Page 1

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

1


2

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


EXPEDIENTE

Carta ao leitor

Coordenador Geral Rafael J Pereira Coordenador de Criação André Maffeis Comercial (15) 3263 - 5028 Jornalista Responsável Juliana Moreno MTB: 0056878/SP Repórteres Bruno Rodrigues Juliana Moreno / Rafael Barbosa Colaboradores Aline Cunha / Gabriela Barreto Dr. Marcelo L. Galvão / Laura Baggio Revisão Juliana Moreno Diagramação / Projeto Gráfico Bruno Vieira Veiga de Oliveira Departamento Jurídico Oliveira & Paiotti – Advogados Associados

E

la é modelo, atriz, atualmente vive em Londres e é namorada de Alexandre Pato, jogador de futebol do Chelsea. Fiorella Mattheis, que recentemente estreou um canal do Youtube chamado “See U In London”, conversou conosco para falar a respeito de sua vida, trabalhos e também os planos.

Em Games abordamos um assunto polêmico: o anúncio da possível implantação de franquias para planos de internet fixa. Já parou pra pensar como isso poderá afetar a vida de quem joga videogame? Já Direito aborda os acidentes de trabalho e como funciona a estabilidade provisória nesses casos, onde a pessoa tem o emprego garantido e não pode ser dispensada por vontade do empregador, salvo por justa causa. E para aproveitar o friozinho que já se faz bem presente nas últimas semanas, que tal investir em modelos de roupa e sapatos que remetem ao militarismo? Para os homens, esta será a tendência do Inverno. Jaquetas com bolsos grandes, estampas camufladas e coturnos são a cara da estação. Quer ficar por dentro de vários outros assuntos? Continue a leitura e aproveite tudo que foi preparado para esta edição!

Agradecimento Alex Dayrell - Midiorama Foto Capa Jacques Dequeker para Concurso AuDITIONS (Jóia Em Tramas de Thaise Farias)

Juliana Moreno

Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba

Jornalista Reponsável pela Revista Outdoor Regional

Assinaturas assinaturas@outdoorregional.com.br Edições anteriores edicoes@outdoorregional.com.br Empresa Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores, assim como não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

j-moreno@outdoorregional.com.br

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

3


4

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

5


6

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

7


Índice

26 62

10 12 14 16 18 20 22 26 28 30 32 52 56 58 60 62 64 66 70 72 74

Cinema Literatura Séries Música Web Moda Masculina Moda Feminina Arquitetura e Decoração Kids Pé na Estrada Social Capa Esportes Saúde Games Turismo Autos Direito Política Gourmet Crônica

70 Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028 (15) 99114-2136 contato@outdoorregional.com.br

72 8

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

www.outdoorregional.com.br


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

9


j-moreno@outdoorregional.com.br

Cinema

i

i 10

James Bobin dirige o filme que revisita as famosas histórias do mundo mágico criado por Lewis Carroll

Lee Gates comanda o Money Monster, programa que oferece dicas carteiras para investimentos OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

i

Na sequência, grupo de ilusionistas irá realizar série de golpes que culminará na maior ilusão já feita por eles


Jogo do Dinheiro No suspense dirigido por Jody Foster, George Clooney é Lee Gates, uma personalidade da televisão que se transformou em um espécie de guru do dinheiro, graças ao seu programa, onde ele presta consultoria financeira aos telespectadores. No entanto, durante uma transmissão ao vivo, ele é feito refém por um rapaz que perdeu tudo o que tinha após seguir um conselho dado por Gates. Na linha de frente também está Julia Roberts, produtora do programa que se vê na difícil posição de lidar com a complicada situação enquanto tudo é transmitido em tempo real. Na estreia nos EUA, o filme rendeu 15 milhões de dólares e chega aos nossos cinemas no dia 26 de maio.

Alice Através do Espelho Também no final de maio chega aos cinemas a continuação de “Alice no País das Maravilhas”, de 2010, que arrecadou pouco mais de um bilhão de dólares mundialmente e é a 16ª maior bilheteria de todos os tempos. Desta vez, a base será o segundo livro de Lewis Carroll, “Alice in Wonderland: Through the Looking Glass”, publicado em 1871. Na história, Alice passou os últimos anos seguindo os passos de seu pai e navegando os oceanos. Quando retorna a Londres, encontra o espelho mágico e retorna ao mundo fantástico de Wonderland. Lá ela descobre que o Chapeleiro Maluco já não é mais o mesmo e parte em uma jornada a fim de conseguir o necessário para salvá-lo. Para isso, ela retorna ao passado, reencontra amigos e inimigos em diferentes momentos de sua vida e se vê em uma perigosa corrida contra o tempo.

Truque de Mestre O 2º Ato Você com certeza se lembra de “Truque de Mestre”, filme lançado em 2013 e que foi um baita sucesso, até mesmo inesperado para a Lionsgate. Produzido com orçamento de U$ 75 milhões, o primeiro filme rendeu U$ 115,5 milhões nos EUA e mais U$ 119,3 milhões no resto do mundo. Não é pra menos que a estreia da sequência, prevista para junho, seja super aguardada. No enredo, um ano após os acontecimentos passados, os ilusionistas ressurgem em um novo espetáculo que tem como propósito expor as práticas nem um pouco éticas de uma magnata do mundo da tecnologia. Mark Ruffalo, Michael Caine, Jesse Eisenberg, Dave Franco, e Woody Harrelson retornam ao elenco, sendo que as novidades ficam por conta dos atores Daniel Radcliffe, Lizzy Caplan e Jay Chou.

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

11


j-moreno@outdoorregional.com.br

Literatura

Direto para a Cabeceira Confira algumas dicas de literatura para esse mês por Juliana Moreno

A Garota Perfeita Neste mês chegou às livrarias o romance de estreia da autora Mary Kubica, lançado em 2014 e que já foi traduzido para mais de 15 países. “A Garota Perfeita” conta a história de Mia, uma professora de artes de 25 anos e que é filha de um proeminente juiz de Chicago. Depois de levar um bolo de seu namorado, ela resolve passar a noite com um estranho, que a sequestra e a confina numa cabana isolada. Gabe Hoffman, o detetive designado para o caso, decide encontrar Mia viva a qualquer custo, e faz dessa missão a sua obsessão. Quando a encontra, a garota está em choque e não se lembra de absolutamente nada. Como o vilão dessa história será descoberto?

Autora: Mary Kubica | Editora: Planeta do Brasil | 336 páginas

Frozen: Um Coração Congelado Aos fãs de “Frozen” e todo o universo “let it go” proveniente dele, uma notícia interessante: agora há um livro inspirado na famosa animação da Disney. Trata-se de “Frozen: Um Coração Congelado”, assinado por Elizabeth Rudnick, que já há algum tempo trabalha transformando as histórias da Disney em livros. Na história, Anna é um jovem e solitária princesa que passou boa parte de sua vida isolada, até certo dia encontrar o príncipe Hans, e claro, se apaixonar por ele. No entanto, com o tempo as reais intenções do príncipe vêm à tona, o que faz com o que conto de fadas de Anna comece a desmoronar.

Autora: Elizabeth Rudnick | Editora: Universo dos Livros | 320 páginas 12

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

Todos os Contos Em 2015, essa coletânea que reúne pela primeira vez todos os contos da escritora Clarice Lispector, foi lançado nos Estados Unidos e figurou na lista dos livros mais importantes do jornal The New York Times. Agora, a editora Rocco traz ao Brasil essa coletânea que foi organizada pelo biógrafo Benjamin Moser, autor de “Clarice”. Ela, considerada uma das mais importantes escritoras do século XX, conseguiu uma popularidade incrível com seu fascinante dom da escrita. No livro é possível ver todas as faces de Clarice, desde os primeiros escritos, feitos ainda na adolescência, até os seus últimos trabalhos.

Autora: Clarice Lispector Editora: Rocco | 656 páginas


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

13


j-moreno@outdoorregional.com.br

Séries

Taken

sões secretas a nível de segurança nacional. É apresentado, inclusive, que é dessa forma que ele desenvolve as habilidades que são apresentadas nos filmes.

Elenco

O prelúdio de “Busca Implacável” vem aí! por Juliana Moreno

T

aken será uma adaptação do filme “Busca Implacável”, lançado em 2008 e que teve uma sequência em 2012 e outra em 2014. Ainda não há uma data certa para a estreia, mas a rede NBC já começou a liberar aos poucos o material de divulgação da série que, na verdade, será um prelúdio da história já vista e aclamada nos cinemas.

Trama No filme, a história gira em torno de Bryan Mills, papel imortalizado por Liam Neeson. Ele, um agente aposentado da CIA, tenta salvar a vida de sua filha que foi sequestrada numa viagem a França. Já em “Taken”, o público acompanhará a vida de Bryan, desta vez interpretado por Clive Standen, como um jovem agente do FBI. Solteiro e ainda sem filhos, ele trabalha na Emergency Covert Action Team, onde realiza diversas mis-

14

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

... será um prelúdio da história já vista e aclamada nos cinemas

i Luc Beeson, diretor do longa original e co-roteirista das sequências, estará na produção executiva da série

Como showrunner da série está Alexander Cary e, no elenco, ainda teremos Jennifer Beals, que interpretará Christina Hart, uma experiente diretora da CIA, e a grande responsável por treinar Bryan e transformá-lo no famoso e habilidoso agente que foi um verdadeiro sucesso nas telonas. Além dele, fazem parte da equipe também John, Vlasik, Casey, Sam, Bernie, Riley e Faaron, interpretados por Gaius Charles, Monique Gabriela Curnen, James Landry Hebert, Michael Irby, Jose Pablo Cantillo, Jennifer Marsala e Simu Liu, respectivamente.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

15


b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Música

A nova música do Radiohead

Red Hot Chili Peppers com novo álbum A banda americana Red Hot Chili Peppers se fez presente em 2016 com um novo álbum, chamado “The Getaway”. O grupo anunciou que o novo trabalho será lançado em 17 de junho pela Warner Bros, e divulgou a capa, as faixas do álbum, a agenda de shows da turnê, e o primeiro single “Dark Necessities”. O

LP com treze faixas foi produzido por Danger Mouse e mixado por Nigel Godrich, produtor do Radiohead. A turnê está prevista para começar em Ohio, nos EUA, e terminar no Leeds no Festival, na Inglaterra. Os fãs dos inseparáveis Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e Josh Klinghoffer estão ansiosíssimos.

O Radiohead lançou a nova música “Burn The Witch” através de suas redes sociais. É a primeira canção inédita desde o lançamento do último álbum da banda, “The King of Limbs”, em 2011. A banda tinha apagado o conteúdo de todas as suas contas nas redes sociais, o que causou entre os fãs a especulação do lançamento de um novo álbum. O grupo está sempre buscando novas maneiras de divulgar sua música e estar em contato direto com os fãs, embora até o momento, os cinco integrantes do grupo, liderado pelo cantor Thom Yorke, não deram nenhuma pista sobre um novo álbum. O Radiohead deve participar de oito festivais, incluindo o Primavera Sound de Barcelona, o Summer Sonic do Japão e a edição europeia do festival Lollapalooza, em Berlim.

Axl Rose no AC/DC Axl Rose substituiu o vocalista Brian Johnson no restante da turnê atual, “Rock or Bust”. O cantor do Guns N’Roses se juntou aos australianos para as apresentações na Europa e Estados Unidos. Os médicos tinham aconselhado Brian Johnson, de 68 anos, a interromper a turnê imediatamente, sob o risco de perder completamente a audição. Axl Rose estreou como vocalista do AC/ DC em Lisboa. Pelo Guns, Axl voltará a se apresentar ao lado do guitarrista Slash. Após a parte europeia da turnê, o cantor se juntará ao Guns N’Roses para sua própria turnê, “Not in This Lifetime”. 16

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

17


b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Web

Padre Fábio de Melo

O padre diverte seus seguidores com ótimas sacadas e vídeos de momentos hilários durante suas viagens no Snapchat | por Bruno Rodrigues

Snapchat Em tempos de diversos aplicativos e redes sociais, quem iria imaginar que um padre ia fazer tanto sucesso? Pois é, o Padre Fábio de Melo, que já costumava arrancar muitos risos no Twitter, virou febre no Snapchat. Com conteúdo engraçado e original, além do peculiar jeito de gravar os vídeos sem olhar para câmera, o padre tem feito seus seguidores gargalhar através do app. Só que eu conheço, pelo menos umas quatro pessoas criaram conta no Snapchat para poder acompanhar o sacerdote comediante. Entre os alvos de descontração do padre está o Pequeno Príncipe, o qual ele alega ser um menino pegajoso e extremamente meloso em suas citações do livro. Outro momento icônico foi a análise do padre durante a transmissão do Oscar. Atualmente ele mostra suas viagens em peregrinações com suas fiéis escudeiras senhorinhas acompanhantes de aventuras. Nos roteiros, Fábio de Melo mostrou aos seus seguidores divertidos momentos na Turquia, França e Israel.

O padre é seguido por diversas celebridades Repercussão O padre faz sucesso nas redes sociais também por sua beleza. Já foi alvo de inúmeras cantadas pelas seguidoras mais abusadinhas e virou meme em diversas circunstâncias. Além da internet, Fábio de Melo está frequentando diversos programas de TV, como Fantástico, Ana Maria Braga, Eliana, todos para contar sobre suas travessuras no Snapchat. Ele é seguido por diversas celebridades como Bruna Marquezine, Fernanda Souza, Celso Portiolli, entre outros.

i Padre interpretando o Pequeno Príncipe: diversão garantida através dos filtros do Snapchat

Snapchat: fabiodemelo3

18

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

19


g-barreto@outdoorregional.com.br

Moda Masculina

A recruta do inverno!

01 Aposte no militarismo em casacos com bolsos grandes e aparentes

Todo inverno, a modelagem que remete ao militarismo chega com força, mas a impressão é que 2016 será definitivamente o ano da moda militar masculina por Gabriela Barreto

02 Invista no modelo militar com a jaqueta bomber no verde musgo, por exemplo

O

s modelos de roupas e sapatos que remetem ao militarismo nunca saíram de moda, especialmente no guarda-roupa masculino, porém estiveram presentes e ganhando espaço nos últimos anos para assim se destacar com tudo neste Inverno.

A tendência Inspirada nos uniformes de militares, essa forte tendência não é tão nova. Ela já vem de tempos com os óculos estilo aviador, botas, camuflados e outras referências, mas ganha novas modelagens e padronagens e se reinventa constantemente.

Como usar O militarismo foi uma das mais fortes tendências apresentadas nas passarelas internacionais para o Inverno europeu e brasileiro. O difícil é torná-lo diferente e

20

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

atual, para que não tenha um ar datado. A dica para isso, então, é misturar tendências: uma estampa camuflada pode combinar muito bem com peças de pegada esportiva, mas caso você prefira um corte militar, pode perfeitamente combiná-lo com xadrez, por exemplo. Já para os mais ousados, o que vale é investir na pegada militar total.

Itens Quando falamos de militarismo, não especificamos apenas aquela tal estampa camuflada, falamos também de casacos e sobretudos inteiros verde musgo, por exemplo, ou coturnos, óculos aviador, jaquetas, casacos e sobretudo com bolsos grandes e aparentes.

i

Clássica e versátil, a jaqueta em estilo militar pode trazer mais elegância ou deixar o visual mais despojado

Dicas

03 Coturnos e mais coturnos: peça chave para a tendência


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

21


Moda Feminina

22

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

g-barreto@outdoorregional.com.br


O colorido do Animal Print

Aguarde ainda mais peças de oncinhas, zebras e girafas nos próximos invernos, compondo o vestuário de modo geral, de acessórios à roupas | por Gabriela Barreto

A

estampa que já foi sinônimo de cafona (depois de chique, depois de cafona de novo) e é tão adorada pelas brasileiras, foi renovada com variações de recursos gráficos e cores.

A tendência

O Animal Print marcou presença nas coleções de Inverno 2016 nos desfiles nacionais e internacionais. A estampa foi destaque nos internacionais, onde animais como onça, zebra e girafa invadiram as passarelas e vieram para ficar na próxima estação. Não é novidade alguma a presença do Animal Print nas coleções, seja de Inverno ou Verão, pois já é considerado um clássico e a cada dia mais mulheres rendem-se a ele. Algumas já extravagantes, outras mais discretas, mas as brasileiras em sua maioria já elegeram a estampa como uma das preferidas para se ter no guarda-roupa.

Animal Print e cores A novidade para a próxima temporada está nas cores escolhidas para fazer parte da estamparia. Para além do marrom e preto da onça, e o P&B da zebra, apareceram o verde, o vermelho, o azul e o laranja. Porém, as cores clássicas e neutras, que normalmente compõem as peças em Animal Print, não foram deixadas para trás. Juntaram-se a elas outras tonalidades mais alegres, trazendo cor ao Inverno, deixando um pouco de lado as tonalidades neutras da estação e dando um toque de cor com as cores vibrantes e alegres.

Marcas Dentre as marcas, Diane Von Furstenberg, Gucci, Missoni, Michael Kors, Missoni e Versace foram as que apostaram no Animal Print colorido, contribuindo assim para que se tornasse uma aposta forte para a temporada de Inverno 2016. Nos

Dicas 01 Ao escolher um peça com estampa colorida de animal, combine a mesma com peças de tons neutros ou uma das cores presentes na estampa 02 Invista em casacos com a estampa Animal Print colorida 03 Aposte nos calçados Animal Print, que dão um toque especial ao look desfiles apresentados no SPFW, a estampa apareceu na coleção de Wagner Kallieno.

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

23


Informe Publicitário

Lipoaspiração para emagrecer? O que esperar de uma lipoaspiração | por Eduardo Santos Montoro

D

iferente do que muitas pessoas pensam, a lipoaspiração não tem o intuito principal de emagrecimento e sim dar um melhor contorno ao corpo, seja ele feminino ou masculino.

Gordura corporal A gordura corporal é habitualmente distribuída de maneira diferente no homem e na mulher, é determinada geneticamente e varia também de pessoa para pessoa, conforme idade, raça e gênero. As regiões do corpo onde mais facilmente se deposita tecido adiposo são a região abdominal, flancos e dorso, parte superior das coxas e joelhos, glúteos, mamas e região superior dos braços.

O procedimento A popularização do procedimento fez com que médicos de várias áreas se aventurassem a realizá-la, muitas vezes em consultórios ou outros ambientes impróprios. A cirurgia é realizada com anestesia local ou geral, dependendo da extensão do procedimento. São utilizadas pequenas incisões por onde são introduzidas as cânulas. Como em toda cirurgia plástica, a indicação precisa é fundamental. A lipoaspiração não é um método de emagrecimento, mas sim, uma forma de retirarmos de algumas áreas do corpo o acúmulo indesejável de gordura.

Orientações e resultados O paciente obeso deve inicialmente procurar um serviço de endocrinologia e nutrologia para perder peso e se candidatar a uma plástica convencional ou lipoaspiração. O cirurgião deve explicar detalhadamente ao paciente os limites da cirurgia, resultados possíveis e complicações relacionadas,

24

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

de modo que não haja frustação no pós-operatório por um resultado não atingido. A quantidade de gordura retirada não deve exceder 7% do peso corporal. O

procedimento deve ser exaustivamente discutido com o paciente, evitando frustações posteriores. Que impere sempre o bom senso, tanto do cirurgião quanto do paciente.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

25


Arquiterura & Decoração

arq-dec@outdoorregional.com.br

A Casa Rex é um ótimo exemplo quando o assunto é a utilização do gabião como revestimento

26

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

i


A pedra da vez O uso de pedras naturais na construção civil teve início nas antigas civilizações e até hoje marca presença em diferentes funções e usos. A princípio utilizado em áreas externas, este revestimento vem ganhando espaço no design de interiores, trazendo novas propostas e mostrando que é capaz de transformar ambientes | por Arch 0.7

Tendência Uma nova tendência é o uso do gabião como revestimento. A palavra gabião vem do Italiano gabbione, que significa gaiola. São estruturas permeáveis, feitas em aço e preenchidas com pedras. Estamos acostumados com sua aplicação em muros de arrimo em estradas ou obras hidráulicas, mas em diversos países essa técnica passou a agregar soluções em outros projetos e está chegando com tudo no Brasil, como tendência em projetos de arquitetura, interiores e paisagismo.

Como utilizar Para um visual bacana, basta escolher o material da gaiola e as pedras, ambas Renata Tomazela e Ana Beatriz Ghizzi Arquitetas Arch 0.7

Uma nova tendência é o uso do gabião como revestimento com um bom acabamento. As gaiolas podem ser preenchidas com qualquer tipo de pedra, sendo que as mais recomendadas são a britada (pedras de mão ou rachão) ou rolada, sendo que variedade de formatos e tons é o que não falta. Um exemplo de utilização do gabião é a A Casa Rex - premiada casa de design gráfico, com sedes em São Paulo e Londres. Projeto assinado pelo escritório FGMF Arquitetos.

Custo e execução O custo-benefício do gabião, comparado a uma estrutura de concreto, chega a ser menos da metade, claro que depende muito do material escolhido, para a pe-

dra e gaiola. A execução é prática e gera poucos resíduos na obra. Trata-se de uma técnica artesanal e embora seja relativamente comum, a falta de experiência dos profissionais pode acarretar erros nas amarrações e montagens, por isso a importância de pesquisar profissionais especializados antes da contratação.

Dicas 01 Evite pedras que lasquem com facilidade; 02 Use pedras grandes para um visual mais rústico e menores para um visual mais elegante; 03 Para paredes mais espessas, preencha o interior com material de menor custo e deixe para usar as melhores pedras nas extremidades, onde serão vistas.

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

27


j-moreno@outdoorregional.com.br

Kids

A Primeira Visita

Cuidados no Inverno Como as temperaturas enfim começaram a cair, com certeza as mães de primeira viagem sempre ficam se perguntando se seu bebê está quentinho o bastante para aguentar o frio. As mães mais experientes garantem que a melhor forma de vestir o bebê é fazer isso em camadas, ou seja, um body e uma calça por baixo e, por cima, um macacão mais quente, e não esquecer das luvas, gorros e meias, pois assim como

Cuidados com a pele Durante o período da gravidez, o corpo da mulher se prepara para abrigar um novo ser, o que significa passar por diversas transformações. Em paralelo ao pré-natal, outras precauções devem ser tomadas, como cuidados com a alimentação e cuidados com a pele, que é sobre o que falaremos. Estes devem ser intensificados no início da gestação e mantidos posteriormente. As temidas

28

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

nós, eles também sentem mais frio nas extremidades. Se o bebê tem menos de dois meses e ainda não tomou todas as vacinas, evite locais aglomerados e com pessoas doentes. Já em casa, é bom evitar coisas que desencadeiem problemas respiratórios, como cigarros, perfumes e cheiros muito fortes. Também é bom não deixar pessoas gripadas ficarem em contato com o seu bebê, já que a época é propícia para gripes e resfriados.

O nascimento de um bebê é sempre um momento de grande alegria para família e amigos do casal. É sempre uma expectativa conhecer a criança, mas alguns cuidados devem ser tomados para não causar desconforto aos pais e ao bebê. Prefira deixar a primeira visita para quando o bebê já estiver na casa e faça isso de forma rápida, pois a mãe ainda estará nas primeiras semanas se adaptando à nova fase e com certeza precisará descansar. Ao chegar, sempre passe álcool em gel nas mãos, mesmo se você não for segurar o bebê, e evite usar qualquer tipo de perfume, mesmo que seja em pouca quantidade. Mesmo que você queira carregar a criança, espere que os pais ofereçam e evite beijá-la, pois o sistema imunológico do recém-nascido ainda é muito fraco. Sempre pergunte antes de tirar fotos do bebê e jamais coloque em suas redes sociais sem o consentimento dos pais.

estrias podem ser prevenidas através da hidratação, principalmente com cremes que contenham ureia, uva e avelã, aplicados diariamente após o banho, massageando bem as regiões mais propensas ao surgimento delas, como barriga, glúteos, coxas e seios. É bom evitar o sol durante a gestação, que pode colaborar com o surgimento de manchas no rosto, conhecidas como melasma ou cloasma gravídico. Use sempre filtro solar e evite usar produtos esfoliantes ou que contenham ácidos.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

29


l-baggio@outdoorregional.com.br

Pé na Estrada

Tinha um caminhão no meio do caminho Os grandes medos e as escolhas | por Laura Baggio Quando estamos na estrada, eventualmente nos depararemos com os grandes caminhões. Aqueles que geralmente andam muito devagar e são extremamente longos. Se estamos na via de mão dupla, não há angústias, aceleramos e mal reparamos na existência dos brutamontes. Mas, nas vias de direção única, eles nos empacam. São como nossos medos. Grandes, assustadores, postam-se na nossa frente sem serem convidados, e, instantaneamente, diminuem nossa velocidade, desacelerando por vezes nosso ânimo de viajar. Alguns desses medos são tamanhos que esperamos ansiosamente por um cruzamento para fugir deles, mudar de rota para tentar circundá-los por vias alternativas, e, quem sabe, os ver mais adiante já pelo retrovisor. Há ainda aqueles que ficamos tentando ultrapassar, sem sucesso. Ensaiamos ir, e não vamos, ensaiamos de novo, mas sempre aparece alguém na contra mão, muitas vezes desculpas inventadas por nós. Enfrentar caminhões é quase sempre um desafio. Mesmo tendo uma visão clara da estrada. É desafiador, pois sabemos quem está ao volante. Sabemos com consciência irrevogável quem é o responsável por uma escolha mal feita, mal calculada. Tem quem escolha ficar a vida toda atrás de seus caminhões, e para onde olham estão sempre assombrados pelo pó de quem perseguem. Tem ainda quem ousa ultrapassar todos seus medos sem nem os ver, sem medir suas lonjuras e proporções, e vivem na intensidade inconsequente dos seus ímpetos. São vorazes, passionais, mas feremse ou deixam feridos quase sempre. Ultrapassagens mais seguras requerem que acirremos os olhos, que estejamos presentes, atentos aos nossos limites e reconhecendo nosso valor e potencial. Espantemos toda neblina que nos impede de ver a realidade. É preciso reconhecermo-nos. Admitir que somos todos viajantes, e que aprendemos a dirigir já com o pé na estrada. É preciso confiar na vida, acreditar no desconhecido. Coragem, é só um caminhão!

i Espantemos toda neblina que nos impede de ver a realidade

Para mais textos acesse www.oombrodaborboleta.blogspot.com.br

30

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

31


Social

1° Festival de Coxinhas do Vira´s Café

Fotos: Raphael Chespkassoff

32

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

33


Social

Temacon Temakeria & Cia Fotos: Raphael Chespkassoff

34

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

35


Social

4ª Festa da Família Colégio Portinari Fotos: Renato Salles / Matheus Fonseca

36

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

37


Social

8º Porco à Paraguaia Fotos: Raphael Chespkassoff

38

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

39


Social

Deck Bar & Restaurante Fotos: Raphael Chespkassoff

40

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

41


Social

Shinkô Sushi

Fotos: Raphael Chespkassoff

42

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

43


44

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

45


Social

Absoluto Choop & Food Fotos: Equipe Xpres

46

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

47


Social

A Fábrica Fotos: Equipe Xpres

48

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

49


Social

Show Thiaguinho Fotos: Equipe Xpres

50

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

51


Capa

Foto: Jacques Dequeker para Concurso AuDITIONS (Brinco Sagrado e Profano de Maide Lança) 52

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


Fiorella Mattheis Dona de uma beleza de tirar o fôlego, a modelo está se aventurando em seu canal no Youtube mostrando sua rotina em Londres | por Bruno Rodrigues

Início da carreira A modelo e atriz Fiorella Mattheis, atualmente vivendo em Londres com seu namorado Alexandre Pato, jogador de futebol do Chelsea, divide as paixões do estilo de vida inglês e o carinho pelo berço de sua origem brasileira. Dona do posto de Golden Girl, pelo concurso AuDITIONS, Fiorella conta sua experiência durante o período do evento em Minas Gerais e revela seus projetos para 2016.

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

53


Modelo ostenta título de atual Golden Girl

i

“See U In London” Recentemente, Fiorella estreou no Youtube seu canal chamado “See U In London” em que exibe seu cotidiano na capital inglesa. “Os episódios de Londres já estão todos prontos e sendo editados. Estou adorando essa experiência porque sempre gostei de atuar, dirigir, roteirizar e ainda filmar com câmera na mão. A ideia do canal é ser despretensioso, mostrar meu life style e meu olhar sobre a vida. Nessa primeira temporada do canal ‘See U In London’, mostro minha rotina, adaptação, dicas de beleza, cultura e gastronomia, onde eu mesma dirijo, roteirizo e ajudo na edição. Em Londres, participei de dois ensaios e o que pintar de bacana vou fazer, mas sem pressa. O canal começou há três semanas e estamos com um crescente número de views e inscrições. As pessoas têm elogiado bastante”, conta.

A ideia do canal é ser despretensioso, mostrar meu life style e meu olhar sobre a vida “Vai Que Cola” Além do canal, ela participa do programa da Multishow “Vai Que Cola”, estrelado por Paulo Gustavo e revela como faz o bate-volta entre Brasil e Inglaterra. “A quarta temporada começamos a gravar agora em maio e deve estrear em outubro. Além disso, voltei a investir na minha carreira de modelo/influenciadora internacionalmente, já que estou grande parte do tempo em Londres! É muito bacana participar do ‘Vai Que Cola’, principalmente por termos total liberdade para criar e improvisar. Adoro fazer o programa e trabalhar com esse elenco”, diz.

Fãs

Foto: Jacques Dequeker para Concurso AuDITIONS (Favela T-Shirt de Camila Schmitt)

54

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

Na relação com os fãs, ela procura compartilhar o máximo possível seu dia a dia utilizando a web. “Não consigo responder todos, e seria injusto responder uma minoria. Sendo assim, procuro dividir minha rotina com eles, para demonstrar meu carinho. Posto, faço vídeos e conto da minha vida! Hoje em dia com todas as ferramentas que temos, estamos sempre próximos dos nossos fãs, é muito legal”, afirma ela.


safio da minha carreira, porque estreamos o programa ao vivo e durante os dois anos que fique lá (2009 a 2011) gravamos oito meses ao vivo. Eu brincava dizendo que após fazer ao vivo eu poderia enfrentar qualquer outro desafio”, revela.

Golden Girl Como Golden Girl, Fiorella conta como é carregar este tradicional posto de lindas mulheres representando o mercado das joias. “Está sendo incrível! Principalmente por poder conhecer de perto como é uma mineradora. Entrei numa mina supermoderna no interior de Minas Gerais, conheci pessoalmente as instalações da Anglo Gold e os mineiros, seus respectivos trabalhos, observei de perto como vivem, e tive a honra de fotografar as peças lindas feitas com esse ouro para o concurso AuDITIONS. Muito bacana, uma experiência diferente de tudo que já havia feito na minha carreira. E agora

o trabalho continua, porque as joias estarão sendo exibidas em várias partes do país, numa exposição itinerante que começou na São Paulo Fashion Week. Ser a Golden Girl do AuDITIONS é mais do que só um trabalho de moda, é como ser uma embaixadora de tudo que esse universo representa”, afirma.

Inglaterra Quando o assunto é dizer o que mais gosta no Brasil e na Inglaterra, a modelo não titubeia. “O Brasil é minha casa, traz aquele sentimento de voltar para o lar, e estar em casa não tem preço. Eu sempre amei Londres, é a minha cidade favorita. Adoro o Restaurante The Ivy Garden no Chelsea, um dos meus favoritos pelo ambiente e comida. Cyberdog, uma loja em Camden Town, um dos bairros mais legais daqui. Adoro os cinemas antigos, de bairro e bem pequenos que encontramos por aqui. Acho um programão!”, conta ela.

Foto:Jacques Dequeker para Concurso AuDITIONS (Em Tramas de Thaise Farias)

Outros trabalhos Fiorella já se aventurou pelas telas da Globo em novelas e na apresentação do “Vídeo Show”. “Estreei como atriz em 2007, na novela teen ‘Malhação’ como uma vilã, fiz ‘A Favorita’, em 2008, e Fina Estampa, em 2011. Todas as experiências foram incríveis. Apresentar o ‘Vídeo Show’ foi o maior de-

Foto: Jacques Dequeker para Concurso AuDITIONS (O Beijo de Claudia Lamassa)

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

55


Esportes

i

i

56

Zlatan Ibrahimovic, aos 34 anos, é o grande destaque da Suécia

A Uefa Euro contará com diversas estrelas

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

b-rodrigues@outdoorregional.com.br


UEFA EURO 2016

O segundo evento futebolístico mais aguardado do planeta aterrissa na França e recebe 24 seleções num formato inédito | por Bruno Rodrigues

Novidade Pela primeira vez desde 1960, edição inaugural da UEFA EURO, a competição receberá 24 seleções para a disputa do torneio. A França será a anfitriã do evento, oferecendo oito cidades como sede: Saint-Denis, Lyon, Saint-Etienne, Bordeaux, Toulouse, Marselha, Nice e a capital Paris. Cinco seleções farão a primeira participação na UEFA EURO, são elas: Albânia, Islândia, Irlanda do Norte, País de Gales e Eslováquia. Dois grupos chamam a atenção pelo nível de dificuldade por seus componentes serem seleções com certa tradição. No grupo D, os atuais campeões espanhóis pegam Turquia, República Tcheca e Croácia. No grupo E, os italianos enfrentam Bélgica, Irlanda e Suécia. Em contrapartida, França, Alemanha, Portugal e Inglaterra terão adversários teoricamente mais maleáveis. Vale a pena ficar de olho sempre na Romênia, Rússia e Polônia, são seleções que em diversas vezes tiveram bons destaques e chegaram longe. Algo interessante é que os terceiros mais bem colocados nos grupos podem avançar para próxima fase, diferente das competições anteriores em que só os dois primeiros de cada chave se classificavam. Sem dúvida esta competição é uma atração formidável de apreciar. Por ser no verão europeu, o clima fica muito agradável e as cidades sedes ficam abarrotadas de turistas e torcedores que colorem o evento com muito charme e alegria.

De 10 de junho a 10 de julho todas as atenções estarão voltadas para os estádios franceses Estrelas e favoritos A UEFA EURO é famosa por receber em seus gramados grandes craques. Com exceção dos sul-americanos, africanos e asiáticos, a nata que disputa a Champions League estará presente. Este ano, Ibrahimovic, Bale, Iniesta, Muller, Cristiano Ronaldo, Rooney, Griezmann e Modric desfilaram por suas seleções prometendo diversas jogadas de encher os olhos de espectadores ao redor do mundo. A grande baixa fica por conta das ausências do alemão Sebastian Schweinsteiger e o francês Karin Benzema. Se tratando de equipes, a decepção fica em relação à falta que a seleção holandesa fará. Sem dúvida uma concorrente a menos para as favoritas Espanha, França, Itália e os atuais campeões mundiais, Alemanha. Preparemse! De 10 de junho a 10 de julho todas as atenções estarão voltadas para os estádios franceses. Peguem a pipoca, as bebidas e “Jusque-là” (Até lá!). OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

57


m-galvao@outdoorregional.com.br

Saúde

Queimaduras de sol são consideradas de 1º grau, pois são mais superficiais

i

58

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

i

O álcool líquido ainda é considerado o grande vilão quando o assunto são líquidos inflamáveis


Queimaduras Lesões no maior órgão do corpo humano, a pele, podem ser fatais | por Dr. Marcelo L. Galvão Quem nunca queimou os dedos pegando algo muito quente? O contato da pele com superfícies com temperatura elevada pode causar desde simples vermelhidão até grande lesão na pele. O que fazer? Quem recorrer? Saiba um pouco mais sobre queimaduras.

Tipos de queimaduras Dependendo da gravidade, elas podem ser classificadas como: 1º grau (queimadura solar, por exemplo – é superficial, a pele fica vermelha, dor leve e com inchaço que duram menos de uma semana); 2º grau (já atinge a segunda camada da pele e aparecem bolhas e leva em torno de 3 semanas para melhorar) e 3º grau (perda da sensibilidade; atinge camadas mais profundas com perda de pele e tecido muscular, geralmente com necessidade de enxerto). Além disso, quanto maior a área queimada do paciente, mais complicado é seu quadro clínico, podendo levar à morte.

Quais as fontes de queimaduras mais comuns? Apesar da venda mais restrita e a diminuição da concentração, o álcool líquido ainda é um grande vilão dos líquidos in-

flamáveis. Mas não é o único. A chama do fogão, fogos de artifícios, óleos quentes, fogueiras, balões, fios desencapados, velas, churrasqueiras, produtos corrosivos, gazes tóxicos, entre outros.

O que fazer ao ver alguém queimado? Afaste todos; caso ainda esteja pegando fogo, peça para rolar no chão até apagar; se for por eletricidade, desligue a energia; ligue para a emergência local; lave a queimadura com água em temperatura ambiente e sabão neutro ou Clorexidina 2%; nunca aplique pasta de dente, gelo, borra de café ou qualquer coisa parecida; se a roupa estiver grudada, não retire; se puder, coloque gaze estéril e aplique soro fisiológico; não fure as bolhas; não utilize algodão nas feridas.

Procedimentos hospitalares O atendimento de emergência irá avaliar em qual tipo de queimadura o paciente se enquadra para realizar os procedimentos. Se o paciente tiver dificuldade em respirar, máscara de oxigênio irá ser indicada. Geralmente utiliza-se analgésico (de Dipirona até Morfina) para a dor. Já nas feridas, a Sulfadiazina de Prata 1% é utilizada para evitar a contaminação microbiana. Outras substân-

Dr. Marcelo L. Galvão

Farmacêutico e Membro da Comissão Técnica CRF Sorocaba

cias podem ser administradas conforme o caso. Já nos casos de 3º grau com necessidade de enxerto, pode ocorrer de se retirar pele ou tecido de outra região do paciente ou de outra origem.

Atenção redobrada Crianças e idosos são os mais propícios a terem queimaduras, mas nada impede que adultos também passem por casos desse tipo. O importante é ter cuidado com os produtos descritos anteriores durante a sua manipulação e afastar qualquer desses produtos do alcance de crianças. Quer sugerir alguma matéria para as próximas edições? Envie um email para m-galvao@outdoorregional.com.br Você confere o conteúdo exclusivo dessa e de outras matérias no site: www.chameofarmaceutico.com.br

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

59


Games

i

Baixar jogos pode se tornar um problema, pois só Uncharted 4, por exemplo, consome 50GB de memória do PS4

i

A pesquisa feita pela IGN Brasil mostrou que 30 minutos de League os Legends consumiram 15MB

60

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

r-barbosa@outdoorregional.com.br


Sua franquia para jogos

A iniciativa das operadoras em limitar o que você baixa na internet deve afetar também quem joga videogames | por Rafael Barbosa

O anúncio da possível implantação de franquias para planos de internet fixa, de uma forma similar à que atualmente é utilizada nos celulares, gerou muito burburinho em toda a internet e muitas foram as dúvidas sobre como isso irá realmente afetar nossas vidas on-line.

Aquela bendita cota A discussão de taxação de internet fixa atinge os games em todos os sentidos, começando na compra do jogo. Os ambientes de compra on-line dos consoles tem se tornado um campo cada vez mais acessado, não apenas pela comodidade da compra, mas também pelos preços, já que PSN, XBOX Live e mesmo a Nintendo Network estão sempre apresentando promoções. No caso dos PCs a situação é ainda maior, já que com o sucesso do Steam, seguido por outras produtoras que também criaram seu próprio espaço de distribuição on-line, a estrutura de comércio pela rede se tornou tão grande que hoje mais de 90% dos títulos comercializados para PC são vendidos digitalmente. O problema é que os jogos têm se tornado cada vez maiores. Se levarmos em conta o maior pacote de dados que deve ser oferecido pelas operadoras caso as normas de taxação sejam aplicadas, algo em torno de 130GB, baixar jogos pode se tornar um problema. “Uncharted 4” consome 50 GB de memória do seu PS4, enquanto “DOOM” tem o tamanho de 43GB, o que quer dizer que com apenas dois jogos você consumiria aproximada-

mente 72% da sua franquia e teria que adiar aquela maratona de “House of Cards” no Netflix.

De olho no download Atualmente os jogos são atualizados constantemente e desde o seu primeiro dia. “Uncharted 4”, por exemplo, pede uma atualização de quase 3GB no momento em que você instala o jogo e embora o aparelho da Sony deixe você jogar sem precisar baixar o arquivo, o mesmo não acontece até o momento no console da Microsoft, que exige que você instale a última atualização do título que quer jogar antes de iniciar o game. Pelo menos a jogatina on-line se mostra um problema bem menor. A IGN Brasil realizou uma pesquisa muito esclarecedora recentemente, analisando quanto realmente consome alguns dos principais jogos com modos online do mercado e os resultados mostram que, embora os dados variem, é absolutamente possível jogar sua partidinha com os amigos sem se afundar na franquia. “League of Legends”, por exemplo, consumiu apenas 15MB a cada 30 minutos de partida, enquanto “Street Fighter”, o título que mais consumiu dados, gastou cerca de 100 MB em uma hora de partida. A discussão de franquias para internet fixa afeta todos os que utilizam internet e cabe a nós cidadãos entendermos como ela funcionará, principalmente se você tem um controle nas mãos, afinal, ele deve te afetar mais do que você imagina. OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

61


b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Turismo

i

Capital sergipana conta com paisagens paradisíacas

Aracaju

Com calor, praia e muita história, a capital sergipana ostenta lindas paisagens e diversos atrativos culturais por Bruno Rodrigues

Cultura e festa A Capital do Sergipe, Aracaju, não é destacada somente por sua beleza, afinal, é uma cidade litorânea classificada como a capital com menor desigualdade do Nordeste. Com diversas festas típicas, ao longo do ano comemoram-se o “Pré-Caju”, o “Forró Caju” e o “Verão Sergipe”. Seus pontos turísticos são vastos, com museus, parques, teatros e galerias de arte. Dotada de um clima muito agradável a região é um local ideal para receber casais apaixonados nessa época do ano. Nada como curtir o Dia dos Namorados, por exemplo, com vistas de tirar o fôlego, como as de Aracaju.

História Para turistas que apreciam um bom conhecimento histórico e muita cultura, uma boa pedida é o Museu da Gente Sergipana que fica localizado no antigo prédio 62

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

do Atheneuzinho, restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe. Com tecnologia avançada, o museu possui um espaço multimídia de última geração, comparado ao Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo. Voltado para a valorização da cultura sergipana, o museu colabora para a manutenção de conteúdos que perpetuam os registros do estado, contando sonhos e histórias do povo de Sergipe. Com exposições permanentes e temporárias, os visitantes conhecem manifestações folclóricas, símbolos, artes, história, culinária, festas e costumes de Sergipe.

Outras atrações Responsável por ligar Aracaju à Barra dos Coqueiros, uma cidade na Ilha de Santa Luzia, a Ponte Aracaju, oficialmente chamada Ponte Construtor João

Alves, foi construída sobre o rio Sergipe. O nome oficial da ponte é uma homenagem ao pai do governador na época em que a construção foi executada; porém, houve o pedido de muitas pessoas para que o homenageado fosse Zé Peixe, figura conhecida no estado por atravessar a nado o rio Sergipe mesmo depois de idoso. Com objetivo de aproximar Aracaju do porto de Sergipe, localizado à beira do Oceano Atlântico, a ponte permite um fácil deslocamento desde o litoral norte do estado, na foz do Rio Sergipe, até a foz do Rio São Francisco, facilitando também o turismo na capital. Classificada como a segunda maior ponte urbana do Brasil e a maior do Nordeste, a obra chama atenção, podendo ser vista desde o centro de Aracaju até a foz do rio, beirando o oceano. A orla de Atalaia é considerada um dos principais cartões postais de Aracaju, com 6 Km de extensão. A praia, com sua ampla faixa de areia que leva até o mar, é a atração principal da orla, que conta ainda com lagos naturais e fontes com iluminação especial. Além disso, na orla você encontra o Oceanário de Aracaju, com um belíssimo formato de tartaruga e 20 tanques e aquários, onde estão diversos animais marinhos.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

63


b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Autos

i O Mobi mantém algumas características do Uno, principalmente na estrada

Fiat Mobi

netas e retrovisores externos são pintados na cor da carroceria. Possui grade dianteira pintada em preto brilhante, comanModelo derivado do Uno traz design arrojado, motor dos internos mecânicos para abertura do econômico e alguns problemas no quesito espaço interno e bocal de combustível e do porta-malas. Os retrovisores são elétricos com Tilt Down porta-malas por Bruno Rodrigues e repetidores de direção. Além de tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio Connect com comandos no volante. Em suma, o Mobi é Características tíveis. Curiosamente, apesar de esta ser a um gracioso divisor de opiniões que a Fiat primeira versão que oferece o rádio Con- inseriu no mercado de autos. Fiat Mobi passa a enor- nect (com leitor de MP3, entradas USB e me impressão de ser um auxiliar) de série, esse pode ser um dos mini-Uno, o painel, por seus pontos negativos. Isso porque o sisexemplo, segue desenhos tema, emprestado do Uno, é muito básico, muito semelhantes aos do especialmente para um carro com pegada modelo veterano de mer- jovem e urbana. Não há, por exemplo, tela cado. Na estrada, as se- sensível ao toque ou sistema de GPS. melhanças com o Uno continuam bastante presentes, o motor 1.0 Fire dá fôlego no Demais Itens uso em cidades, embora rodovias com velocidades maiores não seja o seu forte. A O pequenino da Fiat conta com banco traproposta do Mobi é levar os dois ocupan- seiro bipartido, para-choques pintados na tes da frente com certo conforto e espaço cor da carroceria, Lane Change (aviso de mais restrito para quem viaja no banco de troca de faixa com um toque na alavanca de trás. O duto central é baixo, o que não é seta), ESS (pisca alerta com acionamento suficiente para que uma terceira pessoa automático em caso de frenagem brusca), viaje no centro com muito conforto. O para-sol com espelho para o passageiro, Mobi conta um porta-malas que não con- vidros e travas elétricas, computador de vida os passageiros a programar longas bordo, chave telecomando, console cenviagens. São 235 litros de capacidade, se- tral longo com porta copos para os pasgundo a Fiat, menor do que os principais sageiros do banco de trás, limpador e deconcorrentes.  O ponto positivo fica por sembaçador traseiro, cintos de segurança conta de os bancos traseiros serem reba- dianteiros ajustáveis em altura. As maça-

O 64

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

65


direito@outdoorregional.com.br

Direito

Estabilidade provisória por acidente de trabalho O período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior | por Aline Cunha

A legislação trabalhista assegura a empregados da iniciativa privada regidos pela CLT o direito a estabilidade no emprego decorrente de acidente de trabalho.

O que a lei diz Segundo a lei, acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho, ou seja, acidente de trabalho é aquele ocorrido com o trabalhador durante sua atividade laboral ou no trajeto de sua casa para o trabalho ou do trabalho para a casa.

Equipara-se a acidente do trabalho - Doença profissional: produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade - Doença do trabalho: adquirida ou desen66

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

cadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente

Direitos O trabalhador que sofre acidente de trabalho tem direito a estabilidade provisória pelo período de 12 meses, a contar da sua volta ao trabalho, não podendo ser demitido sem justa causa. Caso o trabalhador cometa alguma falta grave poderá ser demitido por justa causa.

Requisitos para estabilidade - O acidente tem que ter provocado a perda parcial ou total da capacidade laborativa, com afastamento superior a 15 dias e a consequente percepção do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do contrato de emprego;

O trabalhador que sofre acidente de trabalho tem direito a estabilidade provisória pelo período de 12 meses - A empresa deve emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). É comum que as empresas demorem ou, até mesmo, se neguem a emitir a CAT. Muitas vezes elas agem assim para que o auxílio-doença seja do tipo previdenciário, e não acidentário, não gerando assim a estabilidade provisória. Caso isso ocorra, o Sindicato da categoria profissional do trabalhador pode fazer a emissão da CAT. Também pode emitir a CAT o próprio trabalhador ou seus dependentes, o médico que assistiu o trabalhador ou qualquer autoridade pública.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

67


Boituva

Boituva reativa Conseg e empossa diretoria para o próximo biênio Com a participação de aproximadamente 70 pessoas, a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Boituva (Conseg Boituva) foi empossada em solenidade realizada na Câmara local. O ato marcou a retomada das atividades do órgão no município, que desde 2011 não realizava atividades e reuniões. Além dos membros natos, o comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, o capitão Giancarlos Cesar Pereira e o delegado

Carlos Antonio Antunes, a nova diretoria contará com membros da sociedade civil. Para o próximo biênio, a entidade será presidida pelo advogado Luciano Nogueira Lucas, tendo como vice-presidente o advogado Gabriel Pablo Chaves Sartorelli. Ainda compõem a nova diretoria Antonio Grandi Filho (1º Secretário); Claudinei Ferreira Soares (2º Secretário) e Marina de Barros Luvizotto (Diretora Social e de Assuntos Comunitário)

Boituva trabalha para implantar Justiça Restaurativa em escolas do município Uma comitiva de representantes de organismos e conselhos ligados à rede de atenção à infância, além de técnicos e professores da rede de ensino público de Boituva, esteve no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para discutir a implementação do projeto nas escolas do município. Em Boituva, o projeto vem sendo pilotado pela Coordenadoria Municipal da Juventude e deve contemplar neste primeiro momento somente as escolas estaduais. Segundo o coordenador Claudinei Ferreira Soares, a expectativa é de que a medida amenize conflitos dentro das escolas, especialmente naqueles casos que são decorrentes de ‘bullying’.

Prefeitura faz a entrega oficial de 4 academias ao ar livre em Boituva Acompanhado de assessores e familiares dos homenageados, o prefeito Edson Marcusso oficializou a entrega de mais quatro academias ao ar livre em diversos bairros do município. A maratona de entrega começou com a inauguração da Academia “Paulo Galdino Vieira”, no Jardim das Palmeiras. Mais tarde, o prefeito também entregou as academias “Rute Neves”, na Vila São Vicente de 68

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

Paula; a “Evilásio dos Santos Messias”, no De Lorenzi e a Academia da Saúde “Laura de Sousa Silva” (Santa Rita). Com estas quatro, o número de academias implantadas pela Prefeitura de Boituva já chega a 10. Somente nesta gestão, foram colocadas em funcionamentos sete academias, contando com a Academia da Saúde.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

69


Política

b-rodrigues@outdoorregional.com.br

Temer dará as cartas pelos próximos 180 dias

70

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

i


Mudança presidencial Dilma é afastada por 180 dias, Temer assume a presidência e muda o ministério acrescentando nomes como José Serra e Henrique Meireles | por Bruno Rodrigues

Gestão Temer

O

desenrolar do histórico processo de impeachment de Dilma Rousseff  teve contornos previsíveis. Após Dilma ser afastada pelo Senado por 180 dias, foram deixadas nítidas sinalizações do perfil de mandato de Temer. O presidente interino fez uma concorrida cerimônia para empossar seu gabinete onde enviou o seguinte recado: o Brasil precisa de um “choque de confiança” para reanimar a economia. A dor petista pelo acontecimento não é à toa. Três ministérios foram para o PSDB, dois para o PP, e um para cada partido que apoiou a destituição dela com todo empenho: DEM, PSB, PPS, PSD, PRB e PR. Temer ainda agraciou quatro intensos articuladores do impeachment com cargos no primeiro escalão. Foram eles: Osmar Terra (PMDB -RS), no Desenvolvimento Social e Agrário, Raul Jungmann (PPS-PE), na Defesa, Mendonça Filho (DEM-PE), na Educação e Cultura, e Geddel Vieira Lima (PMDB -BA), na secretaria de Governo. Ao extrair 8 das 32 pastas deixadas por Dilma, Temer também retirou todas as mulheres delas, provocando, óbvio, diversas reações do movimento feminista.

Os novos ministros Michel Temer repaginou o ministério com novos nomes. Algumas das alterações são: na Casa Civil, assumiu Eliseu Padilha, um dos principais articuladores de Temer. A pasta de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão ficou com Romero Jucá, embora seja investigado no Supremo por seu eventual envolvimento na compra de medidas provisórias. O Ministério da Fazenda foi assumido por Henrique Meirelles, figura muito bem quista no mercado financeiro. Nas Relações Exteriores, José Serra, senador da República, assume o Itamaraty para desespero dos petistas. O atual secretário de Segurança do Governo de Geraldo Alckmin, Alexandre de Morares (PSBD), ficou com o ministério da Justiça e Cidadania completando o terceiro nome tucano. 

Pronunciamento de Dilma A presidente afastada se pronunciou e deixou claro o estarrecimento alegando mais uma vez ter sofrido golpe. “A tristeza é que vivemos uma hora em que a jovem democracia está sendo alvo de um golpe. Chamo de golpe porque o impeachment sem crime de

Ao extrair 8 das 32 pastas deixadas por Dilma, Temer também retirou todas as mulheres delas, provocando, óbvio, diversas reações do movimento feminista responsabilidade é um golpe. Esse processo é um golpe porque é um impeachment sem crime”. E salientou que não irá desistir da presidência: “Quero dizer a vocês, que eu lutei a minha vida inteira e vou continuar lutando. Acredito que nós todos temos de estar juntos”.

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

71


j-moreno@outdoorregional.com.br

Gourmet

Crumble de Maçã por Juliana Moreno

Com poucos ingredientes na massa e também no recheio, esta receita é bem versátil e não exige muitas habilidades da decoração. A combinação de maçã, canela e noz moscada irá perfumar sua casa!

Ingredientes 100g de manteiga gelada 100g de farinha de trigo 200 g de açúcar cristal 300g de maçãs Noz moscada a gosto Canela em pó a gosto

72

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

Modo de Preparo 01 - Antes de iniciar o preparo, corte a manteiga em cubos pequenos e deixe no congelador por uns minutos até que fique bem firme. Deixe também metade do açúcar e a farinha na geladeira 02 - Junte esses ingredientes gelados numa tigela e com as mãos mesmo esmigalhe os cubinhos de manteiga com o açúcar e a farinha, até que vire uma farofa. Assim que chegar na consistência, coloque na geladeira enquanto prepara o recheio 03 - Corte as maçãs em cubinhos e vá colocando em uma tigela com 200ml de água para cada suco de limão, pois isso impedirá que as maçãs escureçam

04 - Escorra as maçãs e misture-as com a outra metade do açúcar, a canela e a noz moscada 05 - Coloque esse recheio no fundo de potinhos próprios para forno, deixando espaço para uma camada de massa, que deve ser colocada por cima, sem pressionar, de forma que cubra toda a superfície do potinho 06 - Enquanto pré-aquece o forno a 180ºC, leve os potinhos ao congelador por 15 minutos 07 - Coloque-os para assar até que a superfície fique corada, o que dependendo do forno pode demorar até 1h30. Espere esfriar, para que fique crocante e sirva


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

73


r-barbosa@outdoorregional.com.br

Crônica

Por um país melhor? por Rafael Barbosa Temos um novo governo. Após protestos, panelaços e uma avalanche de reclamações nas redes sociais, dona Dilma deixou o Palácio do Planalto para curtir umas férias forçadas de, pelo menos, 180 dias. Como esperávamos, quem assumiu foi o seu “companheiro” de chapa, aquele senhor garboso e que traz uma experiência política extensa (entenda como quiser), além de um senso de humor um tanto exótico, afinal, a única vez que o vi rindo foi na votação do impeachment de sua antiga companheira no governo. Mulher essa que saiu acusada de dar umas boas pedaladas no governo, o que considero uma injustiça, afinal, sabemos que boa parte das pessoas que a julgaram roubariam a bicicleta toda se deixassem. Mas isso é passado e agora temos que nos focar no nosso Presidente Interino, que começa seu mandato provisório com uma difícil, para não dizer impossível, missão de colocar o Brasil nos eixos em pouquíssimo tempo, afinal, por enquanto o seu governo tem tempo de validade. Mas o homem não perdeu tempo e já convocou seus novos ministros para esta difícil missão e fiquei sabendo que eles ficaram tão empolgados com os novos cargos, que fizeram questão de levar seus carros no lava- jato mais próximo só para chegarem com eles limpinhos e em grande estilo à nomeação. E não é que eles saíram muito bem na foto! Nossos novos governantes, homens sérios e comprometidos com o novo trabalho de gerir uma nação. Foi uma cena bonita e só não digo que era como se fosse uma grande família feliz, porque grandes famílias são constituídas de homens e também mulheres. Claro que alguns desinformados criticaram o fato de não ter nenhuma mulher lá entre eles, o que é um absurdo sem tamanho. Quem você acha que tirou a foto? Mas é uma pena que, tendo um bom gosto tão óbvio para mulheres, nosso novo presidente tenha demorado tanto para colocar uma para um cargo importante do seu governo. Afinal, este é o homem que foi responsável por grandes avanços nos direitos da mulher e que é conhecido por tratar bem suas esposas, sempre mulheres belas, recatadas, do lar... bem, vamos deixar isso de lado. 74

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

i

Temer começa o mandato com a difícil missão de colocar o Brasil nos eixos

O Brasil entra em uma nova direção. Resta saber agora que direção foi essa

O importante é que o país pode começar a andar de novo. Se bem que vai ter que engatar a quinta marcha rapidinho para repor o tempo perdido e parece que nosso novo governador não está para brincadeira. Ele até dissolveu o Ministério da Cultura e se me perguntarem, fez bem feito, afinal, é só olhar para a nossa Câmara dos Deputados para saber que a Cultura no Brasil é um caso perdido, melhor investir em outra coisa. O Brasil entra em uma nova direção. Resta saber agora que direção foi essa.


OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

75


76

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 75

Outdoor Regional  

Edição 75 - Fiorella Mattheis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you