Page 1

www.outdoorregional.com.br

1


2

www.outdoorregional.com.br


EXPEDIENTE

Carta ao leitor Coordenador Geral Rafael Jorge Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues / Juliana Moreno Rafael Barbosa / Gislaine Silva Colaboradores Gabriela Barreto / Studio BG Caio de Souza / Solutudo Aline Cunha / Vanessa Vichi

Neste ano Thiaguinho completa 16 anos de carreira e a comemoração foi em grande estilo! Ele acaba de lançar sua nova turnê, intitulada “Só Vem”. Em conversa com a Outdoor, o cantor falou sobre esse novo projeto, bem como planos e também a nova empreitada como empresário! Nesta edição teremos a estreia de uma nova editoria, que abordará a psicologia e sua aplicação em situações do nosso dia a dia. Não deixe de conferir! Em Arquitetura & Decoração, você ficará por dentro do significado das cores e entenderá um pouco mais como aplicá-las na decoração. Já aderiu à moda das calças clochard? Com corte largo nos quadris, cintura alta e canelas à mostra, o modelo tem ganhado o coração das mais antenadas no mundo da moda. Saiba como usar e aproveitar o máximo dessa tendência! Prata da Casa destaca o pequeno Enzo Fernandes, o garoto de apenas 6 anos que tem conquistado a todos com sua participação em um dos quadros do programa Raul Gil.

Fotografia Raphael Chespkassoff Eduardo de Carvalho

Em Web te apresentamos Mirna Borges, uma educadora financeira que tem mostrado que economia e finanças podem ser tratadas de maneira leve e bem humorada!

Revisão Juliana Moreno / Rafael Pereira

Estes e outros assuntos você poderá conferir a seguir. Tenha uma boa leitura!

Diagramação / Projeto Gráfico Bruno Vieira Veiga de Oliveira Departamento Jurídico Mariele de Oliveira Rosa OAB/SP 377.408 Agradecimento Beatriz Pestana - Mattoni Comunicação Foto Capa André Nicolau

Juliana Moreno

Tiragem/Impressão 8.000 exemplares Gráfica Santa Edwiges

Jornalista Reponsável pela Revista Outdoor Regional

Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br

3


4

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

5


6

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

7


Índice

66 64

60

10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 44 48 52 54 56 58 60 62 64 66

Cinema Séries Literatura Música Moda Masculina Moda Feminina Arquitetura & Decoração Nutrição Beleza Web Social Capa Esportes Psicologia Games Turismo Direito Gourmet Política Prata da Casa Crônica

Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 99114-2136 contato@outdoorregional.com.br Empresa Parceira: Solutudo Boituva (15) 3264-1457 / SoluTudo Boituva

12 8

www.outdoorregional.com.br

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

9


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Cinema

j-moreno@outdoorregional.com.br

i

A trilha sonora do filme ficou por conta de Rodrigo Amarante, integrante da banda Los Hermanos

i

O filme é sem dúvidas um dos mais aguardados deste ano

10

www.outdoorregional.com.br

i

Wendy faz uma viagem de São Francisco até Los Angeles para entregar seu roteiro de Star Trek no estúdio da Paramount


“7 Dias em Entebbe” Dirigido pelo brasileiro José Padilha, o filme retrata o episódio ocorrido em junho de 1976, quando um grupo formado por dois palestinos e dois alemães sequestrou um avião da Air France e conduziu os 248 passageiros que iam para Paris ao aeroporto abandonado de Entebbe, na Uganda. O ato terrorista, feito em resposta à prisão de cerca de 40 palestinos em Israel e outros 13 encarcerados ao redor do mundo, só terminou sete dias depois com uma operação militar das forças armadas de Israel. A história é contada sob múltiplos pontos de vista, seja pelos olhos dos sequestrados, dos governantes de Israel ou mesmo dos terroristas.

“Tudo Que Quero” Chegou aos cinemas no dia 26 de abril o filme estrelado por Dakota Fanning, que dá vida à Wendy, uma jovem portadora de autismo. Ela, independente e brilhante, tem como passatempo escrever histórias de fantasia em seu tempo livre. Um dia, quando descobre que existe uma competição envolvendo fãs de Star Trek, ela não pensa duas vezes e decide terminar seu roteiro e participar da aventura. Ela parte, então, na companhia apenas de seu pequeno cão e com alguns dólares no bolso em busca de seu sonho, pronta para viver desafios e surpresas. No elenco também estão as atrizes Tony Collete e Alice Eve, fechando um trio de protagonistas fortes e que se completam dentro da trama.

“Vingadores – Guerra Infinita” No dia 26 também estreou, enfim, o aguardado filme que conclui o que se iniciou há seis anos em “Vingadores”. Finalmente será possível ver Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Hulk, Thor, Homem Aranha, Feiticeira Escarlate, Visão, Doutor Estranho, Pantera Negra e os Guardiões da Galáxia unidos para enfrentar o seu maior desafio: o vilão Thanos. O filme é sem dúvidas um dos mais aguardados do ano e tem criado expectativas imensas desde a divulgação do primeiro trailer. Com duas horas e 36 minutos de duração, é o filme mais longo da Marvel e também o segundo mais caro da história, com um gasto de aproximadamente US$ 300 milhões, ficando atrás apenas de “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”, cujo orçamento alcançou a marca de US$ 378 milhões.

www.outdoorregional.com.br

11


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Séries

j-moreno@outdoorregional.com.br

“Perdidos no Espaço” Clássico dos anos 60 está de volta com visual renovado

Chegou ao catálogo da Netflix no dia 13 de abril a série “Perdidos no Espaço”, um remake do original de mesmo nome, que ficou no ar de 1965 até 1968, mas que acabou sendo cancelado pelos altos custos de produção.

Exibição na NASA A série chegou bem imponente, já que além do elenco de respeito,

12

www.outdoorregional.com.br

efeitos especiais de primeira linha e trailer empolgante, o episódio piloto foi disponibilizado simplesmente para a NASA e transmitido na Estação Espacial Internacional para os astronautas assistiram durante seu tempo livre.

Elenco A nova versão, que possui 10 episódios na primeira temporada, é es-

trelada por Toby Stephens, que vive John Robinson, que ao lado da mulher, Maureen Robinson, interpretada por Molly Parker, lidera a missão rumo à nova colônia. No meio dessa jornada, o casal tenta consertar a relação e manter a salvo seus filhos: a geniosa Judy (Taylor Russel), a exemplar Penny (Mina Sundwall) e o curioso Will (Max Jenkins). Na trama também está Dr. Smith (Parker Posey), um mestre em manipula-


ções e o malandro Don West (Ignacio Serricchio).

Will e B9 No original que foi exibido por anos no Brasil, Dr. Smith era vivido pelo ator Jonathan Harris e grande parte da trama era contada de acordo com o ponto de vista de Will, um menino que engrenou uma amizade com um robô que viajava junto com a família. Trata-se do famoso B9, personagem do qual surgiu o bordão “perigo, Will Robinson”. Apresentado aqui como um alienígena super poderoso e misterioso, ele é assustador e amável ao mesmo tempo.

A viagem Num tom mais sombrio que o original, a viagem é incentivada pela ida à primeira colônia humana no espaço, mas desta vez a família faz parte de um grupo seleto que conseguiu passar em testes que certificam quem está apto a sair do planeta. Isso porque a Terra foi atingida por um meteoro e está dia após dia se tornando inabitável. A resposta para a tragédia iminente se encontra em Alpha Centauri, o local ideal para a perpetuidade da vida humana.

Expectativas O remake tem cativado o público, então as expectativas para a reno-

i

O episódio piloto foi disponibilizado para a NASA e transmitido na Estação Espacial Internacional

vação para uma segunda temporada são grandes. Inclusive os criadores Burk Sharpless e Matt Sazama afirmaram que já estão desenvolvendo roteiros caso isso aconteça. “Queremos estar prontos para quando recebermos o sinal verde.

Tivemos muitas ideias sobre a segunda temporada, e esperamos poder continuar as aventuras dos Robinson. Temos coisas realmente loucas planejadas”, contou Sazama. “Há muito a explorar ainda na mitologia da série. O robô dos Robinson obviamente tem um segredo em sua origem, temos algo a dizer ainda naquele departamento”, completou Sharpless.

www.outdoorregional.com.br

13


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Literatura

j-moreno@outdoorregional.com.br

“Apenas Amigos” Em “Apenas Amigos”, Holland Bakker foi salva de um ataque no metrô pelo musicista Calvin McLoughlin. Como forma de agradecimento, Holland o apresenta para um grande diretor de musicais. O que de início parecia ser uma tentativa despretensiosa, se transforma em uma chance incrível, pois Calvin acaba sendo escalado para um grande musical da Broadway! Mas tudo pode vir por água abaixo, já que seu visto de estudante venceu e ele está no país ilegalmente. Holland, que a esse momento já estava nutrindo uma paixão pelo rapaz, se oferece para casar com o irlandês para que ele possa permanecer em Nova York. Será que em meio a tantos sentimentos, os dois perceberão que há muito amor verdadeiro em cena?

Autora: Christina Lauren | Editora: Universo dos Livros | 368 páginas

“O Amor que Sinto Agora” Quatro anos após a perda de sua mãe, a autora Leila Ferreira decidiu abrir a carta que ela deixou para ser lida depois de sua morte. E este livro nasceu da necessidade dela de responder a esta carta. A mistura de realidade e ficção é protagonizada por Ana, uma mulher que enfrentou um casamento fracassado, violência sexual e depressão, mas aprendeu dia após dia a construir saídas. Uma conversa em forma de cartas relata viagens feitas ao Egito, México e França. Um relato emocionante que acompanha a reconstrução, dolorosa e bela ao mesmo tempo, do amor de Ana por sua mãe e também pela vida.

Autora: Leila Ferreira | Editora: Planeta do Brasil | 256 páginas

14

www.outdoorregional.com.br

“Se Não Houver Amanhã” Escrito pela autora best-seller Jennifer L. Armentrout, “Se Não Houver Amanhã” aborda o fato de que há consequências em cada decisão, por mais pequena que seja. Como personagem principal dessa história está Lena Wise, uma garota que está começando o último ano da escola e está sempre ansiosa pelo dia seguinte. Ela está decidida a passar o máximo de tempo com seus amigos, completar as inscrições da faculdade e abrir seu coração para seu melhor amigo de infância. Tudo muda quando uma escolha, um pequeno instante, destrói tudo. Com uma culpa que aumenta a cada dia, Lena está ciente apenas de que sua única esperança é superar o ocorrido. Mas como seguir em frente quando o amanhã sequer é garantido?

Autora: Jennifer L. Armentrout | Editora: Universo dos Livros | 384 páginas


www.outdoorregional.com.br

15


Bruno Rodrigues Jornalista e Pedagogo MTB 0071443/SP

Música

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Musixx Muito além de uma banda, o grupo traz projetos como cursos para instrumentos, fomentando o universo musical na região

A música faz parte da vida das pessoas e marca seus momentos mais especiais. Nesse quesito, a preocupação com a ambientação musical de casamentos, formaturas, bailes corporativos e aniversários demanda muita qualidade.

A banda Um exemplo de dedicação focada de especialização nessa área é a Banda Musixx. Composta por músicos profissionais, seu grande diferencial está na formatação de shows completos e personalizados, que trazem um reper­ tório de músicas que definem a história e o jeito de ser de cada cliente que os contrata. A banda tem o comando do experiente músico e vocalista, Paulo Xuxa, famoso na região por sua expertise. Xuxa é acompanhado por mais nove músicos que, além de tocarem os mais diversos tipos de melodias e variados instrumentos, realizam coreografias únicas, para interagir com o público e animar qualquer tipo de festa. “Música não é apenas som, é memória. Quem não se lembra daquela canção que tocou em um mo­mento muito especial? A Musixx tem a missão de tornar cada evento memorável, com repertório e apresentação personalizada que definem a essência de cada pessoa, empresa ou ocasião”, explica o cantor. A banda conta com instrumentos como

i

A Musixx tem a missão de tornar cada evento memorável, com repertório e apresentação personalizada que definem a essência de cada pessoa, empresa ou ocasião

guitarra, baixo, saxofone, trompete, teclado, bateria e trombone. Além de eventos sociais, a Musixx deu o ar da graça em importantes eventos abertos ao público como o Festival de Verão de Boituva e o SESC Verão 2018, animando os participantes com todo seu repertório.

formação como músicos e cidadãos. Os cursos oferecidos trazem diversas opções de instrumentos, tais como baixo, bateria, bandolim, canto, cavaquinho, clarinete, flauta, guitarra, piano, sax, te-

Outras atividades Além dos trabalhos em shows ao vivo, o grupo é referência em ensino dos mais variados gêneros musicais. A Musix Academia de Música atua em Sorocaba desde 2005 e seus professores possuem vasta experiência e sólida formação acadêmica. Eles respeitam os gostos, aptidões e necessidades particulares do aluno, partici­ pando de sua

16

www.outdoorregional.com.br

clado, teoria, trombone, viola caipira e vio­lão. Para você que é vidrado no mundo musical e quer ter a oportunidade de aprender algum instrumento, vale a pena conhecer o projeto dos caras.


www.outdoorregional.com.br

17


Gabriela Barreto

Moda Masculina

Produtora e Styling de moda g-barreto@outdoorregional.com.br

Gola alta neles! Está de volta uma das peças que salva qualquer homem no inverno ou nos dias mais frios

Como usar Basicamente não há muito segredo no uso desta peça específica, mas ainda assim é bom destacar que existem algumas maneiras que fogem um pouco do costume do brasileiro, que só lança mão da peça no inverno, já que a gola mais alta foi, logicamente, feita para proteger o pescoço do frio, e temos um curto período de baixas temperaturas por aqui. Você pode combinar uma blusa de gola alta com várias peças diferentes e criar um visual no seu estilo.

Dicas 01 Invista na calça de alfaiataria para compor a gola alta, que faz um look sofisticado com muito pouco Extremamente elegante e versátil, ela já foi tendência nos anos 1950, 1960, 1970 e 1990 e, depois de tantas mudanças no guarda-roupa masculino, a moda aceitou que a gola rolê veio pra ficar.

O modelo Elas são versáteis e combinam com uma variedade de opções de peças no seu guarda-roupa. Dá um ar atraente para quem sabe usá-la e não é tão difícil. Por incrível que pareça ela consegue transmitir um toque moderno ao look mesmo após décadas de existência. Essa é a peça que todos os homens devem ter em seu guarda-roupa.

18

www.outdoorregional.com.br

02 A boa e velha jaqueta jeans transfere para algo mais descolado e confortável, mas cuidado com as blusas de lã muito grossa, pois o volume pode atrapalhar a harmonia da combinação 03 Para uma combinação mais leve, aposte em um belo cardigan, que segura o frio numa boa e é de acordo com as temperaturas baixas e medianas do Brasil


www.outdoorregional.com.br

19


Gabriela Barreto Produtora e Styling de moda

Moda Feminina

g-barreto@outdoorregional.com.br

Calças Clochard As calças de cintura alta que já foram Ícone fashion dos anos 80, voltaram a ser tendência recentemente e estão com tudo na composição de looks modernos

Uma das peças em evidência que valoriza o cós alto são as chamadas calças clochard. O modelo desse tipo de calça foi repaginado para se adaptar ao novo milênio: além do tradicional corte largo nos quadris, justinho nas pernas e com tornozelos à mostra, a peça ganhou versões com canelas cobertas e tecido não muito rente à pele nos membros inferiores.

Couro Conhecida também como calça cenoura, ela é uma mistura de alguns estilos, queridinha das fashion girls e geralmente costuma aparecer em peças jeans ou até mesmo alfaiataria. O diferencial desse retorno fica por conta do couro, que vem em grande escala nos modelos clochard, já apareceu nas passarelas e essa

20

www.outdoorregional.com.br

i

Repaginada, a peça ganhou versões que deixam a canela à mostra e tecidos mais larguinhos


Dicas 01 Aposte na calça clochard com camisas brancas ou coloridas de acordo com a cor da calça união do couro com o modelo promete ser um dos queridinhos desse outono-inverno 2018.

Diferenciais A elegância da calça clochard é garantida pelo seu corte, que propõe diferentes efeitos ao longo da peça. Outro ponto que oferece charme a ela são as  amarrações na cintura, como cintos de tecido ou de couro, podendo brincar com a amarração de diversos modos, porém o mais queridinho das fashionistas é somente uma ponta com laço.

02 Os croppeds e bodies são a forma mais certa de acertar no look, uma vez que esses modelos de blusinhas tendem a ser mais justos ao corpo e combinam com o efeito frouxo da clochard no quadris 03 Em dias de festa, invista na clochard de couro, que pode ser perfeitamente combinada à sandálias de tiras finas

www.outdoorregional.com.br

21


Arquiterura & Decoração

Jéssica Batistella e Bruna Garcia Studio BG

O poder das cores Como elas podem influenciar nosso cotidiano

Nos dias de hoje vivemos uma rotina agitada, o que nos faz não ter tempo para curtir nossa casa, mudar uma decoração, comprar uma flor, coisas que parecem simples, mas que fazem bem para a alma e para o corpo, já que nossa casa é sempre a extensão de nós mesmos.

22

www.outdoorregional.com.br

Brincar com as cores é uma maneira prática e muitas vezes econômica de mudar o visual decorativo de um ambiente. Da simplicidade do branco à sofisticação do preto, da alegria do laranja e do calor do amarelo à calma do azul, as cores representam emoções e a personalidade de cada um.

As cores Branco: sugere paz Sendo uma cor neutra, pode ser usada em qualquer ambiente. Além disso, podemos mesclar com outras cores e usar e abusar de elementos naturais.


evitar a monotonia. Foto: Rodrigo Tomazela

i

No home office, ter um cômodo exclusivo para o escritório garante maior privacidade e produtividade

Lilás/Violeta: espiritualidade Estimula calmaria e tranquilidade. Não recomendado em ambientes profissionais. Como é um tom relaxante, ele pode tirar energia para a produção profissional. Utilize-o em ambientes que combinem com a calma e a busca de energia positiva. Caso não queira usar o lilás na pintura, a opção passa a ser empregá-lo nos objetos e na decoração. Rosa: amor e romance Expressa empatia, companheirismo e está associado ao feminino. É a cor das emoções, dos afetos e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro. A cor-de-rosa é um tema tradicional dos quartos de meninas mas também pode ser usado em outros ambientes. Laranja: alegria e criatividade É uma cor que desperta a mente e contribui no processo de ter novas ideias, como também estimula o apetite. Ideal para ser usada em cozinhas e sala de jantar.

Cinza: neutralidade Por ser neutro, ele não tem em suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar. Como queridinho do momento, ele traz sofisticação e elegância para qualquer ambiente. Preto: sofisticação e elegância Transmite seriedade e nobreza. Usar nos detalhes, pois seu excesso pode causar uma sensação de tristeza e baixo astral. Verde: esperança e saúde Acalma, traz equilíbrio ao corpo e ao

espírito e eleva a energia do ambiente. Pode ser usado em qualquer local. Azul: equilíbrio e serenidade Estimula a harmonia e também tem efeito calmante, além de favorecer o exercício intelectual. Aplica-se na decoração dos mais variados espaços sendo a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados. O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência, por isso é aconselhável que seja combinada com outras cores para

Amarelo: descontração, felicidade e criatividade É uma cor que estimula as atividades mentais e o raciocínio. Pode ser usada em ambientes de trabalho e cozinha.

Dica! Vale lembrar que antes de seguir qualquer dica ou manual de uso das cores na decoração, o mais importante de tudo é saber qual cor nos faz bem e o que queremos transmitir quando a usamos. fotos: Pinterest

www.outdoorregional.com.br

23


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Beleza

j-moreno@outdoorregional.com.br

Glamour Just Shine Apostando em uma combinação envolvente e delicada, o Boticário lançou a fragrância Glamour Just Shine. A nova fragrância possui dois ingredientes bem inusitados: a Magnólia, uma das únicas flores brancas que irradiam seu aroma sob a luz do sol e raros cristais de sal. Essa combinação resulta em uma fragrância brilhante, com uma saída fresca, mas que ao longo do tempo exala sensualidade. “Os cristais dão o toque final à fragrância, realçando seu brilho e promovendo uma assinatura inconfundível. Fomos buscar na região de Guérande, costa oeste da França, a pureza e a beleza da Fleur de Sel e utilizá-la em uma leitura supermoderna de perfumaria gourmand”, explica o Gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno. Além da colônia, a linha também possui uma loção hidratante.

It Just Come Naturally A Too Faced recentemente anunciou a coleção “It Just Come Naturally”, que é inteira em cores suaves e neutras. O design da embalagem, com imagens de rendas e muito dourado, dá um ar todo delicado e incrível à coleção, composta por três paletas. A primeira é a Natural Face, que possui 6 tons entre blush, iluminador e bronzer. Já a segunda é a Natural Eyes, que possui 9 sombras entre

opacas e cintilantes. A última é a Natural Matte, que conta com 7 tons novos e 2 clássicos da marca, já que se trata de uma versão atualizada da paleta que já existe. A coleção também possui 10 batons com acabamento cremoso e cheirinho de coco. Por último, quatro versões do Sun Bunny, um bronzer com dois tons iluminados. No site da marca os preços variam entre U$ 22 a U$ 44.

Avon True Ultramatte Chegou recentemente ao mercado a nova base da Avon, que tem causado um baita borburinho na internet. Isso porque, diferente das outras bases da marca, esta realmente parece ter sido um tiro certeiro! Desenvolvida nos laboratórios da Avon em Suffern, Nova York, a base foi elaborada para atender às necessidades da pele da mulher brasileira, ou seja, levando em conta nossas necessidades e queixas. O resultado é uma base que promete não só controlar a oleosidade, mas também deixar a pele com toque sequinho e aveludado. Tudo isso sem acumular na linhas finas e sem deixar aspecto craquelado. Está disponível em 18 cores que contam com a tecnologia Cor Fiel, que se adaptam às nuances da pele. O valor é R$ 42,99 nos catálogos e também no site da Avon. 24

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

25


Vanessa Vichi Nutricionista Clínica e Esportiva - CRN3 18387

Nutrição

nutricao@outdoorregional.com.br

Carboidratos simples e complexos Você sabe quais são as principais diferenças entre eles?

Vira e mexe ouvimos falar sobre fontes de carboidratos simples e complexos. Essa classificação tem a ver com o índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que esse alimento aumenta os níveis de glicose no sangue.

Carboidratos simples Basicamente, os carboidratos simples oferecem energia mais rapidamente, enquanto os complexos vão “liberando a carga” de maneira mais lenta. A opção por um ou outro tem a ver com o momento do dia, para que, por um lado, não falte energia e, por outro, ela não fique acumulada e seja estocada como gordura. Isso explica o porquê do consumo de carboidratos simples, como pães e outras opções com farinha branca,

26

www.outdoorregional.com.br

logo após o treino. Afinal, o corpo precisa repor rapidamente a energia para evitar a perda de massa magra. Por outro lado, ao longo do dia, o melhor é consumir carboidratos de digestão mais lenta, pois a necessidade de energia é menor. São exemplos: pães, arroz e massas integrais.

Índice glicêmico O índice glicêmico de um alimento se refere à velocidade com a qual o carboidrato presente no mesmo irá aumentar os níveis de glicose no sangue. Os carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção) atravessam o sistema digestório e chegam rapidamente à corrente sanguínea. Essa situação eleva os níveis de glicose, aumentando a secre-

ção de insulina. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta digestão e absorção) passam lentamente pelo sistema digestório e chegam aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de insulina.

Escolha o carboidrato certo! Quando utilizados corretamente, os diferentes tipos de carboidratos podem trazer muitos benefícios para a prática esportiva, por exemplo: mais energia para o treino, maior estoque de glicogênio muscular e no fígado, glicose estabilizada durante a prática da atividade, retardamento da fadiga, melhor recuperação muscular e menos acúmulo de gordura localizada. Faça a escolha certa!


www.outdoorregional.com.br

27


Bruno Rodrigues Jornalista e Pedagogo MTB 0071443/SP

Web

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

EconoMirna Economia e finanças podem ser tratadas de maneira leve, bem humorada e a educadora financeira Mirna Borges prova que isso é possível

Sobre o canal Vamos combinar que economia e finanças não são lá dos temas mais fáceis e agradáveis de acompanhar. Mas atualmente existe uma série de jovens talentosos que se dispõem a explicar para as pessoas como funciona esse universo dos números de maneira descomplicada e até mesmo bem humorada. É o caso da Mirna Borges e o seu canal Economirna. Lá você vai encontrar dicas de como investir seu dinheiro de maneira moderada e com riscos, detalhes de uso de cartão de crédito e essas novas plataformas de startup como Nubank, por exemplo. O EconoMirna está em diversas redes sociais, mas obtém mais alcance no Instagram com quase 70 mil seguidores e no Youtube com mais de 280 mil inscritos e cerca de 12 milhões de visualizações no total do canal.

Como começou Mirna Borges é capixaba, formada em Engenharia Mecânica pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e Engenharia de Petróleo pela UVV (Universidade Vila Velha), coach e educadora financeira.

28

www.outdoorregional.com.br

Como ela sempre gostou de números e de ajudar ao próximo, resolveu entrar de cabeça na web para dar dicas valiosas sobre educação financeira e atualizar quem tem dúvidas sobre as novidades que aparecem para facilitar as contas do dia a dia. A paixão pelo mundo das finanças nasceu quando ela começou aprender sobre investimentos, afinal engenheiros lidam a todo instante com números. À medida que foi estudando se deu conta que adorava dividir os aprendizados, mas percebeu que poucos sabiam

o que fazer com o dinheiro que tinham. E foi aí que nasceu o canal EconoMirna, com o objetivo de levar orientação para todos que tivessem interesse em se atualizar na questão econômica. Por conta da simpatia da Mirna e das dicas valiosas que ela dá, vale a pena dar uma espiada no canal. EconoMirna /economirna @mirna_economirna


www.outdoorregional.com.br

29


Social

Fotos: Raphael Chespekassoff

30

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

31


Social

Fotos: Raphael Chespekassoff

32

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

33


Social

Copa Anglo 2018 Fotos: Colégio Anglo

34

www.outdoorregional.com.br

No mês de abril o Colégio Anglo de Boituva realizou a Copa Anglo 2018, evento em que os alunos puderam mostrar suas habilidades com o futebol e, para agitar a torcida presente, algumas alunas também realizaram apresentações de dança.


www.outdoorregional.com.br

35


Social

Mistura Fina Fotos: Raphael Chespkassoff

36

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

37


Social

Petra Bar Boituva Fotos: Raphael Chespkassoff

38

www.outdoorregional.com.br


Tintas Pig Treinamento e capacitação profissional Suvinil Fotos: Raphael Chespkassoff

www.outdoorregional.com.br

39


Social

Absurdo Chopp & Food Fotos: Raphael Chespkassoff

40

www.outdoorregional.com.br


www.outdoorregional.com.br

41


Informe publicitário

Escola da Inteligência Colégio Portinari recebeu pela primeira vez o encontro voltado para pais de alunos

i

O objetivo do programa é desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar

No dia 9 de abril, no Colégio Portinari em Boituva, aconteceu o primeiro encontro de pais da Escola da Inteligência, um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Assim, pensando

42

www.outdoorregional.com.br

sempre em inovação e transformação da educação infantil e do ensino fundamental, o Colégio Portinari trouxe aos alunos e familiares a oportunidade de trabalhar e pensar em suas emoções.

Os resultados do programa com as crianças já são nítidos e sinalizados pelas famílias com frequência


i

No Colégio Portinari, o curso é aplicado desde o maternal até o ensino fundamental

Resultados De acordo com a diretora do colégio, Renata Marcondes, é utilizado o curso desde o maternal até o ensino fundamental, com aulas semanais e encontros semestrais para as famílias, que possuem também livro para acompanhamento de atividades em casa. “Os pais são presenteados com livro do Dr. Augusto Cury, além de cursos. Os resultados do programa com as crianças já são nítidos e sinalizados pelas famílias com frequência”, afirma ela.

O programa Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

i

O primeiro encontro de pais da Escola da Inteligência aconteceu no dia 9 de abril

www.outdoorregional.com.br

43


Capa

44

www.outdoorregional.com.br


Juliana Moreno

Foto: Midiorama

Jornalista MTB 0056878/SP j-moreno@outdoorregional.com.br

i

A nova turnê, que teve estreia em São Paulo, ainda passará por mais nove cidades

Pode ser que você não se lembre, mas os primeiros passos de Thiaguinho rumo à fama foram dados no reality show musical Fama, exibido em 2002. Ele não foi o vencedor, mas a visibilidade que o programa lhe proporcionou, fez com que o talento incontestável do cantor fosse rapidamente notado e apreciado. Ele, que fez parte do Exaltasamba por quase dez anos, desde 2012 se aventura em carreira solo e acaba de lançar uma nova turnê.

A turnê “Só Vem” teve sua estreia no dia 14 de abril no Citibank Hall, em São Paulo

www.outdoorregional.com.br

45


i

Desde outubro do ano passado, Thiaguinho tornou-se empresário do Atitude 67

“Só Vem” A turnê “Só Vem” teve sua estreia no dia 14 de abril no Citibank Hall, em São Paulo. Além dos maiores sucessos do cantor, o show também inclui seis músicas de seu novo disco, sendo “Ponto Fraco”, “Sacode”, “Deus Quer”, Você Passou”, “100% Dela” e “Só Vem”. Esta última é resultado de uma parceria com a cantora Ludmilla, música inclusive que ganhou um clipe em janeiro desde ano. “Levaremos a nova turnê também para o Rio, Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte e Salvador”, adiantou o cantor.

“Tardezinha” Thiaguinho também contou que, nesse período, continuará rodando o Brasil

46

www.outdoorregional.com.br

com o show “Tardezinha”, projeto que surgiu em 2015. “Em 2015 fui um dos jurados do SuperStar e por isso não conseguia fazer shows no domingo à noite, quando o programa era exibido ao vivo. Numa conversa com o Rafael Zulu pensamos nesse formato de show à tarde, uma espécie de roda de samba, com uma pegada mais intimista. Começamos no Rio de Janeiro, mas o retorno do público foi tão bom que resolvemos levar o ‘Tardezinha’ para outras cidades”, explicou ele.

Atitude 67 Além disso, Thiaguinho também aventura-se como empresário do grupo Atitude 67 desde o ano passado, ao lado de Dudu Borges e Du Maluf, algo que, segundo ele, tem sido muito especial. “Comecei empresariado a minha pró-

pria carreira e ano passado me tornei um dos sócios do Atitude 67. Fiquei muito feliz com essa união. Os meninos são muito talentosos, gostei de cara do som deles. Temos dividido muito nossas experiências musicais e tento ajudá -los nessa nova empreitada. Me dedico com a mesma seriedade e carinho que eu lido com a minha. Recentemente lançamos juntos uma nova versão da música ‘Saideira’ que fez bastante sucesso com o público. Espero que possamos repetir essa parceria em breve, é sempre um prazer gravar com os meninos”, disse Thiaguinho. Sobre essa parceria de sucesso, o vocalista do Atitude 67, Pedrinho, afirma que Thiaguinho está sempre somando ao trabalho do grupo. “É muito bacana trocar experiências com um cara que já tem uma carreira bem sólida. Ele nos


i dá dicas de postura em cima do palco e fora dele. Fala muito sobre música de modo geral. É um verdadeiro padrinho. Muitas pessoas conheceram nosso som através dele, que é um cantor muito influente”, contou Pedrinho.

Os planos Quando pergunto quais são as metas e sonhos do cantor para daqui em diante, Thiaguinho afirma que seu desejo é continuar levando sua música para aqueles que já o acompanham e cada vez mais atingir novas pessoas. “Coloco muito amor no que eu faço. Cada nova canção, clipe ou show são pensados com muito carinho e cuidado pra agradar meus fãs. Então espero poder continuar vivendo essa troca de energia incrível com o meu público e continuar trabalhando com o que eu mais amo: a música”, afirmou o cantor.

O cantor, que cresceu ouvindo grupos de pagode dos anos 90 e 2000, afirma que gosta muito de R&B também

Recado do Thiaguinho! Para finalizar o bate-papo, pedi para Thiaguinho deixar uma mensagem para os fãs e também leitores da Outdoor Regional. Confere o recadinho dele: “olá, leitores da Outdoor Regional! Espero que vocês tenham curtido o nosso papo aqui e continuem acompanhando as novidades da minha carreira através das minhas redes sociais (instagram: ThBarbosa / facebook: ThiaguinhoComTh). Fiquem ligados também no meu canal do Youtube, que a partir de abril, teremos muitas novidades por lá! Um super beijo do seu NegriThin”, finalizou ele entre risos!

www.outdoorregional.com.br

47


Bruno Rodrigues Jornalista e Pedagogo MTB 0071443/SP

Esportes

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

i

O Campeonato Brasileiro promete grandes jogos, sobretudo os clássicos

Brasileirão 2018 Apesar da interrupção da Copa, o Brasileirão promete ser equilibrado e vai prender atenção dos torcedores até o fim do ano

Pausa pra Copa Assim que terminam os estaduais começa a competição mais badalada do país: o Campeonato Brasileiro. Com ele vêm as expectativas, os jogadores de Cartola, os cavalinhos do Fantástico e por aí vai. Este ano o Brasileirão parará durante a dispu-

48

www.outdoorregional.com.br

ta da Copa do Mundo. No entanto, existem datas disponíveis para a 12ª rodada nos dias 13 e 14 de julho. Caso sejam realizados jogos na segunda opção, será exatamente na data prevista para abertura do Mundial, 14/07 com a partida entre Rússia x Arábia Saudita. O atual campeão Corinthians mostrou ano passado que não é ne-

cessário um elenco caro para vencer a competição, basta manter uma boa regularidade e abrir uma vantagem grande sobre o segundo colocado, conforme fez na última edição terminando o primeiro turno invicto. É claro que nem sempre é possível repetir este tipo de campanha, mas como mostraram as edições anteriores, difi-


i cilmente o campeão do primeiro turno não leva o título do Brasileirão.

Os times Este ano o Internacional retornou à elite do futebol nacional junto com Paraná, Ceará e América-MG, diversificando o campeonato e saindo um pouco do eixo Rio-São Paulo. Além do vozão cearense, o nordeste está representado pelos baianos Vitória e Bahia e o Sport faz a vez dos pernambucanos. Atlético-PR e Chapecoense trazem seus ares sulinos com a previsão de tentarem manter-se na primeira divisão, apesar do furacão paraense trazer o vistoso futebol de toque de bola regido pelo técnico

Os principais favoritos são os paulistas Corinthians, Palmeiras e Santos e o gaúcho Grêmio, atual campeão da Taça Libertadores

Fernando Diniz. Os cariocas Fluminense, Vasco e Botafogo não prometem muito, mas com determinado afinco podem beliscar uma vaga na Libertadores. São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Atlético-MG este ano são verdadeiras incógnitas quanto às pretensões no campeonato, vale a pena prestar atenção. Os principais favoritos são os paulistas Corinthians, Palmeiras e Santos e o gaúcho Grêmio, atual campeão da Taça Libertadores. É claro que nenhum tipo de vaticínio esportivo dá certo sempre, e por isso mesmo o futebol é tão apaixonante. Portanto, ajeite-se no sofá que o Brasileirão só está começando.

www.outdoorregional.com.br

49


Informe publicitário

Dr. Raul Sartoreli Melaré Quiropraxista e Acupunturista AQB - 0107

Dores nas costas? Entenda melhor o que é Quiropraxia

Considerada uma profissão da saúde, a Quiropraxia lida com diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelelético e de seus efeitos na saúde geral das pessoas. Ainda pouco conhecida no Brasil, é bastante disseminada em outros países, como no caso dos EUA, onde tem sua origem registrada, além de Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Peru, entre outros.

A Quiropraxia São diversos os problemas de saúde que a Quiropraxia trata, a exemplo de dores nas costas, cabeça, tensão muscular, hérnia de disco, inflamação do nervo ciático, tendinite e dores articulares. A Quiropraxia está relacionada a tudo que envolve a estrutura mecânica do corpo, como músculos, nervos e ossos. O foco da Quiropraxia está na subluxação, termo que significa o mau funcionamento das articulações, e é através do ajustamento, manobra rápida e precisa na articulação, que o movimento e a função do sistema musculo-esquelético é restaurado. Um Quiropraxista graduado tem a capacidade de avaliar minuciosamente onde, quando, como e por que fazer o ajuste na coluna.

A consulta Na primeira consulta é realizada uma avaliação para detectar a causa do problema relatado pelo paciente, que compreende desde o histórico da pessoa, como avaliação postural, testes ortopédicos e neurológicos se necessário, palpação e avaliação biomecânica. Com o diagnóstico fechado, o quiropraxista irá programar o tratamento de acordo com cada indivíduo.

50

www.outdoorregional.com.br

O tratamento O tratamento com a Quiropraxia vai muito além do que apenas tratar as dores em si. Com uma coluna saudável, o corpo passa a funcionar 100% na capacidade do seu potencial, ob-

tendo assim uma melhor disposição, melhora no humor, qualidade de vida, performance esportiva, maior resistência contra gripes, entre outros benefícios.


www.outdoorregional.com.br

51


Caio Gabriel Romão de Souza Psicólogo CRP 06/130018

Psicologia

psicologia@outdoorregional.com.br

Psico o que? Uma forma simples de entender o que é a Psicologia Caro leitor, é com imenso prazer que trago a vocês alguns pontos importantes para extinguir possíveis dúvidas que possam surgir quando o assunto é Psicologia. Existem aspectos culturais que rondam esse tema e ainda é comum encontrarmos falas que associam a Psicologia a um método curativo para “loucura, problemas mentais, desajustes sociais, emocionais e comportamentais”.

Nossas experiências O que pouco se fala, é que nossas experiências de vida podem resultar em sofrimento com sintomas comportamentais ou emocionais como a depressão, estresse ou ansiedade, etc. É comum encontrarmos pessoas que levam uma vida agitada, sem tempo para nada, rotinas acelerada, pressão profissional e que, diante de tantos compromissos, não encontram tempo para cuidarem de si mesmo. Nossa rotina, convivência social e algumas experiências de vida, geram uma diversidade de sentimentos, que quando não elaborados ou compreendidos, poderão resultar em sofrimento com manifestações físicas ou orgânicas. Sabemos então que a Psicologia é uma ciência que estuda o ser humano em sua amplitude, experiências, visão de homem e mundo, relações ambientais e sociais, comportamentos, sentimentos, desenvolvimento e, claro, o resultado ou a consequência que esses e outros aspectos geram em sua vida.

Vamos pensar sobre isso Pensar sobre o que é a Psicologia nos coloca diante de uma pluralidade de informações. O filósofo Santo Agostinho, em uma de suas indagações sobre o “tempo”, afirma que todos sabem o que é o tempo, até que somos solicitados a falar sobre ele. Assim é a Psicologia, todos nós temos alguma informação ou sabemos de algum aspecto sobre esse assunto, mas explicá-lo é uma tarefa um tanto difícil. Podemos considerar de modo simples, e talvez a simplicidade seja nossa aliada, 52

www.outdoorregional.com.br

que a Psicologia é uma ciência que estuda o resultado de nossa construção histórica, experiências de vida e convivência ambiental e social, onde o resultado dessa soma são diversas experiências singulares que desencadeiam sentimentos e emoções, que juntos tendem a influenciar nosso modo de pensar, sentir e agir.

A diversidade da Psicologia A American Psychological Association, principal instituição de Psicologia no mundo, aponta que “Psicologia é o estudo da mente e comportamento. A disciplina abrange todos os aspectos da experiência humana, desde as funções do cérebro até as ações de nações, desde o desenvolvimento das crianças até os cuidados com os idosos. Em cada cenário concebível de centros de investigação cientifica aos serviços de saúde mental, a compreensão do comportamento é a empresa dos psicólogos (APA)”.

Já nos dicionários de Língua Portuguesa, temos que “Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social”. Partindo desses indicativos, me parece pertinente dizer que esta ciência é de forma geral uma ciência que vai estudar nossa vida como um todo.

Cuide-se! Por fim destaco que a Psicologia não deve ser vista apenas por uma lente reducional de danos. Temos que observar que essa ciência é ainda mais benéfica quando observada no âmbito preventivo, quando ainda não há um sofrimento clínico existente, esta é também uma ótima ciência para o desenvolvimento de nossas potencialidades. Com a Psicologia temos a possibilidade de realizarmos manutenção de nossa saúde emocional, melhorar nossa qualidade de vida, promover autoconhecimento e, claro, termos um encontro com nós mesmos.


www.outdoorregional.com.br

53


Rafael Barbosa Jornalista

Games

r-barbosa@outdoorregional.com.br

Ni no Kuni II: Revenant Kingdom Um grande conto infantil no melhor estilo do RPG oriental

i

Ni no Kuni 2 chegou com a difícil missão de trazer toda a magia e carisma que conhecemos no game anterior, lançado em 2011 para PS3. Uma missão que não era das mais fáceis, principalmente pelo fato do novo título não contar desta vez com a parceria do Studio Ghibli (de A Viagem de Chihiro e Vidas ao Vento), responsável não apenas pelo estilo artístico do primeiro game, como pelas cenas em desenho animado que foram tão marcantes no jogo passado. Felizmente, a Level 5 encarou o desafio com maestria, produzindo um game que, apesar de se manter fiel à maioria

54

www.outdoorregional.com.br

dos elementos marcantes vistos em The Wrath of the White Witch (o jogo de 2011), investe em tantos elementos novos que transforma este game em uma experiência completamente nova e original.

Parecido, mas não igual Ni no Kuni 2 é um jogo mais dinâmico que o seu antecessor, que apesar de ter uma boa dose de originalidade, com suas mecânicas a lá Pokemon, trazia batalhas muito burocráticas e cheias de

Desenvolvedora: Level-5 Produtora: Bandai Namco Entertainment Plataformas: PS4 / PC Lançamento: Março de 2018

etapas a serem superadas. As batalhas ainda são parte fundamental da franquia, como de qualquer RPG, porém aqui elas sempre são empolgantes, com embates em tempo real e que apesar de parecerem caóticos devido à quantidade de elementos e coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo em tela, sempre permitem que o jogador entenda o que está acontecendo e fique livre para explorar estratégias e ações variadas. Apesar de ser menos impressionante visualmente do que o primeiro game foi em sua época, o título ainda é muito bonito visualmente,


i

mantendo o estilo artístico que lembra um grande conto de fadas, com seus personagens simpáticos e um visual que abusa das cores fortes, transformando-o em uma aventura leve e divertida deste os seus primeiros momentos.

Construindo um reino O game narra a história de Evan, um jovem monarca que é destituído do poder e agora deve criar um novo reino para si. Porém, a trajetória do nosso herói em criar seu império não fica só na história e faz parte da experiência do game, que nos dá a oportunidade de construirmos uma nação através de um divertido sistema de personalização e gerenciamento de itens. Um sistema simples e que não exige muito

do jogador, mas que se torna muito divertido, não apenas por ser gratificante vermos nosso reinado crescer cada vez mais, mas principalmente porque quanto mais ele evolui, mas vantagens ganhamos no game. E este é o principal acerto de Ni no Kuni 2: o de trazer tantos elementos diferentes que “conversam” entre si, fazendo com que o jogador nunca fique preso à mesma ação por muito tempo. Assim, enquanto avançamos pela aventura principal, sempre encontramos um tempinho para travar batalhas entre exércitos, buscar súditos para nosso reino, embarcar em missões paralelas ou explorarmos novas áreas do nosso reino sempre em construção, o que mantém o jogador interessado em explorar todas as oportunidades que o jogo tem a oferecer.

E este é o principal acerto de Ni no Kuni 2: o de trazer tantos elementos diferentes que “conversam” entre si, fazendo com que o jogador nunca fique preso à mesma ação por muito tempo

Mas apesar de inovar em tantos aspectos, o game traz diversos elementos clássicos dos RPGs japoneses, como níveis e estatísticas para os personagens, os equipamentos variados e as magias de diversos elementos, além dos personagens cheios de carisma e personalidade. Com uma história leve e que traz um gostoso estilo infantil, Ni no Kuni II consegue unir muito bem elementos clássicos e modernos para apresentar uma das melhores experiências que experimentei nos últimos anos em RPGs japoneses.

www.outdoorregional.com.br

55


Bruno Rodrigues Jornalista e Pedagogo MTB 0071443/SP

Turismo

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Tanzânia Repleto de riqueza cultural, o país oferece aos seus visitantes muito mais do que natureza e savana originalmente africana

Atrações O continente africano conta com destinos espetaculares. Os mais famosos são Marrocos, Egito, África do Sul, entre outros. No entanto, na região oriental do continente está um país repleto de

56

www.outdoorregional.com.br

atrações naturais formidáveis. Trata-se da Tanzânia. Por mais exótico que possa parecer, por lá existem roteiros que vão de passeio familiar à lua de mel tipicamente selvagem. Repartida em 26 regiões, a Tanzânia possui o arquipélago de Zanzibar, cheio de lindas praias.

Existe também a opção de encarar uma expedição para escalar pontos como o Monte Kilimanjaro, o monte mais alto da África com 5985 metros de altitude


ver na África está derretendo a cada ano por causa do aquecimento global. Mas nem por isso a paisagem deixa de ser deslumbrante.

Cultura Local

i

Ao lado, o belíssimo monte Kilimanjaro e acima uma das lindas praias do arquipélago de Zanzibar

Já que por lá os animais são atrações obrigatórias, é mais do que necessário fazer um safári pelo Serengeti, que se desdobra em parques nacionais e concentra grande quantidade de mamíferos. Por lá, uma operadora oferece voos de balão para contemplar os bichanos pelo alto. A cratera do Ngorongoro pode ser considerada um dos lugares

de beleza natural mais estupenda do país, pois concentra uma fauna e flora específica de tirar o fôlego. Existe também a opção de encarar uma expedição para escalar pontos como o Monte Kilimanjaro, o monte mais alto da África com 5985 metros de altitude e com cada vez menos neves em seus picos, sim, isso mesmo, a neve que se pode

Além de todo encanto da paisagem natural, uma das mais gratificantes experiências da visita a este país é conhecer um pouco da cultura e costumes do povo masai. O estilo de vida desses pastores vem sendo cada vez mais restrito por ações governamentais que os impede de adentrar suas terras e por questões de acharem consideradas ridículas as excursões turísticas para ver suas danças. Porém, para visitantes que os conheceram deixaram mais do que recomendado que se reserve um tempo para conhecer a vivência desses bravos homens e mulheres das savanas africanas. Aliás, a palavra safári, em swahili, a língua oficial da Tanzânia, significa jornada. E tanto para a preservação destes nativos quanto dos animais que trafegam por lá, a jornada permanece eternamente honrosa.

www.outdoorregional.com.br

57


Aline Cunha Advogada OAB/SP 318.489

Direito

direito@outdoorregional.com.br

Cobrança indevida, o que fazer? Quem é alvo de alguma cobrança indevida pode exigir que o valor pago indevidamente seja devolvido em dobro e corrigido, podendo ensejar, ainda, o pagamento a título de danos morais A cobrança indevida surge quando uma empresa ou vendedor envia um débito para uma pessoa (física ou jurídica) que não tenha sido gerado por ela. Ou seja, a pessoa não reconhece a dívida, mas ainda assim recebe a exigência para pagamento. Esse tipo de situação pode ocorrer devido a erros ou, até mesmo, má fé.

As mais frequentes As cobranças indevidas que acontecem com mais frequência são: tarifa de serviço de telefonia, taxa de serviços bancários, cobrança de serviços não solicitados, fraudes, cobrança de dívida já paga, entre outros. Muitos ainda não sabem o que devem fazer quando se deparam com essas situações de cobranças indevidas e abusivas. Na maioria das vezes, por medo de enfrentar um processo judicial ou de terem o seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, acabam pagando pelo valor cobrado, mesmo sabendo que se trata de cobrança indevida. Nesses casos, quem efetuou a cobrança deve ser responsa­bilizado por seus atos de forma objetiva, independente de culpa.

O direito do consumidor Caso o consumidor tenha efetuado o pagamento ele terá direito a receber em dobro o valor pago de forma indevida e de forma corrigida. Esse fenômeno é conhecido no meio jurídico como repetição de indébito e encontra respaldo no Código de Defesa do Consumidor, que assim dispõe: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

58

www.outdoorregional.com.br

Dano moral Além do recebimento em dobro do valor pago, os tribunais têm decidido que a cobrança indevida gera dano moral, pois faz com que o consumidor tenha medo de ser cobrado judicialmente por uma dívida que não é sua e/ou faz o mesmo desviar de todos os seus afazeres como o trabalho, estudo, lazer, etc., para resolver um problema que não deveria ter existido. Ao receber uma cobrança indevida, o melhor a ser feito é buscar ajuda

i

Caso o consumidor tenha efetuado o pagamento ele terá direito a receber em dobro o valor pago de forma indevida e de forma corrigida

junto aos órgãos de proteção ao consumidor e/ou o auxílio de um advogado, que analisará o caso para chegar na medida jurídica que seja eficaz para: que cesse a cobrança indevida da forma mais célere possível, buscar a restituição do valor pago em dobro (somente para casos em que ocorreu o pagamento da cobrança indevida) e pleitear indenização por danos morais. Garanta os seus direitos!


www.outdoorregional.com.br

59


Juliana Moreno Jornalista MTB 0056878/SP

Gourmet

j-moreno@outdoorregional.com.br

Torta Portuguesa de Liquidificador

Ingredientes 3 ovos 6 colheres (sopa) de óleo 1 ½ xícara de leite 1 caixinha de creme de leite 1 ¾ xícaras de farinha de trigo

Sabe aquele dia em que a visita avisa na última hora que está indo na sua casa? Não se desespere mais quando não tiver o que servir, já que esta torta vai salvar sua vida! A massa é muito simples: só misturar todos os ingredientes no liquidificador! E o recheio você pode variar de acordo com o que tiver na sua casa. Rápida e deliciosa!

1 colher (sopa) de fermento Sal agosto 1 xícara de queijo mussarela ralado ¾ xícara de presunto picado ½ xícara de milho verde ½ cebola em rodelas finas 3 ovos cozidos em fatias 100 g de bacon picado Azeitonas pretas a gosto

60

www.outdoorregional.com.br

Modo de Preparo 1. No liquidificador, bater os ovos, o

óleo, leite, creme de leite, farinha de trigo, sal e o fermento até obter uma mistura lisa

2. Dispor a massa em uma forma

untada e enfarinhada

3. Cobrir com o queijo mussarela, o presunto, o milho verde, a cebola, os ovos cozidos, o bacon e as azeitonas 4. Levar ao forno preaquecido a 180º C por 40 minutos ou até dourar


www.outdoorregional.com.br

61


Bruno Rodrigues Jornalista e Pedagogo MTB 0071443/SP

Política

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

A histórica prisão de Lula Esta geração está acompanhando um fato nacional que será gravado eternamente na história democrática deste país

Sete de abril de 2018 Era um sábado comum, dia sete de abril, aliás, dia do jornalista. Em São Bernardo do Campo durante a manhã acontecia um ato religioso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Mas não era um evento comum, pois lá estava Luis Inácio Lula da Silva, o ex-presidente mais amado e odiado do Brasil. O curioso é que o destino dele terminaria numa cela de 15 metros quadrados na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O país todo assistiu ao longo daquele

62

www.outdoorregional.com.br

i

Lula se entregou e vai preso pela segunda vez. Ao lado, sua primeira prisão há 38 anos

sábado, em tempo real, Lula chegar à prisão. O maior ator político da história recente brasileira se deparou com um paradoxo, pois saiu carregado pelos braços dos militantes petistas e amargou uma recepção hostil com inúmeros fogos de artifício quando o bimotor que o levou de São Paulo à capital paranaense pousou no aeroporto Afonso Pena. A repercussão, claro, foi mundial e o nome de Lula pode ser discutido ao redor do planeta se estava sen-


i

Moro divide a fama de herói com a desconfiança de ter quebrado ritos comuns na prisão de Lula

esta prisão será gravada para sempre na história do andamento da democracia brasileira

do um mártir com julgamento de ritos exclusivos ou uma vergonha nacional de um líder sendo preso por escândalo de corrupção. A saga da prisão de Lula durou quase 50 horas entre a estada dele no sindicato e as mobilizações com frases como “eu não sou um ser humano, mas uma ideia” dita pelo petista até a ida a Curitiba. Nas redes sociais as posições são cada vez mais tomadas por um lado, seja a favor do ex-presidente ou contrária e com a satisfação de que um passo rumo ao combate à corrupção foi dado. Esse dilema não vai acabar tão cedo. O fato é que esta prisão será gravada

para sempre na história do andamento da democracia brasileira.

Contra-ataque da esquerda A prisão de Lula teve consequências acaloradas no cenário político nacional e uniu a classe de esquerda. Junto de Lula nos discursos que antecediam sua prisão estavam Guilherme Boulos, pré-candidato à presidência pelo PSOL e Manuela d’Ávila, também pré-candidata pelo PC do B. Esta posição ajudou a bipolarizar ainda mais as escolhas

ideológicas sobre o futuro presidente. Ações como o MTST e a Frente Povo Sem Medo que ocuparam dia 16 de abril, o tríplex, imóvel que levou o ex-presidente a ser preso serão cada vez mais frequentes, assim como o pedido de apoio internacional da atual presidente do PT, Gleise Hoffmann, através da Al Jazeera, maior rede de TV do Oriente Médio. A extrema direita se posicionou mais firme a respeito da candidatura de Jair Bolsonaro e a esquerda aguarda ansiosamente quem Lula irá apoiar. O fato é que independente da escolha, os eleitores devem saber que a figura máxima do Executivo depende da Câmara dos deputados para desenvolver bons projetos. E mais, que eles possam ser aprovados e executados em prol do cidadão brasileiro.

www.outdoorregional.com.br

63


Gislaine Silva Jornalista

Prata da casa

g-silva@outdoorregional.com.br

A arte de cantar e encantar Enzo Fernandes participa atualmente do programa Raul Gil no quadro “A turma do vovô Raul” no SBT ferida, ele é bem eclético e mesmo tão novo, já possui um gosto peculiar: desde Bruno Mars, John Mayer até Coldplay, também tem como inspiração nacional Fernando e Sorocaba e Matheus e Kauan.

Participação no Raul Gil

Enzo Fernandes tem apenas 6 anos e já é sucesso. Além de cantar ele toca bateria, piano e também violão, mas nas horas vagas faz o que mais ama: cantar e tocar bateria. “Eu nasci com a música, com apenas um ano já tocava bateria”, diz ele.

64

www.outdoorregional.com.br

Rotina Enzo tem uma vida bem agitada. Vai para escola, faz aula de inglês, natação, futebol, basquete e taekwondo, mas quando o assunto é música pre-

“O Enzo sempre gostou desse lado artístico e no tempo dele decidimos levá-lo. Como trabalho como produtor musical e tenho alguns contatos no SBT, tudo aconteceu muito rápido, já na semana seguinte do contato, fomos chamados e o Enzo já começou no quadro ‘A turma do Vovô Raul’ e está lá até hoje. Cada programa ele se mostra cada vez mais dedicado e surpreende a todos, até porque ele sempre cantou ao vivo e isso fez com que ele tivesse esse diferencial no programa”, conta Gabriel Fernandes, o pai. “Parecia que eu estava em casa”, diz Enzo. A primeira apresentação dele no Raul Gil foi em setembro, com a música “Te Assumi para o Brasil” da dupla Matheus e Kauan e a segunda foi em novembro, ao lado da dupla João Neto e Frederico com a música “Saudade do caramba”. No início de 2018 ele cantou “A mala é falsa” do Felipe Araujo, cantor o qual compartilhou a apresentação do garoto em suas redes sociais. E no dia 14 de abril foi ao ar sua quarta apresentação, cantando mais um grande sucesso da dupla Matheus e Kauan: “Tô com moral no céu”. O Enzo se prepara uma semana para apresentar e lá eles ensaiam bem rápido e já grava. “Todo dia eu ensaio em casa, fico treinando no estúdio do meu pai, ele grava minha voz pra ir ouvindo, até ficar boa, coisa de uns


to de ver o filho brilhando é orgulho. “Enzo me enche de orgulho. Agradeço a Deus diariamente pelo filho talentoso e especial. Seu caminho está traçado; só desejo que siga com sabedoria e transmita boas mensagens por onde passar”, afirma Priscilla.

Não deixe de sonhar Enzo deixa um recado para quem curte a Revista Outdoor, mas princi-

i

Os pais afirmam que a cada programa Enzo se mostra cada vez mais dedicado e surpreendendo a todos

quatro dias e depois vou lá e arraso”, garante Enzo.

Planos Quando o assunto é futuro, ele ainda tem várias dúvidas. “Talvez engenheiro, produtor musical, ator, músico, não sei ainda o certo, o importante é ganhar dinheiro”, brinca ele. Atualmente ele participa do comercial da CNA, o qual pode ser conferido nos intervalos do programa The Voice.

Incentivos dos pais “Ele é bem participativo, vê tudo, cada detalhe, desde a mesa de som, máquina de fumaça, caixa de som, iluminação, montagem de palco; ele ama acompanhar de perto”, diz o pai. Para Gabriel, a cultura na vida das crianças é de extrema importância e merece uma atenção especial. “Toda criança deveria ter acesso à cultura, música, teatro, cinema”, diz ele. Para Priscilla Tescaro, a mãe, o sentimen-

palmente para as crianças. “Gostaria de dizer especialmente para as crianças que sempre corram atrás dos seus sonhos. Quero que elas sigam os sonhos delas e cada dia que passar que possam realizá-los”, conclui. enzofernandesoficial

www.outdoorregional.com.br

65


Rafael Barbosa Jornalista

Crônica

r-barbosa@outdoorregional.com.br

A desculpa do barbeiro Você já ouviu falar da indústria da multa? Se ainda não, tome cuidado. Ela está atrás de você. Vivemos em um país dominado por uma verdadeira máfia rodoviária, que sistematicamente multa cidadãos de bem a seu bel-prazer para engordar os cofres públicos e os bolsos de agentes corruptos com o dinheiro obtido no pagamento das autuações. E se você duvida que estes Illuminatis das ruas e rodovias brasileiras realmente existam, basta perguntar para aqueles que já perderam uns pontinhos na sua CNH, para constatar que a culpa não foi deles e sim de alguma artimanha maligna. As histórias variam, indo desde um agente de trânsito mal intencionado, até os benditos radares que são “escondidos” aos montes em nossas rodovias, sempre prontos para pegar o motorista desatento, que nunca tem culpa no cartório. O problema de quem fala sobre a indústria da multa ou sobre incontáveis erros cometidos pelas autuações de trânsito é que eles parecem viver num país de pessoas extremamente educadas e incapazes de cometer um erro grave quando estão atrás do volante. Uma utopia que infelizmente não corresponde à realidade de quem dirige todos os dias e que parece viver em um desenho da Disney, onde Patetas

Quem dirige com regularidade sabe que é comum vermos pessoas fazendo o que não devem na direção estão constantemente se transformando em “Senhores Motoristas” assim que entram em seus carros, cometendo as mais diversas barbaridades no trânsito. É evidente que erros e excessos são cometidos diariamente em qualquer

66

www.outdoorregional.com.br

setor, principalmente em um tão movimentado como o do trânsito, e que a corrupção está inserida em diversas camadas do nosso governo, mas dizer que existe uma indústria da multa é um grande absurdo por um único motivo: não há necessidade. Porque procurar e multar os poucos motoristas que respeitam as leis de trânsito, quando basta sair às ruas e escolher entre os milhares que cometem diariamente todos os tipos de irregularidades quando estão na direção de seus veículos? Quem dirige com regularidade sabe que é comum vermos pessoas fazendo o que não devem na direção, como falar aos celulares, uma ação que já é a terceira causa de acidentes no trânsito, perdendo apenas para nossos eternos campeões: a embriaguez e o excesso de velocidade. Só no ano passado, cerca de 70 mil motoristas foram flagrados dirigindo embriagados

e estamos falando apenas dos casos registrados, afinal todo mundo conhece alguém que ainda sai de carro mesmo já tendo tomado umas e outras. A falácia de que existe uma indústria da multa ou uma artimanha para multar indevidamente alguém é, na maioria das vezes, uma válvula de escape de uma sociedade de barbeiros que prefere procurar radares pela estrada ao invés de andar dentro do limite de velocidade. É o pedido de fórum privilegiado de um político que se sente ultrajado de ser acusado de corrupção, mesmo que tenha diversas outras acusações criminais em seu histórico. Pessoas que, assim como governantes corruptos, também vão jurar inocência até a morte, afinal, a outra alternativa é extremamente cruel: a cadeia, no caso do político, ou no caso do motorista, a “humilhação” de admitir que errou e que terá que literalmente pagar pelo erro.


www.outdoorregional.com.br

67


68

www.outdoorregional.com.br

Outdoor Regional  

Edição 97 - Thiaguinho

Outdoor Regional  

Edição 97 - Thiaguinho

Advertisement