamanha pressão, imagine o que tamanho peso pode fazer quando colocado em ombros tão pequenos. Enquanto isso, nós, os supostos responsáveis, continuamos a nos esquivar de nossa própria incompetência, com a desculpa medíocre de que apenas apoiamos o desejo delas em competir. Continuamos convenientemente nos esquecendo de que embora a imaginação de uma criança seja infinita, seus desejos são limitados, sendo um reflexo do comportamento dos pais.

Ao invés de deixarmos nossas meninas correrem livres, as fazemos caminhar por passarelas com sorrisos falsos e desprovidos da alegria, ocultando sua verdadeira aparência através de maquiagens cuja única função é esconder a beleza da infância”

74 | www.outdoorregional.com.br

Rafael Juliana Barbosa Cuani j-cuani@outdoorregional.com.br r-barbosa@outdoorregional.com.br

Ao invés de deixarmos nossas meninas correrem livres, as fazemos caminhar por passarelas com sorrisos falsos e desprovidos da alegria, ocultando sua verdadeira aparência através de maquiagens cuja única função é esconder a beleza da infância. Muitas vezes cometendo o crime de tentar aflorar a maturidade e sexualidade de alguém que apenas começou a conhecer a vida. E assim, vemos essas meninas que nunca brincarão com a maquiagem da mãe, por já terem seus próprios kits e que há muito tempo já trocaram a Barbie pelo rímel e os doces pelas dietas. Meninas privadas de muitas das alegrias que apenas a infância pode trazer, destinadas a serem adultas complexadas com a própria aparência e crentes de que a fórmula para o sucesso é ter um rostinho bonito e um corpo magro, os membros perfeitos de uma sociedade de aparências e amantes do supérfluo.


www.outdoorregional.com.br | 75


76 | www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

Edição 30 - Thiaguinho

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you